Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Umidade do mar

22 de agosto de 2017 0

Nesta terça-feira a nebulosidade voltou a predominar entre o Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis como uma das imagens da tarde mostra através do cinza claro. Isso ocorre devido o ar frio que entrou ontem já ter avançado para o mar. Esta condição traz para estas áreas de SC vento do oceano carregado de umidade.

mapserv

Amanhã, quarta-feira, esta umidade vinda do mar e instabilidades em níveis médios e altos da atmosfera vão continuar gerando nuvens para quem estiver no Norte, Vale do Itajaí, Planalto e Grande Florianópolis. Nestas 4 regiões há chance de chuva em momentos do dia. Nas demais regiões, essa umidade do mar não interfere fazendo com que tenhamos outro dia de sol e nuvens. As temperaturas da tarde ficam diferentes pelo Estado. Enquanto o Sul e o Oeste chegam ter 24 a 26°C as demais regiões ficam apenas com 18 a 20°C

 

QUINTA-FEIRA

A umidade do mar deverá seguir, mas estas instabilidades em níveis médios e altos da atmosfera diminuem. Diante disso, a quinta-feira deverá ter sol em todas as regiões apesar de Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis ainda terem o turno da manhã com muitas nuvens, mas praticamente sem instabilidade na maior parte das cidades. Chamo atenção que os catarinenses do Sul e do Oeste vão continuar com aquecimento durante à tarde. Previsão de 27 a 29°C, sobretudo no Oeste. Esse calor da tarde não ocorre nas outras regiões que ficam com 22 a 24°C.

 

Bookmark and Share

Ar frio aos poucos se afasta

22 de agosto de 2017 0

O centro da massa de ar frio, onde fica as menores temperaturas, já está mais sobre o mar e isso fez com que o amanhecer de hoje não tenha sido tão frio quanto ontem, pelo menos em boa parte do estado. Como o ar frio está indo para o sentido leste, para o mar, as cidades próximas ao Litoral ainda registraram temperaturas tão baixas quanto na segunda-feira.

-2°C  Morro da Igreja

-1,2°C  Morro das Torres

-0,6°C   Urubici

-0,3°C  Rio Rufino

-0,3°C   Bom Jardim da Serra

5°C   Araranguá

5,7°C   Chapecó

7,4°C   Florianópolis

8,9°C  Joinville

Est: Ciram/Inmet

Ontem tivemos pelo menos 31 cidades com temperaturas negativas, hoje esse número foi menor, apenas 5 como vemos na lista acima. Além dessa diferença nas temperaturas do amanhecer, entre ontem e hoje,  o ar frio indo para o mar acaba jogando umidade aqui pro continente, dessa forma a terça-feira tem o sol aparecendo, mas com uma quantidade maior de nuvens em alguns momentos do dia nas áreas entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte do estado.

Ao longo da terça-feira as temperaturas ficam um pouco mais agradáveis:

Sem título

UMIDADE DO MAR GANHA FORÇA

Amanhã, quarta-feira, a umidade do mar vai influenciar ainda mais o tempo entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte, que deverão ter um dia com muitas nuvens, algumas aberturas de sol, e a chance de chuva fraca é um pouco maior. Nas demais regiões o tempo não muda, o sol continua aparecendo entre nuvens.

Ao longo da semana o ar frio vai perder força. Vamos perceber isso mais nas temperaturas da tarde que vão gradativamente subindo. Podemos falar até de um pouco de calor neste turno para quem está no Oeste e Sul.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista

Bookmark and Share

Umidade do mar

21 de agosto de 2017 2

Amanhã, terça-feira, o sol volta a aparecer entre nuvens em todas as cidades. Apesar do centro do ar frio, onde as temperaturas são menores, já ir para o mar a terça-feira amanhece fria com termômetros indicando temperaturas bem próximas das que tivemos no amanhecer de hoje. O fato do ar frio ir para o mar interfere mais no regime de vento que passa a soprar de Leste/Nordeste em boa parte do Estado. Isso quer dizer que amanhã teremos um dia de sol e nuvens em todas as cidades, mas com predomínio das nuvens no Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis que recebem a umidade do mar através desses ventos. Apesar de ser em poucas cidades, áreas destas três regiões tem previsão de chuva fraca bem passageira.

Apesar do amanhecer frio, a tarde da terça terá temperaturas mais agradáveis com o mapa abaixo mostra:

Sem título

QUARTA-FEIRA

No meio da semana essa umidade do mar interfere ainda mais no tempo do Vale do Itajaí, Norte e Grande Florianópolis que deverão ter um dia com muitas nuvens, algumas aberturas de sol, mas com chuva fraca passageira. Nas demais regiões não muda muito ficando o dia com sol e nuvens.

Ao longo da semana o ar frio vai perder força. Vamos perceber mais nas temperaturas da tarde que vão gradativamente subindo. Podemos falar até de um pouco de calor neste turno para quem está no Oeste e Sul.

Bookmark and Share

Segunda-feira amanhece com 4°C NEGATIVOS

21 de agosto de 2017 2

Ao longo do domingo uma frente fria passou por Santa Catarina, provocou chuva em todas as regiões, e agora ela já está na altura de São Paulo, são essas nuvens coloridas na imagem de Satélite.

frent fria2108

Atrás da frente fria, veio um ar frio e seco, que ajudou a limpar o tempo e a levar as nuvens de chuva embora, ele também fez com que as temperaturas diminuíssem bastante nessa madrugada. Em muitas cidades da Serra, Meio Oeste e Planalto Norte os termômetros ficaram abaixo de zero, veja alguma delas registradas até as 08hs:

-4,1°C  Morro das Torres

-3,7°C   Morro da Igreja

-3,3°C   Bom Jardim da Serra

-3,1°C   São Joaquim

-3°C   Ponte Alta do Norte

-2,7°C   Urubici

-2,3°C   Curitibanos e Santa Cecília

-1,9°C  Água Doce e Monte Carlo

-1,8°C   Lages

-1,6°C   Frei Rogério

-1,5°C   São Cristóvão do Sul e Fraiburgo

-1,3°C   Rio Rufino

-1°C   Rio das Antas, Lebon Régis e Monte Castelo

-0,9°C  Abdon Batista, Campo Belo do Sul, Otacílio Costa e Bom Retiro

-0,8°C  Caçador

-0,7°C  Tangará e Painel

-0,6°C   Campos Novos, Brunópolis e Palmeira

-0,2°C   Arroio Trinta, Matos Costa e Videira

-0,1°C   Porto União

4,5°C   Chapecó

5,9°C   Criciúma

7,2°C  Florianópolis

7,8°C  Blumenau

Dados: Ciram

Como o ar frio também é seco, a segunda-feira vai ser um dia de sol com poucas nuvens na maior parte do estado. As temperaturas sobem um pouco, ficando entre 20 e 22°C na maior parte das cidades, sendo que na Serra não deve passar dos 13°C.

OUTRO AMANHECER GELADO

Amanhã o dia também deve começar  com temperaturas mais baixas, bem próximas das registradas no amanhecer dessa segunda-feira, mas já voltando a subir um pouco ais ao longo do dia, como podemos ver no mapa:

WhatsApp Image 2017-08-21 at 07.07.27

O ar frio aos poucos vai se afastando em direção ao oceano e vai jogar umidade do mar para as regiões do Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Dessa forma esses três regiões vão ter a presença do sol, mas comum um pouco mais de nuvens ao longo da terça-feira, as demais regiões seguem com o sol predominando.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista

Bookmark and Share

Tempo instável para o fim de semana

18 de agosto de 2017 0

O fim de semana deverá ter alguns sistemas meteorológicos influenciando o tempo para mudar o comportamento em relação a esta sexta-feira de sol. Não que ele esteja longe do estado amanhã, mas é que nesse sábado as nuvens voltam a predominar trazendo previsão de chuva. No turno da manhã, a chuva ocorre mais nas cidades próximas do PR devido as nuvens carregadas que vem do estado vizinho e da umidade do mar. Entre a tarde e a noite, há previsão de chuva em todas as regiões sendo o Sul a região com menor chance de instabilidade.

Vejam pelo mapa abaixo que a temperatura até sobe no Sul como hoje já ocorreu:

Sem títuloDOMINGO INSTÁVEL

A passagem de uma frente fria, sistema de chuva, vinda do RS traz um dia nublado com chuva mais na madrugada, manhã e parte da tarde. Isto porque ao longo do dia a chuva para e vamos ter períodos de aberturas começando pelo Oeste. Depois da frente fria vem um ar frio, ou seja, as temperaturas vão diminuir ao longo do domingo. A menor temperatura do dia não ocorre no amanhecer, mas no início da noite para segunda. Para terem ideia, à tarde do domingo tem previsão de apenas 16 a 18°C boa parte das cidades.

SEGUNDA FRIA

A semana que vem começa com sol, mas com temperaturas de inverno. Na Serra há chance de geada e temperaturas negativas nos pontos mais altos.

NAVEGAÇÃO

O vento sul entra no domingo até com rajadas entre a tarde/noite. Não se aconselha navegação a partir da noite de domingo para segunda devido as ondas em torno de 2 metros na costa.

Bookmark and Share

Semana termia com sol, mas vem chuva ao longo do sábado

18 de agosto de 2017 1

A sexta-feira é um dia de tempo seco, que já trouxe uma madrugada de céu mais limpo em praticamente todo estado, isso contribui para um amanhecer mais geladinho. A menor temperatura do dia foi de 1,3°C NEGATIVOS em Urupema, por volta das 06hs.

Esse ar mais geladinho também contribui para a formação de nevoeiros em alguns pontos da Serra, do Vale do Itajaí e do Norte, mas que se dissipam ainda pela manhã e dão lugar ao sol que aparece entre nuvens. Nas demais regiões o sol também aparece entre nuvens, com elas um pouco mais presentes no extremo norte do estado.

sat1808

As temperaturas seguem o mesmo comportamento dos últimos dias, na maior parte das cidades ficam entre 20 e 22°C durante a tarde, subindo um pouco mais no Oeste e no Sul onde pode chegar aos 26°C.

FIM DE SEMANA COM INSTABILIDADES

O sábado começa com sol entre nuvens em boa pare do estado. Mas, áreas de instabilidade entre o Sul do Paraguai e o Oeste do Paraná aos poucos vão avançar aqui para Santa Catarina. Dessa forma, teremos chuva no Oeste catarinense já pela manhã, e ao longo do dia essas instabilidades vão se espalhado, atingindo o Meio Oeste, o Norte e depois as outras regiões.

Nas cidades da Grande Florianópolis e do Sul a chance de chuva é menor, já que são as últimas regiões a receberam essa nebulosidade, que já chegam com intensidade mais fraca e também porque estarão se afastando para o mar. As temperaturas ficam amenas em todo o estado, com exceção da região Sul:

WhatsApp Image 2017-08-18 at 07.24.35

Já no domingo, teremos uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul e que vai passar rápido pelo nosso estado. A chuva dessa frente fria ocorre mais entre a madrugada e manhã de domingo, ao longo do dia o tempo volta a ter aberturas de sol.

Depois de uma frente fria, sempre vem um ar mais frio. As temperaturas da tarde de domingo já não sobem muito, mas amanhecer segunda-feira deve ser temperaturas mais baixas.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meterologia

Leandro Puchalski – Meteorologista

Bookmark and Share

Sol na sexta

17 de agosto de 2017 0

Amanhã, sexta-feira, vamos ter novamente a presença do sol em todas as regiões. No amanhecer há previsão de pontos de nevoeiros, mas que vão se dissipando ao longo do dia. As temperaturas seguem subindo mais no Oeste, mas com maior aquecimento no Sul em relação aos últimos dias. O mapa abaixo ilustra a previsão para a tarde desta sexta-feira:

Sem título

FIM DE SEMANA COM MUDANÇAS

O avanço de áreas de instabilidade a partir do PR e Sul do Paraguai traz um sábado nublado no Oeste e Norte onde a chuva já poderá ocorrer de manhã. Nas outras regiões, temos algumas aberturas, mas as nuvens vão ganhando espaço ao longo do dia com chance de chuva. As duas regiões com menor possibilidade de instabilidade são Sul e Grande Florianópolis. Durante à tarde, temperaturas entre 18 e 20°C no Planalto, 20 a 23°C boa parte das cidades e até 26 a 28°C no Sul onde o sol aparece mais.

No domingo, será a vez de uma frente fria trazer predomínio de nuvens e chuva entre a madrugada e a manhã. Ao longo do dia a chuva para e começam a ocorrer aberturas de sol. O vento sopra de Sul anunciando a chegada de uma nova massa de ar frio. Não deveremos ter um frio rigoroso, mas as temperaturas voltam para um patamar de inverno. No domingo à tarde não passam  muito dos 16 a 18°C boa parte das cidades. A segunda deverá amanhecer com temperaturas baixas até com chance de ser negativa com geada na Serra.

Bookmark and Share

Umidade do mar influencia parte do estado

17 de agosto de 2017 0

A quinta-feira começou com sol em praticamente todas as regiões do estado, mas a gente vai ter a umidade do mar influenciando o tempo ao longo do dia. Dessa forma as cidades entre o Litoral e os Planaltos tem o sol aparecendo em alguns momentos do dia, mas intercalando com períodos mais nublados, que podem até provocar uma instabilidade rápida em cidades do Norte catarinense.

Já no Oeste essa umidade do mar não chega, o sol predomina durante toda a quinta-feira e a temperatura até sobem um pouco mais, máxima de 25°C. Nas demais regiões, um dia mais ameno, máximas entre 20 e 22°C.

SEXTA-FEIRA

A semana deve terminar com sol entre nuvens em todo estado. Apesar da umidade do mar perder um pouco de intensidade, ela ainda deve provocar alguns momentos mais nublados em cidades entre o Litoral e os Planaltos, mas mesmo assim, a sexta-feira é um dia de tempo seco.

As temperaturas seguem bem parecidas, aquecendo um pouco mais no Oeste e no Sul, onde a máxima se aproxima dos 26°C.

WhatsApp Image 2017-08-17 at 07.16.13

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista

Bookmark and Share

Variação de nuvens

16 de agosto de 2017 0

A quinta-feira terá novamente períodos bem nublados em boa parte do Estado. O motivo são os ventos que irão soprar do mar trazendo umidade para formar a nebulosidade. Com isso, apesar do sol aparecer em todas as regiões ele estará bem mais presente no Oeste onde a umidade do mar não chega. Para que está mais ao Norte, há chance até de uma chuva passageira, mas poucas áreas.

Durante o turno da tarde, as temperaturas voltam a subir mais no Oeste como o mapa abaixo mostra:

Sem título

SEXTA-FEIRA

A semana termina com a presença do sol em todas as regiões. Ainda há momentos de mais nuvens em algumas áreas, mas muito nas cidades do Norte mais próximas do PR. Durante à tarde as temperaturas deverão subir mais no Sul e no Oeste onde ficam entre 24 e 26°C. Em boa parte das cidades, temperaturas mais entre 20 e 23°C

TENDÊNCIA DO FIM DE SEMANA

O sol aparece, mas a nebulosidade deverá predominar com chance de chuva em todo o estado mais entre final de sábado e o domingo de manhã. Um destaque maior para a temperatura. No sábado ela deverá subir muito no Sul, mas no domingo a previsão é que vá diminuindo no decorrer do dia quando uma nova massa de ar frio deverá chegar a SC.

Bookmark and Share

Quarta de tempo seco em quase todo estado

16 de agosto de 2017 0

A quarta-feira segue com nuvens mais carregadas, nuvens de chuva, sobre o estado do Paraná, como as imagens de satélite mostram. Essa condição faz com que em alguns momentos do dia a gente tenha uma nebulosidade maior em cidades do Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Essas nuvens deixam o sol aparecer, ele aparece bem mais do que na terça-feira, mas essas nuvens podem provocar uma chuva fraca, mas isso com chance maior nas áreas mais próximas do Paraná.

sat1608

 

Nas demais regiões o dia vai ser  de sol e tempo firme. No fim do dia, as nuvens devem aumentar no Sul do estado porque voltaremos a ter influencia da umidade vinda do mar.

As temperaturas sobem um pouco mais, já que teremos uma maior presença do sol nesta quarta-feira, máximas entre 22 e 24°C em boa parte das cidades.

UMIDADE DO MAR

Amanhã deveremos ter a umidade vinda do mar influenciando o tempo em parte de Santa Catarina, isso porque um ar seco está sobre o mar e com ajuda dos ventos joga umidade aqui pro continente. Essa condição vai deixar o tempo instável entre o Litoral e os Planaltos, um dia de muitas nuvens, que intercalam aberturas de sol com uma ou outra pancada de chuva.  No Oeste e Meio Oeste essa umidade não chega, e nessas duas regiões o sol continua aparecendo com tempo seco na quinta-feira.

As temperaturas seguem parecidas com as de quarta-feira, quase não mudam, outra tarde com 21 a 23°C na maior parte do estado.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista

Bookmark and Share