Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Nevoeiro Marítimo

20 de agosto de 2014 0

A quarta-feira começa com destaque para os nevoeiros que estão presentes no turno da manhã em boa parte das cidades, especialmente do Centro ao Litoral. A imagem abaixo mostra apenas a presença dos nevoeiros, pontos em azul:

imagemChamo atenção na imagem para a parte de azul mais escuro sobre o mar que vai por toda costa do Uruguai, RS e Santa Catarina. Este é o nevoeiro marítimo que ocorre quando o ar sobre o mar é resfriado por uma corrente marítima fria. Este tipo de nevoeiro ocorre em qualquer parte do mar, mas como normalmente as águas frias são mais próximas da costa, ele ocorre mais nesta região trazendo em algumas oportunidade, como hoje, influência para as cidades litorâneas.

Os nevoeiros vão se dissipar gradativamente ao longo do dia, mas é importante destacar que o marítimo demora mais para dissipar devido a sua grande extensão!!

Durante à tarde as temperaturas voltam a ficar elevadas para a época do ano, mas principalmente no Oeste onde o dia começa com menos nuvens. Abaixo a previsão da tarde:

imagem

TEMPO NA QUINTA-FEIRA

O ar seco continua influenciando o tempo em SC que terá outro dia de sol e nuvens em todas as cidades. Novamente nevoeiros isolados deverão ocorrer ao longo do amanhecer. O vento vai começar a predominar de Norte/Nordeste fazendo a temperatura se manter elevada para a época do ano. A previsão é de máximas da tarde entre 24 e 26ºC boa parte das cidades.

SEXTA A DOMINGO

O período deverá seguir influenciado pelo ar seco e por ventos de norte. A combinação traz dias de sol e nuvens com temperaturas elevadas, calor já que deveremos ter máximas à tarde próximas de 30ºC.

Bookmark and Share

Ar seco

19 de agosto de 2014 0

A semana segue sob influência de um forte ar seco que está predominando sobre o Sul do Brasil fazendo novamente a imagem de satélite mostrar pouca nebulosidade:

S11235231_201407101400

Tivemos ao longo da noite alguns nevoeiros que nas imagens não aparecem, mas que estão presentes em algumas cidades que terão o sol gradativamente aparecendo a medida que eles vão se dissipando. Desta forma, teremos uma terça-feira de sol e  nuvens em todas as cidades. As temperaturas, que diminuíram durante à noite, voltam a subir ficando mais elevadas para a época do ano. Previsão de 23 a 25ºC boa parte das cidades sendo que a Serra e o Planalto Norte ficam com 20 a 22ºC.

POUCAS MUDANÇAS NA SEQUÊNCIA DA SEMANA

Os dois próximos dias continuam com sol e nuvens em todas as cidades devido o domínio do ar seco. As temperaturas sempre diminuem um pouco durante as noites/amanhecer, mas acabam subido ao longo das tardes de quarta e de quinta, mais ou menos como hoje.

MAIOR AQUECIMENTO

A previsão é que entre sexta e domingo tenhamos novamente dias de sol, mas com maior aquecimento em todas as cidades já que o vento passa para Norte trazendo influência de um ar quente do Centro do Brasil. Previsão de máxima em torno dos 30ºC durante as tardes destes dias!! Veranico!!!

Importante destacar que na noite de domingo para segunda, mas principalmente no início da semana que vem o tempo deverá mudar novamente com previsão de retorno da chuva e do frio. Vamos acompanhar!!

Bookmark and Share

Semana de sol

18 de agosto de 2014 2

Pra quem gosta de dias de sol essa semana que está começando será perfeita. A imagem do amanhecer da segunda-feira já mostra que temos poucas nuvens não só em SC, mas no centro sul do Brasil. Um forte massa de ar seco que tem suporte em altitude deverá predominar pelo Estado dificultando a formação de nuvens.

S11235231_201407101400

A segunda será de sol e nuvens em todas as cidades. No entanto, a faixa do Litoral até o Centro tem umidade avançando do mar nesta manhã quando nevoeiros aparecem sendo que em algumas cidades com intensidade trazendo até pontos com chuvisco. Porém, esta umidade diminui gradativamente ao longo da manhã.

As temperaturas deverão subir para a época do ano ficando entre 23 e 25ºC à tarde em boa parte das cidades sendo que Serra e Planalto Norte ficam com 19 a 21ºC.

SEMANA COM DOMÍNIO DE AR SECO

A sequência da semana deverá ser toda de sol e nuvens por SC. As temperaturas tem até uma certa características de primavera, ou seja, as noites mais amenas/frias e as tardes bem agradáveis e até com aquecimento já que a previsão aponta para este turno máximas entre 25 e 27ºC boa parte das cidades subindo um pouco mais no Sul e Vale do Itajaí.

Se nada mudar, o sol segue também no fim de semana que deverá ser de calor!! A previsão é que a quinta já tenha um aquecimento maior, mas que o período entre sexta a domingo seja de temperaturas típicas de verão indo pra casa dos 30ºC boa parte das cidades

Vamos acompanhar pra ver se não teremos mudanças!!!

Bookmark and Share

Sábado de nuvens

16 de agosto de 2014 1

O fim de semana começou com muitas nuvens em todas as cidades do Estado que também tiveram chuva entre a madrugada e o amanhecer. Na maior parte das cidades os volumes variaram entre 10 e 20 mm, sendo que pontualmente tivemos totais de 30 a 50 mm em cidades como Rio das Antas, Barra Velha, Camboríu, Corupá, Massaranduba e Rio do Campo.

A imagem da manhã mostra como temos nebulosidade sobre SC:

S11235231_201407101400

O sábado vai seguir com muitas nuvens devido a ventos em altitude e também pelo fato do ar frio polar do meio da semana estar no oceano fazendo o vento em superfície soprar de nordeste que traz umidade do mar do Litoral ao Centro. Desta forma, o dia segue com nuvens e chance de chuva em todas as cidades, mas com aberturas de sol mais concentradas entre Oeste, Serra e Sul.

Durante à tarde, a temperatura fica entre 20 e 22ºC boa parte das cidades sendo que Serra e Planalto Norte ficam com 14 a 17ºC.

DOMINGO

A nebulosidade diminui ao longo do dia permitindo maiores aberturas de sol em todas as cidades. O ar frio do mar vai continuar trazendo vento úmido para a faixa do Litoral ao Centro onde ainda há chance de chuva,  mas que vai intercalar com aberturas de sol. Com a maior presença dele as temperaturas sobem um pouco mais trazendo para o turno da tarde algo enter 22 e 24ºC boa parte das regiões.

SEMANA BOA PARA APROVEITAR AO AR LIVRE

Durante a semana que vem teremos domínio de uma massa de ar seco, ou seja, quem precisa de um período seguido de dias para fazer trabalhos ao ar livre ou simplesmente para aproveitar, tem a partir de segunda-feira o período ideial. A segunda terá sol e nuvens, mas ainda com muitas nuvens de manhã do Litoral ao Centro.

Se nada mudar, de segunda a sexta teremos sol e nuvens e temperaturas elevadas para a época do ano em todas as cidades, praticamente um veranico!!!

Bookmark and Share

Ar frio rapidamente perde força

15 de agosto de 2014 0

O amanhecer desta sexta-feira foi novamente de frio em todas as cidades do Estado, típico de inverno! No entanto, no termômetro as temperaturas já não baixaram tanto quanto ontem ficando a menor de hoje na casa dos -2,8ºC em Bom Jardim da Serra. Poucas cidades da Serra tiveram temperaturas negativas, bem diferente de ontem quanto várias cidades não só da região serrana, mas do Meio-Oeste e Planalto Norte tiveram.

Esta condição mostra que rapidamente o ar frio polar intenso já começa a se afastar para o mar trazendo também mudanças na condição do tempo para hoje. Esta saída para o oceano já permite que ao longo do dia o vento entre de nordeste trazendo umidade para a faixa do Litoral até o Centro. Fora isso, vento em altitude também começa a trazer nuvens da Argentina e Paraguai.

Na imagem de satélite já da pra perceber este aumento de nuvens sobre SC:

S11235231_201407101400A sexta-feira tem nevoeiros isolados de manhã. O dia ainda será de sol e nuvens em todas as cidades, mas com muitas nuvens em momentos do dia. Não se descartar uma chuva muito mal distribuída, ou seja, poucas cidades durante a próxima noite! Durante à tarde a temperatura fica entre 18 e 21ºC boa parte das cidades e entre 14 e 16ºC na Serra e no Planalto Norte.

FIM DE SEMANA COM MUITAS NUVENS

O ar frio intenso não estará mais pelo Estado. O vento em altitude vai seguir durante o sábado trazendo muitas nuvens que provocam chuva a qualquer hora do dia, até na próxima madrugada, em boa parte de SC. Há chance até de chuva forte localmente. Ao longo do dia ocorrem períodos de melhoria, sobretudo no Oeste e Sul. As temperaturas não baixam muito ao amanhecer e durante à tarde se aproxima dos 18 a 21ºC.

Já no domingo, o vento de nordeste segue mantendo a umidade do mar que ainda irá trazer algumas instabilidades. Há chance de chuva, mas mal distribuída, ou seja, poucas áreas que intercala com maiores aberturas de sol em todo o Estado. Temperaturas amenas

 

Bookmark and Share

DÉCIMA menor temperatura registrada no estado de Santa Catarina

14 de agosto de 2014 2

Como já comentamos, hoje tivemos diversas cidades registrando a menor temperatura do ano até agora. Assim como Urupema que foi não só a menor no estado como também a menor registrada no Brasil, com seus 8,3°C negativos.

urupemanovo

Sempre utilizamos dados de diversas estações meteorológicas, principalmente do Inmet e do Ciram que são órgãos oficiais de Meteorologia.

Observando esses dados OFICIAIS vimos que essa temperatura de -8,3°C de hoje cedo em Urupema é a DÉCIMA menor temperatura registrada no estado de Santa Catarina desde quando começaram as medições oficiais lá no ano de 1922.

Abaixo segue as 10 menores temperaturas registradas em Santa Catarina:

-14ºC no dia 11 de junho de 1952, em Caçador, no Meio-Oeste

-12ºC no dia 7 de agosto de 1963, em Canoinhas, no Planalto Norte

-11,6ºC no dia 25 de junho de 1945, em Xanxerê, no Oeste

-10ºC no dia 2 de agosto de 1991, em São Joaquim, na Serra

-9,5ºC no dia 13 de julho de 1923, em Campo Alegre, no Planalto Norte

-9,3ºC no dia 21 de julho de 1975,  em Videira, no Meio-Oeste

-9,2ºC no dia 8 de junho de 2012, em Bom Jardim da Serra, na Serra

-8,8ºC no dia 28 de junho de 2011, em Urupema, na Serra

-8,4ºC no dia 8 de junho de 2012, em Urupema, na Serra

-8,3ºC no dia 14 de agosto de 2014, em Urupema, na Serra

 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

A menor temperatura do Brasil

14 de agosto de 2014 0

Hoje cedo a região de Urupema chegou ter -8,3ºC que é não só a menor temperatura do ano em SC, mas em todo o Brasil. Até então a mesma cidade já tinha este “título”, mas com -7,7ºC no último dia 19 de junho. No post abaixo vocês podem ver as menores temperaturas em uma série de cidades.

Vejam que a Serra catarinense continua mostrando ser o ponto mais frio do país. Abaixo fotos com belas imagens do nosso inverno. Lá na Serra as pessoas chegam a jogar água sobre as árvores que durante a madrugada congela pela ação do frio forte, ou seja, um freezer a céu aberto.

SÃO JOAQUIM (by Lucas Rocha)

Lucas Rocha 140814 sao joaquim2

Lucas Rocha 140814 sao joaquim1     URUPEMA (by Marleno Muniz) marlono muniz 140814 urupema3

marlono muniz 140814 urupema1

marlono muniz 140814 urupema2   VIDEIRA (by Marcus Pinheiro) geada videira 140814 marcus pinheiro1

geada videira 140814 marcus pinheiro

ANITÓPOLIS (by Thiago Bento)

anitapolis Thiago Bento 140814

 

Em Itaiópolis também tivemos geada que o Paulo Adamek registrou pra todos nós:

https://www.youtube.com/watch?v=kAaYjWMZ-PY&noredirect=1

 

Bookmark and Share

O amanhecer mais frio do ano

14 de agosto de 2014 6

Essa quinta-feira, 14 de agosto, tem as menores temperaturas do ano na maior parte de Santa Catarina.  Até agora, duas intensas massas de ar frio no mês de junho tinham as menores temperaturas de 2014, mas esta que está presente trouxe uma queda ainda mais acentuada. Destaque para as cidades abaixo:

-8,3ºC Urupema

-7,7ºC Bom Jardim da Serra

-5,9ºC Painel

-5,8ºC São Joaquim (Distrito do Cruzeiro, interior da cidade, chegou a -8,4ºC)

-4,9ºC Fraiburgo

-4,2ºC Lages

-3,2ºC Urubici

-3,1ºC Lebon Régis, Brunópolis e Caçador

-3ºC Santa Cecília

-2,7ºC Rio das Antas

-2,3ºC Abdon Batista

-2,2ºC Campo Belo do Sul, Frei Rogério, Monte Castelo e Curitibanos

-1,7ºC Campos Novos

-1,6ºC Bom Retiro e Papanduva

-1,5ºC Zortéia e Major Vieira

-1,3ºC Matos Costa

-1,1ºC Rio Rufino

-0,8ºC Joaçaba

-0,5ºC Água Doce

1,1ºC Chapecó

2,3ºC Criciúma

4,5ºC Blumenau

4,7ºC Camboriú

5,2ºC Florianópolis

9,4ºC Joinville

Est: RBS/Ciram/Inmet/Ceops/Particular

AR FRIO E  SECO

Esta intensa massa de ar frio polar também é um ar seco que impede a formação de nuvens deixando a quinta-feira com sol em todas as cidades. A imagem abaixo mostra como não temos quase nebulosidade no sul do Brasil:

S11235231_201407101400

Durante à tarde temperaturas mais agradável entre 16 e 18ºC ficando Serra e Planalto Norte apenas com 12 a 14ºC.

SEXTA-FEIRA

A próxima noite/amanhecer de sexta ainda terá frio em todas as cidades, mas não tão acentuado já que no termômetro as temperaturas não vão baixar tanto, especialmente na Serra onde até poderemos ter temperatura negativa, mas já mais próximo de 0ºC. Há chance de geada nesta região.

O sol aparece entre nuvens em todas as cidades, mas já com mais nuvens porque o ar frio vai para o mar trazendo umidade do Oceano. Importante destacar que no final da sexta, mais à noite, há chance de chuva para Oeste, Norte, Vale do Itajaí e parte da Grande Florianópolis.

FRIO INTENSO, MAS RÁPIDO

A previsão é que este ar frio rapidamente se afasta fazendo com que no fim de semana as temperaturas ainda permaneçam de inverno, mas bem ameno…nada de mais!

Bookmark and Share

As belezas do frio

13 de agosto de 2014 0

Durante esta quarta-feira uma intensa massa de ar frio começou a chegar no Estado. Com isso imagens típicas de inverno começam a ocorrer por todas as regiões. A primeira vem da Serra, especificamente do Morro das Torres em Urupema, é o Sincelo!!

O Marleno Muniz mandou as fotos deste outro espetáculo da nature

za:

sincelo 3 morro da igreja 13-08-14

sincelo 1 morro da igreja 13-08-14

sincelo 2 morro da igreja 13-08-14

 

Pra quem não conhece, sincelo é o resfriamento de minúsculas gotículas de água suspensas na atmosfera, nevoeiro, que ao encontrar obstáculos maiores, como arbustos, congelam trazendo belas imagens.

Importante destacar que o sincelo ocorre em poucas áreas do Brasil, mas principalmente nesta região do Morro das Torres por causa da orografia toda perfeita pra ocorrência do fenômeno.

 

Bookmark and Share

Frio pela frente

13 de agosto de 2014 0

Como ontem mostramos aqui no blog o tempo mudou bastante em SC, inclusive com granizo em diversas cidades como foi o caso de Laguna, por exemplo.  A chuva e os temporais ocorreram pela passagem de uma frente fria, sistema de chuva e não de frio, que encontrou o ar mais quente sobre o Estado dando condições para formação de nuvens carregadas.

Abaixo temos a imagem de satélite do começo desta quarta-feira que mostra ainda muitas nuvens na saída da frente:

S11235231_201407101400

O período da manhã ainda tem muitas nuvens, mas aos poucos o sol vai aparecendo devendo até predominar em boa parte do Estado ao longo do dia. Para quem está entre Norte e Vale do Itajaí ainda não se descarta uma chuva passageira de manhã, onde isoladamente poderá ser forte. Ao longo do dia o sol também irá aparecer nas duas regiões.

O vento Sul já teve rajadas de:

54 km/h em Dionísio Cerqueira

50 km/h em Joaçaba e Florianópolis

43 km/h em Curitibanos

36 km/h em Caçador

Esta condição segue ao longo do dia, especialmente de manhã. O vento acentua o frio que vai ser diferente hoje em relação a maior parte dos dias já que a menor temperatura não foi no amanhecer. Isso deverá ocorrer no início da próxima noite quando na Serra já deveremos ter temperatura negativa. Isso ocorre porque o ar frio polar intenso está chegando ao longo da quarta.

Durante à tarde as temperaturas não passam dos 5 a 7ºC na Serra, 12 a 14ºC boa parte de SC e dos 16 a 18ºC do Litoral ao Vale do Itajaí e parte do Norte.

UM DO AMANHECER MAIS FRIO DO ANO

Esta é a expectativa para as primeiras horas de quinta-feira em todo o Estado. O mapa abaixo mostra a previsão para as primeiras horas do dia:

imagem

Nos altos da Serra pode baixa até mais, ou seja, se aproximar dos 5 a 7ºC negativos!!

 

Este frio acentuado, a pouca nebulosidade e vento calmo deverá trazer formação ampla de geada em boa parte do Estado, não só na Serra. A quinta é de sol e poucas nuvens boa parte do dia que deixa a tarde mais agradável um pouco.

SEXTA-FEIRA

O frio ainda deverá estar presente no amanhecer, mas já não tão intenso. A geada ainda deverá aparecer, mas já mais concentrada na Serra onde ainda os pontos altos poderão ter temperaturas negativa, mas mais próximo do 0ºC. O sol aparece entre nuvens em todas as cidades deixando a tarde bem agradável. O vento já muda para Norte/Nordeste que traz umidade do mar para Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis que terão mais nuvens que até trazem chance de chuva fraca no final do dia.

 

Bookmark and Share