Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Muitas nuvens em boa parte de SC

01 de outubro de 2016 0

O sábado tem o predomínio das nuvens em praticamente todas as regiões. O que uma das imagens da manhã de hoje mostra, através do cinza claro, é o predomínio de nuvens do Centro até o Litoral que terá um dia assim mesmo, ou seja, muitas nuvens que só permitem alguns períodos de aberturas intercalando com outros de chuvisco e/ou chuva fraca passageira. Essa condição está associada a presença de um ar frio no mar que faz o vento soprar do oceano “carregado” de umidade.

images

O que a mesma imagem mostra, através do cinza escuro, é o que a manhã de hoje é ensolarada no Oeste onde o sábado será desta forma. As temperaturas “obedecem” o comportamento do tempo. Onde tem muitas nuvens elas não passam dos 19 a 21ºC à tarde, mas onde o sol predomina deveremos ter 23 a 25ºC.

 

DOMINGO DE ELEIÇÕES COM MUITAS NUVENS

A umidade que avança do mar vai continuar nesse domingo que promete ser um dia de muitas nuvens no Sul, Planaltos, Vale do Itajaí, Norte e Litoral onde apesar das aberturas de sol um chuvisco e/ou uma chuva fraca passageira não pode ser descartado, especialmente nas últimas três regiões. No Oeste, o sol aparece, mas não tão “aberto” quanto hoje já que ao longo do dia teremos mais nuvens até com chance de chuva à noite no Extremo Oeste.

Importante destacar que apesar do tempo instável, dentro do possível, ele deverá colaborar com as eleições na maior parte de SC.

As temperaturas sobem um pouco mais à tarde em comparação ao hoje ficando entre 23 e 25ºC com 19 a 21ºC na Serra e picos de 25 a 27ºC no Oeste!!

 

OUTUBRO CHEGA COM MUDANÇAS

O mês de setembro terminou com déficit de chuva em todas as regiões, ou seja, tivemos volumes acumulados abaixo dos 90 a 190 mm normais de boa parte de SC. O mapa abaixo mostra qual foi a anomalia do mês, ou seja, quanto milímetros a menos a chuva ficou:

anomalia set

Já os dois mapas abaixo mostram o que deveremos ter de chuva, volume previsto em milímetros, na primeira quinzena de outubro. Vejam que são volumes não muito elevados, mas pelo menos poderão dar um certo alívio nos problemas de nível de rios e solo seco que estamos vivendo nesse momento.

Sem título

Sem título1

 

 

Bookmark and Share

Aumento de nuvens

30 de setembro de 2016 0

A semana termina com uma maior quantidade de nuvens em boa parte das cidades devido a umidade que avança do mar pela presença de uma massa de ar frio que está por lá. A imagem de satélite do amanhecer mostrava, pontos em azul, a maior quantidade de nuvens concentrada do Litoral ao Centro:

imagesEssa condição vai seguir todo o dia, ou seja, Sul, Litoral, Vale do Itajaí, Norte e Planaltos terão uma sexta-feira mais nublada com algumas aberturas de sol. No entanto, ele aparece bem mais, até predomina, no Oeste. Só chamo atenção que em pouquíssimas cidades do Norte e do Oeste, nessa região no final do dia, há chance de uma chuva fraca.

As temperaturas ficam amenas ao longo da tarde não passando muito dos 18 a 21ºC só com maior aquecimento no Oeste onde devem se aproximar dos 23 a 25ºC.

 

SÁBADO COM POUCAS MUDANÇAS

Amanhã o sol vai continuar predominando mais no Oeste já que a umidade vinda do mar ainda irá manter a maior nebulosidade no Sul, Vale do Itajaí, Litoral e Norte onde até um chuvisco e/ou uma chuva fraca não pode ser descartada momentaneamente.  As temperaturas ficam parecidas com as de hoje, ou seja, não passando muito dos 18 a 21ºC à tarde só aquecendo mais, 23 a 26ºC, no Oeste.

 

NO DOMINGO DE ELEIÇÕES O TEMPO AJUDA

As nuvens irão predominar em todas as regiões e quanto mais para tarde/noite maior a nebulosidade. No entanto, elas permitem aberturas de sol deixando boa parte do dia com tempo seco e temperatura da tarde que até sobem um pouco ficando entre 23 e 25ºC com pontos de 26 a 28ºC no Oeste. Só chamo atenção que para o Litoral, Vale do Itajaí e Norte não podemos descartar momentos de chuva fraca com essa possibilidade também para o Sul, mas nessa região com chance menor de instabilidade.

 

Bookmark and Share

Arco-íris de Fogo é visto no Norte do estado

29 de setembro de 2016 0

Hoje no início da tarde a Jaqueline Denk tirou essa foto lá na cidade de São Bento do Sul, no Norte catarinense.  Ela registrou um fenômeno conhecido na meteorologia por “Arco circum-horizontal”.

são bento

É um halo formado por nuvens de cristais de gelo. Quando a gente olha pro céu deveríamos enxergar um círculo formado por esse tipo de nuvem, mas o halo é tão grande que  o arco aparece em paralelo ao horizonte, daí o nome Arco circum-horizontal. 

Esse fenômeno é popularmente chamado de Arco-Íris de Fogo, assim como o arco-íris simples, é causado pela refração dos raios solares nos cristais de gelo que formam a nuvem do tipo cirrus, as famosas rabo de galo.

Esse fenômeno não é tão comum, mas quando ocorre é necessário que o sol esteja no seu ponto mais alto do céu e também que tenhamos nuvens altas, formadas por cristais de gelo, nenhum outro tipo de nuvem possibilita a formação desse fenômeno.

 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteoologia 

Bookmark and Share

Sol e nuvens

29 de setembro de 2016 0

Uma das imagens do amanhecer dessa quinta-feira mostrava que aumentou as nuvens no mar e também pelo Norte da Argentina:

images

Esse comportamento muda um pouco o tempo aqui no Estado, mas bem de leve. O sol novamente aparece em todas as regiões chegando até a predominar em muitas cidades, mas com aumento de nuvens ao longo do dia com destaque para o final da tarde/noite quando elas estarão bem presentes, especialmente no Sul. As temperaturas não sobem tanto quanto ontem ficando entre 22 e 25ºC, mas não passando muito dos 19 a 21ºC na Serra e no Sul devido a entrada de um vento do quadrante Sul.

 

MUITAS NUVENS NA SEXTA-FEIRA

O sol ainda deverá aparecer entre nuvens em todas as regiões, mas ao longo do dia vamos ter cada vez mais nuvens apesar de boa parte das cidades continuarem com o mesmo tempo seco da semana. Só chamo atenção que pouquíssimas cidades do Norte e Oeste podem ter um chuvisco isolado no final do dia. As temperaturas ficam bem amenas ao longo da tarde entre 19 e 22ºC só subindo um pouco mais no Oeste onde se aproximam dos 23 a 25ºC.

 

TENDÊNCIA DO FIM DE SEMANA

O sábado tem a presença do sol mais entre os Planaltos e o Oeste onde teremos tempo seco. No Sul, Vale do Itajaí, Litoral e Norte a umidade vinda do mar deixa o dia com mais nuvens que até permitem aberturas de sol, mas bem menos até porque um chuvisco e/ou chuva fraca momentânea não pode ser descartada.

O domingo de eleições deverá ter muitas nuvens e só poucos períodos de aberturas de sol. Como a umidade vinda do mar continua as cidades do Sul, Vale do Itajaí, Litoral e Norte seguem com chance de chuvisco e/ou chuva fraca em momentos do dia. Nos Planaltos, Meio Oeste e Oeste teremos muitas nuvens com algumas aberturas de sol, mas a chance de chuva é pequena a não ser no final do dia nas cidades do Extremo Oeste.

 

BOAS NOTÍCIAS PARA O INÍCIO DE OUTUBRO

O mês de setembro está terminando com volumes de chuva abaixo do padrão do mês que vem trazendo diminuição de nível de rios e solo seco que está atrasando o plantio de verão. Diante disso, podemos dizer que o retorno da chuva prevista para o início de outubro é uma boa notícia. Na semana que vem, deveremos ter alguns dias de muitas nuvens e períodos de pancadas de chuva que irão ajudar a recuperar um pouco o déficit atual de chuva em SC.

 

 

Bookmark and Share

O aquecimento de hoje não se repete amanhã

28 de setembro de 2016 0

A tarde de hoje foi quente em muitas cidades, no extremo oeste, por exemplo, a temperatura chegou a passar dos 32°C.  Esse calor também esteve presente em outras regiões.Por isso a gente separou algumas temperaturas registradas até as 15hs de hoje, veja só:

32,3°C   Itapiranga

31,4°C   Criciúma

31°C  Urussanga

30,2°C   Ouro

29,8°C   Caibi

28,7°C  Antônio Carlos

28,5°C   Blumenau

28,3°C   Garuva

O AQUECIMENTO DIMINUI AMANHÃ

O vento irá predominar de Sul mostrando a troca da massa de ar que irá trazer temperaturas mais amenas para boa parte do Estado que deverá ter uma tarde de 19 a 23ºC tendo só picos de 24 a 25ºC no Oeste e parte do Vale do Itajaí. O sol novamente estará presente em todas as cidades com aumento de nuvens ao longo do dia, sobretudo à noite, do Sul até a Grande Florianópolis devido a umidade vinda do mar.

SEQUÊNCIA DA SEMANA

Nos dias seguintes vamos ter aumento de nuvens em todas as cidades tendo a sexta ainda aberturas de sol e só chance de um chuvisco isolado em poucas áreas do Norte. No domingo de eleições a previsão é de muitas nuvens, poucas aberturas de sol e momentos de um chuvisco e/ou chuva passageira. Só chamo atenção que no Oeste é mais no final do dia e nas áreas entre Meio Oeste e Planaltos a chance de instabilidade é menor.

Bookmark and Share

TARDE QUENTE

28 de setembro de 2016 0

A quarta-feira será outro dia de sol em todas as regiões do Estado até nas cidades do Norte, Vale do Itajaí e Serra que tem maior nebulosidade no turno da manhã. Depois do amanhecer ameno com friozinho de leve, só baixou mais a temperatura nas áreas de baixadas de Urupema, 0ºC, e Bom Jardim da Serra, -0,6ºC, a tarde terá um bom aquecimento com previsão de 28 a 30ºC no Sul, Oeste e parte das cidades do Norte e Vale do Itajaí. Nas outras regiões não aquece tanto, mas chega a 23 a 25ºC!

Uma das imagens do amanhecer não mostra nenhum sistema meteorológico organizado para mudar essa condição de ar seco que vem predominando no Estado:

images

O AQUECIMENTO DIMINUI NA QUINTA

O vento irá predominar de Sul mostrando a troca da massa de ar que irá trazer temperaturas mais amenas para boa parte do Estado que deverá ter uma tarde de 19 a 23ºC tendo só picos de 24 a 25ºC no Oeste e parte do Vale do Itajaí. O sol novamente estará presente em todas as cidades com aumento de nuvens ao longo do dia, sobretudo à noite, do Sul até a Grande Florianópolis devido a umidade vinda do mar.

SEQUÊNCIA DA SEMANA

Nos dias seguintes vamos ter aumento de nuvens em todas as cidades tendo a sexta ainda aberturas de sol e só chance de um chuvisco isolado em poucas áreas do Norte. No domingo de eleições a previsão é de muitas nuvens, poucas aberturas de sol e momentos de um chuvisco e/ou chuva passageira. Só chamo atenção que no Oeste é mais no final do dia e nas áreas entre Meio Oeste e Planaltos a chance de instabilidade é menor.

Bookmark and Share

Outro dia de sol

27 de setembro de 2016 2

A terça-feira tem o sol aparecendo em todas as regiões do Estado sendo que parte da Serra, o Sul, Vale do Itajaí e Norte tem durante o turno da manhã alguns pontos de nevoeiros e nuvens baixas que vão se dissipando a medida que a temperatura começa a aumentar. Novamente a noite/amanhecer foi de frio com termômetros entre 10 e 13ºC boa parte das cidades, mas com áreas de frio mais forte nas baixadas da Serra que chegaram a ter 0ºC em Bom Jardim da Serra e -1ºC em Urupema.

Uma das imagens do amanhecer não mostrava nenhum sistema meteorológico pelo Sul do Brasil que possa mudar o tempo:

imagesAssim, as temperaturas entram em elevação chegando a casa dos 20 a 23ºC com picos de 25 a 27ºC no Oeste e parte do Vale do Itajaí e Norte.

 

QUARTA MAIS QUENTE

O sol novamente deverá aparecer em todas as cidades apenas com pontos de nevoeiros e/ou nuvens baixas em parte do Norte, Serra e no Vale do Itajaí que terão o sol no decorrer da manhã. As temperaturas baixam ao amanhecer, mas menos um pouco dos que nos últimos dias. Assim, a tarde terá elevação de temperatura com previsão de 23 a 25ºC, mas com pontos de calor que chegam a 27 a 30ºC em cidades do Sul, Vale do Itajaí, Norte e Oeste.

 

NÃO TEREMOS SEQUÊNCIA DESSE AQUECIMENTO

A partir de quinta-feira o vento passa para o quadrante Sul fazendo com que as temperaturas não se elevem tanto na segunda parte da semana que volta ter temperaturas mais amenas. O sol ainda aparece, mas começamos a ter maior nebulosidade no final da quinta e ao longo da sexta que tem pelo menos aberturas de sol. Se nada mudar, o domingo de Eleições deverá ter predomínio de nuvens com menores aberturas de sol. Até um chuvisco isolado em momentos do dia não pode ser descartado, mas com distribuição irregular.

 

Bookmark and Share

Típico de primavera

26 de setembro de 2016 0

A semana começa com domínio de ar seco que garante a presença do sol em todas as regiões com ele até predominando em boa parte das nossas cidades. Uma das imagens do amanhecer mostra pouca nebulosidade sobre o Sul do Brasil:

images

Devido a diminuição da temperatura no amanhecer, tivemos nas áreas de baixada da Serra com 1ºC em São Joaquim e Bom Jardim da Serra e -2ºC em Urupema, a faixa dos Planaltos e Vale do Itajaí começam o dia com nevoeiros/nuvens baixas, mas que se dissipam permitindo ao longo do dia a presença do sol.

As temperaturas da tarde sobem para 24 a 27ºC no Oeste, Norte e Vale do Itajaí com 20 a 22ºC na outras regiões.

 

POUCAS MUDANÇAS NOS DOIS PRÓXIMOS DIAS

O sol vai continuar predominando entre terça e quarta em todas as regiões apenas com pontos de nevoeiros ao amanhecer entre o Norte e Vale do Itajaí. As temperaturas serão típicas de primavera, ou seja, as noites/amanhecer terão elas um pouco baixas com frio mais na Serra e Planalto Norte. No entanto, durante à tarde elas ficam agradáveis e até com aquecimento já que se aproximam dos 26 a 28ºC em algumas cidades do Oeste e Norte.

 

TENDÊNCIA PARA A SEGUNDA PARTE DA SEMANA

O sol deverá aparecer na sequência da semana, mas já com o céu não tão “aberto”, ou seja, começamos a ter maior nebulosidade em momentos dos dias. As temperaturas da tarde vão sempre ficar mais altas no Oeste do que nas outras regiões. Se nada mudar, o fim de semana de eleições deverá ter muitas nuvens e menos sol. Chance de chuva até há, inclusive no domingo, mas fraca e poucas áreas. Vamos acompanhar!!

 

NAVEGAÇÃO

Ontem tivemos ondas grandes pelo Estado e até com alguns problemas na orla em praias do Sul. Desta forma, a semana começa com atenção para a navegação, mas com uma boa notícia. O ciclone que estava no mar na altura do RS trazendo essa forte ondulação Sul já está mais afastado no alto mar. Desta forma, apesar das ondas ainda chegar a 1,5 a 2 metros na nossa orla, elas vão diminuindo gradativamente no final do dia e nos próximos dias seguindo uma ondulação principal de Sul/Sudeste.

 

Bookmark and Share

Tempo encoberto em boa parte do estado

24 de setembro de 2016 2

O sábado começou com o tempo bem diferente, as nuvens voltaram a predominar e as temperaturas baixaram um pouco.  Isso porque uma frente fria, passou pelo oceano, a atras dela  veio uma massa de ar frio que vai influenciar as temperaturas durante todo o fim de semana em Santa Catarina.

O sábado vai seguir com temperaturas mais amenas na maior parte do estado, ao longo da tarde elas não passam dos 19 a 21°C  já que as nuvens vão estar bem presentes e o sol só aparece por meio de aberturas.

Só no Oeste e Meio Oeste é que as temperaturas sobem um pouco mais se aproximando dos 24 a 25°C, já que nessas áreas do estado o sol aparece com poucas nuvens.

DOMINGO

As nuvens vão continuar presentes no domingo, com tempo encoberto,  principalmente nas cidades do Litoral, Vale do Itajaí e Norte onde no período da manhã pode ocorre uma chuva fraca.

As temperaturas seguem na casa dos 20 a 22°C na maior parte das cidades, sendo que Oeste ainda aquece um pouco mais por conta das maiores aberturas de sol. 

MAR AGITADO

Em alto mar, nós temos a formação de um ciclone, que ao longo do fim de semana vai influenciar nas ondas do Litoral catarinense. Ao longo do sábado e também do domingo as ondas podem chegar aos 2,5 a 3 metros em praias entre a Grande Florianópolis e o Sul do estado.

O ciclone também faz o vento soprar de Sul/Sudeste durante todo o fim de semana, o que contribui para a temperatura ficar mais amenas nas áreas próximas ao Litoral.

ciclone2409

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

 

Bookmark and Share

Troca da direção do vento

23 de setembro de 2016 0

A semana termina com a presença do sol pelo Estado, mas com o turno da manhã tendo predomínio de nuvens na Serra, Vale do Itajaí, Norte e parte da Grande Florianópolis devido a umidade vinda do mar. Em pouquíssimas regiões até poderemos ter um chuvisco isolado só no início do dia. Nas demais regiões, o sol aparece e até predomina durante toda a sexta-feira. As temperaturas se aproximam dos 21 a 24ºC com pontos de 26 a 28ºC em cidades do Sul, Norte, Oeste e parte do Vale do Itajaí. O vento é de Norte/Nordeste, mas deverá mudar de direção, passa para Sul, ao longo do dia devido a passagem de uma frente fria fraca pelo mar que uma das imagens de satélite do amanhecer já mostrava no Sul gaúcho:

images

FIM DE SEMANA

As temperaturas vão diminuir ao longo das noites trazendo até um pouco de frio, claro que mais na Serra. Ao longo das tardes as temperaturas ficam amenas não passando muito dos 19 a 21ºC em boa parte das cidades com destaque para o Litoral e Sul. No Oeste e Meio Oeste a temperatura da tarde já sobe mais se aproximando dos 24 a 25ºC.

O sol irá aparecer entre nuvens nos dois dias mais no Oeste e Meio Oeste que terão uma maior nebulosidade no domingo de manhã. Nas áreas do Planalto, Vale do Itajaí, Sul, Norte e Litoral teremos muitas nuvens durante todo o fim de semana com aberturas de sol mais concentradas no sábado já que no domingo as nuvens deverão aumentar até com chance de um chuvisco e/ou chuva fraca mais no turno da manhã. No Sul, o domingo terá um pouco mais de sol!

 

ATENÇÃO PARA A NAVEGAÇÃO

Devido a presença de um ciclone no mar na altura do RS deveremos ter ondas em torno de 2 metros no litoral Sul no decorrer do sábado e entre 2 e 2,5 metros no domingo em boa parte das praias da nossa costa.

 

Bookmark and Share