Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Fim de semana de primavera/verão

01 de agosto de 2015 0

O ar seco que avançou sobre SC nos últimos dias continua influenciando o tempo por todas as regiões nesse sábado. A imagem abaixo mostra, pelos pontos em azul, que o turno da manhã tem áreas com nevoeiros que vão se dissipando gradativamente a medida que a temperatura vai subindo:

mapserv

Diferente da semana, ao longo do dia teremos um pouco mais de nuvens e também de vento que chega passar para Sul entre a Grande Florianópolis e o Sul do Estado devido uma instabilidade no mar.

Durante à tarde, temperaturas entre 25 e 27ºC boa parte das cidades ficando Serra entre 22 e 24ºC.

DOMINGO

O sol deverá aparecer novamente em todas as cidades apenas com alguns nevoeiros isolados ao amanhecer. Vento de Norte com variações de Nordeste/Noroeste que ajuda a trazer uma tarde quente, como hoje, para a época do ano.

PRIMEIRA QUINZENA DE AGOSTO

A previsão indica baixíssimos volumes de chuva para os primeiros quinze dias de mês. Ao longo da próxima semana o sol vai continuar aparecendo em todas as cidades, mas não com céu tão “aberto” porque vamos ter momentos de maior nebulosidade devido um ar frio que deverá estar no mar fazendo o vento soprar úmido para o Litoral e áreas próximas. Há até poucos momentos da semana que vem deverão ter alguma instabilidade na faixa Leste, mas fraca. Vamos acompanhar!!

Bookmark and Share

Julho de 2015 - Chuvoso

31 de julho de 2015 0

A última semana desse mês foi completamente diferente do que predominou durante boa parte de Julho. O destaque principal foi o grande volume de chuva ocorrido em todas as regiões, mas com destaque para o Oeste que teve sérios prejuízos devido os altos volumes registrados.

Os dois mapas abaixo mostram o que ocorreu nesse Julho de 2015 e o que normalmente ocorre num mês de Julho no nosso Estado:

CHUVA_JULHO

6004_julho

Vejam que tivemos pontos com 2 a 3 vezes mais chuva que o padrão. Cidades como Xanxerê chegaram a acumular mais de 400 mm!!

CHUVA NA TEMPERATURA

Esse comportamento de muitos dias chuvosos, alguns extremamente chuvosos, interferiu diretamente no comportamento da temperatura. O que mais chamou atenção das pessoas foi o pouco frio.

MÍNIMAS: Quando olhamos para as temperaturas mínimas, que normalmente ocorrem no amanhecer, elas ilustram muito bem esse sentimento. Observem no mapa abaixo que em todo o Estado elas ficaram acima do que é o padrão chegando a ter áreas com 3 a 4ºC a mais do que é o normal de Julho:

anomalia_julho

Resumindo: as manhãs não foram tão frias quanto “deveriam” ser, foram mais “quentes”. Em algumas cidades isso não ocorria a muitos anos como em Urussanga onde a última vez que o amanhecer de julho foi acima do normal ocorreu há 54 anos!

MÁXIMAS: No entanto, quando olhamos para as temperaturas máximas, que normalmente ocorrem à tarde, percebemos que elas ficaram dentro do normal e até menores que esse padrão, ou seja, Julho teve tardes até mais frias, especialmente no Oeste como o mapa abaixo mostra:

ANOMALIA_JULHO

RESUMO DE JULHO

Chuvoso e com amanhecer menos frio que o normal e tardes mais frias que o normal.

Bookmark and Share

Semana termina com ar seco

31 de julho de 2015 0

A sexta-feira é outro dia de sol em todas as cidades devido o ar seco que seque bloqueando todo avanço de sistemas meteorológicos que pudessem mudar o tempo.
A imagem abaixo é do início da manhã que mostra, pontos em azul, nevoeiros em parte de SC com destaque para o Vale do Itajaí:

mapserv

Os nevoeiros se dissipam e o sol também aparece nessas regiões. As temperaturas voltam a subir ao longo da tarde chegando a 24 a 27ºC boa parte das cidades sendo que no Sul se aproximam dos 30ºC.

FIM DE SEMANA

O tempo não muda nos dois próximos dias que seguem com o ar seco garantindo a presença do sol em todas as cidades. Nevoeiros isolados ao amanhecer pela temperatura que diminui um pouco durante à noite.
As temperaturas da tarde se aproxima dos 27 a 30ºC boa parte das cidades.

Bookmark and Share

Temperaturas de primavera

30 de julho de 2015 0

A quinta-feira segue sem mudanças sobre SC que tem a presença do ar seco sobre todas as regiões. O dia novamente terá sol e algumas poucas nuvens na maior parte das cidades.

Nevoeiros no turno da manhã ocorrem, especialmente no Litoral devido uma corrente fria de água que passa muito próximo da costa. A imagem abaixo mostra claramente o nevoeiro, pontos em azul, chamado de marítimo:

mapserv

Ao longo da tarde teremos temperaturas novamente elevadas depois do amanhecer ameno/frio. Previsão de 24 a 26ºC boa parte das cidades e próximo dos 30ºC no Vale do Itajaí e Sul.

SEXTA E FIM DE SEMANA

Não há previsão de mudanças, o ar seco com sol e algumas nuvens seguem nos três dias em todas as cidades. Temperaturas de primavera já que as noites/manhãs terão temperaturas amenas/frias e as tardes serão novamente quentes se aproximando dos 30ºC boa parte das cidades, especialmente no fim de semana.

Bookmark and Share

Tarde com cara de verão

29 de julho de 2015 0

A semana ta sendo marcada pela presença do sol e poucas nuvens, e essa condição acaba resultando em tardes com temperaturas bem agradáveis até com certo aquecimento em alguns pontos de Santa Catarina.

Hoje não foi diferente, as temperaturas chamaram atenção em algumas cidades, principalmente para quem estava no sul do estado. Vejam alguns dados da tarde desta quarta-feira.

31°C Jaguaruna e Meleiro

30°C Criciúma e Siderópolis

29,5°C Araranguá

29°C Blumenau e Maravilha

28°C Caibi, Schroeder e Corupá

25°C Florianópolis

23°C São Joaquim

TEMPO AMANHÃ

A quinta-feira vai ser mais um dia com o sol aparecendo em todas as regiões, nas cidades do centro ao litoral as nuvens aparece um pouco mais do que hoje.
As temperaturas seguem bem parecidas com hoje, e no sul do estado novamente a tarde vai ser quente com os termômetros chegando a casa dos 30°C.

Postado por: Bianca Souza
Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Temperaturas de primavera

29 de julho de 2015 2

O ar seco segue predominando em todas as regiões de SC nessa quarta-feira. A imagem de satélite abaixo mostra poucas nuvens aparecendo em todo o Sul do Brasil:

mapserv

Desta forma a quarta-feira será de sol e nuvens em todas as cidades até naquelas onde temos nevoeiros de manhã cedo. As temperaturas são muito mais de primavera do que de inverno já que depois do amanhecer frio no Planalto Norte, Meio-Oeste e Serra, 1ºC em Urupema e Bom Jardim da Serra, teremos uma tarde com 22 a 25ºC boa parte das cidades subindo para algo próximo dos 28ºC no Sul.

QUINTA E SEXTA

O ar seco deverá seguir predominando nos dois dias com sol e nuvens pelo Estado. No entanto, é importante destacar que vamos ter maior nebulosidade nesses dias, especialmente do Litoral ao Centro.
As temperaturas seguem de primavera, ou seja, noites/amanhecer amenas/frias e tardes com aquecimento com destaque para o Sul que chega ter cidades próximas dos 30ºC.

FIM DE SEMANA

Sol e nuvens com temperaturas elevadas à tarde. Da praia!!

Bookmark and Share

Amplitude térmica

28 de julho de 2015 0

Essa semana temos uma massa de ar seco influenciando nas condições do tempo no sul do Brasil, essa massa de ar seco além de trazer o predomínio do sol faz com que tenhamos uma diferença bem significativa nas temperaturas ao longo do dia, a famosa amplitude térmica.

As noites e as manhãs estão tendo temperaturas mais baixas já que o ar seco não possui uma umidade suficiente para que as temperaturas se mantenham mais estáveis ao longo da noite, ou seja, logo que o sol se põe o ar começa “perder calor” e as temperaturas começam a baixar. No início do dia, com a presença do sol, as temperaturas começam a subir e durante as tardes temos até um certo aquecimento para a época do ano.

Separamos na tabela algumas temperaturas de hoje, percebam como é grande a amplitude térmica em algumas cidades. Condição essa que vai seguir nos próximos dias aqui em Santa Catarina.

amplitudejulho

TEMPO AMANHÃ

A quarta-feira vai ser mais um dia com o céu azul predominando em todas as regiões do estado. Há previsão de nevoeiros no início do dia em algumas cidades, mas ainda no período da manhã eles se dissipam e dão lugar ao sol. Temperaturas agradáveis ao longo da tarde, sobretudo no sul.

max2907

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Poucas mudanças do tempo

28 de julho de 2015 2

A terça-feira será outro dia de domínio de ar seco sobre o Estado que tem no período da manhã nevoeiros que a imagem abaixo, através dos pontos em azul, mostra muito concentrados do Litoral até o Centro:

mapserv

Ao longo do dia as temperaturas vão subindo e o nevoeiro se dissipa gradativamente permitindo a presença do sol. As temperaturas no amanhecer ficaram baixas na Serra com 6 a 8ºC, mas nas cidades de baixadas, ar frio é pesado e fica nessas regiões, tivemos frio maior com 0ºC em Urupema e 2ºC em Bom Jardim da Serra. Durante à tarde, 21 a 23ºC boa parte das cidades subindo um pouco em algumas cidades do Sul e Vale do Itajaí.

DECORRER DA SEMANA

O sol deverá permanecer em todas as cidades com maior presença das nuvens na quinta-feira em todas as cidades e na manhã da sexta no Litoral e áreas próximas. As temperaturas ao longo dos próximos dias ficam com característica mais de primavera do que de inverno já que permanecem amenas/baixas no amanhecer e agradáveis/quente no turno da tarde. Aquecimento maior previsto para o turno da tarde a partir do fim de semana!

Bookmark and Share

Ar seco predominando

27 de julho de 2015 0

A última semana de julho deverá ser muito diferente em relação ao tempo que tivemos durante boa parte do mês, ou seja, um ar seco estará presente mantendo uma estabilidade grande do tempo. A semana começa por uma segunda-feira de sol entre nuvens em todas as cidades com as temperaturas da tarde entre 20 a 22ºC boa parte das cidades.

No período da manhã temos nevoeiros isolados, a imagem abaixo mostra pelos pontos azuis, associados a diminuição da temperatura durante à noite que no amanhecer chegou a 5 a 7ºC na Serra.

POUCAS MUDANÇAS AO LONGO DA SEMANA

Para a terça e quarta a previsão segue sendo de dias de sol e nuvens em todas as cidades que terão temperaturas da noite amenas/baixas e temperaturas da tarde se aproximando dos 22 a 24ºC maior parte das cidades podendo até subir mais pontualmente em cidades do Vale do Itajaí e Sul.

Se nada mudar, esse ar seco deverá predominar não só na segunda metade da semana, mas também no próximo fim de semana ficando apenas o período entre quinta e sexta com maior nebulosidade devido uma frente fria, sistema de chuva e não de frio, que irá passar no mar sem trazer maiores influencias para SC.

O mapa abaixo mostra o volume de chuva previsto nessa semana. Observem que há chuva significativa só para o extremo Sul do Brasil:

Semana1

AGOSTO

Se nada mudar, não só julho termina com ar seco como temos forte tendência que agosto também comece com o mesmo sistema trazendo uma sequência maior de dias com sol e nuvens. O mapa abaixo mostra os volumes de chuva previsto do dia 1º até 8 de agosto:

Semana2

ATENÇÃO

É importante destacar que estamos mostrando uma tendência do tempo de médio prazo. Muitas vezes ao longo do período algumas informações vão mudando, ou seja, o acompanhamento diário da previsão do tempo é essencial!!

Bookmark and Share

Mudanças no tempo

25 de julho de 2015 0

O fim de semana irá marcar o começo da mudança mais significativa do tempo para todo o Estado. A imagem do início do sábado mostrava muitas nuvens sobre SC, mas no Oeste associadas a nevoeiros que vão se dissipando aos poucos:

mapserv

No Sul e parte da Grande Florianópolis, a nebulosidade é do ciclone que está no mar trazendo umidade. Por isso, o sábado terá nuvens e sol em todas as cidades, mas o Sul e parte da Grande Florianópolis terão momentos de mais nuvens e chuva. Devido o ciclone, vento moderado do Litoral ao Centro.
Durante à tarde, as temperaturas não sobem muito ficando entre 18 e 20ºC boa parte das cidades sem passar muito dos 14 a 16ºC na Serra e no Planalto Norte.

DOMINGO

Amanhã o ciclone estará ainda mais afastado para o alto mar deixando que um ar seco predomine em SC. Assim, teremos um dia de sol e nuvens que de manhã ainda aparecem mais entre Sul e Grande Florianópolis, especialmente na primeira região.
Depois de um amanhecer frio, à tarde deverá ter 18 a 21ºC boa parte das cidades.

SEMANA QUE VEM

O mês de julho deverá terminar bem diferente do que ele teve de predomínio. Choveu muito com várias cidades tendo 2 a 3x mais chuva que o normal. No entanto, a semana que vem deverá ter predomínio de sol em todas as cidades e até com tardes, quarta, com aquecimento. Pequena chance de uma instabilidade no final da quarta nas cidades próximas do RS.
Se nada mudar, podemos dizer que até o início de agosto deverá ter predomínio de sol! Para os amantes do frio rigoroso do inverno as notícias não são boas. A médio prazo não há previsão de entrada de ar polar intensa.

Bookmark and Share