Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

FÓRUM CLIMÁTICO CATARINENSE

29 de março de 2017 0

Ontem, dia 28/03, tivemos mais uma reunião do Fórum Climático Catarinense onde os meteorologistas do Alerta Blu, IFSC, Ciram e nós da TV elaboramos a previsão de consenso para os próximos meses, ou seja, para o período entre Abril e Junho, o outono.

Reunião nas dependências da tv

Reunião nas dependências da tv

A figura abaixo mostra a anomalia, se mais quente ou mais fria, das águas do oceano pacífico na linha do equador, ou seja, um dos indicativos para El Niño ou La Niña. Vejam que está mais quente boa parte da bacia oceânica. Isso é um El Niño? Não porque ele é um fenômeno acoplado, ou seja, a atmosfera também tem que obedecer alguns padrões para caracterizar o fenômeno e isso não está ocorrendo e nem deverá ocorrer mesmos que as águas sigam quente como devem seguir.

Observem a temperatura na região do equador.

Observem a temperatura na região do equador.

 

Diante disso, a previsão é que tenhamos uma neutralidade climática nos próximos meses trazendo para SC a previsão de chuvas dentro do padrão da época do ano a um pouco abaixo para o Oeste. Em relação a temperatura um comportamento bem padrão da época do ano.

JA_2903_FORUM

Para que você tenha ideia o que é padrão de chuva separei os volumes nos mapas abaixo:

6190_junho 6190_maio 6190_abril

Em relação a temperatura lembro que o padrão é ter entrada de ar frio gradativamente baixando aos poucos a temperatura em abril, normalmente no meio do mês. Ela apresenta em dias secos grande variação entre manhã, frio, e tarde, quente. Como a previsão é de normalidade há chance até de veranicos.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário