Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Semana termina com tempo instável

09 de dezembro de 2016 0

A semana vai terminar com tempo instável em todas as regiões de Santa Catarina, ainda continuamos com a influência de um cavado, área alongada de baixa pressão,  trazendo condição de chuva aqui no estado.

mapserv (13)

A sexta-feira até vai ter períodos de melhoria no tempo,  com pequenas aberturas de sol em momentos do dia, mas a chuva retorna a todas as regiões do estado, principalmente entre a tarde e a noite.  Novamente essa chuva vem um pouco mais forte, com chance maior nas cidades próximas ao Paraná.

As temperaturas não sobem muito, ficando entre 23 e 25°C na maior parte das cidades, sendo que na Serra a máxima não passa dos 21°C.

SÁBADO AINDA COM CHANCE DE CHUVA FORTE

O sistema de baixa pressão irá avançar por Santa Catarina, trazendo chuva de intensidade moderada a forte em algumas cidades, principalmente ao longo da madrugada e manhã de sábado.  O dia segue com tempo instável em todas as regiões, e os maiores volumes de chuva continuam sendo previstos para as cidades mais próximas ao Paraná.

VOLTA DO AR MAIS SECO

No fim do sábado, em direção a madrugada de domingo, uma nova massa de ar seco deve se aproximar do nosso estado.  Se nada mudar, o domingo volta a ter a presença do sol na maior parte das cidades, e com temperaturas na casa dos 30°C no período da tarde.

 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

 

 

 

 

 

Bookmark and Share

Boatos nas redes sociais

08 de dezembro de 2016 0

A meteorologia indicou mudanças no tempo a partir de hoje em Santa Catarina, deixando o tempo instável pelo menos até sábado aqui no estado . Ontem, quarta-feira, as redes sociais foram bombardeadas por compartilhamentos de alertas de tempo severo, temporais com ventos de até 100km/h em todo o Sul do Brasil, e até mesmo sobre um possível furacão.

A gente fez esse post para mostrar que boa parte desses compartilhamentos são falsos.

O primeiro deles é sobre um possível furacão aqui no Sul do Brasil no próximo sábado. A gente lembra que o Brasil não tem condições propicias a formação desse fenômeno, e que até hoje só tivemos um furacão por aqui, o Catarina em 2004.  POR ISSO NÃO TEMOS PREVISÃO DE FURACÃO. 

WhatsApp Image 2016-12-08 at 05.18.00

Ainda pelas redes sociais circulou esses outros dois alertas de tempo severo, onde indicavam ventos de até 100km/h. Num primeiro momento muitas pessoas acreditaram nas informações ali contidas, já que a fonte era o INMET, Instituto Nacional de Meteorologia.  No fim da tarde, a Defesa Civil catarinense publicou uma nota oficial desmentindo essas informações e negando a divulgação das mesmas.

WhatsApp Image 2016-12-07 at 14.27.48 WhatsApp Image 2016-12-08 at 05.15.45

 

Outras diversas imagens rodaram pelas redes, e a gente ressalta a importância de acompanhar e checar quando necessário as informações do tempo em órgão oficiais de meteorologia.

A gente lembra que aqui no blog ocorrem atualizações diárias sobre as condições do tempo, mas vocês também podem acompanhar essas informações diretamente no órgão estadual de meteorologia Epagri/Ciram, bem como alertas de tempo severo.

TEMPO INSTÁVEL NOS PRÓXIMOS DIAS

A previsão indica que entre quinta-feira e sábado teremos chuva aqui no estado, com chance de temporais, que são aquelas pancadas de chuva mais forte que muitas vezes vem acompanhadas de raios, trovoadas e até mesmo rajadas de vento. A chuva dos próximos dias não será parecida com a que ocorreu no último final de semana entre a Grande Florianópolis e o Sul do estado.

Os maiores acumulados nesses dias devem ser registrados nas áreas mais próximas ao Paraná, que são cidades entre o Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. Nas outras regiões também  chove, mas com volumes menores e intensidade mais fraca.

Mais detalhes da previsão entre quinta e sábado está na outra postagem aqui do blog, só clicar no link: Tempo instável com chance de temporais

 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

 

 

Bookmark and Share

Tempo instável com chance de temporais

08 de dezembro de 2016 0

Vamos te mudanças no tempo ao longo do dia aqui em Santa Catarina. As imagens de satélite desta manhã já mostram nuvens muito carregadas nos países vizinhos, que devem avançar aqui pro Sul do Brasil trazendo condição de chuva durante esta quinta-feira.

mapserv (11)

 

No Oeste e Meio Oeste, o dia já começa com muitas nuvens e tem chance de chuva já pela manhã. Nas demais regiões, entre o Centro do estado e o Litoral, o sol até aparece, mas as nuvens aumentam e a chuva chega a partir da tarde. A gente só chama atenção que essas instabilidades podem causar temporais isolados, aquelas pancadas de chuva mais forte que muitas vezes vem acompanhadas de raios, trovoadas e até mesmo rajadas de vento.

Por conta dessa condição, as temperaturas ficam amenas, entre 23 e 25°C na maior parte das cidades.

SEMANA TERMINA COM TEMPO INSTÁVEL

A sexta-feira tem períodos de melhoria no tempo e até com algumas aberturas de sol em momentos do dia, mas a chuva retorna a todas as regiões do estado, principalmente entre a tarde e a noite.  Novamente a chuva pode causar temporais, com chance maior nas cidades próximas ao Paraná.

Essas instabilidades seguem pelo menos até o sábado aqui em Santa Catarina. Os maiores acumulados nesses dias devem ser registrados nas áreas mais próximas ao Paraná, que são cidades entre o Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. Nas outras regiões também  chove, mas com volumes menores e intensidade mais fraca.

 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

 

Bookmark and Share

Mudanças no tempo

07 de dezembro de 2016 4

A quarta-feira vai ser outro dia com influenciado pelo ar seco, que traz mais um dia com predomínio do sol em Santa Catarina, e novamente com temperaturas bem elevadas no período da tarde.

mapserv (10)

As máximas se aproximam dos 30°C na maior parte das regiões, sendo que em pontos do Norte e do Vale do Itajaí pode fazer entre 33 e 35°C.

Todo esse calor, associado a nuvens mais carregadas que vão avançar do Paraguai e da Argentina, trazem pancadas isoladas de chuva entre o final do dia e a noite de hoje aqui no estado. Essa chuva pode ser um pouco mais forte nas cidades próximas ao Paraná.

SEGUNDA PARTE DA SEMANA DE TEMPO INSTÁVEL

As condições do tempo vão mudar bastante a partir de quinta-feira por conta de um cavado, que dará origem a um sistema de baixa pressão, deixando o tempo instável pelo menos até sábado aqui em Santa Catarina.

Amanhã o dia já começa com tempo fechado e chuva a qualquer momento nas áreas do Oeste e Meio Oeste, onde são esperados os maiores acumulados na quinta-feira. Nas demais regiões, as nuvens aumentam ao longo do dia e a chuva ocorre mais a partir da tarde.  A gente chama atenção que essas instabilidades trazem risco de temporais pra todo o estado, de forma isolada mas acompanhados de raios, trovoadas e rajadas de vento.

 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

 

 

 

Bookmark and Share

Tempo seco e com sol em SC

06 de dezembro de 2016 0

Um ar mais seco está predominando sobre o Sul do Brasil e mantém o tempo estável, com céu claro, em todas as regiões do estado, o que ajuda a trazer noites/madrugadas mais amenas e até frias em algumas cidades.  Nesse madrugada os termômetros marcaram 3,3°C em Urupema e 3,3°C também em Bom Jardim da Serra.

A imagem de satélite deste início de terça-feira, mostra o predomínio do ar seco, não temos nuvens associadas a chuva sobre Santa Catarina. O dia vai seguir com essas condições, e por isso o sol aparece com poucas nuvens na maior parte das regiões.

mapsAo longo da terça, as temperaturas voltam a subir se aproximando dos 30°C na maior parte das cidades, podendo passar disso em pontos do Extremo-Oeste, Vale do Itajaí e Norte do estado.

PANCADAS DE CHUVA NO FINAL DA QUARTA-FEIRA

A quarta-feira vai ser outro dia com o sol aparecendo em Santa Catarina, mas no fim do dia as nuvens aumentam em todas as regiões do estado. Há previsão de pancadas rápidas e isoladas de chuva ao longo da noite.

Como o sol aparece, o dia segue quente, chegando aos 32°C em cidades do Oeste, Meio Oeste e Sul do estado. Entre a Capital e o Litoral Norte, temperaturas entre 28 e 30°C.

SEGUNDA METADE DA SEMANA

Se nada a mudar, entre quinta e sábado o tempo será instável, céu nublado e com chuva mais frequente em boa parte das cidades catarinenses.

Postado por:

Bianca souza – Técnica em Meteorologia

 

 

 

Bookmark and Share

Semana começa com tempo seco

05 de dezembro de 2016 0

O ciclone que influenciou o tempo na madrugada de domingo, causando chuva intensa entre a Grande Florianópolis e o Sul do estado, e ventos de até 118km/h, já se afastou do Litoral catarinense. Podemos ver pelas imagens de satélite deste início de segunda-feira que o ciclone já está em alto mar.

CICLON

Mas os ventos que sopram do mar em direção ao continente, acabam trazendo umidade para as cidades entre a Grande Florianópolis e o Sul do estado,  trazendo uma chuva fraca agora no período da manhã. Ao longo do dia, essas duas regiões tem o sol aparecendo.

Nas demais regiões, o tempo seco prevalece, desde o amanhecer,  e o sol aparece com poucas nuvens.  As temperaturas sobem ao longo do dia, se aproximando dos 30°C em cidades do Oeste, Norte e Vale do Itajaí. Na Capital a máxima chega aos 26°C.

TEMPO SECO CONTINUA

O ar mais seco continuará deixando o tempo estável, com o sol aparecendo, em Santa Catarina ao longo da terça-feira. As temperaturas sobem ao longo da tarde, se aproximando dos 30°C na maior parte das regiões, podendo passar disso em pontos do Oeste, Vale do Itajaí e Norte do estado.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

 

Bookmark and Share

Sábado com chuva em SC

03 de dezembro de 2016 1

O sábado já começou com o tempo sendo influenciado por um sistema de baixa pressão, que são áreas de instabilidade que avançam da Argentina e do Paraguai em direção a Santa Catarina, as imagens da última já mostram muitas nuvens no estado.

mapserv (9)

O tempo segue instável, com chuva a qualquer hora do dia.  Agora pela manhã já ocorrem pancadas de chuva moderadas a fortes, podendo ser acompanhadas de descargas elétricas nas áreas mais ao Oeste, Meio Oeste e Norte catarinense. Ao longo do dia as instabilidades avançam em direção as outras regiões, causando pancadas de chuva de intensidade mais fraca.

Por conta da maior nebulosidade as temperaturas variam entre 23 e 25°C na maior parte das cidades, subindo um pouco mais no Sul do estado.

 

TEMPO CONTINUA INSTÁVEL NO DOMINGO

Amanhã ainda teremos influência da baixa pressão em parte do dia, que traz tempo instável e com chuva na maior parte das cidades, principalmente no período da manhã. Essa chuva pode ser mais forte em pontos do Norte do estado.

No decorrer do domingo, essas instabilidades se afastam em direção ao oceano, e aos poucos o tempo volta a melhorar a partir do oeste.  As temperaturas ficam parecidas com as de sábado.

Ao longo da noite, mais a noite, um ar mais seco chega a Santa Catarina, e faz com que o sol volte a parecer  na segunda-feira em todas as regiões de Santa Catarina.

 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

 

 

 

 

Bookmark and Share

Tempo encoberto em parte do estado

02 de dezembro de 2016 0

A sexta-feira tem o tempo diferente em partes de Santa Catarina. Entre as regiões do Oeste, Meio Oeste e Sul do estado o dia terá a presença do sol, com as nuvens aparecendo mais a partir da tarde.

mapserv (7)

 

Já nas áreas entre a Serra, Litoral, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte o que comanda o tempo é a circulação marítima, a umidade que avança do mar,  e por isso a sexta-feira terá muitas nuvens intercalando com aberturas de sol, e não dá pra descartar uma chuva fraca nesses momentos de maior nebulosidade.

As temperaturas da tarde tem aquecimento, no Oeste onde chega aos 30°C, no Sul aos 28°C, na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí a máxima não passa dos 24°C.

SÁBADO COM CHANCE DE CHUVA

Um sistema meteorológico chamado cavado, área alongada de baixa pressão, vai influenciar as condições do tempo neste sábado em Santa Catarina.  Com isso o sol aparece no estado, mas as nuvens aumentam ainda no período da manhã a partir do Oeste catarinense, e ao longo do dia, gradativamente, as nuvens aumentam nas demais regiões.  Essa condição traz previsão de pancadas de chuva, que pode ser mais forte em cidades do Oeste.

Por conta da maior nebulosidade as temperaturas variam entre 23 e 25°C na maior parte das cidades, subindo um pouco mais no Sul do estado.

 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

 

Bookmark and Share

Sol na maior parte das regiões

01 de dezembro de 2016 0

A quinta-feira é outro dia com influencia do tempo seco em Santa Catarina, que traz a presença do sol na maior parte das cidades catarinenses. Só destaco que ao longo do dia as nuvens aparecem um pouco mais em pontos entre o Norte e o Vale do Itajaí, por conta da umidade que avança do mar com ajuda dos ventos.

mapserv (6)Nessas áreas onde as nuvens predominam há chance de uma chuva fraca nos extremos do dia, agora pela manhã e no final da quinta-feira.

Depois da madrugada/amanhecer ameno e até mesmo frio , tivemos 12,6°C em Florianópolis e apenas 3°C em Bom Jardim da Serra, as temperaturas sobem nas próximas horas.  A tarde as máximas se aproximam dos 30°C na região Oeste, dos 28°C na região Sul, e de apenas 23°C no Planalto Norte por conta do tempo encoberto.

NEBULOSIDADE AUMENTA NESSA SEXTA-FEIRA

A sexta-feira vai ser outro dia com a umidade avançando do mar e influenciando o tempo nas áreas entre a Grande Florianópolis e o Norte do estado. Nessas regiões o dia terá muitas nuvens intercalando com aberturas de sol, mas com chance de chuva a qualquer momento.

As temperaturas continuam mais altas no período da tarde na região Oeste, Meio Oeste e Sul do estado. Nas demais áreas, por conta da maior variação de nuvens o dia fica mais amenos, não passando muito dos 23 a 25°C.

 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

 

 

 

Bookmark and Share

A quarta-feira tem o sol aparecendo em SC

30 de novembro de 2016 0

A frente fria que influenciou o tempo nos últimos dias já se afastou de Santa Catarina e deu lugar a uma massa de ar mais seco e frio, que trouxe uma madrugada gelada na Serra.  O dia amanhece na região com apenas 3,3°C no Morro da Igreja ,em Bom Jardim da Serra e com 4°C na cidade de Urupema, podendo diminuir um pouco nesse início de manhã.

Esse ar mais seco, permite que essa quarta-feira tenha o sol aparecendo em todas as regiões do estado, com um pouco mais de nuvens nas áreas entre a Grande Florianópolis e o Norte do estado, por conta da umidade que avança do mar. As imagens de satélite desta manhã mostram que essa nebulosidade não está associada a chuva, já que não temos mais aquelas nuvens carregadas sobre Santa Catarina.

mapserv (5)

As temperaturas , voltam a subir um pouquinho mais durante a tarde, principalmente no Oeste do estado, com máximas de até 27°C em Chapecó e  26°C em Joaçaba. Nas áreas próximas ao litoral elas continuam um pouco mais amenas, entre 23 e 25°C.

TEMPO AMANHÃ

A quinta-feira segue com o tempo seco na maior parte das cidades, com as nuvens aparecendo mais nas cidades entre a Capital e o Norte do estado por conta da circulação marítima, a umidade que avança do mar com os ventos de leste/nordeste.

As temperaturas continuam amenas no período da madrugada/amanhecer, e voltam a subir ao longo da tarde. A máxima amanhã deve chegar aos 30°C no Oeste, 28°C no Meio Oeste e no Sul do estado e aos 26°C em áreas da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share