Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Calor no Oeste

26 de agosto de 2016 0

As temperaturas ficaram bem elevadas hoje no início da tarde em algumas cidades. A combinação do ar mais seco, da baixa umidade relativa do ar e a atuação do vento mais de norte ajudaram bastante pra isso acontecer.

Em pontos do Oeste as temperaturas lembraram o verão, no Sul do estado também tivemos cidades com temperaturas mais elevadas, veja só:

33,8°C Caibi

33,1°C Itapiranga

33°C Ouro

32,3°C Maravilha

31,3°C Criciúma

30,6°C Urussanga

30,1°C São Miguel do Oeste

30,4°C Ibiam

30,1°C Chapecó

29,6°C Joaçaba

POUCAS MUDANÇAS NO FIM DE SEMANA

O sábado novamente terá a presença do sol em todas as cidades só com pontos de nevoeiros ao amanhecer onde nesse turno teremos temperaturas amenas, mas que voltam a subir trazendo calor à tarde mais ou menos na mesma intensidade de hoje.
No domingo, o sol também aparece, mas entre Oeste, Serra e Sul teremos mais nuvens já a partir da manhã com essa maior nebulosidade chegando nas demais regiões ao longo do dia. Bem isoladamente teremos nevoeiros no início do dia. As temperaturas do domingo vão seguir a linha do sábado.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

O sol "fecha" a semana

26 de agosto de 2016 0

A sexta-feira será novamente de sol e nuvens em todas as cidades sendo que ao longo do dia a nebulosidade aumenta no Oeste devido as nuvens vindas do PR. No turno da manhã, pontos de nevoeiros ocorrem com destaque para o Litoral Norte onde há necessidade de atenção dos motoristas já que eles estão presentes em vários pontos da BR 101 diminuindo a visibilidade.

Uma das imagens do amanhecer mostrava as nuvens no Oeste do PR que irão avançar ao longo do dia para o nosso Oeste:

Sem título

As temperaturas que já não baixaram tanto pelo Estado, boa parte das cidades começaram o dia com 11 a 15ºC, sobem ao longo da tarde quando se aproximam dos 24 a 27ºC com pontos de 28/29ºC em cidades do Oeste e Sul. Já na Serra, 20 a 22ºC.

POUCAS MUDANÇAS NO FIM DE SEMANA

O sábado novamente terá a presença do sol em todas as cidades só com pontos de nevoeiros ao amanhecer onde nesse turno teremos temperaturas amenas, mas que voltam a subir trazendo calor à tarde mais ou menos na mesma intensidade de hoje.
No domingo, o sol também aparece, mas entre Oeste, Serra e Sul teremos mais nuvens já a partir da manhã com essa maior nebulosidade chegando nas demais regiões ao longo do dia. Bem isoladamente teremos nevoeiros no início do dia. As temperaturas do domingo vão seguir a linha do sábado.

MUDANÇAS NO INÍCIO DA SEMANA

Primeiro que o aquecimento já não deverá ocorrer a partir de segunda-feira que já terá temperaturas mais amenas. As nuvens voltam a predominar e até com chance de chuva a qualquer hora no Oeste, Serra e Sul com as outras regiões tendo muitas nuvens, algumas aberturas de sol e chuva mais no final do dia até porque a terça tem previsão de nuvens e chuva isolada a qualquer hora. Isoladamente poderemos ter até chuva forte. Claro que é preciso acompanhar a previsão no fim de semana para ver se não teremos nenhuma mudança.

Bookmark and Share

Poucas mudanças

25 de agosto de 2016 0

A quinta-feira será outro dia de sol e tempo seco pelo Estado, mas algumas cidades da Serra, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte terão maior nebulosidade ao longo do dia devido a umidade vinda do mar. Nas outras regiões, como vem fazendo, teremos predomínio do sol desde o amanhecer. Nevoeiros se formam isoladamente no turno da manhã. O vento predomina de Norte/Nordeste com algumas rajadas durante à tarde na faixa Leste, especialmente o Sul do Estado.

O dia já não amanheceu tão frio quanto o início da semana mostrando um processo inicial de enfraquecimento do ar frio. Desta forma, as temperaturas da tarde começam a subir ficando entre 22 e 24ºC sendo que no Oeste pontos de 25 a 27ºC. Na Serra, 17 a 19ºC na Serra.

SEXTA DE SOL

Amanhã ele continua aparecendo em todas as cidades fora alguns poucos nevoeiros ao amanhecer. As temperaturas não baixam tanto no início do dia ficando ainda mais elevadas à tarde quando se aproximam dos 25 a 27ºC com picos de 28 a 30ºC em cidades do Oeste e Sul. Na Serra, a elevação é menor, mas se aproxima dos 20ºC.

POUCAS MUDANÇAS NO FIM DE SEMANA

O sol vai continuar predominando nos dois dias em todas as regiões. No decorrer do domingo teremos um pouco mais de nuvens nas cidades próximas do RS, sobretudo no Oeste. As temperaturas estarão elevadas à tarde a exemplo da sexta.

QUANDO DEVEREMOS TER MUDANÇAS?

Na semana que vem já há previsão de retorno da chuva. Apesar da segunda ter previsão de começar com tempo seco em boa parte das cidades já há previsão de chuva para o decorrer do dia, especialmente na noite de terça e muito na própria terça-feira. Com a instabilidade ocorrendo, o aquecimento será interrompido. Vamos ver!

Bookmark and Share

Umidade relativa do ar chega a 25%

24 de agosto de 2016 0

Ontem falamos aqui no blog que a grande variação de temperatura num mesmo dia pode trazer complicações respiratórias, principalmente pra quem tem renite, bronquite e asma. Hoje vamos falar que uma outra variável do tempo pode trazer complicações pro nosso organismo: a umidade relativa do ar.

Você já deve ter ouvido na previsão do tempo, essa semana, que uma massa de ar seco está influenciando as condições do tempo em Santa Catarina, e que deve seguir assim até o próximo domingo.

É uma característica comum do nosso inverno, ter dias seguidos sem chuva, e em alguns casos a umidade relativa do ar, ou seja, a quantidade de vapor d’água contido na atmosfera fica mais baixo.
E isso pode afetar o nosso organismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal, de umidade do ar, para o organismo humano gira entre 40% e 70%. Índices abaixo desses valores dificultam a dispersão de gases poluentes, que podem agravar problemas respiratórios, provocando ressecamento das mucosas das vias aéreas, tornando uma pessoa mais vulnerável a crises de asma e a infecções virais e bacterianas.

umidade

O horário crítico, em geral, ocorre no meio da tarde quando registramos o menor nível de umidade e os prejuízos para a saúde se tornam mais evidentes: como dor de cabeça, complicações alérgicas, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos que ficam vermelhos, e até ressecamento da pele.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Fonte: Site Drauzio Varella

Bookmark and Share

Tarde agradável

24 de agosto de 2016 0

A quarta-feira novamente amanheceu fria em todas as regiões sendo que cada uma dentro da sua característica. A menor em Bom Jardim da Serra com -2ºC. A queda da temperatura da noite é muito mais ação do ar seco do que frio, ou seja, estamos tendo quase uma condição de deserto quando o que comanda a temperatura é a presença do sol. Com ele a superfície é aquecida no início do dia e dentro da manhã ela começa a repassar esse aquecimento para o ar, temperatura subindo. Quando o sol se põe, o aquecimento da tarde, ar quente é mais leve, sobe para níveis mais altos da atmosfera e a temperatura começa a diminuir até o amanhecer do dia seguinte. Hoje à tarde, as temperaturas ficam entre 20 e 23ºC sendo que na Serra se aproximam dos 17 a 19ºC.

Uma das imagens do amanhecer mostrava como temos ar seco, ou seja, a falta de nebulosidade é um demostrativo porque ar seco é inibidor das nuvens:

Sem título

A quarta será de sol até naquelas cidades que estão com nevoeiros de manhã!!

QUINTA-FEIRA

As temperaturas ao amanhecer ainda diminuem, mas já não ficam tão baixas quanto tivemos nessa semana, ou seja, aos poucos vamos tendo menor influência do ar frio. Claro que isso será sentido mais durante a tarde quando as temperaturas se aproximam dos 20 a 23ºC, mas com pontos de 24 a 26ºC mais no Oeste. Importante destacar que o sol aparece, mas na faixa entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte teremos mais nuvens boa parte do dia.

SEXTA A DOMINGO

Se nada mudar o sol vai aparecer entre poucas nuvens durante todo esse período. As temperaturas já não deverão baixar tanto ao amanhecer permitido calor ao longo das tardes com previsão de 27 a 29ºC com picos de 30ºC em algumas cidades do Oeste, Sul, Vale do Itajai e Norte.

Bookmark and Share

Amplitude térmica chega a 21°C

23 de agosto de 2016 0

Essa semana temos uma massa de ar seco influenciando nas condições do tempo aqui no sul do Brasil, e essa massa de ar seco além de trazer o predomínio do sol faz com que tenhamos uma diferença bem significativa nas temperaturas ao longo do dia, a famosa amplitude térmica (diferença entre a menor e a maior temperatura registrada num dia).

As noites e as manhãs estão tendo temperaturas mais baixas já que o ar seco não possui uma umidade suficiente para que as temperaturas se mantenham estáveis ao longo da noite, ou seja, logo que o sol se põe o ar começa “perder calor” e as temperaturas começam a baixar. No início do dia, com a presença do sol, as temperaturas voltam a subir e durante as tardes temos até um certo aquecimento. Esse sobe e desce de temperatura vai seguir nos próximos dias aqui em Santa Catarina.
Pra terem uma ideia melhor, separamos na tabela a seguir algumas temperaturas de hoje, percebam como é grande a amplitude térmica em algumas cidades.

AMPLITUDE2308

ATENÇÃO: ​Essa grande mudanças de temperatura num mesmo dia pode ser responsável por alguns problemas de saúde, principalmente os respiratórios. Quando o ambiente muda rapidamente, uma diferença em média de 10°C em poucas horas, o organismo perde um pouco das defesas naturais e fica mais exposto aos problemas. Quem já tem alguma doença respiratória crônica como asma, bronquite ou rinite, precisa redobrar os cuidados pois isso pode desencadear crises. (Fonte: Pneumologista Adalberto Rubin)

TEMPO QUARTA-FEIRA

Amanhã novamente teremos domínio desse ar seco e frio trazendo novamente um dia de sol e nuvens com pontos isolados de nevoeiros ao amanhecer. O frio segue, mas já perdendo um pouco de força, especialmente no Oeste. Ainda há chance de geada nas cidades do Planalto com previsão de um amanhecer de 4 a 6ºC boa parte das cidades com -1 a 1º nos Planaltos. Durante à tarde as temperaturas sobem ficando entre 19 e 22ºC boa parte das cidades.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Frio e Sol

23 de agosto de 2016 2

A terça-feira será um dia ensolarado em todas as regiões de SC que tem no período da manhã pontos de nevoeiros na faixa Norte, mas que vão se dissipando gradativamente ao longo da manhã. Uma das imagens do início do dia mostrava que praticamente não há nebulosidade sobre o centro Sul da América Latina:

images

O forte domínio do ar frio e seco traz essa condição do tempo junto com um amanhecer gelado que chegou ter -4,6ºC em Urupema; -3,6º em Bom Jardim da Serra; -1,8ºC em Rio Rufino e -1,6ºC em São Joaquim. Como o sol predomina o frio fica muito restrito ao amanhecer já que ao longo da tarde teremos temperaturas entre 19 e 22ºC ficando os Planaltos e Oeste com 16 a 18ºC.

O SOL SEGUE

Amanhã novamente teremos domínio desse ar seco e frio trazendo novamente um dia de sol e nuvens com pontos isolados de nevoeiros ao amanhecer. O frio segue na próxima noite/amanhecer do dia, mas já perdendo um pouco de força, especialmente no Oeste. Ainda há chance de geada nas cidades do Planalto com previsão de um amanhecer de 4 a 6ºC boa parte das cidades com -1 a 1º nos Planaltos. Durante à tarde as temperaturas sobem ficando entre 19 e 22ºC boa parte das cidades.

AQUECIMENTO GRADATIVO

Aos poucos na segunda parte da semana vamos ter o enfraquecimento do ar frio fazendo com que em cada amanhecer tenhamos menos frio. O sol vai continuar pelo Estado até o próximo fim de semana sendo que na Quinta teremos mais nuvens ao amanhecer do Litoral ao Centro. Vamos perceber o aquecimento durante as tardes, especialmente de sexta em diante. Se nada mudar, nas tardes do fim de semana deveremos ter temperaturas entre 27 e 29ºC. Vamos ver!!!

Bookmark and Share

Ar frio e seco

22 de agosto de 2016 2

A semana começa gelada com presença de geada em boa parte do Estado. Depois da chuva e da neve do fim de semana, um ar seco e frio predomina nessa segunda-feira afastando as nuvens para o mar como até uma das imagens do amanhecer dessa segunda-feira já mostrava:

images

Assim, o sol predomina em todas as regiões até naquelas onde a manhã tem nevoeiros. O amanhecer foi gelado com destaque para o Morro da Igreja com -5ºC; Urupema -3ºC; Urubici com -2,5ºC e São Joaquim com -1ºC. Na maior parte das cidades do Meio Oeste e Planalto Norte do dia começou com -1 a 1ºC ficando as demais regiões com 3 a 5ºC, caso de Florianópolis que teve -3,5ºC. Agora ao longo da tarde teremos 15 a 17ºC ficando as Serra em torno dos 10ºC.


O FRIO AINDA PREDOMINA NO AMANHECER DE AMANHÃ

A terça-feira começa bem gelada em todas as regiões com formação de geada em cidades do Oeste, Meio Oeste, Serra e Planalto Norte. As temperaturas deverão começar o dia na casa dos 4 a 6ºC ficando Meio Oeste e Planalto Norte com 0 a 2ºC e Serra com -4 a -2ºC. O sol novamente aparece com tempo seco em todas as cidades. Com isso, a temperatura sobre ao longo da tarde chegando a 17 a 20ºC sendo que na Serra fica em torno dos 15 a 17ºC. Nevoeiros isolados de manhã.

TENDÊNCIA DA SEMANA

O sol deverá continuar presente durante toda a semana, incluindo o fim de semana, em todas as cidades. Na quinta, deveremos ter mais nuvens na faixa leste devido a umidade que irá avançar do mar trazendo especialmente nevoeiros ao amanhecer.
O frio vai perdendo força gradativamente ao longo da semana com destaque de quinta à tarde em diante. Se nada mudar deveremos ter até calor nas tardes a partir de sexta-feira.

EXTREMOS DO TEMPO

Importante destacar que não tem mais neve nessa massa de ar polar. A geada ainda está prevista para Meio Oeste, Serra e Planalto Norte no amanhecer de terça e quarta. O sincelo que ocorreu hoje no morro da antenas, em Urupema, fica restrito ao dia de hoje.

Bookmark and Share

Tempo segue instável

20 de agosto de 2016 2

O sábado começa com as nuvens predominando na maior parte de Santa Catarina, e até com pancadas de chuva em algumas regiões.
Agora pela manhã o sol até apareceu por meio de aberturas em cidades da Grande Florianópolis e do Sul do estado, mas ainda no decorrer desta manhã as nuvens voltam a predominar nessas áreas e tem previsão de chuva.

mapserv (69)

O sábado vai seguir assim, com tempo instável, e com chuva a qualquer hora do dia. Vale ressaltar que as cidades mais próximas ao estado do Paraná devem acumular um elevado de chuva maior ao longo do dia. Isoladamente essa chuva vem acompanhada de raios e trovoadas, e até com temporais.

Em relação as temperaturas, ficam agradáveis se aproximando dos 18 a 21°C na maior parte das cidades e até com certo abafamento nas áreas mais próximas ao litoral. Destaco que no fim do dia as temperaturas entram em declínio devido a chegada de uma nova massa de ar de origem polar.

DOMINGO

Amanhã o dia novamente será de muitas nuvens e com chuva, que ocorre mais entre a madrugada e o período da manhã. Ao longo do domingo a chance de chuva diminui e ocorre períodos de melhoria por conta do avanço da massa de ar frio e seco pelo estado.

As temperaturas mudam bastante, o amanhecer deve ter temperaturas próximas a zero grau na Serra catarinense, e durante a tarde a máxima não deve passar dos 7°C por lá. Nas outras regiões do estado o dia também começa frio, e durante a tarde as máximas não passam dos 13 a 15°C.

RESSACA: A presença de um ciclone no mar deverá trazer ondas grandes no domingo com picos de 2 a 3 metros próximo da costa. Ao longo da segunda o mar já vai diminuindo.

SEMANA COMEÇARÁ MUITO FRIA

A segunda-feira vai começar bem gelada, com os termômetros abaixo dos 5°C em todas as regiões do estado, até mesmo no Litoral. Na Serra o dia deverá começar ainda mais gelado, com temperaturas de até 5°C negativos.

O dia será de tempo seco, com céu claro, e por isso há previsão de geada em boa parte das cidades.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Período de instabilidade

19 de agosto de 2016 3

A semana termina com muitas nuvens em todas as regiões que terão apenas alguns períodos de melhoria mais concentrados de manhã. Ao longo da sexta teremos cada vez mais nuvens com previsão de chuva que na maior parte das cidades ocorre mais para o final do dia. Uma das imagens do amanhecer mostra nuvens na altura do Paraguai e Norte da Argentina que vão avançar para o Sul do Brasil:

images

Importante destacar que quanto mais no final do dia maior a chance de chuva forte, só que muito na faixa do Oeste ao Noroeste de SC!! Isoladamente temporais.
As temperaturas da tarde ficam parecidas com as de ontem chegando a 17 a 19ºC sem passar muito dos 13 a 15ºC na Serra.

A INSTABILIDADE SEGUE

O sábado deverá ser de muitas nuvens devido o processo de formação de um centro de baixa pressão que irá trazer pancadas de chuva a qualquer hora só com períodos de melhoria. Isoladamente segue a chance de temporais, mas especialmente volumes elevados deverão ser acumulados até o final do sábado com destaque para as cidades do Centro para o Norte. No final do dia, o vento Sul deverá ser mais constante com rajadas!
As temperaturas chegam até a subir, sensação de abafamento, ao longo do dia se aproximando dos 19 a 22ºC destacando o Norte e Vale do Itajaí!

QUEDA DE TEMPERATURA NO DOMINGO

As nuvens ainda deverão estar presentes mantendo a previsão de chuva, sobretudo na madrugada/manhã. No entanto, gradativamente no decorrer do dia as nuvens vão se afastando permitindo o retorno do tempo seco. Uma forte massa de ar frio começa a se aproximar trazendo um dia de inverno. Não por queda muito acentuada ao amanhecer, mas porque ao longo da tarde as temperaturas não passam muito dos 12 a 14ºC boa parte das cidades com apenas 4 a 7ºC na Serra!
Chamo atenção que o vento Sul deverá seguir constante em momentos do dia acentuando a sensação de frio!

CHANCE DE NEVE?

Ela não pode ser descartada na Serra e até em alguns pontos do Meio Oeste/Planalto Norte no domingo. No entanto, saliento que essa previsão poderá ser frustrada porque há chance do frio mais forte em altitude, onde se formam as nuvens, só chegar no momento que a chuva começar a diminuir! Neve é uma forma de precipitação, precisa de umidade. Corre o risco que quando o frio forte chegar já comece a diminuir a umidade na Serra impedindo os flocos de neve. Como a previsão com boa qualidade para neve é de 24h, ainda temos que acompanhar melhor nesse sábado.

RESSACA

A presença de um ciclone no mar deverá trazer ondas grandes no domingo com picos de 2 a 3 metros próximo da costa. Ao longo da segunda o mar já vai diminuindo.

ONDA DE FRIO

As temperaturas deverão ficar bem baixas no amanhecer de segunda e terça com chance de geada boa parte das regiões. No entanto, já no meio da próxima semana as temperaturas não baixam tanto com a saída gradativa da massa de ar polar.

Bookmark and Share