Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Fim de semana com instabilidade

26 de maio de 2017 0

Amanhã, sábado, vamos ter dois sistemas atuando sobre o Estado. Um é uma frente fria, sistema de chuva, que nessa sexta-feira vem provocando instabilidade no RS. Uma das imagens da tarde mostra através das cores azul e rosa:

mapserv (1)

O outro sistema é  um cavado, ou seja, diminuição da pressão do ar a partir da Argentina e Paraguai gerando nuvens carregadas que avançam para o nosso Estado. Diante disso, um sábado de muitas nuvens, poucas aberturas e chuva. Pontualmente poderá ser forte com temporais.

As temperaturas ficam bem diferentes as de hoje. Amanhã ao longo da tarde não passam dos 19 a 22ºC boa parte das cidades subindo um pouco mais no Oeste.

DOMINGO INSTÁVEL

A frente fria se afasta, mas entra a umidade do mar. O cavado, área de baixa pressão que gera nuvens de chuva, segue a partir dos países vizinhos. Dia de muitas nuvens, chuva e aberturas sendo que a instabilidade é mais entre madrugada e manhã. Pontualmente segue a previsão de chuva forte com temporais. As temperaturas pouco mudam em relação ao sábado.

FINAL DE MAIO

Nos últimos dias do mês ainda vamos ter muitas nuvens que apesar de intercalar com aberturas de sol vão manter a chuva pelo Estado. Somando o que ocorrerá em cada um dos dias até quarta da semana que vem, há previsão de volumes elevados. Todas as regiões, mas com destaque para o Sul.

Bookmark and Share

Sexta-feira de muitas nuvens

26 de maio de 2017 0

A sexta-feira tem o tempo influenciado por uma frente fria, sistema de chuva, que está sobre o Rio Grande do Sul. A imagem de satélite desta madrugada, mostra nuvens extremamente carregadas, em tons de rosa, associadas a tempo muito instável em praticamente todo o estado gaúcho.

mapserv (7)

Essa frente fria, deve ficar sobre o RS mesmo, trazendo para Santa Catarina apenas um dia de muitas nuvens, que permitem que o sol apareça pouco, só por meio de aberturas. Essa nebulosidade traz chance de chuva a qualquer hora do dia em cidades do Oeste, Meio Oeste, Serra e Sul. Nas demais regiões, a chuva ocorre de forma mais isolada, ou seja, muitas cidades devem registrar apenas o predomínio das nuvens.

As temperaturas sobem mais na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte onde se aproximam dos 28 a 30°C à tarde, sobretudo nas duas últimas regiões. Nas áreas próximas ao estado gaúcho, onde há chance de chuva a qualquer hora, as temperaturas ficam bem amenas, entre 20 e 23°C.

FIM DE SEMANA INSTÁVEL

sábado terá o vento de quadrante Sul em boa parte das cidades, ou seja, esse vento traz temperaturas mais amenas que na maior parte das cidades ficará na casa dos 20°C durante à tarde. O dia tem previsão de chuva a qualquer hora, sobretudo entre tarde e noite. Pontualmente, nas cidades próximas do RS, poderemos ter chuva forte.

O domingo apesar de intercalar com um pouco mais de aberturas de sol, ao longo do dia ainda tem previsão de chuva, especialmente na madrugada e manhã. Pontualmente segue a chance de chuva forte.

VOLUME DE CHUVA

Importante destacar que a chuva não deverá ser constante, mas deverá estar bem presente até o final do mês. Diante disso, acumulando o que ocorre em cada um dos dias até o 31 de maio, deveremos ter volumes elevados. Chance maior para cidades próximas do RS, mas a possibilidade serve para todas as regiões. Como maio já está sendo um mês com chuva normal a acima do padrão, é importante ficar atento a áreas ribeirinhas e de encostas.

Bookmark and Share

Frente fria se aproxima

25 de maio de 2017 0

Uma das imagens dessa quinta-feira mostra que as nuvens mais carregadas estão na fronteira do Brasil com o Uruguai. Isso é a formação de uma frente fria, sistema de chuva e não de frio.

mapserv (1)

A frente nessa sexta-feira estará no Rio Grande do Sul. Condição que para Santa Catarina traz um dia de muitas nuvens que permitem só algumas aberturas de sol. No Oeste, Serra e Sul há chance de chuva a qualquer hora. Nas demais regiões, chuva só mal distribuída, ou seja, muitas cidades só no aumento da nebulosidade. Importante destacar que bem pontualmente poderemos ter temporais. As temperaturas sobem mais na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte onde se aproxima dos 30ºC à tarde, sobretudo nas duas últimas regiões.

FIM DE SEMANA INSTÁVEL

O sábado tem o vento do quadrante Sul em boa parte das cidades, ou seja, temperaturas mais amenas que na maior parte das cidades irá variar na casa dos 20ºC à tarde. O dia tem previsão de chuva a qualquer hora, sobretudo tarde/noite. Bem pontualmente, mais as cidades próximas do RS, poderemos ter chuva forte.

O domingo apesar de intercalar com um pouco mais de aberturas ao longo do dia ainda tem previsão de chuva, especialmente madrugada/manhã. Pontualmente segue a chance de chuva forte.

VOLUME DE CHUVA

Importante destacar que a chuva não deverá ser constante, mas deverá estar bem presente até o final do mês. Diante disso, acumulando o que ocorre em cada um dos dias até o 31 de maio, deveremos ter volumes elevados. Chance maior para cidades próximas do RS, mas a possibilidade serve para todas as regiões. Como maio já está sendo um mês com chuva normal a acima do padrão, é importante ficar atento a áreas ribeirinhas e de encostas. Abaixo uma pequena simulação desses totais até o final do mês:

Sem título

Bookmark and Share

Tarde de hoje com aquecimento

25 de maio de 2017 0

A quinta-feira já teve uma madrugada de tempo seco em todas as regiões, e essa condição deve seguir na maior parte do estado ao longo do dia. Mas, são as temperaturas que serão destaque hoje, elas já não baixaram tanto no amanhecer com mínimas entre 12 e 14°C na Serra, muito diferente do 0°C que tivemos no início da semana, por exemplo.  Durante a tarde vamos sentir uma diferença ainda maior nas temperaturas já que teremos até um certo aquecimento, com elas chegando aos 25°C na Grande Florianópolis, 26°C na maior parte do Vale do Itajaí e Norte, 27°C no Oeste e até  mesmo 29°C em pontos do Sul do estado.

Esse aquecimento está associado ao vento que sopra de Norte e também por conta do sol que vai aparecer entre nuvens nessa quinta-feira. A nebulosidade até predomina em alguns momentos, podendo provocar uma chuva passageira em pontos isolados em cidades próximas ao Rio Grande do Sul e também no Nordeste do estado. Mas no geral é uma chuva pontual, muito isolada e passageira.

mapserv (6)

 

Na imagem de satélite acima, que mostras as condições atmosféricas no início dessa quinta-feira conseguimos observar nuvens de chuva sobre parte do Rio Grande do Sul. Essa nebulosidade está associada a formação de uma frente fria, sistema de chuva e não de frio, na região entre da fronteira do Brasil com o Uruguai. Esse sistema hoje influencia muito o estado gaúcho, devendo provocar instabilidades mais significativas no território catarinense só amanhã.

SEXTA-FEIRA COM ALGUMAS MUDANÇAS

A frente fria que irá se formar no Extremo Sul do Brasil, deverá avançar por dentro do RS. Isso para as nossas cidades do Oeste, Serra e Sul, as próximas do estado vizinho, traz chance de chuva a qualquer hora do dia. Nas demais regiões, a nebulosidade predomina com aberturas de sol. No entanto, no final da sexta uma chuva passageira está prevista, mas mal distribuída, por poucas áreas. Isoladamente poderemos ter temporais visto que ainda deveremos ter uma tarde quente em parte do Estado. Para Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte previsão de 27 a 30ºC. Demais regiões, 22 a 25ºC.

 TENDÊNCIA DO FIM DE SEMANA

Se nada mudar nos próximos dias, o sábado deverá ser o dia mais nublado com chance de chuva em todas as regiões. Quanto mais tarde/noite, maior a chance. Como o vento passa para Sul as temperaturas ficam amenas. Já no domingo, a chance de chuva é mais madrugada e noite para segunda e mesmo assim mal distribuída pelo Estado. Parte do domingo tem sol e nuvens até com capacidade para ajudar a trazer um certo aquecimento à tarde.

Bookmark and Share

Quinta quente

24 de maio de 2017 0

Amanhã, quinta-feira, a chuva deverá ir para a faixa de fronteira do Brasil com o Uruguai devido a formação de uma frente fria, sistema de chuva e não de frio. Isso irá fazer com que em Santa Catarina tenhamos vento Norte que ajudará a trazer elevação da temperatura ao longo da tarde. Abaixo temos uma ideia do comportamento delas destacando o Sul com o seu maior aquecimento:

Sem título

Para trazer esse aquecimento o sol vai aparecer, mas ventos em altitude acabam provocando alguma nebulosidade em momentos do dia. Poucas áreas do Oeste a Serra, próximo do RS, e do nordeste do estado poderão ter uma instabilidade passageira.

SEXTA-FEIRA COM ALGUMAS MUDANÇAS

A frente fria que irá se formar amanhã, deverá avançar por dentro do RS. Isso para as nossas cidades do Oeste, Serra e Sul, as próximas do estado vizinho, traz chance de chuva a qualquer hora do dia. Nas demais regiões, a nebulosidade predomina com aberturas de sol. No entanto, no final da sexta uma chuva passageira está prevista, mas mal distribuída, por poucas áreas. Isoladamente poderemos ter temporais visto que ainda deveremos ter uma tarde quente em parte do Estado. Para Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte previsão de 27 a 30ºC. Demais regiões, 22 a 25ºC.

TENDÊNCIA DO FIM DE SEMANA

Se nada mudar nos próximos dias, o sábado deverá ser o dia mais nublado com chance de chuva em todas as regiões. Quanto mais tarde/noite, maior a chance. Como o vento passa para Sul as temperaturas ficam amenas. Já no domingo, a chance de chuva é mais madrugada e noite para segunda e mesmo assim mal distribuída pelo Estado. Parte do domingo tem sol e nuvens até com capacidade para ajudar a trazer um certo aquecimento à tarde.

Bookmark and Share

Chuva segue em parte da quarta-feira

24 de maio de 2017 3

Ao longo da terça-feira muitas nuvens se formaram na Argentina e no Paraguai, por conta da diminuição da pressão do ar nessa região, e avançaram em direção a Santa Catarina. Essa condição nos trouxe instabilidades em muitas cidades. A maior dos municípios registrou volumes pequenos de chuva, mas outros tiveram acumulados mais significativos nos últimas 24 horas:

71 mm    Campo Belo do Sul

67 mm   Abdon Batista

53 mm   Alfredo Wagner

54 mm Zortéa

51 mm   Lages

48 mm   Vargem

45 mm Ouro

Dados: Ciram

A diminuição da pressão do ar sobre o sul do Brasil continua determinando as condições do tempo nessa quarta-feira, trazendo outro dia de muitas, como podemos ver na imagem de satélite.

mapserv (5)

Essas nuvens ainda provocam chuva, mas que continua ocorrendo de forma mal distribuída. Ao longo do dia, mais a partir da tarde,  essas nuvens vão em direção ao mar diminuindo a chuva aqui no estado, e até permitindo uma ou outra abertura de sol.

As temperatura da tarde seguem agradáveis, em torno dos 20 a 23°C na maior parte do estado, com um aquecimento um pouco mais na região Sul.

QUINTA-FEIRA DE TEMPO SECO

Amanhã teremos a formação de uma frente fria, sistema meteorológico associado a chuva, na fronteira do Brasil com o Uruguai. As nuvens carregadas devem ficar muito sobre o Rio Grande do Sul. Nós aqui em Santa Catarina teremos uma quinta-feira com muitas nuvens, mas que não trazem previsão de chuva e permitem aberturas de sol em todas as regiões.  Outro destaque do dia será as temperaturas que devem subir, muito por conta do vento Norte que vai ajudar a trazer uma tarde mais quente, como o mapa mostra:

WhatsApp Image 2017-05-24 at 06.52.43
Postado por:
Bianca Souza – Técnica em Meteorologia
Bookmark and Share

As nuvens voltam

22 de maio de 2017 0

Amanhã, terça-feira, dois motivos vão fazer a nebulosidade voltar a predominar pelo Estado. A umidade do mar e a queda da pressão do ar nos países vizinhos. O sol aparece, mas as nuvens predominam ao longo do dia e quanto mais pro final, mais nuvens. Apesar disso, a chuva é mais concentrada no Extremo Oeste ficando as demais regiões com chance pequena. Na maior parte das cidades, mais variação de nuvens.

Essa noite tem queda de temperatura pra trazer um amanhecer de terça ameno/frio dependendo da região do Estado. Na Serra, não tão baixo quanto hoje, mas mesmo assim algo entre 4 e 6ºC nos pontos mais frios. Durante à tarde, agradável com 20 a 23ºC boa parte das cidades.

QUARTA INSTÁVEL

Essa condição de baixa pressão irá comandar o tempo na quarta-feira que deverá ter muitas nuvens e menos sol. A chuva continua bem escassa, ou seja, mal distribuída pelas cidades. Há previsão, mas especialmente na madrugada e manhã com aberturas ao longo do dia.

AQUECIMENTO PELA FRENTE

Na quinta, a chuva vai muito para o RS trazendo para nós um dia de nuvens, mas com aberturas de sol. Poucos pontos da Serra ainda poderão ter alguma instabilidade. Isso irá trazer um vento norte que irá auxiliar numa tarde quente com previsão de algo entre 26 e 28ºC boa parte das cidades. O calor na sexta à tarde segue, mas concentrado entre Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte.

Bookmark and Share

Diferença entre o amanhecer de ontem e o de hoje

22 de maio de 2017 0

A segunda-feira tem influencia de uma massa de ar seco e frio. Inclusive, esse sistema meteorológico provocou um amanhecer gelado em muitas cidades, principalmente na Serra e no Meio Oeste. Em Urupema, por exemplo, por volta das 7hs da manhã a temperatura era de apenas 0,1°C, ontem no mesmo horário fazia 14°C.  Veja a diferença entre o amanhecer de ontem e hoje em algumas cidades:

22052

Dados: Epagri/Ciram

Os dados aqui informados valem para a mesma estação meteorológica, ou seja, temperatura do amanhecer de domingo comparado com a temperatura do amanhecer de hoje no mesmo horário e no mesmo ponto de cada cidade. 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Serra amanhece com 0°C

22 de maio de 2017 0

Depois de um fim de semana de muitas nuvens, chuva e vento as condições do tempo mudaram e a semana começa com influencia de um sistema de Alta Pressão, que é uma massa de ar mais seco e frio. Esse sistema meteorológico avançou sobre Santa Catarina após a frente fria que provocou instabilidades ao longo do domingo, essas nuvens em colorido, que a gente consegue ver nas imagens de Satélite, que estão na região do estado de São Paulo.

mapserv (3)

Como esse ar é mais frio, ele provoca um amanhecer gelado principalmente nas cidades entre o Oeste e os Planaltos. Em Urupema, por exemplo, por volta das 5hs da manhã a temperatura era de apenas 0,4°C. Outras temperaturas:

1,4°C     São Joaquim

3,3°C    Bom Jardim da Serra

4,2°C    Campos Novos

4,3°C    Rio Rufino

4,6°C    Urubici

4,9°C    Campo Belo do Sul

5°C      Monte Carlo

Est: Ciram

Por conta dessas baixas temperaturas o dia começa com nevoeiros em muitas cidades, mas que logo se dissipam a medida que a temperatura for subindo. A segunda-feira terá também a presença do sol entre nuvens, com elas aparecendo um pouco mais entre o Oeste e o Norte do estado. As temperaturas da tarde ficam agradáveis, com máximas entre 20 e 22°C na maior parte das cidades, só na Serra é que depois do amanhecer frio não deve passar muito dos 18°C.

TERÇA-FEIRA DE MUITAS NUVENS

O ar seco e frio passa rápido pelo estado, por isso a terça-feira tem uma diminuição do frio no Oeste e ele fica mais concentrado entre os Planaltos e o Litoral. Importante destacar que é um frio ameno/moderado.

Com esse ar seco se afastando para o oceano, voltamos a ter a umidade vinda do mar influenciando o tempo em parte do estado e também a pressão do ar diminuindo a partir dos países vizinhos. Dessa forma, amanhã o dia será marcado por muitas nuvens que permitem só aberturas de sol. Tem previsão de chuva, mas isso mais nas cidades do Extremo Oeste e de forma muito isolada nas outras regiões.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

 

 

Bookmark and Share

Sábado com instabilidade

20 de maio de 2017 0

O fim de semana começa influenciado tanto pela umidade vinda do mar, devido um ar frio forte no oceano, quanto por uma frente fria, sistema de chuva e não de frio, que passa pelo Sul do Brasil. Os dois motivos já trouxeram um começo de dia com toda a nebulosidade que uma das imagens de satélite mostra:

mapserv (1)

Para o Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis a previsão é de um sábado de muitas nuvens, alguns períodos de melhoria e chuva. Nas outras regiões, também muita nebulosidade, mas permitindo um pouco mais de aberturas de sol entre a chuva passageira. Na maior parte das cidades ela ocorre entre tarde/noite e bem pontualmente poderá ser forte.

DOMINGO COM MUDANÇAS GRADATIVAS

A umidade do mar começa a diminuir, mas a frente fria irá passar pelo Estado mantendo o tempo instável em parte do dia. Entre a madrugada e a manhã há previsão de chuva ficando só o Oeste já com tempo seco. Isoladamente ainda poderemos ter chuva forte. Ao longo do dia a frente se afasta, a chuva vai parando e dando espaço para aberturas de sol que mostrará a chegada de uma nova massa de ar seco. As temperaturas se aproximam dos 21 a 23ºC boa parte das cidades.

MUITA VARIAÇÃO DE TEMPERATURA NA SEMANA QUE VEM

A segunda-feira tem sol e nuvens com temperaturas baixas ao amanhecer do Planalto ao Oeste. Tem chance de geada bem isolada na Serra onde faz algo entre 2 e 4ºC nos pontos altos. Na terça, o frio diminui muito no Oeste e fica um pouco mais concentrado do Planalto ao Litoral. Importante destacar que será um frio ameno/moderado.

No entanto, lá pela quinta-feira já há previsão de um certo aquecimento à tarde quando poderemos ter algo entre 26 e 28ºC boa parte das cidades. Agora é bom cuidar da saúde porque no final da sexta uma forte massa de ar frio deverá se aproximar trazendo um amanhecer de sábado gelado em todo o Estado. Na Serra temperatura em torno de 0ºC e geada. No domingo, o amanhecer deverá ser ainda mais gelado com temperatura abaixo de 0ºC na Serra com geada ampla. Na maior parte de SC, o domingo deverá amanhecer entre 1 e 3ºC e bem abaixo de 10ºC no Litoral. Vamos acompanhar pra ver se não teremos mudanças.

CHUVA OCORRIDA

Entre Quinta e hoje de manhã, até às 9h, choveu muito por várias regiões do Estado. Pelo mapa abaixo podemos observar a distribuição dessa chuva através das estações meteorológicas do Ciram e do Inmet. Vejam que entre Sul e Serra os volumes foram menores, 15 a 30 mm boa parte das cidades. Já no Oeste, Planalto norte, Vale do Itajaí, Norte e parte da Grande Florianópolis tivemos volumes de 60 a 100 mm em muitos pontos:

prec_acum2_gfs_d2_5

No entanto, chamo atenção para a região nordeste de SC que teve volumes ainda maiores com pontos de até 233 mm no interior de Joinville, 225 mm em Garuva e 170 mm em Jaraguá do Sul. Nessa região, normalmente temos 90 a 110 mm o mês inteiro, ou seja, pontos de Joinville tiveram um pouco mais que o dobro do padrão em apenas 48h.

Sem título

 

Bookmark and Share