Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Como foi Janeiro, como deverá ser os próximos meses

01 de fevereiro de 2017 0

O primeiro mês do ano chegou ao final e com ele tivemos em SC volumes de chuva acima do padrão de Janeiro. Na maior parte das regiões, tivemos de 25 a 100 mm a mais de chuva sendo que pontualmente, a chuva forte foi muito localizada, os volumes foram até maiores. Dentro das cidades que tem estação meteorológica as que mais tiveram chuva foram:

Garuva 530 mm                                                             Bom Jardim da Serra 342 mm

Joinville: 448 mm (bairro Vila Nova)                       Criciúma 302 mm

Massaranduba 402 mm                                               Florianópolis 229 mm (norte da Ilha de SC)

Barra Velha 389 mm

Ilhota 353 mm

A distribuição espacial da chuva ficou assim:

JA_0102_CHUVA OCORRIDA

Em relação a temperatura podemos dizer que Janeiro foi mais quente do que o padrão, especialmente em relação a temperatura máxima, essa que ocorre normalmente à tarde. O mapa abaixo mostra a média que tivemos dessa temperatura que ficou de 2 a 3ºC acima do padrão do mês:

JA_0102_TEMPERATURA OCORRIDA

 

PREVISÃO DOS PRÓXIMOS MESES

Ontem tivemos mais uma reunião do Fórum Climático Catarinense que é um encontro mensal dos meteorologistas de SC para a elaboração de consenso da previsão climática dos próximos 3 meses. O ano começou sob a influência de uma fraca La Niña que ainda dentro do verão, no máximo no início do outono, deverá se desconfigurar. Diante disso, a previsão para a chuva aponta que em Fevereiro ainda tenhamos chuva dentro a acima do padrão do mês ficando os dois próximos meses com chuva dentro do padrão de cada um deles.

Para a temperatura a previsão aponta o padrão de fevereiro a abril, ou seja, nada que deixe o Estado com grandes variações que agora é de manter a temperatura de verão diminuindo gradativamente lá no início do outono.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário