Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Umidade vinda do mar

04 de setembro de 2015 0

A semana termina com influência dos ventos úmidos que sopram do mar trazendo para as cidades do Litoral, Vale do Itajaí e parte da Serra e do Norte outro dia com muitas nuvens que apesar de intercalar com períodos de melhoria irão trazer chuva. Como a instabilidade de ontem já se afastou para PR/SP as cidades do Oeste e Meio Oeste terão mais nuvens de manhã, mas sempre com sol associado a ar seco durante todo o dia.

A imagem do amanhecer mostra a maior presença das nuvens no mar que avançam para o Leste do nosso Estado:

mapserv

As temperaturas sobem um pouco mais, 22 a 24ºC, no Oeste e Meio Oeste porque o sol aparece mais. Nas demais regiões, 19 a 21ºC.

FIM DE SEMANA

Essa umidade vinda do mar de hoje é pelo processo gradativo de deslocamento de um ar frio sobre o oceano bem na altura do Sul do Brasil, ou seja, essa condição vai seguir no fim de semana. Portanto, os catarinenses do Oeste e Meio-Oeste continuam com sol e ar seco nos dois dias e os catarinenses do Litoral, Vale do Itajaí, Norte e parte da Serra terão muitas nuvens que apesar de permitirem períodos de melhoria ainda provocam chuva.
As temperaturas praticamente não mudam em relação a hoje.

FERIADO DE 7 DE SETEMBRO

A umidade vinda do mar diminui um pouco permitindo maiores aberturas de sol do Litoral ao Centro. No entanto, vamos ter avanço de nuvens carregadas a partir do países vizinhos. Desta forma, sol e muitas nuvens de manhã com aumento de nebulosidade ao longo do dia quando há previsão de chuva para todas as regiões. Importante destacar que a previsão da segunda precisa ser acompanhada nos próximos dias.

Bookmark and Share

Chuva forte isoladamente

03 de setembro de 2015 0

A quinta-feira tem predomínio de nuvens em todas as cidades que apesar de períodos de melhoria terão a presença da chuva sendo que isoladamente, especialmente entre Meio-Oeste, Vale do Itajaí e Norte, pode ser de intensidade forte.

A imagem do amanhecer já mostrava nuvens sobre o Estado, países vizinhos e norte do RS que irão avançar para SC:

mapserv

As temperaturas ficam entre 15 e 17ºC na Serra, 18 a 20ºC boa parte das cidades e 21 a 23ºC no Sul e Oeste.

Ao longo do dia o vento de Sudeste/Leste deverá ter algumas rajadas entre o Litoral e o Centro.

SEXTA-FEIRA

O sol aparece entre nuvens em todas as cidades, mas a umidade vinda do mar mantém maior nebulosidade no Litoral, Vale do Itajaí, Norte, Sul e parte da Serra onde uma chuva passageira entre as aberturas permanece prevista. No Oeste e Meio-Oeste, sexta de sol e tempo seco. As temperaturas da tarde ficam entre 19 e 21ºC boa parte das cidades.

TENDÊNCIA PARA O FERIADÃO

Se nada mudar, os catarinenses do Oeste, Meio Oeste e parte da Serra/Planalto Norte terão o sol associado ao tempo seco no fim de semana com chance de chuva só no feriado do dia 7, especialmente tarde/noite. Nas demais regiões, o feriadão inteiro terá influência dos ventos úmidos do mar que trazem três dias de muitas nuvens que apesar de intercalarem com aberturas de sol irão manter a presença da chuva.

As temperaturas ficam amenas já que as tardes deverão ter algo entre 20 e 22ºC sendo que o Oeste, por ter mais sol, tem um maior aquecimento, mas vamos conferir!!

Bookmark and Share

Dia frio

02 de setembro de 2015 2

O grande destaque do tempo desta quarta-feira é a temperatura que ao longo da tarde não deverá subir em boa parte das cidades ficando entre 16 e 18ºC sendo que na Serra apenas entre 12 e 14ºC e só no Oeste passando dos 20ºC.

Além de um ar frio que está entre o Estado e o oceano, temos também muitas nuvens que a imagem do amanhecer mostra:

mapserv

O dia terá nuvens com períodos de melhoria, ocorrem mais no Oeste, e chuva passageira que no geral é de intensidade fraca.

QUINTA-FEIRA

Amanhã o tempo não muda muito já que segue com muitas nuvens, períodos de melhoria e chuva passageira em todas as regiões sendo que só pontualmente poderá ter maior intensidade. As temperaturas não ficam tão baixas quanto hoje, mas mesmo assim a maior parte das cidades ainda terão uma tarde com 20 a 22ºC.

SEXTA-FEIRA

O sol aparece bem mais em todas as cidades até com tempo seco boa parte das regiões. A umidade vinda do mar deverá manter a faixa do Litoral, Vale do Itajaí e parte do Sul e Norte com mais nuvens e por isso ainda com algumas instabilidades.

Bookmark and Share

O tempo muda

01 de setembro de 2015 4

A terça-feira tem a presença do sol pelo Estado, mas no decorrer do dia vamos ter predomínio das nuvens em todas as regiões já que no turno da manhã elas já aparecem mais nas cidades próximas do RS porque é do Estado vizinho que elas avançam. A imagem do amanhecer já mostra uma maior presença das nuvens entre os dois Estados:

mapserv

No decorrer do dia há previsão de chuva, mas no geral fraca e mal distribuída, ou seja, muitas cidades terão mais aumento de nuvens que instabilidade. Como a massa de ar está mudando, o calor forte de ontem não se repete hoje. Diferente do que ocorre na maior parte dos dias, as maiores temperaturas não irão ocorrer à tarde, mas sim de manhã. Ao longo da tarde teremos algo entre 19 e 21ºC boa parte das cidades. A troca da massa de ar também traz vento Sul com algumas rajadas entre 40 e 60 km/h!

QUARTA E QUINTA

Nos dois próximos dias ainda teremos muitas nuvens sobre o Estado, mas com aberturas de sol. Há previsão de chuva ainda mal distribuída. Na quarta, maiores aberturas de sol e na quinta maior chance de chuva.
O grande destaque para amanhã é a temperatura baixa que deveremos ter em boa parte das cidades. A presença de um ar frio entre o Estado e o mar faz com que a tarde da quarta não tenha temperatura muito mais alta que 16 a 18ºC na maioria das regiões. Apenas o Oeste deverá ter temperaturas mais próximas dos 22ºC.

ATENÇÃO PARA O MAR

A chegada de uma ondulação Sul faz com que a navegação pelo Estado precise ter muita atenção entre hoje e amanhã. Hoje devido o vento que também tem rajadas fortes sobre o mar. No final do dia e amanhã, atenção para a altura das ondas que podem passar dos 2 metros na costa ficando entre 3 e 5m no alto mar.

Bookmark and Share

Segunda-feira de verão

31 de agosto de 2015 0

A semana começou com mais um dia extremamente quente em Santa Catarina, até mesmo na Serra, região mais fria do estado, o calor marcou presença nessa segunda-feira.

Algumas cidades catarinenses registraram temperaturas acima dos 35°C durante a tarde de hoje, observem alguns dados:

37,1°C Joinville

36,7°C Jaraguá do Sul

36,6°C São João do Itaperiú

36,1°C Corupá

35,8°C Blumenau

35,1°C Antônio Carlos

35°C Praia Grande e Garuva

33,6°C Maravilha

32°C Urussanga

31,3°C Florianópolis

30,7°C Caçador

28°C Lages

Outro destaque do dia foi o nevoeiro que esteve presente no amanhecer de quem estava no Litoral , e aos poucos se dissipou dando lugar ao sol. Mas, no início da tarde o nevoeiro se formou novamente na cidade de Laguna, no sul do estado.
O Adson Batista nos enviou imagens que mostram o forte nevoeiro marítimo em Laguna, que dificultou bastante a visibilidade na região durante a tarde. Esse fenômeno costuma se formar normalmente no período da noite/amanhecer, não há registros de nevoeiros em outras regiões do Litoral.

nevoeiro_laguna2

nevoeiro_laguna

O nevoeiro é um tipo de nuvem baixa, que nesse caso se formou devido ao encontro do ar um pouco mais frio que avançou do oceano com o ar quente que está sobre o o continente, e isso fez as temperaturas baixarem um pouco na cidade. Pra terem uma ideia, em Laguna os termômetros marcavam 20°C ás 14hs enquanto as cidades vizinhas estavam registrando temperaturas na casa dos 30°C no mesmo horário. Essa mudança já está relacionada com a troca de direção do vento, que vai passar para Sul no decorrer do dia.

​Vamos ter mudanças no tempo a partir de amanhã, confira a previsão:

TERÇA-FEIRA

O sol novamente irá aparecer, mas no decorrer do dia teremos o avanço de nuvens a partir do Rio Grande do Sul que trazem previsão de uma chuva fraca em poucas áreas, ou seja, mais nuvens que instabilidade. No entanto, o vento troca para Sul mudando a massa de ar. Desta forma, o calor da segunda não se repete ficando a tarde de terça com 19 a 21ºC na maior parte das cidades e apenas 14 a 16ºC na Serra.

TENDÊNCIA DA SEMANA

As temperaturas deverão ficar mais dentro da característica da época do ano, mas nada muito significativo. A quarta e a quinta terão aberturas de sol, mas as nuvens irão predominar até com chance de chuva passageira e mal distribuída.

Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Tarde de verão

31 de agosto de 2015 1

A segunda-feira tem domínio de ar seco sobre o Estado que garante um dia de sol e nuvens em todas as cidades. O dia começa com um nevoeiro marítimo diminuindo a visibilidade nas cidades de Litoral pelo menos até a metade da manhã. A imagem abaixo mostra através dos pontos em azul onde temos nevoeiros, observem como sobre o mar, bem próximo da costa, a concentração é grande:

mapserv

As temperaturas da tarde vão subir para um patamar até típico de verão com 29 a 31ºC boa parte das cidades, 25 a 27ºC na Serra e 32 a 34ºC em cidades do Sul e Vale do Itajaí.

TERÇA-FEIRA

O sol novamente irá aparecer, mas no decorrer do dia teremos o avanço de nuvens a partir do Rio Grande do Sul que trazem previsão de uma chuva fraca em poucas áreas, ou seja, mais nuvens que instabilidade. No entanto, o vento troca para Sul mudando a massa de ar. Desta forma, o calor da segunda não se repete ficando a tarde de terça com 19 a 21ºC na maior parte das cidades e apenas 14 a 16ºC na Serra.

TENDÊNCIA DA SEMANA

As temperaturas deverão ficar mais dentro da característica da época do ano, mas nada muito significativo. A quarta e a quinta terão aberturas de sol, mas as nuvens irão predominar até com chance de chuva passageira e mal distribuída.

Bookmark and Share

Fim de semana de sol e calor

29 de agosto de 2015 0

O sábado é outro dia com uma massa de ar seco influenciando o tempo no Sul do Brasil, e esse ar seco dificulta à formação de nuvens por aqui. A imagem de satélite desta manhã mostra bem isso, percebam que quase não há nuvens sobre Santa Catarina:

mapserv

E essa condição, ar seco e poucas nuvens, deixou o amanhecer mais ameno e até com certo friozinho em algumas regiões do estado, em Urupema os termômetros marcaram 0°C ás 7hs da manhã e 0,4°C em Bom Jardim da Serra.

O sol vai predominar, vamos ter o famoso céu de brigadeiro, e a tarde de sábado será bem aproveitável isso por que as temperaturas sobem um pouco mais, em relação à ontem, em todas as regiões. Durante a tarde devemos ter algo entre 26 e 28°C na maior parte das cidades, sendo que no Sul do estado os termômetros devem chegar aos 30°C.

DOMINGO

Poucas mudanças para amanhã, a massa de ar seco continua deixando o sol predominar em Santa Catarina, a mudança é que as temperaturas vão subir bastante no decorrer do dia em todas as regiões do estado. O turno da tarde vai lembrar o verão, pra quem pode, vai dar praia.

No mapa as temperaturas máximas previstas para amanhã, observem que no Vale do Itajaí e no Sul do estado os termômetros devem passar dos 30°C:

maxdomingo

COMEÇO DA PRÓXIMA SEMANA

A segunda-feira ainda terá influência do ar seco, ou seja, a previsão indica a presença do sol com poucas nuvens em todas as regiões do estado. O destaque novamente vão ser as temperaturas, que devem subir mais do que no fim de semana. Pontualmente podemos ter cidades registrando temperaturas entre 32 e 34°C.

Bookmark and Share

Ar seco predomina

28 de agosto de 2015 0

Ontem no decorrer do dia uma nova massa de ar seco avançou gradativamente pelo Estado trazendo um amanhecer de sexta-feira de sol em todas as regiões. Essa condição trouxe um amanhecer frio com temperaturas negativas em Urupema, -1ºC, entre 2 e 4ºC boa parte das cidades serranas e 8 a 10ºC em boa parte das regiões, incluindo Florianopolis que chegou ter 9ºC nas primeiras horas da manhã.

A imagem de satellite mostra claramente como as nuvens estão no Sudeste do Brasil permitindo que em SC o ar seco tome conta:

mapserv

Desta forma a sexta-feira é de sol e nuvens em todas as cidades com uma tarde agradável entre 20 a e 22ºC boa parte das áreas.

FIM DE SEMANA

O ar seco segue predominando para garantir dois dias de sol e nuvens em todas as cidades sendo que teremos mais nuvens na noite de sábado para domingo. As temperaturas ainda baixam um pouco no amanhecer de sábado, mas ao longo do fim de semana elas sobem já se aproximando dos 30ºC no sábado nas cidades do Sul e entre 27 e 29ºC no domingo boa parte das cidades.
Destaco que o calor da tarde não só segue na segunda como deverá aumentar.

Bookmark and Share

Aos poucos o tempo vai mudar

27 de agosto de 2015 0

A quinta-feira tem a passagem de uma frente fria, sistema de chuva, pelo Estado trazendo no turno da manhã predomínio de nuvens e chuva que ocorre mais do Centro para o Litoral. A imagem do amanhecer já mostrava que no Oeste a nebulosidade aos poucos começava a diminuir:

mapserv

Ao longo do dia as nuvens vão se afastar e gradativamente um ar seco dos países vizinhos começa a chegar ao Estado diminuindo a nebulosidade. Primeiro pelo Oeste e mais tarde/noite em todas as regiões. As temperaturas ficam entre 19 e 21ºC boa parte das cidades se aproximando dos 21 a 23ºC no Litoral e áreas próximas.

Na última noite choveu forte em algumas cidades com destaque para:

Zorteia: 57 mm
Campos Novos: 54 mm
Lages: 48 mm
Curitibanos: 44 mm
Abdon Batista: 43 mm
Pinhal da Serra: 34 mm

SEXTA A SEGUNDA

Dentro desse período vamos ter domínio de ar seco garantindo uma sequência de sol e poucas nuvens em todas as regiões. No final do sábado e no início do domingo vamos ter um pouco mais de nebulosidade.
As temperaturas estarão baixas no amanhecer de sexta com destaque para a Serra onde nos pontos altos poderemos ter algo entre 0 e 2ºC com geada isolada. No entanto, ao longo das tardes desses dias as temperaturas voltam a subir com calor no sábado nas cidades do Sul, próximo dos 30ºC, e em todas as regiões no domingo e segunda-feira quando teremos uma condição de verão!!

Bookmark and Share

Instabilidade no meio da semana

26 de agosto de 2015 0

A quarta-feira ainda segue tendo influência do ar frio que está no mar fazendo o vento soprar de Leste/Nordeste que sempre traz umidade do oceano para quem está do Litoral até o Centro. Além disso, o deslocamento de uma frente fria, sistema de chuva, ente Argentina e RS também deverá trazer influência no decorrer da quarta para o Estado.

A imagem abaixo mostra nuvens atuando no extremo Sul do País e também as nuvens sobre o oceano que avançam para o Leste do nosso Estado:

mapserv

Diante disso, as cidades do Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis terão predomínio de nuvens, períodos de melhoria e chuva. Nas outras regiões, nebulosidade e aberturas de sol sendo que a chuva prevista é mais entre tarde/noite e de maneira mais isolada. As temperaturas ficam entre 18 e 20ºC boa parte das cidades subindo para 22 a 24ºC no Oeste e Sul onde o sol aparece mais.

QUINTA-FEIRA

A frente fria, sistema de chuva e não de frio como o nome sugere, avança por SC trazendo chuva entre a madrugada e o turno da manhã. Ao longo da tarde, apesar de muita nebulosidade, a chuva se afasta do Estado de maneira gradativa. Importante destacar que a próxima madrugada poderá ter volumes elevados de chuva no Extremo Oeste onde algumas cidades poderão ter algo entre 50 e 70 mm.

SEXTA A SEGUNDA

Dentro desse período a previsão é de dias de sol e poucas nuvens em todas as cidades!!! Apesar da sexta-feira amanhecer com temperaturas de inverno, poderemos ter algo próximo de 0ºC nos pontos altos da Serra e até com geada, as tardes vão ter temperaturas mais agradáveis e com gradativo aquecimento.

Previsão de calor para a tarde de sábado mais no Sul, mas em todo o Estado nas tardes de domingo e segunda quando deveremos ter algo na casa dos 30ºC boa parte das cidades. Chamo atenção de vocês que se nada mudar a segunda-feira poderá ter uma tarde com 34 a 36ºC no Sul e parte do Vale.

Falando de temperatura é bom cuidar da saúde porque depois do aquecimento poderemos ter uma nova massa de ar frio lá pelos dias 2 a 4 de setembro!!

Tempo louco? Não…é o El Niño que deixa o inverno com grande variação de temperatura.
Vamos acompanhar!

Bookmark and Share