Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Pouca instabilidade

04 de março de 2015 0

A quarta-feira tem poucas mudanças do tempo em relação ao que vem sendo a semana. A imagem do final da madrugada mostrava apenas uma variação de nuvens sobre SC, especialmente no Oeste:

mapserv

O dia tem novamente sol e nuvens em todas as cidades com temperaturas em elevação chegando a casa dos 28 a 30ºC boa parte das cidades subindo um pouco mais no Sul e Vale do Itajaí. Não se descarta chuva passageira no decorrer do dia na faixa do Oeste até a Serra/Planalto Norte.

QUINTA-FEIRA

As nuvens vão continuar por aqui, mas permitindo a presença do sol em todas as cidades. As temperaturas vão seguir de verão ao longo da tarde se aproximando dos 28 a 30ºC boa parte das cidades. Há novamente chuva de verão prevista no decorrer do dia com chance maior do Oeste a Serra e menor da Grande Florianópolis ao Litoral Norte.

SEXTA-FEIRA

O tempo pouco muda em relação a sexta, inclusive no comportamento da temperatura. Há previsão de chuva em todas as cidades, especialmente na noite para o sábado.

Bookmark and Share

Variação de nuvens

03 de março de 2015 0

A semana segue com ar seco predominando em boa parte das cidades. Ainda temos vento Nordeste trazendo umidade do mar para as cidades que estão no Litoral, Vale do Itajaí, Norte e parte da Serra. A imagem do amanhecer mostra uma certa variação das nuvens, inclusive no Oeste:

mapserv

A terça-feira tem nuvens com aberturas de sol em todas as cidades sendo que poucas regiões uma chuva fraca e passageira não se descarta, especialmente no final do dia no Oeste. As temperaturas seguem elevadas à tarde se aproximando dos 28 a 30ºC boa parte das cidades ficando Serra e Planalto Norte com 24 a 26ºC.

QUARTA-FEIRA

No meio da semana as mudanças serão poucas. Novamente vamos ter a presença do sol em todas as cidades ficando a parte do Litoral ao Centro com mais nuvens de manhã. Poucas cidades, mais as do Oeste, podem ter uma chuva passageira, especialmente no final do dia. As temperaturas também não mudam muito.

QUINTA-FEIRA

O sol ainda aparece entre nuvens em todas as cidades boa parte do dia. No entanto, nuvens carregadas vindas do RS mantém a chance de chuva entre tarde/noite com chance pequena para a faixa da Grande Florianópolis até o Norte. Poucas mudanças na temperatura.

Bookmark and Share

Um dia de verão

02 de março de 2015 0

A primeira semana de março começa com o sol aparecendo entre nuvens em todas as cidades. Um ar frio no mar faz o vento soprar de Leste/Nordeste trazendo umidade do mar para a faixa Leste do Estado.

A imagem do final da madrugada mostrava apensa maior nebulosidade no RS que não avança em direção as nossas cidades:

mapserv

Desta forma teremos uma segunda-feira de sol e nuvens com as temperaturas subindo ao longo do dia até se aproximarem dos 29 a 31ºC boa parte das cidades. Pouquíssimas regiões podem ter uma chuva fraca, especialmente as cidades do Oeste próximas do PR.

TERÇA E QUARTA

O sol vai continuar aparecendo entre nuvens em todas as cidades sendo que o Litoral e as áreas próximas, como o Vale do Itajaí, vão ter mais nuvens com tempo instável em momentos do dia devido a umidade vinda do mar. No Oeste, o sol aparece boa parte dos dois dias, mas pelo aquecimento há chance de chuva de verão no final dos dois dias em poucas cidades.
As temperaturas vão seguir típicas de verão ao longo das tardes sempre se aproximando dos 30ºC boa parte das cidades.

Bookmark and Share

Ar frio passa pelo mar

28 de fevereiro de 2015 0

O fim de semana tem a influência de uma massa de ar frio sobre o oceano. Ela irá influenciar tanto a condição do tempo quanto da temperatura nesse fim de semana.

As temperaturas que estiveram bem elevadas nos dois últimos dias entre Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte não sobem tanto nesse sábado ficando boa parte de SC com 27 a 29ºC. O sol aparece entre nuvens em todas as cidades sendo que, como mostra a imagem abaixo, a faixa do Litoral ao Centro tem maior nebulosidade devido o vento Sudeste que traz umidade do mar pela ação do ar frio na região.

S11235231_201412041030

Chance de chuva mal distribuída, especialmente do Litoral ao Centro, mas em poucas cidades.

DOMINGO

Amanhã o vento é mais Leste, direção que ainda traz umidade do mar, ou seja, do Litoral ao Centro teremos um dia bem parecido com nuvens que permitem aberturas de sol. Isoladamente chuva passageira.
Na faixa do Centro ao Oeste maiores aberturas de sol ao longo do dia já que a umidade do mar não influência o tempo.
Temperaturas à tarde entre 25 e 27ºC boa parte das cidades.

CONDIÇÕES DO MAR

Chamo atenção que o ar frio no mar faz com que entre uma ondulação Sul mais forte entre hoje e amanhã com ondas de 1,5 a 2 metros no decorrer do fim de semana, especialmente amanhã.

Bookmark and Share

Calor e chuva de verão

27 de fevereiro de 2015 0

Hoje tivemos mais uma tarde com as temperaturas bem típicas da estação mais quente do ano. As cidades entre o Centro e o Litoral tiveram aquecimento maior do que as demais áreas, com destaque novamente para o Vale do Itajaí e o Norte do estado.

Até o meio da tarde, muitas cidades tinham temperaturas acima dos 30°C. Separamos alguns dados:

38,4°C Joinville

37,6°C Blumenau

36,7°C Luíz Alves

36,3°C Jaraguá do Sul

36,2°C Brusque

35°C Florianópolis (Norte da Ilha)

35°C Indaial e Itajaí

34,6°C Florianópolis (Centro)

34°C Sto. Amaro da Imperatriz

31,5°C Criciúma

30°C Chapecó e Joaçaba

28°C Lages

Est: Ciram/Alertablu

Devido o forte aquecimento as nuvens de chuva já começaram a se formar, e temos pancadas de chuva de verão. Na maior parte das cidades a chuva ocorre com intensidade fraca a moderada, mas temos muitas descargas elétricas, como mostra a imagem a seguir:

raios2702

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Poucas mudanças

27 de fevereiro de 2015 0

A semana termina com ar quente e úmido que traz novamente um dia onde as nuvens predominam, mas com aberturas de sol ao longo do dia. A imagem do início da manhã mostrava a maior presença das nuvens no Oeste:

mapserv

Ao longo do dia devido o aquecimento há novamente previsão de chuva de verão mal distribuída típico de verão. Isoladamente volumes altos com trovoadas e descargas elétricas.

FIM DE SEMANA

O sábado segue sendo um dia com muitas nuvens que novamente permitem aberturas de sol que serão suficientes para manter as temperaturas elevadas à tarde, mas não tão altas quanto na semana. Previsão de algo entre 26 e 28ºC boa parte das cidades. Ainda há previsão de chuva de verão ao longo do dia, mas poucas cidades ficando boa parte das regiões mais com aumento de nuvens que instabilidade.
O domingo tem o vento de Leste trazendo umidade do mar, ou seja, do Litoral até o Centro teremos muitas nuvens de manhã com aberturas de sol no decorrer do dia. No Oeste, o sol aparece mais boa parte do dia. Ainda há previsão de chuva passageira no decorrer do dia, mas ainda mal distribuída.
Temperatura parecidas com as de sábado.

Bookmark and Share

Vale do Itajaí e Norte acima do 35°C

26 de fevereiro de 2015 0

A quinta-feira foi outro dia com temperaturas bem elevadas, principalmente nas cidades do Vale do Itajaí e Norte do estado. Em Blumenau os termômetros ficaram bem próximos dos 40°C, confira abaixo alguns dados da tarde de hoje nessas duas regiões:

maxhj2602

O calor também marcou presença nas demais áreas de SC, mas as temperaturas ficaram na maior parte das cidades entre 29 e 31°C.

Devido ao calor e a alta umidade relativa do ar vamos ter pancadas de chuva rápidas e passageiras, lembrando que são pancadas de chuva de verão, ocorrem de forma irregular. Isoladamente temporais com descargas elétricas.

TEMPO AMANHÃ

A sexta-feira continua com o ar quente e úmido predominando e novamente teremos um dia de muitas nuvens que voltam a permitir aberturas de sol suficientes para trazer outra tarde quente/abafada. Justamente por isso é que há previsão novamente de chuva de verão, especialmente entre final de tarde/noite. Chuva ainda mal distribuída!

sexta2702

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Ar quente e úmido

26 de fevereiro de 2015 0

A quinta-feira é outro dia onde o sol volta a aparecer em todas as cidades com elevação de temperatura que no turno da tarde se aproxima dos 29 a 31ºC boa parte das cidades subindo um pouco mais no Vale do Itajaí.

A imagem do final da madrugada mostrava que as nuvens voltaram a aparecer pelo Sul do Brasil com destaque para as nossas cidades próximas do RS:

mapserv

A previsão é de outro dia com nuvens, aberturas de sol e novas pancadas de chuva de verão com distribuição irregular entre final de tarde/noite sendo que agora de manhã pouquíssimas cidades podem ter uma chuva passageira.

SEXTA-FEIRA

O ar quente e úmido predomina novamente trazendo outro dia de muitas nuvens que voltam a permitir aberturas de sol suficientes para trazer outra tarde quente/abafada. Justamente por isso é que há previsão novamente de chuva de verão, especialmente entre final de tarde/noite. Chuva ainda mal distribuída!

TENDËNCIA DO FIM DE SEMANA

Se nada mudar o sábado deverá ser mais aproveitável ao ar livre apesar das chuvas de verão ainda estarem previstas. O domingo deverá ter maior nebulosidade boa parte do dia devido a umidade vinda do mar, ou seja, maiores aberturas de sol no Oeste.

Bookmark and Share

MUITO CALOR

25 de fevereiro de 2015 0

A quarta-feira foi mais um dia típico de verão, o sol predominou em todas as regiões e as temperaturas ficaram elevadas na maior parte das cidades, passando dos 30°C.

Separamos algumas temperaturas registradas nesta tarde:

calor

Devido o forte aquecimento ao longo da tarde não se descarta pancadas de chuva, em poucas cidades, neste fim de tarde/início de noite. Chance maior para cidades do Norte e Serra.

QUINTA E SEXTA

Nos dois próximos dias vamos ter a presença do sol, mas voltamos a ter maior nebulosidade em momentos do dia com destaque para a sexta-feira. O calor vai seguir, mas não tão elevado quanto hoje.
Como teremos ar quente e úmido, segue a previsão de chuva de verão entre final de tarde/noite para todas as cidades, mas com distribuição irregular.​

Bookmark and Share

Muito calor

25 de fevereiro de 2015 0

A quarta-feira tem como destaque a temperatura que deverá subir um pouco mais do que vem fazendo nessa semana. A previsão é de uma tarde de 30 a 32ºC boa parte das cidades sendo que no Vale do Itajaí e no Sul deveremos ter algo entre 35 e 37ºC.

A nebulosidade também diminui em relação ao que vinha fazendo sendo que a imagem do final da madrugada ainda mostrava maior cobertura de nuvens no Norte e Vale do Itajaí:

mapserv

Quarta-feira com sol e algumas nuvens em todas as cidades sendo que ele chega a predominar em momentos do dia. Há previsão de chuva no final da quarta, especialmente à noite, mas poucas cidades apesar de não se descartar temporais isolados devido o calor.

QUINTA E SEXTA

Nos dois próximos dias vamos ter a presença do sol, mas voltamos a ter maior nebulosidade em momentos do dia com destaque para a sexta-feira. O calor vai seguir, mas não tão elevado quanto hoje.
Como teremos ar quente e úmido, segue a previsão de chuva de verão entre final de tarde/noite para todas as cidades, mas com distribuição irregular.

Bookmark and Share