Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Fim de semana de tempo seco

01 de julho de 2016 0

emana terminando novamente com a presença do sol em quase todas as regiões, por conta do ar seco que está sobre o estado desde o início da semana.

A imagem de satélite abaixo mostra nas áreas cinza escuro onde temos neste momento a presença do sol, vejam que é em praticamente em todo o estado. Os nevoeiros (em branco no mapa) seguem presentes apenas nas cidades do Norte e em pontos do Vale do Itajaí.

mapserv (33)

Os nevoeiros são nuvens baixas que se formam por conta da diferença da temperatura entre o ar que está mais quente e uma corrente de água do mar mais fria passando pela costa catarinense. Essa diferença de temperatura condensa as gotículas de água suspensas no ar formando as nuvens. Ao longo da tarde vão se dissipando e permitindo aberturas de sol nessas regiões do Vale e Norte do estado.

FIM DE SEMANA DE TEMPO SECO

O sábado será bem aproveitável ao ar livre, já que terá novamente a presença do sol em todas as regiões, com um pouco mais de nuvens no período da manhã, principalmente entre o Vale do Itajaí e Norte do estado.

As temperaturas da tarde tem até um certo aquecimento, chegando aos 25°C em cidades do Sul e do Oeste do estado.

O domingo também segue com tempo estável, apesar de o dia começar com alguns nevoeiros o sol aparece ao longo do dia e as temperaturas chegam aos 23 25°C na maior parte das cidades.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Muitas nuvens, mas com aberturas de sol

30 de junho de 2016 0

A quinta-feira começou com o avanço de nuvens dos países vizinhos através de ventos em altitude. Uma das imagens do amanhecer do dia mostra um pouco essa condição:

images

As nuvens perdem “força” ao chegarem ao Estado que terá um dia de nuvens com aberturas de sol fazendo a temperatura da tarde se aproximar dos 18 a 22ºC boa parte das cidades. No entanto, chamo atenção de vocês que nevoeiros ainda estão presentes sobre SC como a imagem de satélite abaixo mostra através dos pontos em azul:

S11232297_201606300800

Os nevoeiros sobre o Estado afastados da costa vão se dissipar gradativamente ao longo da manhã, mas os pontos em azul sobre o mar e que avança pelo litoral é de um nevoeiro marítimo que se forma devido uma corrente fria de água que está próxima da costa que em conjunto com a temperatura sobre o Estado um pouco maior. Esse demora para se dissipar devendo ficar por mais tempo ao longo do dia, especialmente da Grande Florianópolis até o Litoral Sul.

SEXTA-FEIRA COM MENOS NUVENS

Amanhã o ar seco segue trazendo um dia de sol e nuvens, mas com ele aparecendo bem mais em relação a hoje. Pontos de nevoeiros ainda devem aparecer, mas em bem menos áreas do que vem fazendo porque apesar da temperatura diminuir ao longo da noite isso não será tão intenso.
As temperaturas da tarde ficam entre 19 e 22ºC!

FIM DE SEMANA

O tempo deverá seguir a linha da sexta, ou seja, teremos o sol aparecendo entre nuvens em todas as cidades com um pouco mais de nuvens no domingo. Temperaturas de meia estação, ou seja, friozinho de leve ao amanhecer e tardes agradáveis com certo aquecimento.

Bookmark and Share

Poucas mudanças

29 de junho de 2016 2

A quarta-feira é outro dia com domínio de ar seco que permite a presença do sol pelo Estado, mas com um pouco mais de nebulosidade em momentos do dia em todas as regiões. Um dos motivos é o vento em altitude que traz nebulosidade dos países vizinhos, a imagem abaixo mostram, e o outro é a temperatura baixa da última noite que ajuda a formar bancos de nevoeiros no turno da manhã.

images

As temperaturas da tarde se aproximam dos 18 a 21ºC.

QUINTA-FEIRA

Amanhã novamente o ar seco irá predominar, mas a nebulosidade estará bem presente permitindo aberturas de sol no decorrer do dia. Os bancos de nevoeiros voltam a ocorrer, mas de maneira isolada. As temperaturas do amanhecer voltam a diminuir um pouco, frio mais entre Serra e Planalto Norte, mas ficando na casa dos 18 a 21ºC boa parte das cidades ao longo da tarde.

SEQUÊNCIA DA SEMANA

Esse ar seco vai permanecer até domingo em todas as regiões com o sol voltando a predominar com poucas nuvens, especialmente na sexta-feira e no sábado. Temperaturas da tarde do fim de semana até subindo um pouco mais em relação ao que vem fazendo dentro da semana.

Bookmark and Share

Formação de nevoeiros

28 de junho de 2016 0

Hoje novamente o dia começou com nevoeiros, nuvem que tem sua base muito próxima ao solo, em várias pontos do estado
Dá-se o nome de nevoeiro sempre que a visibilidade for inferior a mil metros. Para visibilidades superiores a esta distância, dá-se o nome de neblina ou névoa. Na imagem abaixo podemos ver a formação de nevoeiro hoje pela manhã em Concórdia, no Oeste do estado.

13555533_491470451051722_1739016808_o (1)
Concórdia./Foto: Miro Toldo

A formação desse tipo de nuvem ocorre na combinação de um ar mais frio com alta umidade do ar, condição bem comum durante o nosso inverno.

Na maior parte das vezes se formam durante entre a noite e o amanhecer, se dissipando com a presença do sol, mas há casos em que ele é mais denso, demorando mais tempo pra dissipar, podendo persistir durante a tarde.

Temos outros tipos de formação desse fenômeno, como o nevoeiro marítimo, registrado hoje em cidades próximas ao Litoral. Nesse caso, a formação se dá pela diferença de temperatura mais elevada do ar com uma corrente de água mais fria, condição bem comum nas áreas próximas ao continente.

Hoje em Porto Belo, o nevoeiro marítimo esteve presente durante todo o dia, como podemos ver na foto enviada por Leonardo Grimm.
mariti,o

Postado por;
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Nevoeiros e sol

28 de junho de 2016 0

A terça-feira será outro dia de sol e variação de nuvens em todas as regiões já que a nebulosidade associada a chuva segue muito concentrada entre os países vizinhos e o RS como uma das imagens do amanhecer de hoje mostrava:

images

As temperaturas voltaram a diminuir durante à noite chegando a casa de -0,6ºC em Urupema e entre 4 e 6ºC em muitas cidades do Planalto Norte. Esse frio ajuda a trazer nevoeiros de manhã que vão se dissipando a medida que a temperatura começa a subir para trazer uma tarde com 19 a 22ºC sendo que em algumas cidades do Sul e Oeste ela se aproxima dos 23 a 25ºC.

SEMANA COM POUCAS MUDANÇAS

Nos dois próximos dias vamos seguir sob influência de ar seco garantindo a presença do sol em todas as regiões, mas com momentos de muitas nuvens com destaque para a quinta-feira. As temperaturas permanecem mais de meia estação, ou seja, baixas entre noite/amanhecer e agradáveis com certo aquecimento à tarde.

ALGUMA MUDANÇA PREVISTA?

Se nada mudar, até o fim de semana deveremos seguir sem mudanças no tempo. Na semana que vem há previsão de chuva que ainda precisamos acompanhar nos próximos dias para ver se já na segunda ou fica mais para terça. Vamos ver!!

Bookmark and Share

Domínio de ar seco

27 de junho de 2016 2

A semana começa com a presença de um ar seco sobre o Estado que garante a presença do sol entre nuvens em todas as cidades. Em uma das imagens do amanhecer podemos observar que as nuvens de chuva estão muito concentradas da Argentina para o RS/Uruguai sem nos influenciar:

Sem título

Os nevoeiros presentes de manhã vão se dissipando aos poucos ao longo do dia, mas chamo atenção que entre o Norte e Vale do Itajaí teremos mais nuvens durante boa parte da segunda. As temperaturas ficam baixas só no amanhecer, chegou a -1ºC em Bom Jardim da Serra, porque ao longo da tarde elas se aproximam dos 18 a 21ºC sendo que no Oeste e no Sul elas sobem um pouco mais se aproximando dos 22 a 24ºC!

SEMANA COM TARDE AGRADÁVEIS E ATÉ COM CERTO AQUECIMENTO

A previsão é que não só amanhã, mas a semana inteira tenha domínio de ar seco sobre SC que terá uma sequência grande de dias de sol e nuvens sendo que ao longo da semana teremos uns dias mais nublados do que outros, mas sempre associado a essa massa de ar. Com isso, as temperaturas ficam baixas só na noite/amanhecer, especialmente até quarta, porque ao longo das tardes elas sobem e quanto mais para o final da semana maior aquecimento sempre com destaque para o Oeste e Sul!
Para terem ideia, se nada mudar poderemos ter picos de 25 a 27ºC pelo Estado ao longo da semana.

Bookmark and Share

Fim de semana de tempo seco

25 de junho de 2016 0

O sábado começou frio pelo Estado chegando a casa de -1ºC em Bom Jardim da Serra e 8ºC na capital. No entanto, a partir de agora e durante boa parte dessa virada de Junho para Julho as temperaturas menores deverão ficar restritas as noites/manhãs. Nesse sábado à tarde já deveremos ter algo entre 18 e 21ºC sendo que na Serra as temperaturas se aproximam dos 13 a 15ºC.

O que uma das imagens da manhã mostra é que há uma grande concentração de nuvens de chuva entre Argentina e o RS pela formação de uma área de baixa pressão do ar nessa faixa da América do Sul:

Sem título

No entanto, as nuvens carregadas não deverão avançar para SC que terá um sábado de sol, tempo seco e apenas variação de nuvens ao longo do dia.

DOMINGO COM POUCAS MUDANÇAS

Amanhã as nuvens carregadas vão seguir muito entre Argentina e parte do RS sem nos influenciar. Desta forma, o domingo tem sol e uma boa presença de nuvens em todas as regiões de SC. As temperaturas voltam a diminuir no amanhecer do dia, menos do que hoje, ficando à tarde novamente agradáveis entre 17 e 20ºC sendo que no Extremo Oeste se aproximam dos 22 a 24ºC.

TENDÊNCIA DA PRÓXIMA SEMANA

O ar seco estará sobre SC que se não tiver durante toda a próxima semana, terá boa parte dela com dias de sol e apenas momentos de nebulosidade mais presentes. As temperaturas deverão ficar baixas, frio de leve, só entre noites/manhãs já que as tardes da semana serão bem agradáveis e até com certo aquecimento que começará a aparecer bem mais na segunda parte da semana que vem.
Se nada mudar, Julho deverá ter um começo um pouco mais seco e com certo aquecimento, mas já com previsão de mudanças para o meio do mês, especialmente na questão de volumes mais elevados de chuva.

Bookmark and Share

Muitas nuvens com aberturas de sol

24 de junho de 2016 0

A semana termina com tempo seco predominando sobre todas as regiões do Estado, mas com uma boa quantidade de nuvens com destaque para o período da manhã e da próxima noite quando nevoeiros acabam se formando. A imagem abaixo ilustra, pontos em azul, a presença desses nevoeiros/nuvens baixas que tínhamos no final da madrugada passada:

Sem título

O sol aparece em aberturas das nuvens ao longo do dia. As temperaturas durante à tarde ficam agradáveis com 17 a 20ºC boa parte das cidades.

FIM DE SEMANA COM POUCAS MUDANÇAS

O sol vai aparecer nos dois dias, mas é importante destacar que a nebulosidade predomina em todas as regiões ainda com chance de nevoeiros isolados ao amanhecer. As temperaturas ficam baixas, nada forte, entre noite e amanhecer, mas até bem agradáveis à tarde com 17 a 20ºC sendo que no Extremo Oeste até sobem um pouco mais.

TENDÊNCIA DA PRÓXIMA SEMANA

A chuva nos últimos dias de Junho deverá ficar muito concentrada entre Argentina e parte do RS com domínio de um ar seco sobre SC que praticamente impede/bloquea o avanço da instabilidade para o nosso Estado. Desta forma, a semana que vem deverá ter dias de sol com temperaturas um pouco baixas só à noite/amanhecer porque as tardes serão agradáveis e até com aquecimento com destaque para a segunda parte da semana!!


TENDÊNCIA PARA JULHO

Importante destacar que boa parte da primeira quinzena do mês tem tudo para ter pouca chuva sem influência de ar frio típico de inverno. Boa chance de mudança mais para o meio do mês, vamos ver!!

Bookmark and Share

Nevoeiros

23 de junho de 2016 2

A quinta-feira começou com vários pontos de nevoeiros em SC, mas não só aqui porque RS e PR tiveram a mesma condição. A imagem de satélite abaixo é um pouco diferente do que normalmente mostro aqui no blog, mas é ela que mostra mais facilmente a grande quantidade de áreas, pontos em azul, com a presença dos nevoeiros. Na imagem as setas em preto apontam também para um nevoeiro marítimo, ou seja, sobre o mar que em alguns casos, como hoje, chega a avançar sobre o Litoral.

Sem título

Importante destacar que nevoeiro é uma nuvem com base no solo ou muito próximo dele. Basicamente a combinação de ar frio com alta umidade traz o nevoeiro, por isso ele é mais comum no inverno. Lembro que ar frio tem menor capacidade de absorver umidade do que ar mais quente. Um ar saturado, ou seja, com a sua completa capacidade de absorver umidade no estado de vapor apresenta minúsculas gotículas de água que é o nevoeiro!!
Eles se dissipam das camadas de ar mais próximas do sol para as mais altas, o que popularmente as pessoas associam com o nevoeiro “subindo”. Na verdade, o que ocorre é que a fonte de aquecimento do ar é o solo e não o sol. Os primeiros raios solares são para aquecer o solo que só depois de aquecido transfere esse aquecimento para as camadas de ar mais próximas que começam a ter maior capacidade de absorver umidade, as minúsculas gotículas de água, dando início ao processo de dissipação do mesmo.

Destaco também que quando o nevoeiro é denso, como hoje, esse processo do sol aquecer o solo e esse o ar é lento, ou seja, o nevoeiro demorar para se dissipar!!

Por convenção internacional, temos nevoeiros quando a visibilidade horizontal é menor que 1 km e neblinas com essa é maior que 1 km!!

Bookmark and Share

Sol depois dos nevoeiros

23 de junho de 2016 0

A quinta-feira começa novamente fria pelo Estado e essa condição com alta umidade relativa do ar traz uma manhã de muitas nuvens baixas/nevoeiros por grande parte das cidades como a imagem abaixo, através dos pontos em azul, mostra:

Sem título

Esses nevoeiros vão se dissipar a medida que a temperatura sobe fazendo o ar absorver esse excesso de umidade. Desta forma, a quinta-feira terá sol e tempo seco em todas as regiões. O turno da tarde fica até agradável com temperaturas entre 17 e 20ºC sendo que na Serra elas ficam mais próximas dos 14 a 16ºC.

POUCAS MUDANÇAS PARA AMANHÃ

A sexta-feira novamente deverá ter a presença do sol em todas as cidades com pontos de nevoeiros ao amanhecer porque a próxima noite/início da manhã de sexta teremos um pouco de frio. Só destaco que teremos ao longo do dia um pouco mais de variação de nuvens. As temperaturas da tarde ficam parecidas com as de hoje.

FIM DE SEMANA

Vamos ter muitas nuvens nos dois dias em todas as regiões, mas com algumas aberturas de sol. Apesar da nebulosidade a previsão é de tempo seco ficando apenas o Extremo Oeste, próximo do RS, com pequena chance de chuva passageira. As temperaturas continuam trazendo um pouco de frio à noite/amanhecer, mas bem agradável à tarde.

TENDÊNCIA DA TEMPERATURA

Se nada mudar vá se preparando para ter no início de Julho tardes com certo aquecimento, especialmente no Oeste!!

Bookmark and Share