Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Fim de semana quente e abafado

18 de fevereiro de 2017 0

A onda de calor continua influenciando as temperaturas em todas as regiões de Santa Catarina, e por isso o fim de semana não vai ser diferente dos últimos dias, vamos ter muito sol, calor e aquela forte sensação de abafamento.

O sábado até começou com algumas nuvens aparecendo, mas no geral é o sol quem vai predominar e as temperaturas vão ficar altíssimas. Durante a tarde os termômetros se aproximam dos 35°C em Chapecó, 36°C em Blumenau e até 37°C na região de Criciúma.

Entre o meio de tarde e início de noite há chance de chuva de verão, mal distribuída, na região Sul, na Serra, na Grande Florianópolis e bem poucas cidades do Norte.

CUIDADO COM O SOL

Atenção que ao longo do dia vamos ter céu de brigadeiro (sem nebulosidade), e por isso nós lembramos aqui de alguns cuidados na exposição ao sol. Já que a previsão indica que o Índice Ultra Violeta chegue ao valor extremo tanto neste sábado, como no domingo.

exposicaosol

TEMPO AMANHÃ

O primeiro dia sem horário de verão vai ter repeteco nas condições do tempo. O domingo será outro dia com o sol aparecendo bastante, e com as temperaturas se aproximando dos 33 a 36°C na maior parte das cidades, sempre com destaque para a região Sul onde o calor pode passar um pouco disso em algumas cidades.

No fim do dia há chance de chuva nas cidades próximas ao Rio Grande do Sul. Nas outras regiões catarinenses a chance de chuva de verão é menor.

 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

 

Bookmark and Share

O calor continua

17 de fevereiro de 2017 0

A semana termina com o domínio do ar quente que vem predominando sobre o Estado. Durante o período da tarde vamos ter temperaturas entre 32 e 34ºC com picos de 35 a 37º em pontos do Sul, Vale do Itajaí, Norte e Oeste. Essa é a previsão para o termômetro porque a umidade mais elevada faz a sensação de calor ser até maior!

Uma das imagens da manhã mostrava algumas nuvens em parte da Serra e do Vale do Itajaí com o céu mais “aberto” nas outras regiões:

S11235230_201701270730

A previsão é de uma sexta-feira de sol e nuvens com tempo seco boa parte do dia, mas entre meio de tarde e início de noite há previsão de chuva de verão, ou seja, passageira e poucas áreas, mas nas áreas onde ocorrem vem com trovoadas e isoladamente até temporais, especialmente no Sul.

FIM DE SEMANA DE CALOR

Amanhã e domingo as temperaturas seguem tão elevadas quanto fez nos últimos dias e faz hoje, nada muda. O sol novamente irá aparece em todas as regiões com tempo seco boa parte dos dois dias. No sábado, entre meio de tarde e início de noite chuva de verão, mal distribuída, no Sul, Meio Oeste/Serra e bem poucas cidades no Litoral e Norte. No domingo, essa instabilidade de verão tem chance pequena de ocorrer só para quem está mais próximo do RS ficando as demais regiões com tempo seco.

RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA

Para mensurar quantidade de radiação UVA e UVB que chega até a superfície usamos o Índice de Radiação Ultravioleta (IUV) que leva em consideração a quantidade de ozônio da atmosfera, altitude, localização geográfica da cidade, quantidade de nuvens, horário do dia e outras variáveis. O IUV vai de 1 a 16 indicando do mais baixo nível de radiação até o máximo. Ele é calculado para um dia sem nuvens, índice máximo, e no horário de maior incidência do sol, meio dia. Dentro de tudo isso, nesse fim de semana o IUV deverá estar em 13 a 14, ou seja, na faixa do extremo.

PRECAUÇÕES

Diante dessa previsão temos algumas dicas para você se proteger e evitar queimaduras:

Exposição ao sol só antes das 10h e depois das 16 (pelo horário do sol),

beba bastante água,

de preferência para roupas de algodão,

passe filtro solar 30 min antes de se expor ao sol,

use chapéu

use um bom óculos de sombra.

 

CONTINUIDADE DO CALOR?

Sim, as temperaturas até diminuem um pouco entre segunda e quarta da semana que vem, mas ainda considere calor. Volta a aumentar a temperatura no termômetro a partir da quinta de carnaval seguindo durante os dias de folia.

Bookmark and Share

Sensação de calor chega aos 50°C no Sul do estado

16 de fevereiro de 2017 0

A tarde dessa quinta-feira está sendo marcada por muito calor aqui em Santa Catarina, principalmente no Sul do estado como a tabela mostra. Em Meleiro a temperatura chegou aos 36,8°C com sensação de 47°C pra quem estava andando pelas ruas da cidade.
E a sensação de calor foi ainda maior pra quem estava em Sombrio, por lá o pessoal sentiu na pele um calor de 50°C, mesmo com os termômetros a sombra marcando apenas 36°C.

tabela

Eu lembro que a sensação de calor é um cálculo que leva em consideração a temperatura medida a sombra e a umidade relativa do ar, pra tentar chegar mais próximo da temperaturas que as pessoas sentem na pele. 

A previsão aponta que essas temperaturas altas e o forte abafamento vão seguir nos próximos dias em toda Santa Catarina e deve permanecer pelo menos até o início da semana que vem. ,

Pra amanhã, o calor será quase igual ao de hoje, o sol novamente vai aparecer e as temperaturas chegam a ficar entre 32 e 36°C durante a tarde na maior parte das cidades, sendo que no Sul pode chegar aos 39°C. No fim da tarde de sexta-feira há chance de chuva mal distribuída, em poucas cidades.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Outro dia de calor

16 de fevereiro de 2017 0

O destaque dessa quinta-feira é a temperatura bem elevada que novamente vamos ter por todo o Estado. Ontem já comentei que estamos entrando numa onda de calor que deverá avançar pela semana que vem. Além da temperatura no termômetro ser elevada a umidade relativa do ar segue alta o que aumenta a sensação de calor. Para vocês terem ideia ontem no meio da tarde, essa sensação bateu a casa dos 40ºC como por exemplo em Criciúma que teve sensação de calor de 43ºC,  Joinville com 41ºC e Lontras com 40ºC.

Vá se preparando porque hoje não será diferente! A previsão é de 32 a 34ºC na maior parte das cidades com picos de 36ºC no Oeste, Norte e Vale do Itajaí e até de 38ºC no Sul. Até mesmo a Serra não irá escapar do calor já que a previsão é de 30ºC. Tudo isso no termômetro porque a sensação de calor de hoje será novamente maior!

Na condição do tempo a quinta-feira tem a presença do sol por todas as regiões sempre com maior nebulosidade nas cidades próximas do RS como uma das imagens de satélite do amanhecer já mostrava:

S11235230_201701270730Boa parte do dia é com tempo seco e com sol, mas esse forte calor traz chuva de verão entre meio de tarde e/ou início de noite. Chuva mal distribuída, ou seja, enquanto chove bem numa região, numa área vizinha não passa de aumento de nuvens.Ontem tivemos esse comportamento no Sul já que enquanto em Criciúma choveu 24 mm, tivemos só 1 mm em Nova Veneza e 73 mm em Urussanga. Importante destacar que bem isoladamente há chance de temporais!

A ONDA DE CALOR VAI SEGUIR

A previsão  aponta que não só amanhã o calor siga, mas ela mostra que deverá entrar na semana que vem chegando até o carnaval ou bem próximo dele. O calor da sexta será quase igual de hoje sendo que no Sul poderemos ter cidades com 38 a 40ºC. Para amanhã segue a previsão de ter um dia de sol e tempo seco boa parte do período, mas novamente com essa chuva de verão mal distribuída entre meio de tarde e/ou início de noite. A diferença que no Extremo Oeste e parte do Oeste a previsão é de tempo mais seco todo o dia.

TENDÊNCIA DO FIM DE SEMANA

O sol deverá aparecer em meio a momentos de nuvens em todas as regiões. Chance de chuva de verão entre final de tarde e/ou início de noite tem, mas em pouquíssimas cidades e sempre com chance maior para o Sul. Por enquanto, tem tudo para ser um fim de semana muito aproveitável, fora a questão do calorão que segue!!!

 

Bookmark and Share

Algumas mudanças

15 de fevereiro de 2017 0

A quarta-feira ainda é um dia onde as nuvens predominam sobre boa parte de SC como uma das imagens de logo cedo mostrava:

S11235230_201701270730Se comparar com as imagens dos dois últimos dias percebemos que tem um pouco menos de nuvens. A previsão ainda é de uma quarta de muita nebulosidade, mas intercalando com algumas aberturas de sol no decorrer do dia. Previsão de chuva existe, mas de maneira bem pontual, ou seja, poucas cidades. As temperaturas da tarde sobem trazendo calor de 29 a 32ºC boa parte dos municípios com 26ºC na Serra, mas até calor na faixa dos 34ºC para o Sul.

O CALOR DEVERÁ AUMENTAR

Na “segunda parte” da semana deveremos ter as temperaturas subindo ainda mais em todas as regiões com as noites seguindo mais abafadas/quentes no Sul, Vale do Itajaí, Litoral e Norte. Para terem ideia, a previsão é que de quinta em diante, vamos entrar semana que vem adentro, tenhamos temperaturas da tarde sempre acima dos 30ºC com destaque para o Sul que amanhã tem picos de 36ºC e lá na sexta e sábado poderá ter até picos de 38ºC.

O sol aparece tanto na quinta quanto na sexta, mas ainda acompanhado de momentos mais nublados, sobretudo amanhã. Com o calor que faz a previsão de chuva de verão entre meio de tarde e/ou início de noite se mantém! Isoladamente temporais.

TENDÊNCIA DO CARNAVAL

Muitas pessoas já estão perguntando sobre o tempo nos dias de folia. Ainda é cedo, mas pelo menos podemos dar uma tendência. Se nada mudar, deveremos ter dias típicos de verão, ou seja, calor com sol e chuva de verão normalmente meio de tarde até o início das noites. Vamos acompanhar!!

 

Bookmark and Share

Poucas mudanças

14 de fevereiro de 2017 0

Uma das imagens do amanhecer dessa terça-feira continua mostrando uma grande quantidade de nuvens sobre todo o Estado bem como sobre boa parte do Sul do Brasil:

S11235230_201701270730Isso quer dizer que o tempo pouco muda em relação a ontem, ou seja, muitas nuvens com chuva a qualquer hora que chega a intercalar com algumas aberturas de sol, sobretudo no Oeste onde a chuva ocorre mais passageira e mal distribuída. Só chamo atenção que pontualmente poderemos ter pancadas fortes de chuva, especialmente no Leste.

O dia começou abafado/quente com destaque para o Sul, Norte e Grande Florianópolis onde tivemos cidades começando a terça-feira com 26 e 27ºC. Ao longo da tarde previsão de 27 a 30ºC boa parte das cidades chegando a picos de 32 a 33ºC no Sul. Na faixa entre Serra e Meio Oeste a previsão é de temperaturas não tão altas variando entre 23 e 25ºC.

MAIORES MUDANÇAS

Apesar da quarta-feira ainda apresentar momentos de muitas nuvens o sol já começa a aparecer bem mais visto que as nuvens mais carregadas deverão ficar muito concentradas no RS. Boa parte das nossas cidades terão tempo seco e só variação de nuvens, mas uma chuva passageira ainda não se descarta só que muito concentrada no extremo Sul e Nordeste do Estado. A próxima noite/madrugada segue quente/abafada com ênfase para o Sul, Litoral e Norte. Durante à tarde, previsão de 29 a 32ºC com picos de 33 a 34ºC no Sul. Na Serra, previsão de 25 a 27ºC.

Na quinta-feira, o sol aparece entre nuvens com previsão de tempo seco boa parte do dia. As temperaturas seguem esse patamar abafado/quente ao amanhecer e subindo ao longo da tarde quando se aproximam dos 31 a 33ºC com picos de 34 a 36ºC no Sul. Devido esse calor volta a previsão de chuva de verão entre meio de tarde e/ou início de noite sendo mal distribuída, mas nas poucas áreas onde ocorre vem com trovoadas, pancadas forte e até temporais isolados.

Bookmark and Share

Tempo instável

13 de fevereiro de 2017 0

Durante o fim de semana tivemos a formação de uma frente fria entre o Sul do Brasil e os países vizinhos que nessa segunda-feira já formada influencia o tempo aqui no Estado. Uma das imagens  do amanhecer mostra nuvens sobre SC associada a frente e também nuvens carregadas entre Argentina e Uruguai associada a um ciclone no mar na altura que não traz grandes influências para nós:

S11235230_201701270730

Desta forma, a segunda-feira tem muitas nuvens e chuva a qualquer hora em boa parte das cidades que terão só períodos de melhoria que ocorrem mais nas cidades do Oeste por terem maiores aberturas de sol. Apesar da instabilidade as temperaturas sobem trazendo um dia abafado/quente. A previsão é de uma tarde de 26 a 29ºC subindo um pouquinho mais no Sul. Devido esse abafamento não se descarta em poucas cidades temporais e pancadas fortes de chuva passageiras.

TERÇA-FEIRA AINDA INSTÁVEL

Ainda vamos ter um dia com muitas nuvens e chance de chuva a qualquer hora, mas intercalando maiores aberturas de sol em relação a essa segunda-feira. O calor abafado não só segue como no termômetro a temperatura deverá subir até mais se aproximando dos 30 a 33ºC no Sul, Vale do Itajaí, Norte e Litoral, 27 a 29ºC nas demais regiões sendo que na Serra a previsão é de 24 a 26ºC. Poucas cidades ainda podem ter temporais e/ou chuva forte.

DESTAQUE DA SEMANA

O calor irá chamar atenção ao longo da semana toda. As temperaturas vão subindo gradativamente ao longo dos próximos dias trazendo não só tardes quentes, passa facilmente dos 30ºC boa parte das cidades, mas noites/madrugadas igualmente quentes! O calor deverá ocorrer por todas as regiões respeitando a característica de cada uma com destaque especial para o Sul que tem previsão de 35 s 37ºC lá pela segunda metade da semana.

 

Bookmark and Share

Muitas nuvens

10 de fevereiro de 2017 0

A semana termina com a presença de muitas nuvens em todas as regiões do Estado como uma das imagens de satélite de hoje cedo mostrava:

S11235230_201701270730

Essas nuvens predominam muito agora de manhã permitindo aberturas de sol ao longo do dia no Sul, Vale do Itajaí, Norte, Planaltos e Grande Florianópolis. No Oeste e Meio Oeste também tem aberturas de sol, mas há chance de chuva mal distribuída em forma de pancada passageira ao longo do dia. Poucas áreas, mas nas que ocorre vem com trovoadas.

As temperaturas da tarde se aproximam dos 27 a 30ºC boa parte das cidades ficando em torno dos 26ºC na Serra.

FIM DE SEMANA

Nos dois próximos dias a formação de uma frente fria entre Argentina, Paraguai e Oeste do RS, vai chover muito com fortes temporais nessa parte da América do Sul, faz com que tenhamos momentos de muitas nuvens aqui em SC.

O sábado terá novamente momentos de nebulosidade que permitem aberturas de sol ao longo do dia em todas as regiões. Em boa parte das cidades teremos tempo seco ficando a faixa do Oeste, Meio Oeste e Serra com chance de chuva mais entre tarde/noite sendo que pontualmente poderemos ter até temporais. As temperaturas sobem um pouco mais em relação a semana trazendo uma tarde de sábado com 31 a 34ºC no Sul, Vale do Itajaí, Norte e Litoral sendo que na Serra, Meio Oeste e Oeste devido a instabilidade a temperatura não sobe tanto ficando entre 26 e 28ºC.

Já no domingo a previsão que o dia tenha muitas nuvens em todas as cidades fazendo com que o sol aparece bem menos ao longo do dia. Boa parte do domingo é só de nebulosidade, mas entre a tarde e a noite há previsão de chuva para todas as regiões que apesar de ser mal distribuída, nem em todas as cidades, vem isoladamente acompanhada de temporais. O calor  segue mais presente no Sul, Litoral, Vale do Itajaí e Norte sendo que para a faixa do Oeste a Serra a previsão é de temperatura mais amena entre 22 e 25ºC.

Importante destacar que na faixa leste fora a temperatura que sobe no termômetro a umidade mais elevada irá deixar o fim de semana abafado!

TENDÊNCIA DA PRÓXIMA SEMANA

Muito provavelmente teremos na semana de muitas nuvens que até permitem aberturas de sol, mas sempre com previsão de chuva em forma de pancada. Destaco também que devermos ter um ar quente e úmido, ou seja, a sensação de calor deverá ser mais forte até trazendo um certo desconforto térmico!! Vamos acompanhar!

 

Bookmark and Share

Instabilidade do tempo

09 de fevereiro de 2017 0

A quinta-feira tem condições diferentes do tempo dependendo da região de Santa Catarina. Um dos motivos é a presença de um ar frio sobre o mar que faz o vento soprar de nordeste “carregado” de umidade fazendo Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte terem novamente um dia muito nublado com poucos períodos de sol e até mesmo com chance pequena de uma chuva passageira, mas em poucas cidades. Uma das imagens da manhã mostrava a nebulosidade, através dos pontos em azul, sobre as três regiões:

S11235230_201701270730

Esse vento nordeste não traz tanta umidade para o Sul que é a região de SC que tem mais a presença do sol com tempo seco. Na Serra, Meio Oeste e Oeste o sol aparece entre nuvens com maior presença delas na primeira região. No entanto, ao longo do dia há chuva de verão que é passageira e isoladamente com temporais.

As temperaturas ficam bem parecidas com as de ontem variando ao longo da tarde na casa dos 26 a 29ºC!

SEXTA-FEIRA COM ALGUMAS PEQUENAS MUDANÇAS

O vento segue de nordeste para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte, mas com maiores momentos de vento Norte, ou seja, ainda as três regiões terão muitas nuvens, mas ao longo do dia com maiores aberturas de sol. No Sul, a semana termina novamente como a região de maior presença do Sol. Na Serra, Meio Oeste e Oeste o sol aparece sempre com mais nuvens na primeira região. Até há chance de chuva entre tarde/noite nessas áreas, mas é mal distribuída, ou seja, poucas cidades. As temperaturas ficam entre 28 a 31ºC e em torno de 25 a 27ºC na Serra.

TENDÊNCIA DO FIM DE SEMANA

O grande destaque é a temperatura que volta a subir trazendo especialmente para o Sul, Litoral, Vale do Itajaí e Norte temperaturas maiores do que vem ocorrendo nessa semana. Fora isso, destaco que a umidade do ar deverá estar mais elevada aumentando a sensação de calor.

O sábado tem a presença do sol em todas as regiões, mas com momentos de muitas nuvens que do Oeste aos Planaltos traz chance de chuva entre tarde e noite.

Já no domingo, as nuvens vão predominar ainda mais com o sol aparecendo bem menos em todas as regiões. No entanto, boa parte do dia tem tempo seco que vai cedendo espaço para as pancadas de chuva ao longo do dia começando mais à tarde no Oeste e indo para todas as regiões mais à noite. Importante destacar que a chuva é mal distribuída, mas vem isoladamente com temporais!

 

Bookmark and Share

Muitas nuvens em boa parte de SC

08 de fevereiro de 2017 0

O dia começa com muitas nuvens na maioria das cidades como a imagem do amanhecer mostra através dos pontos em azul:

S11235230_201701270730

Essa nebulosidade segue boa parte do dia devido a umidade vinda do mar pela presença de dois centros de pressão, um de alta e outro de baixa na altura do Uruguai/Rio Grande do Sul. A figura abaixo ilustra esse corredor de vento que vem do mar e alcança o leste de SC:

images

Por isso, o Litoral, Vale do Itajaí e Norte terão um dia com muitas nuvens e só alguns períodos de aberturas. Chance de chuvisco ou chuva fraca tem, mas a chance é pequena e ocorrendo é em poucas áreas. No Sul e na Serra, a quarta também tem períodos de muitas nuvens, mas que vão permitir maiores aberturas de sol. Já no Oeste, o sol aparece bem mais ao longo do dia com chance de chuva só de verão entre tarde/noite mal distribuída e passageira, forma de pancada.

As temperaturas da tarde sobem se aproximando dos 27 a 30ºC ao longo da tarde.

 

POUCAS MUDANÇAS PARA QUINTA

Amanhã a presença do centro de alta pressão atmosférica sobre o mar vai continuar trazendo umidade do mar para a costa mantendo a mesma condição do tempo de hoje, ou seja, o Litoral, Vale do Itajaí e Norte terão novamente muitas nuvens e só alguns períodos de aberturas. Chance de chuvisco ou chuva fraca tem, mas a chance é pequena e ocorrendo é em poucas áreas. No Sul e na Serra, tem períodos de muitas nuvens, mas que vão permitir maiores aberturas de sol. Já no Oeste, o sol aparece bem mais ao longo do dia com chance de chuva só de verão entre tarde/noite mal distribuída e passageira, forma de pancada.

As temperaturas também pouco mudam!!

TENDÊNCIA DO FIM DE SEMANA

Se nada mudar a previsão é que tenhamos muitas nuvens e o sol aparecendo só em alguns momentos. Temperaturas de verão com destaque para o domingo que deve ser bem quente já que além da elevação da temperatura no termômetro deveremos ter umidade elevada que traz forte sensação de abafamento. Chance de chuva tem, mas passageira e poucas áreas.

 

 

Bookmark and Share