Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Ainda com muitas nuvens

26 de novembro de 2014 0

A terça-feira teve a diminuição da pressão do ar que deu origem a formação de um centro de baixa pressão que nessa quarta-feira atua sobre o oceano entre SC e o PR. A formação do sistema foi a responsável pela chuva das últimas horas que chegaram a volumes elevados em parte de SC como podemos ver abaixo:

110 mm em Rio do Sul

88 mm em Rio do Campo e Blumenau

76 mm em Itajaí

67 mm em Xanxerê

69 mm em Indaial

61 mm em Joaçaba e Dionísio Cerqueira

59 mm em Rio Negrinho

53 mm em Curitibanos

49 mm em Joaçaba

46 mm em Florianópolis

34 mm em Major Vieira                                                                                        Est: Inmet

 

Fora os problemas de alagamentos em algumas cidades, estes totais são muito bem vindos já que até aqui a chuva estava abaixo do normal do mês. Porém, agora já temos boa parte do Estado com volumes dentro do normal até acima como que é o caso do Oeste. No Sul,  quase não choveu de ontem para hoje o que mantém essa região com volumes baixos como o mapa da chuva ocorrida do 1º de novembro até agora mostra:

 

imagem

Mapa com dados do Inmet

Para vocês terem ideia de comparação, abaixo o mapa que mostra quais são os volumes normais de um mês de novembro no Estado:

chuvanormalnovembro

CHUVA DE NOVEMBRO 2014 X CHUVA NORMAL DE NOVEMBRO

Fazendo a comparação de um mapa com outro chamo atenção para volumes acima de 200 mm em cidades do Meio-Oeste e Oeste que estão 60 a 100 mm acima do normal. No entanto, observem que da Grande Florianópolis ao Sul os volumes desse mês são menores que o normal. Essa condição é devido o fato das nuvens de chuva estarem avançando muito do Norte da Argentina e Sul do Paraguai para o Oeste indo mais para o PR, ou seja, “desviando” um pouco das duas regiões.

TEMPO NESSA QUARTA-FEIRA

O centro de baixa pressão formado no mar faz com que ainda tenhamos muitas nuvens associadas a chuva pelo Estado, especialmente do Litoral ao Centro.  Além disso, vento em altitude traz nuvens do PR fazendo com que a quarta começa como a imagem abaixo mostra:

S11235230_201410150800

A quarta é de muitas nuvens e chuva em momentos do dia que só intercala com períodos de melhoria, mais à tarde e no Oeste. Apesar dos volumes previstos para hoje serem menores que ontem, ainda temos chance de chuva forte em parte de SC. Durante à tarde temperaturas entre 24 e 26ºC boa parte das cidades.

TEMPO NA QUINTA E A SEXTA

Para os dois próximos dias a previsão é que tenhamos ainda muitas nuvens em momentos do dia, especialmente de manhã, devido a ventos em altitude. O sol aparece entre essa nebulosidade que do Litoral ao Centro ainda poderá trazer uma chuva fraca e passageira devido a umidade do mar, mais na quinta. Temperaturas sem grandes mudanças em relação ao que vem fazendo na semana.

Bookmark and Share

Instabilidades em todas as regiões

25 de novembro de 2014 0

Após alguns dias com a presença do sol e temperaturas elevadas o tempo mudou e a terça-feira está sendo marcada por instabilidades  em todas as regiões de Santa Catarina. 

A presença das nuvens fizeram com que as temperaturas não ficassem tão altas, mas mesmo assim temos aquela sensação de um ar mais abafado.

A chuva que ocorre é de forma bem distribuída e de fraca intensidade na maior parte das cidades. Isoladamente temos pancadas mais fortes, que até causam pequenos alagamentos (poucas ruas) em algumas cidades.

Até o momento as cidades que registraram volumes de chuva mais expressivos nas últimas 24 horas são:

Abdon Batista  100 mm 

Rio do Sul 99 mm 

Ponte Alta  85 mm

Xanxere   66 mm

Esses volumes mais altos são bem pontuais, em Rio do Sul,  por exemplo, tivemos quase 100 mm e na cidade vizinha,  Blumenau a chuva acumulada chega a 45 mm.

Abaixo temos imagem de uma rua alaga devido as chuvas em Rio do Sul, Vale do Itajaí. Foto: Ciro Sallas

 

riodosul

A imagem de satélite abaixo mostra o predomínio de nuvens sobre Santa Catarina. Em tons de amarelo e laranja temos a condição de chuva de fraca intensidade.

mapserv

 

E a previsão é que tenhamos chuva durante  todo o dia de hoje e ao longo da próxima madrugada em todas as áreas do estado. Isoladamente pancadas mais fortes, assim como ocorre ao longo do dia.

 

Publicado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Diminuição da pressão

25 de novembro de 2014 0

A terça-feira começou com muitas nuvens avançando tanto do RS quanto dos países vizinhos devido a diminuição gradativa da pressão do ar. A imagem de satélite do amanhecer mostra como a nebulosidade está presente sobre todo o Sul do Brasil:

S11235230_201410150800

O dia terá muitas nuvens, alguns períodos de melhoria e chance de chuva ao longo da terça-feira em todas as cidades. Chamo atenção que há chance de temporais isolados! As temperaturas mantém a condição de abafamento ficando entre 24 e 26ºC durante à tarde.

QUARTA-FEIRA

As nuvens vão continuar predominando pelo Estado que terá aberturas de sol no decorrer do dia. A faixa do Centro ao Litoral tem chance maior de chuva de manhã, o Oeste mais à tarde/noite e as cidades mais próximas do PR a qualquer hora do dia. As temperaturas pouco mudam em relação a hoje, ou seja, seguem mantendo a sensação de abafamento.

QUINTA-FEIRA

O sol aparece novamente em todas as cidades, mas é importante destacar que ainda teremos momentos de muitas nuvens em todas as cidades. Não se descarta chuva, mas muito mal distribuída, ou seja, muitas áreas mais nuvens que instabilidade que tem chance maior de ocorrer nas cidades do Centro do Estado.

Bookmark and Share

Ventos em altitude

24 de novembro de 2014 3

A semana começa com predomínio de nuvens pelo Estado devido a ação de ventos em altitude que trazem umidade do Norte do Brasil a partir do Oeste catarinense. A imagem do amanhecer mostra como o dia começou com a presença das nuvens:

S11235230_201410150800

A segunda-feira será de muitas nuvens e só algumas aberturas de sol sendo que na faixa da Grande Florianópolis ao Vale do Itajaí e Norte o vento de Nordeste traz umidade do mar que mantém a chance de chuva fraca em pouquíssimas cidades. As temperaturas seguem um pouco elevadas à tarde quando se aproximam dos 25 a 27ºC boa parte das cidades.

PREDOMÍNIO DE NUVENS AO LONGO DA SEMANA

Entre terça e quarta teremos novamente muitas nuvens em todas as regiões pela ação destes ventos em altitude. Muitas nuvens, períodos de aberturas de sol e chuva passageira com maior concentração no Norte e Oeste e menor possibilidade para o Sul onde o sol aparece bem mais que nas outras regiões. Temperaturas seguindo elevadas durante as tardes!!

Bookmark and Share

Semana termina com muitas nuvens

21 de novembro de 2014 2

Novamente a presença do ar quente e úmido sobre o Sul do Brasil ajuda a formar nuvens tanto sobre a região quanto sobre os Países vizinhos que avançam em direção a SC pela ação de ventos em altitude.

A imagem abaixo mostra que o dia começou com muitas nuvens em toda a região Sul:

S11235230_201410150800

A sexta-feira será de muitas nuvens que permitem alguns períodos de melhoria intercalando com chuva que na faixa da Grande Florianópolis até o Sul é de menor intensidade. As temperaturas se aproximam dos 24 a 26ºC boa parte das cidades no turno da tarde.

FIM DE SEMANA

Para o sábado as mudanças serão poucas devido o domínio do mesmo ar quente e úmido que novamente traz muitas nuvens, períodos de melhoria e chuva. As temperaturas é que devem subir mais entre Sul, Litoral, Vale do Itajaí e parte do Norte que terão um dia bem abafado/quente. Isoladamente temporais!!

Já o domingo tem entrada de vento Sul que mostra a troca da massa de ar. Sol entre nuvens que de manhã aparecem mais em boa parte das cidades. Durante à tarde do domingo teremos algo entre 25 e 27ºC boa parte das cidades.

Bookmark and Share

Ar quente e úmido

20 de novembro de 2014 0

A quinta-feira será um dia com muitas nuvens em todas as cidades que chegam a intercalar com aberturas de sol, mais no Oeste. No entanto, o tipo de nebulosidade que a imagem abaixo mostra está associada a chuva em momentos do dia:

S11235230_201410150800

As temperaturas sobem ao longo da tarde com previsão de:

imagem

SEXTA E SÁBADO

Nos dois próximos dias vamos continuar tendo predomínio de nuvens que até permitem algumas aberturas de sol, mas ainda há previsão de chuva para todas as cidades sendo que na Sexta a chance é menor, pelo menos em intensidade, para a faixa ente Grande Florianópolis e Sul.  As temperaturas segue parecidas, ou seja, as tardes com abafamento/quente.

DOMINGO

Temos que acompanhar nos próximos dias, mas a tendência é que tenhamos entrada de vento Sul trocando a massa de ar e permitindo que o sol apareça entre nuvens que estarão mais presentes no Litoral e áreas próximas. Vamos ver!!

Bookmark and Share

Mudanças

19 de novembro de 2014 0

Depois de um período de forte influência de ar seco que garantiu dias de sol e poucas nuvens, a quarta-feira volta ter aumento da nebulosidade em todas as regiões. A imagem de satélite já mostra que o dia começa com mais nuvens que se formaram sobre os Países vizinhos avançando em direção ao Sul do Brasil:

S11235230_201410150800

A quarta-feira ainda tem a presença do sol, mas com maior quantidade de nuvens ao longo do dia quando há chance de chuva entre tarde/noite, especialmente no Oeste e Meio-Oeste com menor possibilidade na faixa da Grande Florianópolis ao Sul. As temperaturas não sobem tanto quanto estavam subindo, 25 a 27ºC boa parte das cidades ficando Serra e Planalto Norte com 22 a 23ºC.

QUINTA-FEIRA UM POUCO MAIS QUENTE

Amanhã teremos um pouco menos de nuvens que irá permitir maiores aberturas de sol. Como a maior parte do dia será assim, as temperaturas voltam a subir ficando entre 27 e 29ºC boa parte das cidades podendo pontualmente chegar a casa dos 30ºC. Ainda há chance de chuva entre tarde/noite, mas de maneira mal distribuída e passageira.

SEXTA-FEIRA COM NOVO AUMENTO DE NUVENS

A previsão é que tenhamos novamente nebulosidade predominando com menores aberturas de sol. Essa condição volta a aumentar a chance de chuva entre tarde/noite! Se nada mudar, o sábado apesar de quente/abafado ainda terá chance de chuva.

Bookmark and Share

Outubro de 2014, o mais quente!

18 de novembro de 2014 2

Esse ano de 2014 tem chamado atenção pelos períodos de forte calor, mas não estou falando só do nosso Estado, estou falando de uma observação que leva em consideração a temperatura de todo o planeta Terra. No início 22 de outubro, escrevemos aqui no blog sobre setembro de 2014 ter sido considerado o setembro mais quente do planeta desde 1880.

Pois bem, outubro de 2014 não fica muito fora disso.

A Agência de Meteorologia do Japão divulgou que o mês passado foi o outubro mais quente da Terra desde 1891, ou seja, 123 anos!!! Outubro de 2014 ficou 0,34ºc acima da média de 1981 a 2010. O gráfico abaixo mostra o comportamento da temperatura média da Terra em outubro dos últimos anos onde podemos ver Out/2014 mais quente que a média:

imagem

No mapa abaixo vocês podem ver como se comportou a temperatura no mês passado em vários pontos do globo. Os pontos em azul e vermelho mostram se a temperatura ficou acima, vermelho, ou abaixo, azul, da temperatura média de 1981 a 2010. Observe que SC, o Sul do Brasil e do Paraguai, bem como o Norte da Argentina ficaram com temperaturas bem acima da média contribuindo muito para que a temperatura da Terra ficasse acima do padrão.

 

imagem1

Importante destacar que levando em consideração um período mais longo de observação, a Agência Japonesa informa que a temperatura do planeta vem aumentando 0,6ºC por século!

Bookmark and Share

Outro dia de sol

18 de novembro de 2014 2

A terça-feira tem a influência da mesma massa de ar seco dos últimos dias, ou seja, novamente teremos um dia de sol e poucas nuvens em todas as cidades. No início da manhã nevoeiros em poucas áreas como os pontos em azul mostram na imagem abaixo:

imagem

 

Esses nevoeiros se formaram pela diminuição da temperatura durante a última noite que fez do amanhecer dessa terça-feira um período de muito frio na Serra que teve 1ºC em Urupema e 2ºC em Bom Jardim da Serra.  No entanto, agora à tarde voltamos a ter calor de 28 a 30ºC boa parte das cidades e algo próximo dos 23 a 25ºC na Serra.

Destaco que ao longo da manhã os nevoeiros se dissipam e que na próxima noite as nuvens aumentam, mais no Oeste.

QUARTA COM AUMENTO DE NUVENS

A nebulosidade deverá voltar a predominar em todas as regiões com o sol aparecendo, mas menos que nestes últimos dias. Com isso, a temperatura não baixa tanto no amanhecer, mas também sobe menos durante à tarde quando deveremos ter na maior parte das cidades algo entre 24 e 26ºC. Chamo atenção que o Oeste e o Meio-Oeste podem ter chuva passageira e no geral fraca entre a tarde/noite. Nas outras regiões, chance no turno da noite, mas fraca e pouquíssimas cidades.

SEGUNDA PARTE DA SEMANA

A tendência é que tenhamos até sábado muitas nuvens, menos sol e chuva em forma de pancadas pelo Estado.

 

Bookmark and Share

Dia de sol

17 de novembro de 2014 0

Depois de um fim de semana com sol pela ação de um ar seco sobre o Estado, a semana continua com a mesma condição já que essa massa de ar seco segue predominando. A imagem de satélite abaixo mostra pela pouca nebulosidade a presença desse tipo de massa de ar que dificulta a formação das nuvens:

S11235230_201410150800

Poucas cidades tem nevoeiros no amanhecer que vão se dissipar a medida que a temperatura sobe. Segunda-feira de sol e nuvens em todas as cidades com uma tarde de 28 a 30º boa parte das regiões ficando Serra e Planalto Norte com 24 a 26ºC. Essas temperaturas sobem depois do amanhecer frio entre Serra, Planalto Norte e Meio-Oeste que tiveram nas primeiras horas da manhã

1,5º Urupema                                                                   8,5ºC Ponte Serrada

3,4ºC Bom Jardim da Serra                                        8,8ºC Caçador

3,9ºC São Joaquim                                                         8,9ºC Lebon Régis

5,6ºC Urubici

POUCAS MUDANÇAS PARA AMANHÃ

A terça tem novamente a presença do ar seco que garante outro dia de sol e nuvens. As temperaturas novamente diminuem ao amanhecer entre Serra, Planalto Norte e Meio-Oeste, mas voltam a subir para trazer uma tarde novamente quente como nessa segunda.

QUARTA COM MUDANÇAS

As nuvens vão voltar a predominar no decorrer do dia fazendo o sol aparecer pouco. Há chance de chuva entre tarde/noite, mas muito no Oeste ficando as demais regiões mais com aumento de nuvens do que instabilidade.

SEGUNDA PARTE DA SEMANA, INSTÁVEL

Se nada mudar, deveremos ter mais nuvens, menos sol e chuva nos dias seguintes, especialmente entre sexta e sábado. Temos que acompanhar!!!

Bookmark and Share