Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Persiste condição de chuva em SC

28 de março de 2015 0

A frente fria que trouxe chuva para Santa Catarina, na quinta e sexta-feira, já se afastou para o Oceano. Mas áreas de instabilidade permanecem sobre o estado e com isso o fim de semana vai seguir com muitas nuvens e chuva.

Na imagem de satélite do início deste sábado conseguimos observar bem essa condição, muitas nuvens em SC que no geral trazem chuva de intensidade fraca, e a qualquer hora do dia.

mapserv (36)

Como a nebulosidade vai predominar e não vamos ter aberturas de sol, as temperaturas vão seguir amenas, bem parecidas com as de ontem. Confira no mapa como fica as temperaturas da tarde na sua região:

maxhj2803

Durante a noite a previsão indica pancadas de chuva mais fortes, principalmente nas áreas próximas ao Litoral, Vale do Itajaí e região Norte. Rajadas de vento e descargas elétricas não estão descartadas.

DOMINGO SERÁ OUTRO DIA COM CHUVA

Para amanhã nenhuma mudança no tempo, vamos continuar com predomínio da nebulosidade em todas as regiões do estado e chuva a qualquer momento do dia.

O vento de Sul/Sudeste faz com que o mar fique mais agitado na costa catarinense, algumas praias devem registrar ondas próximas a 2 metros.

Neste fim de semana a chuva em algumas cidades entre o Centro e o Litoral podem acumular o volume esperado para o mês inteiro de março, valores entre 160 e 180 mm.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Chuva segue no fim de semana

27 de março de 2015 0

A semana termina com chuva em todas as regiões do estado. A sexta-feira segue com muitas nuvens ao longo do dia, com chuva a qualquer hora, que no geral ocorre de forma fraca.

Amanhã, sábado, o tempo vai seguir instável em todas as áreas com previsão de chuva durante todo o dia.

imagem1406

Ressalto que as áreas entre o Centro e o Litoral podem ter chuva mais forte durante o período da noite. Não se descarta nessa região ventos um pouco mais fortes e descargas elétricas.
Como os volumes de chuva são mais expressivos podemos ter alagamentos em algumas cidades.

Em relação as temperaturas, não sobem muito, ficando entre 23 e 25°C na maior parte do estado.

TEMPO DOMINGO

Poucas mudanças para o Domingo, novamente as nuvens vão predominar em todas as regiões de Santa Catarina. Ainda persiste a condição de chuva mais forte para as cidades mais próximas ao litoral.
Novamente as temperaturas ficam amenas, não passando dos 25°C na maior parte do estado. Na serra faz um pouco mais de frio, os termômetros devem chegar até os 18°C.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Semana termina com chuva

26 de março de 2015 2

A sexta-feira tem as condições do tempo bem diferentes do que foi boa parte da semana. O dia tem tempo instável devido a passagem de uma frente fria, sistema de chuva.

A previsão é que tenhamos poucas aberturas de sol em momentos do dia, mas sempre intercalando com pancadas de chuva.
O sol aparece um pouco mais nas cidades do Oeste e Meio Oeste.

Como a nebulosidade vai predominar e também por que na sequência da frente fria temos a chegada de um ar mais frio, as temperaturas não sobem muito em relação aos últimos dias. Ficam entre 23 a 25°C na maior parte do estado. Na Serra as temperaturas não devem passar dos 18°C.

max2703

FIM DE SEMANA

O Sábado ainda vai seguir com tempo instável, chance de chuva ao longo dr todo o dia. No Oeste e Meio Oeste temos maiores aberturas de sol.
Chance de pancadas de chuva mais fortes durante a noite, principalmente nas áreas entre o Centro e o Litoral.

As temperaturas continuam amenas, ficam próximas dos 25°C graus na maior parte do estado. Na serra, as máximas não devem passar dos 18°C.

O domingo ainda vai continuar com muitas nuvens sobre Santa Catarina, e chance de chuva ainda em todas as regiões. Volumes mais expressivos no Vale do Itajaí e Norte do estado​.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Mudanças no tempo começam amanhã

25 de março de 2015 0

A quinta-feira tem o sol aparecendo em boa parte do dia. Ao longo da tarde a chegada de uma frente fria traz pancadas de chuva que primeiro ocorre nas regiões próximas ao estado gaúcho, do Oeste ao Sul. Á noite é que a chuva se estende para as outras áreas, como Vale Itajaí e Norte.
Em alguns pontos a chuva vem acompanhada de ventos um pouco mais fortes e descargas elétricas.

Mas como boa parte do dia o sol ainda aparece, as temperaturas continuam elevadas, principalmente nas áreas próximas ao Litoral.
No Vale do Itajaí os termômetros chegam aos 30°C e na Grande Florianópolis ficam próximas a 29°C.

hjhjhjh

TEMPO SEXTA

A sexta-feira ainda vai ter a influência da frente fria, sistema de chuva. Por isso, o tempo vai seguir instável, mas a previsão é que tenhamos algumas aberturas de sol em momentos do dia que intercalam com pancadas de chuva.
O sol aparece um pouco mais nas cidades do Oeste e Meio Oeste.

Como a nebulosidade vai predominar e também por que na sequência da frente fria temos um ar mais frio, as temperaturas não sobem muito em relação ao que foi a semana. Ficam entre 24 e 25°C na maior parte do estado. Na Serra as temperaturas não devem passar dos 19°C.

Pra quem gosta já vai sentir um friozinho, isso porque não vamos ter muita variação de temperatura ao longo do dia.

TENDÊNCIA PARA O FIM DE SEMANA

Os dois dias tem poucas mudanças, o tempo instável segue com previsão de chuva para todas as regiões. As temperaturas devem seguir bem parecidas com as de sexta-feira, ou seja, não sobem muito durante o dia.

Bookmark and Share

Tempo mais seco no estado

24 de março de 2015 0

A terça-feira segue a presença do sol em todas as regiões do estado. Nas áreas entre o centro e o Norte do estado temos uma maior variação de nuvens, que tanto permitem aberturas de sol como ainda registram períodos de chuva bem fraca.

mapserv (31)

Como o sol aparece as temperaturas ficam elevadas durante a tarde, ficando entre 28 e 30°C na maior parte das cidades.
Não se descarta chuva no fim do dia, devido o calor.

TEMPO AMANHÃ

A quarta-feira continua com o sol entre nuvens em todas as regiões do estado. Ao longo da tarde as temperaturas voltam a ficar elevadas, chegando aos 30 graus no Oeste, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Nas Serra e Planalto Norte entre 25 e 27°C.

QUINTA-FEIRA

O dia ainda segue com o sol aparecendo em boa parte das cidades. Mas já no decorrer da tarde nuvens de chuva avançam primeiro pelas cidades mais próximas ao estado gaúcho, do Oeste ao Sul, devido a aproximação de uma frente fria, e ao longo da noite a previsão de chuva se estende para todo o estado.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Mais nuvens do Centro ao Norte

23 de março de 2015 0

A segunda-feira tem o sol aparecendo em boa parte das cidades, mas ainda temos algumas áreas onde a nebulosidade vai aparecer um pouco mais ao longo dia.
Áreas entre o Centro ao Norte, então, seguem com uma maior variação de nuvens em momentos do dia, mesmo assim o sol vai aparecer . Não se descarta ainda pancadas de chuva fraca no período da manhã em cidades do Vale do Itajaí e Norte do estado.

mapserv (30)

Nas demais regiões, no fim do dia, há previsão de chuva fraca, mas isso isoladamente, em poucas cidades.

Como o sol aparece mais ao longo dia em relação ao domingo, durante a tarde as temperaturas sobem um pouco em relação ao que foi ontem. Grande Florianópolis, Litoral Sul e Oeste, por exemplo, temperaturas ficam próximas dos 28 graus, já na serra depois de um amanhecer em torno dos 10°C não sobe tanto e os termometros devem chegar a 25 graus.

TEMPO AMANHA

Amanhã o dia segue mais seco, no inicio da manhã podemos ter formação de nevoeiros em alguns pontos do estado.

A terça-feira tem a presença doo sol com poucas nuvens em todas as regiões do estado. E as temperaturas voltam a subir ao longo do dia, chegando entre 28°C e 30°C na maior parte das cidades.

A quarta-feira segue com tempo mais seco, e o sol ainda aparece em todas as cidades. No fim do dia temos previsão de pancadas de chuva devido aproximação de uma nova frente fria, sistema de chuva. As temperaturas continuam elevadas.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Dia Mundial da Meteorologia

23 de março de 2015 0

2303

O dia de hoje é utilizado para comemorar, desde 1961, a entrada em vigor da Convenção que instituiu a Organização Mundial Meteorológica (OMM), sucessora da Organização Meteorológica Internacional, criada em 1873.

Os principais objetivos desta organização é estabelecer bases na contribuição da Meteorologia para conservação dos recursos hídricos do planeta, identificação de causas e combate a desertificação, nas causas das mudanças climáticas, no manejo das reservas hídricas das megacidades e regiões agrícolas, que são alguns dos principais problemas que afetam a vida do planeta.

Todos os anos a OMM sugere um tema para ser discutido por todos os órgãos ligados a meteorologia no mundo. O deste ano é “Clima: Compreender para agir”, que sugere a análise de conhecimento climáticos adquiridos nas últimas décadas afim de ajudar nas prevenções e ações para enfrentar possíveis mudanças na variabilidade do clima nos próximos anos.

WMO2015_poster_EN

Em uma mensagem, Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU ressaltou que nas últimas três décadas, inundações, tempestades, secas e incêndios florestais têm causado muitas perda de vidas e causou perdas econômicas massivas. A devastação causada pelo ciclone Pam em Vanuatu e outras partes da Oceania é apenas o mais recente exemplo, de como eventos climáticos pode ser catastróficos.

A data visa ainda alertar a população para a necessidade de preservar os ecossistemas e fazer uma utilização racional dos recursos naturais do planeta Terra.

Mais informações sobre o tema deste ano no link: https://www.wmo.int/media/content/world-meteorological-day-23-march-2015-climate-knowledge-climate-action

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Primeiro fim de semana de Outono

21 de março de 2015 0

O sábado tem o sol aparecendo na maior parte do estado. Devido a passagem de uma frente fria, sistema de chuva e não de frio, as cidades mais próximas ao estado gaúcho, do Oeste ao Sul, tem ao longo da manhã uma maior variação de nuvens que trazem algumas pancadas de chuva que no geral ocorrem de forma fraca e isolada. Na imagem de satélite de hoje cedo conseguimos observar bem esse comportamento, veja que em cinza claro temos o predomínio das nuvens e em tons de laranja as regiões com chuva fraca nesse início de sábado.

mapserv (29)

No decorrer do dia essa nebulosidade avança para as demais regiões, mas sempre intercalando com boas aberturas de sol. E como o sol vai aparecer, as temperaturas ficam entre 28 e 30°C na maior parte das cidades, com exceção da Serra e do Planalto Norte onde as máximas ficam próximas a 26°C.

No final do dia o vento sul deve começar a influenciar um pouco nas temperaturas, fazendo com que a noite/madrugada seja de temperaturas amenas em todas as regiões. Durante a noite não se descarta pancadas de chuva ainda por influência da frente fria, principalmente nas cidades mais próximas ao litoral.

TEMPO AMANHÃ

A chegada de uma massa de ar um pouco mais fria, faz com que o primeiro domingo de outono já tenha características da nova estação. Isso porque, essa massa de ar mais frio deixa as primeiras horas do dia com temperaturas mais amenas na maior parte das cidades, e até mesmo frio na região da Serra e do Planalto Norte onde o amanhecer deve registrar temperaturas entre 5 e 7°C.

Durante o dia o sol aparece entre nuvens, com elas predominando entre o centro e o Litoral, e as temperaturas ficam agradáveis ao longo do dia. Veja no mapa a seguir as temperaturas para a tarde de amanhã:

domingo22

Não se descarta chuva passageira ao longo do dia na faixa leste do estado, destaco que a chuva ocorre sempre de forma fraca e isolada.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Início oficial do Outono: Hoje ás 19hs45min

20 de março de 2015 0

Este ano o Outono tem início oficialmente, às 19h45min do dia 20 de março.

OUTONO1

HORÁRIO E DATA?

A definição do dia e do horário para início de uma estação faz parte da astronomia. Mas como as estações são subdivisões do ano baseados em padrões climáticos, temos uma ligação direta com a meteorologia.
A terra gira em torno do sol, e sua inclinação faz com que, em certas épocas do ano, um hemisfério receba a luz do Sol por um tempo maior do que o outro hemisfério. Isto é a principal causa das estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
Logo esta data e este horário representam o momento em que a luz solar ilumina por igual tanto hemisfério sul quanto hemisfério norte, e este momento é denominado: equinócio de outono.

O QUE O OUTONO RESERVA NA MAIOR PARTE DOS ANOS?

O Outono é uma estação caracterizada pelas noites mais longas que os dias, diferente do verão.

Características marcantes desse período são as mudanças bruscas de temperatura e a diminuição da umidade do ar. Com isso, temos uma grande amplitude térmica no dia, ou seja, a diferença de temperatura entre o amanhecer, mais frio, e a tarde, mais quente, é maior.
Isso ocorre porque as primeiras massas de ar frio polar começam a chegar. Na maior parte das vezes elas não entram no Estado, mas se aproximam fazendo com que a queda de temperatura seja mais à noite/amanhecer que à tarde.

Mas como estamos na transição do verão para o inverno, registramos temperaturas típicas das duas estações. Assim como temos dias bons para curtir uma praia, há dias propícios para curtir um frio na serra também.

Com isso é normal SC ter nessa época do ano a Serra registrando dias com temperaturas bem baixas, próximas a zero grau, e regiões como o Litoral e Vale do Itajaí ainda apresentarem dias com as características do verão, que trazem temperaturas mais elevadas que podem chegar próximas a 30°C.

CHUVA

Como nessa época temos as primeiras massas de ar polar, seco e frio, o volume de chuva diminui em relação ao verão.

Como podemos observar nos mapas abaixo, janeiro é um mês onde temos regiões do estado que o acumulado de chuva ultrapassa os 200 mm, já em abril esses volumes diminuem significativamente. Em algumas cidades do estado, em abril podemos registrar a metade do volume de chuva ocorrida em janeiro.

climatologia Janeiroclimatologia Abril

CARACTERÍSTICAS DO TEMPO QUE MARCAM A ESTAÇÃO

- Diminuição nos volumes de chuva em relação ao verão;
- Maior freqüência de nevoeiros;
- Registros de geadas já são observados em cidades serranas;
- “Veranico” (dias seguidos com temperaturas próximas a 30°C).

PREVISÃO PARA O OUTONO 2015

Esse ano temos influência do fenômeno El Ninõ, que muda o comportamento das chuvas aqui no sul do brasil entre final de primavera/início de verão, ou seja, os meses passados. Agora o el nino não tem tanta influência, principalmente os de intensidade fraca como este que temos em 2015. No entanto, durante o outono, meses de abril e maio, normalmente temos volumes dentro do padrão a acima do normal. Portanto, a previsão é que o outono de 2015 tenha chuva normal a acima da média no nosso estado, mas com distribuição muito irregular, ou seja, as áreas com chuva acima do normal serão mais localizadas.
Se o El NINO seguir nos meses de inverno, essa é a previsão, poderemos ter junho e julho com chuva normal a abaixo do normal visto que é essa influência dele bem no meio do inverno. Em relação a temperatura, o el ninõ normalmente faz com que o final do outuno/início do inverno tenha temperaturas dentro a abaixo do normal, mas fazendo que boa parte do inverno seja ameno. Vamos acompanhar nos próximos meses!!!

Bookmark and Share

Começo oficial do outono

20 de março de 2015 0

A sexta-feira, dia que começo oficialmente o outono, será de sol entre nuvens em todas as regiões com maior presença delas na faixa que vai da Grande Florianopolis até Vale do Itajaí e Norte.
A imagem do final da madrugada mostrava a variação da nebulosidade sobre o Estado:

mapserv

No decorrer da sexta teremos sol e nuvens, mas uma chuva passageira em poucas cidades não pode ser descartada, especialmente no final do dia/início da noite. As temperaturas se aproximam dos 28 a 30ºC boa parte das cidades.

FIM DE SEMANA

Nos dois próximos dias vamos ter a presença do sol, mas sempre com maior nebulosidade na faixa do Litoral até o Centro. Há previsão de chuva no sábado devido o deslocamento de uma frente fria, sistema de chuva e não de frio, mas a qualquer hora do dia no Norte ficando as demais regiões com chance maior para a tarde/noite. O vento entra de Sul no decorrer do dia com algumas rajadas, mais no Sul.
No domingo, pequena chance de chuva fraca em poucas cidades do Centro ao Litoral.
Chamo atenção que no domingo e na segunda vamos ter noites frias na Serra e amenas nas outras regiões, mas apenas condição de outono com as menores temperaturas na Serra, 4 a 6ºC, condição que até já vem fazendo na região.

Bookmark and Share