Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora
Thumbnail

Marina no comando

  Benzadeus! A musa e Miss RS 2014, Marina Helms,...

Thumbnail

Renato Borghetti, Daniel Sá e Orquestra de Blumenau fazem homenagem a Astor Piazzola

A união entre os músicos Renato Borghetti e Daniel Sá...

Thumbnail

Cultura para todos

Recentemente consagrado no Festival de Gramado com o Kikito de...

Os rumos da arte

O Itaú Cultural vai inaugurar nesta quarta-feira (27), em sua...

Caio Yurgel lança livro " Samba sem mim" em Porto Alegre

27 de agosto de 2014 0

Caio

Nesta quarta-feira (27/8), às 19h30, na Livraria Saraiva do Shopping Moinhos (R. Olavo Barreto Viana, 36), será realizado o lançamento de Samba sem mim, o romance de estreia do autor gaúcho Caio Yurgel. A obra narra a história de João Pedro, um jovem que se vê obrigado a fugir de sua Porto Alegre natal e se esconder na Alemanha, terra de seus avós.

Neste país que não é o seu, João Pedro sente na pele aquilo que seus antepassados, que haviam escapado de um país em guerra, sentiram ao desembarcar no Brasil de Getúlio Vargas: o sentimento de não pertencimento.

Em busca de saídas pelas ruas de Berlim, João Pedro cruza com figuras que talvez queiram seu bem, ou talvez seu mal — ele precisa descobrir a quem pode confiar os segredos de seu passado, ou corre o risco de colocar tudo a perder. Uma narrativa de alta-voltagem, alternando entre a comédia e a tragédia, entre a crítica social e o romance policial.

Caio Yurgel nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive e trabalha em Berlim. Foi vencedor do OFF Flip de Literatura na categoria contos (2010), do III Concurso Mário Pedrosa de Ensaios Sobre Arte e Culturas Contemporâneas (2010) e do IV Prêmio Nacional Ideal Clube de Literatura (2012). É autor de A estética do espetáculo: Cinco teses em Walter Benjamin, pela NEA Edições. Samba sem mim é seu primeiro romance.

Foto: Alexandre Pandolfo/Divulgação

Renato Borghetti, Daniel Sá e Orquestra de Blumenau fazem homenagem a Astor Piazzola

27 de agosto de 2014 0

Borghetti

A união entre os músicos Renato Borghetti e Daniel Sá com a Orquestra de Câmara de Blumenau, realizada há três anos, continua dando bons frutos. Na próxima temporada, que passará pelo Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, os músicos apresentam canções em homenagem ao compositor argentino Astor Piazzola.

No repertório, músicas como Muerte del Angel, Fuga y Misterio, Adiós Nonino e Libertango.

Borghetti e Orquestra de Câmara de Blumenau

– Neste período, conseguimos um equilíbrio entre a Orquestra, com sua música erudita, e o músico Renato Borghetti, regionalista do sul do Brasil. Juntos, produzimos um diálogo harmonioso, com uma sonoridade bem diferente e os resultados são ótimos – disse o diretor artístico do espetáculo, o italiano Daniele Girardello.

Para Renato Borghetti, tocar com a orquestra é um desafio:

– Quando toco sozinho é mais comum o improviso, com a Orquestra é um desafio, pois é outro ambiente. Como a gaita se aparece muito, é preciso tocar de modo que a execução da Orquestra se destaque, para que os dois lados sejam valorizados. O público se interessa e os ingressos sempre esgotam rapidamente. É muito bom tocar, pois além do trabalho, gostamos e nos divertimos.

Astor Piazzola

Renato Borghetti & Orquestra de Câmara de Blumenau in Concert

- 29/08 – Pato Branco/PR – Teatro Municipal Naura Rigon, às 20h

Endereço: Rua Jaciretã, 450

- 30/08 – Guarapuava/PR – CTG Fogo de Chão, às 20h

Endereço: Rua Afonso Botelho, 119

- 31/08 – Jaraguá do Sul/SC – SCAR, às 20h

Endereço: Rua Jorge Czerniewicz, 160

- 01/09 – Balneário Camboriú/SC – Centro de Eventos Itália, às 20h

Endereço: Avenida Central, 335

- 06/10 – Ijuí/RS – Salão dos Atos Unijuí, às 20h

Endereço: Rua do Comércio, 3.000 – Bairro Universitário

- 07/10 – Gramado/RS – Centro Eventos FAURGS – Auditório Van Gogh, às 20h

Endereço: Rua São Pedro, 663

- 08/10 – Passo Fundo/RS – CTG Lalau Miranda, às 20h

Endereço: Rua Uruguai, 11A, Passo Fundo

- 09/10 – Lages/SC – Centro Educacional Vidal Ramos Jr, às 20h

Endereço: Rua Frei Rogério, 347

- 05/11 – São Paulo/SP – Teatro Bradesco, às 21h

Endereço: Rua Turiassu, 2.100 – 3° Piso

Mais informações pela página www.facebook.com/orquestradecamaradeblumenau

Fotos: Thiago Deconto/Divulgação, Divulgação e Dulce Helfer/Agência RBS

Os rumos da arte

27 de agosto de 2014 0

O Itaú Cultural vai inaugurar nesta quarta-feira (27), em sua sede em São Paulo, a exposição Singularidades/Anotações: Rumos Artes Visuais 1998 – 2013. A mostra tem curadoria de Paulo Miyada, Regina Silveira e Aracy do Amaral, e faz um recorte da evolução da arte contemporânea no país no período.

Entre os 35 artistas selecionados, está o gaúcho Luiz Roque. Em 15 anos de existência, os programas Rumos Artes Visuais e Rumos Arte Cibernética já contemplaram mais de 400 nomes.

Cultura para todos

27 de agosto de 2014 0

Marcelo Galvão (Crédito: Cleiton Thiele/PressPhoto)

Recentemente consagrado no Festival de Gramado com o Kikito de melhor diretor de longa-metragem pelo filme A Despedida, o paulista Marcelo Galvão retorna ao Estado para discutir acessibilidade cultural. O cineasta participa nesta quarta-feira (27) do painel Produção de uma nova cultura através da arte, dentro da programação da 20ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.

No evento serrano, Galvão exibiu seus dois mais recentes trabalhos, A Despedida e Colegas, com o recurso de audiodescrição – levando dezenas de pessoas com deficiência visual às sessões no Palácio dos Festivais.
O encontro rola a partir das 13h30min, no auditório do nono andar do prédio 50 da PUCRS.

A entrada é franca, com inscrições pelo site www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br.

(Crédito: Cleiton Thiele/PressPhoto)

Os assassinos da literatura

27 de agosto de 2014 0

Para Assassinar a Literatura (Crédito: Claudio Etges/ Divulgação)

O trio em pé aí atrás do caixão reuniu-se Para Assassinar a Literatura. Pelo menos foi assim que os escritores Mario Pirata, Jorge Rein e Júlio Zanotta batizaram o show literário que vão apresentar nesta quarta-feira (27) no simpático Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, 22), a partir das 20h.

A trinca de autores está lançando pelo novíssimo e debochado selo Scriptorium de Investigação para o Assassinato da Literatura três livros: Ventonaveia, com poesias de Pirata, The Quick Brown Fox Jumps Over the Lazy Dog (A Veloz Raposa Castanha Salta por Cima do Cachorro Lento), espécie de fábula amoral de Rein, e A Ninfa Dragão, alegoria de um futuro fantástico de Zanotta, ilustrada por Pena Cabreira.

Para Assassinar a Literatura (Crédito: Claudio Etges/ Divulgação)

Em comum, os três títulos pretendem transitar por territórios marginais da escrita, distantes dos cânones, das academias e das bulas literárias. Além da leitura de fragmentos das obras, o sarau terá ainda uma sessão de jazz com Luizinho Santos e Bethy Krieger.

Para Assassinar a Literatura

Dia 27 de agosto, 20h

Café Fon Fon – Rua Vieira de Castro, 22

Entrada franca

Os livros terão o preço promocional de lançamento de R$ 20 cada um e será oferecido um pacote com os três ao preço de RS 50. Posteriormente, estarão à venda na rede eletrônica e livrarias.

(Crédito: Claudio Etges/ Divulgação)

Trinta anos em cena

27 de agosto de 2014 0

Liane Venturella (Crédito: Gilberto Perin/ Divulgação)

Uma das mais versáteis e consagradas atrizes gaúchas, Liane Venturella completa 30 anos de carreira em 2014 com a agenda cheia. A artista estreou em Porto Alegre, nos anos 1980 – e, na década seguinte, trabalhou em Londres com mestres do teatro como o francês Philippe Gaulier.

Até agora, Liane atuou em 33 espetáculos, na Inglaterra e no Brasil, conquistando seis prêmios – entre eles, três troféus Açorianos. Na última quarta-feira (20), a intérprete apresentou-se em Rivera, no Uruguai, com o espetáculo Pequenas Violências – Silenciosas e Cotidianas, de Kike Barbosa.

Durante o Porto Alegre Em Cena, Liane estará no palco com a montagem O Estranho Cavaleiro, de Irion Nolasco.

(Crédito: Gilberto Perin/ Divulgação)

Marina no comando

27 de agosto de 2014 0

 

Marina Helms (Crédito: Fabian Gloeden, ORG Studio/ Divulgação)

Benzadeus! A musa e Miss RS 2014, Marina Helms, estrela a campanha de verão das Lojas Rabusch – e, além disso, foi coroada como a embaixadora da marca.

Marina Helms (Crédito: Fabian Gloeden, ORG Studio/ Divulgação)

A loira lá de São Lourenço do Sul está se preparando para encarar o Miss Brasil em setembro, mas não deixou de aproveitar o período de reinado gaúcho. Ela realizou vários trabalhos, como editoriais, campanhas e capas de revistas.

Marina Helms (Crédito: Fabian Gloeden, ORG Studio/ Divulgação)

Nesta coleção de verão, que traz o conceito Mulheres no Comando, o destaque são peças acetinadas, rendas, florais e cores vivas.

Alguém aí não deixaria a linda Marina no comando?

(Crédito: Fabian Gloeden, ORG Studio/ Divulgação)

 

 

Canzone per te

27 de agosto de 2014 1

Mafalda Minnozzi (Crédito: Branco Produções/ Divulgação)

Italiana radicada há 15 anos no Brasil, a cantora Mafalda Minnozzi vem a Porto Alegre no próximo mês. A intérprete vai apresentar no dia 27 de setembro, no Teatro CIEE, o show Spritz, cujo repertório evoca os anos de ouro da canzone italiana, entre 1955 e 1965.

O mergulho musical retrô inclui clássicos como Io Che Amo Solo Te, Voglio Vivere Così, Il Mondo, Arrivederci, Metti, una Sera a Cena, Breve Amore, Nessuno, Sacumdí, Sacumdá, Come Prima, Il Cielo in una Stanza, Il Mare dell’Amor e Amore Baciami.

Mafalda decidiu batizar o trabalho com o nome da bebida frisante, típica das happy hours de Roma e Milão, para ressaltar o clima do espetáculo – segundo ela, dançante, alegre e elegante.
Mafalda Minnozzi

Teatro CIEE (Av. Dom Pedro II, 861)

Dia 27 de setembro

21h

Ingressos: R$ 80

Vendas na bilheteria do Teatro do Bourbon Country

Tele-entrega: 3231-4142

Vendas também no site www.ingressorapido.com.br e pelo fone 4003-1212

A bilheteria do teatro abre apenas no dia do espetáculo, a partir das 19h

 

Bar de Porto Alegre cria homenagem a Michael Jackson

26 de agosto de 2014 2

Cervejaria Lagom (Crédito da foto: Divulgação)
Ele carrega o nome de um ídolo da música pop, mas é uma das maiores referências quando o assunto é cerveja. No sábado (30/8), o Lagom faz uma homenagem a Michel Jackson, jornalista que se tornou um mito no cenário cervejeiro. A unidade do Bom Fim (Rua Bento Figueiredo, 72) colocará à venda uma série limitada de cervejas – algumas delas raras e de lote reduzido (com apenas 10 litros). São cervejas maturadas por anos como a Barley Wine, amadurecida em barricas de madeira ou ainda estilos totalmente novos e que não estão disponíveis em outra data ou ponto de venda.

Todas as bebidas são de produção própria ou de cervejarias convidadas especialmente para este dia. A festa começa às 18h e vai até a meia-noite. Vale a pena chegar cedo, pois as cervejas especiais terão estoque reduzido. A entrada é gratuita.

Michael Jackson é o maior especialista em bebidas de malte (cerveja e uísque). Ele começou a fazer sucesso na década de 70 e influenciou pessoas de todo o mundo. Jornalista por formação, tornou-se referência para os apreciadores de cerveja ao lançar o livro The World Guide to Beer em 1977, no qual avaliou 500 marcas clássicas. Também foi pioneiro ao criar diferenciações entre os estilos lager e ale, introduzindo termos como “fermentação baixa” e “fermentação alta”, hoje muito usados no mercado.

Traduzida para mais de 10 idiomas, a obra de Jackson incentivou a disseminação da cultura cervejeira nos Estados Unidos e a criação de inúmeras microcervejarias pelo país. O especialista – conhecido como The Beer Hunter graças ao programa de televisão homônimo apresentado por ele nos anos 80 – tratava a bebida como um elemento gastronômico e foi um dos grandes responsáveis pela valorização da cerveja artesanal. Jackson morreu em 2007, aos 56 anos, e deixou um legado de dezenas de livros, artigos e filmagens sobre a bebida.

Sobre seu nome ser homônimo ao do famoso cantor pop, Michael disse certa vez:

— Meu nome é mesmo Michael Jackson, mas eu não canto, não danço e não bebo Pepsi. Eu bebo cerveja. É disso que eu vivo. Viajo o mundo provando cervejas e escrevendo sobre aquelas que eu mais gosto. É um trabalho difícil, mas alguém precisa fazê-lo.

Foto: Divulgação/Lagom

Projeto "Ando Sonhando" é apresentado em Porto Alegre

26 de agosto de 2014 0


Nesta terça-feira (26/8) será realizado o lançamento do catálogo e do vídeo Ando Sonhando, na Galeria Mamute (Rua Caldas Júnior, 375), em Porto Alegre. O trabalho é resultado de uma intervenção urbana realizada pelas artistas Isabel Sommer e Vera Junqueira nos terminais de ônibus da capital gaúcha entre os meses de junho e julho.

Mil pessoas que aguardavam o seu transporte responderam a pergunta “Qual é o seu sonho de vida?”. A partir dos depoimentos gravados, as artistas escolheram imagens de domínio público para ilustrar os sonhos das pessoas. Essas imagens foram inseridas em mais de 1,5 mil monóculos, que foram distribuídos a outros passageiros.

O catálogo contém todo o processo da intervenção urbana do Ando Sonhando, com imagens dos fotógrafos Suzana Pires e Josemar Albino e um texto de Muriel Paraboni.  O projeto faz parte de uma série de eventos patrocinados pelo Ministério da Cultura durante o período da Copa do Mundo no Brasil.

Foto: Suzana Pires/Divulgação

Baita caminho a pé

26 de agosto de 2014 0

 O Caminho da Praia RS/RN

Esta é a última semana para conferir a exposição O Caminho da Praia RS/RN na Galeria Mascate (Rua Laurindo, 332), em Porto Alegre – corre lá porque o trabalho é bem bacana.

São cerca de 100 fotos que mostram a paisagem contemplada em quase 1.100km percorridos a pé pelos fotógrafos Anderson Astor e Marcelo Curia nos litorais do Rio Grande do Sul e do Rio Grande do Norte. O Caminho da Praia é um projeto que teve início em setembro de 2011 financiado por uma ação de crowdfunding e, depois, foi contemplado na XIII edição do Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia.

A galeria fica aberta somente à tarde, das 14h às 18h, até sábado (30).

(Crédito: O Caminho da Praia/ Divulgação)

Unimúsica transferido

26 de agosto de 2014 0

Yamandu Costa

O concerto em homenagem a Barbosa Lessa dentro do projeto Unimúsica, com Yamandu Costa e a Camerata Pampeana do maestro Tasso Bangel, mudou de data: originalmente marcada para 4 de setembro, a apresentação foi transferida para o dia 17 de dezembro, às 20h, no Salão de Atos da UFRGS.

A mudança foi provocada por conta da cirurgia no pulso que Yamandu teve que fazer – o virtuoso violonista sofreu uma queda e fraturou um osso do punho da mão direita.

(Crédito: Yamandu Costa/ Divulgação)

As gêmeas do Cauã

26 de agosto de 2014 1

Mônica e Morgane Martin (Crédito: Fernando Schalepfer, Paparazzo/ Divulgação)

Conhecidas como “as gêmeas do Cauã”, as irmãs Mônica e Morgane Martin estrelaram um ensaio sensual para o site Paparazzo. As gaúchas mexeram com a libido masculina interpretando uma dupla de garotas de programa na série O Caçador, protagonizada pelo ator Cauã Reymond.

As fotos foram feitas em uma pousada na zona oeste do Rio de Janeiro, e nos bastidores as belas contaram tudo sobre a participação na série e seus truques de sedução. Morgane, por exemplo, derreteu-se quando viu o galã:
– Ele é lindo de morrer. Bonito, educado, cheiroso e gentil.
Já Mônica levou um susto.
– Eu estava abrindo a porta para sair e ele estava entrando. Levei um susto. E ele dizia que queria ver a outra também para saber se éramos mesmo parecidas.

Mônica e Morgane Martin (Crédito: Fernando Schalepfer, Paparazzo/ Divulgação)

Pouco esperto esse Cauã, né?

(Crédito: Fernando Schalepfer, Paparazzo/ Divulgação)

O retorno de Júpiter

26 de agosto de 2014 0

Júpiter Maça - (Crédito: Rafael Avancini/ Divulgação)

Depois de um longo período de recuperação em São Paulo, Júpiter Maçã deve voltar aos palcos em breve. O cantor e compositor promete tornar ainda mais psicodélico o Festival Morrostock, apresentando-se no segundo final de semana do evento no Sítio Picada Verão, em Sapiranga – entre 17 e 19 de outubro.

O músico vai mostrar na oitava edição do festival o show da turnê Six Colours Frenesi. O novo espetáculo de Júpiter marca o lançamento do DVD homônimo, gravado em 2011, em Porto Alegre, no bar Opinião.

Além efervescente roqueiro, o Morrostock já confirmou mais de 30 atrações – como Dead Fish, Nervosa,Tequila Baby, Wander Wildner, Os Replicantes e Jimi Joe. Confira mais sobre a programação no site www.morrostock.com.br.

(Crédito: Rafael Avancini/ Divulgação)

Carlinhos na Serra

26 de agosto de 2014 0

Carlinhos de Jesus (Crédito:Marcelo de Jesus/ Divulgação)

Um dos grandes nomes da dança no Brasil, o mestre Carlinhos de Jesus vai estar no Estado para uma única apresentação nesta terça (26). Ele ministra uma oficina e faz show na 3ª Conferência Brasil Idoso, que vai rolar no Hotel Continental, em Canela.

O espetáculo terá a presença de bailarinos convidados e vai explorar ritmos como samba, dança de salão, bolero e salsa – tudo isso a partir das 15h. Antes, às 14h, ele falará sobre a importância da dança como atividade física e também como meio de integração social.

(Crédito: Marcelo de Jesus/ Divulgação)

Conferência com Armindo Trevisan

25 de agosto de 2014 0

Armindo Trevisan (Fernando Gomes/Agência RBS)

Depois de lançar o livro Uma Viagem Através da Idade Média, em julho, agora o escritor e professor Armindo Trevisan comanda uma conferência com o tema A Arte Maravilhosa das Tapeçarias Medievais nesta segunda (25).

A função vai rolar no auditório da Livraria Cultura do shopping Bourbon Country a partir das 17h30min.

É só chegar e assistir.

(Crédito: Fernando Gomes/ Agência RBS)

"O Guri" na TV

25 de agosto de 2014 0

O Guri (Crédito: Edison Laronda/ Divulgação)

Dica para ver na TV nesta segunda (25) (quase terça, para falar bem a verdade). Logo depois da meia-noite, vai rolar a estreia na televisão do filme O Guri, no Canal Brasil.

Primeiro longa do cineasta Zeca Brito, a produção tem como pano de fundo um período de guerras em terras gaúchas. A história mostra a infância e a adolescência de Lucas (Lucas Quintana Domingues) que, aos 12 anos , passa por um momento de descoberta de si e da sexualidade.

O filme é uma co-produção das gaúchas Coletivo Inconsciente, Besouro Filmes e Avalanche com as paulistas Delicetessen Filmes, Goiabada Producions e Muiraquitã Filmes. E o mais bacana é que o longa foi todo rodado em Bagé, aqui no Estado.

Vale a pena dar uma conferida a partir da 0h15min.

(Crédito: Edison Laronda/ Divulgação)

Doce María

25 de agosto de 2014 2

Dulce María

(Crédito: Uriel Santana/ Divulgação)

Depois de vender milhões de discos e lotar estádios em vários países com o grupo RBD, a musa dos adolescentes Dulce María lançou-se em carreira solo. A cantora, escritora, compositora, modelo e atriz mexicana chega ao Brasil no próximo mês com o show de seu novo disco, chamado Sin Frontera – e a estreia da turnê é em Porto Alegre, no dia 12 de setembro, no Opinião.

Dulce María

(Crédito: Uriel Santana/ Divulgação)

O álbum da bela de cabelo cor de fogo traz músicas produzidas pelo brasileiro Dudu Borges – que já assinou trabalhos de artistas como Michel Teló e Fiuk. Na véspera de subir ao palco, no dia 11, a moça é a atração que encerra o desfile de lançamento das linhas de maquiagem It Gang e de festa To Night, lá no Shopping Bourbon Wallig.

Dulce María

(Crédito: Fernando Vidaurri/ Divulgação)

Recital com Duo Themis

25 de agosto de 2014 0

Duo Themis

Em turnê pela América Latina, o Duo Themis passa por Porto Alegre nesta terça (26), no Café Fon Fon (Vieira de Castro, 22).

O recital dos franceses Florença e Alexander Creugny Bernoud rola a partir das 21h e conta com um repertório repleto de Piazzolla, Eduardo Martin e Gnatalli, entre outros nomes. O show terá participação do violonista argentino Eduardo Castañera.

Daqui, eles seguem para apresentações em Buenos Aires, Córdoba e Santiago.

Quem quiser conferir ao vivo o trabalho da dupla aí da foto precisa desembolsar R$ 25.

(Crédito: Duo Themis/ Divulgação)

 

Cinema brasileiro em estado bruto

24 de agosto de 2014 0

Cacá Diegues (Crédito: Canal Brasil/ Divulgação)

A partir deste domingo (24), o diretor Cacá Diegues vai apresentar no Canal Brasil uma série de discussões sobre a atual produção cinematográfica nacional. Sempre aos domingos, às 21h, o programa Material Bruto discutirá a retomada da sétima arte brasileira no começo dos anos 1990 – quando as leis de incentivo voltaram a fomentar os processos culturais no país, reativando essa indústria e ampliando as possibilidades artísticas.

A atração terá 10 edições de 20 minutos cada. Entre os cineastas que relembram histórias vividas nos bastidores, estão nomes como Walter Salles, Hector Babenco, Breno Silveira, Miguel Faria Jr., Fernando Meirelles, Beto Brant, Laís Bodanzky, Walter Carvalho, Roberto Santucci e Luiz Carlos Barreto.

Na estreia, os profissionais falam sobre os caminhos percorridos a partir do longa-metragem Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (1995), de Carla Camurati – considerado o marco inicial dessa nova fase e mentalidade do cinema nacional.

Material Bruto

Estreia: domingo, 24/8, às 21h

Horário: domingo, às 21h11

Horários alternativos: quartas, às 14h30min, e sábado, às 11h

(Crédito: Canal Brasil/ Divulgação)