Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Sol entre nuvens

12 de fevereiro de 2016 0

A semana termina com o sol aparecendo nessa sexta-feira em todas as áreas do Estado até mesmo naquelas cidades onde temos um amanhecer mais nublado. A imagem do amanhecer já mostrava uma certa presença de nuvens mais concentradas nas áreas do Planalto:

Sem título

O vento é Nordeste e traz umidade do mar que para o Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis deixa o tempo instável em momentos do dia, mas em pouquíssimas áreas. No extremo Oeste, há chance de chuva no final do dia. As temperaturas variam entre 27 e 29ºC boa parte das cidades sendo que no Oeste sobem para 32 a 34ºC.

FIM DE SEMANA

O sábado terá momentos de muitas nuvens, mas o sol aparece com tempo seco em boa parte de SC. No Oeste, apesar do sol aparecer o aumento de nuvens que teremos no decorrer do dia traz previsão de chuva entre meio de tarde/noite, típico de verão, ou seja, pancadas. As temperaturas voltam a se aproximar dos 30ºC ao longo da tarde em boa parte das cidades.

No domingo, o Sul, Oeste e Serra terão muitas nuvens e chuva a qualquer hora que intercala com períodos de melhoria. Nas outras regiões, apesar da nebulosidade predominar teremos boa parte do dia com tempo seco e aberturas. Porém, entre meio de tarde/noite há previsão de chuva em forma de pancadas. Como o dia será bem quente/abafado com máximas acima dos 30ºC boa parte das cidades não se descarta temporais isolados!!

Bookmark and Share

A temperatura baixou no amanhecer lá na Serra

11 de fevereiro de 2016 0

A quinta-feira é um dia de nuvens com aberturas de sol sendo que a nebulosidade é bem mais presente no Norte. No decorrer do dia, teremos apenas chuvisco e/ou chuva fraca em pouquíssimas cidades do Litoral, Vale do Itajaí e Norte. As temperaturas baixaram um pouco no amanhecer de hoje, menos de 20ºC boa parte das cidades, com destaque para Bom Jardim da Serra que chegou a ter 7ºC na madrugada. No entanto, como o sol aparece, vamos ter uma tarde com 27 a 29ºC sendo que no Oeste se aproxima dos 30 a 32ºC.

A imagem do amanhecer de hoje mostrava as nuvens mais carregadas atuando no PR:

Sem título

SEXTA-FEIRA

A semana termina com sol entre nuvens em todas as cidades sendo que em momentos do dia teremos predomínio de nuvens, especialmente devido o vento Nordeste/Leste que traz umidade do mar. Poucas cidades do Litoral, Vale do Itajaí e Norte podem ter um chuvisco isolado. No Extremo Oeste também há chance de chuva no final do dia em poucas cidades. As temperaturas ainda baixam no amanhecer na Serra onde deveremos ter 12 a 14ºC. Ao longo do dia teremos 27 a 29ºC com 31 a 33ºC no Oeste.

SÁBADO

O sol novamente irá aparecer entre nuvens em todas as cidades do Estado trazendo uma tarde com temperaturas típica da estação. No final da tarde/noite há previsão de chuva de verão na faixa do Oeste até os Planaltos.

Bookmark and Share

Variação de nuvens

10 de fevereiro de 2016 0

A quarta-feira de cinzas tem o sol aparecendo pelo Estado, mas com uma certa variação de nuvens que chegam a predominar em momentos do dia, especialmente no Norte. A imagem abaixo mostra que temos uma certa nebulosidade passando por SC:

Sem título

Devido a esse comportamento é que o Norte, Vale do Itajaí e poucas áreas da Grande Florianópolis e Meio Oeste podem ter no final do dia uma chuva passageira, mas sobretudo cidades próximas do PR.

QUINTA-FEIRA

As temperaturas baixam um pouco, agradáveis, na madrugada/amanhecer sendo que nos altos da Serra até deverá fazer frio já que a previsão é de 11 a 13ºC. No entanto, a temperatura sobe rapidamente trazendo uma tarde de verão com 29 a 31ºC boa parte das cidades e até 24 a 26ºC na Serra. Esse comportamento da temperatura é devido um ar seco, ou seja, o sol aparece amanhã em todas as cidades com tempo seco. Apenas poucas cidades da divisa com o PR podem ter no final do dia uma chuva fraca.

SEXTA-FEIRA

A semana termina sobe domínio de ar seco que deverá garantir a presença do sol em todas as cidades. Como o vento será de Leste, teremos mais nuvens na faixa do Litoral, Vale do Itajaí, Norte e Sul. Na madrugada de sexta um chuvisco e/ou chuva fraca não pode ser descartado nessas regiões.
Temperaturas ainda um pouco baixas para a época do ano no amanhecer da Serra e na casa dos 30ºC à tarde boa parte das cidades.

Bookmark and Share

Terça-feira gorda de calor

09 de fevereiro de 2016 0

O grande destaque desse último dia de carnaval é o calor, na verdade o forte calor! As temperaturas já estavam bem elevadas no início do dia e seguem subindo até o meio da tarde quando se aproximam dos 32 a 34ºC boa parte das cidades sendo que pontualmente no Vale do Itajaí, Norte e Sul passam um pouco disso.

Uma das imagens da manhã de hoje mostram que há nebulosidade sobre o Estado, mas permitindo aberturas de sol:

Sem título

No entanto, vejam que no RS há maior quantidade de nuvens e até carregadas, ou seja, o sol aqui em SC vai seguir nas próximas horas, mas com aumento gradativo das nuvens devido a instabilidade que vem do estado vizinho e pelo forte calor. Desta forma, entre o meio da tarde e o início da noite há previsão de chuva para toda SC sendo que bem isoladamente há chance de temporais!!

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Para amanhã ainda teremos temperaturas de verão, mas o calor diminui um pouco ficando entre 28 e 30ºC à tarde em boa parte das cidades. O dia terá muitas nuvens com aberturas de sol, mas novamente no decorrer da quarta uma chuva passageira não se descarta, especialmente nas cidades próximas do RS que tem chance de instabilidade a qualquer hora do dia.

Bookmark and Share

Segunda de calor

08 de fevereiro de 2016 0

A semana começa com o sol predominando na maior parte das cidades sendo que agora de manhã parte dos Planaltos e do Vale do Itajaí tem maior nebulosidade como a imagem mostrava:

Sem título

Essas nuvens da manhã vão se dissipar permitindo que o sol apareça em todas as cidades. No final do dia, devido o calor, poderemos ter chuva de verão mal distribuída no Oeste, Planaltos e Sul. As temperaturas da tarde se aproximam dos 30 a 32ºC boa parte das cidades.


TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL COM MUITO CALOR

As temperaturas irão chamar atenção porque já no período da manhã terão uma rápida elevação trazendo uma tarde de 31 a 34ºC boa parte das cidades sendo que pontualmente no Vale do Itajaí, Sul e Norte poderemos ter até 35 a 37ºC. Apesar de todo o calor, o sol aparece em meio a muitas nuvens boa parte do dia só que associado a tempo seco. Há previsão de chuva entre meio de tarde/noite em forma de pancada. Bem isoladamente poderemos ter temporais!!

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

As nuvens ainda vão predominar em todas as cidades com temperaturas não tão elevadas quanto na terça. Aberturas de sol com tempo seco de manhã e parte da tarde porque novamente no decorrer do dia há previsão de chuva, mas com chance pequena de temporais.

Bookmark and Share

Chuva de verão

05 de fevereiro de 2016 0

Por conta do forte aquecimento e do abafamento nas últimas horas, alguns núcleos de chuva começaram a se formar pelo estado.

Em Brusque, no Vale do Itajaí, em pouco tempo o acumulado de chuva chegou a 51 mm o que resultou em alagamentos de algumas ruas da cidade.

Nas próximas horas vamos ter chuva de verão por todo o estado, mas no geral a chuva é rápida e passageira. Algumas cidades vão registrar apenas o aumento da nebulosidade e passar sem chuva.

Abaixo temos uma figura que ilustra os raios em Santa Catarina na última hora.
raios

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Maiores aberturas de sol

05 de fevereiro de 2016 0

A semana termina com condições do tempo diferentes do que vem predominando desde segunda. A imagem abaixo é do amanhecer de sexta que ainda teve regiões, cinza claro, com maior presença das nuvens:

Sem título

A previsão é de um dia de nebulosidade variável com aberturas de sol em todas as cidades e temperaturas em elevação já que ao longo da tarde se aproximam dos 30 a 32ºC boa parte das regiões. Devido o aquecimento entre meio da tarde e o início da noite as nuvens voltam a predominar e chuva de verão em forma de pancada passageira está prevista.

FIM DE SEMANA

O sol deverá estar presente mais uma vez nos dois dias, mas é importante destacar que teremos momentos de muitas nuvens. Dias aproveitáveis já que as temperaturas sobem trazendo máximas entre 28 e 30ºC boa parte das cidades. Só chamo atenção que entre final de tarde/início de noite uma chuva de verão passageira não pode ser descartada, mas no geral fraca e poucas cidades sempre com chance maior para quem está próximo do PR.

SEQUÊNCIA DO CARNAVAL

Para os dois últimos dias de folia o sol ainda está previsto, mas com maior presença das nuvens em todas as regiões com destaque para a terça. As temperaturas seguem de verão com calor mais forte na terça onde deve se aproximar dos 34 a 36ºC em muitas cidades. Os finais de tarde/início de noites continuam com chance de chuva de verão, especialmente na terça onde isoladamente há chance de temporais devido o calor mais forte.

Bookmark and Share

Ar quente e úmido

04 de fevereiro de 2016 0

A quinta-feira é outro dia onde as nuvens predominam em todas as regiões do Estado. Uma das imagens do amanhecer já mostrava que ventos em altitude continuam trazendo nuvens do Centro Oeste do Brasil e também do PR:

Sem título

Desta forma, teremos um dia de céu encoberto, chuva a qualquer hora e apenas períodos de melhorias/aberturas no decorrer do dia. Isoladamente poderemos ter chuva forte! As temperaturas até não sobem tanto no termômetro, mas a alta umidade deixa o dia com sensação de abafamento. A temperatura da tarde na maior parte das regiões fica entre 24 a 26ºC sendo que na Serra entre 20 e 22ºC.

MELHORES CONDIÇÕES PARA AMANHÃ

A partir dessa sexta-feira o sol vai começar a aparecer bem mais. Amanhã ainda teremos muitas nuvens, mas que permitem a presença do sol boa parte do dia. Como o ar continua quente e úmido, há condição de chuva em forma de pancada, mas já mais passageira, mal distribuída e mais favorável para quem está próximo do PR.
O calor volta com máximas entre 29 e 31ºC ao longo da tarde sendo que pontualmente no Vale do Itajaí, Norte e Sul elas podem passar um pouco disso.

PREVISÃO DO CARNAVAL

Deveremos ter um período onde o sol aparece em todas as cidades, mas sempre com boa presença das nuvens. As temperaturas ficam mais típicas de verão com destaque para o feriado de terça-feira que deve ser o dia mais quente do período. Como o ar vai seguir quente e úmido, há previsão de chuva de verão entre tarde/noite, ou seja, passageira e poucas áreas boa parte dos dias de folia.

Bookmark and Share

Outro dia de instabilidade

03 de fevereiro de 2016 0

A quarta-feira será outro dia com muitas nuvens sobre todas as regiões do Estado. Observando uma das imagens de satélite do amanhecer já dava para perceber que as nuvens continuam muito presentes não só em SC, mas no Sul do Brasil e nos países vizinhos:

Sem título

Desta forma, se preparem para ter um dia de céu encoberto com chuva que intercala com períodos de céu apenas nublado. Chamo atenção que no decorrer do dia a chuva poderá aumentar de intensidade com destaque para as cidades próximas do RS.
As temperaturas ficam amenas com 24 a 26ºC boa parte das cidades não passando dos 20ºC na Serra.

QUINTA-FEIRA

Amanhã ainda teremos muitas nuvens com previsão de chuva a qualquer hora em todas as cidades, mas ao longo da tarde com períodos de aberturas/melhorias. As temperaturas sobem um pouco no decorrer do dia trazendo uma tarde abafada com máximas entre 26 e 28ºC boa parte das cidades.

TENDÊNCIA PARA O CARNAVAL

As informações não mudaram muito em relação ao que tínhamos ontem, ou seja, o sol vai começar a aparecer bem mais do que o início da semana. Isso deverá permitir temperaturas mais típicas de verão com a terça-feira de carnaval devendo ser o dia mais quente do período de folia. Só chamo atenção que teremos ar quente e úmido, ou seja, apesar do sol voltar, os turnos da tarde/noite seguem com previsão de chuva de verão, pancadas mais passageiras. Vamos acompanhar!!

Bookmark and Share

Céu "fechado"

02 de fevereiro de 2016 2

A terça-feira segue com influência de ventos em altitude que trazem umidade/nuvens desde o Norte do Brasil até o nosso Estado. A imagem de satélite do amanhecer já mostrava a grande concentração de nuvens:

Sem título

Esse comportamento deverá predominar todo o dia que será de céu nublado a encoberto com momentos de chuva que no geral é de intensidade fraca, pontualmente moderada. As temperaturas não sobem muito ficando entre 24 a 26ºC boa parte das cidades não passando muito dos 20ºC na Serra.

SEM MUDANÇAS NOS PRÓXIMOS DIAS

O período entre quarta e quinta segue com a mesma previsão, ou seja, um período de muitas nuvens, poucos períodos de melhoria e chuva a qualquer hora em todas as regiões. Com esse comportamento as temperaturas seguem amenas para a época do ano muito parecidas com as de hoje.

TENDÊNCIA PARA O CARNAVAL

As informações são um pouco melhores para quem quer aproveitar ao ar livre, mas ainda com instabilidade. Se nada mudar nos próximos dias, o período de sexta até a terça-feira de carnaval deverá ter ar quente e úmido, ou seja, nuvens que irão permitir aberturas de sol, maior aquecimento com temperaturas mais dentro da característica do verão e chuva em forma de pancadas entre tarde/noite. A informação de hoje aponta a terça de carnaval como sendo o dia mais quente dos dias de folia. Vamos acompanhar!!!

Bookmark and Share