Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Vamos para mais um dia de sol

25 de julho de 2017 0

O ar seco desses últimos dias mantém a sua influencia amanhã, quarta-feira. Vamos ter novamente um dia com no máximo pontos de nevoeiros ao amanhecer em algumas escassas áreas. Sol e quase ausência de nuvens para o decorrer do dia em todas as regiões. As temperaturas se mantém mais de meia estação do que de inverno. Está certo que ao longo da próxima noite até o amanhecer de quarta as temperaturas baixam com frio mais no Planalto, mas durante à tarde elas voltam a subir para a época do ano como o mapa abaixo mostra:

Sem título

 

QUINTA-FEIRA

O sol novamente aparece em todas as regiões com no máximo pontos de nevoeiros ao amanhecer em poucas áreas, mais no Norte e Vale do Itajaí. As temperaturas seguem de meia estação apesar de no turno da tarde não subir tanto quanto na quarta em algumas áreas. A previsão é de mais aquecimento no Oeste e Sul onde as temperaturas vão variar entre 28 e 30ºC.

 

 

Bookmark and Share

Tarde com aquecimento

25 de julho de 2017 0

Seguimos sem mudanças no tempo, já que a massa de ar seco continua funcionando como um bloqueio atmosférico, impedindo que sistemas meteorológicos associados a chuva cheguem a Santa Catarina e/ou nuvens de chuva se formem sobre o nosso estado.

Esse ar mais seco, deixa o céu mais limpo, com poucas nuvens, ajudando na perda de radiação ao longo da noite, trazendo temperaturas amenas/baixas durante a madrugada e amanhecer. A mínima registrada hoje no estado foi de 1,9°C em Bom Jardim da Serra. Por conta disso, nas primeiras horas da manhã temos a presença de nevoeiros em algumas cidades, sobretudo em parte da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte, em azul na imagem de satélite:

download (1)

Na medida que a temperatura for subindo, esses nevoeiros vão se dissipando e o sol predomina.

As temperaturas da tarde seguem com certo aquecimento, com máximas de até 30°C em cidades do Oeste, Sul e também do Vale do Itajaí.

QUARTA DE SOL

O ar seco vai seguir trazendo outro dia de sol e quase ausência de nuvens. Somente pontos de nevoeiros ao amanhecer. Temperaturas amenas/frias no amanhecer e elevadas para a época do ano à tarde. Parecidas com as de terça, mas no termômetro um pouco menos. Destaco que não deveremos ter chuva significativa até o final de julho!

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista

Bookmark and Share

E o sol reina

24 de julho de 2017 0

O tempo não tem mudanças previstas para amanhã, terça-feira. Ainda vamos continuar sob o domínio de um ar seco que inibi a formação da nuvens. Pelo fato da temperatura diminuir entre a próxima noite e o amanhecer, frio só mais na Serra, deveremos ter poucos pontos de nevoeiros no início do dia. No entanto, a medida que a temperatura vai subindo eles vão se dissipando.

Depois da tarde dessa segunda-feira ter dito temperaturas de verão, chegou a casa dos 31ºC em Novo Veneza, a tarde de amanhã tem novamente temperaturas elevadas. Pontualmente pode até passar um pouco do que o mapa abaixo mostra:

Sem título

QUARTA DE SOL

O ar seco vai seguir trazendo outro dia de sol e quase ausência de nuvens. Somente pontos de nevoeiros ao amanhecer. Temperaturas amenas/frias no amanhecer e elevadas para a época do ano à tarde. Parecidas com as de terça, mas no termômetro um pouco menos. Destaco que não deveremos ter chuva significativa até o final de julho!

Bookmark and Share

Semana começa com sol em todo estado

24 de julho de 2017 2

A segunda-feira vai ter as mesmas condições do tempo do fim de semana, outro dia de sol e tempo seco em todas as regiões do estado. Pela manhã as nuvens aparecem um pouco mais em cidades da Serra, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte por conta da umidade que avança do mar, mas mesmo assim o sol vai aparecer bastante ao longo do dia nessas áreas.

mapserv (3)

As temperaturas continuam com certo aquecimento, trazendo uma tarde entre 24 e 27°C em boa parte do estado, com destaque pra região Sul que pode até passar dos 29°C em algumas cidades.

“CALORZINHO” AUMENTA AMANHÃ

O tempo segue sem muitas mudanças, isso porque o ar seco continuará influenciando o tempo em Santa Catarina. A terça-feira vai ser outro dia de muito sol e poucas nuvens, já que a umidade do mar vai perder força.

As temperaturas da madrugada e amanhecer continuam amenas. A tarde de amanhã será um pouco mais quente do que hoje, chegando aos 27/28°C em cidades da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte e Oeste. Calor no Sul do estado, onde deve chegar aos 30°C.

Vale lembrar que ainda estamos no inverno, e esse “calorzinho” é mais restrito ao início e meio da tarde.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista

Bookmark and Share

Sol em todo estado

22 de julho de 2017 0

Algumas cidades serranas continuam registrando temperaturas negativas, e madrugada foi bem gelada novamente. A menor temperatura foi em Bom Jardim da Serra com -4,9°C, sendo o sexto dia seguido a registrar temperaturas abaixo dos 0°C.

FRIOSEMANA

Esse frio ocorre por conta da perda de radiação, já que a última noite foi de céu bastante limpo, sem nuvens, fazendo com que a superfície perdesse calor pra atmosfera. Como o tempo seco segue predominando, o sol aparece desde cedo em todas as regiões e permanece durante todo o sábado.

As temperatura da tarde começam a subir um pouco mais em relação aos últimos dias, se aproximando dos 22 a 24°C em praticamente todas as cidades, até na Serra esquenta um pouco, máxima de 19°C.

DOMINGO COM UMA PEQUENA MUDANÇA

O dia novamente terá sol, pontos de nevoeiros e geada na Serra. No entanto, a umidade vinda do mar traz uma manhã com mais nuvens no Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis que acabam tendo mais a presença do sol no decorrer do dia. Temperaturas baixas ao amanhecer, mas agradáveis e até com certo aquecimento à tarde quando deverão variar entre 20 e 22°C boa parte das cidades subindo um pouco mais no Sul.

TENDÊNCIA DA PRÓXIMA SEMANA

Se nada mudar, a segunda deverá ter um dia parecido com o domingo. O sol estará presente no restante da semana, ou seja, não há mais previsão de chuva significativa para o Estado até o final de Julho. Com esse comportamento, as temperaturas da tarde vão subir trazendo calor, sobretudo no Sul.

Bookmark and Share

Seca traz risco de queimadas

21 de julho de 2017 1

Tirando a última segunda-feira, faz dias que a chuva praticamente não aparece em Santa Catarina. Em todo o mês de Julho, apenas uma frente fria passou aqui pelo estado, no dia 17,  provocando instabilidades, mesmo assim os acumulados foram muito baixos.

Pra gente ter ideia do que choveu, separamos esse mapa, com o acumulado de chuva desses últimos 20 dias. Percebam que na maior parte do estado, a chuva acumulada não passa dos 20 mm.

chuvalok

Para terem ideia do quanto isso é pouco, vejam que normalmente os volumes em Julho ficam entre 90 e 150 mm em boa parte das cidades.

FOCOS DE INCÊNDIO

A falta de chuva acarreta vários problemas pelo estado e um deles são os focos de incêndio. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE,  tem o Programa de Queimadas, onde focos de incêndio em todo o Brasil são monitorados por satélites.

Os dados deste programa mostram que o mês de Julho está tendo muitos problemas em relação a isso. Entre o dia 1° de Julho até hoje pelo menos 164 focos de incêndio foram detectados em Santa Catarina, esse número é considerado alto. Se fizermos uma comparação com todos os meses de Julho, de 1998 até 2017, esse ano já é considerado o segundo mês com maior ocorrências de focos de incêndio em território catarinense, ficando atrás apenas de Julho de 2016 quando foram contabilizados 479 focos.  A média para esse mês é de 63 focos de incêndio.

queimadas

Destacamos também que o frio ajuda a deixar a vegetação mais seca, contribuindo assim para o aumento dos focos de incêndio aqui no estado. Chamamos atenção para o risco de colocar fogo na vegetação sob o risco de perder o controle.

ESTIAGEM

Outro problema que começa a aparecer é a estiagem com nível de rios baixando muito nos últimos dias. Segundo o Departamento de hidrologia da Epagri já temos essas localidades com rios baixos:

Guatapara de Baixo, Forquilhinha, Chapadão do Lageado, Orleans - Montante, São Martinho – Jusante e Ponte R. João Susin Marini; : Foz do Manuel Alves, Canoinhas – CASAN, Coronel Passos Maia, Fazenda Souza e Foz do Rio Negrinho.

VOLTA A CHOVER?

Nesse sentido a previsão não é boa. Não deveremos ter chuva significativa pelo estado até o final do mês. Na maioria das regiões não teremos nenhuma gota de chuva até o início de agosto.

Responsáveis:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista

Bookmark and Share

Fim de semana sem mudanças

21 de julho de 2017 0

A previsão é que nesse sábado tenhamos novamente a presença do sol em todas as regiões. Como vem fazendo nos últimos dias, há previsão de nevoeiros isolados devido a temperatura que voltar a diminuir entre essa noite e o amanhecer de amanhã. Chamo atenção que há chance de geada na Serra. Depois do amanhecer de inverno, as temperaturas da tarde ficam mais agradáveis entrando na casa dos 20ºC como o mapa abaixo mostra:

Sem título

DOMINGO COM UMA PEQUENA MUDANÇA

O dia novamente terá sol, pontos de nevoeiros e geada na Serra. No entanto, a umidade vinda do mar traz uma manhã com mais nuvens no Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis que acabam tendo mais a presença do sol no decorrer do dia. Temperaturas baixas ao amanhecer, mas agradáveis e até com certo aquecimento à tarde quando deverão variar entre 20 e 22ºC boa parte das cidades subindo um pouco mais no Sul.

TENDÊNCIA DA PRÓXIMA SEMANA

Se nada mudar, a segunda deverá ter um dia parecido com o domingo. O sol estará presente no restante da semana, ou seja, não há mais previsão de chuva significativa para o Estado até o final de Julho. Com esse comportamento, as temperaturas da tarde vão subir trazendo calor, sobretudo no Sul.

Bookmark and Share

Outro dia de sol e tempo seco

21 de julho de 2017 0

Pelo quinto dia seguido Santa Catarina registra temperaturas negativas na Serra. A madrugada desta sexta-feira chegou a marcar -7°C na cidade de Bom Jardim da Serra. Mas, o ar frio vai perdendo intensidade e pouquíssimas cidades hoje ficaram abaixo dos 0°C, veja a lista:

-7°C   Bom Jardim da Serra

-4,3°C  Urupema

-2,5°C   São Joaquim

-2,9°C  Ponte Alta do Norte

-2,6°C   Curitibanos

-2°C  Rio Rufino

-1,9°C  Frei Rogério

-1,6°C   Ponte Serrada

-1,2°C  Palmeira

-1,1°C  Major Viera

-1,1°C   Monte Castelo

-0,9°C   Bom Retiro

-0,3°C   Otacílio Costa

0°C   Santa Cecília, Brunópolis, Rio das Antas, Ibiam, Videira, Campo Belo do Sul, Canoinhas e Itaiópolis

Isso acontece porque continuamos com o ar seco comandando o tempo em todo o Sul do Brasil, como a imagem de satélite mostra, deixando o céu mais limpo, ajudando na perda de radiação que impacta diretamente na diminuição de temperatura ao longo da madruga.  O ar seco também é o responsável pelo predomínio do sol em todas as regiões.

mapserv (1)

Pela manhã ocorrem alguns nevoeiros, principalmente entre o Oeste, Norte e Vale do Itajaí. Conforme a temperatura for subindo, ainda no turno da manhã, esses nevoeiros vão se dissipando.  Em relação ao turno da tarde, as temperaturas começam subir, se aproximando dos 22 a 24°C em boa parte das cidades.

FIM DE SEMANA

Para os dois dias a previsão é de sol com um pouco mais de nuvens no domingo. Nevoeiros isolados seguem de manhã visto que as noites ainda serão frias. Está certo que a cada amanhecer o frio é menos intenso, mas ainda com temperaturas um pouco baixas.  Durante as tardes, temperaturas agradáveis com certo aquecimento para a época do ano, sobretudo no domingo. 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista

Bookmark and Share

O frio em imagens

20 de julho de 2017 0

O amanhecer dessa quinta-feira foi gelada. Novamente tivemos temperaturas negativas trazendo gelo e geada em algumas cidades:

 

Urupema – Jozi WrubleschiIMG-20170720-WA0037

São Joaquim – Wagner Urbano

IMG-20170720-WA0038

 

IMG-20170720-WA0029

 

Bookmark and Share

Sem mudanças

20 de julho de 2017 0

A semana termina sem mudanças no tempo. Para amanhã, sexta-feira, vamos ter novamente um dia de sol em todas as regiões com pouca nebulosidade boa parte do dia. Pontos de nevoeiros voltam a estar previstos ao amanhecer, mas muito no Oeste, Norte e Vale do Itajaí.  A próxima noite e o amanhecer da sexta serão de frio, mas já com temperaturas positivas em grande parte das nossas cidades. Em relação ao turno da tarde, as temperaturas começam subir como o mapa abaixo mostra:

Sem título1

FIM DE SEMANA

Para os dois dias a previsão é de sol com um pouco mais de nuvens no domingo. Nevoeiros isolados seguem de manhã visto que as noites ainda serão frias. Está certo que a cada amanhecer o frio é menos intenso, mas ainda com temperaturas um pouco baixas. Durante as tardes, temperaturas agradáveis com certo aquecimento para a época do ano, sobretudo no domingo.

 

Bookmark and Share