Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Dia amanhece com 4°C negativos na Serra

28 de julho de 2016 0

Quinta-feira segue com o tempo sendo influenciado pela massa de ar polar, que deixa o céu com poucas nuvens, e que inclusive ajudou a baixou bastante às temperaturas nas últimas horas.

mapserv (52)

Na serra o dia amanheceu com -4,3°C em Urupema e com -3°C em Bom Jardim da Serra.
Separamos outras temperaturas desta manhã:

-4,3°C Urupema
-3,1°C Bom Jardim da Serra
-2,6°C Ponte Alta do Norte
-2,1°C Ponte Serrada
-2,1°C São Joaquim
-1,7°C Fraiburgo
-1,5°C Lebon Régis
-1,5°C Otacílio Costa
-1,4°C Caçador
-0,9°C Monte Carlo
-0,2°C Vargem

Mas a boa notícia é que durante a quinta o sol aparece em todas as regiões do estado e ameniza um pouco todo esse frio. Ao longo da tarde as temperaturas se aproximam dos 16 a 18°C na maior parte das cidades. Na serra, o frio dura mais durante o dia, por lá a máxima não passa dos 13°C.

ATENÇÃO AINDA NO MAR

E por conta do ciclone em alto mar, e do ar seco sobre Santa Catarina, a quinta-feira segue registrando rajadas de vento sul/sudeste nas cidades próximas ao Litoral. As ondas também ficam altas, chegam aos 2 metros nas praias do litoral Sul. E até 3 metros próximo a costa, e por isso ainda não se aconselha navegação de pequenas e médias embarcações.

SEXTA-FEIRA

Amanhã o dia também vai começar frio, mas não tanto quando hoje. E o sol novamente aparece em todas as regiões, com um pouco mais de nuvens nas áreas entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte. Ao longo da sexta as temperaturas voltam a ficar bem agradáveis, já que o ar frio se afasta do estado, elas chegam a casa dos 20°C na Grande Florianópolis e no Meio Oeste, e aquecem um pouco mais no Oeste, Vale do Itajaí e Norte do estado.

TENDÊNCIA DO FIM DE SEMANA

O fim de semana vai seguir com tempo seco e a presença do sol entre nuvens em grande parte do estado, só no litoral que teremos um pouco mais de nuvens, mas nada que atrapalhe.
As temperaturas ficam amenas entre as noites e madrugadas, mas durante as tardes, com a presença do sol, elas sobem e se aproximam da casa dos 20°C.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Diferença de temperatura entre ontem e hoje

27 de julho de 2016 0

O frio aos poucos chega a Santa Catarina, mas já influenciou o amanhecer de hoje em parte do estado. Pra terem uma ideia melhor, fizemos um comparativo entre as temperaturas do amanhecer de ontem e hoje, veja na tabela, algumas cidades chegaram a ter mais de 10°C de diferença.

FRIOCHEGANDO

Apesar de o sol aparecer em todas as regiões durante a quarta-feira, o dia segue frio, principalmente entre o Oeste e o Centro do estado, onde as máximas ficam entre 10 e 13°C.

O litoral, Vale do Itajaí e Norte do estado tem as temperaturas seguindo um padrão diferente nesta quarta-feira, a mínima do dia vai ocorrer no fim da tarde/início da noite, quando o ar frio avançar mais pra essas regiões.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Frio começa a ganhar força

27 de julho de 2016 2

Uma nova massa de ar seco e frio está avançando sobre Catarina, e essa condição já trouxe um amanhecer gelado em cidades do Oeste, Meio Oeste, e nos Planaltos. Na Serra as temperaturas ficaram próximas a -1°C nesta madrugada, fez -0,8°C em Urupema e -0,6°C em Bom Jardim da Serra.
Ao longo da quarta-feira o sol aparece principalmente nas áreas próximas ao Litoral, nas outras regiões o dia começa mais nublado, mas ocorrem aberturas de sol ao longo do dia.

mapserv (51)

E as temperaturas não vão subir muito nessa quarta-feira, durante a tarde a temperatura não passa dos 10°C na Serra e dos 13°C no Oeste. Pra quem está nas áreas próximas ao Litoral, se prepara que as temperaturas baixam durante o dia.

E as temperaturas não vão subir muito nessa quarta-feira, durante a tarde a temperatura não passa dos 10°C na Serra e dos 13°C no Oeste. Pra quem está nas áreas próximas ao Litoral, se prepara que as temperaturas baixam ao longo do dia.

FRIO AUMENTA

A próxima madrugada será a mais fria da semana, com até 4°C negativos na serra, e abaixo dos 10°C na maior parte das cidades. Há previsão de geada em pontos do Meio Oeste, Planalto Norte e Serra.

Ao longo da quinta-feira o sol aparece e as temperaturas sobem um pouquinho mais durante a tarde, se aproximando dos 16 a 18°C em boa parte cidades.

ALERTA PARA O MAR

E a gente lembra que tem alerta para o mar! Um ciclone em alto mar traz risco para navegação de pequenas e médias embarcações, hoje e amanhã. As ondas podem chegar aos 3 metros próximos à costa, principalmente entre a Grande Florianópolis e o litoral Sul.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Frente fria avança por SC

26 de julho de 2016 0

Ao longo da terça-feira vamos ter mudanças no tempo. O dia está começando ainda com um ar mais seco, que traz a presença de nevoeiros em alguns pontos do litoral.
Durante o dia, uma frente fria, sistema de chuva, avança em direção a Santa Catarina. Com isso o sol até aparece pelo estado, mas as nuvens vão aumentando ao longo da terça e há previsão de chuva agora pela manhã em cidades do Oeste, Serra e Sul, onde pode chover forte e ter temporais.

mapserv (49)

Durante a tarde/noite as pancadas de chuva chegam às demais regiões. Chamo atenção que vai ser uma chuva rápida, com volumes pequenos, na maior parte do estado, e mais concentrados nas áreas próximas ao RS.
As temperaturas também mudam, um novo ar frio de origem polar se aproxima do estado, e a tarde os termômetros devem ficar entre 18 e 20°C.

TEMPO QUARTA-FEIRA

Amanhã o dia ainda deve começar com muitas nuvens na maior parte das cidades, e até uma chuva fraca nas primeiras horas do dia não pode ser descartada, mas aos poucos um ar seco avança pelo estado e ocorrem boas aberturas de sol ao longo do dia.
A chegada de um novo ar frio de origem polar trará temperaturas de inverno em todas as regiões do estado. A quarta-feira vai começar com temperaturas baixas em todas as regiões, inclusive com temperaturas negativas na Serra.
Durante a tarde, o frio continua presente, termômetros não passam dos 10 a 13°C nas cidades do Oeste, Meio Oeste e da Serra.

ALERTA PARA O MAR

Atenção para o mar, a formação de um ciclone na altura do Uruguai, traz risco para navegação de pequenas e médias embarcações, aqui no estado, entre quarta e quinta-feira. As ondas podem chegar aos 3m próxima à costa, principalmente entre a Grande Florianópolis e o Sul do estado.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Segunda com temperaturas mais altas

25 de julho de 2016 0

A semana começa sob influência do ar mais seco, o mesma de semana passada, que ainda traz pontos de nevoeiros agora no início da manhã em Santa Catarina, mas que logo se dissipam e dão lugar ao sol, que aparece com poucas nuvens na maior parte das regiões.
No fim do dia as nuvens aumentam nas cidades mais ao Oeste do estado.

mapserv (48)

Assim como foi no domingo, hoje as temperaturas seguem altas para época do ano, durante a tarde os termômetros chegam aos 26°C em cidades do Oeste, da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e também da região Norte.

TEMPO AMANHÃ

Ao longo da terça-feira o tempo tem mudanças. O dia começa com o sol aparecendo entre nuvens, e elas aumentam durante o dia por conta da formação de uma frente fria no Sul do Brasil.

Há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde nas cidades próximas ao estado gaúcho, e ao ao longo da noite a chuva chega nas outras regiões. É uma chuva rápida e mais concentrada nas áreas próximas ao RS.

As temperaturas também mudam, o dia começa mais agradável, mas durante a terça um ar mais frio se aproxima de Santa Catarina e as temperaturas entram em declínio. A tarde os termômetros devem marcar entre 18 e 20°C.

SEGUNDA METADE DA SEMANA

A partir de quarta-feira o sol volta a aparecer em Santa Catarina, devido a chegada de nova massa de ar seco e frio. As temperaturas ficam baixas, principalmente durante as noites e manhãs, na serra os termômetros ficam abaixo de zero grau.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Frio começa a perder força

23 de julho de 2016 1

O sábado novamente está começando com frio em todas as regiões do estado, cada uma com sua intensidade. Na serra, não foi diferente dos últimos dias, agora cedo os termômetros marcavam -4,5°C em Urupema e -3,9°C em Bom Jardim da Serra.

O sol vai aparecer praticamente sem nuvens em todas as cidades ao longo desse sábado, a imagem de satélite de hoje cedo já mostrava bem essa condição. Por conta disso, as temperaturas sobem um pouco durante a tarde, se aproximando dos 17 a 19ºC na maior parte das cidades, sendo que em algumas áreas, mais ao Oeste, elas chegam a casa dos 22ºC.

mapserv (47)
TEMPO DOMINGO

Amanhã vai ser mais um dia aproveitável ao ar livre, o sol vai aparecer, mas com um pouco mais de nuvens do que hoje.
O ar frio também começa a perder força, e por isso o domingo até começa com temperaturas baixas, mas não tanto quanto nos últimos dias. Ao longo da tarde as temperaturas devem ter um certo aquecimento, chegando aos 22 a 24°C na maior parte das regiões.

PRÓXIMA SEMANA

Se nada mudar, na próxima semana teremos um sobe e desce de temperatura. Isso porque a semana começa com temperaturas um pouco mais altas, esfria e depois volta a esquentar de novo mais perto do fim de semana. Temos que acompanhar!

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

FÉRIAS

23 de julho de 2016 1

Pessoal, hoje saio de férias e retorno no dia 09 de Agosto. Neste período a colega Bianca Souza, técnica em Meteorologia do Grupo RBS, trará aqui na página e lá no blog todas as informações do tempo para vocês.

feris

Bookmark and Share

Outro amanhecer de inverno

22 de julho de 2016 3

A sexta-feira amanheceu praticamente com a mesma intensidade do frio dos últimos dias em todas as regiões. A Serra teve temperaturas negativas com -5,1ºC em Bom Jardim da Serra e Urupema e com -2ºC em São Joaquim. Fora da Serra, destaque para Ponte Serrada que na madrugada teve -0,2ºC!

Esse frio, que ficou entre 6 e 9ºC boa parte das cidades, ajuda novamente a trazer nevoeiros/nuvens baixas no turno da manhã como a imagem de satélite da madrugada de hoje mostrava através dos pontos em azul:

Sem título1

Como nos últimos dias os nevoeiros se dissipam permitindo a presença do sol ao longo da sexta em todas as cidades já que temos tempo seco previsto pra hoje. Só na região de Joinville é que ainda teremos um dia com muitas nuvens boa parte da sexta com pequena chance de instabilidade fraca e passageira.
As temperaturas da tarde se aproximam dos 15 a 17ºC boa parte das cidades.

FIM DE SEMANA COM ENFRAQUECIMENTO DO AR FRIO

O sábado ainda deverá amanhecer um pouco frio em todas as cidades, mas gradativamente ao longo da tarde vamos perceber que as temperaturas começam a reagir trazendo nesse turno 17 a 19ºC sendo que em algumas áreas, mais no Oeste, elas rompem a barreira dos 20ºC. Apesar do domingo ainda amanhecer um pouquinho frio, as temperaturas da tarde sobem um pouco mais se aproximando dos 22 a 24ºC boa parte das cidades até subindo um pouco mais no Oeste.

O sol novamente irá aparecer nos dois dias em todas as cidades, mas com um pouco mais de nuvens no domingo. Os nevoeiros isolados ainda estarão presentes!

Bookmark and Share

FRIO

21 de julho de 2016 0

A quinta-feira novamente amanheceu com frio de inverno em todas as regiões. Apenas no Norte devido a maior cobertura de nuvens tivemos temperatura não tão baixas, mas mesmo assim ficando abaixo de 10ºC boa parte das cidades. O frio no amanhecer foi novamente de temperatura negativa na Serra com

-4,9ºC em Bom Jardim da Serra;
-3,8ºC em Urupema;
-1,6ºC em São Joaquim.

Na maior parte das cidades tivemos 2 a 5ºC ficando a capital com apenas 3,8ºC!!

Esse frio traz no turno da manhã uma grande quantidade de nevoeiros que os pontos em azul na imagem de satélite mostram predominando em boa parte das cidades. Vejam que ele são bem escassos só entre Florianópolis e o Litoral Sul:

Sem título1

Os nevoeiros vão se dissipar ao longo do dia com o sol aparecendo na sequência. Na região de Joinville eles são mais fortes e duram boa parte do dia até trazendo algum chuvisco. Quem tem sol desde o início da manhã é a faixa da Capital ao Sul. As temperaturas da tarde não sobem muito ficando entre 14 e 16ºC.

SEXTA-FEIRA COM ALGUMAS POUCAS MUDANÇAS

O frio vai seguir forte, na mesma intensidade de hoje cedo, no amanhecer do dia em todas as regiões sendo cada parte do Estado com a sua intensidade. O sol novamente aparece entre nuvens com tempo seco. Pontos de nevoeiros seguem aparecendo no turno da manhã com destaque para o Norte, Vale do Itajaí e parte do Meio Oeste e Serra. Eles se dissipam a medida que a temperatura reage um pouco se aproximando no turno da tarde da casa dos 13 a 16ºC.


FIM DE SEMANA

O sol aparece nos dois dias, mas ele predomina mesmo é no sábado já que no domingo as nuvens deverão estar bem presentes durante todo o dia em todas as regiões. O frio no amanhecer segue com a intensidade parecida da semana no sábado visto que no domingo ele perde um pouco de força no amanhecer. Com isso, vamos perceber que o turno da tarde desse dia terá até um certo aquecimento.

Bookmark and Share

Levantamento da Temperatura Global (NOAA/NASA)

20 de julho de 2016 0

A NOAA, instituto de meteorologia dos Estados Unidos, juntamente com a NASA divulgaram recentemente uma análise da temperatura média do nosso Planeta. Separamos aqui algumas informações que foram disponibilizadas nessa análise.

Os meses de Janeiro a Junho de 2016, correspondem ao semestre mais quente já registrado na história da Terra. O levantamento mostra que esse 1º semestre 2016 foi 1°C mais quente do que a média do século 20. As áreas no globo que mais contribuíram pra essa condição foram: Alasca, Oceano Índico e o Brasil.

YTD Global Anoms

O levantamento da NOAA/NASA ainda mostra que o mês de Junho 2016 foi o 14º mês consecutivo com temperatura acima da média mundial, com 0,9°C acima da média do século 20.

YTD Baseline

Outra informação importante divulgada nesse relatório oi que o Gelo no Ártico, em junho de 2016, ficou 11% menor do que a média que leva em consideração dados entre os anos de 1981 a 2010. Foi a menor extensão desde 1979, quando começaram a realizar medições da extensão do gelo via satélite.

Esse relatório mostra que nos últimos anos de uma maneira geral, nosso planeta, tem se aquecido e o Brasil é um dos pontos do Globo que mais tem contribuído para esse aquecimento.

Vale lembrar que o aquecimento global desencadeia as mudanças climáticas, e que vamos continuar tendo as estações de verão e inverno. No futuro, as mudanças climáticas, podem acentuar os extremos de calor e frio, podendo trazer temperaturas ainda menores do que já temos.

Bookmark and Share