Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Tarde de verão

03 de agosto de 2015 0

A semana começou e a massa de ar seco continua influenciando nas condições do tempo aqui em Santa Catarina. O sol marcou presença em todas as regiões, e fez com que as temperaturas ficassem bem elevadas para a época do ano, principalmente no início da tarde de hoje.
O destaque foi na região sul, onde os termômetros passaram dos 34°C. Veja algumas temperaturas registradas nesta segunda-feira:

34,3°C Tubarão

33,3°C Luíz Alves

33,2°C Jaguará do Sul

32,5°C Joinville

32,7°C Jaguaruna e Santo Amaro da Imperatriz

31,8°C Blumenau

31,3°C Urussanga

31°C Florianópolis

O sul do estado, depois de registrar o calor no início da tarde teve algumas rajadas de ventos de até 50km/h e também o aumento da nebulosidade que resultaram na diminuição das temperaturas, que já estão próximas a 23°C na região.
Não se descarta pancadas chuva entre o planalto sul e o litoral sul no final de tarde de hoje devido as altas temperaturas, mas se ocorrer é de forma isolada, poucas cidades.

mapserv (87)

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

El Niño - O que é?

03 de agosto de 2015 0

Durante esse ano você já deve ter ouvido falar sobre El Niño. Se ainda não ouviu, pode ter certeza que vai ouvir falar muito até o final do ano porque ele já está e vai continuar influenciando o clima do Sul do Brasil. Sabe os altos volumes de chuva do mês passado? É influência dele!

Por tudo isso é que vamos fazer um apanhado de informações sobre o fenômeno para que todos consigam entender melhor o que ele é, o que significa e quais as consequências!

O QUE É?

El Niño não é um sistema meteorológico que saia de uma região e venha para SC.
Esqueça frases do tipo: El Niño avança para SC.
Nada disso!

Um dos fatores que influenciam o clima, não o tempo que é curto prazo, é a interação da temperatura das águas do oceanos e a atmosfera. A troca de energia entre eles faz com que tenhamos estações do ano típicas ou com anomalias, mais ou menos rigorosas.

Diante disso, uma região extremamente importante para dizer como será o clima de uma estação é a da figura abaixo:

equadro

A faixa entre Austrália e a América do Sul é uma das regiões do planeta mais importantes para determinar o clima do mundo inteiro. Quando temos águas mais quentes do que o normal nessa parte do oceano pacífico e vento, na região chamado de alísios, mais fracos por um período de 3 a 6 meses seguidos, temos o que chamamos de El Niño!!

VEJAM BEM:

O que ocorre no oceano e na atmosfera de uma determinada região do planeta é que é o El Niño, ou seja, ele não avança de um ponto para outro. O que ocorre é que as mudanças nessa região, Australia/América do Sul, muda a circulação dos ventos na atmosfera que mudam o transporte de umidade pelo mundo criando variações na distribuição das chuvas e também das massas de ar responsáveis pelo comportamento da temperatura.

Isso é El Niño!!

Bookmark and Share

El Niño 2015 - Como muda o clima no sul do Brasil?

03 de agosto de 2015 0

O fenômeno influência diversas regiões do mundo inteiro, mas cada região de uma forma. Para nós de Santa Catarina, a influência maior é no comportamento da chuva que aumenta de volume em relação ao padrão.

O QUE MUDA EM ANOS DE EL NIÑO?

É importante você ter em mente que quando falamos em El Niño estamos falando de uma escala macro, não só em termos de região de influência. Quando há um El Niño aumenta a frequência de um padrão da atmosfera que é favorável a eventos extremos de chuva que duram uma certa quantidade de dias. Em ano de influência do fenômeno temos alguns momentos em que o padrão da atmosfera abaixo ocorre no Estado:

Sem título (3)

Vejam que o El Niño ajuda a intensificar um vento em altitude que traz umidade do Norte do Brasil/Oeste da América do Sul diretamente para SC. Nesses dias, toda e qualquer frente fria, sistema de chuva, que avança do Sul da América do Sul é intensificada na nossa região e fica praticamente parada trazendo não só nuvens mais carregadas, volumes de chuva, quanto aumentando a quantidade de dias com a chuva presente.
Para vocês terem ideia, foi o que ocorreu nesse mês de Julho de 2015!!

INTERFERÊNCIA NA TEMPERATURA

Pelo mesmo motivo que a chuva aumenta de intensidade, nós temos temperaturas mais elevadas no inverno. O que faz a temperatura ficar típica de inverno é a passagem de massas de ar frio polar que entram após a passagem das frentes frias, a chuva. Como em anos de El Niño o que fica no Estado é mais a frente, o ar frio atrás não consegue avançar/predominar fazendo com que o inverno em anos de El Niño tenha menos ar frio ficando ameno!

ENQUANTO O EL NIÑO ESTIVER ATIVO, TEM INFLUÊNCIA EM SC?

Não necessariamente!! Não é muito bem definido de quanto em quanto tempo o El Niño aparece e nem o tempo que normalmente ele dura. As duas condições são muito variáveis. O mais importante a destacar que mesmo que um evento El Niño dure 1 ano ou mais, não é sobre todo o tempo de atividade que ele muda o comportamento da chuva e da temperatura em Santa Catarina.

Através de trabalhos significativos podemos dizer que a influência maior dele é entre primavera e início de verão com destaque para o trimestre Outubro/Novembro/Dezembro! Esse é um período que dificilmente um El Niño não mude o clima do nosso Estado. Nos outros meses, vai depender a intensidade e da característica do El Niño que estiver atuando!!!

Bookmark and Share

El Niño 2015 - Impactos no Sul do Brasil?

03 de agosto de 2015 0

No post anterior mostramos a influência de um El Niño pelo mundo e quais as que já estão ocorrendo nesse ano. Neste post, vamos mostrar que aqui em SC e no Sul do Brasil também já temos sinais do El Niño 2015!!

Podemos dizer que o mês de Julho abriu as portas para a influência do fenômeno no clima de 2015. O alto volume de chuva registrado no mês passado já foi uma das características do El Niño. Abaixo os mapas mostram o volume de chuva que ocorreu em Julho e o que normalmente ocorre num mês em SC. Vejam como tivemos cidades onde os totais ficaram acima do padrão, 2 a 3x mais!!

Julho de 2015

CHUVA_JULHO

Normal de Julho

6190_julho

TEMPERATURA

Na sequência temos um mapa que mostra a anomalia de temperatura mínima, ou seja, a diferença entre o que ocorreu e o que normalmente ocorre ao longo de um mês de Julho em relação as temperaturas do amanhecer aqui no estado. Percebam que tivemos no mês passado regiões onde a temperatura do amanhecer foi de quase 4°C acima do normal.

pastedImage (1)

Ou seja, não tivemos manhãs tão frias quanto normalmente ocorre.

Portanto, o fato de julho ter sido mais chuvoso e menos frio que o padrão mostra exatamente uma das consequências teóricas do El Niño em SC!!!

Bookmark and Share

El Niño 2015 - Condição atual e previsão

03 de agosto de 2015 0

O El Niño de 2015 está com intensidade moderada nesse momento, mas já com grandes indicativos de avançar para forte e até mesmo chegar a indicativos superiores a um dos El Niño mais intensos dos últimos anos que foi o de 1997/98.

Para vocês entenderem, separei no mapa abaixo a divisão imaginária que é feita no oceano entre Austrália e América do Sul. Essa divisão é importante porque ela mostra gradativamente como a água quente vai se espalhando, da Austrália para a América do Sul, de maneira gradativa até alcançar patamares de El Niño:

figura7

Vejam que temos 4 divisões:
Niño 1+ 2: monitora a temperatura da água próxima da costa do Peru
Niño 3: monitora a temperatura da água um pouco afastada da costa do Peru até o centro do oceano
Niño 4: monitora a temperatura da água um pouco afastada da costa da Austrália até o centro do oceano
Niño 3.4: monitora a temperatura da água no centro do oceano

Agora vejam o mapa abaixo que é da mesma região e percebam como nas 4 divisões as temperaturas do oceano estão acima do normal e dentro de um padrão considerado de El Niño:

tsmfinaldejulho

Diante da condição atual e do fato dos modelos indicarem manutenção e intensificação do El Niño nos próximos meses, podemos dizer que meteorologicamente esse El Niño de 2015 é muito próximo do 97/98, que até agora considerado o Super El Niño.

Vejam no mapa abaixo que pela temperatura do mar, eles são muito parecidos:

comparação el nino 97 2015

Vale ressaltar que mesmo que a temperatura do Oceano Pacífico esteja bem parecida com o que ocorreu em 97/98, não podemos afirmar e nem utilizar isso para comparação de possíveis impactos semelhantes aos registrados na época do super El Ninõ. O que estamos comparando, são as anomalias das temperaturas no Oceano Pacífico e os outros indicativos de intensidade dos eventos.

Bookmark and Share

Sol e nuvens

03 de agosto de 2015 0

A semana começa com o ar seco dos últimos dias trazendo uma segunda-feira de sol e nuvens em todas as regiões, mas elas vão aparecer um pouco mais em parte de SC. Vejam pela imagem de satélite que há uma certa nebulosidade sobre o Sul do Brasil, especialmente no RS:

mapserv

As temperaturas seguem de primavera/verão porque depois do amanhecer ameno a temperatura da tarde se aproxima dos 26 a 28ºC boa parte das cidades subindo para casa dos 30ºC mais nas cidades do Sul.

TERÇA-FEIRA

O sol continua aparecendo entre nuvens em todas as cidades com temperaturas da tarde ainda subindo para a época do ano, 24 a 26ºC boa parte das cidades, mas não tão elevadas quanto hoje já que teremos um ar frio passando entre Uruguai e o RS. Destaque para o Sul que não terá o mesmo calor de hoje.
Chamo atenção que no final do dia uma chuva fraca e passageira não se descarta, mas isso mais em poucas cidades do Sul, Serra e Oeste.

QUARTA-FEIRA

O sol novamente aparece, mas voltamos a ter predomínio de nuvens em momentos do dia, especialmente no Sul. A presença de instabilidades no RS e a umidade que vem do mar irão trazer esses momentos de mais nuvens. Uma chuva passageira não se descarta com chance menor para o Oeste e maior para as cidades do Sul.

TENDÊNCIA DA SEMANA

Se nada mudar, a presença de um ar frio no mar deverá deixar as temperaturas na segunda parte da semana mais amenas, ou seja, deveremos ter tardes mais dentro da característica da estação. Se isso ocorre, o vento Nordeste também poderá ser mais forte. Vamos acompanhar!!

Bookmark and Share

Fim de semana de primavera/verão

01 de agosto de 2015 0

O ar seco que avançou sobre SC nos últimos dias continua influenciando o tempo por todas as regiões nesse sábado. A imagem abaixo mostra, pelos pontos em azul, que o turno da manhã tem áreas com nevoeiros que vão se dissipando gradativamente a medida que a temperatura vai subindo:

mapserv

Diferente da semana, ao longo do dia teremos um pouco mais de nuvens e também de vento que chega passar para Sul entre a Grande Florianópolis e o Sul do Estado devido uma instabilidade no mar.

Durante à tarde, temperaturas entre 25 e 27ºC boa parte das cidades ficando Serra entre 22 e 24ºC.

DOMINGO

O sol deverá aparecer novamente em todas as cidades apenas com alguns nevoeiros isolados ao amanhecer. Vento de Norte com variações de Nordeste/Noroeste que ajuda a trazer uma tarde quente, como hoje, para a época do ano.

PRIMEIRA QUINZENA DE AGOSTO

A previsão indica baixíssimos volumes de chuva para os primeiros quinze dias de mês. Ao longo da próxima semana o sol vai continuar aparecendo em todas as cidades, mas não com céu tão “aberto” porque vamos ter momentos de maior nebulosidade devido um ar frio que deverá estar no mar fazendo o vento soprar úmido para o Litoral e áreas próximas. Há até poucos momentos da semana que vem deverão ter alguma instabilidade na faixa Leste, mas fraca. Vamos acompanhar!!

Bookmark and Share

Julho de 2015 - Chuvoso

31 de julho de 2015 0

A última semana desse mês foi completamente diferente do que predominou durante boa parte de Julho. O destaque principal foi o grande volume de chuva ocorrido em todas as regiões, mas com destaque para o Oeste que teve sérios prejuízos devido os altos volumes registrados.

Os dois mapas abaixo mostram o que ocorreu nesse Julho de 2015 e o que normalmente ocorre num mês de Julho no nosso Estado:

CHUVA_JULHO

6004_julho

Vejam que tivemos pontos com 2 a 3 vezes mais chuva que o padrão. Cidades como Xanxerê chegaram a acumular mais de 400 mm!!

CHUVA NA TEMPERATURA

Esse comportamento de muitos dias chuvosos, alguns extremamente chuvosos, interferiu diretamente no comportamento da temperatura. O que mais chamou atenção das pessoas foi o pouco frio.

MÍNIMAS: Quando olhamos para as temperaturas mínimas, que normalmente ocorrem no amanhecer, elas ilustram muito bem esse sentimento. Observem no mapa abaixo que em todo o Estado elas ficaram acima do que é o padrão chegando a ter áreas com 3 a 4ºC a mais do que é o normal de Julho:

anomalia_julho

Resumindo: as manhãs não foram tão frias quanto “deveriam” ser, foram mais “quentes”. Em algumas cidades isso não ocorria a muitos anos como em Urussanga onde a última vez que o amanhecer de julho foi acima do normal ocorreu há 54 anos!

MÁXIMAS: No entanto, quando olhamos para as temperaturas máximas, que normalmente ocorrem à tarde, percebemos que elas ficaram dentro do normal e até menores que esse padrão, ou seja, Julho teve tardes até mais frias, especialmente no Oeste como o mapa abaixo mostra:

ANOMALIA_JULHO

RESUMO DE JULHO

Chuvoso e com amanhecer menos frio que o normal e tardes mais frias que o normal.

Bookmark and Share

Semana termina com ar seco

31 de julho de 2015 0

A sexta-feira é outro dia de sol em todas as cidades devido o ar seco que seque bloqueando todo avanço de sistemas meteorológicos que pudessem mudar o tempo.
A imagem abaixo é do início da manhã que mostra, pontos em azul, nevoeiros em parte de SC com destaque para o Vale do Itajaí:

mapserv

Os nevoeiros se dissipam e o sol também aparece nessas regiões. As temperaturas voltam a subir ao longo da tarde chegando a 24 a 27ºC boa parte das cidades sendo que no Sul se aproximam dos 30ºC.

FIM DE SEMANA

O tempo não muda nos dois próximos dias que seguem com o ar seco garantindo a presença do sol em todas as cidades. Nevoeiros isolados ao amanhecer pela temperatura que diminui um pouco durante à noite.
As temperaturas da tarde se aproxima dos 27 a 30ºC boa parte das cidades.

Bookmark and Share

Temperaturas de primavera

30 de julho de 2015 0

A quinta-feira segue sem mudanças sobre SC que tem a presença do ar seco sobre todas as regiões. O dia novamente terá sol e algumas poucas nuvens na maior parte das cidades.

Nevoeiros no turno da manhã ocorrem, especialmente no Litoral devido uma corrente fria de água que passa muito próximo da costa. A imagem abaixo mostra claramente o nevoeiro, pontos em azul, chamado de marítimo:

mapserv

Ao longo da tarde teremos temperaturas novamente elevadas depois do amanhecer ameno/frio. Previsão de 24 a 26ºC boa parte das cidades e próximo dos 30ºC no Vale do Itajaí e Sul.

SEXTA E FIM DE SEMANA

Não há previsão de mudanças, o ar seco com sol e algumas nuvens seguem nos três dias em todas as cidades. Temperaturas de primavera já que as noites/manhãs terão temperaturas amenas/frias e as tardes serão novamente quentes se aproximando dos 30ºC boa parte das cidades, especialmente no fim de semana.

Bookmark and Share