Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de setembro 2013

Ato Inter-religioso: Dia Nacional dos Doadores de Orgãos

30 de setembro de 2013 0

13-09-27Doacao-de-Orgãos001Por iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde do RGS através de sua Central de Transplantes, o Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre participou  no dia 26 de setembro, de um evento em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Órgãos.

O momento, de grande espiritualidade, aconteceu na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, às 18h30m, com uma Bênção Inter-Religiosa. Cada membro do DIRPOA, precedido pelas palavras do Arcebispo Don Dadeus Grings, pode manifestar, dentro de seus princípios, a importância do gesto da doação de   órgãos como também da importância de preservar a vida. Valores como a caridade, a solidariedade e o respeito pelos semelhantes foram evocados.

Num momento de extrema sensibilidade houve manifestações de familiares de doadores, de receptores, da Organização de Procura de Órgãos e do reconhecido profissional da área da saúde, Dr. Fernando Lucchese, especialista em transplante.

13-09-27Doacao-de-Orgãos002O Coral dos Profissionais da Caixa Econômica Federal estiveram presentes alegrando o momento com músicas muito especiais, como “Vida”e  “É preciso Saber Viver”.

O Grupo de Diálogo Inter-Religioso, hoje com onze representantes,  convictos de que é necessário aprender a conviver com os diferentes e acima de tudo respeitar essas diferenças, encerrou sua participação com a bênção Aarônica.  Mais uma vez, por reconhecimento da sociedade, aceitou o convite para uma oração em comum, sendo exemplo e testemunho de que o amor incondicional e o respeito são o caminho mais garantido para se alcançar a paz.

Como declarar-se doador de órgãos no Facebook:
- Faça login na sua conta do Facebook
- Navegue para sua Linha do Tempo
- Clique em “Evento Cotidiano” na parte superior da sua Linha do tempo, onde atualiza o seu Status:
- Selecione saúde e bem-estar
- Selecione doador de órgãos
- Selecione seu público
- Clique em Salvar

Projeto Doar é Legal:
Se você quiser manifestar sua vontade de ser doador, preencha os campos abaixo. Será expedida uma certidão – sem validade jurídica – atestando essa vontade. Imprima-a e mostre a seus familiares e amigos para que eles saibam da sua intenção.
http://doarelegal.tjrs.jus.br/

Cadastro Virtual de Doadores – ADOTE – Aliança Brasileira pela Doação de Orgãos e Tecidos
http://www.adote.org.br/cadastro_doadores.php

Para imprimir um cartão de doador:
http://www.adote.org.br/pdf/adote_cartao_de_doador.pdf

Comentários da Torá - Antigo Testamento - novo projeto da SIBRA

27 de setembro de 2013 0

A sinagoga SIBRA de Porto Alegre convidou prestigiosos rabinos do Brasil para comentar o texto bíblico.

O ciclo de leitura semanal começa nesta semana; uma vez encerrada a leitura dos cinco livros da Torá, será editado um livro com os comentários  de todos os rabinos.

O primeiro texto pertence ao Rabino Uri Lam, da SIB – Sociedade Israelita da Bahia -.

Parashat Bereshit

Deus criou o ser humano à Sua imagem; criou-o à imagem de Deus; criou-os masculino e feminino. Deus os abençoou; Deus lhes disse: Frutifiquem e sejam diversos (Gênesis 1:27-28)

 

A descrição do início do mundo, conforme o Gênesis, começa com a letra bet, indicando que desde o início o mundo não era uma coisa só. O primeiro verbo usado é bará, criou – que também começa com bet. No princípio, o universo tem duas extremidades: shamáim – o céu; e áretz – a terra.

 

No início o mundo foi criado com tudo junto ao mesmo tempo agora – um tohu vavohu, um vai e vem e vai e vem infinito. Aos poucos, Deus foi colocando ordem na casa: luz e escuridão foram criadas juntas, Mas Deus as separou em duas, quando foi possível nomeá-las: dia e noite. Do mesmo modo, as “águas” foram criadas misturadas; Deus então as separou em “águas abaixo do firmamento” e “águas acima do firmamento”. O firmamento foi chamado de shamáim – e aqui a Torá sinaliza que pode haver algo além e aquém do “firmamento”, além das primeiras percepções: além dos limites observáveis: mundo material e mundo espiritual. E o fato de o mundo espiritual não ser perceptível pelos sentidos físicos não significa que não exista nem que seja menos legítimo.

 

Assim como Deus criou o mundo indeferenciado, do mesmo modo Deus criou o ser humano indiferenciado. Conforme o midrash de Bereshit Raba (Seder Bereshit 8), Rav Irmiá ben Elazar afirmou: “Quando o Sagrado, Bendito Seja, criou o primeiro ser humano, Ele o criou Andrógino”… Rav Shmuel bar Nachman complementou: “Ele o criou com dois rostos e fez nele duas costas: uma para cá e uma para lá.” Baseado nesta opinião, entende-se que quando Deus faz Adão adormecer para lhe retirar uma costela e dela criar “uma ajudante”, o termo usado para “costela” representa, de fato, um ser inteiro, um dos lados do Ser Andrógino primordial. Assim, a mulher é parte do primeiro Ser Humano na mesma medida que o homem. Adam, o Ser Humano Primordial, foi criado originalmente com uma mistura indiferenciada de características masculinas e femininas – independente do sexo físico! Em algum momento, este ser andrógino foi adormecido e despertou em uma nova condição – ou duas novas condições: (1) um ser humano com características masculinas mais visíveis; (2) um ser humano com características femininas mais visíveis.

 

Pru Urvu – frutifiquem e sejam diversos

A primeira benção bíblica vem antes do mandamento “frutifiquem, sejam diversos e preencham a terra” (Gên. 1:28) Será que Deus não abençoou as espécies que não têm macho e fêmea? E o que dizer do ser humano em toda a sua diversidade?

 

Quero propor uma interpretação para esta passagem – entre as tantas possíveis: pru urvu pode significar não apenas crescer e multiplicar-se em número de indivíduos através de relações sexuais entre homem e mulher, mas frutificar e diversificar-se culturalmente, socialmente, religiosamente, espiritualmente… para além do macho e fêmea, no ser humano o masculino e o feminino se unem e se separam e se combinam numa gama de possibilidades que preenche toda a terra em sua diversidade.

 

Deus criou o ser humano andrógino, “masculino e feminino os criou”: “E Deus observou tudo o que havia feito – vehine tov meod [e eis que é muito bom]…” (Gên. 1:31) Ao se darem conta de que a palavra hebraica Adam אדם tem as mesmas letras hebraicas que a palavra meod מאד, os antigos rabinos concluíram que quando Deus disse tov meod, Ele quis dizer tov Adam: Adam é bom. Não somos ótimos nem somos “muito bons”. Somos potencialmente bons ou ainda potencialmente maus: a escolha é nossa.

 

Cada ser humano tem, pelo menos, uma dupla criação: o midrash novamente dá uma bela interpretação à enigmática afirmação bíblica na qual Deus afirma “façamos o ser humano à nossa imagem e semelhança”. Se Deus é Um, com quem Ele faz o ser humano para dizer “façamos”?

Rav Samlai dizia que o ser humano é criado por seus pais e pela Presença Divina. Somos parceiros de Deus na obra da criação de nossos filhos e filhas. Se eles serão “malcriados” ou “bem criados”, será decisão nossa; todas as opções entre os céus e a terra estão à nossa disposição. Que tenhamos sabedoria e discernimento, amor e sensibilidade para fazer as melhores escolhas.

 

Rabino Uri Lam
SIB – Sociedade Israelita da Bahia


 

Evento Interreligioso no Acampamento Farroupilha

18 de setembro de 2013 0

13-09-16 Interreligioso Acampamento Farroupilha003Como parte da Programação de Projetos Culturais do Acampamento Farroupilha 2013, foi realizado um encontro interreligioso no dia 16 de setembro, no “Piquete Canta Galo”, com o tema “Religiosidade na Formação da Identidade e Cultura do Gaúcho”. Neste encontro, o Padre João Tadeu Fernandes da Silva mostrou um pouco de sua pesquisa sobre o “DNA religioso” do Gaúcho que é influenciado pela mistura dos povos indígenas, africanos e europeus da região. A chuva impediu que houvesse a presença de estudantes das escolas convidadas, mas contamos com a presença de membros de alguns do “Piquetes” vizinhos. O evento terminou com a benção interreligiosa.

13-09-16 Interreligioso Acampamento Farroupilha004

Iom Kipur - Dia do Perdão -

13 de setembro de 2013 0

A SIBRA – Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência transmitirá na íntegra as rezas de Iom Kipur.

Sexta-feira, 13 de setembro, às 18:30 horas

Sábado, 14 de setembro, às 9 horas  e  às 16 horas.

Para acompanhar as rezas é muito simples, clicar em www.livestream.com/SIBRARS

Durante Rosh Hashaná – o Ano Novo Judaico -, a sinagoga que é a primeira e única em transmitir ao vivo os serviços religiosos, atingiu a marca de 30.000 minutos de assistência.

Este serviço está orientado a pessoas da comunidade judaica que por algum motivo não conseguem chegar até uma sinagoga e público geral que deseje conhecer a liturgia judaica.

 

Sinagoga de Porto Alegre transmitirá ao vivo os serviços religiosos do Ano Novo Judaico

02 de setembro de 2013 0
Após ter atingido a marca de 250.000 minutos de transmissão de seus serviços religiosos, a sinagoga SIBRA de Porto Alegre se prepara para transmitir na íntegra os serviços religiosos de Rosh Hashaná – Ano Novo – e Iom Kipur -Dia do Perdão – do ano 5774.
Aperfeiçoamos a transmissão para chegar com melhor qualidade até lares, clínicas, hospitais para acompanhar a comunidade judaica seja onde ela estiver e também poder chegar ao público em geral interessado em conhecer a liturgia judaica.
O público poderá entrar em www.livestream.com/SIBRARS e acompanhar em tempo real os serviços religiosos, não é necessário cadastro, é simples, clicar, entrar e participar das rezas.
4 e 5 de setembro às 19 horas.
5 e 6 de setembro às 9 horas.