Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Outubro de 2014, o mais quente!

18 de novembro de 2014 2

Esse ano de 2014 tem chamado atenção pelos períodos de forte calor, mas não estou falando só do nosso Estado, estou falando de uma observação que leva em consideração a temperatura de todo o planeta Terra. No início 22 de outubro, escrevemos aqui no blog sobre setembro de 2014 ter sido considerado o setembro mais quente do planeta desde 1880.

Pois bem, outubro de 2014 não fica muito fora disso.

A Agência de Meteorologia do Japão divulgou que o mês passado foi o outubro mais quente da Terra desde 1891, ou seja, 123 anos!!! Outubro de 2014 ficou 0,34ºc acima da média de 1981 a 2010. O gráfico abaixo mostra o comportamento da temperatura média da Terra em outubro dos últimos anos onde podemos ver Out/2014 mais quente que a média:

imagem

No mapa abaixo vocês podem ver como se comportou a temperatura no mês passado em vários pontos do globo. Os pontos em azul e vermelho mostram se a temperatura ficou acima, vermelho, ou abaixo, azul, da temperatura média de 1981 a 2010. Observe que SC, o Sul do Brasil e do Paraguai, bem como o Norte da Argentina ficaram com temperaturas bem acima da média contribuindo muito para que a temperatura da Terra ficasse acima do padrão.

 

imagem1

Importante destacar que levando em consideração um período mais longo de observação, a Agência Japonesa informa que a temperatura do planeta vem aumentando 0,6ºC por século!

Bookmark and Share

Comentários (2)

  • Wladymir diz: 18 de novembro de 2014

    Boa noite Leandro e parabéns pelo excelente trabalho frente à previsão do tempo.
    Faz algum tempo que acompanho pela Internet as palestras do dr Luiz Carlos Molion e do dr Ricardo Felicio. Apesar das considerações da agência japonesa sobre o aquecimento global, como comentastes hoje, e da quase unânime opinião pública quanto ao aquecimento global, esses professores insistem em garantir que estamos, de fato, em um ciclo de resfriamento global desde 1998, inclusive apresentando argumentos bastante significativos e de base científica sólida. Gostaria de saber sua opinião a respeito das correntes aquecimentista e cética. Grande abraço e sucesso.

Envie seu Comentário