Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Calor aumenta em toda SC

13 de dezembro de 2017 0

A quarta-feira segue com uma massa de ar mais seco influenciando o tempo em Santa Catarina. Esse sistema meteorológico ajudou a trazer uma madruga mais amena/fresquinha em muita cidades e até com frio na Serra, onde os termômetros marcaram apenas 3,4°C em Bom Jardim da Serra.  Essas temperaturas mais baixas, junto com a umidade que avança do mar até o continente, mantém a nebulosidade mais presente durante a manhã em áreas entre o Litoral e os Planaltos.

No decorrer do dia, conforme a temperatura for subindo, essas nuvens vão gradativamente diminuindo, o sol aparece e a tarde deve ser marcada por muito calor em todo o estado. No Oeste o sol predomina durante todo o dia. O mapa abaixo mostra as temperaturas previstas pra tarde de hoje, vejam que elas passam dos 30°C em praticamente todas as regiões, com destaque pro Oeste onde pode chegar aos 36°C.

max1312

QUINTA-FEIRA AINDA MAIS QUENTE

Amanhã, o sol novamente aparece em todo estado, até mesmo com menor variação de nuvens. O destaque da quinta-feira vai ser as temperaturas, um ar mais quente vai passar por Santa Catarina trazendo temperaturas extremamente altas.

Máximas de até 37°C na região Sul, 36°C no Oeste, 35°C no Vale do Itajaí e Norte, e 33°C na Grande Florianópolis. Só chamo atenção, que por conta desse forte calor e da aproximação de uma frente fria, as nuvens aumentam ao longo da tarde e há chance de pancadas de chuva, principalmente no turno da noite, nas áreas próximas ao estado gaúcho. Pontualmente podem ocorrer temporais.

**Fonte: Ciram

Postado por:

Bianca Souza- Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Temperatura em elevação

12 de dezembro de 2017 0

A semana vai seguir com a presença do sol nesta quarta-feira em todas as regiões do Estado. No entanto, ele divide espaço com uma maior presença das nuvens, sobretudo no início do dia, nas áreas do Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. As temperaturas voltam a diminuir um pouco no amanhecer, mas rapidamente ao longo da manhã entram em elevação trazendo uma tarde quente como vocês podem ver pelo mapa abaixo:

mapserv

 

QUINTA-FEIRA DE CALOR

Este processo de aquecimento será a marca dos próximos dias. A previsão aponta que a partir de quinta-feira tenhamos as temperaturas da tarde passando facilmente da casa dos 30ºC em praticamente todo o Estado. Já na quinta há previsão de picos de 35 a 37ºC em áreas do Sul e Oeste. Apesar do sol aparecer em todas as regiões o turno da noite para sexta deverá ter aumento de nuvens devido a aproximação de uma frente fria. Chance pequena de chuva, sobretudo no Sul e Serra. No entanto, esta possibilidade é maior dentro da madrugada de sexta. Falando deste dia, destaco que o sol volta a aparecer em todas as regiões, mas com chance de uma chuva de verão devido o calor. Vejam só: acontecendo estas pancadas de chuva serão em pouquíssimas cidades, mas devido o calor, onde elas ocorrerem há chance de temporais.

 

Bookmark and Share

Manhã fria, tarde quente

11 de dezembro de 2017 2

Nesta terça-feira vamos ter pelo oceano a aproximação de um ar seco e frio. Isso deverá trazer uma grande variação da temperatura entre a manhã e a tarde. Condição que na meteorologia chamamos de amplitude térmica. A previsão é que o dia comece bem frio na Serra onde nos pontos altos as áreas de baixadas chegam ter até possibilidade de geada.  Abaixo as temperaturas para o início do dia:

Sem título

Esta temperatura baixa ocorre só na madrugada e primeiras horas da manhã. No próprio turno da manhã a temperatura sobe trazendo uma tarde quente, sobretudo no Oeste como o mapa abaixo mostra:

mapserv

A terça-feira tem o sol aparecendo com tempo seco em todas as cidades, mesmo naquelas onde o dia começa com nevoeiros devido a temperatura mais amena do amanhecer.

 

QUARTA COM ALGUMAS DIFERENÇAS

Apesar de não baixar tanto no amanhecer, a quarta-feira ainda tem um pouco esta amplitude térmica, mas principalmente pela elevação da tarde que promete ser mais quente. O sol aparece entre poucas nuvens em grande parte das cidades com um pouco mais de nebulosidade no Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

 

Bookmark and Share

O sol

07 de dezembro de 2017 3

A semana deverá terminar sob domínio de um ar seco em todas as regiões. O sol aparece pelo Estado sendo que de manhã no Litoral, Vale do Itajaí, Norte e Planalto teremos maior quantidade de nuvens. Ao longo do dia as temperaturas entram em elevação:

Sem título

Devido o aquecimento é que poucas cidades da faixa leste podem ter uma instabilidade passageira no final do dia.

FIM DE SEMANA

O sol não só irá aparecer como deverá predominar durante boa parte dos dois dias. O domínio será de uma massa de ar seco. As temperaturas entram em elevação trazendo tardes quentes com pontos na casa do 30°C, sobretudo no Norte, Oeste e Vale do Itajaí.

Bookmark and Share

Umidade do mar diminui, mas ainda tem instabilidade

06 de dezembro de 2017 0

A quinta-feira deverá ter menor influência da umidade do mar, mas terá a diminuição da pressão atmosférica a partir do Oeste. Esta condição traz a previsão de um dia com várias nuvens que permitem aberturas de sol, mas associada a momentos de chuva. A possibilidade é bem maior para o Oeste, Serra e Sul onde poderá ocorrer a qualquer hora entre as aberturas, sobretudo nas duas primeiras. Isoladamente poderá ser forte. Nas demais regiões, a chance de chuva existe, mas é menor já que boa parte do dia terá tempo seco. As temperaturas voltam a subir ao longo da tarde como o mapa abaixo mostra:

Sem título

SEXTA-FEIRA

O sol irá aparece entre nuvens em todas as regiões permitindo uma rápida elevação de temperatura, sobretudo no Oeste, Vale do Itajaí e Norte onde o calor é na casa dos 30°C em algumas cidades. Só destaco que no final do dia devido o calor poucas cidades entre o Norte e Vale do Itajaí poderão ter uma chuva de verão.

TENDÊNCIA DO FIM DE SEMANA

Se nada mudar nos próximos dias, o sol estará presente no sábado e no domingo que terão temperaturas elevadas típicas de verão. A condição do tempo também estará típica desta época do ano. Isto porque no sábado, o Litoral e as áreas próximas como Vale do Itajaí e Norte poderão ter aquela pancada de chuva passageira no final do dia. No entanto, isso é para poucas cidades destas regiões.

Bookmark and Share

Umidade do mar

05 de dezembro de 2017 0

Desde o mês passado um assunto tem sido bem comentando na previsão do tempo, a tal da umidade do mar. É ela que nesta quarta-feira interfere devido a presença de um centro de alta pressão atmosférica que está no oceano. O vento sopra muito de Nordeste que traz esta umidade do mar para o Norte, Vale do Itajaí e parte da Grande Florianópolis. Nestas regiões, especialmente as duas primeiras, a quarta-feira terá muita nebulosidade permitindo só algumas aberturas de sol. Nas demais regiões, o sol aparece mais só com momentos de maior quantidade de nuvens. Há chance de chuva, mas de forma passageira e mal distribuída, ou seja, só por algumas áreas.

Abaixo as temperaturas previstas para a tarde desta quarta:

Sem títuloQUINTA-FEIRA

O sol novamente irá aparecer entre nuvens em todas as regiões apesar de momentos de maior quantidade de nuvens permanecer. A umidade do mar diminui com o afastamento para o alto mar do centro de alta pressão. No entanto, a formação de nuvens mais carregadas dentro do RS acaba mantendo a chance de chuva para Santa Catarina. No decorrer do dia, chance maior para Sul, Serra e Oeste. Menor possibilidade desta instabilidade, pelo menos só em poucas cidades, na Grande Florianópolis, Vale do Itajai e Norte. Chamo atenção que as temperaturas ficam elevadas ao longo da tarde como vem ocorrendo nos últimos dias.

 

Bookmark and Share

Muitas nuvens, mas pouca chuva

04 de dezembro de 2017 0

A semana segue com tempo instável sobre o Estado. Nesta terça-feira as nuvens deverão predominar devido a umidade vinda do mar em conjunto com uma área longa de pressão baixa do ar sobre o Oeste. Apesar disso, a chance de chuva que existe é apenas passageira e poucas cidades. Boa parte do dia na maioria das cidades será apenas de muitas nuvens com aberturas de sol. As temperaturas não sobem tanto quanto na segunda, mas ainda trazem sensação de abafamento:

Sem título

 

QUARTA-FEIRA

O tempo segue apresentando bastante nebulosidade em todas as regiões, mas sobretudo no litoral e áreas próximas. A umidade do mar é a responsável por esta condição, inclusive apesar das aberturas de sol há chance de uma chuva bem passageira, mas em poucas áreas. No Oeste o sol aparece bem mais fazendo a temperatura subir. Este aquecimento é que mantém a chance de chuva de verão, pancadas mal distribuídas, entre a tarde/noite.

 

Bookmark and Share

Tem sol no fim de semana

01 de dezembro de 2017 0

O sol novamente irá aparecer neste sábado em todas as regiões do Estado. Na maior parte das cidades teremos domínio de ar seco. A umidade do mar, que tanto influenciou o tempo na semana, ainda segue neste sábado. Portanto, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte voltam a ter momentos nublados até com chuva passageira. Como o vento é mais Nordeste, esta umidade diminui no Sul onde a chance de instabilidade existe, mas é pequena. Abaixo o mapa com as temperaturas da tarde do sábado:

Sem título

DOMINGO

O sol novamente irá aparecer em todas as regiões. A umidade do mar diminui bastante com o vento Norte predominando. Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis tem maior cobertura de nuvens de manhã. O que muda é o tempo para o Oeste, Serra e Sul. As três regiões tem a presença do sol, mas com aumento de nuvens a partir do meio da tarde quando até o período da noite se abre uma “janela” para chuva passageira. Faz calor ao longo da tarde mais ou menos na intensidade de sábado.

Bookmark and Share

Instável em parte do Estado

01 de dezembro de 2017 0

Nesta sexta-feira ainda teremos a influência de ventos do quadrante Leste e Nordeste que são direções propícias para trazer umidade do mar para cidades do Sul, Vale do Itajaí, Litoral e Norte. Nelas hoje teremos muitas nuvens que tanto permitem aberturas de sol quanto provocam momentos de chuva. Mais nuvens no Sul, menos no Norte e Vale. As temperaturas trazem um certo abafamento em todas as regiões com as maiores no Oeste como o mapa abaixo mostra:

Sem título

Para quem está no Oeste, Meio Oeste e boa parte do Planalto a previsão é de um dia de sol e nuvens.

FIM DE SEMANA

Ele começa quase sem mudanças para sábado. A previsão é a mesma de hoje a não ser para o Sul. Nesta região a umidade do mar diminui permitindo maiores aberturas de sol. Ainda com chance de instabilidade, mas menor. As temperaturas sobem um pouco mais ao longo da tarde variando entre 25 e 27°C boa parte das áreas com picos acima de 30°C no Oeste. Para domingo, a umidade do mar diminui. A consequência é que o sol aparece entre momentos mais nublados em todas as regiões. Boa parte de Santa Catarina terá tempo seco. Porém, as cidades mais próximas do RS tem chance um pouco maior de chuva no final do dia.  Uma tarde quente com máximas próximas dos 30°C em muitas cidades, sobretudo no Oeste.

Bookmark and Share

Previsão do verão

30 de novembro de 2017 0

Durante esta semana tivemos novamente mais uma reunião do Fórum Climático Catarinense, encontro de meteorologistas do Estado, para elaborar a previsão climática dos próximos três meses, ou seja, o verão!

Nestes últimos meses do ano estamos com uma condição de La Niña. Para quem não lembra, podemos definir o fenômeno como o resfriamento da águas superficiais do oceano Pacífico na linha do Equador junto com aumento dos ventos da região, chamados de Alísios. A consequência aqui em Santa Catarina em meses de La Niña é a redução dos volumes de chuva, mas em períodos específicos do ano.

Abaixo tem um esquema que mostra tanto a previsão da chuva quanto da temperatura:

Sem título

Vejam que apesar de boa parte do Estado ter chuva normal a abaixo, há três regiões onde deveremos ter o contrário, ou seja, chuva do normal a acima. Em relação a temperatura a previsão que elas fiquem acima do padrão da estação.

 

Bookmark and Share