Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Suposto Tornado em Urubici

31 de outubro de 2014 2

Ontem tivemos o avanço de instabilidades vindas de países vizinhos e do Rio Grande do Sul para o nosso estado. As regiões do Oeste, Meio Oeste e Serra registraram chuva, ventos fortes e até mesmo temporais isolados.

A cidade de Urubici, na Serra, registrou ventos um pouco mais fortes que causaram alguns estragos, como queda de árvores e destalhamento de galpões.

Segundo relatos e imagens,  tivemos um suposto  Tornado ontem na cidade. As fotos foram feitas hoje mesmo por Jean Carlos Borges, nas regiões de Águas Brancas e São Francisco em Urubici.

urubici2

 

Segundo relato de Jean,  há árvores caídas num raio de 1km, e houve também destelhamento de casas e galpões nesse raio de ação do evento. Muitas pessoas que estavam no CTG Campestre Catarinense viram o vento “fazer redemoinhos” arrancando barracas e telhas do pessoal que está acampado para o Sarau da prenda jovem e  torneio de laço que está ocorrendo no CTG. 

urubici3 urubici4

Pelas informações do fenômeno, acredita-se que foi um Tornado de categoria F0, ou seja, um tornado de fraca intensidade que pode registrar ventos de até 117 km/h. Os danos causados na cidade foram considerados leves.

 

RELEMBRANDO O QUE É UM TORNADO

Tornado é aquele funil que se forma entre a base da nuvem e o solo. Normalmente eles ocorrem por um período curto (questão de minutos) e basicamente se formam  quando temos o encontro de um ar frio com ar quente.

Lembramos também  que os tornados ocorrem a partir de nuvens extremamente carregadas (as famosas cumulunimbus) que se formam pela combinação de ar quente e úmido,  que é muito mais disponível aqui em SC durante a primavera e o verão.  Vale ressaltar que a regão Sul do Brasil encontra-se na segunda área mais propicia a formação de tornados do mundo.

Portanto, ter este tipo de evento não é tão fora do “normal” do tempo em SC!!

Postado por:

Bianca Souza – técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Comentários (2)

  • waltencir jose da silva diz: 31 de outubro de 2014

    em sc acontece de tudo, furacões, enchentes, tornados e o governo do estado investe pouco na defesa civil e bombeiros.

  • Apelos Urgentes diz: 4 de novembro de 2014

    Sabei que tornados funestos virão para o Brasil e os homens terão grandes perdas.

    21.06.2005 Mensagem de Nossa Senhora, n° 2.538 Queridos filhos, Eu sou a vossa Mãe e sofro por aquilo que vos espera. Convertei-vos e assumi o vosso verdadeiro papel de cristãos. Sabei que tornados funestos virão para o Brasil e os homens terão grandes perdas. O erro causado por uma manipulação genética causará grande destruição e sofrimento para a humanidade. Rezai. Somente por meio da oração podeis seguir e servir fielmente o Meu filho Jesus. Esta é a mensagem que hoje vos transmito em nome da Santíssima Trindade. Obrigada por Me terdes permitido reunir-vos aqui por mais uma vez. Eu vos abençôo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Ficai em paz.
    APELOS URGENTES
    Visite: http://www.apelosurgentes.com.br

Envie seu Comentário