Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Vale do Itajaí e Norte acima do 35°C

26 de fevereiro de 2015 0

A quinta-feira foi outro dia com temperaturas bem elevadas, principalmente nas cidades do Vale do Itajaí e Norte do estado. Em Blumenau os termômetros ficaram bem próximos dos 40°C, confira abaixo alguns dados da tarde de hoje nessas duas regiões:

maxhj2602

O calor também marcou presença nas demais áreas de SC, mas as temperaturas ficaram na maior parte das cidades entre 29 e 31°C.

Devido ao calor e a alta umidade relativa do ar vamos ter pancadas de chuva rápidas e passageiras, lembrando que são pancadas de chuva de verão, ocorrem de forma irregular. Isoladamente temporais com descargas elétricas.

TEMPO AMANHÃ

A sexta-feira continua com o ar quente e úmido predominando e novamente teremos um dia de muitas nuvens que voltam a permitir aberturas de sol suficientes para trazer outra tarde quente/abafada. Justamente por isso é que há previsão novamente de chuva de verão, especialmente entre final de tarde/noite. Chuva ainda mal distribuída!

sexta2702

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Ar quente e úmido

26 de fevereiro de 2015 0

A quinta-feira é outro dia onde o sol volta a aparecer em todas as cidades com elevação de temperatura que no turno da tarde se aproxima dos 29 a 31ºC boa parte das cidades subindo um pouco mais no Vale do Itajaí.

A imagem do final da madrugada mostrava que as nuvens voltaram a aparecer pelo Sul do Brasil com destaque para as nossas cidades próximas do RS:

mapserv

A previsão é de outro dia com nuvens, aberturas de sol e novas pancadas de chuva de verão com distribuição irregular entre final de tarde/noite sendo que agora de manhã pouquíssimas cidades podem ter uma chuva passageira.

SEXTA-FEIRA

O ar quente e úmido predomina novamente trazendo outro dia de muitas nuvens que voltam a permitir aberturas de sol suficientes para trazer outra tarde quente/abafada. Justamente por isso é que há previsão novamente de chuva de verão, especialmente entre final de tarde/noite. Chuva ainda mal distribuída!

TENDËNCIA DO FIM DE SEMANA

Se nada mudar o sábado deverá ser mais aproveitável ao ar livre apesar das chuvas de verão ainda estarem previstas. O domingo deverá ter maior nebulosidade boa parte do dia devido a umidade vinda do mar, ou seja, maiores aberturas de sol no Oeste.

Bookmark and Share

MUITO CALOR

25 de fevereiro de 2015 0

A quarta-feira foi mais um dia típico de verão, o sol predominou em todas as regiões e as temperaturas ficaram elevadas na maior parte das cidades, passando dos 30°C.

Separamos algumas temperaturas registradas nesta tarde:

calor

Devido o forte aquecimento ao longo da tarde não se descarta pancadas de chuva, em poucas cidades, neste fim de tarde/início de noite. Chance maior para cidades do Norte e Serra.

QUINTA E SEXTA

Nos dois próximos dias vamos ter a presença do sol, mas voltamos a ter maior nebulosidade em momentos do dia com destaque para a sexta-feira. O calor vai seguir, mas não tão elevado quanto hoje.
Como teremos ar quente e úmido, segue a previsão de chuva de verão entre final de tarde/noite para todas as cidades, mas com distribuição irregular.​

Bookmark and Share

Muito calor

25 de fevereiro de 2015 0

A quarta-feira tem como destaque a temperatura que deverá subir um pouco mais do que vem fazendo nessa semana. A previsão é de uma tarde de 30 a 32ºC boa parte das cidades sendo que no Vale do Itajaí e no Sul deveremos ter algo entre 35 e 37ºC.

A nebulosidade também diminui em relação ao que vinha fazendo sendo que a imagem do final da madrugada ainda mostrava maior cobertura de nuvens no Norte e Vale do Itajaí:

mapserv

Quarta-feira com sol e algumas nuvens em todas as cidades sendo que ele chega a predominar em momentos do dia. Há previsão de chuva no final da quarta, especialmente à noite, mas poucas cidades apesar de não se descartar temporais isolados devido o calor.

QUINTA E SEXTA

Nos dois próximos dias vamos ter a presença do sol, mas voltamos a ter maior nebulosidade em momentos do dia com destaque para a sexta-feira. O calor vai seguir, mas não tão elevado quanto hoje.
Como teremos ar quente e úmido, segue a previsão de chuva de verão entre final de tarde/noite para todas as cidades, mas com distribuição irregular.

Bookmark and Share

Chuva de verão

24 de fevereiro de 2015 0

A massar de ar quente e úmido que influencia o tempo aqui em SC fez com que a sensação de ar abafado permanecesse ao longo da tarde de hoje na maior do estado, por isso as famosas pancadas de chuva de verão marcaram presença nesta terça-feira.

A imagem de radar abaixo nos mostra os pontos onde já temos instabilidades aqui no estado. Nas áreas circuladas já temos pancadas de chuva, e isoladamente poderemos ter temporais. Durante a noite a chuva continua em boa parte das cidades.​

FORTE24

Isoladamente não se descarta chuva de granizo, como tivemos durante a tarde na cidade de Irani, no Oeste.
Fotos: Radio Atual FM 103,5

irani

irani4

irani3

irani2

TEMPO AMANHÃ

Nesta quarta-feira o destaque é a temperatura que estará um pouco mais alta do que vem fazendo ficando entre 30 a 32ºC boa parte das cidades chegando a casa dos 34 a 36ºC no Vale do Itajaí e Sul. O sol deverá predominar com variação de nuvens. Há previsão de chuva no final do dia, mas poucas cidades.

max2502

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Segue o ar quente e úmido

24 de fevereiro de 2015 0

A terça-feira começou novamente com predomínio das nuvens em boa parte das cidades como a imagem de satellite do início da manhã já mostrava:

mapserv

Essas nuvens vão permitir aberturas de sol em todas as regiões mantendo o tempo seco boa parte do dia. No entanto, o abafamento faz as nuvens ganharem força trazendo para o decorrer do dia novas pancadas de chuva de verão, ou seja, mal distribuídas pelas cidades.
Durante à tarde teremos máximas próximas dos 30ºC boa parte das cidades.

QUARTA DE MAIS CALOR

Para amanhã o destaque é a temperatura que estará um pouco mais alta do que vem fazendo ficando entre 30 a 32ºC boa parte das cidades chegando a casa dos 34 a 36ºC no Vale do Itajaí e Sul. O sol deverá predominar com variação de nuvens. Há previsão de chuva no final do dia, mas poucas cidades.

QUINTA E SEXTA

Vamos seguir sob o domínio do ar quente e úmido. O sol ainda aparece, mas com maior nebulosidade com previsão de chuva mal distribuída ao longo do dia, típico de verão. A temperatura segue elevada, mas não tão alta quanto na quarta-feira.

Bookmark and Share

Calor e Chuva de Verão

23 de fevereiro de 2015 0

A segunda-feira foi mais um dia com presença do sol entre nuvens em todas as regiões do estado. Como o sol apareceu, as temperaturas tiveram uma elevação rápida e chegaram aos 34°C em alguns pontos quentes do estado, como Blumenau e Criciúma. Joinville chegou a registrar 33°C e na Capital os termômetros marcaram 31°C neste inicio de semana.

Com a influencia de uma massa de ar quente e úmido, as pancadas de chuva começam a aparecer ainda no decorrer da tarde, como podemos ver na imagem de radar abaixo:

CHUVA2302

Várias regiões já tem chuva neste momento. Entre final de tarde/início de noite demais áreas recebem chuva. A previsão é que a distribuição dessa chuva seja irregular, típica de verão. Isoladamente forte com descargas elétricas, sobretudo nas cidades próximas do RS.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Ar quente e úmido

23 de fevereiro de 2015 0

A semana começa com domínio de ar quente e úmido sobre o Estado que irá manter as condições do tempo muito parecidas do fim de semana. A imagem do final da madrugada mostra uma boa presença da nebulosidade em todas as regiões:

mapserv

O dia segue com muitas nuvens que permitem aberturas de sol, mas ainda com previsão de chuva em todas as regiões com distribuição irregular típica de verão. Isoladamente forte com descargas elétricas, sobretudo nas cidades próximas do RS.
Durante o turno da tarde teremos máximas entre 28 e 30ºC boa parte das cidades.

POUCAS MUDANÇAS PARA O DECORRER DA SEMANA

Nos dois próximos dias vamos continuar com ar quente e úmido trazendo muitas nuvens que permitem aberturas de sol, mas que voltam a provocar chuva de verão. Amanhã chance de chuva a qualquer hora e na quarta maiores aberturas de sol com a chuva muito no final de tarde/noite.
O calor/abafamento permanence em todas as cidades com tardes próximas dos 30ºC sendo que na quarta ela sobe um pouco mais no Vale do Itajaí e Norte.

Chamo atenção que isoladamente ainda teremos volumes elevados, especialmente do Litoral até o Centro.

Bookmark and Share

Fim de Semana com muitas nuvens

21 de fevereiro de 2015 1

O sábado começa com muitas nuvens em todas as regiões do estado. Na imagem de satélite podemos observar essa condição, veja que no Oeste, Meio Oeste e Serra temos uma nebulosidade mais fraca (tons de branco) que permitem aberturas de sol ao longo do dia, mas durante a tarde/noite devem ter chuva. Nas demais regiões, principalmente entre Grande Florianópolis e o Norte,as nuvens devem predominar e o dia segue com pancadas de chuva a qualquer hora.

mapserv (13)

Mesmo com a nebulosidade predominando o dia segue abafado na maior parte das cidades, com temperaturas ficando entre 22 e 28°C.

TEMPO AMANHÃ

O domingo deve ser outro dia com tempo instável, ou seja, novamente vamos ter predomínio das nuvens, poucas aberturas de sol e previsão de chuva para todas as regiões ao longo do dia. Importante destacar que devemos ter pontualmente volumes de chuva significativos, com chance maior para cidades próximas ao estado gaúcho.

dom22

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Fatos de uma quinta-feira

20 de fevereiro de 2015 1

Ontem tivemos avanço de nuvens carregadas da Argentina e Paraguai a partir do Oeste do nosso Estado. A chuva chegou em grande parte das cidades, mas em Chapecó ela veio com vento de até 50 km/h que provocou queda de árvore com o Irwing Grings registrou para o blog:

Irwing Grings3

Irwing Grings1

Irwing Grings2

No entanto, ontem não foi só problema. O Johnatan Leoncio registrou em Canoinhas esse belo arco-íris:

canoinhas johnatan leoncio

Bookmark and Share