Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 10 novembro 2012

Jogadores do Criciúma comemoram vitória e projetam confronto com o Atlético-PR

10 de novembro de 2012 4

O Criciúma está a um jogo de alcançar um objetivo definido no começo do ano, a Série A. Com o triunfo sobre o América-RN, por 4 a 1, o Tigre quebrou uma série negativa de três jogos sem vencer e se aproximou da primeira divisão.

Os jogadores comentaram a dificuldade em superar a última derrota, para o São Caetano, diante de seus torcedores. Segundo eles, foi difícil dar a volta por cima, mas agora é a hora de pensar no Atlético-PR, no confronto que devolverá o Tigre à elite.

O goleiro Michel Alves dedicou a vitória sobre a equipe potiguar aos torcedores que estiveram no estádio e que, com o resultado, faziam mais barulho que o adversário.

– Extremamente importante. Ao torcedor que veio aqui, nos acompanhou, vitória pra eles. Esperamos confirmar no sábado com o apoio do torcedor. A gente volta com a confiança lá em cima e a autoestima elevada.

O zagueiro Ozéia, autor de um gol de falta, ressaltou a garra do time. Segundo ele, foi uma vitória que demonstrou a força do grupo. O lateral Eric fez coro ao defensor e disse que a confiança para a próxima partida está restaurada.

– Isso mostra que tem um grupo de homens competentes. A confiança para todos, a volta por cima, mas temos tudo nas nossas mãos para fazer o jogo contra o Atlético.

Lins, após vitória do Criciúma: "Era uma partida fundamental"

10 de novembro de 2012 0

O Criciúma perdeu Lucca, lesionado, e vinha sofrendo com a falta da revelação da Série B. Mas, na vitória contra o América-RN, Lins supriu a ausência do jogador. Não marcou, mas participou ativamente de três dos quatro gols do Tigre e, enquanto teve em campo, correu até o final.

O jogador ressaltou a dificuldade em enfrentar o América-RN em seu estádio, mas destacou a força da equipe, que conseguiu superar momentos ruins no jogo e acabou goleando.

- Hoje era uma partida fundamental, todo mundo tinha que se doar até o final. Foi o que pensei, entrei determinado a ajudar.

O pensamento do jogador já está no Atlético-PR. No próximo sábado, às 16h20min, no Estádio Heriberto Hülse, o Criciúma pode garantir o acesso matemático à Série A. Outro feito que está próximo de ser alcançado é o número de gols feitos. Melhor ataque do campeonato, com 77 gols, o Tigre está a cinco de ultrapassar a Portuguesa, que estabeleceu a marca em 2011.

Criciúma goleia, é vice-líder, e está a um jogo de conquistar o acesso à Série A

10 de novembro de 2012 41

Zé Carlos marcou o segundo gol na vitória do Tigre sobre o América-RN

Novamente o Criciúma está a uma partida da Série A. E, mais uma vez, o jogo decisivo será diante de seu torcedor. Com a vitória de 4 a 1 sobre o América-RN, com gols de Nirley, Zé Carlos, Ozéia e Douglas, o Tigre define seu futuro em 2013 no próximo sábado, às 16h20min, no Estádio Heriberto Hülse. O adversário é o Atlético-PR, terceiro colocado na competição. Em caso de vitória, o Tricolor está garantido na elite e, caso o São Caetano perca, a conquista também fica definida. O resultado contra a equipe potiguar também mantém viva a esperança de título. O Goiás, que confirmou seu retorno à primeira divisão, está a três pontos dos catarinenses.

Boa parcela da vitória deve-se à presença de Zé Carlos, que cumpriu suspensão diante do São Caetano. Sem o goleador em campo, o aproveitamento do Criciúma é de míseros 29%. Em oito jogos que ficou de fora, cinco derrotas, um empate e apenas duas vitórias do Tigre. Para o próximo confronto, o Tricolor do Sul tem o retorno de Válber, que tomou o terceiro cartão amarelo contra os paulistas.

Suspense e mudanças

O técnico Paulo Comelli disse durante a semana que mexeria no time, para tentar corrigir os erros apresentados nas últimas partidas. E não ficou apenas na palavra. Com a volta do atacante Zé Carlos e do lateral-esquerdo Marlon, o treinador montou um esquema com três zagueiros, promovendo a entrada de Nirley. Com isso, deu mais liberdade aos laterais para apoiar. Giovanni Augusto foi o responsável por criar as jogadas no meio-campo, tentando alimentar Lins e Zé Carlos.

As mudanças deram certo e, procurando se impor, o Tigre dominou as ações. Bem postado em campo, usava o poder ofensivo de Eric e Marlon para chegar à linha de fundo. Com os volantes apertando a marcação, não havia espaço para a equipe do América-RN. O gol do Tigre era uma questão de tempo em função do grande volume de jogo, apesar das poucas chances criadas.

E foi da lateral que o primeiro gol saiu, aos 19 minutos. Marlon avançou e cruzou para o meio da área. O zagueiro potiguar tentou afastar de carrinho, mas furou a bola, que não passou por Nirley. Surpreendendo, o zagueiro chegou ao ataque e se lançou à bola, completando para o gol já deitado ao chão. O tento desestabilizou ainda mais o América-RN, que passou a errar muitos passes.

Zé do Gol, sempre ele

O segundo gol amadurecia quando Zé Carlos apareceu, aos 27 minutos. Lins fez nova jogada pela esquerda e cruzou para o atacante, que pegou de primeira, com a parte do pé, sem chances. O artilheiro fez seu 27º gol na Série B e é o artilheiro isolado da competição. Na comemoração, dedicou o tento para a filha Kiara. Com dois gols de vantagem, o Criciúma passou a cadenciar a partida, muito em função do forte calor de Goianinha (RN). Controlando a posse de bola, o Tigre facilmente levou o resultado para o intervalo

No segundo tempo, um jogo de estratégia. Sem forças, o América-RN não conseguia chegar com perigo e dedicava-se a cruzar bolas para área, mas sem sucesso. O Tigre, satisfeito com o resultado, fazia uma contenção no seu campo de defesa, com somente Zé Carlos depois da linha que divide o gramado. O objetivo era dificultar as ações e, principalmente, fazer o tempo passar.

O objetivo foi alcançado até os 22 minutos, quando o meia Netinho bateu falta para a área e o zagueiro Cleber marcou, em uma confusão na área do Criciúma. O resultado acordou a torcida e, de um jogo tranquilo, o Tigre passou a sofrer pressão. A tranquilidade só veio aos 35 minutos. De falta, Ozéia soltou uma bomba, a bola desviou na barreira e entrou. Mas ainda havia tmepo para mais um. Depois de um lançamento de Lins, Douglas, que entrou no lugar de Zé Carlos, marcou e garantiu a vitória ao Tigre, que está cada vez mais próximo da Série A.

FICHA TÉCNICA

AMÉRICA-RN (1)
Dida; Norberto, Cleber, Edson Rocha, Wanderson; Ricardo Baiano (Pingo), Márcio Passos, Fabinho, Netinho; Lúcio, Gláucio (Thiago Galhardo)
Técnico: Roberto Fernandes

CRICIÚMA (4)
Michel Alves; Matheus Ferraz, Ozeia, Nirley; Éric, Fransérgio, Elias, Giovanni Augusto (André Gava), Marlon; Lins (Gilmar), Zé Carlos (Douglas)
Técnico: Paulo Comelli

Gols: Nirley (C), aos 19 minutos do 1º tempo, Zé Carlos (C), aos 37 minutos do 1º tempo, Ozéia (C), aos 35 minutos do 2º tempo, Douglas (C), aos 39 minutos do 2º tempo; Cleber (A), aos 22 minutos do 2º tempo
Amarelos: Matheus Ferraz (C), Marlon (C); Ricardo Baiano (A), Fabinho (A), Edson Rocha (A)

Arbitragem: Grazziani Maciel Rocha (RJ), auxiliado por Luiz Antônio Muniz de Oliveira (RJ) e Lucio da Silva de Mattos (PA)
Local: Estádio Nazarenão, em Goianinha (RN)

Criciúma vai em busca da vitória contra o América-RN

10 de novembro de 2012 19


Marcelo Becker
marcelo.becker@diario.com.br

O Criciúma pode até vencer o América-RN neste sábado no Estádio Nazarenão, em Goianinha, no Rio Grande do Norte, mas o G-4 ficou embolado e competitivo na reta final e o acesso a Série A só será possível na próxima rodada, contra o Atlético Paranaense. E tudo por causa do São Caetano, que decidiu complicar a vida do Tigre mais uma vez.

A equipe de São Caetano do Sul (SP) venceu o Boa Esporte ontem e ficou um ponto atrás do Criciúma. Com isso, mesmo que vença o América-RN o Tigre não conseguirá abrir uma vantagem suficiente para não ser mais alcançado pelo Azulão nas próximas duas rodadas.

Como falhou nas últimas partidas em casa e permitiu uma aproximação perigosa do concorrente, resta ao Criciúma vencer em Goianinha, distante 54 quilômetros da Capital Natal, e depois tentar mais uma vez o acesso em casa no próximo sábado, na penúltima rodada.

Jogar bem longe de casa e da torcida será uma situação favorável ao time. Depois da derrota para o São Caetano o time foi alvo de protestos intensos dos tricolores informados e por isso o time de Paulo Comelli ficará livre da pressão neste sábado.

O time está cercado pela desconfiança da torcida e o pelo mistério do técnico Comelli, que não revelou a escalação. A volta do artilheiro Zé Carlos e do lateral-esquerdo Marlon devolvem um pouco de lucidez e qualidade ao Tigre.

Ficha técnica

AMÉRICA-RN
Dida; Norberto, Cleber, Edson Rocha, Wanderson; Ricardo Baiano, Márcio Passos, Fabinho, Netinho; Lúcio, Gláucio
Técnico: Roberto Fernandes

CRICIÚMA
Douglas Leite (Michel Alves); Éric, Matheus Ferraz, Ozeia, Marlon; França, Elias, André Gava (Elias) ;Giovanni Augusto; Lins, Zé Carlos
Técnico: Paulo Comelli

Arbitragem: Grazziani Maciel Rocha (RJ), auxiliado por Luiz Antônio Muniz de Oliveira (RJ) e Lucio da Silva de Mattos (PA)
Horário:16h20min
Local: Estádio Nazarenão, em Goianinha (RN)