Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Ziraldo e o hábito de ler

29 de outubro de 2008 0

Ziraldo, um menino maluquinho que ama (e nos faz amar) os livros/Divulgação

Produzindo há uns dias uma reportagem sobre as formas de “ler” Machado de Assis no ensino médio e fundamental, ouvi da professora Sônia Rivello uma declaração com a qual concordo plenamente. Não aceito, assim de graça, quando as pessoas dizem que crianças e adolescentes não gostam de ler. Acredito que muitas vezes o que realmente falta é oferecer leitura para eles.

Não estou falando de comprar livros, empurrar na garotada e depois só aparecer para cobrar o livro lido. Estou falando do envolvimento dos pais e professores no momento de criar o hábito. De ler para eles, de ler com eles, de saber que livro está oferecendo. E de ler para si também, pois é importante que eles vejam os adultos lendo. Se não, como iriam acreditar que se trata de uma coisa boa?

Há alguns dias, o escritor e cartunista Ziraldo esteve em Florianópolis para o lançamento de seu novo livro, O Namorado da Fada ou O Menino do Planeta Urano. A colega Julia Lourenço também conversou com ele, a pedido do Blog de Letrinhas, sobre as formas e incentivar o hábito de ler.

Ouça aqui o que Ziraldo, autor de dezenas de livros infantis, pensa sobre o assunto.

Postado por Márcia Feijó

Envie seu Comentário