Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Ar frio sobre o mar

31 de janeiro de 2015 0

O fim de semana começa influenciado por uma massa de ar frio sobre o oceano. Ela comanda tanto o comportamento das temperaturas quanto da condição do tempo.

Durante a madrugada tivemos 9ºC no Morro da Igreja e 10 a 12ºC em várias cidades da Serra como São Joaquim, Urupema e Urubici. Durante à tarde, as temperaturas não sobem muito ficando entre 23 e 25ºC boa parte das cidades sendo que no Oeste ela sobe um pouco mais.

A imagem abaixo mostra as nuvens sobre SC e também a presença do ar frio no oceano mais na altura do Uruguai e RS:

imagem

Esse ar frio faz o vento soprar de sudeste que traz umidade do mar. Essa condição mantém o sábado com muitas nuvens do Centro até o Litoral onde apesar de ocorrerem períodos de melhoria há chance de chuva isolada e no geral fraca. No Extremo-Oeste temos um dia com mais sol e chuva só de verão no final do dia.

DOMINGO

Amanhã o ar frio se afasta um pouco mais para o alto mar. No entanto, a próxima noite/amanhecer de domingo deverá ter temperaturas amenas com frio na Serra. O vento fica mais de Leste/Nordeste que apesar de trazer umidade do mar permite maiores aberturas de sol do Litoral até o Centro onde uma chuva passageira ainda não se descarta. No Oeste, teremos maiores aberturas de sol e chuva só de verão final de tarde/noite.

Como teremos maiores aberturas de sol, as temperaturas amanhã à tarde sobem um pouco mais se aproximando dos 27 a 29ºC boa parte das cidades, especialmente no Oeste.

ALERTA PARA O MAR

Chamo atenção que esse ar frio no mar faz a ondulação principal entrar de Sul/Sudeste trazendo ondas nesse sábado próximas de 1,5 a 2 metros. Não se aconselha navegação de pequeno e médio porte!
No domingo, a ondulação segue de Sul/Sudeste, mas o mar diminui um pouco ficando entre 1 e 1,5 metro.
Gradativamente ao longo da semana as condições voltam ao normal.

Bookmark and Share

Trocou a massa de ar

30 de janeiro de 2015 0

A semana que foi marcada por ar quente e úmido tem nessa sexta-feira uma outra massa de ar sobre o oceano influenciando o tempo. Essa é mais fria e por isso, mesmo sem estar sobre SC, trouxe um amanhecer ameno em boa parte das cidades e até frio na Serra onde Urupema e o Morro da Igreja chegaram a registrar 9ºC

A imagem do final da madrugada ainda mostrava mais nuvens da Grande Florianopolis até o Vale do Itajaí e Norte:

mapserv

A sexta-feira terá sol e nuvens em todas as cidades sendo que Norte e Vale do Itajaí pode bem isoladamente ter uma chuva passageira. No extremo-Oeste essa possibilidade existe no final do dia, mas também em pouquíssimas cidades.
Durante à tarde, o calorão dos últimos dias perde força ficando entre 26 e 28ºC boa parte das cidades e entre 22 a 24ºC na Serra.

FIM DE SEMANA

As duas próximas noites terão temperaturas amenas com o amanhecer de sábado e de domingo com frio nos pontos altos da Serra onde teremos temperaturuas abaixo de 10ºC. Durante à tarde a temperatura sobe ficando amanhã parecido com hoje e no domingo subindo um pouco mais já que se aproximando dos 30ºC.

O sábado será de sol e nuvens que irão aparecer bem mais ao longo do dia do Litoral ao Centro devido a umidade do mar. Chamo atenção que uma chuva passageira não se descarta, mas poucas áreas.

O domingo tem mais sol em todas as regiões, especialmente no Litoral. Boa parte do dia é desta forma, mas uma chuva de verão final de tarde/noite não se descarta com chance maior entre Planalto Norte e Serra.

Bookmark and Share

O calor mais forte perde força

29 de janeiro de 2015 1

As cidades do Litoral, Vale do Itajaí, Norte e Sul estão passando novamente nessa semana por dias muito quentes com termômetros chegando a casa dos 35 a 37C em algumas cidades do Vale e do Sul. Esse calor por sí só já é forte, mas ainda tem a umidade elevada que vem trazendo tardes com sensação de calor na casa dos 40C.

Mesmo que estejamos no verão e muitas pessoas gostem desse tempo, a sequência de dias muito quentes acaba incomodando muitas pessoas. Para esse pessoal, as notícias são melhores a partir de amanhã.

Nessa quinta temos uma frente fria, sistema de chuva e não de frio, avançando do RS e logo após a frente uma massa de ar frio que nessa época do ano não é tão forte quanto no inverno e que também não passa tanto pelo Estado, mas pelo mar.

A figura abaixo mostra a condição dessa quinta de manhã, ou seja, frente fria (chuva) no RS e o ar frio entre Argentina e Uruguai:

imagem

Esse ar frio deverá ficar no mar entre o RS e o Uruguai, mas a aproximidade e intensidade fará com que o amanhecer de sexta já seja mais agradável/ameno em boa parte de SC com a Serra tendo frio nos pontos altos.
Esse ar frio o mar irá influenciar da mesma forma as noites de sexta para sábado e de sabádo para domingo.

IMPORTANTE DESTACAR:

As temperaturas da tarde continuam na sexta e no fim de semana, sobretudo domingo, de verão com ênfase para Vale do Itajaí e Norte. No entanto, sem previsão de calorão!

Na semana que vem, primeiros dias de fevereiro, o afastamento do ar frio no mar irá permitir nova elevação forte das temperaturas.

Bookmark and Share

Poucas mudanças

29 de janeiro de 2015 6

A quinta-feira é outro dia onde o Estado tem forte calor em boa parte das cidades, especialmente para quem está no Litoral, Vale do Itajaí, Sul e Norte. A previsão é de máximas entre 32 e 34C com algumas cidades do Vale do Itajaí, Norte e Sul chegando a 35 a 37C. Na serra, a temperatura não sobe tanto ficando entre 24 e 26C.

A imagem do final da madrugada mostrava nuvens sobre SC devido as instabilidades de ontem e também da aproximação de uma frente fria, sistema de chuva e não de frio, que está no RS.

mapserv

O calor mais forte de hoje tem relação com a frente já que antes da chegada do sistema temos um ar quente que reforça o que já está no Estado.

A quinta-feira é outro dia de muitas nuvens com aberturas de sol e novamente chuva de verão em todas as regiões e não só final de tarde/noite. Chamo atenção que pelo calor e avanço da frente há chance de temporais com granizo isolado.

O vento sopra de Norte, mas muda para Sul no decorrer do dia com algumas rajadas.

MUDANÇA DE TEMPERATURA

Depois da passagem da frente vamos ter um ar frio no mar que irá mudar as temperaturas. O amanhecer de sexta, sábado e domingo sera de temperaturas mais agradáveis em boa parte das cidades com frio na Serra onde nos pontos altos fica abaixo de 10C.
As temperaturas da tarde voltam a subir, mas do Litoral ao Centro elas não trazem o mesmo calor já que ficam entre 27 e 29C boa parte das cidades.
Na tarde de domingo, mas principalmente na semana que vem, deveremos ter novamente temperaturas mais elevadas.

Na condição do tempo, a sexta terá sol e nuvens em todas as cidades com pequena chance de chuva isolada e fraca em pouquíssimas cidades.
Se nada mudar, um fim de semana sera aproveitável ao ar livre ja que teremos a presença do sol e no maximo chuva bem passageira e poucas áreas.

Bookmark and Share

Ar quente e úmido

28 de janeiro de 2015 0

Ação de ventos em altitude mantém um ar quente e úmido sobre o Estado que terá influência de nuvens avançando do PR. A imagem de satellite do final da madrugada mostrava a maior presença de nuvens sobre todo o Sul do Brasil:

mapserv

O dia deverá ter predomínio de nuvens que permitem aberturas de sol, mas a nebulosidade estará bem presente com previsão de chuva ao longo do dia, mas mal distribuída como vem ocorrendo nessa semana. Isoladamente pelo calor, temporais.

As temperaturas da tarde passam dos 30C do Centro para o Litoral.

QUINTA-FEIRA

Amanhã uma frente-fria, sistema de chuva e não de frio como o nome sugere, avança do RS trazendo outro dia de muitas nuvens que tanto permitem aberturas de sol quanto provocam chuva ainda mal distribuída, mas em qualquer turno. As temperaturas ainda serão de verão com o calor mais forte do Centro para o Litoral.

SEXTA E SÁBADO

Nesses dois dias chamo atenção para a Serra que deverá amanhecer com temperaturas abaixo de 10C nos pontos mais altos. A presence de um ar frio no mar deverá influenciar a temperature sobre SC. Durante a tarde dos dois dias, as cidades do Centro ao Litoral deverão ter máximas entre 25 e 27C.

Bookmark and Share

Mais um dia de calor

27 de janeiro de 2015 2

A terça-feira será outro dia de rápida elevação de temperatura que irá trazer outro dia de forte calor na faixa do Centro ao Litoral. A previsão é que tenhamos uma tarde entre 33 a 35C boa parte das cidades ficando a Serra, Meio-Oeste, Planalto Norte e Oeste com 28 a 30C.

Importante destacar que a umidade elevada também faz com que a sensação de calor seja ainda maior que o termômetro indica. Essa deverá ir para a casa dos 40C ao longo da tarde nas cidades mais do Sul, Vale do Itajaí e Norte.

A combinação de ar quente e úmido também interfere na condição do tempo. Ontem tivemos chuva em poucas cidades, mais no Planalto Norte e Serra, e hoje o sol aparece entre nuvens com previsão novamente de chuva de verão entre meio da tarde/noite. Chuva mal distribuída típica da estação com temporais isolados.

A imagem do final da madrugada mostrava pouca nebulosidade em boa parte do Sul do Brasil:

mapserv

QUARTA-FEIRA

Amanhã deveremos ter ação de ventos em altitude trazendo nuvens do PR, ou seja, a quarta-feira deverá ter muitas nuvens apenas com algumas aberturas de sol. Segue a previsão de chuva de verão, mas a qualquer hora e não necessariamente só meio da tarde/noite. A distribuição continua muito irregular, ou seja, teremos áreas apenas com variação de nuvens. As temperaturas seguem de verão, mas não tão elevadas pela menor quantidade de horas de sol.

TENDÊNCIA DAS TEMPERATURAS

A previsão é que na quinta, com a maior presença do sol, tenhamos calor mais acentuado. Na sexta e no sábado, a presença de um ar frio no mar deverá trazer amanhecer frio nos altos da Serra e tardes com temperaturas não tão elevadas, ainda de verão, do Centro para o Litoral.
No entanto, a previsão para o início de fevereiro é de temperaturas mais elevadas em todas as cidades

Bookmark and Share

Semana começa com calor

26 de janeiro de 2015 0

A segunda-feira deverá ser um dia como a maior parte dos dias desse mês de Janeiro, ou seja, sol aparecendo entre nuvens em todas as cidades com rápida elevação de temperatura.

Pela imagem do final da madrugada observamos que as nuvens que provocaram a chuva/temporais ontem já perderam força avançando para o mar:

mapserv

O dia é de sol e nuvens com temperaturas se aproximando dos 29 a 31C boa parte das cidades ficando pontos do Sul, Vale do Itajaí e Norte com temperaturas de 33 a 35C. Esse aquecimento deverá novamente trazer chuva de verão entre meio de tarde/noite sendo que isoladamente deveremos ter temporais!! Chance menor para o Oeste.

TERÇA E QUARTA

As nuvens deverão aparecer um pouco mais nesses dois dias, sobretudo do Centro ao Litoral, mas com aberturas de sol que irão manter as temperaturas próximas dos 30C à tarde em boa parte das cidades. O ar vai continuar quente e úmido e por isso as pancadas de chuva de verão estão previstas com a mesma distribuição irregular dos últimos dias. Isoladamente segue a chance de temporais.

Bookmark and Share

Pouca instabilidade

23 de janeiro de 2015 0

A semana termina com variação de nuvens em grande parte do Estado, mas que permitem aberturas de sol no decorrer do dia. A imagem do final da madrugada mostrava a presença de nebulosidade:

mapserv

O dia terá sol e nuvens em todas as cidades, mas como a umidade avança do mar por ventos de Sudeste/Leste ainda há chance de chuva passageira do Litoral ao Centro, mas poucas áreas. As temperaturas da tarde se aproximam dos 27 a 29C boa parte das cidades sendo que na Serra ficam entre 22 e 24C depois do amanhecer de 8 a 10C nas cidades mais altas como Urupema.

FIM DE SEMANA

As temperaturas voltam a subir durante a tarde dos dois dias com máximas previstas na casa dos 30C boa parte das cidades. No entanto, destaco que o calor mais forte ocorre durante a semana que vem!!
O sol estará presente amanhã e no domingo sendo que o amanhecer desse dia terá mais nuvens do Centro ao Litoral. Como o ar volta a ficar quente e úmido, as pancadas de chuva de meio de tarde e/ou noite estão novamente previstas. Isoladamente temporais.

Bookmark and Share

Circulação

22 de janeiro de 2015 0

A quinta-feira tem influência dos ventos que sopram de Sudeste trazendo umidade do mar. Quando isso ocorre falamos que temos chuva de circulação. Numa situação dessas as cidades que estão do Litoral ao Centro ficam com um dia onde ocorre de tudo, ou seja, muitas nuvens que tanto permitem momentos de melhoria quanto provocam chuva.

A imagem do final da madrugada já mostrava a presença de mais nuvens do Litoral ao Centro:

mapserv

Chamo atenção que pontualmente há chance de chuva forte!! No Oeste, a umidade do mar não chega e por isso teremos maior presença do sol com chance de chuva de verão no final do dia só que em poucas áreas e mais do Meio-Oeste.

As temperaturas não sobem tanto do Litoral ao Centro ficando entre 26 e 28C boa parte das cidades não passando muito dos 21 a 23ºC na Serra e se aproximando dos 30C no Oeste.

SEXTA-FEIRA

O sol irá aparecer em todas as cidades com temperaturas que sobem um pouco em relação a hoje, mas ainda ficando parecidas. A umidade vai continuar avançando do mar pelo vento sudeste que traz chance de chuva isolada do Litoral ao Centro. No Meio-Oeste há chance de chuva de verão devido o maior aquecimento.

NOITES FRIAS NA SERRA

Hoje tivemos de 8 a 10C ao amanhecer nos pontos altos da região. As duas próximas noites serão frias e com temperatura amena nas outras regiões do Estado.

FIM DE SEMANA

O calor mais forte que já foi registrado nesse mês de Janeiro tem previsão de voltar e seguir durante boa parte da semana. Voltamos a ter dias de sol, aumento rápido de temperatura e chuva de verão entre final de tarde/noite sem descartar temporais. Saliento que no sábado a chance é pequena.

ALERTA PARA O MAR

Segue a orientação de não navegar entre hoje e amanhã em toda a costa já que além do vento sudeste com rajadas teremos ondas altas próximas dos 2 metros nas praias e 3 a 4 metros mais afastado. A partir de sábado, as condições voltam a ser melhores.

Bookmark and Share

Certas mudanças

21 de janeiro de 2015 2

A quarta-feira tem influência de um ar frio sobre o Oceano que faz o vento soprar de Sul/Sudeste trazendo ao longo do dia até algumas rajadas com destaque para as cidades do Sul.

Esse comportamento interfere na condição do tempo já que a umidade que essa direção do vento traz do mar faz com que a faixa do Litoral até o Centro tenha um dia com muitas nuvens que tanto permite aberturas de sol quanto provocam chuva sendo que isoladamente pode ser forte.
A imagem do final da madrugada mostra a maior presença das nuvens do Litoral ao Centro:

mapserv

Como a umidade vinda do mar não chega até o Oeste, a região tem maior presença do sol boa parte do dia é só chance de chuva bem isolada final de tarde/noite devido o aquecimento. Falando e temperature a previsão é de um dia menos quente do que vem fazendo já que à tarde terá algo entre 27 e 29C boa parte das cidades subindo um pouco mais no Oeste.

POUCAS MUDANÇAS PARA AMANHÃ

A quinta-feira continua com vento sul/sudeste, com rajadas no litoral, trazendo umidade do mar que mantém as cidades da faixa do Centro ao Litoral com muitas nuvens que tanto vão permitir a presença do sol quanto ainda trazem chuva. No oeste, segue a maior presença do sol com chance de chuva só no final do dia e mesmo assim em poucas cidades.
As temperaturas ficam parecidas com as de hoje alertando que a Serra deverá ter frio ao amanhecer com os pontos altos tendo algo próximo dos 10C.

Chamo atenção que o maior aquecimento começa aos poucos na sexta, mas principalmente no fim de semana as temperaturas deverão estar novamente muito altas.

ALERTA NO MAR

Esse ar frio no mar irá trazer um reforço na ondulação Sul/Sudeste com ondas próximas dos 2 metros na costa entre amanhã e sexta com ondas ainda maiores afastado da costa. Não se aconselha navegação nos dois próximos dias até pelo vento mais forte sobre o mar.

Bookmark and Share