Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Menor temperatura do ano

26 de junho de 2017 0

O ar seco que comanda o tempo em Santa Catarina e trouxe uma madrugada de céu mais limpo, ajudou na perda de radiação e consequentemente as temperaturas baixaram nas últimas horas.  

Na cidade de Bom Jardim da Serra, por volta das 08 hs da manhã, os termômetros marcaram 5,7°C NEGATIVOS. Essa é a menor temperatura do ano registrada aqui no estado até o momento. 

Importante ressaltar que é esse “frio” é isolado e rápido. Isolado porque é em poucos pontos da Serra que ele é mais forte, exemplo que podemos ver abaixo.

Enquanto no centro de Bom Jardim da Serra tivemos -5,7°C,  lá no alto do Morro da Igreja, que pertence ao mesmo município, no mesmo horário o dia amanhecia com 12,7°C.

-5,3°C  Bom Jardim da Serra

12,7°C   Morro da Igreja

-1°C  São Joaquim

3,5°C   Urubici

Esse frio também é rápido, já que o ar é seco, assim que o sol for nascendo e os primeiros raios solares forem aparecendo as temperaturas vão subindo. Durante a tarde devemos ter temperaturas na casa dos 20°C na região da Serra.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista

 

Bookmark and Share

Semana começa com sol em SC

26 de junho de 2017 0

A semana começa com uma massa de ar seco comandando o tempo em todas as regiões de Santa Catarina, a mesma que influenciou o tempo no fim de semana. Uma das características do ar seco é manter o céu mais limpo, com pouca nebulosidade, condição que vemos na imagem de satélite dessa madrugada.

mapserv (8)

Essa condição de céu mais limpo e tempo seco contribui para a perda de radiação ao longo da noite, ou seja, isto explica porque em noites secas e claras a superfície se resfria bem mais que em noites úmidas ou com nuvens. E essa segunda-feira aconteceu isso, inclusive com temperaturas negativas na Serra ás 05hs da manhã:

-4,4°C  Bom Jardim da Serra

-0,3°C   São Joaquim

3,5°C    Urubici

Mas esse frio é rápido, conforme o sol for aparecendo as temperaturas vão subindo rapidamente, trazendo um dia bem agradável e até com aquecimento. Durante a tarde chega aos 28°C no Sul, 27°C no Oeste, 25°C na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí. Na Serra, depois do amanhecer gelado, faz 20°C.

O sol predomina em todas as regiões, só que com um pouco mais de nuvens nas cidades da Grande Florianópolis, Vale e Norte ainda por conta da umidade do mar que avança um pouco pra essas áreas.

SEM MUDANÇAS PRA AMANHÃ

A terça-feira será outro dia de tempo seco em todas as regiões de Santa Catarina. De maneira geral o sol predomina, mas com um pouco mais de nuvens se comparado com essa segunda-feira.

Novamente teremos uma madrugada/amanhecer ameno, por conta da perda de radiação. Ao longo do dias as temperaturas voltam a subir e faz até calor, principalmente no Oeste e Sul do estado, onde se aproxima dos 27 a 29°C.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista

Bookmark and Share

Fim de semana para aproveitar

23 de junho de 2017 0

Amanhã, sábado, vamos ter outro dia de sol e nuvens pelo Estado. Ele continua predominando no Sul e Oeste onde as tardes vão continuar quentes com previsão de 26 a 28ºC. Nas demais regiões, o sol também vai estar presente nos dois dias, mas com momentos mais nublados devido a influência de umidade que vem do mar. Isso ocorre porque o forte ar frio lá do início da semana já está no mar fazendo o vento soprar do oceano.

Uma das imagens da tarde de hoje, sexta-feira, mostra como essa umidade ajuda a trazer nuvens, cinza claro, para a faixa entre Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Planalto:

Sem títuloEssa é a condição prevista para o fim de semana. Como a umidade que vem do mar é pouca, tem pontos momentos de vento Noroeste que é mais seco, a chance de alguma instabilidade fraca até existe, mas ocorrendo será em pouquíssimas cidades da faixa Leste e mesmo assim passageiro.

As temperaturas não baixam tanto ao longo das noites, o frio é mais restrito ao Planalto e Meio Oeste. Durante as tardes temperaturas bem agradáveis com 22 a 24ºC boa parte das cidades.

POUCAS MUDANÇAS NA SEMANA QUE VEM

Se nada mudar, Santa Catarina quase não deverá ter chuva até o final do mês, ou seja, se não for toda pelo menos a maior parte da próxima semana será de sol. Vejam pelo mapa abaixo que apenas parte da faixa leste mostra um volume muito pequeno, algo associado a chuviscos passageiros:

mapserv (2)

Bookmark and Share

Circulação marítima continua

23 de junho de 2017 0

O ar frio dos últimos dias já está totalmente sobre o oceano, e já não influencia as temperaturas aqui no estado. Isso fez com que na última noite as temperaturas não tenham baixado tanto, ou seja, não tivemos frio como nas últimas madrugadas.

A gente consegue perceber bastante essa diferença olhando, na tabela abaixo, a comparação das mínimas registradas nos 3 últimos dias. Vejam que em Criciúma, por exemplo, tivemos um amanhecer com 5°C lá na quarta-feira e hoje a cidade amanheceu com quase 13°C, uma diferença bem grande e que trouxe nessa sexta-feira um amanhecer bem mais agradável.

MINIMAS_SEMANA

Dados: Ciram/Epagri

Como o ar frio está no mar, os ventos desse sistema meteorológico acabam jogando através dos ventos umidade lá do mar aqui pro continente, a famosa circulação marítima. Essa condição faz com que o tempo nessa sexta-feira seja marcado novamente por muitas nuvens no Planalto, na Grande Florianópolis, no Norte e no Vale do Itajaí, essa nebulosidade permite algumas aberturas de sol, mas também provocam um chuvisco isolado e passageiro em alguns momentos. No Sul e no Oeste o sol continua predominando com pouca nebulosidadeNa Serra, as nuvens são mais de manhã.

Onde o sol aparece mais, Oeste e Sul, as temperaturas sobem mais e faz até um “calorzinho” de 25/26°C na tarde de hoje.. Já onde a nebulosidade predomina as temperaturas seguem amenas, não passando muito dos 20 a 22°C.

FIM DE SEMANA

Durante os dois dias o sol vai continuar aparecendo em todas as regiões, mas ainda predominando no Sul e Oeste. As demais regiões seguem com períodos nublados só que muito nos extremos dos dias, ou seja, o sol vai conseguir aparecer um pouco mais. Chance de instabilidade do Litoral ao Centro só muito passageira e pouquíssimas cidades. Período mais propício, noites/madrugadas.

As temperaturas não baixam tanto ao amanhecer trazendo um pouquinho de frio mais no Planalto e Meio Oeste. Durante as tardes temperaturas entre 22 e 24ºC boa parte das cidades, mas subindo para picos de 26 a 28°C no Sul e Oeste.

Postado por:

Leandro Puchalski – Meteorologista
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

 

 

Bookmark and Share

Umidade do mar

22 de junho de 2017 0

O tempo pouco vai apresentar mudança nessa sexta-feira. Amanhã novamente vamos ter um dia de sol predominando no Sul e Oeste. O forte ar frio que entrou no início da semana está no mar fazendo os ventos soprarem úmidos do oceano. Isso provoca um dia bem diferente no Planalto, na Grande Florianópolis, no Norte e no Vale do Itajaí que terão novamente muitas nuvens, pouco sol e até um chuvisco isolado e passageiro. Na Serra, as nuvens são mais de manhã.

Essa condição diferente do tempo interfere nas temperaturas. Vejam pelo mapa abaixo que no Sul e Oeste elas sobem bem mais:

Sem título

FIM DE SEMANA

Durante os dois dias o sol vai continuar aparecendo em todas as regiões, mas ainda predominando no Sul e Oeste. As demais regiões seguem com períodos nublados só que muito nos extremos dos dias, ou seja, o sol vai conseguir aparecer um pouco mais. Chance de instabilidade do Litoral ao Centro só muito passageira e pouquíssimas cidades. Período mais propício, noites/madrugadas.

As temperaturas não baixam tanto ao amanhecer trazendo um pouquinho de frio mais no Planalto e Meio Oeste. Durante as tardes temperaturas entre 22 e 24ºC boa parte das cidades, mas subindo para picos de 26 a 28ºC no Sul e Oeste.

 

Bookmark and Share

Umidade segue avançando do mar

22 de junho de 2017 0

A massa de ar frio que baixou as temperaturas durante toda a semana já se afastou do estado e está agora sobre o Oceano. A imagem abaixo mostra como o centro da massa de ar frio está longe da costa catarinense.

VENTOMAR2206

Percebam que os ventos dessa massa de ar frio sopram no sentido anti-horário,  fazendo com que ventos de leste/nordeste chegam até o nosso Litoral, Vale do Itajaí, Norte e Planaltos trazendo umidade.

Dessa forma, a quinta-feira tem o tempo influenciado pela circulação marítima, ou seja, vamos ter outro dia de muitas nuvens, pouco sol e até uma chuva fraca e passageira. O sol só predomina com tempo seco no Sul e no Oeste, áreas onde os ventos úmidos do mar não chegam.

Como o ar frio já está bem afastado, as temperaturas já não foram tão baixas nessa madrugada/amanhecer, inclusive não tivemos nenhum registro de temperatura negativa em Santa Catarina hoje.  Isso acaba refletindo nas temperaturas da tarde, que sobem um pouco mais e ficam agradáveis. Durante a tarde tem até previsão de aquecimento para o Sul e Oeste, 24 a 25°C, nas demais regiões 20 a 22°C.

SEXTA-FEIRA QUASE IGUAL

Como o centro do ar frio segue sobre o mar quase no mesmo lugar, o tempo não muda. Sol e poucas nuvens no Sul e Oeste. Nas demais regiões, novamente muitas nuvens, menos sol e até chance de chuva fraca passageira entre Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. O frio apesar de estar presente no amanhecer já é mais fraco. Durante à tarde aquece com previsão de 25 a 26°C no Sul e Oeste. Nas outras áreas,  20 a 22°C.

TENDÊNCIA DO FIM DE SEMANA

O sol aparece em todas as regiões. Nos extremos dos dois dias muitas nuvens no Norte, Vale do Itajaí, Planalto e Grande Florianópolis. Só na madrugada de sexta para sábado é que poucas áreas do Leste podem ter uma instabilidade fraca. As temperaturas seguem mais elevadas no Oeste e Sul.

Bookmark and Share

Poucas mudanças

21 de junho de 2017 0

O ar frio que vem trazendo as baixas temperaturas dessa semana está com o seu centro, onde o frio é mais forte, sobre o oceano. A figura abaixo ilustra o centro do ar frio através da pressão atmosférica:

mapserv (1)

Quando isso ocorre temos a umidade avançando do mar e interferindo o tempo em parte de Santa Catarina. Nessa quinta-feira vamos ter novamente muitas nuvens, pouco sol e até uma chuva fraca passageira no Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Planalto, mas especialmente nas três primeiras regiões. Como foi hoje, amanhã o sol predomina com tempo seco no Sul e Oeste.

As temperaturas seguem baixas entre a noite e o amanhecer de quinta, mas menos do que já ocorreu no início da semana. Isso vai ajudar a trazer temperaturas mais agradáveis. Tem até previsão de aquecimento para o Sul e Oeste, 24 a 25ºC.

SEXTA-FEIRA QUASE IGUAL

Como o centro do ar frio segue sobre o mar quase no mesmo lugar, o tempo não muda. Sol e poucas nuvens no Sul e Oeste. Nas demais regiões, novamente muitas nuvens, menos sol e até chance de chuva fraca passageira entre Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. O frio apesar de estar presente no amanhecer já é mais fraco. Durante à tarde aquece com previsão e 25 a 26ºC no Sul e Oeste. Nas outras áreas,  20 a 22ºC.

TENDÊNCIA DO FIM DE SEMANA

O sol aparece em todas as regiões. Nos extremos dos dois dias muitas nuvens no Norte, Vale do Itajaí, Planalto e Grande Florianópolis. Só na madrugada de sexta para sábado é que poucas áreas do Leste podem ter uma instabilidade fraca. As temperaturas seguem mais elevadas no Oeste e Sul.

Bookmark and Share

Inverno começou na madrugada

21 de junho de 2017 0

A estação mais fria do ano começou oficialmente, de forma astronômica, ás 01h24 min desta quarta-feira. O primeiro dia da estação amanhece com frio em todas as regiões, mas já não tanto quanto ontem.

A menor temperatura desta madrugada foi em Bom Jardim da Serra com -0,8°C ás 00h. Em São Joaquim,, podemos perceber que o frio não foi tão forte, alguns pontos da cidade registram 6°C nesse início de manhã, diferentemente de ontem quando registraram -3°C.

As temperaturas ao longo da tarde passam um pouco dos 20°C ficando abaixo disso só na Serra e Planalto Norte, próximas a 16°C, com mo mapa mostra.

tempe_quarta

A quarta-feira terá presença do sol em todo estado, mas com momentos de muitas nuvens, especialmente na Serra, Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

AR FRIO VAI PERDER FORÇA

As noites da semana ainda serão um pouco frias, mas vamos perceber que a cada amanhecer os termômetros mostrarão temperaturas não tão baixas. Isso acaba refletindo nas tardes que começam ficar mais agradáveis até com certo aquecimento, só que isso mais no Sul e Oeste.

PARTE DE SANTA CATARINA INSTÁVEL

Entre quinta e sexta o centro do ar frio estará no mar. Isso faz o vento soprar do oceano mantendo a nebulosidade entre Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte que entre as aberturas voltam ter chance de chuva fraca passageira. Demais regiões, dois dias de sol e nuvens.

Bookmark and Share

O frio segue, mas perde força

20 de junho de 2017 0

Entre essa noite e o amanhecer de amanhã, quarta-feira, vamos ter novamente um período de inverno em todas as regiões. Faz frio nas primeiras horas da manhã mais ou menos na intensidade de hoje cedo, mas com algumas áreas os termômetros marcando algo um pouco acima. Um exemplo é a Serra onde a previsão é para temperaturas próximas de 0ºC, mas positivas.

Uma das imagens dessa terça-feira mostra que tivemos muitas nuvens em parte de SC, cinza claro:

mapserv (1)

A quarta-feira também terá momentos de muitas nuvens, especialmente na Serra, Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. O sol aparece, mas bem mais no Sul e Oeste. As temperaturas ao longo da tarde passam um pouco dos 20ºC ficando abaixo disso na Serra e Planalto Norte, 16 a 18ºC.

AR FRIO VAI PERDER FORÇA

As noites da semana ainda serão um pouco frias, mas vamos perceber que a cada amanhecer os termômetros mostrarão temperaturas não tão baixas. Isso acaba refletindo nas tardes que começam ficar mais agradáveis até com certo aquecimento, só que isso mais no Sul e Oeste.

PARTE DE SANTA CATARINA INSTÁVEL

Entre quinta e sexta o centro do ar frio estará no mar. Isso faz o vento soprar do oceano mantendo a nebulosidade entre Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte que entre as aberturas voltam ter chance de chuva fraca passageira. Demais regiões, dois dias de sol e nuvens.

 

 

Bookmark and Share

Inverno 2017

20 de junho de 2017 0

Este ano o Inverno começa oficialmente, às 01h24min do dia 21 de Junho.

HORÁRIO E DATA?

A definição do dia e do horário para início de uma estação faz parte da astronomia. Mas como as estações são subdivisões do ano baseados em padrões climáticos, temos uma ligação direta com a meteorologia.

A terra gira em torno do sol, e sua inclinação faz com que, em certas épocas do ano, um hemisfério receba a luz do Sol por um tempo maior do que o outro hemisfério. Isto é a principal causa das estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.

O início do inverno, essa data e horário, representa o momento em que a luz solar atinge a maior declinação de acordo com a linha do Equador, como a imagem abaixo ilustra. De maneira mais simples, o solstício de inverno é marcado pelo dia mais curto do ano aqui no hemisfério sul e até a próxima estação, primavera, as noites sempre serão mais longas que os dias.

inverno

CARACTERÍSTICAS DO TEMPO QUE MARCAM A ESTAÇÃO

- A incidência de raios solares é menor nessa estação, fator que ajuda no registro das menores temperaturas do ano;

- Maior frequência de nevoeiros;

- Registros de geadas em cidades da Serra e dos Planaltos;

-  Maior probabilidade de episódios de neve;

- As chuvas são ocasionadas  pela passagem de frentes frias.  Isso deixa os volumes de chuva melhor distribuídos  pelo Estado.  É normal ter instabilidades ao mesmo tempo em todas as regiões;

- Entrada de ar frio polar logo após as frentes frias (logo após a chuva). O ar frio é o responsável pela queda das temperaturas.

PREVISÃO PARA O INVERNO 2017

O inverno deste ano será dentro da normalidade, o que chamamos na meteorologia de neutralidade climática. Isso significa que não temos nenhum fenômeno climático de escala global, como El Niño ou La Niña, para alterar completamente o padrão dessa estação.

De maneira geral o trimestre segue com volumes menores de chuva em relação ao Outono. Nesses primeiros dias de inverno teremos volumes baixos de chuva, que deverão ocorrer, mais na faixa leste do estado.

Em Julho os volumes de chuva variam entre 70 e 140 mm na maior parte das cidades. Só nas regiões do Oeste e Meio Oeste é que normalmente chove um pouco mais, podendo acumular 170 mm.

As temperaturas também devem ficar dentro do padrão da estação. Com ondas de frio mais intensas e duradouras, dias seguidos de frio mais forte.

 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

 

Bookmark and Share