Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Aumento de nuvens

24 de outubro de 2014 0

A semana foi de predomínio de ar seco sobre o Estado com destaque para o Oeste que teve pouca nebulosidade. A sexta ainda tem a presença do sol por todas as regiões, mas as nuvens voltam a aparecer como a imagem do final da madrugada já mostrava, inclusive no Oeste:

S11235230_201410150800

Sexta-feira de nuvens e aberturas de sol, mas pelo aumento da nebulosidade não se descarta um chuvisco e/ou chuva fraca passageira em parte do Estado, ou seja, em poucas áreas visto que boa parte das regiões terão mais aumento de nuvens que instabilidade. Como a chuva no Sul do Brasil ocorre mais no PR, as nossas cidades do Centro para o Norte tem maior chance dessa instabilidade fraca.

As temperaturas da tarde vão subir trazendo um dia quente/abafado com previsão de maior aquecimento no Sul e Oeste como o mapa abaixo mostra:

imagem

FIM DE SEMANA

O sol irá aparecer nos dois dias em todas as regiões com maior destaque para o Oeste onde ele predomina devido a menor nebulosidade. As cidades do Litoral, Vale do Itajaí, Sul, Norte e parte da Serra terão influência do vento de Nordeste/Leste que traz umidade do mar. Por isso, o sol aparece com momentos de mais nuvens como por exemplo na manhã do sábado. Não se descarta nessas regiões uma chuva fraca intercalando com as aberturas de sol sendo que no domingo a chance é bem pequena. As temperaturas pouco mudam em relação o que foi a semana, ou seja, noites frias/amenas e tardes agradáveis/quentes com as maiores temperaturas ocorrendo no Oeste.

Bookmark and Share

Sol e nuvens

23 de outubro de 2014 0

A quinta-feira será outro dia com poucas mudanças do tempo já que a influência continua sendo do ar seco e frio que está no mar fazendo o vento entrar de nordeste, ou seja, direção que traz umidade para a faixa do Litoral ao Centro, mas principalmente para o Norte e Vale do Itajaí.

A imagem do amanhecer até chega a mostrar um pouco mais de nuvens nessa parte de SC:

S11235230_201410150800

A quinta é de sol e nuvens em todas as cidades até naquelas onde o período da manhã tem mais nuvens. Chamo atenção que novamente a noite teve diminuição de temperatura também pela influência dessa massa de ar seco e frio. O dia começou com 4ºC em Bom Jardim da Serra e 5ºC em Urupema. Cada região teve a sua diminuição ficando boa parte das nossas cidades com algo entre 11 a 14ºC. Como é primavera, esse frio fica no amanhecer, ao longo da tarde a temperatura irá subir em todas as cidades como o mapa abaixo mostra:

imagem

SEXTA COM ALGUMAS MUDANÇAS

O sol volta a aparecer em todas as cidades com maior variação de nuvens pelo Estado como um todo. As temperaturas não baixam tanto ao amanhecer que faz com que o turno da tarde tenha um maior aquecimento ficando entre 25e 27ºC boa parte das cidades sendo que no Sul e Oeste ela se aproxima dos 30ºC.

Devido o aquecimento não podemos descartar uma chuva bem fraca e passageira no final do dia, mas a chance é pequena especialmente para quem está próximo do RS já que essa chuva ocorre no sul do Brasil mais no PR.

FIM DE SEMANA

O sol irá aparecer nos dois dias em todas as cidades que terão tardes agradáveis a quentes, mas com temperaturas maiores  no Sul e Oeste. Teremos também períodos de muitas nuvens como no sábado de manhã entre o Litoral e o Centro, especialmente no Norte e Vale do Itajaí.  Chance de chuva fraca e passageira não se descarta, sobretudo final de sábado, mas em poucas cidades ficando a maior parte de SC mais com aumento de nuvens que instabilidade.

Bookmark and Share

Setembro de 2014, o mais quente dos últimos 135 anos

22 de outubro de 2014 2

Um dos órgãos de Meteorologia mais conceituados do mundo, a NOAA(Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, dos EUA) divulgou que o mês de Setembro de 2014 foi o mais quente de todos os meses de Setembro desde 1880, quando iniciaram os registros de dados.

Separamos algumas informações para vocês entenderem melhor esse assunto.

A temperatura média da Terra (combinando superfície terrestre e oceânica) considerando apenas os meses de Setembro dos últimos 135 anos, 2014 registrou a maior temperatura com 15,72°C.  Para se ter uma ideia a média da combinação dessas temperaturas no século 20 foi de 15°C.

Para chegar nesta informação as anomalias de temperatura da Terra e do Oceano foram analisadas separadamente para depois se fundirem e termos a análise global.

Quando separadas as temperaturas de Terra e Mar, temos as seguintes informações:

Para superfície terrestre tivemos a sexta maior temperatura registrada para os meses de Setembro com 0,89°C acima da média em comparação ao século 20, que foi 12°C.

Já quando falamos apenas das águas oceânicas, o mês de Setembro de 2014 registrou a maior temperatura desde 1880 (incluindo todos os meses do ano). A temperatura do Oceano foi 0,66°C acima da média registrada no século 20, de 16,2°C.

Quando comparado temperatura média do Oceano e temperatura média da Terra entre os meses de Janeiro a Setembro de 2014 temos 0,68°C acima da média do século 20 que é 14,1°C. Este valor é o mesmo registrado no ano de 1998, que e é considerado o ano mais quente da história. Com isso, o ano de 2014 está caminhando para ser o ano mais quente já registrado na história do planeta.

Podemos ver na imagem abaixo o comportamento das temperaturas no mês de Setembro de 2014 quando comparado a média climatológica.

set_noaa

Podemos observar em tons de rosa que as temperaturas na maior parte do Brasil, incluindo nós aqui do Sul do país, foram muito mais quente que a média e o extremo Sul do Rio Grande do Sul foi considerado como o mais quente, batendo recordes.

 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Poucas mudanças no tempo

22 de outubro de 2014 3

A quarta-feira ainda tem a mesma massa de ar frio e seco sobre o mar influenciando o tempo já que faz o vento soprar de Leste/Nordeste que são direções que trazem a umidade do mar para a faixa do Litoral ao Centro.

A imagem abaixo não mostra muitas nuvens, mas se você perceber bem verá que temos uma maior quantidade, cinza mais claro, sobre a faixa próxima do mar:

S11235230_201410150800

A quarta-feira terá a presença do sol em todas as cidades sendo que do Litoral ao Centro, mais no Norte e Vale do Itajaí, teremos maior nebulosidade em momentos do dia com destaque para a manhã. As temperaturas baixaram na madrugada, mas um pouco menos que ontem. Agora à tarde teremos máximas entre 23 e 25ºC boa parte das cidades ficando Serra e Planalto Norte com algo próximo dos 20ºC.

SEM GRANDES MUDANÇAS

A quinta é novamente influenciada pela massa de ar seco e frio, ou seja, não muda muita coisa. O sol novamente aparece entre nuvens em todas as cidades sendo que do Litoral ao Centro teremos um pouco mais de nuvens. As temperaturas baixam entre a próxima noite/amanhecer com destaque para Serra onde nos pontos altos deveremos ter algo entre 3 e 5ºC. Durante à tarde, temperaturas novamente entre 23 e 25ºC sendo que no Extremo Oeste e no Sul podem se aproximar dos 27ºC.

SEXTA UM POUCO MAIS QUENTE

O ar frio e seco do mar se afasta da costa o que deixa o dia ainda com sol, mas com mais nuvens ao longo da sexta em todas as cidades. As temperaturas irão subir um pouco mais à tarde sendo que se aproximam dos 30ºC nos pontos mais quentes. Esse maior aquecimento traz chance de chuva fraca no final da tarde/noite em parte de SC, ou seja, em poucas cidades já que é por aquecimento que tem essa característica de ser bem localizada. Boa parte do Estado terá mais aumento de nuvens que chuva, especialmente as cidades próximas do RS.

Bookmark and Share

Frio de primavera

21 de outubro de 2014 1

Tivemos de ontem para hoje a troca da massa de ar sobre o Estado. Saímos do ar quente e úmido para ter pelo oceano uma nova massa de ar seco e frio que traz influência para o continente, inclusive na temperatura que baixou em boa parte das cidades. Na Serra, a madrugada/amanhecer foi de frio mais forte:

3,3ºC Urupema

3,7ºC Bom Jardim da Serra

5ºC São Joaquim

6ºC Ponte Serrada

7ºC Lages e Painel

8ºC  Campo Belo do Sul

9ºC Urubici, Joaçaba, Rancho Queimado e Água Doce

10ºC Caçador, Otacílio Costa, Rio Rufino e Zortéia

 

Est: Inmet/Ciram/RBS

 

Como é primavera a temperatura fica baixa só nas primeiras horas da manhã já que ao longo da tarde ela fica agradável como o mapa abaixo mostra:

imagem

Esse ar frio no mar também faz o vento soprar de sudeste/leste que traz umidade para o Litoral, Vale do Itajaí, Sul e Norte que terão muitas nuvens e só aberturas de sol ao longo do dia. Pouquíssimas cidades com nevoeiros  e/ou chuvisco passageiro. Como a umidade não avança até o centro, o Oeste tem sol e menos nuvens.

POUCAS MUDANÇAS NOS PRÓXIMOS DIAS

As temperaturas vão sempre diminuir um pouco durante as noites, mas menos do que diminuíram na última. Durante a tarde a temperatura fica agradável em todas as regiões até com certo aquecimento a cada tarde, mas principalmente no Oeste.

O sol irá aparece na quarta e na quinta em todas as cidades, mas ainda com umidade do mar trazendo mais nuvens em momentos dos dois dias no Litoral, Vale do Itajaí e Norte sendo que pouquíssimas cidades no amanhecer terão nevoeiros e/ou chuvisco.

Bookmark and Share

Halo Solar

20 de outubro de 2014 0

Você olhou hoje para o sol? Reparou que há um circulo ao redor dele?

Bom, hoje em muitas cidades do estado  podemos observar o fenômeno chamado Halo Solar. A Janika Jane nos enviou esta foto, do sol visto da cidade de Lages.

10355583_10202904719244348_1918669501584686571_o

O Halo Solar é um anel luminoso que se forma ao redor do sol.  É considerado um fotometeoro (fenômeno óptico que ocorre na troposfera) que acontece quando a luz do Sol passa por minúsculos cristais de gelo suspensos na atmosfera. Esses cristais de gelo são das nuvens do tipo cirrus, as nuvens mais altas no céu.

Quando a luz solar passa por essa camada de nuvens, os cristais de gelo fazem com que a luz além de refletida seja refratada, ou seja, muda de direção ao atravessar as nuvens. Basicamente é assim que se forma o Halo.

Esse anel também se forma ao redor da Lua e recebe o nome de Halo Lunar, pode ser até 44 vezes maior do que o nossa satélite natural.

CURIOSIDADE

Na meteorologia popular dizem que no dia após a formação do Halo Lunar teremos ocorrência de chuva.

O Halo Lunar sempre é branco, já o Solar pode ter várias cores. Isso ocorre devido à dispersão da luz (semelhante ao que ocorre na formação do arco-íris).

 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Semana começa com muitas nuvens

20 de outubro de 2014 3

Depois de um domingo onde a chuva voltou a ocorrer pelo Estado e com maior intensidade no Oeste, onde temporais ocorreram, a semana começa com instabilidades que seguem avançando do Paraguai e Argentina pela ação de ventos em altitude.

A imagem mostra nuvens sobre o Sul do Brasil com destaque para maior nebulosidade no PR que no RS:

S11235230_201410150800

Essa condição faz a segunda ter muitas nuvens com aberturas de sol pelo Estado, mas ainda com chance de chuva que ocorre apenas em algumas cidades com chance maior para quem está próximo do PR e menor para quem está próximo do RS. A chuva ocorrendo é de intensidade fraca!

O forte calor que predominou na semana passada pelo Oeste perde força e durante essa tarde teremos algo entre 23 e 25ºC boa parte das cidades e entre 19 e 21ºC na Serra.

OS DOIS PRÓXIMOS DIAS

A presença de uma massa de ar seco e frio com intensidade fraca sobre o oceano deverá influenciar o tempo entre amanhã e quarta-feira. O sol aparece entre nuvens em todas as cidades sendo que do Litoral até o Centro deveremos ter maior presença das nuvens com menores aberturas, especialmente nesta terça-feira. Essa condição ocorre devido o vento que predomina de Leste/Nordeste trazendo umidade do mar.

As temperaturas se destacam pela noite/amanhecer quando ficam um pouco baixas, especialmente na Serra que deverá ter um amanhecer de terça com 3 a 5ºC nos pontos altos. Durante as tardes temperaturas mais agradáveis, típico de primavera.

A semana em relação a temporais, que prejudicaram SC nos últimas dias, é bem mais tranquila. Não há previsão de ocorrência nesses próximos dias!!

Bookmark and Share

Horário de Verão

18 de outubro de 2014 0

Hoje temos o início do Horário de verão, onde devemos adiantar o relógio em uma hora.

Separamos algumas informações sobre este assunto, confira:

QUANDO COMEÇA E QUANDO TÉRMICA O HORÁRIO DE VERÃO?

Início: 19 de Outubro de 2014

Término: 22 de Fevereiro de 2015

 

PORQUE TEMOS O HORÁRIO DE VERÃO?

Em grande parte do Brasil durante os meses da primavera e do verão temos os dias mais longos do que as noites, ou seja, temos mais horas de sol.  Isso ocorre porque o sol surge mais cedo e tem seu entardecer mais tarde devido inclinação da Terra.

Para aproveitar melhor a luz natural recebida, foi instituído por lei o adiantamento do relógio em uma hora em relação ao horário legal.

QUAL A VANTAGEM DE ADOTAR O HORÁRIO DE VERÃO?

A principal vantagem de termos este horário é a redução no consumo da energia elétrica, principalmente na iluminação e tendo como beneficio o aumento de horas de lazer, já que temos “mais horas de sol” no dia.

O melhor aproveitamento da luz do sol traz beneficio geral à população, seja para o lazer ou para atividades comerciais, indústria, turismo e, também, ganhamos com os benefícios ecológicos e a preservação do meio ambiente.

 

COMO AJUSTAR O HORÁRIO DE VERÃO? E QUAIS ESTADOS SE APLICA?

No  inicio do horário de verão, à meia noite de sábado para domingo, você deve adiantar em uma hora o relógio se estiver em dos estados marcados na cor laranja no mapa abaixo:

horario_verao

 

 CURIOSIDADE

A data de início e de término do horário de verão foram decretadas por Lei em 2008:

Art.1º Fica instituída a hora de verão, a partir da zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional, adiantada em sessenta minutos em relação à hora legal.

Parágrafo Único. No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término da hora de verão e o domingo de carnaval, o encerramento de hora de verão dar-se-á no domingo seguinte.

 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Poucas mudanças no tempo

18 de outubro de 2014 0

Depois de uma noite com pancadas de chuva e de ventos fortes, e até mesmo queda de granizo de fraca intensidade em algumas cidades como Blumenau, o sábado segue com tempo instável, ou seja, ainda não vamos ter mudanças em relação ao que vem ocorrendo nos últimos dias.

A imagem de satélite nos permite observar que temos uma grande nebulosidade sobre Santa Catarina, que traz  chuva para as cidades do Sul e do Planalto Sul do estado ainda nesta manhã de sábado.


mapserv

 

As demais regiões ainda seguem com muitas nuvens (tempo nublado), mas que permitem pequenas aberturas de sol ao longo do dia. Entre fim de tarde e noite não se descarta novamente temporais, já que vamos ter a combinação da alta umidade e de temperaturas elevadas.

As temperaturas no período da tarde devem ser altas principalmente nas cidades do Oeste ao Norte. Nas demais áreas vamos ter uma tarde abafada, mas que não devem passar muitos dos 28°C.

sab1810

 

Lembramos em que dias como hoje, nós não conseguimos transpirar com facilidade porque a alta umidade “tapa” os poros superficiais da nossa pele.  Essa condição traz o abafamento. E por isso muitas vezes a temperatura alta do termômetro não representa o calor que estamos sentindo.

Podemos dizer basicamente que uma região de alta temperatura e de alta umidade é bem mais quente que outra região com mesma temperatura, mas de umidade do ar menor.

 

PREVISÃO PARA O DOMINGO 

O tempo segue instável com pancadas de chuva em todas as regiões do estado devido a passagem de uma frente fria.  O domingo começa com chuva nas áreas mais próximas ao estado gaúcho (Oeste, Serra e Sul) e que no decorrer da tarde avançam para as demais regiões do estado.

A sensação de ar abafado continua e as temperaturas seguem altas, mas não tanto como no sábado.

QUANDO O TEMPO MUDA? 

A segunda-feira ainda tem pancadas de chuva ao longo do dia. Mas na terça-feira o sol já deve aparecer em todas as regiões do estado, isso ocorre  devido a chegada de uma massa de ar mais seco que deve trazer tempo bom durante boa parte da próxima semana.

 

Postado:

Bianca Souza – técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Cuidados que devemos ter em dias quentes

17 de outubro de 2014 0

Nesses últimos dias tivemos temperaturas altas e também aquela sensação forte de abafamento, principalmente nas cidades do Oeste ao Norte do estado, isso ocorre porque temos a umidade do ar muito alta.

E o fim de semana será novamente marcado pelo calor nessas áreas, abaixo segue o mapa onde podemos observar bem como será as temperaturas amanhã em Santa Catarina:

sab1810

 

Em dias assim, nós não conseguimos transpirar facilmente porque a alta umidade do ar praticamente “tapa” os poros superficiais da nossa pele. Essa condição traz o abafamento. Então muitas vezes a temperatura alta do termômetro não representa bem aquele calor que estamos sentido.

Podemos dizer que basicamente uma região de alta temperatura e alta umidade é bem mais quente que outra região com a mesma temperatura, mas umidade do ar menor.

 

MAS O QUE É SENSAÇÃO DE CALOR?

 

Índice de calor (também chamada de sensação de calor) é a combinação da temperatura do ar e umidade que descrevem como a temperatura é sentida pelas pessoas. Ressalto que não se trata da temperatura atual do ar, mas a sensação que as pessoas estão sentindo. E claro, pode mudar um pouco de pessoa para pessoa.

CUIDADOS QUE DEVEMOS TER EM DIAS QUENTES

Quando falamos de calor intenso é importante a preocupação com a saúde, principalmente de idosos e bebês!!

Para que a gente possa se cuidar nesses dias quentes aqui no estado separamos algumas dicas:

  • Use roupas de cores claras e adequadas a atividade que estiver fazendo;
  • Use boné, óculos escuros e protetor solar;
  • Prefira horários em que o sol está mais fraco para praticar atividades físicas;
  • Se fizer exercício físico em local muito quente, diminua a intensidade em pelo menos 20% do habitual;
  • Cuidado com as cãibras, elas indicam perigo de choque térmico;
  • Beba muita água ou isotônico. É fundamental hidratar o organismo.
  • Prefira alimentos ricos em fibras, sais minerais e vitaminas, como a fruta e legumes frescos.
Bookmark and Share