Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

O retrato dos ciganos

20 de maio de 2014 0

Ciganos (Crédito da foto: Rogério Ferrari/Divulgação)

Entre 2010 e 2011, o fotógrafo e antropólogo baiano Rogério Ferrari percorreu mais de 40 cidades do interior da Bahia em busca dos ciganos brasileiros, registrando o modo de vida e o cotidiano dessas comunidades com sua câmera analógica. A região concentra uma das maiores populações de ciganos no país, que vieram deportados de Portugal para o Brasil no primeiro século da ocupação colonial.

O resultado desse trabalho está em um livro que será lançado em Porto Alegre nesta quarta-feira (21/5), a partir das 19h30min, na Fluxo – Escola de Fotografia Expandida (Rua Tomaz Flores, 134). O lançamento de Ciganos acompanha também a abertura de uma exposição homônima, com 25 imagens em preto e branco bacanas como esta reproduzida aqui na coluna.

Ferrari vem documentando há 20 anos conflitos, culturas e lutas dos povos e movimentos sociais de várias partes do mundo – como Nicarágua, México, Palestina, Curdistão e Saara Ocidental. Quem quiser conhecer mais o trabalho do fotógrafo pode conferir a oficina Existências e Resistências, que ele vai ministrar na Fluxo no próximo sábado.

As inscrições podem ser feitas pelo site escolafluxo.com.br. Ah, os participantes ganham um exemplar do livro.

Ciganos (Crédito da foto: Rogério Ferrari/Divulgação)

(Crédito das fotos: Rogério Ferrari/Divulgação)

Envie seu Comentário