Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Operação Fim de Tarde entra em vigor nesta segunda-feira em Florianópolis

11 de abril de 2010 28

A Guarda Municipal de Florianópolis realiza a partir desta segunda-feira a operação Fim de Tarde. O objetivo é aliviar os pontos de mais congestionamento no sentido Centro-Ponte Colombo Salles, no horário das 17h às 21h.
Visando justamente o retorno para casa de quem mora ou estuda no continente, a operação será realizada em quatro pontos da cidade. Entenda como o tráfego será alterado em cada um deles, segundo a prefeitura de Florianópolis.

  • 1 — rua Antonio Pereira Oliveira Neto

O principal objetivo neste ponto é coibir a ação de motoristas que tentam furar a fila. Como a rua tem uma bifurcação que divide a pista em três, duas pistas da esquerda ficam disponíveis para quem quer acessar o elevado sentido ponte e a da direita dá acesso à avenida Gustavo Richard. Alguns motoristas fazem o percurso toda pela direita para chegar ao elevado causando grandes transtornos aos demais motoristas.

  • 2 — avenida Gustavo Richard cruzamento com avenida Hercílio Luz

Neste ponto o objetivo da operação é coibir uma manobra proibida. Todo acesso da via Expressa Sul sentido Ponte Governador Colombo Salles se dá pela avenida Gustavo Richard causando congestionamento. Por isso, alguns motoristas utilizam a marginal direita da avenida Gustavo Richard para acessar metros à frente novamente a principal, acesso este proibido, permitido apenas para quem segue da avenida Hercílio luz. Além da manobra ser proibida, ela causa engarrafamento na avenida Hercílio Luz e consequentemente na Paulo Fontes.

  • 3 — avenida Gustavo Richard

Guardas estarão corrigindo condutores que dirigem sobre a faixa de canalização obstruindo as demais faixas, o que também causa filas. Muitos fazem isso justamente com o objetivo de furar os engarrafamentos na avenida com destino à ponte.

  • 4 — rua Pedro Bittencourt

O problema na rua Pedro Bittencourt é o desrespeito á faixa exclusiva para ônibus. A irregularidade prejudica a saída dos veículos de transporte coletivo do Terminal de Integração do Centro (Ticen).

Visualizar operação Fim de Tarde Fpolis em um mapa maior

Bookmark and Share

Comentários (28)

  • MATHIAS diz: 11 de abril de 2010

    Muito bom essas operações poís o desrepeito pelos condutores que esperam corretamente na fila é muito grande, tem muitos condutores folgados que querem da aquele jeitinho brasileira levando vantagem sobre quem faz as coisas certas. Mas só orientar n adianta tem é que multar para que os folgados não voltem a praticar o mesmo ato.

  • Fernando diz: 11 de abril de 2010

    Derrubar a Hercilio Luz e construir uma nova no lugar…só assim pra aliviar um pouco

  • william diz: 11 de abril de 2010

    uau….. que mudança! vai “melhorar muito”, vao cuida de coisa seria, meu deus, so besteira todo dia!

  • Janil diz: 11 de abril de 2010

    Finalmente a guarda municipal vai tomar providencias no sentido de coibir os “espertinhos” que não respeitam a pista da direita, na rua Antonio Oliveira Pereira Neto, o único acesso para quem vai sentido sul da ilha, via túnel Antonieta de Barros. Esperamos que tal fiscalização seja permanente e quem vai pegar o elevado pernaneça nas duas pistas da esquerda. Vamos ficar de olho.

  • Pedro Costa diz: 12 de abril de 2010

    Se preparem para um tumlto maior ainda: na hora que os motoristas avistam um cone ou um guarda diminuem a velocidade procurando por veiculos envolvidos num suposto acidente. Isso não resolve, é paliativo, e se fica sujeito a levar uma “multinha” desse guardas trogloditas.

  • Ricardo diz: 12 de abril de 2010

    É ridiculo a guarda municipal querer mudar o transito em florianopolis, atuando os motorista com multas, pelo que se le aqui ficou bem claro nisso né, não é desta forma que vao com certeza com multa ou sem multa arrumar o transito em floripa.
    DIZ PRA ELE QUE PRECISA PRIMEIRO DE UM ESTUDO FOCADO NO CENTRO DE FLORIPA, PARA ALIVIAR AS FILAS, E NÃO ACABAR COM QUE PASSAS PELA DIREITA PARA SE BENEFICIAR.

    FAZ FAVOR NE

  • Antonio Jr diz: 12 de abril de 2010

    E uma nova ponte? Tem que começar a construir ontem…. o maior fluxo vem dos municípios vizinhos e não da parte continental de florianópolis…

    Outra ação que deveria ser tomada pelos orgãos competentes, é a proibição do tráfego de caminhões entre 17h e 20 h na gustavo richard, pontes e via expressa… com certeza aliviaria muito o trânsito caótico.
    Lembro que é feito este tipo de ação na BR 101 justamente para aliviar o engarrafamento em horários e dias em que normalmente o fluxo é maior.
    Mais um detalhe, a proibição do tráfego de caminhões, deveria ser feita também das 06:30 até as 08:30 da manhã com o intuito de melhorar o fluxo de veículos no acesso à ilha pela logo cedo.

  • Marcelo Cardozo diz: 12 de abril de 2010

    Ridículo! A cada dia que passa nossa Ilha fica mais cheia, com mais veículos e não se faz absolutamente nada de eficaz para melhorar nosso trânsito. Porque será que aqui não se utiliza o sistema de rodízio de placas de veículos? Está aí uma pergunta a ser respondida!

  • Diego diz: 12 de abril de 2010

    Ou seja, todos os problemas são causados pelos próprios motoristas folgados. Depois reclamam dos turistas…não se entendem nem entre eles mesmos…

  • Ariel diz: 12 de abril de 2010

    Que maravilha! Pena que só assim motoristas aprendem que da atitude deles é que um engarrafamento de forma.

    Melhor ainda se as pessoas utilizassem tranporte publico e que ele fosse bom, afinal ninguem goste de ficar num onibus lotado.

  • Roberto diz: 12 de abril de 2010

    Aposto todos os meus bens de que isso não vai dar certo, vai ficar pior, tem que multar quem anda devagar no transito, tem cada lerdo e lerda, que a sinaleira abre e fecha e ainda estão no mesmo lugar, nao to dizendo que é pra sai levando tudo.

    ISSO NAO VAI DAR CERTO

  • Macarrão Bobgueira diz: 12 de abril de 2010

    Pois é. sem fiscalização uma parcela do povo brasileiro faz isso, engarrafamentos, acidentes, mortes entre outros…. será pq que demorou tanto pra desconfiarem disso? FISCALIZAÇÃO JÁ!!!!!!!!!!! quero ver a cara de alguns que gostam de “encurtar” o caminho a custas do outros eheheheheh

  • Emerson diz: 12 de abril de 2010

    Absurdo o que fazem com os motoristas em Florianopolis..
    Em vez de montar infra estrutura descente ou pensar antes de mexer no transito..
    Não.. fica colocando a policia troculenta (agressiva) para policiar quem esta teoricamente
    infringindo alguma “lei”…´
    ja nao chega o absurdo que esta para quem volta para casa no sul da ilha, a
    policia obriga a ficar em 1 fila kilometrica e para quem vai para carianos/aeroporto
    a pista fica livre…

  • Henrique Marsden diz: 12 de abril de 2010

    Pelo que lí na matéria o objetivo da operação não é desafogar o trânsito e sim fiscalizar. Uma lástima, pois uma estratégia para tentar melhorar o trânsito seria muito bem vinda. Que pena que a guarda municipal se preste a apenas isto… até hoje ainda não compreendi a motivação para sua existência.

  • Erik diz: 12 de abril de 2010

    4 Medidas puramente corretivas de motoristas imprudentes, e nada foi feito pra REALMENTE agilizar e aliviar o transito no centro em direção ao continente.

  • Ricardo Antunes da Costa diz: 12 de abril de 2010

    O problema na rua Antonio Pereira Oliveira Neto está na via, e não nos motoristas. Quem vêm da pista da direita na Av. Beira-Mar fica preso na pista da direita, que vai à Av. Gustavo Richard. O problema é que a bifurcação é feita na pista da esquerda, beneficiando os motoristas oriúndos da pista do meio da Beira-Mar.

    O correto seria a bifurcação acontecer na pista da direita, uma vez que a grande maioria dos motoristas deseja seguir sentido elevado. Nesse cenário, o motorista que desejasse seguir à Av. Gustavo Richard simplesmente seguiria sempre na pista da direita, podendo facilmente sair para a nova pista quando houvesse a bifurcação.

    Uma simples simulação de computador na época do projeto da pista seria suficiente para detectar o problema. Aparentemente porém a mesma não foi realizada.

  • MIRO CARPES AVAIANO diz: 12 de abril de 2010

    MUITO BOA ESSA INICIATIVA!!! SÓ ESPERAMOS É QUE OS QUE SE ACHAM ESPERTINHOS SEJAM PUNIDOS COM MULTA, POIS SÃO ESSAS PESSOAS QUE COMPLICAM AINDA MAIS O TRÂNSITO!!! TOMARA QUE ACABEM COM O DESRESPEITO NO TRÂNSITO DA CAPITAL!!! PARABÉNS PARA QUEM IDEALIZOU!!!

  • Ricardo Rayol diz: 12 de abril de 2010

    Faltou apenas coibir quem fura fila na beira-mar norte em frente ao antigo hotel diplomata

  • Rafael diz: 12 de abril de 2010

    Não vejo como essas medidas irão aliviar o trânsito no acesso as pontes, muito pelo contrário!!! No meu entendimento, apesar de erradas, essas manobras como o acesso pela Av. Gustavo Richard, serviam justamente para “desafogar” o trânsito no acesso as pontes. Não acho certo, nem sou a favor de que se fure as filas, mas é um absurdo ter que ficar parado mais de uma hora na fila para poder atravessar a ponte nesse horário. Essas autoridades deveriam estar preocupadas em procurar uma solução para resolver esse problema e não simplesmente coibir essas manobras com a desculpa que irá “aliviar” o trânsito nessa região. Isso é uma tremenda hipocrisia!!! Até quando os motoristas de Florianópolis vão ter que ficar passando por essa situação absurda de ter que ficar parado na fila ou se arriscando em manobras perigosas para não perder os seus compromissos??? Bando de hipócritas…

  • Carlos Diego diz: 12 de abril de 2010

    Bom dia,
    A referida operação é muito boa, porém, as 3 áreas de escape da av. Beira mar, sentido UFSC/Centro (Koxixos, pc. Três Poderes e Trapiche), merecem um pouco de atenção pela Guarda Municipal ou PM também, pois, motoristas saem da pista principal e utilizam as marginais e mesmo as áreas do estacionamento para FURAREM as filas, o que não é o maior problema (furar a fila) tendo em vista o risco que correm os cilclistas, pedestres, enfim, pessoas que desembarcam dos ônibus, de serem atingidas por um veículo guiado pelo IRRESPONSÁVEL, INCONSEQUENTE APRESSADO.
    Vão lá ver!

  • Sylvio Ramos Filho diz: 12 de abril de 2010

    Sem dúvida essas ações poderão melhorar um pouco o fluxo de veículos. Uma outra sugestão para a guarda municipal seria coibir o fluxo de veículos através dos bolsões da Beira Mar (Coxixos e Trapiche). Os veículos costumam trafegar (furar a fila) através destas pitas e causam estrangulamento na saída junto a 3a pista da Beira Mar. O trânsito deveria ser restringido ao transporte coletivo.

  • Zé da couves diz: 12 de abril de 2010

    Essa operação vai punir o furão de fila, mas não irá ajudar a melhorar o fluxo de veículos. Essa operação vai beneficiar apenas alguns que vierem da Hercílio Luz em direção na ponte. Somente as que seguem pela pista da direita, pois quem segue pela pista da esquerda tenta entrar reto na Gustavo e trancam tudo dali pra trás, Quem vem direto pelo tunel ficará trancado justamente por estas pessoas que saem da Hercílio Luz e trancam a terceira pista da direita de quem sai do túnel.

  • valerio diz: 12 de abril de 2010

    SERÁ QUE O SECRETÁRIO DE TRANSPORTES NAO ENXERGA QUE PRECISA FAZER RODIZIO DE PLACAS, QUE VAI ALIVIAR O TRÂNSITO.
    A POPULAÇÃO NAO AGUENTA MAIS ESSES CONGESTINAMENTO.
    E REFERENTE A BEIRA MAR CONTINENTE, O QUE RESOLVE 2 KM DE AVENIDA SE NO FINAL AFULINA TUDO.
    MAL PLANEJAMENTO, QUE DAQUI UNS ANOS FICARÁ TUDO NA MESMA.

    ESPERO QUE TOMEM VERGONHA NA CARA E FAZEM AS COISAS CERTAS.

    VALÉRIO – MORADOR DO CONTINENTE.

    ESSAS

  • Fabio diz: 12 de abril de 2010

    Uma breve avaliação das modificações:

    1 – Apenas deslocará o ponto onde os “fura fila” entram ao acesso ao elevado.

    2 – Vai ajudar, mas não vai resolver.

    3 – Se não fosse a falta de educação dos condutores não seria necessário.

    4 – Se não fosse a falta de educação dos condutores não seria necessário.

    Pelo visto são apenas soluções paleativas. Vai ajudar, mas não vai sanar o problema.

    É evidente que a causa dos congestionamentos é o gargalo na via expressa.

    É tão difícil de perceber isso?!

  • Pompilio Fidelis diz: 12 de abril de 2010

    De pouco efeito prático. O que as policias precisam unidas fazer, é agilizar as saidas da ponte Colombo Sales apartir de quem sai da ponte para o estreito passando pela comcap, para coqueiros, para o angeloni de capoeiras, são josé etc. Atacar lá na fente fazendo que o transito desobstrua a saída da ponte, principalmente na BR 282. O resto é figuração, não são os fura filas que atrasam e provocam filas e sim as saídas depois da ponte.

  • Blog do Trânsito » Blog Archive » Trânsito complicado no primeiro dia de operação Fim de Tarde em Florianópolis diz: 12 de abril de 2010

    [...] Clique aqui e saiba como será a operação [...]

  • Orlando diz: 12 de abril de 2010

    Muito Boa essa ação. Gostaria que essa operação se estendesse até a plena conscientização da população, coisa que deve demorar bastante pelo que vemos nos dias de hoje. Gostaria também de lembrar da fiscalização nas vias dos recuos da Beira-mar, pois espertinhos estão utilizando as mesmas para ultrapassar ilegalmente quem para nas sinaleiras, causando outros transtornos a quem respeita as regras de transito e tem consciência de que não é passando os outros para traz que vamos resolver o problema de transito das nossas ruas.

  • Fabio diz: 13 de abril de 2010

    Alguém comentou em fazer rodízio de placas.

    Não daria certo!

    A maior parte do transito na ponte é devido a carros que saem da ilha em direção a via expressa, ou seja, são placas das cidades da grande florianópolis.

    Já que a idéia é monitorar o transito para melhorar o fluxo poderiam criar também uma operação “início da manhã”. Desta forma seria fiscalizada a bagunça que é o transito na cabeceira da ponte Pedro Ivo (ponte de acesso a ilha). QUASE TODOS os ônibus provinientes da AV Ivo Silveira cruzam toda a pista para entrar na ponte na pista mais a esquerda. Essa manobra atrapalha todo o fluxo de carros que chegam na ilha pela Via Expressa. Em determinados horários da manhã o congestionamento chega a BR-101.

    Esse ano é ano de eleição p / governador!! Vamos cobrar soluções dos candidatos a governadores!

Envie seu Comentário