Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Documentário "Referendo" chega ao quinto festival internacional

23 de outubro de 2013 0
Referendo / Divulgação

Referendo / Divulgação

O documentário “Referendo“, do diretor gaúcho Jaime Lerner, foi selecionado para o Festival de Cinema de Medellín, na Colômbia. Este é o quinto festival internacional que exibe o filme. O longa será exibido durante o 2º Festival de Cinema Castilla Cica, entre os dias 1º e 5 de novembro. Com produção de Manga Rosa Filmes, Usina ideias e Projetos e Visom Digital, Referendo debate a questão do desarmamento no Brasil a partir da consulta realizada com a população.

Recentemente, o documentário foi exibido no 3º Festival Internacional de Cinema Político (FICIP), em Buenos Aires, no 9º Festival Internacional de Cine de Los Derechos Humanos, em Sucre, na Bolívia, e no AtlanticdocFestival Internacional de Cinema Documental do Uruguai – em Montevidéu, além do 30º Festival de Cinema de Bogotá.

Aula de tiro (Large)

O enredo traz à tona um direito dos cidadãos de se pronunciarem diretamente sobre as grandes questões de interesse geral. A problemática gira em torno da questão do desarmamento no Brasil, tendo como ponto central o fatídico dia 23 de outubro de 2005, quando os brasileiros votaram em uma eleição não convencional. A consulta não era por partidos ou políticos, mas para responder SIM ou NÃO à pergunta:

O comércio de armas e munição deve ser proibido no Brasil?”

O filme parte da investigação da virada eleitoral – em julho as pesquisas apontavam vitória do SIM com 82% dos votos, entretanto, em outubro, o NÃO venceu com 64% – e, a partir dessa investigação, aprofunda questões como democracia, segurança e educação.

Confira o trailer de Referendo:

Envie seu Comentário