Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O frio será maior

27 de abril de 2017 0

Como já divulgamos o amanhecer de hoje teve pela primeira vez nesse ano uma temperatura negativa em SC. Para amanhã, sexta-feira, a previsão não só indica um amanhecer com temperatura negativa na Serra, mas também que em todas as regiões tenhamos temperaturas menores das que tivemos hoje cedo. Diante dessa previsão, chamo atenção que algumas cidades do Meio Oeste e Planalto Norte também poderão ter temperaturas negativas.  A previsão é que tenhamos:

-3 a -1ºC Serra

-2 a 2ºC Meio Oeste e Planalto Norte

3 a 5ºC Oeste

7 a 9ºC demais regiões

A previsão ser de temperatura ainda menores amanhã cedo é porque as menores temperaturas numa massa de ar frio estão no centro do sistema e será bem esse centro que deverá passar pelo Estado como a figura abaixo mostra representado pelo círculo 1024.

Sem título

Esse mesmo posicionamento mostra que o dia será ensolarado nessa sexta-feira porque o ar frio também é seco e inibe a formação de nuvens. A presença do sol irá trazer temperaturas mais agradáveis entre o final da manhã e início da tarde quando há previsão de 19 a 21ºC boa parte das cidades.

 

FERIADÃO BEM APROVEITÁVEL AO AR LIVRE

O ar seco e frio segue trazendo um dia de sol e poucas nuvens no sábado onde ainda faz frio de manhã, mas com temperaturas não tão baixas quanto amanhã. Isso será um processo gradativo, ou seja, apesar das manhãs serem frias, a cada manhã será menos intenso. Isso mostra que aos poucos o ar frio vai perdendo força e se afastando. Outra consequência será o aumento de nuvens que teremos no domingo e na segunda, dia 1º de maio.

Bookmark and Share

Quinta-feira amanhece abaixo de zero na Serra

27 de abril de 2017 2

Um forte ar frio  chegou ontem a Santa Catarina e derrubou as temperaturas nessa madrugada em todas as regiões, trazendo a primeira temperatura negativa desse Outono aqui no estado. No Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra fez -1,1°C por volta das 06hs da manhã.

Veja a lista de algumas cidades que amanheceram com temperaturas abaixo dos 5°C:

-1,1°C    Morro da Igreja, Bom Jardim da Serra
-0,4°C   Morro das Antenas, Urupema
0,8°C    Urubici
1,2°C    São Joaquim
1,8°C  Ponte Serrada
2°C   Painel
2,2°C  Água Doce
2,3°C   Lages
2,8°C  Lebon Régis
3,3°C    Monte Castelo
3,5°C  Maravilha
3,8°C  São Cristóvão do Sul
4°C   Campos Novos
4°C  Campo Belo do Sul
4,1°C  Palmeira
4,4°C  Santa Cecília
4,5°C  Ibian
4,5°C   Curitibanos
4,6°C   Fraiburgo
4,6°C   Ponte Alta do Norte
4,7°C  Monte Carlo
4,7°C  Rancho Queimado
4,8°C   Frei Rogério
4,8°C   Brunópolis
4,9°C  Canoinhas
5°C   Novo Horizonte

Esse ar frio também é seco e por isso irá trazer uma quinta ensolarada que deixará esse frio restrito ao amanhecer na maior parte das cidades. Apenas a Serra e o Meio Oeste terão temperaturas baixas, 12 a 15°C, à tarde. Nas outras áreas as temperaturas se aproximam dos 18 a 21°C.

SEXTA-FEIRA GELADA

O ar frio e seco terá o seu centro, onde as temperaturas são menores dentro de uma massa de ar, bem no Estado fazendo com que o amanhecer de sexta-feira tenha temperaturas até menores do que quinta. Na Serra poderemos ter algo em torno de -3ºC. As condições no amanhecer do dia serão muito favoráveis a formação de geada até fora da Serra com destaque para Meio Oeste Planalto Norte, duas regiões onde algumas cidades deverão amanhecer com temperaturas negativas.

A sexta-feira será de sol e tempo seco fazendo a temperatura reagir no meio da manhã trazendo uma tarde agradável entre 18 e 21ºC.

TENDÊNCIA DO FERIADÃO

Dos três dias o mais ensolarado será o sábado visto que no domingo e na segunda, 1º de Maio, o sol aparece, mas com um bom aumento de nuvens em todas as regiões. O amanhecer de sábado será frio e com chance de geada na Serra, mas as temperaturas já não ficam tão baixas quanto na sexta. A maior presença das nuvens a partir de domingo já mostra que o ar frio e seco começa a perder força. O domingo ainda amanhece frio, mas nem tanto.

Bookmark and Share

Fim de tarde

26 de abril de 2017 0

Depois de um começo de quarta-feira com chuva, temporais e estragos em cidades de SC a natureza da um show no anoitecer. Em muitas cidades tivemos um fim de tarde com céu alaranjado. Abaixo algumas fotos que ilustram:

Rafael Siewert, Joinville

Rafael Siewert, Joinville

Jéssica Costa

Jéssica Costa, Navegantes

Willian dos Anjos - Navegantes

Willian dos Anjos – Navegantes

Para entendermos melhor, vale lembrar que o céu é azul devido ao fenômeno óptico chamado dispersão, e que a luz do sol é branca. O branco resulta da soma das sete cores do arco-íris. No entanto, à medida que o sol vai se pondo ou nascendo, seus raios luminosos têm que atravessar um pedaço maior da atmosfera, colidindo com mais obstáculos que vão desde os gases que compõem a atmosfera até mesmo poeira da superfície e poluição provocada pelas cidades. No nascer ou pôr do sol, até as ondas longas, laranja e vermelho, acabam trombando e se desviando dos obstáculos fazendo com que chegue até os nossos olhos o tom avermelhado.

Alguns dias, como hoje, isso é mais visível pela composição da atmosfera naquele dia.

Bookmark and Share

Ar frio predomina

26 de abril de 2017 0

Aos poucos nessa quarta-feira um forte ar frio começou a avançar pelo Oeste e Serra onde a tarde teve apenas 14 a 16ºC boa parte das cidades. Amanhã, quinta-feira,  esse ar frio domina o tempo no Estado. Ele toma conta de todas as regiões na próxima madrugada trazendo para o amanhecer dessa quinta temperaturas na casa dos:

-2 a 0ºC Serra

2 a 4ºC Meio Oeste e Planalto Norte

4 a 6ºC Oeste

10 a 12ºC boa parte de SC

O ar frio é seco e isso irá trazer uma quinta ensolarada que fará o frio ficar restrito ao amanhecer na maior parte das cidades. Apenas a Serra e Meio Oeste é que terão temperaturas baixas, 12 a 15ºC, à tarde. Chance de geada ao amanhecer, mas devido o vento mais forte, mais localizada.

SEXTA-FEIRA GELADA

O ar frio e seco terá o seu centro, onde as temperaturas são menores dentro de uma massa de ar, bem no Estado fazendo com que o amanhecer de sexta-feira tenha temperaturas até menores do que quinta. Na Serra poderemos ter algo em torno de -3ºC. As condições no amanhecer do dia serão muito favoráveis a formação de geada até fora da Serra com destaque para Meio Oeste Planalto Norte, duas regiões onde algumas cidades deverão amanhecer com temperaturas negativas.

A sexta-feira será de sol e tempo seco fazendo a temperatura reagir no meio da manhã trazendo uma tarde agradável entre 18 e 21ºC.

TENDÊNCIA DO FERIADÃO

Dos três dias o mais ensolarado será o sábado visto que no domingo e na segunda, 1º de Maio, o sol aparece, mas com um bom aumento de nuvens em todas as regiões. O amanhecer de sábado será frio e com chance de geada na Serra, mas as temperaturas já não ficam tão baixas quanto na sexta. A maior presença das nuvens a partir de domingo já mostra que o ar frio e seco começa a perder força. O domingo ainda amanhece frio, mas nem tanto.

Bookmark and Share

PRIMEIRO A CHUVA, DEPOIS O FRIO

26 de abril de 2017 2

A quarta-feira ainda começa com o tempo sendo influenciado por uma frente fria, sistema meteorológico associado a chuva, mas ao longo do dia teremos mudanças.

A imagem de satélite desta madrugada, abaixo, mostra muitas nuvens carregadas sobre Santa Catarina, que trazem condição pra chuva ao longo da manhã em boa parte das nossas cidades. Isoladamente essa chuva pode ser forte e vir com raios e trovoadas. Depois disso, ao longo da tarde a chuva vai aos poucos parando, as nuvens vão se afastando e permitindo aberturas de sol que começam pelo Oeste. Essa mudança no tempo vem pelo afastamento da frente fria e chegada de uma forte massa de ar frio.

2604

Diante disso, a quarta não começa fria, mas no decorrer do dia as temperaturas vão baixando , ao longo da tarde só faz frio do Oeste a Serra com 13 a 16°C.

A menor temperatura da quarta não será no amanhecer, como boa parte do dias, mas no final da noite para quinta. Importante destacar que quando o tempo começar a ficar seco deveremos ter algumas rajadas de vento Oeste/Sul.

QUINTA-FEIRA ENSOLARADA E FRIA

A quinta terá a influência direta do ar seco e frio trazendo um dia de sol e poucas nuvens. O amanhecer será gelado, como mostra o mapa, e com chance de geada na Serra e áreas de baixadas do Oeste e Planalto Norte.

WhatsApp Image 2017-04-26 at 05.15.25

Com a presença do sol as temperaturas da tarde não ficam tão baixas, mas mesmo assim no Oeste e Serra o turno ainda será frio com 16 a 18ºC e 9 a 11ºC respectivamente. Nas demais regiões, 19 a 21ºC.

SEXTA-FEIRA NOVAMENTE FRIA E ENSOLARADA

A semana termina com poucas mudanças. Segue com previsão de geada dos Planaltos para o Oeste. O frio segue forte ao amanhecer e até com previsão dos termômetros indicarem temperaturas menores que de quinta. Ao longo da tarde, com o sol, temperaturas agradáveis.

TENDÊNCIA DO FERIADÃO

O sol aparece no fim de semana com tempo seco e ainda chance de geada, mas muito na Serra. O frio segue, mas aos poucos no domingo de manhã baixa menos. O feriado de 1º de maio já deverá ter muitas nuvens e só algumas aberturas de sol. Apesar de ainda amanhecer frio, já bem menos!

Bookmark and Share

Primeiro a chuva, depois o frio

25 de abril de 2017 0

Amanhã, quarta-feira, ainda vamos ter um dia com uma frente fria, sistema de chuva e não de frio, influenciando o tempo no Estado. A previsão é de chuva entre a madrugada, mais no Oeste, e a manhã quando isoladamente poderá ser forte. Depois disso, ao longo da tarde a chuva vai aos poucos parando, as nuvens vão se afastando permitindo aberturas de sol que começam pelo Oeste. Essa mudança no tempo vem pelo afastamento da frente fria e chegada de uma forte massa de ar frio. Diante disso, a quarta não começa fria, mas no decorrer do dia as temperaturas vão baixando e como podemos ver pelo mapa abaixo, ao longo da tarde só faz frio do Oeste a Serra:

Sem título

A menor temperatura da quarta não será no amanhecer, como boa parte do dias, mas no final da noite para quinta. Importante destacar que quando o tempo começar a ficar seco deveremos ter algumas rajadas de vento Oeste/Sul.

QUINTA-FEIRA ENSOLARADA E FRIA

A quinta terá a influência direta do ar seco e frio trazendo um dia de sol e poucas nuvens. A manhã começa gelada e com chance de geada na Serra e áreas de baixadas do Oeste e Planalto Norte. As primeiras horas do dia deverão ter temperaturas de:

-2 a 0ºC na Serra

2 a 4ºC Meio Oeste

5 a 7ºC Oeste

3 a 5ºC Planalto Norte

11 a 14ºC demais regiões

Com a presença do sol as temperaturas da tarde não ficam tão baixas, mas mesmo assim no Oeste e Serra o turno ainda será frio com 16 a 18ºC e 9 a 11ºC respectivamente. Nas demais regiões, 19 a 21ºC.

SEXTA-FEIRA NOVAMENTE FRIA E ENSOLARADA

A semana termina com poucas mudanças. Segue com previsão de geada dos Planaltos para o Oeste. O frio segue forte ao amanhecer e até com previsão dos termômetros indicarem temperaturas menores que de quinta. Ao longo da tarde, com o sol, temperaturas agradáveis.

TENDÊNCIA DO FERIADÃO

O sol aparece no fim de semana com tempo seco e ainda chance de geada, mas muito na Serra. O frio segue, mas aos poucos no domingo de manhã baixa menos. O feriado de 1º de maio já deverá ter muitas nuvens e só algumas aberturas de sol. Apesar de ainda amanhecer frio, já bem menos!

 

Bookmark and Share

Semana "movimentada"

24 de abril de 2017 5

Uma das imagens da segunda-feira mostrava muitas nuvens sobre o RS e algumas também atuando sobre SC:

Sem título

Amanhã, terça-feira, essas nuvens mais carregadas avançam para Santa Catarina trazendo um dia encoberto com poucas melhorias e chuva a qualquer hora do dia. Chamo atenção que poderemos ter chuva forte com temporais isolados, especialmente nas cidades próximas do RS. As temperaturas da tarde ficam entre 22 e 25ºC boa parte das cidades com frio na Serra onde não passa dos 17 a 19ºC.

QUARTA-FEIRA COM MUDANÇAS AO LONGO DO DIA

A quarta-feira ainda irá amanhecer com muitas nuvens com previsão de chuva entre a madrugada e a manhã. Aos poucos no decorrer da tarde a frente fria, responsável pela chuva, vai se afastando diminuindo a nebulosidade e por consequência permitindo aberturas de sol. Essa mudança deverá ocorrer pelo avanço de uma forte massa de ar frio que trará queda gradativa da temperatura ao longo do dia, ou seja, diferente da maior parte dos dias a menor temperatura da quarta não será no amanhecer e sim no fim da noite para quinta. Durante à tarde o Oeste já deverá ter apenas 14 a 16ºC com 11 a 13ºC na Serra onde o final da noite já deverá ter algo na casa dos 7ºC.

SEGUNDA METADE DA SEMANA ENSOLARADA E FRIA

Com o domínio do forte ar frio que também é seco, deveremos ter uma quinta e uma sexta de sol e poucas nuvens. Frio no amanhecer dos dois dias com previsão de ter pela primeira vez nesse ano temperatura negativa na Serra. Até agora a menor temperatura do ano é 1,5ºC em Bom Jardim da Serra no domingo passado (23/04). A quinta deverá amanhecer entre

-2 e 0ºC nos altos da Serra;

4 a 7ºC Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte

10 e 12ºC nas demais regiões.

A sexta-feira deverá amanhecer até mais fria já que os termômetros devem marcar algo até menor.

EVENTOS ASSOCIADOS AO FRIO

Essa nova massa de ar frio deverá trazer um dos cenários típicos do inverno, a geada. Tem previsão de cenários com tons de branco no amanhecer de quinta e sexta na Serra, Planalto Norte e Meio Oeste, especialmente!

ATÉ QUANDO DEVERÁ IR ESSE FRIO?

Importante destacar que apesar do ar frio ser forte ainda estamos no outono, ou seja, as temperaturas das tardes ficam agradáveis ficando apenas a quinta com temperaturas um pouco baixas à tarde em boa parte das cidades. Levando isso em consideração, podemos dizer que as noites/madrugadas deverão ser frias até o início da semana que vem, ou seja, dentro do próximo feriadão. Vamos acompanhar pra ver se não muda.

 

Bookmark and Share

Segunda-feira de sol entre nuvens

24 de abril de 2017 6

A semana começa com influencia do mesmo ar seco e frio do fim do semana, que inclusive ajudou a trazer a menor temperatura do ano até agora em Santa Catarina, no domingo pela manhã tivemos apenas 1,5°C na cidade de Bom Jardim da Serra.

Outras menores temperaturas do ano em algumas cidades foram: 2°C em Urupema, 8°C em Joaçaba, 9,8°C em Chapecó, 11,7°C em Florianópolis e 11,9°C em Criciúma.

A segunda-feira também começa com temperatura baixas em boa parte das cidades, mas não tanto quanto ontem, já que esse ar seco e frio está se deslocando para o oceano. Mesmo assim, a previsão é de um dia de sol em todas as regiões, com as nuvens aparecendo um pouco mais em relação ao fim de semana.

mapserv (4)

Ao longo do dia, por conta da presença do sol, as temperaturas ficam mais agradáveis, se aproximando dos 24 a 26°C na maior parte das cidades com destaque no Oeste, onde pode chegar aos 28°C em alguns pontos da região.

A VOLTA DA CHUVA

A terça-feira deverá ser um dia de muitas nuvens em todas as regiões só com algumas aberturas de sol que ocorrem mais nas cidades próximas do PR. Isso  acontece porque deveremos ter a formação de uma frente fria, sistema meteorológico associado a chuva, na fronteira do Brasil com o Uruguai. Esse sistema faz com que ao longo do dia haja previsão de chuva, especialmente nas cidades próximas do RS. Bem isoladamente poderemos ter chuva forte e temporais. Temperaturas amenas na terça-feira, máximas entre 20 e 24°C na maior parte das cidades.

PRÓXIMOS DIAS

A semana deverá seguir com instabilidade na quarta-feira quando ainda há chance de chuva e até forte, mas muito no período da manhã. Ao longo do dia a frente fria se afasta de Santa Catarina diminuindo a instabilidade e permitindo a entrada de um ar seco e frio. Se nada mudar, a quinta-feira deve começar com temperaturas baixas em todas as regiões do estado.

 

Bookmark and Share

Tempo seco no fim de semana

22 de abril de 2017 0

A frente fria, sistema de chuva, passou por Santa Catarina entre o fim da sexta-feira e a madrugada de hoje.  Atrás dela veio uma massa de ar seco, que além de mandar as nuvens embora aqui do estado, ajudou na diminuição das temperaturas  em muitas cidades.

Separamos as mínimas registradas em algumas cidades:

4,8°C  Morro da Igreja – Bom Jardim da Serra (com sensação de -10°C, por conta dos ventos de 48km/h)

5,9°C   Morro das Antenas – Urupema (com sensação de -8°C, por conta dos ventos de 46km/h)

6,6°C   Urubici

7,7°C   São Joaquim

9°C   Painel

10,2°C   Água Doce

11°C  Lebon Régis

11,2°C   São Cristóvão do Sul

11,8°C   Rancho Queimado

12°C      Monte Castelo

12,2°C   Bom Retiro

13,5°C   Sombrio

O sábado já começou com céu limpo em boa parte das regiões, só no Vale do Itajaí e no Norte é que as nuvenaparecem um pouco mais e até provocam um chuvisco nesse início de sábado, mas ainda no período da manhã elas se dissipam e deixam o sol aparecer bastante. Não há previsão significativa nesse sábado.

mapserv (3)

Ao longo da tarde as temperaturas ficam mais agradáveis, chegando aos 25°C na Grande Florianópolis, 24°C no Vale do Itajaí e 23°C na região Sul e no Oeste.

TEMPO SECO CONTINUA

Amanhã novamente as temperaturas ficam baixas/amenas no amanhecer subindo um pouco ao longo do dia já que novamente teremos sol e nuvens em todas as regiões. Como o vento passa para sudeste ao longo do domingo há previsão de aumento de nuvens entre tarde/noite nas cidades que estão do Litoral até os Planaltos.

Postado po:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

 

Bookmark and Share

Feriado com tempo instável

20 de abril de 2017 0

Nessa sexta-feira vamos ter influência de nuvens que avançam dos países vizinhos trazendo uma madrugada/manhã de céu encoberto em todas as cidades com momentos de chuva passageira, especialmente no Litoral e áreas próximas. No decorrer do dia, essas nuvens avançam para o mar permitindo aberturas de sol. Só chamo atenção que uma frente fria, sistema de chuva, se aproxima vinda do RS trazendo para o final da sexta novamente chance de chuva, mas mal distribuída pelas cidades com chance maior para quem está perto do estado vizinho.

Durante à tarde, temperaturas entre 23 e 25ºC boa parte das cidades. O mapa abaixo ilustra:

18049526_1229015240530287_418437085_o

FIM DE SEMANA

Depois da passagem da frente fria no final do feriado, vamos ter a chegada de um ar seco e frio no sábado que deverá ser um dia de sol e algumas nuvens em todas as cidades. A troca da massa de ar faz a temperatura baixar um pouco ao amanhecer do dia ficando a Serra com 05 a 07ºC; Oeste/Meio Oeste/Planalto Norte com 09 a 11ºC e demais regiões com 15 a 18ºC. Como o sol aparece, a temperatura sobe aos poucos trazendo uma tarde de 23 a 25ºC boa parte das cidades.

No domingo, novamente as temperaturas ficam baixas/amenas no amanhecer subindo um pouco ao longo do dia já que novamente teremos sol e nuvens em todas as regiões. Como o vento passa para sudeste ao longo do domingo há previsão de aumento de nuvens entre tarde/noite nas cidades que estão do Litoral até os Planaltos.

 

Bookmark and Share