Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Frio chega e traz chance de neve

17 de julho de 2017 1

Uma frente fria começou a influenciar o tempo em Santa Catarina ainda no final do domingo, aumentando a nebulosidade em boa parte do estado e trazendo rajadas de vento mais fortes nas áreas próximas ao Litoral.  Os ventos chegaram a passar dos 50km/h em alguns municípios como:

56 km/h Balneário Barra do Sul

52 km/h  Araranguá

51 km/h  Florianópolis

49 km/h Imbituba

Dados: Ciram

Os ventos seguem ao longo do dia, ainda com rajadas mais fortes em alguns momentos. O mar também fica agitado, principalmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul do estado.

A imagem de satélite da madrugada mostra a nebulosidade, em cinza mais claro, provocada pela passagem dessa frente fria, sistema de chuva, pelo Sul do Brasil. mapserv (15)

Dessa forma a segunda-feira é um dia de muitas nuvens e chuva por todo o estado apesar de ser mal distribuída. Para quem está mais próximo do RS, essa chuva deve ocorrer mais entre madrugada e o meio da tarde. Para quem está mais próximo do PR, a chuva fica mais entre a tarde e a noite de hoje.

Atrás dessa frente fria, temos uma intensa massa de ar polar. Que traz previsão de neve para as cidades serranas mais perto do meio-dia em diante. Há chance de neve também, mas menor, nas cidades do Meio Oeste e Planalto Norte, isso mais no final do dia/início da noite.

Outro destaque da segunda-feira são as temperaturas, que devem baixar ao longo do dia, trazendo uma tarde fria em todo o estado. O mapa mostra a previsão das temperaturas pra tarde de hoje:

tarde1707

Só chamamos atenção que a temperatura baixa ainda mais, e a menor temperatura do dia deve ser registrada no início da noite. Inclusive na Serra, o final do dia deve registrar temperaturas negativas.

O FRIO AUMENTA

Amanhã o frio fica ainda maior, isso porque o centro da massa de ar polar, onde fica as menores temperaturas e também o tempo mais seco, passará pelo nosso estado. Essa condição trará uma terça-feira de sol com céu bastante limpo, apenas algumas nuvens no início do dia entre o Vale do Itajaí e o Norte do estado.

As temperaturas ficam extremamente baixas no amanhecer em todo o estado, como podemos ver no mapa:

minimas1807

Como teremos ar seco e baixas temperaturas está previsto geada forte e generalizada. Até mesmo em pontos do Litoral pode ocorrer o fenômeno. Durante a tarde, ainda segue frio, com máximas entre 12 e 14°C na maior parte das cidades, sendo que em pontos da Serra a máxima prevista é de 6°C.

QUARTA-FEIRA SEGUE FRIA

A quarta ainda tem muito frio e geada. Outro dia de sol. As temperaturas do amanhecer devem ser muito parecidas com as de terça. Na Serra não deverá ser tão baixas quanto, mas ainda bem negativas.

Postado:

Bianca Souza -Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista

Bookmark and Share

Comentários (1)

  • Rosa de Campos diz: 17 de julho de 2017

    Sua previsão é Muito boa, moro em tijucas gostaria de saber a velocidade do vento aqui, sendo que no momento naisbtemks ventos , obrigada.

Envie seu Comentário