Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Ciclone no Sul do Brasil

27 de maio de 2015 0

Durante as últimas horas choveu em todas as regiões do Estado devido a diminuição da pressão do ar que está dando origem a um centro de baixa pressão, ciclone, entre SC e RS. Numa situação dessas, comum no Sul do Brasil, temos a formação de muita nebulosidade e até com algumas associadas a altos volumes de chuva em poucas horas.

Abaixo algumas das cidades que tiveram altos volumes de chuva de ontem para hoje:

Porto União 94 mm
Caibi 90 mm
Garuva 85 mm
São Miguel do Oeste 76 mm
Mafra 73 mm
Maravilha 71 mm
Araranguá 70 mm
Florianópolis 66 mm
Jacinto Machado 64 mm
Chapecó 55 mm
Joaçaba 52 mm
Criciúma 50 mm Est: Inmet/Ciram

A imagem do amanhecer dessa quarta mostra como temos nuvens no Sul do Brasil e sobre os países vizinhos que ainda vão avançar em direção ao nosso Estado:

mapserv

Desta forma, quarta-feira de chuva a qualquer hora em todas as regiões sendo que ainda há previsão de chuva forte com destaque para o Sul em relação as outras regiões. Temporais só isoladamente. As temperaturas ficam baixa ao longo da tarde não passando muito dos 19 e 21ºC boa parte das cidades ficando a Serra com apenas 15 a 17ºC.

QUINTA-FEIRA

O ciclone deverá estar formado no oceano na altura do RS. Isso deverá manter a nebulosidade sobre SC que começa a ter algumas aberturas de sol. Ainda há chance de chuva, mas no geral fraca e mais isolada. As temperaturas vão diminuir ficando baixas ao longo da tarde na faixa entre Oeste e Serra que terão apenas 15 a 17ºC sendo os pontos altos da Serra até menos. Na maior parte das cidades, 19 a 21ºC.
Em relação a vento, o ciclone deverá provocar rajadas bem mais fortes no RS, mas há previsão de rajadas em SC ao longo do dia com destaque para Serra e Sul.

SEXTA-FEIRA

O ciclone deverá permanecer no oceano na altura do RS, mas ainda mantendo uma maior nebulosidade no nosso Estado que terá aberturas de sol. Poucas cidades de boa parte do Estado terão chuva, a não ser Serra, Grande Florianópolis e Sul que ainda tem chance maior para instabilidade. O vento seguirá mais forte no RS, mas ainda teremos rajadas em SC com destaque para as três regiões que tem maior chance de chuva.

ATENÇÃO PARA O MAR

A formação desse ciclone faz com que tenhamos mudanças no mar com a chegada de uma forte ondulação de Sul/Sudeste que irá trazer ondas grandes de 2 a 2,5 metros nas praias e mais altas afastado para o alto mar. Essa condição é muito entre Litoral Sul e Grande Florianópolis com menor influência no Litoral Norte.
Não se aconselha navegar em direção ao RS onde o vento é muito forte!!
As ondas devem seguir grandes até o fim de semana!!

Bookmark and Share

Terça com possibilidade de chuva forte

26 de maio de 2015 2

A semana segue num dia de muitas nuvens em todas as cidades do Estado. A imagem do início da manhã já mostrava a grande quantidade de nuvens em todos os Estados do Sul e sobre os países vizinhos:

mapserv

O dia segue assim com previsão de chuva a qualquer hora sendo que ela poderá aumentar de intensidade ao longo do dia devido a queda da pressão do ar que da condições a intensificação das nuvens. Há previsão de chuva forte mais à noite, sobretudo nas cidades do Vale do Itajaí e Norte. No turno da noite, algumas rajadas de vento estão previstas.
As temperaturas tem pouca variação entre o amanhecer e o turno da tarde ficando entre 20 e 22ºC boa parte das cidades.

AINDA PODE CHOVER FORTE NA QUARTA-FEIRA

A previsão é que a pressão do ar baixa forme um centro de baixa pressão, um ciclone, trazendo outro de dia de chuva a qualquer hora em todas as cidades sendo que há chance de temporais associado a rajadas de vento e chuva forte. Possibilidade para todas as regiões, especialmente no Sul!!

QUINTA-FEIRA

Se nada mudar, o ciclone formado estará sobre o mar ainda trazendo muitas nuvens e chance de chuva, mas já mais isolada e intercalando com maiores períodos de aberturas de sol. O vento ainda terá rajadas, sobretudo no Sul.

VOLUME DE CHUVA

O mapa abaixo é um simulador da intensidade e regiões que poderão ter volumes elevados de chuva. Observem que temos pontos onde a chuva poderá ser igual ou até passar do normal de maio inteiro, volume de 100 a 150 mm:

CHUVA

ATENÇÃO PARA O MAR

A partir de amanhã as ondas vão começar a aumentar com menor tamanho no Litoral Norte. A previsão é que de quarta a sexta tenhamos ondas de 2 a 2,5 metros nas praias e 3 a 4 metros mais afastado sempre lembrando que o mar fica mais revolto da Grande Florianópolis até o Sul.

Bookmark and Share

A semana requer alerta para a chuva

25 de maio de 2015 1

A segunda-feira está começando com muitas nuvens pelo Estado e até com a presença da chuva em algumas cidades, especialmente do Centro ao Litoral. A imagem de satélite o início da manhã já mostrava a maior presença das nuvens em todo o Sul do Brasil e nos países vizinhos:

mapserv

No decorrer do dia uma frente fria, sistema de chuva e não de frio, passa por SC vinda do RS trazendo muitas nuvens, poucos períodos de melhoria, mais no Oeste, e chuva que só pontualmente poderá ser forte. As temperaturas da tarde não sobem muito ficando entre 20 e 23ºC boa parte das cidades.

TERÇA E QUARTA-FEIRAS

A frente fria de hoje se afasta para o alto mar permitindo períodos de melhoria ao longo da terça-feira de manhã. No entanto, no decorrer da tarde e ao longo da quarta a queda acentuada da pressão do ar, que dará origem a um centro de baixa pressão, irá intensificar as nuvens trazendo nos dois dias chuva a qualquer hora.

Importante destacar que entre a tarde da terça e a quarta de manhã há previsão de chuva forte por todas as regiões com volumes que podem se aproximar ou até mesmo passar do normal de maio.

O vento aumenta de intensidade no final da terça e segue mais forte, especialmente de Leste, na quarta com destaque para o Litoral e áreas próximas. As temperaturas ficarão amenas na casa dos 20 a 22ºC boa parte das cidades.

TENDÊNCIA DA SEGUNDA PARTE DA SEMANA

Ainda deveremos ter muitas nuvens e com chance de chuva, mas intercalando com melhores períodos de melhoria, sobretudo na sexta. Na quinta, ainda deveremos ter ventos em rajadas, especialmente Serra, Sul e Grande Florianópolis.

TENDÊNCIA PARA O FRIO

Há previsão de queda mais acentuada de temperatura do Oeste a Serra no meio da semana e no Estado como um todo mais no início de junho. É acompanhar!!!

Bookmark and Share

Tempo no fim de semana

23 de maio de 2015 0

Hoje o tempo seco predomina na maior parte de Santa Catarina, ou seja, sol aparece entre nuvens em todas as regiões até mesmo naquelas cidades onde o dia começou encoberto e/ou com nevoeiros, áreas destacadas em azul na imagem abaixo:

hjhjhjhjhjh

Há previsão de chuva fraca durante o dia em cidades do Oeste e Meio. Como o sol aparece, nas demais áreas, as temperaturas sobem um pouco no período da tarde. Destaque para o Litoral Sul, onde o sol aparece com poucas nuvens e os termômetros devem ficar próximos dos 30°C durante a tarde de hoje. Confira no mapa como fica a temperatura máxima de hoje na sua região!

sab2305

TEMPO DOMINGO

Amanhã o sol novamente aparece entre nuvens. Ao longo do dia uma frente fria, sistema de chuva, avança por Santa Catarina, e as primeiras áreas a registrarem pancadas de chuva são Oeste, Meio Oeste e Serra. O restante do estado (Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte) tem o sol aparecendo entre nuvens durante todo o dia e a chuva só chega durante a noite nessas regiões.
As temperaturas ficam amenas em boa parte das cidades, destaque para regiões entre Grande Florianópolis e o Norte, onde as temperaturas ficam entre 27 e 29°C.

TENDÊNCIA PARA A PRÓXIMA SEMANA

A próxima semana deverá ser marcada novamente pela chuva, que poderá ser forte na segunda metade da semana. A previsão indica volumes entre 100 e 200 mm (distribuídos até sexta-feira) aqui para Santa Catarina. Para vocês terem ideia da intensidade prevista, o normal de todo mês de maio é algo entre 100 e 150 mm em boa parte das cidades. É importante acompanhar a previsão do tempo diariamente para saber mais detalhes sobre essa chuva.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Aos poucos o ar frio do mar se afasta

22 de maio de 2015 0

A sexta-feira traz a notícia do tempo que muitos catarinenses querem ouvir: o ar frio responsável pela umidade do mar que trouxe a chuva da semana começa a se afastar para o alto mar. No período da manhã ainda temos umidade, mais em forma de nevoeiro do que de chuva em boa parte da faixa do Litoral ao Centro. A imagem abaixo mostra através dos pontos em azul como a sexta começa com muitos pontos de nevoeiros:

nevoeiro

Eles vão se dissipar aos poucos o sol irá aparecer em todas as regiões. Ainda não se descarta uma chuva passageira do Litoral ao Centro, mas em poucas cidades e mais no Norte. As outras regiões terão sol e nuvens ao longo do dia sendo que poucas cidades do Oeste poderão no final do dia ter uma chuva passageira.
As temperaturas da tarde sobem um pouco ficando entre 23 e 25ºC boa parte das cidades com 27 a 29ºC no Sul e 19 a 21ºC na Serra!!

FIM DE SEMANA

O sol estará presente em todas as cidades no sábado que começa com pontos de nevoeiros, especialmente entre Norte e Vale do Itajaí. As temperaturas sobem ao longo do dia em todas as cidades com 26 a 28ºC do Litoral ao Centro com algumas cidades na casa dos 30ºC no Sul, Norte e Vale do Itajaí. No final do dia, poucas cidades do Oeste podem ter uma chuva passageira.
No domingo o sol aparece novamente e as temperaturas ainda sobem no Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte. As nuvens vão aumentar ao longo do dia com previsão de chuva que começa primeiro no Oeste e Serra e entre a tarde/noite nas outras regiões. Importante destacar que boa parte do Estado só à noite e isolada.

DESTAQUE DA SEMANA QUE VEM

Na próxima semana a previsão é que no início dela tenhamos uma frente fria e depois a formação de uma baixa pressão no Sul do Brasil. Essa condição deverá trazer dias de muitas nuvens, menos sol e chuva boa por todo o Estado. Chamo atenção que há previsão de volumes elevados quando somamos os totais de cada dia da próxima semana. Se nada mudar, a próxima quarta-feira poderá ter chuva forte em boa parte de SC! Temos que acompanhar!

TENDÊNCIA PARA FRIO?

Sim, há! Se nada mudar poderemos ter uma forte massa de ar frio polar para o início de Junho, ou seja, lá para o outro fim de semana. Boa notícia para a Festa do Pinhão que tem tudo para ter uma das suas maiores atrações, o frio!!
Importante destacar que há necessidade de acompanhamento dessas informações para a próxima semana para ver se não teremos mudanças!!

Bookmark and Share

Chuva no mês de maio

21 de maio de 2015 0

Durante esse mês de maio a chuva no Estado tem sido de distribuição irregular pelas regiões. O mapa abaixo mostra volumes de chuva ocorridos do dia 1º até hoje, dia 21, nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia.
Vejam que o Oeste, o Sul e a faixa da Grande Florianópolis até o Vale do Itajaí e Norte são as regiões que mais tiveram chuva. Nesses últimos dias da Grande Florianópolis até o Norte devido a umidade do mar:

chuva de maio

Diante disso e também da previsão de chuva até o final de maio chamo atenção de vocês para a grande possibilidade de boa parte de SC ter um mês de maio mais chuvoso que o normal. Nesse sentido sempre é bom ficar atento a áreas de risco como encostas.

Abaixo o mapa mostra o que está previsto de volume de chuva até o final do mês. Esse mapa não mostra quando vai chover, mas apenas os volumes previstos dentro de um período estendido de 9 dias. Vejam:

CHUVA PREVISTA

Observem que os volumes devem se aproximar dos 100 a 200 mm em boa parte de SC. Lembrando que essa informação é uma estimativa que na prática pode ser superada ou não.
Para vocês terem ideia da intensidade prevista, o normal de todo maio é algo entre 100 e 150 mm boa parte das cidades. Esses volumes deverão ser distribuídos durante a semana que vem já começando pela tarde/noite de domingo, mas principalmente no meio da semana que vem quando um centro de baixa pressão poderá se formar no Sul do Brasil.

Como ainda estamos longe desse período é importante acompanhar a previsão de curto prazo para ver se não teremos ajustes na informação.

Bookmark and Share

Circulação, ar frio e umidade do mar

21 de maio de 2015 0

A quinta-feira ainda é um dia onde o tempo não apresenta grandes mudanças em relação ao que vem ocorrendo. O Norte, Vale do Itajaí e a grande Florianópolis seguem com umidade do mar avançando pela ação do ar frio no oceano.

Desta forma, muitas nuvens com chuva e aberturas de sol que ocorrem mais à tarde porque a próxima noite deverá ter um tempo seco boa parte dessas três regiões. Nas outras áreas, a quinta tem sol e nuvens sendo que a Serra tem muita umidade de manhã, mais em forma de nevoeiro, com sol ao longo do dia.

A imagem abaixo mostra pelos pontos em azul como temos nevoeiros predominando em parte do Estado:

imagem

Durante à tarde temperaturas entre 22 e 24ºC boa parte das cidades se aproximando dos 25 a 27ºC no Sul.

SEXTA-FEIRA

Amanhã o sol vai aparecer em todas as cidades. A grande Florianópolis, o Norte e o Vale do Itajaí ainda podem ter chuva, mais no amanhecer ficando boa parte do dia só com nuvens e aberturas de sol porque finalmente o ar frio do mar vai começar a se afastar de SC. Demais regiões, sol e nuvens. Temperaturas parecidas com as de hoje subindo um pouquinho mais. Poucas cidades do Oeste podem ter no final do dia uma chuva isolada.

SÁBADO

Sol e nuvens em todas as cidades com uma tarde de aquecimento de outono sendo que Norte e Vale do Itajaí deverão ter até calor com máximas próximas dos 27 a 29ºC.
No final da tarde/início da noite, poucas cidades do Oeste poderão ter chuva.

Bookmark and Share

Chuva ocorrida e a previsão

20 de maio de 2015 0

Durante os últimos dias boa parte do Estado passou por momentos de chuva. Ontem a cidade de Joinville teve alagamentos e tudo isso é devido a umidade que segue avançando do mar pela presença de um ar frio que está praticamente parado na altura do Sul do Brasil.

Destaco que a distribuição da chuva tem sido muito irregular entre as cidades e até mesmo dentro de uma mesma cidade, característica da chuva que ocorre quando temos umidade avançando do mar. Para terem ideia, Joinville de segunda até a madrugada de hoje teve na estação do Ciram 116 mm, próximo do normal de todo maio. Em contrapartida, Guaramirim, cidade bem próxima, teve nesse período só 9 mm.

O mapa abaixo mostra dados das estações do Ciram entre a manhã de ontem e hoje. Vejam que os volumes são irregulares pelo Norte:

imagem

Na região de Florianópolis essa distribuição irregular também é verificada por bairros. No período entre segunda e a madrugada de hoje o Leste da ilha já acumulou 65 mm, mas a parte continental apenas 38 mm.

ATENÇÃO PARA O SOLO

A chuva que já ocorreu entre Vale do Itajaí, Norte e Grande Florianópolis, apesar de intercalar com aberturas de sol, e a previsão dos próximos dias faz com que seja necessário maior atenção em relação a áreas de risco, deslizamentos.

A previsão é que o final dessa semana, especialmente o fim de semana, tenha uma boa trégua da chuva, mas já há previsão que a partir da noite de domingo para segunda e ao longo da semana que vem tenhamos chuva pelo Estado. Nesse período a previsão é de chuva até mesmo no Oeste e no Centro que estão tendo dias de sol.

Bookmark and Share

Poucas mudanças

20 de maio de 2015 0

A quarta-feira é outro dia onde teremos muitas nuvens do Litoral ao Centro com chuva que vai intercalar com aberturas de sol, especialmente ao longo da tarde já que tem pouca instabilidade prevista para a próxima noite. No sul, a chance de chuva devido a umidade do mar existe, mas é pequena com o sol aparecendo bem mais.

A imagem de satélite do amanhecer ainda mostra nuvens no mar que avançam para o Leste devido o ar frio no mar:

mapserv

Como a umidade não atravessa o Estado, a faixa do Centro até o Extremo Oeste tem previsão de mais um dia de sol e algumas nuvens.
As temperaturas se aproximam dos 22 a 24ºC boa parte das cidades se aproximando dos 25 a 27ºC no Sul e 18 a 20ºC na Serra.

QUINTA E SEXTA

A previsão que mesmo se afastando um pouco em direção ao alto mar o ar frio ainda mantenha umidade na faixa entre Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte onde teremos maiores aberturas de sol, mas ainda com chance de chuva isolada.
Nas demais regiões, como Sul, Serra e Oeste, os dois dias terão sol e nuvens. As temperaturas seguem parecidas com as de hoje subindo um pouco mais no Oeste e Sul que terão tardes um pouco quentes.

TENDÊNCIA DE SÁBADO

Se nada mudar deveremos ter sol e tempo seco pelo Estado com o afastado em definitivo do ar frio no mar. Tem até previsão de uma tarde quente.

Bookmark and Share

Chuva causa alagamentos em Joinville e Araquari

19 de maio de 2015 0

A chuva foi persistente nesta terça-feira em diversas cidades entre o Centro do estado e o Litoral. Em Joinville a chuva nas últimas 24 horas já acumulam 72 mm e causam alagamentos em diversas ruas da cidade. Na cidade vizinha, Araquari, os alagamentos também causam problema no transito como podemos ver na foto abaixo. (Imagem: @JoinvilleTempo).

araquari

Na imagem de radar do inicio da noite de hoje, podemos observar em tons de azul e verde onde temos as nuvens de chuva. Percebam que elas estão mais concentradas entre Balneário Camboriú e Imbituba, pegando boa parte da Grande Florianópolis.

radar_chuva

Durante á noite a previsão de pancadas de chuva para as cidades entre o Centro e o Litoral, ainda causadas devido a umidade que avança do mar com ajuda dos ventos. A partir de amanhã já temos uma diminuição dessa umidade, e teremos maiores aberturas de sol ao longo do dia.

QUARTA E QUINTA

O ar frio no mar vai continuar, mas um pouco mais afastado. Desta forma, ainda há previsão de chuva entre o Litoral e o Centro, mas já mais concentrado de manhã e de maneira mais isolada fazendo com que tenhamos maiores aberturas de sol. Na faixa do Meio Oeste até o Extremo Oeste e no Sul, o sol segue aparecendo com ar seco.
As temperaturas da tarde seguem entre 22 e 24ºC boa parte das cidades sendo que no Sul e no Oeste o aquecimento é maior!!!

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share