Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Muitas nuvens e pouco sol

01 de julho de 2015 0

A quarta-feira tem no período da manhã muitos nevoeiros predominando em grande parte do Estado. A imagem de satélite abaixo mostra através dos pontos em azul a grande concentração sobre SC:

S11232297_201507010830

Esses nevoeiros/nuvens baixas vão predominar durante o turno da manhã com aberturas de sol no decorrer do dia. No litoral e áreas próximas o sol aparece mais de manhã com aumento de nuvens ao longo do dia. Poucas cidades poderão ter instabilidades. Durante à tarde teremos temperaturas entre 20 a 22ºC boa parte das cidades.

QUINTA-FEIRA

O sol volta a aparecer entre nuvens em todas as cidades sendo que ainda teremos nevoeiros ao amanhecer e momentos de muitas nuvens. Chance de chuva tem para poucas cidades do Centro para o Norte já que as nuvens carregadas predominam muito no PR.

SEXTA-FEIRA

As nuvens ganham força sobre o Estado trazendo previsão de chuva, sobretudo de manhã, em todas as cidades que terão períodos de melhoria ao longo do dia.

TENDÊNCIA DO FRIO

Segue a previsão da chegada de um ar polar para o fim de semana. No sábado, a menor temperatura não irá ocorrer no amanhecer como normalmente ocorre, mas no início da noite porque teremos o ar frio avançando por SC no decorrer do dia. Com essa condição teremos um amanhecer de domingo frio em todas as cidades com a Serra tendo temperaturas negativas, mas próximas dos 0ºC.
Quando se fala de frio no inverno muitos perguntam sobre neve. Pelas simulações do tempo que temos hoje para o fim de semana não há condições para neve. Vamos acompanhar!

Bookmark and Share

Chuva ao longo do dia

30 de junho de 2015 4

A terça-feira tem o avanço de nuvens de chuva a partir dos países vizinhos e do RS como a imagem de satélite do início do dia já mostrava:

mapserv

Esse comportamento vai continuar ao longo do dia trazendo para o Oeste e Serra muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Nas outras regiões, o sol aparece um pouco mais de manhã, mas com aumento de nuvens e chuva prevista no decorrer do dia sendo que isoladamente poderemos ter temporais.
As temperaturas não sobem muito entre Oeste e Serra onde ficam entre 16 e 18ºC sendo que nas demais regiões se aproximam dos 23 a 25ºC podendo até subir um pouco mais no Sul.

QUARTA-FEIRA

As nuvens avançam mais para o PR e SP deixando o sol aparecer entre nuvens em todas as regiões do nosso Estado. No entanto, uma chuva fraca não pode ser descartar, mas em poucas áreas. As temperaturas ainda sobem um pouco à tarde quando se aproximam dos 22 a 24ºC boa parte das cidades.

QUINTA-FEIRA

O sol ainda aparece entre nuvens em todas as cidades, mas as nuvens do PR voltam a predominar em SC que tem chance de chuva no decorrer do dia, mas especialmente entre Norte e Vale do Itajaí com menor chance para as cidades que estão próximas do RS.

TENDÊNCIA DE FRIO FORTE

Segue a previsão de temperaturas típicas de inverno durante o fim de semana. O avanço do ar polar deverá ocorrer no sábado que terá a menor temperatura no período da noite para domingo e não no amanhecer do dia como normalmente ocorre. Se nada mudar até lá, o domingo deverá ser bem frio com temperatura negativa na Serra.
Importante destacar que dentro dessa primeira quinzena de Julho poderemos ter duas fortes massas de ar frio polar já que depois do frio do fim de semana poderemos ter uma nova massa de ar polar entre os dias 8 e 9. Vamos acompanhar!!

Bookmark and Share

29 de junho de 2015 0

A semana começa com muitas nuvens, até associadas a chuva, entre os países vizinhos e o RS que ao passarem por SC perdem intensidade. A imagem do início do dia mostrava a maior presença das nuvens:

mapserv

A segunda-feira terá sol entre nuvens em todas as cidades sendo que nas regiões mais próximas do RS teremos predomínio delas onde até uma chuva isolada não pode ser descartada. As temperaturas se aproximam dos 22 a 24ºC boa parte das cidades.

TERÇA-FEIRA

As nuvens de chuva que hoje predominam muito no RS avançam em direção a SC trazendo para as áreas próximas do Estado vizinho chuva a qualquer hora. Em boa parte de SC teremos sol com aumento de nuvens e chuva no decorrer do dia. Isoladamente poderemos ter temporais. As temperaturas não sobem muito entre Oeste e Serra, onde a chuva começa primeiro, mas ainda passam um pouco dos 20ºC boa parte das cidades.

QUARTA-FEIRA

As nuvens vão avançar para o PR e SP permitindo aberturas de sol em todas as regiões. Ainda não se descarta chuva, mas de maneira bem isolada.

TENDÊNCIA DA TEMPERATURA

Depois do início da semana com elas mais elevadas para a época do ano, a temperatura deve diminuir gradativamente na segunda parte da semana, mas de maneira forte devido um novo ar polar só no fim de semana a partir da noite de sexta para sábado.

Bookmark and Share

Fim de semana de sol

27 de junho de 2015 2

O sábado tem a presença do sol em todas as regiões sendo que no turno da manhã temos pontos de maior nebulosidade/nevoeiros em áreas do Norte, Vale do Itajaí e Serra. A imagem abaixo mostra alguma nebulosidade sobre o Sul do Brasil:

mapserv

O ar frio no mar que vem trazendo ventos úmidos para o Leste de SC já se afasta um pouco mais para alto mar e traz pouca influência. Desta forma, teremos um sábado de sol e nuvens com temperaturas da tarde bem agradáveis variando entre 21 e 23ºC boa parte das cidades, 14 a 16ºC na Serra e 23 a 25ºC no Sul.

DOMINGO COM POUCAS MUDANÇAS

Amanhã o sol novamente aparece em todas as cidades que terão nas temperaturas um comportamento muito parecido com o de hoje, ou seja, um amanhecer com certo frio e uma tarde agradável e até com pouco de aquecimento mais no Sul.
No turno da manhã novamente teremos nuvens/nevoeiros em pontos do Estado.

TENDÊNCIA DA SEMANA

A segunda-feira deverá seguir mais ou menos o comportamento do fim de semana, mas com aumento de nuvens no decorrer do dia porque na terça-feira apesar de algumas aberturas de sol há previsão de chuva para toda SC. No turno da manhã é mais no Oeste e ao longo do dia nas outras regiões.

Bookmark and Share

Umidade vinda do mar

26 de junho de 2015 0

A semana termina com influência do ar frio que está no oceano fazendo com que tenhamos ventos úmidos do mar em direção a faixa Leste de SC. O mapa abaixo ilustra a presença do ar frio onde o vento sopra no sentido anti-horário fazendo com que o vento entre de Nordeste em parte de SC:

Sem título

Desta forma o Norte, Vale do Itajaí, parte da Serra e Grande Florianópolis terão outro dia de muitas nuvens que tanto permitem aberturas de sol quanto voltam a provocar chuva passageira. Nas demais regiões, especialmente o Oeste, ar seco trazendo uma sexta-feira de sol e nuvens. As temperaturas da tarde se aproximam dos 19 a 22ºC boa parte das cidades passando um pouco disso no Sul.

FIM DE SEMANA

O sábado ainda tem o Norte, Vale do Itajaí, parte da Serra e Grande Florianópolis com influência do vento do mar pela ação do ar frio. Portanto, outro dia de muitas nuvens que provocam chuva passageira intercalando com aberturas de sol, mas com boa parte do dia tendo essas aberturas!! Demais regiões, sol e nuvens todo o sábado.

O domingo tem o ar frio do mar se afastando ainda mais da costa fazendo com que o dia comece com muitas nuvens do Litoral ao Centro, mas permitindo aberturas de sol com tempo seco em todas as regiões ao longo do dia.
As temperaturas no fim de semana pouco mudam em relação ao que vem fazendo, ou seja, noites frias, nada intenso, e tardes agradáveis com máximas entre 21 a 23ºC boa parte das cidades.

Bookmark and Share

Ar frio no mar

25 de junho de 2015 0

A quinta-feira tem influência do ar frio do início da semana que hoje está no oceano bem na altura do RS. A imagem abaixo mostra a presença do sistema. A parte em azul é o centro do ar frio, onde as temperaturas são menores, que tem o vento soprando no sentido anti-horário como as setas em branco ilustram:

Sem título

Pela posição do centro do ar frio, parte azul, o vento em Santa Catarina entra do mar para a costa interferindo no comportamento do tempo para a a faixa do Litoral, Vale do Itajaí, Norte e parte da Serra onde o sol aparece, mas em meio a muitas nuvens que tem chance de provocar chuva isolada em momentos do dia. Como essa umidade não chega até o Centro, as outras regiões terão uma quinta-feira de sol e nuvens.
As temperaturas baixaram novamente no amanhecer, mas nada muito intenso com 4ºC na Serra. Durante à tarde, 17 a 20ºC boa parte das cidades ficando Serra e Planalto Norte com 13 a 15ºC.

SEXTA E SÁBADO

As mudanças são muito pequenas em relação ao dia de hoje. Isso porque o ar frio vai se manter no oceano entre SC e RS fazendo com que tenhamos o vento soprando do mar. Desta forma, o Litoral, Vale do Itajaí, Norte e parte da Serra seguem nos dois dias tendo aberturas de sol, mas com mais nuvens que ainda podem trazer momentos de chuva passageira. Nas outras regiões, especialmente no Oeste, os dois dias serão de sol e nuvens.
As temperaturas ao longo das noites seguem baixas, mas nada intenso, e as temperaturas da tarde até ficam bem agradáveis boa parte do Estado porque irão se aproximar da faixa dos 20ºC.

Bookmark and Share

Ar frio polar

24 de junho de 2015 0

Uma nova massa de ar frio chegou ao Estado entre ontem e o amanhecer dessa quarta-feira que novamente teve temperaturas baixas com destaque para a Serra onde tivemos 1ºC em São Joaquim, 0ºC em Urupema, -0,6ºC em Bom Jardim da Serra E -1,2ºC no Morro da Igreja. Ao longo do dia a temperatura sobe um pouco, mas mantendo o frio boa parte do dia com previsão de uma tarde com 9 a 11ºC na Serra, 17 a 19ºC boa parte das cidades e 14 a 16ºC entre Meio-Oeste, Planalto Norte e parte do Vale do Itajaí.

Em relação a condição do tempo, a imagem do amanhecer mostrava muitas nuvens atuando entre o nosso Estado e o RS:

mapserv

No decorrer da quarta-feira teremos muitas nuvens e apenas algumas aberturas de sol. Chance de chuva tem, mas poucas cidades e mais naquelas próximas do RS.

QUINTA A SÁBADO

Dentro desse período o ar frio de hoje estará no mar bem na altura de SC. Essa condição irá trazer duas influências: na temperatura que estará baixa entre noite/amanhecer com destaque para a Serra e também na condição do tempo porque irá trazer umidade do mar. Desta forma, o Litoral, Vale do Itajaí e parte do Norte terão dias de sol, mas com variação de nuvens que em alguns momentos traz chuva isolada. Nas demais regiões, especialmente no Oeste, esse período da semana terá sol e nuvens sem influência da umidade vinda do mar.

Bookmark and Share

Frente fria passa pelo Estado

23 de junho de 2015 0

A terça-feira tem uma frente fria, sistema de chuva e não de frio, passando pelo Estado trazendo aumento de nuvens que a imagem do início do dia já mostrava atuando entre o RS e SC:

mapserv

O dia terá muitas nuvens que permitem aberturas de sol, mas que tem condições de provocar alguma chuva passageira, mas em poucas cidades com chance maior para quem está próximo do RS. A instabilidade é mal distribuída, ou seja, muitas cidades terão mais nuvens que chuva.
Depois de uma segunda-feira agradável/quente, a terça-feira terá uma tarde fria com temperaturas entre 16 e 18ºC boa parte das cidades não passando muito dos 9 a 11ºC na Serra. Ao longo do dia teremos vento sul que irá acentuar a sensação de frio para quem estiver exposto a esse vento.

QUARTA-FEIRA

As nuvens ainda vão predominar ao longo do dia, mas permitindo algumas aberturas de sol. Apesar de toda a nebulosidade chance de chuva pequena e mais para o Extremo Oeste nas cidades próximas do RS. O destaque é a temperatura do amanhecer que será baixa com frio abaixo de zero nos altos da Serra, 5 a 7ºC boa parte das cidades e 10 a 13ºC no Litoral, Vale do Itajaí e Norte. Durante o dia, temperaturas amenas.

QUINTA A SÁBADO

O ar frio que chega na próxima noite/amanhecer de quarta-feira estará sobre o mar nesse período fazendo com que a umidade avance do mar. Desta forma, de quinta-feira até sábado teremos o sol aparecendo com tempo seco boa parte das cidades, mas no Litoral e áreas próximas, como o Vale do Itajaí, apesar das aberturas de sol uma chuva passageira não se descarta.
As temperaturas ficam baixas, mas sem frio rigoroso.

Bookmark and Share

Muitas nuvens, pouca chuva

22 de junho de 2015 0

A semana começa com muita variação de nuvens sobre o Sul do Brasil que vão permitir aberturas de sol ao longo do dia. A imagem do final da madrugada já mostrava que as nuvens estão bem presentes entre os países vizinhos e o RS:

mapserv

A segunda tem nuvens e aberturas de sol com chance de chuva no decorrer do dia, mas em poucas cidades com possibilidade maior para as regiões próximas do RS. As temperaturas da tarde ficam entre 22 e 24ºC boa parte das cidades.

TERÇA-FEIRA

As nuvens ainda vão predominar no decorrer do dia, mas permitindo aberturas de sol. Há chance de chuva, mas em poucas áreas e de maneira passageira. O dia será um pouco frio já que as temperaturas da tarde não sobem muito ficando entre 18 e 20ºC boa parte das cidades.

QUARTA-FEIRA

O sol novamente aparece entre nuvens em todas as cidades sendo que a nebulosidade predomina no decorrer do dia na faixa do Centro ao Litoral devido a umidade vinda do mar. Poucas cidades pode ter uma chuva passageira. Temperaturas parecidas com as de terça.

Bookmark and Share

Sábado segue com sol e poucas nuvens

20 de junho de 2015 2

A última noite foi fria em todas as regiões do estado, na serra os termômetros ficaram entre -1°C e 0°C em boa parte das cidades. Na capital a temperatura chegou aos 7,6°C e em Araranguá, no sul do estado, a 5,8°C.

O sábado continua com o tempo seco predominando e por isso o sol aparece mais uma vez em Santa Catarina. Pela imagem de satélite conseguimos ver bem essa condição, percebam que a pouquíssima nebulosidade sobre o estado, isso porque o ar seco dificulta a formação de nuvens por aqui.

mapserv (1)

Como o sol aparece aos poucos as temperaturas sobem e ficam bem agradáveis ao longo do dia. Na faixa leste do estado e no Oeste os termômetros ficam entre 20 e 22°C. Já na serra não deve passar muito dos 13°C.

DOMINGO

Novamente teremos mudanças nas condições do tempo. O domingo começa com sol aparecendo em todas as regiões, mas logo as nuvens começam a chegar ao estado devido à aproximação de uma nova frente fria, sistema meteorológico associado a chuva.
Ou seja, a chuva ocorre ao longo do dia, mais entre tarde e noite, no geral essa chuva é de fraca intensidade e muitas cidades vão ter mais nuvens do que instabilidade. O frio perde força e as temperaturas ficam mais amenas ao longo do domingo.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share