Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Não se Pode Viver sem Amor

10 de agosto de 2010 1

Por Daniel Feix

Se a mostra de longas latinos privilegiou, até aqui, documentários de forte carga política _ são assim Ojos Bién Abiertos e Mi Vida con Carlos, duas das três produções exibidas até ontem _, os longas brasileiros em competição evidenciam um gosto do júri de seleção pelos dramas que fogem às escolas mais clássicas e realistas de roteiro. Dois dias após a exibição do quebra-cabeças de 180°, na segunda-feira Jorge Durán apresentou o igualmente intrincado e ainda mais fantasioso Não se Pode Viver sem Amor.

Durán escreveu títulos como Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia (1977) e Pixote, a Lei do Mais Fraco (1981). Neste que é seu quarto longa na direção, repete a parceria de É Proibido Proibir (2007) com a roteirista Dani Patarra. Ousa mais do que no filme anterior _ o que acabou sendo fatal para o projeto.
A trama acompanha intercaladamente diversos personagens até seus destinos se cruzarem na véspera do Natal, no Rio de Janeiro. Destinos é a palavra mais adequada mesmo: o diretor aposta numa série de acontecimentos improváveis buscando preparar terreno para registrar, ao fim, a ocorrência de um milagre natalino _ algo que transcende a ideia de limitação da vida, o que permite alinhavar o filme aos dois documentários de Gramado que exploram o tema da psicografia, O Último Romance de Balzac e O Contestado _ Restos Mortais.

Durán pagou o preço do risco máximo: parte da plateia no Palácio dos Festivais riu incrédula no final de Não se Pode Viver sem Amor. Se isso aconteceu foi porque as coisas não funcionaram como o realizador pensou. Culpa de um roteiro problemático, que com suas elipses e passagens de tempo confundem o espectador e não o ajudam a adentrar no universo contraditório, porém humano dos personagens. E culpa, também, de uma direção de cena hesitante _ que só faz acentuar essa dificuldade de envolvimento do público.

Comentários (1)

  • Segundo Caderno » Arquivo » Não se Pode Viver sem Amor diz: 11 de agosto de 2010

    [...] o post original no Bloger Lerina: Não se Pode Viver sem Amor Compartilhar/Salvar Tags: adequada-mesmo, compartilhar, diretor-aposta, filme-anterior, [...]

Envie seu Comentário