Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Arte e direitos humanos

30 de março de 2014 0

Käthe Kollwitz - Revolta (Crédito da foto: Divulgação)

Será inaugurado nesta terça-feira (1º/4) em Porto Alegre o Museu dos Direitos Humanos do Mercosul (MDHM), com uma mostra que une arte, cidadania e engajamento político-social. O novo espaço expositivo da Capital vai ocupar o antigo prédio dos Correios e Telégrafos, na Praça da Alfândega – dividindo espaço com o Memorial do Rio Grande do Sul (Memorial RS) e o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS).

Com curadoria de Marcio Tavares – diretor do novo museu –, a coletiva Deus e sua obra no sul da América: A experiência dos direitos humanos através dos sentidos reúne obras de dezenas de artistas brasileiros e estrangeiros, ocupando 13 galerias nos três andares do edifício. As adaptações recentes do belo prédio no centro histórico incluíram a construção de galerias de exposições, salas de montagem, nova museografia e iluminação.

A primeira etapa das reformas foram realizadas para receber a Bienal do Mercosul, em 2013. Ainda neste ano, está programada a modernização da Sala de Pesquisa do espaço e a adaptação da área de acervo do museu – incluindo uma reforma completa do auditório.

A cerimônia de inauguração do MDHM nesta terça-feira, às 18h30min, contará com a presença de autoridades brasileiras, argentinas, uruguaias e chilenas – além de apresentação musical do uruguaio Daniel Drexler e do gaúcho Ernesto Fagundes que cantarão músicas de seus repertórios e temas emblemáticos do cancioneiro latino-americano.

(Crédito das fotos: Divulgação)

Envie seu Comentário