Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Tempo instável para o fim de semana

18 de agosto de 2017 0

O fim de semana deverá ter alguns sistemas meteorológicos influenciando o tempo para mudar o comportamento em relação a esta sexta-feira de sol. Não que ele esteja longe do estado amanhã, mas é que nesse sábado as nuvens voltam a predominar trazendo previsão de chuva. No turno da manhã, a chuva ocorre mais nas cidades próximas do PR devido as nuvens carregadas que vem do estado vizinho e da umidade do mar. Entre a tarde e a noite, há previsão de chuva em todas as regiões sendo o Sul a região com menor chance de instabilidade.

Vejam pelo mapa abaixo que a temperatura até sobe no Sul como hoje já ocorreu:

Sem títuloDOMINGO INSTÁVEL

A passagem de uma frente fria, sistema de chuva, vinda do RS traz um dia nublado com chuva mais na madrugada, manhã e parte da tarde. Isto porque ao longo do dia a chuva para e vamos ter períodos de aberturas começando pelo Oeste. Depois da frente fria vem um ar frio, ou seja, as temperaturas vão diminuir ao longo do domingo. A menor temperatura do dia não ocorre no amanhecer, mas no início da noite para segunda. Para terem ideia, à tarde do domingo tem previsão de apenas 16 a 18°C boa parte das cidades.

SEGUNDA FRIA

A semana que vem começa com sol, mas com temperaturas de inverno. Na Serra há chance de geada e temperaturas negativas nos pontos mais altos.

NAVEGAÇÃO

O vento sul entra no domingo até com rajadas entre a tarde/noite. Não se aconselha navegação a partir da noite de domingo para segunda devido as ondas em torno de 2 metros na costa.

Bookmark and Share

Semana termia com sol, mas vem chuva ao longo do sábado

18 de agosto de 2017 1

A sexta-feira é um dia de tempo seco, que já trouxe uma madrugada de céu mais limpo em praticamente todo estado, isso contribui para um amanhecer mais geladinho. A menor temperatura do dia foi de 1,3°C NEGATIVOS em Urupema, por volta das 06hs.

Esse ar mais geladinho também contribui para a formação de nevoeiros em alguns pontos da Serra, do Vale do Itajaí e do Norte, mas que se dissipam ainda pela manhã e dão lugar ao sol que aparece entre nuvens. Nas demais regiões o sol também aparece entre nuvens, com elas um pouco mais presentes no extremo norte do estado.

sat1808

As temperaturas seguem o mesmo comportamento dos últimos dias, na maior parte das cidades ficam entre 20 e 22°C durante a tarde, subindo um pouco mais no Oeste e no Sul onde pode chegar aos 26°C.

FIM DE SEMANA COM INSTABILIDADES

O sábado começa com sol entre nuvens em boa pare do estado. Mas, áreas de instabilidade entre o Sul do Paraguai e o Oeste do Paraná aos poucos vão avançar aqui para Santa Catarina. Dessa forma, teremos chuva no Oeste catarinense já pela manhã, e ao longo do dia essas instabilidades vão se espalhado, atingindo o Meio Oeste, o Norte e depois as outras regiões.

Nas cidades da Grande Florianópolis e do Sul a chance de chuva é menor, já que são as últimas regiões a receberam essa nebulosidade, que já chegam com intensidade mais fraca e também porque estarão se afastando para o mar. As temperaturas ficam amenas em todo o estado, com exceção da região Sul:

WhatsApp Image 2017-08-18 at 07.24.35

Já no domingo, teremos uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul e que vai passar rápido pelo nosso estado. A chuva dessa frente fria ocorre mais entre a madrugada e manhã de domingo, ao longo do dia o tempo volta a ter aberturas de sol.

Depois de uma frente fria, sempre vem um ar mais frio. As temperaturas da tarde de domingo já não sobem muito, mas amanhecer segunda-feira deve ser temperaturas mais baixas.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meterologia

Leandro Puchalski – Meteorologista

Bookmark and Share

Sol na sexta

17 de agosto de 2017 0

Amanhã, sexta-feira, vamos ter novamente a presença do sol em todas as regiões. No amanhecer há previsão de pontos de nevoeiros, mas que vão se dissipando ao longo do dia. As temperaturas seguem subindo mais no Oeste, mas com maior aquecimento no Sul em relação aos últimos dias. O mapa abaixo ilustra a previsão para a tarde desta sexta-feira:

Sem título

FIM DE SEMANA COM MUDANÇAS

O avanço de áreas de instabilidade a partir do PR e Sul do Paraguai traz um sábado nublado no Oeste e Norte onde a chuva já poderá ocorrer de manhã. Nas outras regiões, temos algumas aberturas, mas as nuvens vão ganhando espaço ao longo do dia com chance de chuva. As duas regiões com menor possibilidade de instabilidade são Sul e Grande Florianópolis. Durante à tarde, temperaturas entre 18 e 20°C no Planalto, 20 a 23°C boa parte das cidades e até 26 a 28°C no Sul onde o sol aparece mais.

No domingo, será a vez de uma frente fria trazer predomínio de nuvens e chuva entre a madrugada e a manhã. Ao longo do dia a chuva para e começam a ocorrer aberturas de sol. O vento sopra de Sul anunciando a chegada de uma nova massa de ar frio. Não deveremos ter um frio rigoroso, mas as temperaturas voltam para um patamar de inverno. No domingo à tarde não passam  muito dos 16 a 18°C boa parte das cidades. A segunda deverá amanhecer com temperaturas baixas até com chance de ser negativa com geada na Serra.

Bookmark and Share

Umidade do mar influencia parte do estado

17 de agosto de 2017 0

A quinta-feira começou com sol em praticamente todas as regiões do estado, mas a gente vai ter a umidade do mar influenciando o tempo ao longo do dia. Dessa forma as cidades entre o Litoral e os Planaltos tem o sol aparecendo em alguns momentos do dia, mas intercalando com períodos mais nublados, que podem até provocar uma instabilidade rápida em cidades do Norte catarinense.

Já no Oeste essa umidade do mar não chega, o sol predomina durante toda a quinta-feira e a temperatura até sobem um pouco mais, máxima de 25°C. Nas demais regiões, um dia mais ameno, máximas entre 20 e 22°C.

SEXTA-FEIRA

A semana deve terminar com sol entre nuvens em todo estado. Apesar da umidade do mar perder um pouco de intensidade, ela ainda deve provocar alguns momentos mais nublados em cidades entre o Litoral e os Planaltos, mas mesmo assim, a sexta-feira é um dia de tempo seco.

As temperaturas seguem bem parecidas, aquecendo um pouco mais no Oeste e no Sul, onde a máxima se aproxima dos 26°C.

WhatsApp Image 2017-08-17 at 07.16.13

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista

Bookmark and Share

Variação de nuvens

16 de agosto de 2017 0

A quinta-feira terá novamente períodos bem nublados em boa parte do Estado. O motivo são os ventos que irão soprar do mar trazendo umidade para formar a nebulosidade. Com isso, apesar do sol aparecer em todas as regiões ele estará bem mais presente no Oeste onde a umidade do mar não chega. Para que está mais ao Norte, há chance até de uma chuva passageira, mas poucas áreas.

Durante o turno da tarde, as temperaturas voltam a subir mais no Oeste como o mapa abaixo mostra:

Sem título

SEXTA-FEIRA

A semana termina com a presença do sol em todas as regiões. Ainda há momentos de mais nuvens em algumas áreas, mas muito nas cidades do Norte mais próximas do PR. Durante à tarde as temperaturas deverão subir mais no Sul e no Oeste onde ficam entre 24 e 26°C. Em boa parte das cidades, temperaturas mais entre 20 e 23°C

TENDÊNCIA DO FIM DE SEMANA

O sol aparece, mas a nebulosidade deverá predominar com chance de chuva em todo o estado mais entre final de sábado e o domingo de manhã. Um destaque maior para a temperatura. No sábado ela deverá subir muito no Sul, mas no domingo a previsão é que vá diminuindo no decorrer do dia quando uma nova massa de ar frio deverá chegar a SC.

Bookmark and Share

Quarta de tempo seco em quase todo estado

16 de agosto de 2017 0

A quarta-feira segue com nuvens mais carregadas, nuvens de chuva, sobre o estado do Paraná, como as imagens de satélite mostram. Essa condição faz com que em alguns momentos do dia a gente tenha uma nebulosidade maior em cidades do Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Essas nuvens deixam o sol aparecer, ele aparece bem mais do que na terça-feira, mas essas nuvens podem provocar uma chuva fraca, mas isso com chance maior nas áreas mais próximas do Paraná.

sat1608

 

Nas demais regiões o dia vai ser  de sol e tempo firme. No fim do dia, as nuvens devem aumentar no Sul do estado porque voltaremos a ter influencia da umidade vinda do mar.

As temperaturas sobem um pouco mais, já que teremos uma maior presença do sol nesta quarta-feira, máximas entre 22 e 24°C em boa parte das cidades.

UMIDADE DO MAR

Amanhã deveremos ter a umidade vinda do mar influenciando o tempo em parte de Santa Catarina, isso porque um ar seco está sobre o mar e com ajuda dos ventos joga umidade aqui pro continente. Essa condição vai deixar o tempo instável entre o Litoral e os Planaltos, um dia de muitas nuvens, que intercalam aberturas de sol com uma ou outra pancada de chuva.  No Oeste e Meio Oeste essa umidade não chega, e nessas duas regiões o sol continua aparecendo com tempo seco na quinta-feira.

As temperaturas seguem parecidas com as de quarta-feira, quase não mudam, outra tarde com 21 a 23°C na maior parte do estado.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista

Bookmark and Share

Mais nuvens no período da manhã

15 de agosto de 2017 0

A terça-feira começou com tempo seco em boa parte do estado, só em cidades do Norte, do Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis é que as nuvens predominam agora pela manhã e pontualmente provocam pancadas de chuva rápida. Isso acontece já que no Paraná temos muitas nuvens de chuva, como a imagem de satélite mostra, que acabam influenciando um pouco o tempo nessas áreas.

mapserv (16)

Aos poucos essas nuvens estão se deslocando para o mar e ainda no período da manhã o sol volta a aparecer com tempo seco. Nas demais regiões, o dia começou com sol e segue com o sol o dia todo.

As temperaturas da tarde seguem amenas, não passando muitos dos 21 a 23°C em boa parte das cidades.

SEM MUITAS MUDANÇAS

A quarta-feira terá as condições do tempo praticamente iguais as dessa terça-feira. As nuvens de chuva mais carregadas continuarão sobre o Paraná, influenciando um pouco o tempo na região Norte do nosso estado, que terá outro dia com muitas nuvens e chance de chuva em alguns momentos.

Nas demais regiões teremos o sol continua aparecendo entre nuvens. No fim da quarta as nuvens devem aparecer mais na região Sul, já que teremos a umidade do mar voltando a influenciar um pouco o tempo, e que até pode instabilizar o tempo na noite pra quinta-feira.

As temperaturas ficam parecidas com as de terça, subindo um pouco mais no turno da tarde, máximas entre 23 e 25°C na maior parte do estado.

RESSACA 

Em relação a ressaca, as ondas estão baixando , devem continuar baixando bastante ao longo da tarde pra noite de hoje voltando ao normal na quarta-feira.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista

Bookmark and Share

Tempo instável no PR

14 de agosto de 2017 0

A semana segue com a presença do sol nesta terça-feira que tem tempo seco em boa parte das nossas cidades. No entanto, o estado vizinho do PR deverá ter chuva que irá trazer um predomínio de nuvens na madrugada e de manhã no Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Com isso até há chance de uma instabilidade passageira nestas áreas, mas em pouquíssimas cidades com destaque para quem está próximo do PR.

Depois desta noite e amanhecer de terça com temperaturas um pouco baixas, o período da tarde tem previsão de 19 a 22°C boa parte das cidades como o mapa abaixo mostra:

Sem título

QUARTA-FEIRA

As nuvens mais carregadas seguem atuando no PR. Desta forma, o sol aparece entre nuvens em todas as regiões sendo que teremos momentos mais nublados. Para quem está próximo do PR ainda há chance de chuva passageira. No final do dia, o Sul tem aumento de nuvens devido a umidade do mar que chega até a instabilizar o tempo na região.

Temperaturas muito parecidas com as de terça, ou seja, amenas/baixas ao amanhecer com certo aquecimento à tarde quando variam de 23 a 25°C boa parte das cidades.

Bookmark and Share

Recuo do mar em algumas praias catarinenses

14 de agosto de 2017 0

Hoje conversamos com professor do Curso de Oceanografia da UFSC,  Felipe Pimenta. Ele nos ajudou a explicar o que aconteceu para que ocorresse o forte recuo do mar no fim de semana.

Tudo começa pelo que os oceanógrafos chamam de Transporte de Ekman, um fenômeno que ocorre todo o dia e aqui no Hemisfério Sul faz a água superficial se mover a esquerda do vento predominante.  A imagem abaixo representa essa condição.

ekmanEsse fenômeno é quase imperceptível.

O QUE OCORREU DESTA VEZ?

Ao longo dos últimos dias tivemos a presença de um forte Anti Ciclone (Alta Pressão), na altura da Argentina, representado na figura abaixo. Esse sistema meteorológico tem seus ventos soprando na direção anti-horária, o que é representado na imagem pelas setas na cor preta.

vento1408

 

Como a intensidade desse Anti Ciclone foi fora do padrão ele ajudou a acentuar o transporte de Ekman, fazendo com que recuo do mar fosse extremamente perceptível em muitas praias.

OUTRO FATOR

Outro fenômeno que contribui para o recuo do mar foi a lua cheia dos últimos dias, ou seja, a maré de Sizígia,  quando os efeitos lunares e solares atuam em conjunto, e reforçam uns aos outros, produzindo as maiores marés altas e as menores marés baixas. 

ONDE ACONTECEU?

O recuo do mar foi registrado em várias praias catarinenses. Em Balneário Rincão, por exemplo, o mar chegou a recuar 50 m no sábado, e os ventos de Nordeste chegaram 67 km/h em alguns momentos deste dia no Litoral Sul do estado. Na Praia do Pântano do Sul, na Capital, o mar também recuou e ainda no sábado foi possível avistar um barco que normalmente fica totalmente coberto pela água.

20727933_1421874401236987_5876466042103565348_n

Foto: Praia do Pântano do Sul, Florianópolis. Imagem: Samira Kuball

Outras praias catarinenses que tiveram esse grande recuo do mar entre sábado e domingo foram:

Balneário Camboriú

Praia da Atalaia, em Itajaí

Porto Belo

Lagoa Santo Antônio,  em Laguna

Praia de Itapiruba, em Imbituba 

Esse fenômeno foi registrado em partes do Litoral, entre o Uruguai e São Paulo, entre sexta e domingo.

Vale lembrar que isso não tem nada a ver com tsunami. Tsunamis ocorrem por conta de terremotos no mar que acabam causando ondas gigantes.

Postado por:

Leandro Puchalski – Meteorologista

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

 

Bookmark and Share

Semana começa com sol e tempo seco

14 de agosto de 2017 0

O domingo foi marcado pela passagem de uma frente fria, que provocou chuva um pouco volumosa, principalmente no Extremo Oeste do estado, onde os acumulados passaram dos 100 mm:

115 mm Itapiranga

112 mm Mondaí

100 mm São Carlos

96 mm Caibi

89 mm Romelândia

88 mm Maravilha

80 mm Chapecó

Dados: Ciram/Epagri

A boa notícia é que a circulação marítima que manteve o tempo fechado no fim de semana não mexe mais com o tempo no Litoral e a frente fria que provocou essa chuva mais forte ao longo do domingo já está sobre São Paulo, e por isso esses dois sistema meteorológicos não influenciam mais o tempo aqui em Santa Catarina nessa segunda-feira.

Agora é um ar mais seco que está sobre o nosso estado e traz a presença do sol com poucas nuvens, a imagem de satélite do inicio dessa segunda-feira mostra bem essa condição:

sat1408

As temperaturas sobem um pouco mais ao longo do dia, ficando entre 21 e 23°C durante a tarde na maior parte das cidades.

TERÇA COM SOL

Amanhã o sol volta a aparecer em todo o estado. Mas, os ventos úmidos voltam a jogar umidade do mar aqui pro continente, e dessa forma algumas cidades entre a Grande Florianópolis e Vale do Itajaí terão mais nuvens ao longo do dia e não dá pra descartar uma instabilidade passageira.

As temperaturas não mudam muito em relação a segunda-feira, máximas entre 20 e 22°C na maior parte do estado.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista

Bookmark and Share