Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Ar polar no fim de semana

30 de abril de 2016 0

O sábado amanheceu novamente gelado por todas as regiões do Estado com cidades entre Serra e Meio-Oeste apresentando frio mais uma vez abaixo de zero. As menores temperaturas foram na seguintes localidades:

Morro das Antenas: -2,9ºC
Urubici: -1,8ºC
Morro da Igreja: -1,4ºC
São Joaquim: -1ºC
Tangará: 0ºC
Monte Carlo: 0,5ºC
Est: Inmet/Ciram

Uma das imagens da manhã mostra apenas uma certa variação de nuvens sobre o Estado devido o domínio desse ar frio e seco:

Sem título

Desta forma, sábado de sol e nuvens com uma tarde de 17 a 20ºC boa parte das cidades ficando o Oeste, Serra e Planalto Norte com 13 a 16ºC. As cidades do Oeste a Serra que tem muitas nuvens agora de manhã terão a presença do sol ao longo do dia.

AMANHECER DE DOMINGO GELADO

As baixas temperaturas também vão predominar entre a próxima noite e o amanhecer de amanhã com destaque para a Serra, Meio-Oeste e Planalto Norte onde deveremos ter temperaturas negativas, sobretudo nas duas últimas regiões. A combinação de frio, poucas nuvens durante à noite, baixa umidade e pouco vento deverá trazer formação de geada nessas regiões.
O domingo deverá ser de sol e até poucas nuvens em todas as cidades fazendo com que a temperatura rapidamente vá para um patamar agradável entre final da manhã e início de tarde quando deverá se aproximar de 18 a 21ºC boa parte das cidades!!

O AR POLAR PERDE FORÇA

Depois de um abril quente com muito frio no final, o mês de maio traz finalmente uma condição bem típica de outono, ou seja, na próxima semana vamos ter um sobe e desce da temperatura entre o amanhecer e a tarde, mas sem extremos para um lado ou outro. As manhãs terão um friozinho de leve e as tardes deverão ser agradáveis sem grandes aquecimentos.
O sol segue aparecendo pelo Estado ao longo da próxima semana.

Bookmark and Share

Abaixo de zero

29 de abril de 2016 0

Novamente as temperaturas ficaram negativas em parte de SC com destaque para a faixa entre Meio-Oeste e Serra. Dentro das cidades que tem estações meteorológicas as que mais se destacaram foram:

Urupema: -4ºC
Bom Jardim da Serra: -2,6ºC
São Joaquim: -1,6ºC
Otacílio Costa: -1,5ºC
Lages: -1,3ºC
Monte Carlo: -1,2ºC
Fraiburgo: -1ºC
Campos Novos: -0,9ºC
Vargem e Campo Belo do Sul: -0,8ºC
Ponte Serrada: -0,8ºC
Urubici: -0,3ºC

Est: Inmet/Ciram

As baixas temperaturas trouxeram pontos de geada por essas regiões. A sexta terá temperaturas da tarde entre 10 e 13ºC entre Oeste e Serra com 17 a 20ºC, mais agradável, em boa parte das cidades.

Quando se fala de dia muito frio a ideia é que seja ensolarado. Hoje será diferente porque o sol até aparece, mas a nebulosidade deverá predominar em momentos do dia. Uma das imagens do amanhecer mostra a maior nebulosidade passando pelo Estado:

Sem título

FIM DE SEMANA COM NOITES MUITO FRIAS

Para as próximas noites, amanhecer de sábado e domingo, a previsão continua sendo de frio intenso em todas as cidades com destaque para a Serra, Planalto Norte e Meio Oeste que ainda tem chance de temperaturas abaixo de zero. No domingo essa condição até mais no Planalto Norte do que na Serra. Com as baixas temperaturas e o ar seco há previsão de geada no amanhecer dos dois dias na Serra, Oeste e Planalto Norte. Em relação a neve, sem nenhuma chance.
O sol aparece entre nuvens em todas as cidades com maior nebulosidade no Litoral e Sul. Tarde um pouco mais agradáveis em boa parte das cidades.

PRÓXIMA SEMANA, FINALMENTE OUTONO

Esse mês de abril foi de extremos, boa parte dos dias com característica de verão e o final de inverno. No entanto, o início de maio será finalmente com uma característica de outono, ou seja, esse forte ar frio que passa pelo Estado vai perder força.
Porém, a perda de intensidade esta mais ligada a temperatura da tarde porque as noites da semana que vem ainda vão ter um friozinho de leve, nada forte como agora. Essa condição deverá trazer finalmente a característica principal do outono que é o amanhecer friozinho e a tarde agradável com certo aquecimento.

Bookmark and Share

Ar polar "derruba" as temperaturas

28 de abril de 2016 2

A quinta-feira amanheceu gelada em todas as cidades do Estado com destaque para a Serra que novamente registrou temperaturas abaixo de 0ºC. Dentro das cidades que tem estações meteorológicas as que mais chamaram atenção foram:

Morro da Igreja (Entre Bom Jardim da Serra e Urubici): -3,5ºC
Morro das Antenas (Urupema): -3,2ºC
Urubici: -2,3ºC
São Joaquim: -1,9ºC
Água Doce: -0,7ºC
Painel: -0,4ºC
Pinhal da Serra e Tangará: -0,1ºC
Lages: 0ºC
Ponte Serrada: 0,4ºC
Lebon Régis: 0,5ºC
Campo Belo do Sul: 0,7ºC
Fraiburgo: 0,8ºC
Campos Novos: 0,9ºC
Monte Carlo: 1,1ºC
Curitibanos: 1,3ºC
São Bento do Sul, Vargem do Sul, Santa Cecília, Otacílio Costa e Papanduva : 1,4ºC
Campo Alegre: 1,5ºC
Rio Rufino e Rio Negrinho: 1,6ºC
Três Barras: 1,7ºC
Caçador e Mafra: 1,9ºC
Anitápolis: 2,0ºC
Monte Castelo, Arroio Trinta e Rio das Antas: 2,2ºC
Brunópolis: 2,3ºC
Ibaim: 2,5ºC

Est: Inmet/Ciram

A quinta-feira será de sol e nuvens que aparecem bastante ao longo do dia, sobretudo de manhã. Ao longo da tarde faz frio do Oeste a Serra com 8 a 11ºC, mas ficando as demais regiões com 16 a 19ºC, ou seja, mais agradável. Só chamo atenção que no Planalto Norte a tarde tem 12 a 14ºC.

NEVE?

Ontem tivemos por poucos minutos uma precipitação muito fraca em parte de São Joaquim. A chance é só no amanhecer dessa quinta e mesmo assim remota. Ao longo do dia vai ficar seco na região e NÃO HÁ mais previsão nos próximos dias!

GEADA?

Sim! Essa está prevista para amanhã entre Oeste, Serra e Planalto Norte. Ainda há chance de geada no amanhecer do fim de semana!

O FRIO SEGUE FORTE NAS PRÓXIMAS NOITES

Amanhã e no amanhecer de sábado e domingo o frio segue bastante forte a exemplo do que ocorreu nessa quinta-feira. Poderemos ter até temperaturas negativas fora da Serra, algumas cidades do Meio Oeste e Planalto Norte poderão ter esse frio mais forte!
Nos próximos três dias teremos a presença do sol, mas com nuvens, sobretudo nessa sexta-feira quando a nebulosidade deverá predominar em momentos do dia. As tardes ficam mais agradáveis, 18 a 20ºC, no Litoral, Vale do Itajaí e Norte.

Bookmark and Share

Tarde mais fria dos últimos 24 anos

27 de abril de 2016 0

O ar frio chegou a Santa Catarina derrubando as temperaturas, em São Joaquim o dia começou com ZERO grau, registrado pela estação meteorológica convencional do INMET, localizada há 2 km do centro da cidade.
Durante a tarde a temperatura não passou dos 2,8°C.

Foi a tarde mais gelada em Abril pelo menos nos últimos 24 anos, ou seja, desde 1992 não tínhamos uma tarde tão fria no mês de Abril na cidade, segundo as medições feitas por esta estação. (Por problema de falta de dados não conseguimos buscar informações dos anos de 1990 e 1991).

E durante a tarde as temperaturas se mantiveram baixas em várias cidades do estado, e por isso a próxima noite será ainda mais fria quando comparada a noite passada.

Ás 17hs já tínhamos 0,5°C em Urupema (Morro das Antenas) e 1,7°C em Urubici. Ao longo da madrugada as temperaturas baixam ainda mais e trazem um amanhecer com:

Oeste: 2 a 4ºC
Litoral: 8 a 10ºC
Norte/Vale do Itajaí: 7 a 9ºC
Sul: 5 a 7ºC
Planalto Norte/Meio Oeste: -1 a 1ºC
Serra: -2 a -4ºC

A chance de geada existe, mas como vamos ter uma boa coberturas de nuvens ela deverá ser mais localizada. A quinta-feira terá sol e boa variação de nuvens ao longo do dia. Durante à tarde 17 a 19ºC ficando Serra e Oeste com 10 a 12ºC.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

O primeiro ar frio polar do ano

27 de abril de 2016 0

A quarta-feira amanheceu com temperaturas típicas de inverno nesse 27 de abril. Cada região na sua característica, mas todas registrando temperaturas baixas no amanhecer. Abaixo ilustramos algumas cidades que tem estações meteorológicas:

Morro da Igreja (Urubici/Bom Jardim da Serra): -0,9ºC
Morro das Antenas (Urupema): -0,3ºC
Água Doce: 1,5ºC
Urubici: 0,9ºC
São Joaquim: 1,1ºC
Santa Cecília: 3,8ºC
Lebon Régis: 3,9ºC
Caçador: 3,4ºC
Fraiburgo: 4,2ºC
Curitibanos: 4,6ºC Est: Ciram/Inmet

Na maior parte das cidades tivemos um amanhecer com 8 a 10ºC com 11 a 13ºC no Sul, Litoral, Norte e Vale do Itajaí.

PREVISÃO

A quarta-feira tem muitas nuvens no início da manhã com algumas instabilidades, mas as nuvens vão para o mar trazendo a presença gradativa do sol ao longo da manhã ficando o tempo seco no Sul, Litoral, Vale do Itajaí e Norte. Nas cidades da Serra e Oeste o dia inteiro terá muitas nuvens, só períodos de melhoria e chuvisco.

O frio segue presente à tarde do Oeste a Serra onde não passa dos 8 a 11ºC. Nas demais regiões onde o sol irá aparecer a previsão é de uma tarde com 17 a 20ºC.

A PRÓXIMA MADRUGADA SERÁ AINDA MAIS FRIA

A medida que o ar frio se estabelece, o centro da massa de ar chega, as temperaturas caem ainda mais, ou seja, a próxima noite/amanhecer de quinta teremos ainda mais frio com essa previsão:

Oeste: 2 a 4ºC
Meio Oeste: 0 a 2ºC
Litoral: 8 a 10ºC
Norte/Vale do Itajaí: 7 a 9ºC
Sul: 5 a 7ºC
Planalto Norte/Meio Oeste: -1 a 1ºC
Serra: -2 a -4ºC

A chance de geada existe, mas como vamos ter uma boa coberturas de nuvens ela deverá ser mais localizada. A quinta-feira terá sol e boa variação de nuvens ao longo do dia. Durante à tarde 17 a 19ºC ficando Serra e Oeste com 10 a 12ºC

SEXTA-FEIRA AMANHECE GELADA

O frio no amanhecer do dia será tão forte quanto o de quinta podendo pontualmente alguma cidade apresentar até uma temperatura menor, especialmente no Planalto Norte e Meio Oeste onde a chance de temperatura negativa aumenta. O sol novamente aparece entre nuvens em todas as cidades. Chamo atenção que ao longo da tarde as temperaturas ficam mais agradáveis.

Bookmark and Share

Sensação térmica abaixo de 0°C

26 de abril de 2016 0

O ar frio já tomou conta do Oeste catarinense e também em parte da Serra. Separamos alguns dados das temperaturas registradas ás 16hs e a sensação térmica* também deste horário.

inverno

*A sensação térmica é um cálculo que leva em consideração a temperatura e a velocidade do vento, para chegar no valor mais próximo da temperatura que nós sentimos quando estamos expostos ao ar livre.

Durante a noite as temperaturas vão continuar diminuindo em todas as regiões do estado devido o avanço do ar frio, e por conta dos ventos a sensação térmica vai ser menor do que o valor indicado no termômetro.

AMANHECER DE QUARTA TÍPICO DE INVERNO

A quarta-feira vai começar com temperaturas baixas em SC:

Oeste/Meio Oeste/Planalto Norte: 4 a 6ºC
Serra: 1 a 3ºC
Sul: 10 a 12ºC
Litoral/Vale do Itajaí/Norte: 13 a 15ºC

O sol deverá aparecer entre poucas nuvens na maior parte das cidades. No entanto, o Oeste e a Serra ainda terão muitas nuvens, períodos de aberturas de sol, mas um chuvisco isolado. Chamo atenção que na próxima madrugada uma chance muito pequena de neve não pode ser descartado nos altos da Serra, mas especialmente no RS!
Importante destacar que a tarde será fria da Serra ao Oeste já que não deverá passar dos 10 a 12ºC. Nas demais regiões 16 a 19ºC!

Bookmark and Share

Ar frio se aproxima

26 de abril de 2016 5

Ao longo dessa terça-feira de maneira gradativa vamos ter a chegada da primeira massa de ar frio polar do outono de 2016. Diante disso, hoje a temperatura terá um comportamento diferente da maior parte dos dias, ou seja, a menor temperatura não será no amanhecer e sim no início da próxima noite quando o ar frio deverá atingir, cada região na sua característica, todo o Estado.
Para a tarde de hoje a previsão é de 18 a 21ºC boa parte das cidades ficando a faixa da Serra ao Oeste apenas com 11 a 13ºC!

A condição do tempo ainda é de instabilidade devido a grande quantidade de nuvens que irão permanecer boa parte do dia trazendo até chuva passageira em momentos do dia. Uma das imagens do amanhecer mostra a presença dessa nebulosidade:

Sem título

AMANHECER DE QUARTA TÍPICO DE INVERNO

Amanhã de manhã teremos baixas temperaturas em todas as regiões com previsão de:

Oeste/Meio Oeste/Planalto Norte: 4 a 6ºC
Serra: 1 a 3ºC
Sul: 10 a 12ºC
Litoral/Vale do Itajaí/Norte: 13 a 15ºC

O sol deverá aparecer entre poucas nuvens na maior parte das cidades. No entanto, o Oeste e a Serra ainda terão muitas nuvens, períodos de aberturas de sol, mas um chuvisco isolado. Chamo atenção que na próxima madrugada uma chance muito pequena de neve não pode ser descartado nos altos da Serra, mas especialmente no RS!

Importante destacar que a tarde será fria da Serra ao Oeste já que não deverá passar dos 10 a 12ºC. Nas demais regiões 16 a 19ºC!

AMANHECER DE QUINTA E SEXTA AINDA MAIS FRIOS

A medida que o ar frio polar se estabelecer as temperaturas do amanhecer serão ainda menores. Tanto na Quinta quanto na Sexta teremos frio mais forte com o auge devendo ser as primeiras horas de sexta-feira. Para terem ideia na Serra a previsão é de mínimas entre -3 a -5ºC, sobretudo sexta.
Destaco que o Litoral, Norte e Vale do Itajaí terão tardes agradáveis dentro desse período.

Bookmark and Share

AR FRIO A CAMINHO

25 de abril de 2016 0

A semana começou com uma frente fria (linha azul com triângulos) deslocando-se por Santa Catarina.
É um sistema meteorológico formado quando uma massa de ar frio se encontra com uma massa de ar quente, formando nuvens de chuva.
A terça-feira ainda tem influência da frente fria, e por isso o dia terá muitas nuvens que até intercalam com períodos de melhoria, mas ainda podem ocorrer (isoladamente) pancadas de chuva mais forte.

frente fria

Conforme a frente fria for se afastamento de Santa Catarina, quem chega ao nosso estado é a primeira massa de ar frio do outono, diminuindo gradativamente a temperatura ao longo do dia em todas as regiões. Por isso a terça-feira começa com temperaturas mais de outono nas cidades entre o Oeste e a Serra, e no final da terça em direção a quarta-feira o ar frio se estende por todas as cidades do estado.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Última semana de abril, primeira onda de frio do Outono

25 de abril de 2016 2

Na última semana de abril é que a primeira massa de ar frio polar deverá chegar ao Estado trazendo gradativamente o fim dos vários dias de forte calor que o mês apresentou. Só que antes da troca das massas de ar temos a presença uma frente fria, sistema de chuva, que irá trazer instabilidades por todas as regiões. Uma das imagens do amanhecer já mostrava a grande presença de nuvens que já temos sobre SC:

Sem título

Assim, nuvens e chuva a qualquer hora em boa parte de SC ficando a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte com aberturas de sol e chuva só bem isolada e mais no final do dia. Chamo atenção que isoladamente poderemos ter temporais e/ou chuva forte.

As temperaturas ainda trazem um dia quente para a Grande Florianópolis, Norte e Vale do Itajaí com 30 a 33ºC, especialmente nas duas últimas regiões. Nas demais áreas, ainda não temos o ar frio polar, mas as temperaturas já não sobem tanto devido a instabilidade, ou seja, 21 a 24ºC.

TERÇA COM COMPORTAMENTO DIFERENTE DA TEMPERATURA

Na maior parte dos dias a menor temperatura ocorre ao amanhecer e a maior no meio da tarde. Esqueça isso para amanhã!!

Como ao longo da terça-feira teremos a chegada da primeira massa de ar frio polar do outono o comportamento será inverso, ou seja, a maior temperatura será no início do dia e a menor no final, ou seja, se preparem para ir sentindo frio gradativamente ao longo do dia.

Na faixa do Oeste a Serra durante à tarde deveremos ter 15 a 18ºC baixando muito no final da tarde/noite. Nas demais regiões, 21 a 24ºC passando um pouco disso no Norte.

A terça terá muitas nuvens, períodos de melhoria e ainda chuva em forma de pancada que poderá trazer isoladamente temporais.

QUARTA A SEXTA NOITES DE INVERNO

A previsão é que o ar frio se estabeleça trazendo manhãs de inverno com temperaturas negativas na Serra, especialmente quinta e sexta com -3 a -5ºC. Nesses dois dias temperaturas próximas de 0ºC no Planalto Norte e Meio Oeste. Boa parte de SC, incluindo o Litoral, a semana deverá ter manhãs próximas dos 10 a 12ºC!!

O sol deverá aparecer na segunda parte da semana ficando a quarta ainda com mais nuvens do Oeste a Serra. As tardes serão frias mais na quarta já que o sol irá trazer nesse turno temperaturas um pouco mais agradáveis, especialmente no Litoral, Vale do Itajaí e Norte.

CHANCE DE GEADA?

Sim, há previsão de geada na Serra no amanhecer de quinta e sexta com chance pequena para quarta que ainda terá muito umidade. No entanto, na quinta e na Sexta ela poderá aparecer até em áreas de baixadas do Meio-Oeste e Planalto Norte.

Bookmark and Share

Temperaturas voltam a subir

23 de abril de 2016 2

As nuvens que trouxeram chuva nesta sexta-feira, com acumulados elevados em cidades como Urubici que registrou 76mm e Anitápolis com 63mm, começam a se afastar do nosso estado.

Com isso o sábado volta a ter a presença do sol entre nuvens, mas com elas predominando e até trazendo uma chuva fraca e passageira em alguns momentos do dia.

mapserv (15)

As temperaturas também voltam a subir, ficando entre 28 e 30°C nas cidades do Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul do estado, no Meio Oeste e Planaltos um dia mais ameno, entre 24 e 25°C.

TEMPO DOMINGO

Amanhã o dia vai ser bem aproveitável ao ar live, o sol vai predominar em todas as regiões do estado. E o calorão volta a marcar presença, chegando aos 32 a 34°C em cidades do Vale do Itajaí e do Norte do estado.

TEMPERATURAS DE OUTONO/INVERNO

Semana que vem teremos grandes mudanças no tempo: a primeira massa de ar frio do outono chega na terça de manhã nas cidades entre o Oeste e a Serra, e no final desse dia em direção a quarta-feira o ar frio se estende por todas as cidades do estado.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share