Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O ar frio perde força

29 de agosto de 2014 0

A sexta-feira novamente amanheceu com temperaturas baixas em todas as cidades e com geada na Serra, mas com um frio não tão intenso como ontem. Hoje a menor temperatura ocorre em Bom Jardim da Serra com -3,1ºC.

O ar frio está se afastando gradativamente para o mar, mas ainda mantém influência até fazendo a imagem do amanhecer mostrar poucas nuvens sobre o Estado:

S11235231_201407101400

Temos nevoeiros durante a manhã em parte de SC, especialmente no Norte e Vale do Itajaí, mas que vão se dissipar a medida que a temperatura sobe. A sexta-feira será de sol e nuvens em todas as cidades que terão uma tarde mais agradável com máximas entre 19 e 21ºC boa parte das cidades ficando a Serra com 14 a 16ºC.

FIM DE SEMANA

A informação principalmente é que a massa de ar frio da semana não estará mais presente. As temperaturas das tardes, especialmente de sábado, chegam até a subir um pouco para um período de inverno. O sábado terá nevoeiros ao amanhecer, mais Norte e Vale do Itajaí, e sol entre nuvens ao longo do dia. Apenas na noite para domingo é que o Oeste poderá ter chuva isolada.

Temperaturas da tarde de SÁBADO:

imagem

o domingo, deverá ter muitas nuvens, pouco sol e chuva em momentos do dia, especialmente de manhã. Não se descarta momentos de chuva forte isoladamente!!

Bookmark and Share

SC abaixo de 0ºC

28 de agosto de 2014 0

A quinta-feira amanheceu com temperaturas negativas não só na Serra, mas várias cidades do Meio-Oeste e Planalto Norte . Abaixo as menores temperaturas do amanhecer de hoje que é um dos mais frios do ano:

-6,8ºC Urupema

-5,9ºC  Bom Jardim da Serra

-3,8ºC São Joaquim

-3,7ºC Painel

-1ºC Ponte Serrada, Itaiópolis, Rio das Antas, Lebon Régis, Urubici, Rio Rufino, Ponte Alta do Norte, Caçador e Lages

-0,4ºC Brunópolis

-0,2ºC Monte Castelo

0ºC Santa Cecília, Joaçaba, Abdon Batista, Campo Belo do Sul, Major Vieira e Zortéia

1ºC Porto União

Outras cidades:

Florianópolis 8,4ºC

Itajaí 9,8ºC

Criciúma 7,2ºC

Chapecó 5,2ºC

Joinville 9ºC

Blumenau 9,3ºC                                                                                                             Est: Inmet/Ciram/RBS

 

 

O ar frio também é seco que faz a quinta-feira ser outro dia de sol e nuvens em todas as cidades. A imagem da manhã mostra uma certa variação de nuvens, mas principalmente pelos estados vizinhos:

S11235231_201407101400

Durante o período da tarde o frio perde força em boa parte das cidades já que a previsão é de algo entre 19 e 21ºC. As regiões da Serra, Planalto Norte e Oeste vão ter frio boa parte do dia já que as máximas da tarde não passam muito dos 15 a 18ºC.

AINDA FAZ FRIO NA PRÓXIMA NOITE, MAS MENOS

Essa massa de ar frio ainda será capaz de trazer um amanhecer de inverno para todas as cidades, mas não tão intenso como hoje. Nos pontos altos da Serra ainda há chance de temperatura negativa, mas já mais próximo do 0ºC, ou seja, -2 a 0ºC. Há condição de geada na Serra. Nas outras regiões, boa parte de SC, o dia deverá amanhecer entre 8 e 11ºC.

A sexta-feira deverá ter nevoeiros em parte das cidades do Centro ao Litoral, especialmente no Norte e Vale do Itajaí onde o sol demora um pouco mais para aparecer. A previsão é de sol e nuvens em todas as cidades.

FIM DE SEMANA SEM AR FRIO

As temperaturas já não baixam tanto ao amanhecer e as tardes dos dois dias deverão ter temperaturas até um pouco altas para a época do ano, mas sem grande aquecimento. O sol aparece entre nuvens durante o sábado que tem chance de chuva só no final do dia nas áreas do Oeste.

Se nada mudar, o domingo tem aberturas de sol, mas a nebulosidade deverá predominar trazendo chuva em forma de pancada durante o dia, mas mal distribuída.

Bookmark and Share

Maré alta causa alagamento na Capital

27 de agosto de 2014 2

A quarta-feira teve a influencia de ventos de sudeste/sudoeste que combinados a maré alta provocaram alagamentos na tarde de hoje na Rodovia Diomísio Freitas, via de acesso ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

rua_Diomisio

Foto: CBN Diário

Outro ponto em que também é propicio ocorrência desse tipo de alagamento é o estacionamento do centro de eventos (Centro Sul).

A imagem abaixo é de um maregrama,  onde a linha em vermelho corresponde ao nível de Maré observada, sendo que quando temos um valor acima de 123.00 causam alagamentos nas duas regiões citadas anteriormente. Em azul a maré astronômica em verde a maré residual. Ressalto que esse fenômeno ocorre apenas no horário de pico da maré, ou seja, ocorre no meio da tarde apenas.

Amanhã podemos registrar este fenômeno novamente já que os ventos devem soprar de sul a sudeste.

untitled

Gráfico: CIRAM

Para interpretar o gráfico

Quando sopram ventos do quadrante sul ocorre um empilhamento da água do mar na costa e, nesse caso, a maré observada tende a ser maior que a maré astronômica. Por conseqüência,  valor da altura residual (em verde no gráfico) é positivo. Quando o vento é proveniente do quadrante norte ocorre um afastamento da água do mar da costa e o valor da maré observada é menor do que a maré astronômica, resultando num valor da altura residual negativo. Quando há calmaria ou ventos fracos, os valores da maré observada e da maré astronômica são semelhantes  e o resultado da altura residual é zero ou próximo a zero.

 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Frio com geada

27 de agosto de 2014 0

A nova massa de ar frio e seco que chegou em Santa Catarina trouxe novamente queda forte de temperaturas em todas as regiões, mas cada região com a sua característica. No post abaixo temos as menores ocorridas no amanhecer dessa terça, observem que tivemos mínimas negativas.

O frio forte já trouxe imagens típicas de inverno. Abaixo a geada que apareceu em São Joaquim hoje cedo:

Geada 3 Geada 1 Geada 2Para amanhã há previsão de geada em grande parte de SC!!!

 

Bookmark and Share

Frio de inverno

27 de agosto de 2014 0

A quarta-feira amanheceu com temperaturas típicas de inverno em todas as regiões do Estado devido a chegada de uma nova massa de ar frio e seco. As menores temperaturas  foram:

-3ºC Urupema

-1,3ºC São Joaquim com -4,1ºC no Distrito do Cruzeiro

-0,3ºC Ponto Serrada

-0,2ºC Água Doce

0ºC Bom Jardim da Serra, Painel, Caçador, Porto União, Monte Castelo

1,3ºC Urubici

1,4ºC Itaiópolis

1,7ºC Lages

1,8ºC Campo Belo do Sul                                                                   EST: Inmet/Ciram/RBS/Particular

Além de temperatura negativa nos pontos altos do Estado tivemos também a formação de geada.

A imagem abaixo mostra que o ar seco não deixa que muitas nuvens se formem. As nuvens que aparecem são de um ciclone no mar entre RS e o Uruguai que não traz grandes influências para SC:

S11235231_201407101400

Esta condição deixa a quarta-feira com sol e nuvens em todas as cidades. As temperaturas não sobem muito durante à tarde na Serra e Planalto Norte onde não passam muito dos 12 a 14ºC, ou seja, frio todo o dia. Outra região que ainda fica com uma tarde fria é o Oeste com 14 a 16ºC. Nas outras regiões, teremos 17 a 19ºC, mais agradável.

MUITO FRIO NA PRÓXIMA NOITE

Esta massa de ar frio segue forte ao longo da próxima noite trazendo novamente temperaturas típicas de inverno em todas as regiões. Previsão de um amanhecer com:

2 a 4ºC no Oeste

6 a 8ºC Sul, Litoral, Vale do Itajaí e Norte

0 a -2ºC Planalto Norte

-4 a -6ºC Serra                                                                                                  Estações: Inmet/Ciram/RBS

Há previsão de geada em boa parte das cidades do Oeste, Serra e Planalto Norte.  A quinta será novamente de sol e nuvens com pouca nebulosidade boa parte do dia. Esta condição deixa a tarde de quinta com temperaturas baixas apenas Serra e Planalto Norte já que em boa parte das cidades teremos até uma condição agradável, algo entre 17 e 19ºC.

SEXTA-FEIRA

O sol vai aparecer novamente em todas as cidades ficando a parte entre Vale do Itajaí e Norte com nevoeiros ao amanhecer. As temperaturas voltam a diminuir no amanhecer, mas menos que na Quinta, ou seja, aos poucos o ar frio irá se afastar. Essa condição deixa a tarde da sexta bem agradável em todas as cidades.

INÍCIO DE SETEMBRO

Importante destacar que teremos no início do próximo mês o retorno da chuva!

Bookmark and Share

Nova massa de ar seco e frio

26 de agosto de 2014 1

Depois que ontem tivemos a passagem de uma frente fria, sistema de chuva, o Estado tem hoje a chegada gradativa de uma nova massa de ar frio e seco que sempre vem após a passagem da chuva. A imagem do amanhecer mostra como as nuvens de ontem já estão indo para o mar:

S11235231_201407101400

A terça-feira será de sol e nuvens com maior nebulosidade em parte do Estado agora de manhã.

As temperaturas voltaram a diminuir em boa parte das cidades trazendo uma condição mais típica de inverno. Algumas das menores do amanhecer foram:

-0,5ºC Urupema

0,9ºC São Joaquim

2,1ºC Caçador e Água Doce

2,4ºC  Ponte Serrada

2,5ºC Painel

3,9ºC Lages

4º C Campo Belo do Sul

5,6ºC Urubici

Est: Inmet/Ciram/RBS

 

* Algumas temperaturas ainda podem baixar um pouco mais!!

Durante o período da tarde as temperaturas ficam baixas apenas na faixa entre Oeste, Planalto Norte e Serra com 12 a 16ºC. Nas demais regiões, onde a temperatura no amanhecer ficou entre 13 a 16ºC, a tarde será mais agradável em torno de 20 a 22ºC.

FRIO NAS PRÓXIMAS NOITES

A previsão é que as temperaturas continuem típicas de inverno nas noites e amanhecer dos próximos dias, especialmente quarta e quinta. A previsão é que amanhã de manhã tenhamos temperatura negativa nos pontos altos da Serra com -1 a -3ºC!

Nas outras áreas o dia deverá começar com:

imagem

A quinta-feira deverá amanhecer ainda mais fria em todas as cidades, ou seja, os termômetros deverá indicar temperaturas até menores.  Importante destacar que as tardes são mais agradáveis ficando este turno frio apenas na Serra, Planalto Norte e Meio-Oeste. O frio vai começar a perder força ao longo do próximo fim de semana!!

Há previsão de geada para as duas próximas manhãs na Serra, Planalto Norte e Meio-Oeste, mais baixadas.

O sol estará presente ao longo da semana em todas as cidades sendo que a presença de ventos em altitude deixa momentos da quarta-feira com maior nebulosidade.

 

Bookmark and Share

Mudanças no tempo

25 de agosto de 2014 0

Depois de um fim de semana marcado pelo sol e temperaturas elevadas para a época do ano as mudanças no tempo começam a ser sentidas hoje em Santa Catarina.

Na imagem de satélite podemos observar o avanço de uma frente fria, sistema de chuva, pelo nosso estado. A região do oeste e meio oeste já registram chuva desde o início do dia, aos poucos as cidades do planalto sul começam a ficar com o tempo nublado, sendo que no decorrer da tarde até a noite a chuva avança por todas as áreas do estado.

mapserv (93)

 

Devido ao aumento de nebulosidades e ausência do sol as temperaturas não sobem muito nessas regiões que já registram instabilidades.

Por isso no oeste as temperaturas não passam muito dos 20°C , já no litoral e áreas próximas os termômetros chegam a casa dos 30°C no decorrer da tarde de hoje.

Separamos as temperaturas da última hora (11 horas) onde conseguimos observar bem essa diferença:

AGORAAA

 

Depois da passagem da frente fria, teremos a chegada de uma massa se ar frio e seco, que já vai influenciar no tempo no próximo amanhecer.

Sendo assim, a terça-feira começará gelada, principalmente entre Oeste, Serra e Planalto Norte com previsão de 4 a 6°C sendo que nos altos da Serra baixa para 1 a 3ºC. Nas outras regiões de 12 a 15°C.

 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

A terça terá sol e nuvens em todas as cidades ficando a Capital, Vale do Itajaí e Norte com chance pequena de chuva fraca entre final de madrugada e primeiras horas da manhã já que a maior parte do dia nestas três regiões será de sol e tempo seco.

Bookmark and Share

O tempo começa a mudar

25 de agosto de 2014 1

A segunda-feira começa com a presença do sol, mas com nevoeiros em parte das cidades. Além disso, já percebemos pela imagem da madrugada que depois de um período longo de poucas nuvens devido o ar seco dos último dias, já temos um aumento de nuvens no sul do Brasil:

S11235231_201407101400As nuvens em tons de amarelo e azul sobre o RS são de uma frente fria, sistema de chuva, que avança gradativamente nesta segunda associada a áreas de instabilidade, cor amarela, no Norte da Argentina.

Desta forma, a segunda é de sol e nuvens por Santa Catarina que terá aumento gradativo de nuvens ao longo do dia com previsão de chuva que ocorre primeiro no Oeste, Serra e Sul e só mais para o final do dia nas outras regiões, especialmente no Norte que será a última a ter a mudança do tempo. Importante destacar que pelo ar quente que está no Estado o avanço da frente fria, sistema de chuva, há condições de temporais isolados!!

As temperaturas seguem elevadas, parecidas com as de ontem, entre Capital, Vale do Itajaí e Norte. Nas áreas do Oeste, Serra e Sul o turno da manhã terá as maiores temperaturas, mas com a chegada da chuva o turno da tarde já terá frio.

SEMANA DE INVERNO

As temperaturas voltam a diminuir em todas as cidades na próxima noite e a terça amanhece fria, mas principalmente entre Oeste, Serra e Planalto Norte com previsão de 4 a 6ºC sendo que nos altos da Serra baixa para 1 a 3ºC. Nas outras regiões, 12 a 15ºC.

A terça terá sol e nuvens em todas as cidades ficando a Capital, Vale do Itajaí e Norte com chance pequena de chuva fraca entre final de madrugada e primeiras horas da manhã já que a maior parte do dia nestas três regiões será de tempo seco com sol.

A quarta tem sol e nuvens e um amanhecer de inverno em todas as cidades com previsão de geada e temperatura negativa na Serra!! Durante à tarde, temperaturas agradáveis do Centro ao Litoral.

Destaco que as noites da semana serão típicas de inverno e as tardes agradáveis porque teremos sol ao longo da semana!!!

 

Bookmark and Share

Sábado de sol

23 de agosto de 2014 0

O sábado tem poucas mudanças no tempo em relação ao que vem ocorrendo nos últimos dias.

Na imagem de satélite desta manhã podemos observar pouca nebulosidade sobre o sul do Brasil, ficando assim o sábado com predomínio do sol e poucas nuvens.

mapserv (92)

Nas áreas próximas ao Litoral podemos ter um pouco mais de nuvens do que nas demais regiões, mas nada que interfira nas condições do tempo já que essas nuvens estão associadas a tempo bom.

As temperaturas ficam em elevação ao longo do dia e na parte da tarde ficam entre 27 e 29°C em boa parte das cidades, sendo que pontualmente no Vale do Itajaí e no Sul do estado podem ser registradas temperaturas mais altas.

 

tarde

 

TEMPO AMANHÃ

O domingo será outro dia com sol, poucas nuvens e temperaturas com aquecimento maior do que hoje. Os termômetros devem chegar a casa dos 30°C em boa parte das cidades catarinenses.

Pra quem gosta de sol e calor aproveite bastante o fim de semana, pois as mudanças no tempo devem começar a ser sentidas no decorrer de segunda-feira, quando teremos a volta da chuva e de temperaturas mais baixas.

Postado por:

Bianca Souza

Bookmark and Share

TEMPERATURAS DE VERÃO

22 de agosto de 2014 0

A massa de ar seco e a presença do sol fez com que as temperaturas ficassem elevadas na tarde desta sexta-feira em todas as regiões de Santa Catarina.

Separamos alguns dados da tarde de hoje, reparem que até mesmo na serra catarinense os termômetros registraram temperaturas altas para a estação mais fria do ano.

31°C Blumenau

30,5°C  Criciúma e Urussanga

30°C Joinville, Luiz Alves e Itajaí

29,5°C   Camboriú, Indaial e São Miguel do Oeste

29°C   Joaçaba e Chapecó

27°C   Florianópolis, Rio Negrinho e Mafra

25°C  São Joaquim e Lages

Est: Ciram/INMET

 

O tempo seco e as altas temperaturas devem seguir durante todo o fim de semana, com destaque para o domingo onde os termômetros devem passar dos 30°C em algumas cidades.

 

VERANICO

A semana inteira foi marcada pela presença do sol e temperaturas altas,  e quando temos um período com essa condição de tempo o chamamos de veranico.  Mas você sabe o que é isso?

Bom, veranico é um período maior do que cinco dias que tem ausência de chuva, baixa umidade relativa do ar e temperaturas máximas elevadas, ocorre durante o inverno quando temos predomínio de uma massa de ar seco.

E toda vez que temos um episódio de veranico as pessoas nos perguntam se isso é comum de ocorrer. Por isso separamos alguns dados de temperaturas altas registradas no mês de Agosto nos últimos anos, para mostrar que é bem comum registrarmos temperaturas de verão durante a estação mais fria do ano.

 

FLORIANÓPOLIS

35°C  em 29/08/2005

33,4°C em 13/08/2011

31,4°C  em 04/08/2012

30,6°C   em 24/08/2010

30°C  em 02/08/2013

 

INDAIAL

34,6 °C  em 29/08/2005

33,8°C  em 28/08/2005

32,9°C   em 13/08/2006

32,4°C  em  24/08/2010

32,2°C   em 09/08/2006

 

CHAPECÓ

31°C   em 13/08/2006

30,7°C   em  25/08/2002

30,5°C  em  25/08/2010

30,2°C  em 22/08/2003

30,1°C  em  23/08/2007

 

LAGES

29,7°C   em  29/08/2005

29,4°C  em  24/08/2007

29,1°C   em   12/08/2006

28,8°C   em   25/08/2010

 

 

Postado por:

Bianca Souza- Técnica em Meteorologia

 

 

 

 

 

 

 

 

Bookmark and Share