Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Frente fria cruza SC

18 de abril de 2015 0

A passagem de uma frente fria, sistema de chuva e não de frio, influência o tempo nesse sábado em todas as regiões de SC. A imagem do início da manhã já mostrava a quantidade de nuvens que esse sistema trouxe não só para o nosso Estado, mas para toda a região Sul do Brasil:

S11235231_201412041030

Desta forma o sábado é de muitas nuvens que até permitem aberturas de sol, mas ainda há previsão de chuva mal distribuída por todas as regiões, especialmente entre Oeste e Planalto Norte.
As temperaturas mesmo assim sobem ficando entre 25 e 27ºC boa parte das cidades subindo um pouco mais no Vale do Itajaí e Norte.

DOMINGO

Apesar da frente fria se afastar ainda vamos ter muitas nuvens, mais no Norte, que chegam a permitir aberturas de sol em boa parte do dia. Entre a tarde e a noite aumenta a chance de chuva com maior possibilidade entre Oeste e Serra e menor no Litoral. As temperaturas seguem parecidas com as de hoje.

SEGUNDA

As nuvens ganham força trazendo previsão de chuva a qualquer hora que apesar de intercalar com períodos de melhoria poderá ser de intensidade forte.

TERÇA DE FERIADO

As nuvens diminuem e voltamos ter aberturas de sol. Ainda há chance de chuva, mas mais isolada em poucas cidades.

TENDÊNCIA DE TEMPERATURA

Se nada mudar a segunda parte da semana que vem deverá ter temperaturas da noite/manhã baixas devido um ar frio. Vamos acompanhar!!

Bookmark and Share

A umidade do mar continua avançando

17 de abril de 2015 2

A semana termina com influência de um ar frio sobre o mar na altura do nosso Estado. Desta forma, o vento sopra de Sudeste/Leste trazendo umidade do mar para a faixa do Litoral até áreas próximas como o Vale do Itajaí que terão outro dia de muitas nuvens que apesar de permitirem aberturas de sol vão voltar a trazer chuva passageira.

A imagem do final da madrugada mostra de uma certa maneira como temos mais nuvens do Litoral ao Centro:

mapserv

Nas cidades do Oeste, Meio Oeste e Serra o dia tem sol e nuvens boa parte da sexta, mas a nebulosidade aumenta e mais no final do dia há previsão de chuva mal distribuída devido a instabilidades que avançam tanto do RS quanto dos países vizinhos.

FIM DE SEMANA

Para os dois próximos dias a previsão aponta predomínio de nuvens que vão só permitir algumas aberturas de sol. Há previsão de chuva em todas as cidades sendo que amanhã especialmente para as cidades do Oeste e Serra. As temperaturas não mudam muito em relação a semana com maior aquecimento para o Norte e Vale do Itajaí.

TENDÊNCIA PARA O FERIADÃO

A segunda deverá ter céu encoberto e chuva a qualquer hora sendo que não se descarta chuva forte em momentos do dia. A terça, dia do feriado, deverá ser o dia onde o sol mais vai aparecer, mas ainda com previsão de chuva só que mais isolada.
As temperaturas ficam um pouco menores que o do fim de semana.

Bookmark and Share

Circulação marítima

16 de abril de 2015 2

A quinta-feira será influenciada na condição do tempo pela presença de um ar frio sobre o mar. Quando isso ocorre, temos o vento soprando de Leste/Sudeste que traz umidade do oceano para o Leste do Estado.
Desta forma, o Litoral e as áreas próximas, como Vale do Itajaí e Planalto Norte, terão um dia com muitas nuvens que permitem aberturas de sol, mas que ainda vão provocar chuva passageira. Como essa umidade do mar não passa da Serra a faixa do Meio Oeste até o Extremo Oeste ficam com uma quinta de sol e nuvens.

A imagem de satélite do final da madrugada mostrava um pouco a maior presença das nuvens do Litoral ao Centro, sobretudo sobre o mar:

mapserv

As temperaturas durante o turno da tarde se aproximam dos 25 a 27ºC boa parte das cidades.

SEXTA-FEIRA

A umidade do mar vai continuar e por isso o Litoral e áreas próximas terão a mesma condição do tempo de hoje. No Oeste, Meio Oeste e Serra o sol aparece com tempo seco boa parte do dias, mas a nebulosidade que avança do RS traz entre tarde/noite pancadas de chuva. Temperaturas parecidas com as de hoje.

SÁBADO

As nuvens que chegam no final da sexta em parte de SC predominam nesse dia em todas as cidades. Teremos um sábado de nuvens, poucos períodos de melhoria e chuva em momentos do dia. Importante destacar que chove mais no Oeste que nas outras regiões, inclusive com chance de chuva forte nessa parte do Estado.

Bookmark and Share

Variação de nuvens

15 de abril de 2015 1

A quarta-feira tem a presença do sol pelo Estado, mas acompanhado por uma boa quantidade de nuvens com destaque para as primeiras horas da manhã. Para ilustrar, mostro a imagem de satelite do final da madrugada quando tivemos praticamente SC toda com cobertura de nuvens:

mapserv

Ao longo do dia há previsão de chuva passageira em todas as cidades, mas mal distribuída. A tarde tem aquecimento com as máximas se aproximando dos 26 a 28ºC boa parte das cidades subindo um pouco mais no Norte e Vale do Itajaí.

QUINTA-FEIRA

A presença de um ar frio no mar irá influenciar o tempo. O sol aparece entre nuvens em todas as cidades com tempo seco boa parte do Estado. A umidade que vem do mar, o ar frio faz o vento soprar do oceano, faz o Litoral e cidades próximas terem maior coberturas de nuvens que apesar de permitirem aberturas de sol ainda podem trazer uma instabilidade fraca e passageira.

As temperaturas ficam um pouco baixas na Serra ao amanhecer, 8 a 10ºC, e em torno de 25 a 27ºC à tarde boa parte das cidades.

Bookmark and Share

Muitas nuvens nessa terça-feira

14 de abril de 2015 2

Começo as informações de hoje mostrando a maior presença das nuvens sobre todo o Sul do Brasil. Ventos em altitude estão trazendo nebulosidade dos países vizinhos e também colaborando com a formação delas sobre o nosso Estado:

mapserv

No entanto, essas nuvens permitem aberturas de sol em todas as região ao longo do dia que terá novamente temperaturas entre 25 e 27ºC, subindo um pouco mais no Norte e Vale do Itajaí. A chuva que ocorre é passageira e poucas cidades mais concentradas no Oeste.

QUARTA-FEIRA

Amanhã o sol novamente aparece em todas as cidades com temperaturas parecidas com as de hoje até subindo um pouco mais visto que se aproximam dos 28 a 30ºC boa parte das regiões. Devido o aquecimento uma chuva passageira e mal distribuída está prevista.

QUINTA-FEIRA

Outro dia onde teremos a presença do sol em todas as cidades com ar seco predominando em boa parte das cidades. No Litoral e áreas próximas o sol aparece, mas a umidade do mar pode trazer uma rápida instabilidade. As temperaturas permanecem com o mesmo aquecimento das últimas tardes.

Bookmark and Share

Sol e nuvens

13 de abril de 2015 0

A semana começa com maior presença de nuvens pelo Estado, mas que estão avançando em direção ao PR. A imagem do início do dia mostra a maior quantidade dessas nuvens sobre o Estado vizinho:

S11235231_201412041030

A segunda é de sol e nuvens em todas as cidades com maior quantidade delas do Litoral ao Centro. As temperaturas se aproximam dos 25 a 27ºC boa parte das cidades sendo que no Norte e Vale do Itajaí elas se aproximam dos 30ºC.

TERÇA-FEIRA COM ALGUMAS MUDANÇAS

Amanhã o sol volta a aparecer entre nuvens em todas as cidades, mas o Extremo-Oeste tem chance de chuva de manhã que se espalha ao longo do dia até o Meio-Oeste. Nas outras regiões, o início e o final do dia podem ter uma instabilidade passageira, mas a maior parte da terça é novamente de sol e nuvens porque a instabilidade ocorrendo é em poucas cidades. Temperaturas muito parecidas com as de hoje.

TENDÊNCIA DO TEMPO

Se nada mudar ao longo da semana, deveremos ter outra massa de ar frio nesse outono durante a semana que vem. As temperaturas devem ficar baixas no amanhecer de domingo e especialmente, segunda e terça. Frio que pode se aproximar dos 0ºC na Serra com geada. É importante destacar que só noites/manhãs, as tardes ainda agradáveis. Vamos ver se não há mudança nessa previsão inicial.

Bookmark and Share

Sábado de sol e poucas nuvens

11 de abril de 2015 0

O fim de semana chegou e o sol continua aparecendo em todas as áreas de Santa Catarina. A imagem de satélite das primeiras horas do dia nos mostra poucas nuvens, em cinza claro, sobre todo o Sul do Brasil, condição essa que segue no decorrer deste sábado.

mapserv (49)

Com o sol aparecendo as temperaturas sobem rapidamente no decorrer do dia. Durante a tarde de hoje as temperaturas devem ser de verão em muitas cidades, principalmente nas mais próximas do nosso litoral. No Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul os termômetros devem chegar a casa dos 30°C.

Devido o calor, durante á noite de hoje não se descarta uma chuva fraca e passageira em cidades entre a Grande Florianópolis e o litoral Norte do estado.

TEMPO AMANHÃ

O domingo vai ser outro dia para quem gosta de fazer alguma atividade ao ar livre.

amanha1803

O sol vai aparecer entre nuvens mais uma vez para os catarinenses e as temperaturas vão subir ao longo da tarde, mas não tanto quanto hoje. As máximas devem ficar na casa dos 28°C em boa parte das cidades.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Fim de semana terá de sol e calor

10 de abril de 2015 0

A sexta-feira foi mais um dia com céu claro em todas as regiões do Sul do Brasil, condição facilmente observada na imagem de satélite abaixo.

mapserv (48)

Como o sol apareceu com poucas nuvens, as temperaturas subiram rapidamente. As máximas registradas nesta tarde ficaram próximas aos 30°C, principalmente nas cidades mais próximas ao Litoral. Na tabela podemos observar alguns dados de hoje:

31°C Blumenau

30°C Criciúma, Urussanga e Brusque

29° C Florianópolis, Indaial e Sto Amaro da Imperatriz

28°C Itajaí

27°C Chapecó

Est: Ciram/Inmet/Ceops

E a boa notícia é que quem pretende fazer atividades ao ar livre, ou até mesmo curtir uma praia, as condições do tempo vão colaborar bastante neste fim de semana. Veja só:

TEMPO AMANHÃ

O sábado não será diferente do que vem fazendo no decorrer da semana, pelo menos nas condições do tempo. A massa de ar seco continua trazendo mais um dia ensolarado para todas as regiões de Santa Catarina, e as temperaturas vão ficar elevadas mais uma vez no período da tarde.

max1104

Lembramos que devido a influência do ar mais seco, as noites/madrugadas ainda continuam com temperaturas mais amenas. Durante a noite uma chuva fraca e passageira não está descartada na região Norte do estado.

PREVISÃO PARA DOMINGO

Vamos ter outro dia com poucas mudanças no tempo. O domingo terá a presença do sol entre nuvens em todas as regiões do estado, e novamente as temperaturas sobem no decorrer do dia.
As regiões mais próximas do Litoral devem registrar máximas próximas aos 28°C. Não há previsão de chuva para o domingo.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Predomínio de sol nos próximos dias

09 de abril de 2015 0

Na imagem de satélite podemos observar que temos pouca nebulosidade sobre toda a região Sul do Brasil. Isso acontece porque temos uma massa de ar seco influenciando o tempo nos últimos dias.

mapserv (47)

Com uma menor quantidade de nuvens, a superfície vai perdendo calor, e por isso as temperaturas estão mais amenas durante as noites/madrugadas. Ficam assim até que o sol volte a aparecer no horizonte, fazendo com que aos poucos a temperatura suba novamente.

TEMPO AMANHÃ

A sexta-feira vai ser mais um dia com o sol aparecendo em todas as regiões do estado, e ao longo da tarde as temperaturas sobem, chegando aos 28°C no Sul e no Vale do Itajaí.

max1004

Chamo atenção que algumas cidades da região Norte podem ter uma chuva fraca e passageira nas primeiras horas do dia devido a umidade que avança do mar com ajuda dos ventos. No restante do dia o sol aparece entre poucas nuvens.

FIM DE SEMANA

A previsão indica tempo firme, com a presença do sol na maior parte do estado no fim de semana, e não há previsão de chuva significativa nos próximos dias. Para quem pretende curtir o sábado e o domingo ao ar livre, já pode ir se programando que o tempo deve colaborar.​
Não se descarta uma chuva fraca e passageira no sábado a noite em algumas cidades do Litoral Norte.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Poucas mudanças nos próximos dias

08 de abril de 2015 0

A massa de ar seco continua trazendo a presença do sol para todas as regiões do estado nesta quinta-feira. Chamo atenção que nas cidades entre Grande Florianópolis e o Norte o sol também vai aparecer, mas vamos ter ao longo do dia momentos com mais nuvens devido umidade que avança do mar com ajuda dos ventos.

Durante a tarde as temperaturas sobem um pouco mais em relação aos outros dias, isso acontece porque a massa de ar frio que trouxe um friozinho nas últimas madrugadas e manhãs já está se afastando de Santa Catarina.

max0904

TEMPO SEXTA-FEIRA

A semana termina com o tempo firme em todas as regiões. O amanhecer não será mais tão frio como no meio da semana, mas ainda será ameno. Com o sol novamente vai aparecer, as temperaturas sobem um pouco mais durante a tarde e chega na casa dos 27°C em boa parte das cidades.

A previsão indica tempo estável até o início da próxima semana, e não há previsão de chuva significativa nos próximos dias. Para quem pretende curtir o fim de semana ao ar livre, já pode ir se programando que o tempo deve colaborar. Vamos acompanhar!

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share