Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Viva a música brasileira!

12 de dezembro de 2014 1

Natura Musical (Crédito: Denise Andrade/ Divulgação)

Um dos projetos culturais mais bacanas do país, o Natura Musical anunciou na última terça-feira (9) os contemplados da edição de 2015. Em uma festa no Bourbon Street, tradicional casa paulistana de shows de blues e jazz, foram anunciados os 30 artistas e projetos selecionados nos cinco editais: Nacional, Minas Gerais, Bahia, Pará, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Os nomes foram escolhidos entre 4.226 inscritos, que receberão o patrocínio total de R$ 6,4 milhões, com apoio de leis de incentivo nacionais e estaduais. O Natura Musical contemplou três categorias: artistas consagrados (oito), novos talentos (13) e formação e legado (nove).

Pela primeira vez nos 10 anos do programa, os gaúchos ganharam uma linha própria de apoio _ e, nesta primeira edição, quatro artistas foram destacados entre cerca de 390 inscritos: Filipe Catto, Luiz Carlos Borges, Nei Lisboa e Thiago Ramil.

Leia também

No dia no aniversário de Jennifer Connelly, confira dicas de filmes com a musa
Projeto permite que mulheres exibam o corpo em ensaio nu sem revelar sua identidade
Modelos gaúchas estrelam websérie de moda

Natura Musical (Crédito: Denise Andrade/ Divulgação)

Dono de uma bela e afinadíssima voz aguda, Filipe Catto dividiu o palco do Bourbon Street com a rouquidão suingada de Elza Soares (ambos flagrados trocando selinho aí). A veterana cantora, que se apresenta em Porto Alegre na semana que vem, foi premiada com o projeto de um disco em que vai gravar novos compositores da cena paulistana – como Kiko Dinucci, Rodrigo Campos e Romulo Fróes.
Já Catto vai registrar seu terceiro álbum, que será lançado com shows na capital gaúcha, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Curitiba.
– Já tenho um repertório pronto, mas tudo pode mudar. Posso adiantar que vai ser diferente dos outros discos – revelou Catto para o blog, adiantando que pretende lançar o trabalho no primeiro semestre de 2015.

Natura Musical (Crédito: Denise Andrade/ Divulgação)

Completando 50 anos de carreira, Luiz Carlos Borges (foto) foi contemplado pela biografia A Alma Atada na Gaita. Com texto do músico e pesquisador Vinícius Brum, o livro incluirá fotos de várias épocas da vida do grande cantor, compositor e acordeonista.
– O volume inclui as partituras de 50 músicas minhas, com arranjos para violão escritos por Gerson Antunes, músico de Ijuí – explicou o músico, que acaba de lançar o DVD Luiz Carlos Borges – 50 Anos de Música.

Natura Musical (Crédito: Denise Andrade/ Divulgação)

O novato Thiago Ramil estava faceiro com a chance de gravar seu CD de estreia graças ao programa. Sobrinho de Vitor Ramil e da dupla Kleiton & Kledir e primo de Ian Ramil, o jovem cantor e compositor é influenciado pela milonga – e pretende editar seu primeiro disco em setembro de 2015.
Já Nei Lisboa (foto), que se apresenta neste sábado (13) no Opinião, vai registrar um álbum ao vivo em Porto Alegre, em show que passará também por Curitiba e Florianópolis.
– Vamos gravar no Salão de Atos da UFRGS, no dia 13 de junho. O repertório deve privilegiar músicas dos últimos 10 anos da minha carreira e do disco A Vida Inteira – contou o cantor e compositor.

Natura Musical (Crédito: Denise Andrade/ Divulgação)

Um dos encontros mais legais da noite foi o dos paraenses Dona Onete e Felipe Cordeiro (foto), que sacudiram a plateia de músicos, jornalistas, produtores e convidados com os contagiantes ritmos nortistas. A cantora vai gravar um disco mostrando estilos musicais de sua região como carimbó, lundu e guitarrada, enquanto o cantor, compositor e guitarrista prepara um DVD que vai misturar um show com trechos documentais sobre sua relação com a música do Pará e com o pai, o músico Manoel Cordeiro, envolvido com o nascimento da lambada e do brega em Belém.

Natura Musical (Crédito: Denise Andrade/ Divulgação)

Um dos colaboradores do Clube da Esquina, o mineiro Flávio Venturini (foto) vai lançar um songbook com 60 músicas próprias – inclusive 10 instrumentais. São letras, partituras e cifras dos acordes de temas da carreira solo de Venturini e de canções dos grupos O Terço e 14 Bis.

– Tenho uma relação muito calorosa com Porto Alegre, os shows do Terço e principalmente do 14 Bis faziam muito sucesso por lá – lembrou o músico.

Natura Musical (Crédito: Denise Andrade/ Divulgação)

Entre os selecionados pelo programa Natura Musical, estão artistas consagrados, como Chico César e Gal Costa – escolhida pelo projeto Ela Disse-me Assim, um disco gravado ao vivo só com músicas de Lupicínio Rodrigues (1914 – 1974), que terá ainda turnê nacional de lançamento passando, claro, por Porto Alegre.
Outro músico conhecido contemplado foi o carioca Bnegão (na foto, ao lado de Raul Franco, do grupo mineiro Pequena Morte). O rapper recebeu patrocínio para registrar o terceiro álbum de sua ótima banda Seletores de Frequência.
– Antes de sabermos que tínhamos recebido essa parada, a gente já estava gravando um disco instrumental. Ainda não sei como vai ser esse novo trabalho, que também terá clipe, lançamento em vinil e seis shows, incluindo Porto Alegre – comentou com a coluna o ex-MC do Planet Hemp, que vai se apresentar em Santa Maria no próximo dia 21, no festival Macondo Circus 2014.

(Crédito: Denise Andrade/ Divulgação)

Comentários (1)

  • Lurdes Kras diz: 12 de dezembro de 2014

    Acompanho este projeto há tempos e é maravilhoso mesmo. Parabéns aos artistas selecionados nesta edição. Sou consultora Natura e o Natura Musical só me dá orgulho. Lurdes Kras

Envie seu Comentário