Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Semana termina com tempo instável

19 de maio de 2017 0

Ao longo da quinta-feira o tempo ficou mais instável em todas as regiões de Santa Catarina, provocando chuva em muitas cidades sobretudo na última noite e madrugada. Muitos municípios tiveram volumes bem altos, considerando as últimas 24 horas, veja algum deles:

138 mm Guaramirim

126 mm Romelândia

120 mm    Pomerode

113 mm  Maravilha

112 mm Mondaí

110 mm  Itapiranga

104 mm  São Carlos

101 mm  Alpestre

92 mm   Benedito Novo

90 mm Irineópolis

90 mm  Jaraguá do Sul

87 mm   Chapecó

87 mm  Porto União

81 mm  Massaranduba

80 mm    Xanxerê

Dados: Ciram  e Cemaden

Algumas dessas cidades registraram, entre ontem e hoje, um pouco mais da metade ou todo o volume esperado para o mês de Maio, visto que a climatologia indica acumulados entre 150 a 190 mm em áreas do Oeste e Meio Oeste, e entre 110 a 150 mm em áreas localizados entre Litoral e os Planaltos.

Isso acontece por conta de dois motivos: Um ar frio que está no ocano acaba jogando umidade aqui pro continente com ajuda dos ventos de Nordeste e outro motivo são instabilidades em níveis médios da atmosfera, ambos deixam nosso estado bastante encoberto e com chance de chuva ao longo do dia, sobretudo agora pela manhã quando isoladamente pode chover forte.

mapserv (2)

Ao longo da tarde ocorrem períodos de melhoria até com algumas aberturas de sol mais nas cidades do Oeste catarinense. As temperaturas pouco vão subir ao longo do dia trazendo uma tarde de sexta-feira fria já que na maior parte das cidades não passa dos 18 a 20°C.

FIM DE SEMANA AINDA INSTÁVEL

No sábado diminui essa instabilidade de níveis médios da atmosfera, mas segue a umidade avançando do mar. Fora isso, teremos uma frente fria, sistema de chuva, na altura do RS. Esse comportamento traz uma previsão de muitas nuvens, algumas aberturas e chuva isolada em momentos do dia. As temperaturas sobem um pouco, mas ainda muito entre 21 e 23ºC em boa parte das cidades.

No domingo, a chuva é mais na madrugada. Planalto ao Litoral ainda com chance no turno da manhã. Ao longo do dia as nuvens se afastam para o mar. O Oeste já tem tempo seco de manhã. As outras regiões mais no decorrer do dia. Importante destacar que a temperatura diminui um pouco na noite de domingo fazendo a semana que vem começar um pouco fria!

MAR

Segue o alerta para ondas grandes entre sexta e domingo. Previsão de 2 a 2,5 metros na costa. Nessa sexta-feira ainda tem influência do vento Nordeste com rajadas moderadas a forte.

 

Bookmark and Share

Envie seu Comentário