Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Carnaval com sol

25 de fevereiro de 2017 0

O sábado está começando com a presença do sol na maior parte das cidades sendo que entre os Planaltos temos mais nuvens como uma das imagens da manhã mostrava:

S11235230_201701270730A previsão que boa parte do dia tenha a presença do sol em todas as regiões que terão uma tarde quente com previsão de 28 a 31ºC boa parte das cidades. Devido esse calor há previsão de chuva de verão entre o meio da tarde e/ou início da noite, mas muito mal distribuída ficando boa parte das cidades só no aumento de nuvens. Só destaco que bem pontualmente poderemos ter temporais.

DOMINGO DE CARNAVAL

O sol novamente irá aparecer entre nuvens em todas as regiões sendo que no turno da manhã teremos mais nuvens no Norte e parte do Vale do Itajaí onde o sol aparece ao longo do dia. Esse tempo previsto deverá trazer boas condições de observação, com os mecanismos de proteção, do eclipse solar que só deverá ser prejudicado pelo tempo mais no Norte. As temperaturas da tarde deverão variar entre 28 e 30ºC sendo que no Oeste elas se aproximam mais dos 32 a 33ºC. Importante destacar que poucas cidades entre Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte poderão ter uma chuva de verão passageira.

SEQUÊNCIA DO CARNAVAL

Entre segunda e terça o sol deverá aparecer entre nuvens em todas as regiões com temperaturas de verão, mas com o calor mais forte, 32 a 34ºC, no Oeste.

RETORNO DO MAIOR AQUECIMENTO

Entre a quarta-feira de cinzas e a sexta-feira a previsão é que tenhamos dias bem quentes novamente em todas as cidades.

Bookmark and Share

Fórum Climático Catarinense

24 de fevereiro de 2017 0

Ontem nas dependências da Epagri/Ciram tivemos mais uma reunião do Fórum Climático Catarinense, que ocorre mensalmente a mais de 10 anos, onde meteorologistas do Estado fazem a previsão de consenso do clima para os próximos 3 meses.

A avaliação é que depois do ano passado ter terminado e esse ano ter começado com um La Niña, a partir de agora tenhamos o que se chama de normalidade climática, ou seja, não há nenhum fenômeno climático atuando que possa interferir diretamente no clima do nosso Estado. Um dos motivos que levam essa conclusão é que a temperatura das águas do oceano pacífico na linha do equador, um dos indicativos de El Niño ou La Niña, não apresenta configuração favorável para um ou para outro. Vejam pelo mapa abaixo que nessa região de estudo a temperatura da água está mais quente que o padrão só próximo da América do Sul com normalidade no meio dessa bacia oceânica até com pequeno ponto de resfriamento:

plano (1)

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS MESES (Março a Maio)

Em relação a chuva a previsão é de normalidade dos volumes ao longo dos três meses. Isso quer dizer que o volume de 110 a 170 mm de boa parte de SC em março deverá ocorrer e que a redução para algo entre 90 e 130 mm de abril e maio também deverá estar presente sem grandes anomalias.

Em relação a temperatura a previsão é que tenhamos ela dentro a um pouco acima do padrão. Esse aquecimento um pouco maior vem muito pelo mês de março que ainda está dentro do verão astronômico e que nesse ano deverá apresentar alguns dias bem quentes. No entanto, a previsão é que a medida que o outono astronômico comece tenhamos naturalmente as temperaturas diminuindo como sabemos que ocorre em SC.

 

Bookmark and Share

O tempo segue instável

24 de fevereiro de 2017 0

A frente fria, sistema de chuva e não de frio, que passou ontem provocando chuva mal distribuída pelo Estado fica nessa sexta-feira entre SC e o Paraná. Até por isso, uma das imagens do amanhecer mostrava maior nebulosidade justamente no Norte:

S11235230_201701270730

A sexta-feira tem nebulosidade variável que permite aberturas de sol, mas que irá intercalar com chuva passageira de verão, ou seja, algumas cidades ficarão só no aumento de nuvens. No Norte chance de chuva também de manhã, mas na maior parte das regiões só entre tarde/noite. Muito isoladamente poderemos ter temporais.

As temperaturas ainda sobem, mas um pouco menos do que ontem já que hoje ficam entre 30 e 32ºC boa parte das cidades sendo que entre Planalto Norte e Oeste deveremos ter 27 a 28ºC e em torno de 25ºC na Serra.

SÁBADO DE CARNAVAL

O sol volta a aparecer e até predominar em muitas cidades ficando mais a faixa Norte com um predomínio de nuvens. As temperaturas sobem, mas na maior parte das cidades elas ficam abaixo de 30ºC, 27 a 29ºC. Entre o meio da tarde e /ou início da noite há chance de chuva de verão mal distribuída que só muito pontualmente estará acompanhada de temporais.

DOMINGO

O sol novamente irá aparece em todas as regiões e até com tempo seco na maior parte das cidades. As temperaturas sobem, mas na maior parte das cidades elas não tem grande elevação ficando entre 26 e 28ºC. Já o Oeste, volta ter um aquecimento maior com previsão de 30 a 32ºC. Destaco que entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte chance de chuva de verão entre meio de tarde e início de noite, mas em poucas cidades!

TENDÊNCIA DA SEQUÊNCIA DO CARNAVAL

Se nada mudar, a segunda e a terça serão dias onde o sol novamente irá aparecer em todas as regiões apenas com maior variação de nuvens ao longo do dia no Litoral e áreas próximas devido a umidade vinda do mar. As temperaturas da tarde ficam entre 27 e 29ºC com aquecimento maior para o Oeste onde tem previsão de 32 a 34ºC, sobretudo no Extremo Oeste.

 

 

Bookmark and Share

Tempo instável

23 de fevereiro de 2017 0

A quinta-feira tem a presença de uma frente fria, sistema de chuva e não de frio, entre o RS e SC que já vem aumentando a nebulosidade como uma das imagens de hoje cedo mostrava:

S11235230_201701270730Desta forma, teremos um dia com muitas nuvens permitindo aberturas de sol em todas as regiões, mas com previsão de chuva passageira que nas cidades mais próximas do RS poderá ocorrer a qualquer hora e entre tarde/noite nas outras áreas. Importante destacar que teremos muitas cidades só no aumento de nuvens pelo fato da chuva ser mal distribuída. Bem isoladamente poderemos ter temporais. As temperaturas ainda trazem um dia bem quente como vem fazendo na maior parte das cidades que terão de 34 a 36ºC sendo que para Serra e Oeste as temperaturas não sobem tanto ficando na casa dos 26ºC e 28 a 30ºC respectivamente.

SEXTA-FEIRA

Essa frente fria fica mais na altura de SC com o PR trazendo um dia de muitas nuvens que seguem permitindo aberturas de sol e até boa parte do dia com tempo seco. No entanto, ainda há previsão de chuva passageira em momentos do dia. As temperaturas sobem, mas já não tanto quanto hoje. Previsão de 30 a 33ºC boa parte das cidades ficando com 25ºC na Serra e 27 a 28ºC no Oeste e Planalto Norte.

SÁBADO BEM MENOS QUENTE

As temperaturas ainda vão subir no sábado de carnaval, mas terminando essa forte onda de calor para todas as regiões. A previsão é que tenhamos uma tarde com 26 a 29ºC na maior parte das cidades, ou seja, abaixo de 30ºC como não faz um bom tempo.

TENDÊNCIA PARA OS DIAS DE CARNAVAL

Entre sábado e terça o sol deverá aparecer em todas as regiões com temperaturas de verão, mas sem ser de intensidade tão forte quanto vem sendo. Ao longo do carnaval poderemos ter somente chuva de verão passageira e poucas áreas. De maneira geral, teremos dias bem aproveitáveis tanto para quem quer aproveitar os dias de folia quanto para quem quer aproveitar o litoral.

Bookmark and Share

Outro dia da onda de calor

22 de fevereiro de 2017 6

A quarta-feira segue tendo altas temperaturas por todas as regiões do Estado. A previsão é de uma tarde com 33 a 36ºC sendo que entre Meio Oeste e Serra as temperaturas deverão ficar mais entre 30 e 32ºC. O sol novamente irá aparece entre uma certa variação de nuvens em todas as cidades como já era hoje cedo:

S11235230_201701270730

Nas cidades entre Serra e Meio Oeste há chance de chuva de verão entre o meio de tarde e/ou início de noite devido a instabilidades que vão se formar no RS.

QUINTA-FEIRA

Amanhã a presença de uma frente fria, sistema de chuva e não de frio como o nome sugere, deverá estar entre o RS e SC deixando o tempo instável em todas as regiões. A previsão é que o sol apareça entre nuvens que ao longo do dia trazem chuva passageira e mal distribuída, ou seja, algumas cidades terão só aumento de nuvens. A chance maior de instabilidade é entre tarde/noite ficando o turno da manhã com chance maior para quem está perto do RS. Bem isoladamente temporais.

O calor vai continuar com previsão de uma tarde com 32 a 34ºC sendo que o Sul segue com picos de 36ºC. A temperatura fica abaixo da casa dos 30ºC na Serra e no Planalto Norte.

 SEXTA-FEIRA

Essa frente ainda deverá estar no mar na altura do Sul do Brasil, ou seja, a previsão é de outro dia de muitas nuvens com aberturas de sol e chuva passageira em momentos do dia, sobretudo tarde/noite visto que de manhã a chance é mais para quem está próximo do PR. O calor forte segue boa parte das cidades, mas já ficando abaixo de 30ºC na Serra, Planalto Norte e Oeste.

FINAL DA ONDA DE CALOR?

Sim! Se nada mudar, a previsão é que no sábado as temperaturas em todas as regiões não fiquem tão elevadas. Vejam só: ainda aquece, mas não na mesma intensidade do que vem fazendo. Durante o turno da tarde do sábado deveremos ter algo entre 26 e 28ºC boa parte das cidades.

Bookmark and Share

O calor segue

21 de fevereiro de 2017 0

A terça-feira será outro dia de temperaturas elevadas por todas as regiões com previsão de 32 a 34ºC em boa parte das cidades com picos de 36ºC no Sul e até 37ºC no Extremo Oeste.  O sol volta a aparecer, mas com uma maior quantidade de nuvens em momentos do dia. Uma das imagens do amanhecer já mostrava essa maior presença das nuvens:

S11235230_201701270730 S11235230_201701270730

Essa nebulosidade mostra uma umidade relativa do ar mais elevada que faz a sensação de calor ser maior ao longo do dia em relação ao que o termômetro indica.

QUARTA-FEIRA

O sol volta a aparecer entre variação de nuvens e com tempo seco boa parte das cidades. Apenas as regiões mais próximas do RS poderão ter uma chuva de verão entre meio de tarde/início da noite, mas em poucas áreas. As temperaturas seguem elevadas variando entre 32 e 35ºC boa parte das cidades.

QUINTA A SEXTA

Na “segunda parte” da semana deveremos ter o retorno do tempo instável para todas as regiões que deverão ter dois dias de muitas nuvens que permitem aberturas de sol, mas volta a chance de chuva em forma de pancadas em momentos do dia. Bem isoladamente poderemos ter temporais!

ATÉ QUANDO ESSA ONDA DE CALOR VAI SEGUIR?

O calor vai diminuir, mas na intensidade, ou seja, vai sair o calorão e entrar temperaturas de verão não tão elevadas. Tudo deverá ocorrer de maneira gradativa. Algumas regiões antes que outras:

 

Quinta: diminui o calor no Planalto Norte, Serra e Meio Oeste

Sexta: Todo Oeste, Planalto Norte e Serra

Sábado: boa parte do Estado já que a previsão é de calor mais forte só no Norte.

Domingo: todas as regiões!

Bookmark and Share

Dia mais quente do ano em São Joaquim

20 de fevereiro de 2017 0

A estação meteorológica localizada no Bairro Santa Isabel, na cidade de São Joaquim, registrou nessa tarde uma temperatura de 32,4°C. Essa é a maior temperatura do ano registrada nesta estação meteorológica que pertence a Epagri/Ciram. 

É uma temperatura bem alta pra região, ponto que está a uma altitude de 1037 metros. 

O calor também foi forte em outras regiões, olha só algumas temperaturas registradas até ás 15hs:

36,5°C   Caibi

35,7°C   Maravilha

35,6°C    Ouro

35,6°C  Itapiranga

35°C   Urussanga

34,9°C   Içara

34,8°C   Joinville

34,5°C   Blumenau

34,3°C   Chapecó

32,3°C   Florianópolis

Est: Epagri/Ciram

Todo esse calor ajuda a formar nuvens carregadas, que isoladamente podem causar chuva um pouco mais forte entre o turno da tarde e a noite.

A massa de ar quente responsável por todo esse calor deve seguir influenciando o tempo nos próximos dias aqui no estado.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

O calor segue

20 de fevereiro de 2017 0

A semana começa sob o domínio da mesma massa de ar quente que predominou durante a semana passada. As temperaturas voltam a se aproximar da casa dos 30 a 33ºC boa parte das cidades, incluindo Planalto Norte e Serra. Algumas cidades do Sul, Extremo Oeste e Vale do Itajaí, sobretudo as duas últimas, voltam a ter uma tarde com 35ºC a 37ºC!

Uma das imagens do amanhecer mostrava uma certa variação de nuvens sobre SC:

S11235230_201701270730A segunda-feira tem sol e nuvens em todas as cidades com tempo seco boa parte delas. Uma chuva de verão entre meio de tarde/início da noite não se descarta nas áreas próximas da Serra e Meio Oeste. Poucas áreas, mas nas que ocorre com temporais.

TERÇA-FEIRA

Amanhã o sol aparece novamente em todas as regiões apesar de ter momentos de muitas nuvens. As temperaturas seguem com poucas mudanças, ou seja, seguem elevadas ao longo das tardes se aproximando dos 32 a 35ºC boa parte das cidades.

Bookmark and Share

Fim de semana quente e abafado

18 de fevereiro de 2017 2

A onda de calor continua influenciando as temperaturas em todas as regiões de Santa Catarina, e por isso o fim de semana não vai ser diferente dos últimos dias, vamos ter muito sol, calor e aquela forte sensação de abafamento.

O sábado até começou com algumas nuvens aparecendo, mas no geral é o sol quem vai predominar e as temperaturas vão ficar altíssimas. Durante a tarde os termômetros se aproximam dos 35°C em Chapecó, 36°C em Blumenau e até 37°C na região de Criciúma.

Entre o meio de tarde e início de noite há chance de chuva de verão, mal distribuída, na região Sul, na Serra, na Grande Florianópolis e bem poucas cidades do Norte.

CUIDADO COM O SOL

Atenção que ao longo do dia vamos ter céu de brigadeiro (sem nebulosidade), e por isso nós lembramos aqui de alguns cuidados na exposição ao sol. Já que a previsão indica que o Índice Ultra Violeta chegue ao valor extremo tanto neste sábado, como no domingo.

exposicaosol

TEMPO AMANHÃ

O primeiro dia sem horário de verão vai ter repeteco nas condições do tempo. O domingo será outro dia com o sol aparecendo bastante, e com as temperaturas se aproximando dos 33 a 36°C na maior parte das cidades, sempre com destaque para a região Sul onde o calor pode passar um pouco disso em algumas cidades.

No fim do dia há chance de chuva nas cidades próximas ao Rio Grande do Sul. Nas outras regiões catarinenses a chance de chuva de verão é menor.

 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

 

Bookmark and Share

O calor continua

17 de fevereiro de 2017 2

A semana termina com o domínio do ar quente que vem predominando sobre o Estado. Durante o período da tarde vamos ter temperaturas entre 32 e 34ºC com picos de 35 a 37º em pontos do Sul, Vale do Itajaí, Norte e Oeste. Essa é a previsão para o termômetro porque a umidade mais elevada faz a sensação de calor ser até maior!

Uma das imagens da manhã mostrava algumas nuvens em parte da Serra e do Vale do Itajaí com o céu mais “aberto” nas outras regiões:

S11235230_201701270730

A previsão é de uma sexta-feira de sol e nuvens com tempo seco boa parte do dia, mas entre meio de tarde e início de noite há previsão de chuva de verão, ou seja, passageira e poucas áreas, mas nas áreas onde ocorrem vem com trovoadas e isoladamente até temporais, especialmente no Sul.

FIM DE SEMANA DE CALOR

Amanhã e domingo as temperaturas seguem tão elevadas quanto fez nos últimos dias e faz hoje, nada muda. O sol novamente irá aparece em todas as regiões com tempo seco boa parte dos dois dias. No sábado, entre meio de tarde e início de noite chuva de verão, mal distribuída, no Sul, Meio Oeste/Serra e bem poucas cidades no Litoral e Norte. No domingo, essa instabilidade de verão tem chance pequena de ocorrer só para quem está mais próximo do RS ficando as demais regiões com tempo seco.

RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA

Para mensurar quantidade de radiação UVA e UVB que chega até a superfície usamos o Índice de Radiação Ultravioleta (IUV) que leva em consideração a quantidade de ozônio da atmosfera, altitude, localização geográfica da cidade, quantidade de nuvens, horário do dia e outras variáveis. O IUV vai de 1 a 16 indicando do mais baixo nível de radiação até o máximo. Ele é calculado para um dia sem nuvens, índice máximo, e no horário de maior incidência do sol, meio dia. Dentro de tudo isso, nesse fim de semana o IUV deverá estar em 13 a 14, ou seja, na faixa do extremo.

PRECAUÇÕES

Diante dessa previsão temos algumas dicas para você se proteger e evitar queimaduras:

Exposição ao sol só antes das 10h e depois das 16 (pelo horário do sol),

beba bastante água,

de preferência para roupas de algodão,

passe filtro solar 30 min antes de se expor ao sol,

use chapéu

use um bom óculos de sombra.

 

CONTINUIDADE DO CALOR?

Sim, as temperaturas até diminuem um pouco entre segunda e quarta da semana que vem, mas ainda considere calor. Volta a aumentar a temperatura no termômetro a partir da quinta de carnaval seguindo durante os dias de folia.

Bookmark and Share