Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Feliz aniversário Tatiana Belinky

16 de março de 2009 2

Tatiana Belinky/Divulgação

A escritora de livros infanto-juvenis Tatiana Belinky completará 90 anos de vida na próxima quarta-feira. Fizemos para a edição de hoje do Sopa de Letrinhas, no DC impresso, uma entrevista com ela. Na conversa, Tatiana coloca suas ideias sobre livros e crianças, sempre com muito humor.

Ela conta também que certa vez lhe perguntaram se pretendia “fazer a cabeça das crianças”. A resposta é taxativa:

- Tento ajudar a abrir a cabeça das crianças, a cabecinha de pensar, os olhinhos de ver, os ouvidos de ouvir, para que sejam curiosos, para que usem a própria cabeça, este miolo que a gente tem entre as orelhas. Sem dedo em riste. Fazer a cabeça, só no cabeleireiro – afirma ela, que é totalmente contrária ao método do Temque (“tem que fazer assim”, “tem que fazer assado”) e, pior ainda, ao usual “não tem que” (“não tem que mexer, não tem que ser curioso, etc…)

Essas idéias sobre uma educação mais rica e experiências menos limitada, aliás, estão em um dos mais recentes livros de Tatiana, Temqueliques – Limeriques do poderoso e perigoso Temque, editado pela Panda Books.

De sua farta produção, entretanto, Tatiana diz ser muito difícil escolher um livro preferido.

- Muita gente me pergunta isso, inclusive as crianças. Me perguntam isso sobre música também. Digo que prefiro o que o meu coração pede naquele momento, naquele dia.

Entretanto, entre suas dezenas de obras publicadas, as mais comuns são as dedicadas aos limeriques(poemas curtos,  cheios de humor, compostos de cinco versos, de origem irlandesa). Ela diz que gosta de escrevê-los porque as crianças e professores sempre os pedem:

- Quem disse que criança não gosta de poesia?- emenda.

Tatiana diz também que “criança pensa muito, mas nem sempre tem coragem de dizer o que pensa”.

Postado por Márcia Feijó

Comentários (2)

  • Paula Albuquerque diz: 16 de março de 2009

    meninas, que linda matéria hoje com a tatiana belinky. uma grande fonte de inspiração, sem dúvida. o blog de vocês é uma delícia de passeio. beijos

  • Ana Paula Fonseca vieira diz: 17 de março de 2009

    Estou muito feliz com a homenagem que vocês fizeram para Tatiana Belinky. Sou fã dela e sempre utilizo suas obras para encantar meus alunos. Parabéns, meninas!!!!!

Envie seu Comentário