Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Fim da fila na SC-405 em Florianópolis?

15 de abril de 2010 0

Foto: Charles Guerra

Quem tentou ir do Sul da Ilha de Santa Catarina para o Centro de Florianópolis depois das 7h10min desta quinta-feira encontrou trânsito livre na SC-405. Do horário até as 7h25min, o tráfego foi liberado em sentido único, para a área central da cidade, no segundo dia de testes da operação especial pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) para tentar reduzir os congestionamentos no começo da manhã na região.

Mesmo após o retorno do trânsito à condição normal, não houve a formação de congestionamentos, assegura o comandante da 1ª companhia da PMRv, capitão Márcio Antunes.

Na quarta, primeiro dia da operação, a situação foi diferente. Poucos motoristas aproveitaram o período de pista liberada e o tráfego voltou a ficar lento por causa do excesso de veículos na rodovia logo após o término da mobilização policial.

Também houve problema no cruzamento da SC-405 com a avenida Pequeno Príncipe, a geral do bairro Campeche. A saída dos motoristas da avenida que dá acesso à praia prejudicou a passagem de quem vinha das comunidades mais ao Sul da Ilha, que tiveram que esperar na fila.

Para evitar que o problema se repetisse nesta quinta, Antunes, ampliou o trecho de pista em sentido único. O tráfego foi liberado do Trevo do Campeche até as imediações da Via Expressa Sul. A alteração pôs fim à retenção de tráfego no acesso ao Campeche.

– A ampliação do trecho de pista em sentido único acabou com as filas e fez até com que diminuíssemos o período da operação. Em 15 minutos não havia mais congestionamento – explica o capitão da PMRv. A fase de testes da operação vai até sexta-feira, quando os patrulheiros vão decidir pela continuidade ou não da mudança no trânsito.

Expectativa

Com base nos resultados desta quinta-feira, o comandante da 1ª companhia da PMRv, responsável pelo trânsito na região, acredita que a operação seja adotada de forma definitiva. Ele ressalta que o sucesso da iniciativa ainda depende da conscientização e apoio do motorista.

— Quem vai para o Sul da Ilha tem de se ajustar, sair antes de casa, ou depois do horário de bloqueio de pista. Estamos mobilizados para beneficiar o maior número de pessoas — explica.

Operação

Das 7h10min às 7h30min o tráfego é liberado em sentido único em direção ao Centro no trecho entre o Trevo da Praia do Campeche e as imediações da Via Expressa Sul. O tráfego para o Sul da Ilha é bloqueado no período. Os motoristas que seguem para a região têm de aguardar na faixa da esquerda da Via Expressa Sul.

Os patrulheiros criaram faixas exclusivas para os motoristas que querem ir ou sair do bairro Carianos, onde fica o Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Quem segue do Centro para o bairro, pela Via Expressa Sul, deve pegar a faixa da direita (exclusiva) e seguir até a avenida Deputado Diomício Freitas, a geral do bairro. Também há uma faixa exclusiva nas imediações do trevo da Seta, no sentido contrário.

Comboio

Para facilitar o trânsito de ônibus do transporte coletivo no trecho entre o Morro das Pedras e o Terminal de Integração do Rio Tavares (Tirio), onde o trânsito começa a ficar lento já por volta das 6h20min, a PMRv realiza uma operação especial desde março.

Em dois horários, o trânsito no sentido Centro-bairro é interditado e os ônibus parados no congestionamento, em direção ao Centro, escoltados na contramão por viaturas da PMRv até o Tirio.

Até quarta-feira, quando iniciou a operação Sentido Ùnico na SC-405, os comboios ocorriam depois das 7h. Agora, o horário foi antecipado para as 6h40min. Com isso, os ônibus chegam ao terminal a tempo de serem beneficiados pela liberação de pista, que começa às 7h10min.

Fluxo Lagoa da Conceição-Sul da Ilha

Com a mudança no trecho de sentido único, o motorista que segue pela SC-406 para o Sul da Ilha tem de aguardar o retorno do trânsito ao normal, parado nas imediações do Trevo do Rio tavares. A alternativa, segundo a PMRv, é seguir pelas ruas da comunidade Novo Campeche (região da Lagoa Pequena) em direção à avenida Pequeno Príncipe.

Operação no fim de tarde

A PMRv ainda estuda a possibilidade de repetir a mesma operação, no sentido inverso, no final da tarde. Com isso, motoristas que seguem para o Sul da Ilha teriam tráfego liberado por duas faixas de rolamento entre a Via Expressa Sul e o Trevo do Campeche, na SC-405. A decisão de colocar em prática a ideia deve sair em até 20 dias.

Mas as mudanças no tráfego para tentar diminuir o congestionamento na região do Trevo da Seta já começaram. Desde a semana passada, os patrulheiros criaram faixas exclusivas para os motoristas que seguem para o Sul da Ilha e os que vão para o bairro Carianos.

Quem vai para o Carianos segue pela faixa da direita, no final da Via Expressa Sul, e tem pista liberada. Já os motoristas que trafegam em direção ao Sul da Ilha aguardam na faixa da esquerda. Por causa do excesso de veículos, há lentidão.

– Agora, por volta das 19h30min já não há mais congestionamento no final da Via Expressa Sul, o que não ocorria antes da operação, e quem vai para o Aeroporto Hercílio Luz já não fica mais parado na fila – ressalta o capitão Antunes.

*Com informações da rádio CBN/Diário

Bookmark and Share

Envie seu Comentário