Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Finalmente há previsão de chuva

22 de setembro de 2017 0

O fim de semana começa com o sol aparecendo neste sábado, mas não tão “aberto” quanto hoje, sexta-feira. Uma frente fria, sistema de chuva, avança do RS indo para o mar bem na altura do nosso estado. Isso quer dizer que vamos ter maior quantidade de nuvens ao longo do dia. A boa notícia é que tem previsão de chuva no Sul e Oeste primeiro e no final do dia, sobretudo na noite para domingo, em todas as regiões. Pontualmente poderá ser até forte! Menor chance de chuva para o Oeste, pelo menos em menor quantidade de cidades.

O vento predomina de Sul e o calor de hoje, tivemos picos de 35 a 36°C no Sul e no Oeste, não repete. Amanhã ainda tem um certo aquecimento, mas bem menos como o mapa abaixo mostra:

Sem título

DOMINGO COM INSTABILIDADE

A frente fria se afasta para o alto mar, mas o vento sopra do oceano para Santa Catarina da direção Sudeste. Esta condição traz umidade do mar para o Sul, Litoral, Vale do Itajaí e Norte que deverão ter um dia muito nublado só com algumas aberturas de chance de chuva fraca. Esta instabilidade é mal distribuída, ou seja, mais nuvens em muitas cidades. Nas demais regiões, o domingo tem maiores aberturas de sol com chance só pequena de chuva no final do dia.

As temperaturas ficam bem amenas à tarde boa parte das cidades: 22 a 24°C. Segue um aquecimento maior no Oeste: 27 a 29°C

MELHORES NOTÍCIAS NO FINAL DE SETEMBRO

Na semana que vem o sol deverá aparecer em todas as regiões. No entanto, há previsão de um ar mais úmido que junto com o aquecimento das tardes irá trazer chuva de verão especialmente no final dos dias. A distribuição será mais irregular, só para algumas cidades. Porém, já é uma informação bem melhor para enfrentar o problema da estiagem.

 

Bookmark and Share

Temperaturas passam dos 30°C

22 de setembro de 2017 0

A semana termina sem mudanças nas condições do tempo. O ar seco dos últimos dias segue nesta sexta-feira garantido a presença do sol em todas as cidades.

daniela                              Foto:Cristiano Estrela/Diário Catarinense

Na Capital os termômetros já marcavam 25°C o meio da manhã. O fotógrafo, Cristiano Estrela do Diário Catarinense, chegou até a fazer o registro acima hoje cedo na praia da Daniela.

Ainda pela manhã as nuvens aparecem um pouco mais em algumas cidades do Vale do Itajaí e no Norte do estado, mas que aos poucos vão se dissipando e deixando o céu mais limpo.

Como o sol segue predominando, as temperaturas seguem elevadas, principalmente no turno da tarde quando passam dos 30°C em todos as regiões. Vejam que em pontos do Oeste e do Sul pode bater os 35°C:

Sem título

PRIMAVERA

Hoje de maneira astronômica temos o início da primavera,  exatamente as 17h02min. Neste momento ocorre o equinócio de primavera, onde os dois hemisférios da Terra são iluminados de maneira igual pelo Sol, isso quer dizer que a sexta-feira tem 12 horas de dia e 12 horas de noite. A partir de amanhã os dias começam a ficar mais longos do que as noites.

PRIMEIRO FIM DE SEMANA DE PRIMAVERA COM TEMPO INSTÁVEL

No sábado, o sol ainda deverá aparecer em grande parte das nossas cidades, mas já com maior nebulosidade que ao longo do dia vai ganhando força devido a passagem de uma frente fria, sistema de chuva, pelo mar. Diante disso, as cidades da Serra e do Sul terão maior chance de chuva ao longo do dia ficando o Oeste com menor possibilidade de instabilidade. Boa parte das nossas regiões tem chance de chuva na noite de sábado para domingo. Importante destacar que esta é uma excelente notícia perante a estiagem que o estado atravessa. 

No domingo, a frente fria se afasta e o vento começa a soprar do mar. Por isso, a previsão é de um dia com muitas nuvens que voltam a permitir aberturas de sol, sobretudo no Oeste. Isoladamente ainda há chance de chuva, mas em menor quantidade de cidades e no geral fraca.

 

Bookmark and Share

O QUE ESPERAR DA PRIMAVERA

21 de setembro de 2017 2

Ontem tivemos mais uma reunião do Fórum Climático Catarinense quando meteorologistas do Estado elaboram a previsão de consenso sobre o clima nos próximos três meses. O período de Outubro até Dezembro não deverá ter nenhum fenômeno de escala mundial influenciando o clima. No entanto, desde o  último mês as águas do oceano pacífico na linha do equador tiveram um resfriamento como o mapa abaixo mostra:

plano

Esse comportamento sempre traz atenção para a possibilidade de um La Niña. Ainda não temos esse fenômeno de escala mundial atuando porque a atmosfera na mesma região de resfriamento do oceano não apresentou mudanças típica deste evento. Desta forma, há necessidade de acompanhamento no próximo mês para ver se o La Niña poderá se formar.

PREVISÃO DE TEMPERATURA E CHUVA EM SC

Diante disso, a previsão é que a chuva continue abaixo do padrão das primavera e que a temperatura fique acima do que normalmente ocorre. Se tem uma boa notícia em relação a estiagem é que outubro tem naturalmente aumento dos volumes de chuva em relação a setembro pela troca de sistema meteorológico que provoca a chuva. Neste sentido, podemos ter um outubro com algumas instabilidades um pouco melhores. Sempre lembrando que  a primavera é uma estação bem mais propícia a temporais. Este ano há esta possibilidade como sempre é na estação, mas pela com menor frequência.

 

 

Bookmark and Share

O sol na transição da estação

21 de setembro de 2017 0

Começo lembrando que amanhã precisamente às 17h02min começa de maneira astronômica a Primavera. O dia que marca a troca da estação deverá ter poucas mudanças em relação a esta quinta-feira. Amanhã vamos ter outro dia de sol e poucas nuvens em todas as regiões. As altas temperaturas que hoje à tarde ocorreram, destaque para Caibi e Águas Frias com 35°C e Urussanga com 34°C, voltam a ocorrer nesta tarde de sexta-feira como o mapa abaixo mostra:

Sem título

Importante destacar que o vento troca de Noroeste/Nordeste para Sul entre a tarde e a noite em muitas cidades.

PRIMEIRA FIM DE SEMANA DE PRIMAVERA COM TEMPO INSTÁVEL

No sábado, o sol ainda deverá aparecer em grande parte das nossas cidades, mas já com maior nebulosidade que ao longo do dia vai ganhando força devido a passagem de uma frente fria, sistema de chuva, pelo mar. Diante disso, as cidades da Serra e do Sul terão maior chance de chuva ao longo do dia ficando boa o Oeste com menor possibilidade de instabilidade. Boa parte das nossas regiões tem chance de chuva na noite de sábado para domingo. Importante destacar que esta é uma excelente notícia perante a estiagem que o estado atravessa.

No domingo, a frente fria se afasta e o vento começa a soprar do mar. Por isso, a previsão é de um dia com muitas nuvens que voltam a permitir aberturas de sol, sobretudo no Oeste. Isoladamente ainda há chance de chuva, mas em menor quantidade de cidades e no geral fraca.

Bookmark and Share

Calor segue forte

21 de setembro de 2017 0

O tempo seco segue predominando em Santa Catarina, ainda sem chuva, com sol e temperaturas elevadas.

No período da manhã as nuvens aparecem e até predominam em algumas cidades entre a Serra, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e no Norte, mas ainda no decorrer da manhã essa nebulosidade vai dando espaço ao sol que predomina ao longo do dia. Nas demais regiões a quinta-feira já começou com céu bastante limpo e essa condição se estende durante todo o dia.

As temperaturas seguem bem parecidas com as de ontem, passando novamente da casa dos 30°C durante a tarde em áreas do Oeste, Meio Oeste e Sul do estado, como podemos ver no mapa abaixo:

2109

TROCA DE ESTAÇÃO

O último dia do inverno e o primeiro da primavera ainda segue sem mudanças nas condições do tempo, a sexta-feira vai ser outro dia de tempo seco, com sol e temperaturas mais altas em todas as regiões do estado.

A nova estação começa oficialmente, de forma astronômica, ás 17h02min. Momento que ocorre o equinócio de Primavera aqui no Hemisfério Sul. Como curiosidade, amanhã, é o dia em que os dois hemisférios da Terra encontram-se igualmente iluminados pelo Sol, a noite e o dia tem a mesma duração de horas. A partir daí os dias começam a ser mais longos do que as noites.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteoroloogia

Leandro Puchalski – Meteorologista

Bookmark and Share

Mais um dia quente em SC

20 de setembro de 2017 2

download Nuvens presentes na manhã desta quarta-feira em Florianópolis. Foto: Diário Catarinense

O ar seco continua comandando as condições do tempo em todas as regiões de Santa Catarina e faz com que a quarta-feira seja mais um dia de sol e temperaturas elevadas na maior parte das cidades.

Por conta desse ar mais seco, a última noite registrou temperaturas um pouco baixas, com destaque pra Serra onde tivemos 5,7°C em Urupema e 6,2°C em Bom Jardim da Serra. Esse ar mais frio/ameno ajudou na formação de nuvens/nevoeiros ao longo da madrugada, principalmente em áreas entre os Planaltos e o Vale do Itajaí, essa nebulosidade aos poucos se dissipa e permite que o sol apareça.

As temperaturas continuam subindo, ao longo da tarde elas passam dos 30°C em algumas cidades do Sul e do Oeste. Nas demais regiões não aquece tanto, mas mesmo assim máximas entre 26 e 28°C nesta quarta-feira.

2009a

CALOR CONTINUA

Nos dois próximos dias continuaremos  com o sol aparecendo entre nuvens em todas as regiões com elas um pouco mais presentes entre as noites e as manhãs na faixa Leste do estado. Enquanto as condições do tempo não mudarem, as temperaturas seguirão elevadas à tarde se aproximando dos 30°C em boa parte das cidades e passando disso em pontos da região Sul e Oeste.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Mteeorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista

Bookmark and Share

Tempo ruim

19 de setembro de 2017 0

O sol volta a aparecer nesta quarta-feira em todas as regiões do Estado. Novamente uma massa de ar seco predomina comandando a condição do tempo. Apenas a noite e o turno da manhã terão mais nuvens do Litoral até o Planalto. Além do sol, outra situação que volta é a temperatura elevada da tarde. Ela passa um pouco dos 30°C em cidades do Sul e Oeste como o mapa abaixo mostra:

Sem título

Diante da pouca e até ausência dela em várias cidades há vários dias, podemos dizer que agora no Estado a chuva é o nosso tempo bom. Problemas como queimadas e nível baixo de rio estão por todas as regiões. Neste sentido, não temos boas notícias para os dois próximos dias.

SOL ENTRE QUINTA E SEXTA

A previsão continua sendo de sol e nuvens em todas as regiões com elas um pouco mais presentes entre as noites e as manhãs na faixa Leste. Não passa disso! Enquanto o tempo não mudar, as temperaturas seguem elevadas à tarde se aproximando dos 30°C boa parte das cidades e passando disso no Sul e Oeste.

TRANSIÇÃO DE ESTAÇÃO

Lembro que no calendário, troca astronômica, temos na próxima sexta-feira às 17h02min mais um Equinócio. Para nós do Hemisfério Sul, a primavera. A nova estação traz uma informação um pouco melhor, mas nada que resolva o problema da estiagem. A previsão é que no fim de semana e em parte da semana que vem, primeiros dias de primavera, possamos ter nuvens associadas a chuva. Se nada mudar, serão instabilidades mal distribuídas, ou seja, chove numa região e não passa de aumento de nuvens numa área próxima. No entanto, já pode ser pelo menos um alívio. Vamos acompanhar!

Bookmark and Share

Temperaturas voltam a ficar elevadas

19 de setembro de 2017 0

A terça-feira começou com muitas nuvens entre o Litoral e os Planaltos e até mesmo com temperaturas mais baixas na Serra, onde chegou a fazer apenas 6°C em Bom Jardim da Serra, mas nas próximas essas condições mudam. Uma massa de ar seco está comandando o tempo em todas as regiões de Santa Catarina, a imagem de satélite desta manhã mostra que não temos nenhuma nebulosidade de chuva sobre o Sul do Brasil.

mapserv (11)

Dessa forma, ao longo da terça-feira o sol aparece em todas as regiões, sendo que em algumas cidades do Litoral Norte pode ter uma chuva fraca e passageira, mas nada significativo.

As temperaturas voltam a ficar mais elevadas no turno da tarde, já que o sol aparece bastante, com máximas de até 31°C no Oeste catarinense e de 28°C no Vale do Itajaí, mesma temperatura prevista para o Planalto Norte, como o mapa mostra:

1909

QUARTA-FEIRA COM POUCAS MUDANÇAS

Amanhã novamente teremos a presença do sol em todo o estado. Tirando o amanhecer que tem maior nebulosidade entre o Litoral e os Planaltos, o sol predomina na maior parte das cidades. As temperaturas sobem ao longo da tarde com maior aquecimento, cidades acima dos 30°C, no Sul e Oeste.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista

Bookmark and Share

O sol

18 de setembro de 2017 0

A semana segue com domínio de ar seco na maior parte das nossas cidades. Amanhã, terça-feira, vamos ter o sol presente em todas as regiões sendo que poucas praias do Litoral Norte, próximas do PR, poderão ter uma instabilidade passageira. No turno da manhã há previsão de maior nebulosidade na faixa do Litoral até o Planalto Norte e Serra. Com isso, as temperaturas começam a subir durante à tarde trazendo novo aquecimento. O mapa abaixo ilustra a previsão:

Sem título

QUARTA-FEIRA COM POUCAS MUDANÇAS

No meio da semana vamos ter novamente a presença do sol. Tirando o amanhecer que tem maior nebulosidade do Litoral ao Planalto, o sol predomina na maior parte das cidades. As temperaturas sobem ao longo da tarde com maior aquecimento, cidades acima dos 30°C, no Sul e Oeste.

Lembro que estamos vivendo os últimos dias de inverno pelo calendário. Na prática o inverno acabou faz alguns dias, mas de maneira oficial a primavera começa só na sexta-feira, dia 22. Para os últimos dias, a estação a previsão é de sol e nuvens com temperaturas altas para a época do ano.

 

Bookmark and Share

Semana começa com tempo seco

18 de setembro de 2017 0

Depois de um fim de semana marcado pelo tempo nublado e pela chuva em algumas cidades, principalmente as do Sul do estado, a semana começa com as condições do tempo um pouco diferentes.

Ao longo da segunda-feira uma massa de ar seco vai influenciar o tempo aqui no estado e dessa forma a previsão é que o sol apareça em todas as regiões. Pela manhã as nuvens ainda predominam um pouco mais, e não dá pra descartar uma chuva passageira no Litoral Norte.

1809,

As temperaturas ainda não sobem muito, isso porque o vento continua soprando de Sul em boa parte do estado. Durante a tarde as máximas se aproximam dos 20 a 23°C na maior parte das cidades, sendo que no Oeste já volta a esquentar, como podemos ver no mapa a seguir:

1809max

A semana deve seguir com sol entre nuvens e sem chuva significativa em Santa Catarina.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista

Bookmark and Share