Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Muitas nuvens

31 de maio de 2016 0

A terça-feira será um dia onde as nuvens estarão bem presentes em todas as regiões até mesmo em forma de nevoeiros no turno da manhã. Na imagem do amanhecer de hoje percebemos pelos pontos em azul a grande concentração desses nevoeiros atuando pelo Estado:

Sem título1

Ao longo do dia teremos aberturas de sol apesar dessa variação de nuvens. As temperaturas ficam bem diferentes pelas regiões, ou seja, Oeste e Planaltos terão um dia frio com 15 a 17ºC à tarde. Nas demais regiões, a temperatura ficam até agradáveis com 21 a 23ºC.

A QUARTA-FEIRA COMEÇA FRIA

As temperaturas baixam um pouco no amanhecer em todas as cidades com destaque para a Serra que deverá ter algo próximo dos 0ºC com geada. Na maior parte das cidades entre 6 e 8ºC ficando Litoral, Vale do Itajaí e Norte com 11 a 14ºC.
O dia terá o sol aparecendo em todas as cidades, mas especialmente de manhã já que no decorrer do dia teremos aumento de nuvens e até com chance de chuva isolada no Norte, Vale do Itajaí e bem isoladamente no Litoral e Meio Oeste.

QUINTA-FEIRA COM MAIS SOL

O dia até deverá começar com alguns pontos de nevoeiros, mas com o sol aparecendo bem mais em todas as cidades no decorrer do dia deixando a tarde bem agradável.


ONDE DE FRIO NO INÍCIO DE JUNHO?

Sim, há essa previsão para a semana que vem. Já começa na segunda-feira, mas especialmente o amanhecer de terça e quarta com frio forte de inverno com temperaturas negativas não só na Serra, mas também com chance para o Meio Oeste e Planalto Norte!! A geada deverá ser generalizada.
Vamos acompanhar essa previsão nos próximos dias porque poderemos ter algumas mudanças. Vamos ver!!

Bookmark and Share

Tempo diferente por áreas de SC

30 de maio de 2016 0

A semana começa com a presença do sol pelo Estado, mas na faixa entre Oeste e Serra acompanhado de muitas nuvens que ainda trazem a previsão de um chuvisco e/ou chuva fraca passageira. Nas demais regiões, o sol aparece apenas com uma variação de nuvens ao longo do dia.

Uma das imagens do amanhecer mostra que as nuvens de ontem estão sobre o mar, mas que ainda há uma nebulosidade passando pelo Sul do Brasil:

Sem título1

As temperaturas também terão um comportamento bem diferente pelo Estado já que do Oeste a Serra o dia será frio com 15 a 18ºC, mas com 22 a 25ºC nas outras regiões com destaque para o Norte e Vale do Itajaí.

TERÇA-FEIRA COM VARIAÇÃO DE NUVENS

Amanhã o sol aparece pelo Estado, mas teremos uma boa variação de nuvens ao longo do dia com elas até predominando em alguns momentos. Apesar disso, chance apenas de um chuvisco isolado em poucas áreas da faixa entre Meio Oeste e Serra. As temperaturas seguem baixas com certo frio do Oeste aos Planaltos, mas ainda subindo ao longo da tarde nas outras regiões.


QUARTA COM ALGUMA INSTABILIDADE

O sol aparece no meio da semana em todas as regiões, mas sempre acompanhado de nuvens. A diferença nesse dia é que ao longo da quarta nuvens mais carregadas deverão avançar do PR para trazer uma chuva passageira, especialmente no Norte e com menor chance para as cidades próximas do RS.

AR FRIO EM JUNHO?

Sim, há essa previsão que precisa ser acompanhada melhor nos próximos dias. Se nada mudar poderemos ter um ar frio mais forte no início da próxima semana. Vamos ver!!

Bookmark and Share

Fim de semana instável

28 de maio de 2016 0

O sábado começou com o tempo nublado e até com uma chuva fraca em alguns pontos do estado. As imagens dessa manhã mostram nuvens carregadas (laranja/amarelo) se formando nos países vizinhos, e no decorrer do dia essas nuvens avançam para Santa Catarina.

mapserv (22)

O sábado então tem chance de chuva a qualquer hora, que poderá ser forte e vir acompanhada de temporais nas áreas do Oeste e Meio Oeste do estado. Nas demais regiões, ocorrem períodos de melhoria durante o sábado, e as instabilidade ficam mais entre tarde e noite. As temperaturas não mudam muito em relação aos últimos dias, com máximas entre 19 e 21°C durante a tarde.

TEMPO AMANHÃ

No domingo, muitas nuvens e pancadas de chuva especialmente durante a madrugada, manhã e parte da tarde sendo que isoladamente poderá chover forte com temporais.
No Oeste, apesar de muitas nuvens boa parte do domingo fica sem instabilidade. As temperaturas da tarde ficam entre 17 e 20ºC na maior parte das cidades.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Reunião do Fórum Climático Catarinense

27 de maio de 2016 2

Nessa semana ocorreu a CXXI Reunião do Fórum Climático Catarinense, reunião mensal que reúne meteorologistas de instituições públicas e privadas de todo o estado para realizarem em consenso a previsão de clima para os três meses seguintes.

Sem título
Da esquerda para direita. Daniel Callearo (IFSC), Bianca Souza (RBS), Mário Quadro (IFSC), Marcelo Martins (Epagri/Ciram), João Rolim (AGF) e Valeri Iliine (AGF).

A reunião é pública e este mês foi realizada na Câmara Municipal de Fraiburgo, no Meio Oeste catarinense. A previsão elaborada foi apresentada para prefeitos e agricultores de pelo menos 9 municípios da região.

El Ninõ perde força

Uma das primeiras discussões da reunião foi sobre o comportamento do fenômeno climático atual, o El Ninõ. O outono ainda vai seguir sob a influência dele, porém o fenômeno já está se enfraquecendo e favorecerá um Inverno de neutralidade (período em que não temos nem atuação de El Ninõ e nem de La Ninã).

tsm

A imagem acima mostra as medições da temperatura da água superficial do mar na região do Oceano Pacífico. Podemos ver que nos últimos dias as medição mostraram que as águas do Pacifico Equatorial ainda possuem uma parte com águas mais quentes (em laranja/amarelo) e outras partes com temperaturas menores, ou seja, se resfriando (em azul na figura), mostrando assim um enfraquecimento do El Ninõ (aquecimento das águas dessa região).

Os modelos climáticos apontam que estamos encaminhando para uma configuração de La Ninã, quando ocorre o resfriamento das águas do mar na altura do Pacífico Equatorial, que deve se configurar entre o fim do inverno e o inicio de primavera.

A partir dessa análise, partirmos para as condições de clima para Santa Catarina no trimestre Jun/Jul/Ago.

O fim do outono e o inverno, em Santa Catarina, são períodos de tempo mais seco, com volumes não muito altos de chuva. A previsão é que nos próximos 3 meses tenhamos chuva acima da média.
As precipitações devem continuar ocorrendo de forma irregular, ou seja, mais concentradas em avanços de frentes frias pelo estado. Podem ocorrer episódios de chuva rápidos, que devido às condições atmosféricas poderão ocasionar temporais com ventos mais fortes. Por ser um período seco, poucos episódios de chuva já fazem os volumes ultrapassarem a média climatológica.

Entre uma frente fria e outra, temos dias de tempo seco devido as massa de ar seco e frio que avançam por Santa Catarina. Essas massa de ar mais frio devem trazer um inverno com temperaturas típicas da estação.
Ou seja, teremos dias frios devido pequena amplitude térmica (pequena elevação da temperatura ao longo do dia), e claro, também devem ocorrer frio intenso (temperaturas extremas), mas menos dias.

Bookmark and Share

Sexta de muitas nuvens

27 de maio de 2016 0

O feriadão segue com muitas nuvens em todas as cidades como bem mostra uma das imagens de satélite do amanhecer de hoje:

Sem título1

As nuvens se formam pelo Paraguai e Paraná avançando para o nosso Estado que terá uma sexta-feira de nuvens e chuva a qualquer hora, especialmente de manhã nas cidades do Oeste, Norte e Vale do Itajaí. Ao longo da tarde boa parte das cidades terão mais nuvens com algumas aberturas do que instabilidade. Os catarinenses do Sul apesar de terem muitas nuvens tem chance pequena de instabilidade.
As temperaturas ao longo da tarde ficam entre 16 e 19ºC.

TEMPO INSTÁVEL NO FIM DE SEMANA

O feriadão vai seguir com predomínio de nuvens e só algumas poucas aberturas de sol. O sábado tem previsão de chuva a qualquer hora no Oeste onde até poderá ser forte e/ou temporais. Nas demais regiões, muitas nuvens de manhã com períodos de melhoria e chuva mais no decorrer do dia.

No domingo, muitas nuvens e chuva especialmente madrugada, manhã e parte da tarde sendo que isoladamente poderá chover forte/temporais. No Oeste, apesar de muitas nuvens boa parte do domingo fica sem instabilidade. Temperaturas da tarde entre 17 e 20ºC!!


TENDÊNCIA DE NOVA MASSA DE AR FRIO

A semana que vem já deverá começar com temperaturas da tarde baixas do Oeste a Serra. No entanto, as madrugadas mais frias deverão estar presentes mais a partir do dia 3 de junho. Vamos acompanhar!!

Bookmark and Share

Corpus Christi com muitas nuvens

26 de maio de 2016 0

Uma das imagens do amanhecer dessa quinta-feira de feriado mostra como temos nuvens predominando sobre SC e boa parte tanto do Sul do Brasil quanto dos países vizinhos:

Sem título1

Apesar desse comportamento a quinta tem previsão de chuva só mais para as cidades do Oeste. Na maior parte das regiões o dia tem mais nuvens com algumas aberturas do que propriamente instabilidade que acontecendo é muito isolada e passageira. As temperaturas da tarde se aproximam dos 19 a 22ºC boa parte das cidades.

SEXTA-FEIRA AINDA COM MUITA NEBULOSIDADE

As nuvens vão seguir por aqui amanhã apesar de algumas aberturas. No entanto, elas irão ganhar força trazendo previsão de chuva não só no Oeste, mas na outras regiões com destaque para o Norte e Vale do Itajaí. A região que deverá ter mais variação de nuvens que instabilidade é o Sul. Temperaturas não baixam muito no amanhecer, mas acabam não subindo muito ao longo do dia ficando entre 16 e 19ºC.

FIM DE SEMANA

As nuvens seguem por todas as regiões trazendo um sábado só com algumas aberturas de sol, mas ainda com previsão de chuva que volta a ocorrer mais no Oeste apesar de não se descartar outras áreas no decorrer do dia.
Já no domingo muitas nuvens e chuva a qualquer hora em todas as cidades com atenção para chance de temporais e chuva forte pontualmente! Só na noite para segunda é que as instabilidade deverão perder força.

TENDÊNCIA PARA O FRIO MAIS FORTE?

Sim, se nada mudar no início de junho, mais entre os dias 2 e 3, há chance de uma nova massa de ar frio forte. No entanto, ainda é só uma tendência que precisa ser acompanhada nos próximos dias.

Bookmark and Share

O ar frio se afasta

25 de maio de 2016 2

O centro da massa de ar frio, onde temos as menores temperaturas, já se afastou para o mar e isso fez o amanhecer de quarta-feira bem diferente de ontem quanto na Serra tivemos temperaturas negativas e geada. Hoje o dia começou com 4 a 5ºC e nos morros da região, ainda frio, mas bem diferente! Ao longo da tarde, as temperaturas ficam entre 18 e 20ºC sendo que na Serra elas não passam muito dos 12 a 14ºC.

Uma das imagens do amanhecer mostra uma certa nebulosidade sobre o Estado, mas não associada a instabilidade. No entanto, observem que no mar também há nuvens que pela presença do ar frio no oceano avançam para o Leste de SC trazendo uma instabilidade ao longo do dia:

Sem título1

Desta forma, o sol aparece em todas as regiões nessa quarta-feira, mas o Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis terão aumento de nuvens ao longo do dia sem descartar uma chuva fraca e passageira.

FERIADO COM SOL

Amanhã teremos a presença dele em todas as cidades, mas acompanhado de uma certa nebulosidade em momentos do dia. Devido a esse comportamento algumas cidades do Oeste e Meio Oeste, as mais próximas do PR, poderão ter no decorrer do dia uma chuva fraca. As temperaturas não baixam muito ao amanhecer e chegam até a subir um pouco, 22 a 24ºC no Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Nas demais regiões, 17 a 19ºC.

TENDÊNCIA DO FERIADÃO

De maneira geral, os dias mais instáveis com muitas nuvens e maior chance de chuva é o fim de semana sendo que o domingo se destaca em relação ao sábado já que nesse dia há chance até de chuva a qualquer hora e pontualmente até forte.

Bookmark and Share

Novo amanhecer de inverno

24 de maio de 2016 0

A terça-feira começou com baixas temperaturas em todas as cidades respeitando a característica de cada uma. As menores foram na Serra onde tivemos:

Urupema: -3,9ºC
Bom Jardim da Serra: -3ºC
São Joaquim: -1,5ºC
Ponte Alta do Norte e Rio Rufino: 0ºC
Otacílio Costa: 0,3ºC
Painel, Curitibanos, Bom Retiro e Caçador: 0,5ºC
Est: Inmet/Ciram

Muitas cidades do Meio Oeste e Planalto Norte tiveram um amanhecer com 1 a 3ºC ficando boa parte das cidades de SC com 6 a 10ºC. Com esse frio forte a geada apareceu em várias cidades Serranas como em Urupema onde uma “foto” da imagem do Camerite mostra:

Sem título

Esse ar frio e seco irá trazer uma terça-feira de sol entre algumas nuvens em todas as cidades. Com as horas de sol teremos uma tarde agradável com 17 a 20ºC sendo que na Serra a tarde fica com 12 a 15ºC.

QUARTA-FEIRA COM AUMENTO DE NUVENS

Amanhã ainda teremos um amanhecer frio, mas na maior parte das cidades as temperaturas não baixam tanto quanto hoje. Com esse certo “enfraquecimento” do ar frio e seco as nuvens deverão aparecer mais em todas as cidades sendo que o sol e o tempo seco ainda seguem. Só chamo atenção que o Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis pela ação de ventos do mar terão aberturas de sol, mas que irão intercalar com chuvisco e/ou chuva fraca passageira. As temperaturas da tarde ficam entre 17 e 20ºC boa parte das cidades.

FERIADÃO DE CORPUS CHRISTI

De maneira geral teremos uma período de muitas nuvens durante os 4 dias. No entanto, entre quinta e sexta a chance de chuva fica mais para quem está próximo do PR e mesmo assim isolada com aberturas de sol. Já no fim de semana aumenta a chance de chuva pelo Estado como um todo. Vamos acompanhar!!

Bookmark and Share

Terça-feira começa gelada em SC

23 de maio de 2016 0

A terceira massa de ar frio desse outono chegou em Santa Catarina, e trouxe uma tarde fria na maior parte das cidades.

No Morro das Antenas, em Urupema, a segunda-feira começou gelada, com zero grau e durante o dia o frio permaneceu forte, por lá os termômetros não passaram dos 3,4°C. Em São Joaquim o frio também marcou presença durante todo o dia, depois de um amanhecer com 2°C a temperatura máxima não passou dos 6°C.

Agora a tarde as temperaturas estão abaixo de 10°C em diversas cidades, separamos os dados de algumas:

3,7°C Bom Jardim da Serra (Morro da Igreja)

6,3°C Urubici

6,6°C Urupema (cidade)

7,5°C Tangará

7°C Água Doce

7,9°C Painel

8,6°C Lages

8,9°C Lebon Regis

9,6°C São Francisco do Sul

10°C Ponte Serrada

E esse ar frio vai derrubar as temperaturas ao longo da noite, trazendo um amanhecer gelado em todo o estado com temperaturas entre:

-2 a 0ºC na Serra;

1 a 3C no Planalo Norte;

4 a 6°C no Oeste;

5 a 7°C no Sul;

7 a 9°C no Litoral;

11 a 13°C no Litoral;

Há chance para geada nas cidades da Serra, Meio Oeste e nas baixadas do Planalto Norte

O sol ira aparecer entre algumas nuvens em todas as cidades deixando a tarde um pouco mais agradável já que teremos 16 a 19ºC boa parte das cidades ficando a Serra com frio todo o dia já que as máximas não passam muito dos 10 a 12ºC.

Bookmark and Share

Novo ar frio

23 de maio de 2016 0

Esses últimos dias de maio terão a chegada de uma nova massa de ar frio pelo Estado fazendo dessa semana outro período com dias de inverno. A segunda-feira já começou abaixo de 10ºC boa parte das cidades com destaque para as partes altas da Serra que tiveram 0ºC no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra, e 1ºC no Morro das Antenas, Urupema. Ao longo do dia as temperaturas não sobem muito ficando à tarde entre 12 e 14ºC no Oeste, Planalto Norte e Serra sendo que nas cidades altas dessa última região a temperatura não passa muito dos 6 a 8ºC. Na maior parte de SC, 17 a 19ºC.

Uma das imagens do amanhecer mostrava uma certa nebulosidade pelo Estado, mas já saindo para o mar:

Sem título

Assim, a segunda-feira é de sol e nuvens em boa parte das cidades ficando apenas a faixa do Oeste a Serra ainda com chuvisco isolado, mas especialmente de manhã com aberturas de sol ao longo do dia.

TERÇA-FEIRA DE INVERNO

O amanhecer dessa terça-feira será de baixas temperaturas em todas as regiões com previsão de geada na Serra e parte do Meio Oeste e Planalto Norte. O dia deverá amanhecer da seguinte forma em cada região:

Serra: -2 a 0ºC
Sul: 5 a 7ºC
Oeste: 4 a 6ºC
Planalto Norte: 1 a 3ºC
Litoral e Vale do Itajaí: 7 a 9ºC
Norte: 11 a 13ºC

O sol ira aparecer entre algumas nuvens em todas as cidades deixando a tarde um pouco mais agradável já que teremos 16 a 19ºC boa parte das cidades ficando a Serra com frio todo o dia já que as máximas não passam muito dos 10 a 12ºC.

AUMENTO DE NUVENS NA QUARTA

O sol deverá aparecer menos já que as nuvens irão retornar pelo Estado. Apesar disso, a chance de chuva fraca é só para poucas cidades entre o Litoral, Vale do Itajai e Sul no amanhecer. Com a maior cobertura de nuvens no amanhecer as temperaturas baixam menos, mas também não sobem tanto à tarde, ou seja, teremos um dia frio.

Bookmark and Share