Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Outro dia de sol e calor

24 de janeiro de 2017 0

A terça-feira segue sem mudanças no tempo em relação aos últimos dias, a madrugada já foi de céu bem claro, com poucas nuvens e é essa condição que vai seguir ao longo do dia em todas as regiões de Santa Catarina.

mapserv (48)

As nuvens até aparecem um pouco mais em alguns momentos, mas no geral boa parte do dia terá a presença do sol com tempo seco. As temperaturas continuam típicas de verão, chegando aos  32°C em cidades do Vale do Itajaí, Norte e Oeste catarinense, na Serra não deve passar 26°C. A partir da tarde as nuvens voltam a se formar e trazem condição para pancadas de chuva em todas as regiões, que ocorrem ainda de forma irregular e em poucas cidades. A chance de chuva, apesar de existir, é menor no Oeste e no Sul do estado.

QUARTA-FEIRA AINDA MAIS QUENTE

O sol continuará presente em todas as cidades, mas com as nuvens aparecendo mais ao longo do dia.  O destaque da quarta-feira são as temperaturas, que ficam ainda mais altas, durante a tarde os termômetros  devem marcar 32°C na Grande Florianópolis, 33°C no Sul e até 36°C nas cidades mais quentes do Vale do Itajaí e Norte do estado.  Por conta de todo esse calor e também de uma frente fria passando pelo oceano, há chance de pancadas de chuva entre a tarde e a noite. Em alguns pontos essa chuva vem com temporais.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Semana começa com sol em todo estado

23 de janeiro de 2017 0

Um cavado, que é uma área alongada de baixa pressão associado ao calor de ontem trouxe pancadas de chuva forte em algumas cidades próximas ao Litoral entre a tarde de domingo e essa madrugada. Os volumes mais altos foram:

63 mm Grão Pará

51 mm Joinville

48 mm Santo Amaro da Imperatriz

As nuvens mais carregadas que foram responsáveis por essa chuva mais volumosa já se afastaram em direção ao mar, e trouxeram esse fim de madrugada com o céu mais limpo. As imagens de satélite deste início de segunda-feira mostram que há poucas nuvens sobre Santa Catarina, e essa condição que vai seguir ao longo do dia por aqui.

mapserv (46)

Com isso a segunda-feira vai ser outro dia com a presença do sol em todas as regiões do estado, com as nuvens aparecendo um pouco mais em alguns momentos nas áreas próximas ao Litoral. As temperaturas continuam de verão, chegando aos 30°C na maior parte das cidades.

CALOR AUMENTA

A terça-feira vai seguir com as mesmas condições do tempo, mais uma vez o sol aparece entre nuvens em todas as regiões do estado e as temperaturas sobem, se aproximando dos 30 a 33°C durante a tarde em boa parte do estado. A umidade do ar estará alta e com ela teremos a sensação de abafamento, e por isso teremos aquela impressão de que a temperatura está mais alta do que a registrada no termômetro.

No fim de tarde as nuvens voltam a ganhar força e trazem condição para pancadas de chuva, que isoladamente podem vir mais fortes, com raios e trovoadas.

PRÓXIMOS DIAS

Ao longo dessa semana uma onda de calor irá influenciar bastante as temperaturas na Argentina e em parte do Rio Grande do Sul. Aqui em Santa Catarina o calor também marcará presença nos próximos dias, principalmente na quarta-feira, mas nada muito diferente do que vem ocorrendo, como as temperaturas registradas na semana passada.

Postado por:

Bianca Souza- Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Fim de semana aproveitável ao ar livre

21 de janeiro de 2017 0

O ar mais seco dos últimos dias ainda continua influenciando o tempo em Santa Catarina neste sábado. Por isso vamos ter mais um dia ensolarado na maior parte das cidades, com as nuvens aparecendo um pouquinho mais em momentos do dia em cidades do Litoral, Vale do Itajaí e Norte, mas mesmo assim o sábado será ótimo para aproveitar ao ar livre.

As temperaturas mais uma vez ficam típicas de verão, se aproximando durante a tarde dos 30 a 32°C na maior parte das cidades, subindo um pouco mais no Oeste Catarinense. 

Por conta desse calor, as nuvens voltam a aumentar no fim do dia, mais em direção a noite, e trazem condição de chuva fraca e passageira em em algumas cidades próximas ao Paraná e também do nosso Litoral. 

TEMPO DOMINGO

O ar seco perde força, mas mesmo assim o dia terá a presença do sol na maior parte do estado. A diferença no tempo é que um sistema de baixa pressão vai se formar no oceano na altura entre São Paulo e Santa Catarina e vai provocar o aumento da nebulosidade nas cidades próximas ao nosso litoral ao longo do domingo, trazendo pancadas de chuva principalmente entre a tarde e a noite.  Essa chuva se estende pra todas as regiões no fim do dia, e em alguns locais ela vem mais forte e pode acumular volumes mais altos, podendo provocar alagamentos rápidos em ruas e avenidas.

As temperaturas no domingo sobem um pouco mais do que hoje, chegando aos 32 a 34°C em boa parte das cidades.

 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

 

Bookmark and Share

Amanhecer "frio" na Serra

20 de janeiro de 2017 0

O ar mais seco que está sobre Santa Catarina fez com que a última noite registrasse céu limpo, com poucas nuvens na maior parte das cidades aqui do estado. 

Essa condição faz com que a superfície perca calor facilmente, já que não temos uma coberturas de nuvens pra manter as temperaturas mais estáveis ao longo da noite.  Por isso os catarinenses da Serra estão passando até um certo friozinho neste amanhecer de sexta-feira, que é o dia mais frio pelo menos dos últimos 30 dias na região. 

A gente separou aqui algumas cidades que amanheceram com temperaturas abaixo dos 10°C:

5,7°C   Urupema

7°C      Bom Jardim da Serra

8,1°C   São Joaquim

10°C   Rio Rufino

Esse mesmo ar seco ajuda as temperaturas a subirem rapidamente nas próximas horas, trazendo uma tarde com 32° no Oeste, 30°C no Vale do Itajaí, 29°C na Grande Florianópolis e 27°C na Serra. O sol vai aparecer durante todo o dia em Santa Catarina,com as nuvens um pouco mais presentes no Vale do Itajaí e Litoral Norte. 

Postado por:

Bianca Souza- Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Tempo seco na maior parte do estado

20 de janeiro de 2017 0

O ar mais seco continua garantindo um céu mais limpo e com poucas nuvens na maior parte aqui de Santa Catarina, o que contribuiu para uma noite de temperaturas mais agradáveis. Sobre as condições do tempo nesta sexta-feira, o sol vai continuar aparecendo em todas as regiões, só no Litoral Norte e Vale do Itajaí as nuvens aparecem mais ao longo do dia por conta de um sistema de baixa pressão, que está sobre o oceano na altura entre Santa Catarina e São Paulo.

mapserv (45)

Nessas áreas onde as nuvens aparecem mais, não dá pra descartar um chuvisco agora pela manhã, principalmente em pontos próximos a morros. A noite a chuva pode vir mais forte e até com temporais no Norte catarinense.

Em relação as temperaturas, elas sobem novamente e as máximas chegam aos 32 graus no Oeste, 30°C no Vale do Itajaí e 29°C na Grande Florianópolis. O dia também vai ter o vento soprando de Sul/Sudeste, e por isso não vamos ter aquela sensação de abafamento na maior parte das cidades.

FIM DE SEMANA

Os dois próximos dias terão a presença do sol com tempo seco em praticamente todas as regiões. Só no Litoral e áreas próximas é que ainda vamos ter influencia do sistema de baixa pressão que está no oceano, e por isso teremos momentos de maior nebulosidade ao longo do fim de semana em algumas cidades. Pancadas de chuva devem ocorrer, mas com chance maior nos fins de tarde e noites, por conta da umidade vinda do mar e do calor.

Isso por que as temperaturas seguem entre 30 e 32°C durantes as duas próximas tardes na maior parte das cidades catarinenses.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

 

Bookmark and Share

Mais um dia de sol entre nuvens

19 de janeiro de 2017 0

Ontem entre a tarde e a noite voltou a chover em algumas cidades da Grande Florianópolis, do Vale do Itajaí e do Norte do estado, a última região foi uma das mais atingidas.  A chuva foi provocada pelo forte calor e também por conta de um sistema de baixa pressão lá no litoral de São Paulo.

Joinville foi uma das cidades que mais registraram transtornos, depois de uma tarde com mais de 34°C o temporal veio e provocou alagamentos em muitos pontos do município.

chuvachuva

Essas nuvens mais carregadas já se afastaram de Santa Catarina, e a quinta-feira começa com tempo mais seco na maior parte do estado.  Nas áreas entre o Litoral e o Norte catarinense as nuvens aparecem um pouco mais em alguns momentos do dia e até podem trazer algumas pancadas de chuva por conta de ventos úmidos que sopram do mar, já nas outras regiões é o sol quem predomina, isso porque um sistema de Alta Pressão já está avançando pelo Sul do Brasil.

mapserv (44)

Esse sistema meteorológico garante a presença do sol nesta quinta-feira e também nos próximos dias. As temperaturas sobem se aproximando dos 30°C em boa parte das cidades, mas sem aquela sensação de abafamento do início da semana. No fim do dia tem previsão de chuva, mas de forma bem mais fraca e isolada, com chance maior nas cidades mais ao Norte do estado.

FIM DA SEMANA 

A sexta-feira novamente terá a presença do sol na maior parte de Santa Catarina, com as nuvens aparecendo um pouco mais nas áreas próximas ao Litoral por conta da circulação marítima, e por isso nos extremos do dia não dá pra descartar um chuvisco em algumas cidades dessa região.

O sistema de alta pressão continua influenciando o tempo trazendo uma noite de temperaturas mais agradáveis, e uma tarde quente. As máximas ficam entre 30 e 32°C na maior parte dos municípios nesta sexta-feira.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

 

 

 

Bookmark and Share

Dia será ensolarado na maior parte de SC

18 de janeiro de 2017 2

A frente fria que trouxe muitas nuvens e até mesmo chuva ontem pra Santa Catarina já está na altura de São Paulo, e por isso quase não interfere mais no tempo nesta quarta-feira aqui no estado.

As imagens de satélite desta manhã mostram que o céu está mais limpo na maior parte de Santa Catarina, em tons de branco temos as nuvens mais presentes, e isso apenas nas áreas mais ao Norte catarinense.

mapserv (43)

A quarta-feira vai ter a presença do sol com poucas nuvens em grande parte das cidades, só no norte é que as nuvens aparecem um pouco mais agora pela manhã, mas ao longo do dia o sol também predomina nesta área.

As temperaturas apesar de ficarem ligeiramente mais baixa que nos últimos dias, sobem e trazem mais um dia de calor. A tarde as máximas ficam entre 29 e 31°C, só na Serra que não deve passar dos 25°C.

Por conta do calor há previsão chuva entre o fim da tarde e o início da noite, ainda de forma isolada, mas com essa chuva vindo acompanhada de raios e trovoadas.

PRÓXIMOS DIAS

A frente fria já passou e aos poucos começa a dar lugar a um sistema de Alta Pressão, que é uma massa de ar mais seco.

Esse sistema meteorológico garante dias ensolarados até o fim de semana na maior parte das cidades, e com temperaturas bem típicas de verão, acima dos 30°C.  Como ele é seco, a sensação de abafamento diminui e vai trazer principalmente noites mais agradáveis. Só destaco que na quinta-feira, a gente vai ter influencia de ventos úmidos avançando do mar e aí as cidades do Litoral podem ter momentos com maior nebulosidade intercalando com aberturas de sol.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

 

Bookmark and Share

Terça-feira segue quente e abafada

17 de janeiro de 2017 0

O ar mais seco que garantiu a presença do sol com céu bem claro nos últimos dias perdeu intensidade e está deixando uma frente fria avançar pelo mar na altura do Sul do Brasil. Essa frente fria, sistema meteorológico associado a chuva, vai influenciar o tempo, aos poucos, ao longo da terça-feira em Santa Catarina.

O dia tá amanhecendo com muitas nuvens nas áreas entre o Centro do estado e o Litoral, onde já choveu pela madrugada e ainda pode chover de forma isolada nessas primeiras horas da manhã por conta do calor. As imagens de satélite mostram bem essa condição, as nuvens mais carregadas estão na faixa leste aqui do nosso estado e já estão se deslocando para o mar.

mapserv (42)

Por isso durante a terça-feira o sol volta a aparecer entre nuvens em todas as regiões, e as temperaturas sobem se aproximando dos 30 a 32°C em boa parte das cidades. A sensação de abafamento ainda segue um pouco mais intensa.

Entre a tarde e a noite volta a previsão de chuva por conta do calor e também da influencia da frente fria. Essa chuva novamente ocorre de forma isolada, mas pode vir acompanhada de raios e trovoadas em qualquer região.  Como as nuvens voltam a predominar, a próxima noite/madrugada terá temperaturas um pouco mais agradáveis.

QUARTA-FEIRA

A frente fria ainda vai influenciar o tempo por aqui, trazendo um dia onde o sol aparece em meio à muitas nuvens. Há chance de chuva ao longo da quarta-feira, ainda podendo vir acompanhada de raios e trovoadas em algumas cidades.

A sensação de calor até diminui um pouco em relação aos últimos dias, mas mesmo assim as temperaturas seguem altas se aproximando dos 31 a 33°C.

TENDÊNCIA PRÓXIMOS DIAS

A frente fria já terá se afastado de Santa Catarina e a partir de quinta-feira uma nova massa de ar seco influenciará o tempo em boa parte do Sul do Brasil, garantindo dias ensolarados e com temperaturas típicas de verão nos próximos dias. Nesse período a chance de chuva é bem pequena em Santa Catarina.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Semana começa com sol e calor

16 de janeiro de 2017 1

Um Sistema de Alta Pressão, que é uma massa de ar mais seco, trouxe um fim de semana de muito sol e calor em todas as regiões de Santa Catarina. Esse sistema, apesar de já estar perdendo intensidade, vai continuar influenciando o tempo por aqui ao longo dessa segunda-feira. Agora pela manhã há chance de chuva fraca, em locais próximos a divisa com o Rio Grande do Sul.

Ao longo da manhã o sol aparece com poucas nuvens na maior parte das cidades. As nuvens até aparecem, principalmente nas áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul, mas no geral o dia será aproveitável ao ar livre, já que o ar seco dificulta a formação de nuvens mais carregadas. A imagem de satélite deste amanhecer mostra bem essa condição, poucas nuvens sobre o nosso estado e nuvens mais carregadas lá no estado gaúcho.

mapserv (41)

 

As temperaturas também vão continuar altas, se aproximando durante a tarde dos 35°C em cidades do Vale do Itajaí, aos 34°C em pontos do extremo-oeste e do Sul do estado e aos 32°C na maior parte do Litoral e também na região da Grande Florianópolis.

Por conta do calor e também de um sistema de baixa pressão lá no Litoral do Sudeste do país, há previsão de chuva entre a tarde e a noite de hoje. Ainda são pancadas de chuva, que ocorrem de forma isolada e irregular.

TEMPO AMANHÃ

A terça-feira também terá a presença do sol, mas com algumas mudanças no tempo. Isso porque a nebulosidade volta a aumentar durante o dia, trazendo chuva na maior parte das cidades entre a tarde e a noite, já que a massa de ar seco vai perdendo intensidade e uma frente fria vai se aproximando de Santa Catarina. No Litoral as nuvens aparecem bastante durante todo o dia, trazendo instabilidades principalmente no início e no fim da terça-feira.

O calor segue forte, com temperaturas acima dos 30°C na maior parte do estado. A sensação de abafamento também estará presente em Santa Catarina nesta terça-feira.

 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

 

 

Bookmark and Share

Próximos dias com sol e calor

13 de janeiro de 2017 0

Um sistema de alta pressão, que é uma massa de ar mais seco está influenciando o tempo em toda a região Sul do Brasil. Essa massa de ar seco é responsável pelas temperaturas mais agradáveis dessa última madrugada, bem como pelo céu mais limpo.

mapserv (40)

Por isso a semana vai terminar com um dia típico de verão, com muito sol e muito calor. A sexta-feira vai seguir com céu claro com poucas nuvens na maior parte do dia, no decorrer da tarde as nuvens até aparecem um pouco mais, mas não trazem condição para chuva.

As temperaturas sobem bastante ao longo do dia, se aproximando dos 33 a 35°C em boa parte das cidades, sendo que em pontos do Extremo-Oeste, Vale do Itajaí e do Sul do estado pode até passar disso.

FIM DE SEMANA AINDA MAIS QUENTE

Nos dois próximos dias o sol vai predominar e calor também continuará presente e forte em todas as regiões de Santa Catarina, principalmente no sábado.

Amanhã, as temperaturas podem se aproximar dos 40°C nas cidades mais quentes do Vale do Itajaí. Nas demais áreas as temperaturas ficam entre 33 e 35°C, como podemos ver no mapa:

FullSizeRender

No sábado há chance de chuva é pequena, mas no domingo retorna a previsão de pancadas de chuva no fim do dia por conta do calor, ainda de forma isolada e irregular.

 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share