Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

O Blog do Puchalski mudou!

20 de dezembro de 2017 0

download (4)

 

Olá! O Blog do Puchalski está agora no NSC Total, o portal que reúne todos os jornais e rádios da NSC Comunicação.

Para acompanhar as publicações do colunista, acesse: www.nsctotal.com.br/colunistas/puchalski

 

Bookmark and Share

Nível dos rios abaixo do normal em SC

19 de dezembro de 2017 0

Boa parte do segundo semestre de 2017 foi marcado por volumes de chuva abaixo do que normalmente ocorre nesse período, com destaque pros meses de Julho e Setembro, que tiveram pouquíssimos episódios de chuva aqui no estado.  Pra gente ter uma ideia em todo o mês de Julho choveu apenas 9,4 mm em Florianópolis, quando o normal seria um valor entre 90 a 110 mm.

Já a estiagem, contribui para que das 49 estações monitoras pelo setor de hidrologia da Epagri, 8 estejam em situação de Emergência, ou seja em regime hídrico extremo. Outras 10 estações se encontram em situação de Alerta e mais 5 em situação de Atenção. Isso quer dizer que todas essas 23 estações se encontram com o nível do rio abaixo do normal, dados divulgados nesta terça-feira (19).

RIOS1912                                                                                                                              Nível dos rios. Fonte: Epagri

Em situação de EMERGÊNCIA encontram-se rios nas cidades de: Concórdia, São Martinho, Chapadão do Lageado, São João Batista, Camboriú, José Boiteux e Timbó.
Em situação de ALERTA encontram-se rios nas cidades de: Itapiranga, Canoinhas, Rio Negrinho, Salete, Otacílio Costa, Palhoça e Forquilhinha.
Em situação de ATENÇÃO encontram-se rios nas cidades de: Saudades, Passos Maia, Joaçaba e Orleans.

Como listado acima, o Rio Camboriú encontra-se em estado de emergência, com o seu nível muito abaixo do normal. Isso acaba prejudicando a captação de água e o abastecimento da população pode ser afetado nos próximos dias, isso nos municípios de Camboriú e Balneário Camboriú. Desde já é necessário repensar o uso da água, e tentar economizar o máximo possível.

Outro destaque desses baixos volumes de chuva, é que eles também acabaram contribuindo para que vegetação ficasse muito seca, e consequentemente os focos de incêndio/queimadas foram maiores este ano aqui em Santa Catarina. Inclusive, 2017 já é considerado o ano com mais focos de incêndio desde 2004, com 2437 focos entre 1° de Janeiro e hoje.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

 

Bookmark and Share

Mais nuvens na faixa leste

19 de dezembro de 2017 0

A terça-feira começa ainda com muitas nuvens nas áreas entre o Litoral, Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte por conta da umidade que avança do mar com ajuda dos ventos que sopram de Sudeste. O dia segue com muitas nuvens e poucas aberturas de sol nessas regiões, onde uma chuvinha fraca pode ocorrer nos extremos do dia, nas primeiras horas da manhã e depois lá no final do dia.

Nas demais regiões, cidades entre o Oeste e os Planaltos, o sol aparece bastante nessa terça-feira, mas as nuvens voltam a aumentar ao longo da tarde trazendo novas pancadas de chuva com descargas elétricas.

As temperaturas voltam a ficar um pouco mais elevadas, sobretudo no Oeste onde pode chegar aos 32°C durante a tarde:

max1912

CONDIÇÃO TÍPICA DE VERÃO

A quarta tem o sol aparecendo em boa parte do dia, mas sempre com uma maior presença das nuvens nas áreas entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte.  O vento muda de direção, passa a soprar de Norte/Nordeste, e isso contribui para que as temperaturas subam novamente, se aproximando dos 27 a 30°C em boa parte das cidades. Teremos sensação de abafamento por conta de um ar mais úmido que estará sobre o nosso estado.

O calor novamente ajuda a trazer aquelas pancadas de chuva entre o final de tarde e o início da noite, de forma isolada, em poucos lugares. Mas vale destacar que essas pancadas podem vir com descargas elétricas.

O verão começa oficialmente, na quinta-feira, e o primeiro dia da estação deve ser bem quente e úmido em todo estado.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

*Fonte: Ciram

Bookmark and Share

Temperaturas mais agradáveis

18 de dezembro de 2017 0

Depois de um fim de semana de muito sol, calor e que acabou com diversos temporais pelo estado, a semana começa com as condições um pouco diferentes.

Os temporais de ontem ocorreram por conta da chegada de uma frente fria, sistema de chuva, que acabou potencializando as nuvens quando encontrou um ar muito quente sobre Santa Catarina. Esses temporais vieram com ventos fortes, descargas elétricas e até granizo em algumas cidades. Pra gente ter ideia o vento chegou aos 114 km/h na noite ontem em Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte.

A frente fria já se afastou do nosso estado, já está no oceano, como podemos ver na imagem de satélite abaixo. Mas percebam, na mesma imagem, que temos ainda muitas nuvens sobre parte de Santa Catarina.

1812

Dessa forma a segunda-feira é um dia de muitas nuvens nas áreas entre o Litoral, Vale do Itajaí e Norte,  com momentos de céu nublado, que deixam o sol aparecer só por meio de aberturas. Nas áreas entre o Oeste e os Planaltos o sol aparece bem mais ao longo do dia. Só destacamos que há chance de chuva a qualquer hora do dia nas cidades mais próximas do Paraná, Planalto Norte,  e nas demais regiões as instabilidades ocorrem, de forma pontual, no fim do dia.

As temperaturas, ficam bem mais agradáveis em relação ao que vinha fazendo, aquecendo um pouco só no Oeste catarinense.

max1812TERÇA-FEIRA

Amanhã o sol volta a aparecer  bem mais em todas as regiões do estado, mas por conta do calor que volta a ser um pouquinho maior ao longo da tarde, há chance de novas pancadas de chuva no final do dia. Essa condição segue ao longo da semana, condição típica de verão, sol e calor, com as famosas pancadas de chuva nos finais de tarde.

As máximas ficam entre 26 e 28°C em boa parte das cidades, passando dos 30°C só no Oeste, Meio Oeste e pontos do Vale do Itajaí.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

*Fonte: Ciram

Bookmark and Share

Calor segue forte até domingo

15 de dezembro de 2017 0

Uma frente fria que avançou ontem pelo Rio Grande do Sul, agora está passando pelo oceano na altura do nosso estado. Esse sistema meteorológico acaba mandando um pouco de nuvens, principalmente ao longo da manhã, para cidades entre o Vale do Itajaí, Norte e Litoral norte do estado. Essas três regiões podem até registrar uma chuva pontual e passageira nas primeiras horas da manhã. Ao longo do dia essa condição muda.

sexta

A imagem de satélite do amanhecer desta sexta-feira mostra bem as nuvens da frente fria, em sua maioria sobre o mar. Perceba que sobre o estado gaúcho nós já temos um ar mais seco, que deixa o céu com pouca nebulosidade (área escura na imagem). Esse ar mais seco chega aos poucos ao nosso estado, isso ao longo do dia, e dessa forma o sol vai aparecer bastante e até predominar em boa parte das regiões. As temperaturas seguem altas, novamente passam dos 30°C em muitas cidades, como o mapa mostra.

max1512

Só chamamos atenção que todo esse calor traz possibilidade de pancadas isoladas entre a tarde e a noite de hoje, com chance maior para áreas entre o Oeste, Meio Oeste, Planaltos, Litoral Sul e Vale do Itajaí. Essas pancadas de chuva podem vir com temporais.

FIM DE SEMANA SEGUE QUENTE

Um ar mais quente e úmido vai garantir a presença do sol entre nuvens ao longo dos dois próximos dias em Santa Catarina. Esse último final de semana de primavera também vai continuar sendo marcado por temperaturas típicas do auge do verão, com máximas novamente passando da casa dos 30°C em boa parte das cidades. O calor deve ser um pouco maior no domingo, quando pode chegar aos 38°C em pontos do Vale do Itajaí.

Condição típica da estação mais quente do ano, por isso há chance de pancadas de chuva tanto no final do sábado, quanto no final do domingo, isso em todo o estado.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

**Fonte: Ciram

Bookmark and Share

Mais um dia muito quente

14 de dezembro de 2017 0

A quarta-feira foi bastante quente em todo o estado, as temperaturas passaram dos 36°C no extremo oeste e dos 30°C na Serra. Separamos alguns dados de ontem pra vocês terem ideia do calor que tivemos.

36,4°C  Itapiranga

34,8°C   Caibi

34,8°C  Ouro

34,2°C  Campo Belo do Sul

32,8°C  Siderópolis

30°C  Indaial

30°C  Joinville

28,6°C  Águas Mornas

Achou essas temperaturas altas? Então é melhor se preparar porque a tarde desta quinta-feira promete ser ainda mais quente, isso em todas as regiões. A previsão indica temperaturas de até 37°C no Sul do estado, como o mapa abaixo mostra.

max1412

O sol aparece entre nuvens em boa parte do estado, só no Norte e no Vale do Itajaí é que as nuvens aparecem um pouco mais. Chamo atenção que todo esse calor previsto pra hoje, combinado com a aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul, acabam aumentando a nebulosidade ao longo do dia e até podem provocar algumas pancadas de chuva no final da quinta-feira. Essa chance de chuva é maior para as cidades próximas ao estado gaúcho.

mapserv (2)

Na imagem de satélite desta manhã, já conseguimos observar nuvens de chuva formadas pela frente fria. Lembrando que a chuva em Santa Catarina ocorre em forma pancadas, ou seja, em poucos lugares. Mas por conta do calor não podemos descartar a chance de temporais isolados.

SEXTA-FEIRA

A frente fria vai estar no oceano, mas acabada deixando o dia com muitas nuvens em Santa Catarina. Essa nebulosidade associada ao calor, que novamente será forte, provoca algumas pancadas de chuva ao longo do dia.  Dessa forma a sexta-feira tem o sol aparecendo entre nuvens, intercalando com essas pancadas isoladas.

As temperaturas se aproximam dos 33 a 35°C em boa parte das cidades, devendo passar disso em áreas entre o Vale do Itajaí e Norte do estado.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

**Fonte: Ciram

Bookmark and Share

Calor aumenta em toda SC

13 de dezembro de 2017 0

A quarta-feira segue com uma massa de ar mais seco influenciando o tempo em Santa Catarina. Esse sistema meteorológico ajudou a trazer uma madruga mais amena/fresquinha em muita cidades e até com frio na Serra, onde os termômetros marcaram apenas 3,4°C em Bom Jardim da Serra.  Essas temperaturas mais baixas, junto com a umidade que avança do mar até o continente, mantém a nebulosidade mais presente durante a manhã em áreas entre o Litoral e os Planaltos.

No decorrer do dia, conforme a temperatura for subindo, essas nuvens vão gradativamente diminuindo, o sol aparece e a tarde deve ser marcada por muito calor em todo o estado. No Oeste o sol predomina durante todo o dia. O mapa abaixo mostra as temperaturas previstas pra tarde de hoje, vejam que elas passam dos 30°C em praticamente todas as regiões, com destaque pro Oeste onde pode chegar aos 36°C.

max1312

QUINTA-FEIRA AINDA MAIS QUENTE

Amanhã, o sol novamente aparece em todo estado, até mesmo com menor variação de nuvens. O destaque da quinta-feira vai ser as temperaturas, um ar mais quente vai passar por Santa Catarina trazendo temperaturas extremamente altas.

Máximas de até 37°C na região Sul, 36°C no Oeste, 35°C no Vale do Itajaí e Norte, e 33°C na Grande Florianópolis. Só chamo atenção, que por conta desse forte calor e da aproximação de uma frente fria, as nuvens aumentam ao longo da tarde e há chance de pancadas de chuva, principalmente no turno da noite, nas áreas próximas ao estado gaúcho. Pontualmente podem ocorrer temporais.

**Fonte: Ciram

Postado por:

Bianca Souza- Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Temperatura em elevação

12 de dezembro de 2017 0

A semana vai seguir com a presença do sol nesta quarta-feira em todas as regiões do Estado. No entanto, ele divide espaço com uma maior presença das nuvens, sobretudo no início do dia, nas áreas do Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. As temperaturas voltam a diminuir um pouco no amanhecer, mas rapidamente ao longo da manhã entram em elevação trazendo uma tarde quente como vocês podem ver pelo mapa abaixo:

mapserv

 

QUINTA-FEIRA DE CALOR

Este processo de aquecimento será a marca dos próximos dias. A previsão aponta que a partir de quinta-feira tenhamos as temperaturas da tarde passando facilmente da casa dos 30ºC em praticamente todo o Estado. Já na quinta há previsão de picos de 35 a 37ºC em áreas do Sul e Oeste. Apesar do sol aparecer em todas as regiões o turno da noite para sexta deverá ter aumento de nuvens devido a aproximação de uma frente fria. Chance pequena de chuva, sobretudo no Sul e Serra. No entanto, esta possibilidade é maior dentro da madrugada de sexta. Falando deste dia, destaco que o sol volta a aparecer em todas as regiões, mas com chance de uma chuva de verão devido o calor. Vejam só: acontecendo estas pancadas de chuva serão em pouquíssimas cidades, mas devido o calor, onde elas ocorrerem há chance de temporais.

 

Bookmark and Share

Manhã fria, tarde quente

11 de dezembro de 2017 2

Nesta terça-feira vamos ter pelo oceano a aproximação de um ar seco e frio. Isso deverá trazer uma grande variação da temperatura entre a manhã e a tarde. Condição que na meteorologia chamamos de amplitude térmica. A previsão é que o dia comece bem frio na Serra onde nos pontos altos as áreas de baixadas chegam ter até possibilidade de geada.  Abaixo as temperaturas para o início do dia:

Sem título

Esta temperatura baixa ocorre só na madrugada e primeiras horas da manhã. No próprio turno da manhã a temperatura sobe trazendo uma tarde quente, sobretudo no Oeste como o mapa abaixo mostra:

mapserv

A terça-feira tem o sol aparecendo com tempo seco em todas as cidades, mesmo naquelas onde o dia começa com nevoeiros devido a temperatura mais amena do amanhecer.

 

QUARTA COM ALGUMAS DIFERENÇAS

Apesar de não baixar tanto no amanhecer, a quarta-feira ainda tem um pouco esta amplitude térmica, mas principalmente pela elevação da tarde que promete ser mais quente. O sol aparece entre poucas nuvens em grande parte das cidades com um pouco mais de nebulosidade no Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

 

Bookmark and Share

O sol

07 de dezembro de 2017 3

A semana deverá terminar sob domínio de um ar seco em todas as regiões. O sol aparece pelo Estado sendo que de manhã no Litoral, Vale do Itajaí, Norte e Planalto teremos maior quantidade de nuvens. Ao longo do dia as temperaturas entram em elevação:

Sem título

Devido o aquecimento é que poucas cidades da faixa leste podem ter uma instabilidade passageira no final do dia.

FIM DE SEMANA

O sol não só irá aparecer como deverá predominar durante boa parte dos dois dias. O domínio será de uma massa de ar seco. As temperaturas entram em elevação trazendo tardes quentes com pontos na casa do 30°C, sobretudo no Norte, Oeste e Vale do Itajaí.

Bookmark and Share