Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Umidade vinda do mar

29 de julho de 2014 0

A terça-feira tem a mesma condição de tempo de ontem, ou seja, ainda temos a circulação marítima influenciando no tempo nas cidades do litoral ao centro do estado. Sendo assim, cidades do leste de Santa Catarina tem predomínio de nuvens que até permitem aberturas de sol ao longo do dia.

mapserv (76)

Na imagem de satélite podemos observar em cinza claro as nuvens que estão sobre SC, apenas no oeste , meio oeste e sul do estado o tempo está aberto. Essa condição persiste ao longo do dia.

As temperaturas ficam amenas em grande parte das cidades, chegando aos 22 , 23°C.

TEMPO AMANHÃ

Aos poucos a umidade que avança do mar em direção ao continente perde força fazendo com que o sol predomine mais em todas as áreas próximas ao litoral catarinense. Nas demais regiões temos predomínio de sol.

As temperaturas ficam em elevação ao longo do dia, chegando a casa dos 23°C em boa parte do estado, destaque para oeste e meio oeste onde os termômetros podem marcar até 25°C.

SEGUNDA METADE DA SEMANA

De quinta-feira em diante as condições no tempo mudam bastante, teremos tempo seco e temperaturas elevadas para a estação.

O sol aparece com poucas nuvens em todas as regiões do estado, e devido a presença do sol as temperaturas seguem em elevação no período da tarde. Cidades da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte podem chegar a casa dos 27°C. De mais áreas do estado ficam próximas dos 25°C.

Não há previsão de chuva neste período.

Postado por:

Bianca Souza- Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Frio começa a perder força

28 de julho de 2014 1

Os últimos dias foram marcados por muito frio, geada e até neve em Santa Catarina.

Hoje, o amanhecer ainda foi gelado pelo estado, mas não tanto quanto nos últimos dias. Nenhuma cidade registrou temperatura abaixo de zero, por exemplo.

Separamos alguns dados de hoje cedo (06hs):

0,3°C  Bom Jardim da Serra

1,5°C  São Joaquim

3,4°C  Urupema

8,8°C  Joaçaba

10°C   Chapecó e Mafra

11°C   Florianópolis

14°C Joinville

Isso prova que a massa de ar polar já começou a avançar para alto-mar e ao longo da semana não deve mais influenciar o tempo por aqui.mapserv (74)

 

Ainda vamos ter aquele friozinho típico de inverno durante a noite e amanhecer – principalmente pelo interior do estado – mas não tão forte como o dos últimos dias. Com o enfraquecimento da massa de ar seco, a umidade vinda mar com ajuda dos ventos avança pelo continente com mais facilidade.

Por isso, hoje, o sol aparece, mas com períodos de nuvens em áreas da faixa leste de SC.  E pode ter uma garoa isolada neste início da manhã e final do dia, principalmente nas áreas entre Grande Florianópolis e litoral Norte.

As temperaturas no decorrer do dia aumentam um pouco mais. Os termômetros chegam  aos 16°C na serra. E nas demais regiões,  variam entre 19  e 22°C.

TEMPO AMANHÃ

A terça-feira tem a presença do sol entre nuvens, nas regiões do centro ao litoral ainda tem influência da umidade vindo do mar e por isso tem momentos de maior nebulosidade ao longo do dia.  Por isso não se descarta uma garoa nessas regiões. Nas demais áreas o sol aparece com poucas nuvens.

Ao longo da tarde as temperaturas ficam agradáveis e até mesmo com certo aquecimento, algumas cidades podem registrar temperaturas próximas a 24°C.

QUARTA-FEIRA

Da quarta-feira em diante, a umidade vinda do mar diminui um pouco.

Ainda teremos períodos de nuvens, mas menores. Pelo interior, o sol predomina.

E as temperaturas aumentam um pouco mais durante o dia.

 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Sábado gelado

26 de julho de 2014 0

O sábado teve mais uma madrugada e amanhecer gelado, com muitos municipios registrando temperaturas próximas a zero grau.Isso ocorre por que o centro da massa de ar polar está atuando na região do nosso estado neste fim  de semana, trazendo tempo seco e frio para boa parte das cidades.

Separamos alguns dados de hoje cedo. As´mínimas registradas até ás 07hs foram:

min2707

 

Podemos observar na imagem de satélite desta manhã que ainda temos nebulosidade entre a Grande e Sul do Estado.

 

mapserv (73)

 

Mas aos poucos essas nuvens se dissipam e o tempo no sábado segue com a presença do sol e poucas nuvens em todas as regiões de Santa Catarina. Mesmo com o sol aparecendo durante o dia, as temperaturas não devem passar da casa dos 18/20°C em boa das regiões, destaque para a região do planalto sul onde as máximas ficam próximas dos 12°C.

TEMPO AMANHÃ

O domingo ainda tem influencia da massa de ar seco, sendo assim o dia terá presença do sol e temperaturas bem típicas de inverno.

Ressalto que amanhã deveremos ter o amanhecer mais gelado do que nos últimos dias. As mínimas nos pontos mais altos do estado podem chegar a -5°C. 

E cidades do Meio Oeste e Planalto Norte amanhecem com temperaturas  bem próximas a zero grau. No litoral os catarinenses também vão passar frio amanhã cedo, já que a temperatura deve ficar entre 5 e 7°C na região leste do estado.

Ainda há condições para formação de geada nas áreas do Planalto Sul, Meio Oeste e Planalto Norte.

E mesmo com a presença do sol ao longo do dia as temperaturas  não devem passar dos 18°C em grande parte das cidades.

TENDÊNCIA PARA INÍCIO DA SEMANA

 

A semana deve começar com o tempo seco e frio. O sol aparece na segunda e terça-feira, que tem um amanhecer frio, mas não tanto quanto nos últimos dias. No decorrer desses dois dias o sol aparece em grande parte do estado, apenas entre o litoral e o centro de SC é que devemos ter em momentos do dia mais nuvens e  até mesmo uma chuva fraca e passageira devido ventos que sopram do mar e trazem umidade para essas áreas. 

A partir do meio da semana devemos  ter a passagem de uma frente fria, sistema de chuva, de fraca intensidade. Nesse período devemos ter tempo encoberto com pancadas de chuva ao longo do dia, destaco que a frente fria será fraca trazendo volumes bem baixos de chuva, onde muitas cidades terão mais variação de nuvens do que chuva.

 

Bianca Souza
Técnica em Meteorologia
(48) 32162754

 

 

 

 

 

 

Bookmark and Share

Tempo seco e frio em todas as regiões de SC

25 de julho de 2014 2

A frente fria que trouxe uma quinta-feira com chuva em todas as áreas de Santa Catarina já se afastou do nosso estado e deu lugar para a entrada de uma massa de ar de origem polar.

Essa nova massa de ar chegou em em Santa Catarina na última noite e já trouxe temperaturas baixas para a maioria das cidades aqui do estado. Separamos alguns dados de hoje cedo (mínimas registradas até ás 06hs):

0,3°C Urupema

1,5°C Bom Jardim da Serra

2,0°C São Joaquim

3,4°C  Painel

4,6°C   Curitibanos

6,7°C Mafra

6,8  Joaçaba

12°C  Indaial, Florianópolis e Criciúma

 

Na imagem de satélite da manhã de hoje podemos observar que há pouca nebulosidade sobre o sul do Brasil, isso ocorre devido a massa de ar seco e frio que atua nesses estados. Observem a linha (manchas em azul) no mapa, essas manchas representam a frente fria que passou ontem pelo nosso estado e hoje está influenciando o tempo nos estados da região Sudeste.

mapserv (71)

A sexta-feira segue com predomínio de sol entre nuvens.

Mesmo com o sol aparecendo as temperaturas não devem subir muito, ficando próximas a 18°C nas areas mais próximas do Litoral. Na Serra não devem passar dos 12°C.

FIM DE SEMANA

O fim de semana será marcado pela presença do sol, céu claro,  madrugadas e amanhecer bem gelados e tarde de temperaturas agradáveis.

Há condição de geadas em pontos da Serra, Meio Oeste e Planalto Norte catarinense.

O fim de semana terá um frio mais intenso do que hoje, com as temperaturas mínimas entre -2 e -5°C nos pontos mais altos da Serra. No litoral os termômetros podem ficar bem próximos dos 6°C.

 

Postado por:

Bianca Souza- Técnica em Meteorologia

 

 

Bookmark and Share

Quinta-feira de chuva em todas as regiões

24 de julho de 2014 0

A frente fria que começou a avançar por Santa Catarina ainda na quinta-feira já traz acumulados de chuva expressivos, principalmente no Extremo-Oeste onde a chuva chegou primeiro.

Separamos alguns volumes das últimas horas:

Dionísio Cerqueira  83 mm

Novo Horizonte  72 mm

São Miguel do Oeste  63 mm

Chapecó  57 mm

Xanxerê  56 mm

São Joaquim 32 mm

Porto União  31 mm

Major Vieira  24 mm

* Nas últimas 24 horas choveu um pouco mais da metade do que é esperado para o mês todo na região do Extremo-Oeste.  O normal para o mês nesta região é entre 120 e 140 mm. Lembro que até a data de ontem a região não havia registrado nenhuma chuva significativa neste mês.

Na imagem de satélite desta manhã podemos observar que a frente fria segue ainda influenciando o tempo no estado ao longo do dia de hoje. Sendo assim, temos condição de chuva a qualquer momento do dia em todas as regiões do estado.

mapserv (70)

Devido a nebulosidade e chuva as temperaturas não devem subir muito ao longo desta quinta-feira, no litoral e áreas próximas ficam entre 19 e 21°C. No Oeste e Meio Oeste não devem passar muito dos 18°C.

 

MASSA DE AR POLAR

No decorrer da próxima noite a chegada de uma massa de ar de origem polar começa a entrar no estado de Santa Catariana, trazendo aos poucos diminuição da nebulosidade e temperaturas baixas.

Com isso o amanhecer de Sexta-feira será gelado em todo o estado. Na Serra os termômetros ficam próximos a 0°C.  Do Oeste ao Norte de Santa Catarina as temperaturas devem ficar entre 6 e 7°C. Até mesmo as áreas próximas ao litoral devem registrar temperaturas baixas, entre 9 e 10°C. Como teremos a atuação do vento sul a sensação térmica (sensação de frio) deverá ser menor do que as temperaturas registradas pelos termômetros.

Ao longo dia teremos a presença do sol entre nuvens. Como o sol aparece, ao longo do dia as temperaturas ficam amenas.

FIM DE SEMANA

O fim de semana será marcado pela presença do sol, poucas nuvens e temperaturas bem típicas de inverno.

Durante o fim de semana municípios da Serra, Meio Oeste e Planalto Norte tem condição favorável a ocorrência de geada.

As madrugadas e manhãs neste período serão bem geladas, mas com a presença do sol as temperaturas ficam mais amenas ao longo do dia.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Mudanças no tempo

23 de julho de 2014 1

A quarta-feira começou com muitas nuvens em todas as regiões do estado, isso ocorre devido o avanço de uma frente fria por Santa Catarina.

Na imagem de satélite podemos observar que esse sistema de chuva já está atuando no Oste, Meio Oeste e Sul do estado.

As manchas em azul escuro representam as nuvens mais carregadas. Em momentos do dia teremos pancadas de chuva forte acompanhadas de descargas elétricas.

Na tarde desta quarta-feira há condição de ocorrência de granizo nas cidades do extremo Oeste catarinense.

mapserv (69)

 

No decorrer da tarde a frente fria avanças para as demais regiões do estado, levando a chuva. O norte do estado será a última região a receber essas instabilidades, que devem chegar entre final de tarde e decorrer da noite.

As temperaturas ficam mais amenas com máximas de 20°C do Oeste ao Centro do estado. Nas demais regiões, como ainda temos muitas nuvens mas que permitem aberturas de sol, o tempo fica abafado com as temperaturas chegando a casa dos 24°C.

 

TEMPO AMANHÃ

A quinta-feira será de chuva em todas as regiões do estado.

A chuva ainda é causada pela passagem da frente fria,  devido a nebulosidade e chuva as temperaturas não devem subir muito, ficando entre 20 e 22°C na maior parte das cidades.

Entre o final do dia/início de noite de quinta, a chegada de uma massa de ar de origem polar traz novamente o tempo seco e frio para todo o estado. Sendo assim, teremos novamente a presença do sol na sexta-feira e com temperaturas baixas.

Há condição de formação de geada nas áreas do Oeste, Serra e Planalto Norte no amanhecer de sexta-feira.

TENDENCIA PARA O FIM DE SEMANA

O fim de semana terá a presença do sol, céu claro, e temperaturas baixas ao amanhecer.

A massa de ar que influenciará no tempo entre a sexta e o início da próxima semana será mais intensa da que a registrada no último fim de semana. Ou seja, devemos registrar temperaturas menores ainda, na Serra os termômetros devem ficar negativos no amanhecer de sábado e domingo, e no Meio Oeste e Planalto norte ficam bem próximos de 0°C.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Terça-feira com aumento de nuvens

22 de julho de 2014 1

A terça-feira começou novamente com temperaturas baixas, mas não tanto quanto nos últimos dias. Urupema registrou 3°C e São Joaquim 4°C. Já em Bom Jardim da Serra os termômetros ficaram negativos, 2,7°C.

O dia segue com muitas nuvens mas que permitem aberturas de sol ao longo dia. Entre final de tarde e início de noite essa nebulosidade aumenta devido a aproximação de uma frente fria.

Na imagem de satélite podemos observar  que a frente fria (manchas em azul) está se aproximando do Rio Grande do Sul  aos poucos deve avanças para o  nosso estado.

mapserv (68)

Destaco que as nuvens que hoje predominam em Santa Catarina estão associadas  a  aproximação da frente fria, mas por enquanto não trazem condição de chuva.

Ao longo da tarde as temperaturas ficam amenas, entre 22 e 23°C na maior parte das cidades.

TEMPO AMANHÃ

A quarta-feira será marcada por muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia. Isso porque a frente fria chega ao nosso estado, primeiro levando chuva com descargas elétricas para as cidades do Oeste e Meio Oeste e no decorrer do dia para as demais regiões, sendo o norte a última a receber essas instabilidades.

VOLUMES DE CHUVA

Entre quarta e quinta-feira os volumes de chuva acumulados serão expressivos:

 No oeste e meio oeste: 80 a 100 mm

Vale do Itajaí : 60 a 80 mm

Nas demais regiões: 30 a 50 mm

A partir da noite de quinta-feira a chegada de massa de ar de origem polar trará tempo seco e frio para todo o Sul do Brasil. Essa massa de ar deve trazer temperaturas mais baixas do que as registradas nos últimos dias.

Postado por:

Bianca Souza- Técnica em Meteorologia

 

 

Bookmark and Share

1 ano do registro de neve histórica em número de cidades

22 de julho de 2014 0

No último domingo, dia 20 de Julho, completou 57 anos da maior nevasca registrada em Santa Catarina.

Essa nevasca de São Joaquim é considerada a maior já ocorrida no estado em consequência do acumulado de neve que chegou a marca de 1,30 m.

Mas é amanhã, quarta-feira dia 23 de Julho, que completa 1 ano do maior registro de neve em abrangência no estado, que atingiu 126 municípios catarinenses.

palhoca-neve-floripa-premium-foto-vilson-ribeiro

Foram dias seguidos de temperaturas negativas no estado, devido uma massa de ar polar que influenciou o tempo durante mais de uma semana.

Ao todo foram 126  cidades a registrar o fenômeno, entre os dias 22 e 25 de Julho de 2013. Além de 35 cidades que registraram chuva congelada.

Cidades do Oeste, Serra e Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis estão na lista.  No Vale do Itajaí o fenômeno não era visto há 13 anos. No Morro do Cambirela, a última neve registrada tinha sido em 1984.

neve grande florianopolis morro do cambirela

Em comparação com os últimos anos, 2013 teve neve em MUITOS lugares. Em 2011, por exemplo,  apenas 16 municípios registraram neve e em 2010 um pouco mais, totalizando 26 cidades.

Uma das perguntas mais freqüentes nessa época do ano é:

Sem dúvida os meses de Junho, , Julho e Agosto são os mais favoráveis, mas ainda pode-se ter nevadas tardias em Setembro.

Ainda falando em períodos mais favoráveis pode-se dizer que em anos neutros, sem a ocorrência de eventos El Niño ou La Niña, esse fenômeno é mais frequente, especialmente as ocorrências de Setembro.

Mas para previsão desse fenômeno só mesmo a previsão diária poderá dizer, já que a neve é um fenômeno com  previsão de curto prazo.

Abaixo a mapa e na sequência segue a lista com 118 das 126 cidades que registraram o fenômeno ano passado:

 


neve20132

 

Abelardo Luz, Águas Mornas, Ascurra, Aurora, Água Doce, Angelina, Alfredo Wagner, Atalanta, Antônio Carlos, Apiúna, Anitápolis, Biguaçu, Bom Jardim da Serra, Bom Jesus do Oeste, Bela Vista do Toldo, Benedito Novo, Brusque, Blumenau, Bom Retiro, Botuverá, Caçador, Calmon, Campo Belo do Sul, Campos Novos, Cerro Negro, Campo Alegre, Canelinha, Canoinhas, Capão Alto, Catanduvas, Chapecó, Chapadão do Lageado, Coronel Freitas, Curitibanos, Dona Emma, Doutor Pedrinho, Erval Velho, Frei Rogério, Fraiburgo, Guabiruba, Herval do Oeste, Ilhota, Itajaí, Itaiópolis, Itapiranga, Iporã do Oeste , Indaial, Ituporanga, Irineópolis, Ibirama, Imbuia, , Irani, Jaborá, Joaçaba, Joinville (Serra Dona Francisca), José Boiteux, Leoberto Leal, Lages, Lebon Régis, Luis Alves, Laurentino, Lontras, Mafra, Major Vieira, Major Gercino, Matos Costa, Monte Castelo, Mirim Doce, Nova Trento, Otacílio Costa, Painel, Palhoça (Morro do Cambirela), Pinhalzinho, Pinheiro Preto, Porto União, Paulo Lopes, Papanduva, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Pomerode, Rancho Queimado, Rio do Sul, Rio do Campo, Rio Negrinho, Rio Rufino, Rio dos Cedros, Rodeio, Salete, Santo Amaro da Imperatriz, São Bento do Sul, Santa Cecília, Santa Terezinha, São Miguel d’Oeste, São Joaquim, São José do Cerrito, São Bonifácio, São Cristóvão do Sul, São Pedro de Alcântara, Serro Negro, Tangará, Timbó (Morro Azul), Timbó Grande, Timbé do Sul, Três Barras, Urubici, Urupema, , Vargem Bonita, Vidal Ramos, Videira, Vitor Meireles, Xanxerê e Xaxim.

 

Postado por:

Bianca Souza- Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Mais um dia de sol

21 de julho de 2014 0

A massa de origem polar que chegou ao nosso estado na sexta-feira aos poucos começa a perder força, mas ainda influencia no tempo em todas as regiões de Santa Catarina neste começo de semana.

O amanhecer de hoje foi mais um dia com registro de temperaturas negativas no estado. As mínimas registradas até as 06hs são:

minimas2107

 

A segunda-feira ainda tem céu claro durante todo o dia, a ausência de nebulosidade é causada pela massa de ar seco que está sobre todo o Sul do Brasil.

mapserv (67)

Ao longo do dia, com a presença do sol, as temperaturas ficam amenas. Ficando entre 20 e 22°C nas áreas próximas ao Litoral e no Oeste catarinense. Na serra não deve passar muito dos 13°C, e no planalto norte se aproximam da casa dos 17°C.

TEMPO AMANHÃ

A terça-feira ainda tem a presença do sol com algumas nuvens, mas aos poucos a massa de ar frio e seco que estava atuando no estado começa a perder força. Com isso no decorrer da tarde de terça-feira começamos a ter aumento de nebulosidade, principalmente na região do Oeste, devido a aproximação de uma frente fria-sistema de chuva.

As temperaturas ficam em elevação nesse dia, podendo chegar a casa dos 24°C em algumas cidades do estado.

No fim da terça-feira já começamos a ter instabilidades nas cidades do Oeste e Meio Oeste.

TEMPO AO LONGO DA SEMANA

Na madrugada de terça para quarta-feira a frente fria avança pelo estado. Fazendo com que a quarta e quinta-feira seja com condição de chuva e descargas elétricas.

As cidades próximas ao estado gaúcho deverão registrar as instabilidades antes das demais regiões, assim como os valores mais expressivos de chuva.

Na sequencia uma nova massa de ar de origem polar chega ao Sul do Brasil e faz com que as temperaturas de inverno voltem para o estado. Nesse período as temperaturas devem ter um declínio maior do que o registrado no último fim de semana.

 

Bookmark and Share

Segunda maior nevasca do Brasil e a maior de SC faz 57 anos

19 de julho de 2014 2

A neve foi tanta que a cidade de São Joaquim ficou isolada por uma semana.

Na manhã do dia 20 de julho de 1957 começaram a cair os primeiros flocos  de neve na cidade e em poucos minutos o fenômeno se intensificou. O espetáculo durou até o fim da tarde, foram 7 horas ininterruptas de neve. Em alguns pontos do município o acumulado de neve chegou a marca de 1,30 m.

Pra ter uma ideia, o acumulado de neve foi tanto que deixou a cidade isolada por 7 dias, tempo que demorou para a neve derreter totalmente.

Os moradores estavam isolados, o acumulo de neve era tanto que impossibilitava até mesmo o deslocamento pela cidade.

A dificuldade naquela semana foi tão grande que para ajudar os afetados pela nevasca, no terceiro dia após o fenômeno ocorrer, alimentos e medicamentos tiveram que ser lançados em um campo de futebol no município pelo Avião da Força Areá Brasileira. A água utilizada para beber e fazer comidas nesses dias era a própria neve coletada e derretida.

A nevasca de 1957 atingiu diversas cidade do estado de Santa Catariana, mas não se sabe o número exato.

As maiores nevascas do Brasil, onde o acumulo de neve foi igual e/ou superior a 1 metro foi:

- Em Vacaria-RS em 07/08/1979 com acumulado de 2 metros;

- São Joaquim-SC 20/07/1957 com acumulo de 1,30 metros;

- Itatiaia-RJ em Junho de 1985 com acumulado de 1 metro.

Abaixo segue imagens da neve de 1957 em São Joaquim. Fotos: Bampi/Divulgação

N-1-Large 987 86868

 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

 

Bookmark and Share