Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

FÓRUM CLIMÁTICO CATARINENSE

29 de março de 2017 0

Ontem, dia 28/03, tivemos mais uma reunião do Fórum Climático Catarinense onde os meteorologistas do Alerta Blu, IFSC, Ciram e nós da TV elaboramos a previsão de consenso para os próximos meses, ou seja, para o período entre Abril e Junho, o outono.

Reunião nas dependências da tv

Reunião nas dependências da tv

A figura abaixo mostra a anomalia, se mais quente ou mais fria, das águas do oceano pacífico na linha do equador, ou seja, um dos indicativos para El Niño ou La Niña. Vejam que está mais quente boa parte da bacia oceânica. Isso é um El Niño? Não porque ele é um fenômeno acoplado, ou seja, a atmosfera também tem que obedecer alguns padrões para caracterizar o fenômeno e isso não está ocorrendo e nem deverá ocorrer mesmos que as águas sigam quente como devem seguir.

Observem a temperatura na região do equador.

Observem a temperatura na região do equador.

 

Diante disso, a previsão é que tenhamos uma neutralidade climática nos próximos meses trazendo para SC a previsão de chuvas dentro do padrão da época do ano a um pouco abaixo para o Oeste. Em relação a temperatura um comportamento bem padrão da época do ano.

JA_2903_FORUM

Para que você tenha ideia o que é padrão de chuva separei os volumes nos mapas abaixo:

6190_junho 6190_maio 6190_abril

Em relação a temperatura lembro que o padrão é ter entrada de ar frio gradativamente baixando aos poucos a temperatura em abril, normalmente no meio do mês. Ela apresenta em dias secos grande variação entre manhã, frio, e tarde, quente. Como a previsão é de normalidade há chance até de veranicos.

Bookmark and Share

Quinta com sol, mas...

29 de março de 2017 0

A previsão para amanhã, quinta-feira, continua indicando que boa parte do Estado volta ter um dia de sol e tempo seco apenas com variação de nuvens. O “comando” do tempo ainda é a presença de um ar frio no mar que faz o vento seguir de Leste/Nordeste “carregado” de umidade influenciando o tempo no Sul, Litoral, Vale do Itajaí e Norte onde a chuva em momentos do dia segue prevista. O que ocorre de diferente é que diminui um pouco essa umidade e por consequência boa parte do dia tem aberturas de sol nessas quatro regiões.

As temperaturas ficam de outono porque o amanhecer é frio na Serra, 8 a 10ºC, e ameno nas outras regiões. Porém, o turno da tarde volta ter temperatura na casa dos 30ºC no Oeste com 25 a 27ºC boa parte das cidades.

SEXTA-FEIRA

A semana termina com sol aparecendo em todas as regiões e com a maior parte das cidades tendo tempo seco todo o dia. No Sul, Vale do Itajaí, Litoral e Norte a chuva dessa umidade vinda do mar até diminui bastante, ou seja, ocorrendo é em pouquíssimas cidades.  As temperaturas seguem de outono como na quinta.

TENDÊNCIA DO FIM DE SEMANA

Ele continua tendo a presença do sol em todas as regiões e com tempo seco boa parte das cidades, especialmente no Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste. O que ocorre é que a umidade vinda do mar volta a ganhar força pela presença do ar frio sobre o oceano e pela formação de uma centro de baixa pressão no mar na altura do Sul do Brasil. Desta forma, o Sul, Vale do Itajaí, Norte, Litoral e parte dos Planaltos voltam ter chance maior de chuva entre as aberturas.

Bookmark and Share

Umidade do mar

28 de março de 2017 0

A previsão para amanhã mostra poucas mudanças em relação ao comportamento do tempo dessa terça-feira, ou seja, os ventos úmidos que estão soprando do mar, Sudeste/Leste, vão continuar. Abaixo separei duas figuras que ilustram bem o que estamos prevendo nos últimos dias. Pela imagem da satélite das 15h percebemos a linha de nuvens, cinza claro, bem definida desde o Sul até o Norte costeando o Litoral. Vejam que na maior parte do Estado predomina o cinza escuro que é ausência de nuvens:

S11235230_201701270730

 

 

Outro bom exemplo é o total de chuva ocorrido nas últimas 12 horas, das 4h as 16h dessa terça-feira, nas estações do Ciram. Vejam que só choveu no Sul, parte da Serra, Litoral, Vale do Itajaí e Norte:

Sem título

Tudo isso para dizer que a quarta-feira vai continuar sendo influenciada por esses ventos de Sudeste/Leste que vão novamente “trazer” umidade do mar fazendo com que Sul, Litoral, parte da Serra,  Vale do Itajaí e Norte tenham outro dia de muitas nuvens que tanto trazem chuva quanto períodos de melhoria e/ou aberturas de sol. Nas outras áreas, sobretudo Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste o tempo continua seco com sol e apenas algumas nuvens.

As temperaturas voltam a diminuir entre a madrugada e o amanhecer dessa quarta trazendo frio na Serra, um pouco abaixo de 10ºC nos pontos altos, e tarde agradável a quente com previsão de estar na casa dos 30ºC no Oeste e entre 25 e 27ºC boa parte das cidades.

QUINTA-FEIRA

O sol novamente aparece com tempo seco dos Planaltos para o Oeste. No Sul, Vale do Itajaí, Norte e Litoral o sol também vai aparecer porque esses ventos do mar vão diminuir de intensidade trazendo menos umidade. Ainda há chance de chuva momentânea, mas bem mais pontual. As temperaturas baixam um pouco no amanhecer com frio nos pontos altos da Serra ainda abaixo de 10ºC e entre 13 e 16ºC boa parte das cidades, especialmente no Oeste e Planalto Norte. No entanto, durante à tarde elas voltam a subir ficando muito parecidas com as da quarta nesse turno.

 

 

Bookmark and Share

Tempo pra essa terça-feira

28 de março de 2017 0

A terça-feira tem tempo seco de um lado do estado e tempo instável no outro, por isso hoje trouxemos as condições do tempo dividas por regiões:

Sul, Litoral, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte

Essas áreas vão ter o dia influenciando pela Circulação Marítima.

Circulação marítima nada mais é do que ventos úmidos que sopram do mar em direção ao continente, sendo o responsável pela grande quantidade de nuvens nessas regiões e também por pancadas de chuva. 

Essa condição faz com que a terça-feira tenha tempo instável, ou seja,  momentos de muitas nuvens que trazem uma ou outra pancadas de chuva como permitem aberturas de sol ao longo do dia.  Cidades do Vale do Itajaí e também da região Norte, terão menores aberturas de sol nessa terça-feira.

Planalto Sul e Planalto Norte

Na região central do estado, a umidade do mar quase não chega e por isso  o sol aparece entre nuvens. Há chance de chuva ao longo do dia, mas em pouquíssimas cidades dessa área.

Extremo-Oeste, Oeste e Meio Oeste

Os catarinenses que estão entre o Meio Oeste e Extremo Oeste do estado a umidade do mar não chega e não influencia o tempo, por isso a previsão é de uma terça-feira com tempo seco, sem chuva e bastante sol nessas regiões.

TEMPERATURAS HOJE

Em relação as temperaturas, esquenta mais onde o sol aparece mais.  No Oeste chega aos 31°C,  no Meio-Oeste 28°C, 27°C no Sul do estado e também na Grande Florianópolis.  Na Serra depois de um amanhecer frio, com 9°C em Urupema, a tarde deve chegar aos 24°C.

Bookmark and Share

Semana com poucas mudanças

27 de março de 2017 0

Ao longo dos próximos dias o tempo pouco vai mudar pelo Estado visto que o que deverá comandar a condição do tempo é uma extensa massa de ar frio no oceano que pelo seu posicionamento irá fazer o vento soprar do mar para a costa trazendo o que chamamos de circulação. A figura abaixo ilustra através das setas a direção dos ventos. Vejam que eles avançam do mar trazendo toda a umidade para a faixa leste de SC:

Sem título

Essa condição para o Sul, Litoral, Vale do Itajaí e Norte deixa o tempo instável intercalando momentos de chuva com outros de aberturas de sol não só amanhã, terça-feira, mas durante toda a semana. Para quem está no Planalto Norte e na Serra a previsão é a mesma para as cidades mais próximas do litoral e só aberturas de sol nas cidades que estão mais para “dentro” do Estado. Lembrando que no Norte e no Vale teremos menos aberturas. Já para os catarinenses do Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste a umidade do mar não influencia e por isso a previsão é de uma terça e um decorrer de semana com tempo seco com sol.

As temperaturas ficam de outono, ou seja, mais amenas ao amanhecer e subindo um pouco mais à tarde com destaque para o Oeste que terá cidades na casa dos 30ºC. Importante destacar que para o Meio Oeste, Planalto Norte e Serra as madrugada a partir de quarta serão mais frias.

 

Bookmark and Share

Semana começa com sol entre nuvens

27 de março de 2017 2

A semana começa com o sol aparecendo em todas as regiões, mas com bastante nebulosidade em todas as áreas devido a dois motivos.

O primeiro deles são instabilidades que avançam dos países vizinhos, Argentina e Paraguai, em direção ao Paraná, como a gente pode ver na imagem de satélite, e que acabam trazendo uma ou outra pancadas de chuva, de forma bem isolada, em cidades do Oeste catarinense.

mapserv (62)

O segundo deles, e a umidade que avança do mar com ajuda dos ventos e que trouxe instabilidades na última madrugada em alguns pontos do litoral.  Mesmo assim, ao longo do dia o sol vai aparecer entre nuvens em todas as regiões, mas diante desses dois motivos que citei, há sim chance de chuva no Litoral, Sul, Vale do Itajaí e Norte.

Em relação as temperaturas, vamos seguir com certo aquecimento no turno da tarde. As máximas hoje chegam aos 28°C em cidades da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte do estado, 27°C na região Sul e também no Oeste.

POUCAS MUDANÇAS PRA AMANHÃ

A terça-feira vai ter o sol aparecendo novamente em todas as regiões e até mesmo com uma menor nebulosidade, isso por que não deveremos ter as áreas de instabilidade dos países vizinhos atuando aqui em Santa Catarina. O vento vai seguir avançando do mar em direção ao continente, mas não trazendo instabilidade.  A chance de chuva segue para o Sul, Litoral, Vale do Itajaí e Norte.

As temperaturas pra amanhã ficam bem parecidas com as de segunda-feira, amenas na madrugada/amanhecer e com certo aquecimento no turno da tarde,  com destaque para o Oeste onde se aproxima dos 30°C.

 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Sábado de sol e tempo seco

25 de março de 2017 0

O sábado começou com o sol aparecendo em todas as regiões do estado e essa condição vai seguir na maior parte do dia.

Isso porque um sistema de Alta pressão, que é massa de ar seco, vai garantir a presença do sol com poucas nuvens ao longo das próximas horas. A imagem de satélite desta manhã mostra bem essa condição, veja que há poucas nuvens (em cinza claro) sobre Santa Catarina.

mapserv (61)

No decorrer do dia aumenta a nebulosidade no Litoral e áreas próximas onde uma instabilidade passageira em pouquíssimas cidades está prevista, mas nada muito significativo.

Em relação as temperaturas, depois do amanhecer ameno na maior parte das cidades e até com frio na Serra, onde fez 9,6°C em Urupema, as temperaturas sobem.  A tarde elas ficam entre 28 e 30°C no Sul, no Oeste, na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí.  Na Serra, mesmo depois do amanhecer frio as temperaturas sobem, chegando aos 27°C.

DOMINGO APROVEITÁVEL AO AR LIVRE

Amanhã, apesar das nuvens aparecerem um pouco mais em todas as regiões, o dia novamente será bem aproveitável ao ar livre. As temperaturas tanto no período da manhã quanto da tarde ficam parecidas com as de sábado. No final do dia algumas poucas áreas do Estado, especialmente no Oeste próximo do PR, podem ter uma instabilidade passageira.

 Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Bookmark and Share

Outro fim de semana para aproveitar

24 de março de 2017 0

Amanhã, sábado, o sol novamente irá aparecer em todas as regiões do Estado trazendo com isso uma tarde com aquecimento até com algumas áreas entrando na casa dos 30ºC. No decorrer do dia aumenta a nebulosidade no Litoral e áreas próximas onde uma instabilidade passageira em pouquíssimas cidades está prevista.

Já o domingo apesar de ter a presença do sol terá maior nebulosidade em todas as regiões, mas com temperaturas tanto da manhã quanto da tarde parecidas com as de sábado. No final do dia algumas poucas áreas do Estado, especialmente no Oeste próximo do PR, podem ter uma instabilidade bem passageira.

INFORMANTES DO TEMPO

A partir de agora se você quiser tirar uma dúvida sobre o tempo ou enviar fotos e/ou vídeos de algo que chamou atenção em relação ao tempo é só usar o aplicativo de bate-papo para o número que aparece na foto abaixo. Sempre que possível vamos mostra no Jornal do Almoço ou nas minhas redes sociais.

Sem título

Bookmark and Share

Sol aparece em todas as regiões

24 de março de 2017 0

A semana termina com tempo diferente em algumas cidades catarinenses. Depois de praticamente toda a semana ter sido com tempo mais fechado, a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte do estado voltam a ter  o sol aparecendo um pouco mais nessa sexta-feira.

Em alguns momentos as nuvens ainda predominam nessas 3 regiões, mas que no geral só trazem chuva passageira mais entre o meio da tarde e noite de hoje. Boa parte do dia é com tempo seco.

mapserv (60)

Para quem está nas demais regiões, o sol aparece bastante com tempo seco na maior parte do dia. Há previsão de chuva também a partir do meio da tarde nessas áreas, sendo que pontualmente a chuva pode vir com raios e trovoadas. No Extremo Oeste, a chance de instabilidades continua sendo pequena.

As temperaturas sobem ao longo da tarde até trazendo um certo aquecimento, com máximas de 31°C no Sul, 29°C no Oste e 28°C em pontos da Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.

FIM DE SEMANA BEM APROVEITÁVEL AO AR LIVRE

O sol deverá aparecer e até predominar na maior parte das cidades nesse sábado que terá uma temperatura agradável/amena ao amanhecer e entre 28 e 31ºC à tarde em boa parte das cidades. O Litoral e áreas próximas terão momentos de mais nuvens e até nos extremos do dia uma instabilidade passageira, mas em pouquíssimas áreas.

No domingo, apesar da nebulosidade aumentar o sol ainda deverá aparecer com previsão de tempo seco boa parte das cidades. Só muito pontualmente entre o meio da tarde/início da noite há chance de uma instabilidade, mas pouquíssimas áreas com chance um pouco melhor para quem está próximo do PR. As temperaturas ficam parecidas com as de sábado até podendo subir um pouco mais à tarde.

Bookmark and Share

Dias aproveitáveis pela frente

23 de março de 2017 0

A semana termina com um tempo nessa sexta-feira muito parecido com o de hoje, quinta-feira. Amanhã vamos ter novamente um dia de nuvens que permitem aberturas de sol com ar seco boa parte do dia ficando mais o meio da tarde/noite com previsão de chuva passageira que isoladamente poderá ter trovoadas. Só chamo atenção que para Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte há chance de instabilidade bem pontual de manhã intercalando com aberturas de sol. Para quem está no Extremo Oeste, a chance de chuva continua sendo pequena.

As temperaturas seguem no amanhecer da sexta amenas/friozinho, mas subindo ao longo da tarde até trazendo um certo aquecimento como o mapa abaixo mostra:

Sem título

FIM DE SEMANA BEM APROVEITÁVEL AO AR LIVRE

O sol deverá aparecer e até predominar na maior parte das cidades nesse sábado que terá uma temperatura agradável/amena ao amanhecer e entre 28 e 31ºC à tarde em boa parte das cidades. O Litoral e áreas próximas terão momentos de mais nuvens e até nos extremos do dia uma instabilidade passageira, mas em pouquíssimas áreas.

No domingo, apesar da nebulosidade aumentar o sol ainda deverá aparecer com previsão de tempo seco boa parte das cidades. Só muito pontualmente entre o meio da tarde/início da noite há chance de uma instabilidade, mas pouquíssimas áreas com chance um pouco melhor para quem está próximo do PR. As temperaturas ficam parecidas com as de sábado até podendo subir um pouco mais à tarde.

Bookmark and Share