Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

O calor continua

17 de fevereiro de 2017 2

A semana termina com o domínio do ar quente que vem predominando sobre o Estado. Durante o período da tarde vamos ter temperaturas entre 32 e 34ºC com picos de 35 a 37º em pontos do Sul, Vale do Itajaí, Norte e Oeste. Essa é a previsão para o termômetro porque a umidade mais elevada faz a sensação de calor ser até maior!

Uma das imagens da manhã mostrava algumas nuvens em parte da Serra e do Vale do Itajaí com o céu mais “aberto” nas outras regiões:

S11235230_201701270730

A previsão é de uma sexta-feira de sol e nuvens com tempo seco boa parte do dia, mas entre meio de tarde e início de noite há previsão de chuva de verão, ou seja, passageira e poucas áreas, mas nas áreas onde ocorrem vem com trovoadas e isoladamente até temporais, especialmente no Sul.

FIM DE SEMANA DE CALOR

Amanhã e domingo as temperaturas seguem tão elevadas quanto fez nos últimos dias e faz hoje, nada muda. O sol novamente irá aparece em todas as regiões com tempo seco boa parte dos dois dias. No sábado, entre meio de tarde e início de noite chuva de verão, mal distribuída, no Sul, Meio Oeste/Serra e bem poucas cidades no Litoral e Norte. No domingo, essa instabilidade de verão tem chance pequena de ocorrer só para quem está mais próximo do RS ficando as demais regiões com tempo seco.

RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA

Para mensurar quantidade de radiação UVA e UVB que chega até a superfície usamos o Índice de Radiação Ultravioleta (IUV) que leva em consideração a quantidade de ozônio da atmosfera, altitude, localização geográfica da cidade, quantidade de nuvens, horário do dia e outras variáveis. O IUV vai de 1 a 16 indicando do mais baixo nível de radiação até o máximo. Ele é calculado para um dia sem nuvens, índice máximo, e no horário de maior incidência do sol, meio dia. Dentro de tudo isso, nesse fim de semana o IUV deverá estar em 13 a 14, ou seja, na faixa do extremo.

PRECAUÇÕES

Diante dessa previsão temos algumas dicas para você se proteger e evitar queimaduras:

Exposição ao sol só antes das 10h e depois das 16 (pelo horário do sol),

beba bastante água,

de preferência para roupas de algodão,

passe filtro solar 30 min antes de se expor ao sol,

use chapéu

use um bom óculos de sombra.

 

CONTINUIDADE DO CALOR?

Sim, as temperaturas até diminuem um pouco entre segunda e quarta da semana que vem, mas ainda considere calor. Volta a aumentar a temperatura no termômetro a partir da quinta de carnaval seguindo durante os dias de folia.

Bookmark and Share

Comentários (2)

  • Junior diz: 20 de fevereiro de 2017

    A máxima em Chapecó no dia 18/02/17 foi de 32ºC, praticamente a mesma de Lages na serra que foi de 31ºC e Urupema com 30ºC, muito difícil a temperatura máxima em Chapecó alcançar 35ºC.

Envie seu Comentário