Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Outro fim de semana para aproveitar

24 de março de 2017 0

Amanhã, sábado, o sol novamente irá aparecer em todas as regiões do Estado trazendo com isso uma tarde com aquecimento até com algumas áreas entrando na casa dos 30ºC. No decorrer do dia aumenta a nebulosidade no Litoral e áreas próximas onde uma instabilidade passageira em pouquíssimas cidades está prevista.

Já o domingo apesar de ter a presença do sol terá maior nebulosidade em todas as regiões, mas com temperaturas tanto da manhã quanto da tarde parecidas com as de sábado. No final do dia algumas poucas áreas do Estado, especialmente no Oeste próximo do PR, podem ter uma instabilidade bem passageira.

INFORMANTES DO TEMPO

A partir de agora se você quiser tirar uma dúvida sobre o tempo ou enviar fotos e/ou vídeos de algo que chamou atenção em relação ao tempo é só usar o aplicativo de bate-papo para o número que aparece na foto abaixo. Sempre que possível vamos mostra no Jornal do Almoço ou nas minhas redes sociais.

Sem título

Bookmark and Share

Sol aparece em todas as regiões

24 de março de 2017 0

A semana termina com tempo diferente em algumas cidades catarinenses. Depois de praticamente toda a semana ter sido com tempo mais fechado, a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte do estado voltam a ter  o sol aparecendo um pouco mais nessa sexta-feira.

Em alguns momentos as nuvens ainda predominam nessas 3 regiões, mas que no geral só trazem chuva passageira mais entre o meio da tarde e noite de hoje. Boa parte do dia é com tempo seco.

mapserv (60)

Para quem está nas demais regiões, o sol aparece bastante com tempo seco na maior parte do dia. Há previsão de chuva também a partir do meio da tarde nessas áreas, sendo que pontualmente a chuva pode vir com raios e trovoadas. No Extremo Oeste, a chance de instabilidades continua sendo pequena.

As temperaturas sobem ao longo da tarde até trazendo um certo aquecimento, com máximas de 31°C no Sul, 29°C no Oste e 28°C em pontos da Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.

FIM DE SEMANA BEM APROVEITÁVEL AO AR LIVRE

O sol deverá aparecer e até predominar na maior parte das cidades nesse sábado que terá uma temperatura agradável/amena ao amanhecer e entre 28 e 31ºC à tarde em boa parte das cidades. O Litoral e áreas próximas terão momentos de mais nuvens e até nos extremos do dia uma instabilidade passageira, mas em pouquíssimas áreas.

No domingo, apesar da nebulosidade aumentar o sol ainda deverá aparecer com previsão de tempo seco boa parte das cidades. Só muito pontualmente entre o meio da tarde/início da noite há chance de uma instabilidade, mas pouquíssimas áreas com chance um pouco melhor para quem está próximo do PR. As temperaturas ficam parecidas com as de sábado até podendo subir um pouco mais à tarde.

Bookmark and Share

Dias aproveitáveis pela frente

23 de março de 2017 0

A semana termina com um tempo nessa sexta-feira muito parecido com o de hoje, quinta-feira. Amanhã vamos ter novamente um dia de nuvens que permitem aberturas de sol com ar seco boa parte do dia ficando mais o meio da tarde/noite com previsão de chuva passageira que isoladamente poderá ter trovoadas. Só chamo atenção que para Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte há chance de instabilidade bem pontual de manhã intercalando com aberturas de sol. Para quem está no Extremo Oeste, a chance de chuva continua sendo pequena.

As temperaturas seguem no amanhecer da sexta amenas/friozinho, mas subindo ao longo da tarde até trazendo um certo aquecimento como o mapa abaixo mostra:

Sem título

FIM DE SEMANA BEM APROVEITÁVEL AO AR LIVRE

O sol deverá aparecer e até predominar na maior parte das cidades nesse sábado que terá uma temperatura agradável/amena ao amanhecer e entre 28 e 31ºC à tarde em boa parte das cidades. O Litoral e áreas próximas terão momentos de mais nuvens e até nos extremos do dia uma instabilidade passageira, mas em pouquíssimas áreas.

No domingo, apesar da nebulosidade aumentar o sol ainda deverá aparecer com previsão de tempo seco boa parte das cidades. Só muito pontualmente entre o meio da tarde/início da noite há chance de uma instabilidade, mas pouquíssimas áreas com chance um pouco melhor para quem está próximo do PR. As temperaturas ficam parecidas com as de sábado até podendo subir um pouco mais à tarde.

Bookmark and Share

Dia Mundial da Meteorologia

23 de março de 2017 0

Hoje se comemora o dia mundial da meteorologia. Essa data surgiu em 1961 quando foi criada a Organização Meteorológica Mundial – OMM, instituição que é ligada à ONU.  Atualmente, a OMM está presente em 189 países.

Nessa data, destaca-se a importância dessa ciência no sentido de promover cada vez mais a evolução dos conhecimentos sobre a atmosfera, além da função social de estabelecer previsões sobre o comportamento do tempo e do clima.

Todo ano é escolhido um assunto para ser debatido por profissionais da área, em função da comemoração da data.  Esse ano o tema é: Entendendo as Nuvens.

POR QUE ELAS?

As nuvens foram escolhidas esse ano porque elas exercem em escala mundial o deslocamento de água e define a distribuição mundial dos recursos hídricos.  Além disso, a gente destaca que exitem inúmeras formas de nuvens e cada uma com características próprias.

Algumas são mais comuns, outras nem tanto. Dessa forma separamos algumas nuvens diferentes, que já foram observadas em Santa Catarina:

Começamos com uma nuvem do tipo “Shelf Cloud“, pela imagem podemos ver que ela está associada a tempestades. Na maior parte das vezes ela provocada fortes rajadas de vento. A imagem foi registrada em Florianópolis, pelo nosso colega de RBS Fabian Londero.

shef_cloudEssa outra nuvem,  apesar de visivelmente ser bem parecida com o exemplo anterior, pelo menos nesta foto, tem outro nome. É uma nuvem do tipo “Arcus” ou popularmente conhecida por nuvem “Rolo“. O formato ‘rolo’ é moldado por ventos de intensidades diferentes e de direções diferentes, que atuam tanto na base quanto no topo da nuvem. Esse registro foi feito em Criciúma, por um seguidor aqui do blog.
criciuma1

 

Essa outra foto mostra nuvens do tipo “Lenticulares“. Normalmente quando são vistas, apesar de serem raras, lembram muito o formato de disco voadores/Ovn’s. Este registro foi feito em Florianópolis, também por um leitor do nosso blog.lenticulares

 

Essa outra nuvem colorida que trouxemos aqui, não é muito comum. Seu nome técnico é  “Pileus“. O registro dela foi feito em Janeiro de 2015, em Joinville por Jonas Henrique Pacheco.

jonas2

 

 

Essa outra foto foi registrada na cidade de São Bento do Sul, pela Jaqueline Denk.  Esse fenômeno é  conhecido na meteorologia por “Arco circum-horizontal”, ou popularmente “Arco-Íris de Fogo“. Apesar do nome popular, é considerado uma nuvem e não um arco-íris.  

são bento do sul

 

Todas as fotos usadas neste post já foram publicadas aqui no blog outras vezes. Se você fotografou uma nuvem e ficou curioso para saber que nuvem é essa, pode nos enviar por mensagem aqui no blog.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Algumas mudanças

22 de março de 2017 0

Para amanhã, quinta-feira, vamos ter a umidade do mar ainda avançando para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte que vão seguir tendo nuvens que tanto vão permitir aberturas de sol quanto provocam chuva em momentos do dia, mas principalmente entre tarde/noite. Nas outras regiões, o sol novamente irá aparecer só que teremos aumento de nuvens ao longo do dia com previsão de chuva a partir da tarde sendo que no Extremo Oeste a chance é pequena. Importante destacar que pontualmente poderemos ter temporais e chuva forte, sobretudo entre Sul e Serra. As temperaturas pouco mudam ao longo da tarde em relação ao que vem fazendo.

 

SEXTA-FEIRA

O sol novamente irá aparecer em todas as regiões trazendo uma tarde com 25 a 28ºC boa parte das cidades sendo que no Sul o calor será um pouco maior porque passa um pouco dos 30ºC.  Apesar do sol aparece ainda há previsão de chuva que continua com chance pequena para o Extremo Oeste e ocorrendo numa maior quantidade de cidades entre tarde/noite. Temporais bem localizados, pelo menos com algumas trovoadas, seguem previstos.

 

 

 

Bookmark and Share

Vocês viu esses fenômenos ontem?

22 de março de 2017 0

A quarta-feira teve a formação de arco-íris em diversas cidades catarinenses, mas o que chamou mesmo a atenção foi que tivemos mais de um tipo desse fenômeno.

A gente separou aqui imagens de alguns arco-íris, que são diferentes daquele que normalmente vemos em dias de chuva.

O primeiro deles é o que chamamos de “Múltiplo Arco-Íris“, ele foi registrado ontem na cidade de Itá e também em Chapecó.

A formação desse fenômeno acontece quando os raios solares passam por nuvens altas, formadas por cristais de gelo, as famosas cirrus.  Sendo assim, os raios solares refletiram nos cristais de gelo e deram origem a um “halo” em formato de arco, na imagem podemos ver um pedaço desse arco. O nome múltiplo é porque tivemos mais de um arco lumioso no céu.

Ita

 

Múltilplo Arco-Íris, registrado na cidade de Itá. Foto: Elisabete Radomski

 

chapeco

Registro de um Múltiplo Arco-íris na cidade de Chapecó. Foto: Pri Kroth

O outro arco-íris que foi registrado ontem aqui no estado foi o “Arco-Íris de Fogo“.

Tecnicamente, eles são conhecidos como arco circum-horizontal – um halo de gelo formado por cristais em nuvens altocumulus, cirrocumulus, cirrus e nuvens lenticulares. Nesse tipo, o halo é tão grande que o arco aparece em paralelo ao horizonte, daí o nome.  Não é tão comum a visualização desse fenômeno, já que depende da combinação de vários fatores, como a inclinação dos raios solares e a posição do observador. 

A sua cor, em tons mais claros, branco, como podemos ver na imagem, são por conta das gotas de água muito pequenas no seu processo de formação. Gotas maiores conseguem refletir mais o espectro das cores.

 

luzerna

Registro de uma nuvem irisdecente associada a nuvens altocumulus, na cidade de Luzerna. Foto: Fellipe Oliveira

Como curiosidade, apesar do nome, o Arco-Íris de Fogo não é considerado um arco-íris, mas leva esse nome por conta da sua aparência. Outro motivo pelo qual não é considerado arco-íris é no seu processo de formação,  no arco-íris as cores são formadas pela refração e reflexão, enquanto no arco-íris de fogo ocorre por difração.

Na verdade o nome cientifico deste fenômeno é  “Nuvem Iridescente”, não é um fenômeno que a gente vê todos os dias, mas também não é considerado tão raro.

 

Publicado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

O que esperar do tempo dessa quarta-feira?

21 de março de 2017 2

Amanhã os ventos úmidos do mar vão continuar, mas com direção Leste e Nordeste que para o Sul do Estado já permite maiores aberturas de sol e um tempo mais seco. No entanto, para as cidades da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte e parte dos Planaltos ainda é uma condição que instabiliza o tempo gerando outro dia de muitas nuvens que tanto permitem aberturas de sol quanto voltam a provocar chuva passageira. Para quem está no Oeste, a quarta-feira segue com sol e nuvens.

Depois do amanhecer de outono com um pouco de frio na Serra, a temperatura da tarde da quarta sobe como o mapa abaixo mostra:

Sem título

QUINTA-FEIRA

O sol aparece em todas as regiões até um pouco mais do que vem fazendo nessa semana em boa parte das cidades. As temperaturas da tarde sobem, mas ficando muito parecidas com a dos últimos dias. A previsão indica que entre o meio da tarde e/ou início da noite há chance de chuva em forma de pancada no Sul, Serra, Litoral, Vale do Itajaí e Norte, especialmente nas duas primeiras onde há chance maior de chuva forte com trovoadas ficando as outras regiões com instabilidade bem mal distribuída.

 

Bookmark and Share

Ar frio no mar

20 de março de 2017 0

Para amanhã, terça-feira, a condição do tempo continua sendo influenciada pela presença de um ar frio que está no mar na altura do Sul do Brasil. Quando temos uma condição assim, os ventos em boa parte do Estado sopram de Sudeste e Leste trazendo dessa direção toda a umidade sob o oceano para a faixa leste de SC. A representação abaixo ilustra através das setas a direção predominando dos ventos:

 

Sem título

Isso em conjunto com o relevo da região faz com que o Litoral, Sul, Vale do Itajaí, Norte parte das cidades do Planalto Norte e Serra tenham outro dia de nuvens que permitem aberturas de sol, boa parte do dia, mas que também trazem momentos de chuva passageira. Essa umidade não avança até o Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste que terão um dia de sol e aumento de nuvens ao longo da terça. Depois do amanhecer novamente ameno/frio, o turno da tarde tem previsão de temperaturas entre 24 e 27ºC sendo que no Oeste teremos picos de 28 a 30ºC.

QUARTA COM ALGUMAS MUDANÇAS

Esse ar frio no mar é bem extenso e portanto demora pra se deslocar. Na quarta, um pequeno deslocamento da massa de ar irá fazer o vento soprar mais de Leste/Nordeste que para a Grande Florianópolis, Serra, Vale do Itajaí e Norte ainda mantém o dia com muitas nuvens, algumas aberturas de sol e chuva momentânea. No Sul, Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste a previsão é de sol e nuvens. As temperaturas seguem amenas/friozinho ao amanhecer e agradáveis com aquecimento à tarde quando deverão variar entre 25 e 28ºC com picos de 30 a 32ºC no Oeste.

 

Bookmark and Share

O outono começou hoje ás 07h29min

20 de março de 2017 1

As 7h29min dessa segunda-feira começa o outono astronômico. O meteorológico já começou no final da semana passada. Hoje, devido o equinócio, teremos a mesma quantidade de horas de dia e de noite.

Para esse ano, segundo o Fórum Climático Catarinense, a estação não deverá ser influenciada por nenhuma fenômeno de grande escala (Nem El Niño e nem La Niña) que possa trazer comportamento do tempo muito diferente do que os catarinenses estão acostumados para essa época do ano. Lembro que em relação a volume de chuva o outono traz uma redução em relação ao verão. É normal termos dias com grande amplitude térmica, ou seja, amanhecer frio e esquentar à tarde, principal característica da estação. Outra característica é apresentar pequenos períodos com “cara” de verão, dias bem quentes e secos, e outros com “cara” de inverno, dias mais chuvosos e frio, por se tratar de uma estação de transição entre verão e o inverno.

CURIOSIDADE: HORÁRIO E DATA?

A definição do dia e do horário para início de uma estação faz parte da astronomia. Mas como  as estações são subdivisões do ano baseados em padrões climáticos, temos uma ligação direta com a meteorologia.

A terra gira em torno do sol, e sua inclinação faz com que, em certas épocas do ano, um hemisfério receba a luz do Sol por um tempo maior do que o outro hemisfério.Isto é a principal causa das estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.

Logo esta data e este horário representam o momento em que a luz solar ilumina por igual tanto hemisfério sul quanto hemisfério norte, e este momento é chamado de  equinócio de outono.

Enquanto nós aqui do Hemisfério Sul estamos recebendo o Outono, o pessoal lá do Hemisfério Norte está começando a Primavera.

 

Publicado por:

Meteorologista: Leandro Puchalski

Técnica em Meteorologia: Bianca Souza

Bookmark and Share

Poucas mudanças no tempo

20 de março de 2017 0

O ar frio que se aproximou na última sexta-feira fica nesse início de semana sobre o mar na altura do Sul do Brasil. Isso faz com que tenhamos o tempo comandado, em parte do estado, pela circulação marítima,  ou seja, ventos úmidos que avançam do mar até o continente.

Isso junto com o relevo ajuda a trazer momentos de muitas nuvens e com chuva na região Sul, em todo o Litoral, no Vale do Itajaí, no Norte e em algumas cidades dos Planaltos que estão mais próximas do Litoral. Condição do tempo diferente no Oeste, lá a umidade não chega, a região continua tendo ar seco que garante um dia de sol e só algumas nuvens.

As temperaturas ficam de outono, depois de um amanhecer ameno a temperatura sobe um pouco ao longo do dia, principalmente no Oeste onde pode chegar aos 29°C durante a tarde. Nas demais regiões do estado, temperaturas entre 24 e 26°C.

POUCAS MUDANÇAS PRA AMANHÃ

 Para a terça-feira a previsão é de poucas mudanças nas condições do tempo. A massa de ar frio continuará sobre o mar, mantendo assim a circulação marítima. Os ventos vão continuar soprando mais de Leste e Nordeste, deixando boa parte do Litoral e áreas próximas com muitas nuvens e chuva fraca em alguns momentos do dia. Só no Sul de SC é que ocorre maiores aberturas de sol deixando a chuva nessa região de forma mais isolada, em menos locais.

Entre o Oeste e o centro do estado o sol continua aparecendo com tempo mais seco, e com temperaturas mais altas. Veja as temperaturas previstas para a tarde de terça-feira:

WhatsApp Image 2017-03-20 at 05.17.28

Bookmark and Share