Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de fevereiro 2007

A foto e o editor de fotografia

10 de fevereiro de 2007 0

Veja o que o grande Ricardo Chaves, editor de fotografia de Zero Hora, diz sobre a melhor foto de esportes de 2006 postada abaixo:

%22Quem já viu o mais recente filme de Clint Eastwood exibido no Brasil, (A Conquista da Honra) pode, quem sabe, entender melhor o que aconteceu naquela tarde de 9 de julho de 2006, em Berlim. A história dos soldados que cravaram %22gloriosamente%22 a bandeira americana em Iwo Jima, é feita da mesma matéria prima que surpreendeu o mundo quando Zidane deu aquela cabeçada em Materazzi, na final da Copa: CARNE & OSSO.

Como dentro de cada herói reside tão somente um homem, as coisas, examinadas sob a luz intensa dos refletores, podem, às vezes, decepcionar um pouco.

Se depois da famosa foto de Joe Rosenthal, aqueles sujeitos comuns e fardados, foram alçados ao cume da glória, agora, após a premiação da foto de Peter Schols, como a Foto do Ano de Esportes, pelo World Press Photo, o %22herói%22 Zidane, ( guerreiro devidamente uniformizado com as cores da França), será eternamente lembrado, também, como um homem comum.

Esse é o papel da fotografia.Tudo muito didático%22.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

A grande foto e as pequenas férias

09 de fevereiro de 2007 1


Deixo vocês com a imagem que ganhou hoje o 2007 World Press Photo, o maior e mais importante concurso de fotografia do mundo. O prêmio foi para o fotógrafo holandês Peter Schols.

A discutida e triste imagem perpetua a cabeçada que o ex-craque francês Zinedine Zidane desferiu no italiano Marco Materazzi no dia 9 de julho do ano passado, dia da final da Copa do Mundo da Alemanha, em Berlim.

Fica a foto e eu saio de férias. Volto na primeira semana de março. Quem desembarcar em Ibiraquera ou na Praia do Rosa nos próximos dias pode me avistar por lá ao sabor das distintas ondas das férias.

Até +

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

O Ronaldinho de Dunga

07 de fevereiro de 2007 2

A Seleção foi mal, levou dois de Portugal e Dunga é o vilão da semana. Falar da sua camisa é dose, cada um veste-se como bem entender. Que tal falar de Ronaldinho na Seleção?

Se o craque jogar como no Barcelona, solto, sem preocupação, com o time inteiro jogado para ele, Dunga prefere outro. O Ronaldinho faceiro do Barcelona não interessa ao técnico da Seleção.

Ele quer o outro Ronaldinho, que a gente sabe que existe, mais solidário e competitivo.

 Aliás, está na hora de Ronaldinho ser para a Seleção, guardada as proporções, o que Pelé foi, o que Romário foi, o que Ronaldo Fenômeno foi. Eles foram diferenciados e fizeram a diferença na Seleção. Ronaldinho ainda não fez. E, com o seu futebol, dá para fazer.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Tyson enfrenta a Justiça

07 de fevereiro de 2007 4

Ross D. Franklin, AP
Mike Tyson está internado num centro de reabilitação em Phoenix, no Arizona (EUA). O ex-boxeador usa cocaína regularmente.

Tyson foi campeão mundial de 1986 a 1990. Em 1992, ele foi condenado por estupro e, sete anos depois, por agressão.

Aos 40 anos, se for condenado, vai receber uma pena de sete anos. Tyson foi preso em dezembro com cocaína na sua mochila. Ele se diz inocente. Não é, ao menos neste caso.

Foi preso totalmente chapado no meio da estrada, tentando dirigir um automóvel. 

Tyson precisa de rumo. Só que não ouve ninguém, não aceita nada. Quer fazer tudo ao seu modo, usando a violência e o dinheiro.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

A revolta italina

07 de fevereiro de 2007 0

Clemente Mastella, ministro da Justiça da Itália/Andrew Medichini, AP
O futebol volta aos estádios italianos no final de semana. Mas o conselho de ministros definiu meios para tentar combater a violência no futebol italiano.

Uma delas prevê bilhetes personalizados, turnos de controle de entrada e saída, câmeras de circuito interno, revista e zona de controle fora dos estádios.

O clube que não adotar as medidas, terá de jogar com os portões fechados.

Outras ações:

1) Todos os jogos, num primeiro momento, deverão acontecer durante o dia.

2) Está proibido a venda de grande número de ingressos a torcedores da equipe visitante para evitar caravanas de torcidas.

3) Os torcedores violentos devem se apresentar em delegacias na hora dos jogos. A Itália tem 1,4 mil torcedores violentos cadastrados.

4) Está proibido qualquer relação econômica entre clubes e torcidas organizadas

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Dunga e Felipão

06 de fevereiro de 2007 1

Felipão grita em Londres nome de Portugal/Tom Hevezi, AP
Será que Dunga está esquentando o lugar de Felipão na Seleção Brasileira?

Luiz Felipe Scolari termina seu contrato com Portugal depois da Eurocopa do ano que vem. Mas disse que quer ficar na Europa, trabalhar mais alguns anos e depois abrir uma firma de consultoria em futebol.

Com mais dois anos de bola rolando já vai dar para saber quem é o Dunga que senta no banco da Seleção Brasileira.

A CBF, então, pode decidir. E não erra de novo, como errou com o macambúzio Parreira do Mundial da Alemanha.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

O Jean colorado

06 de fevereiro de 2007 3

Nem vou comentar a contratação de Jean, 26 anos, pelo Inter. Não o conheço. Se conheço, não lembro. Foi um pedido de Abel, que trabalhou com ele na Ponte Preta.

Amigos que vivem em São Paulo e gostam de futebol, como nós, não são nada entusiasmados com o meia canhoto. Ligam e não tem palavras de alento. Apenas avisam que ele foi dispensado o ano passado da mesma Ponte.

Vamos esperar e ver qual é do Jean. .

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

O inventor Romário

06 de fevereiro de 2007 12

Ok, concordo e bato palma. Romário foi o centroavante dos anos 90. Não vi outro igual. Mas a sua busca pelo milésimo gol é ridícula. Ainda mais que ele não tem nem 800 gols na sua carreira.

O centroavante inventou parte deles. Não precisava.

Ele foi tão bom que ninguém se importaria com mais ou menos gols.

Romário anda chutando torto, longe do gol, perto da bandeirinha de escanteio com a sua invenção. É o primeiro centroavante da história do futebol que inventa gols. Logo ele, o Baixinho.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

A Seleção patina

06 de fevereiro de 2007 0

Sobra camisa ao time de Dunga, falta futebol/Tom Hevez, AP
Foi mal a Seleção do Dunga que a tevê mostrou no final da tarde. Nem parecia o Brasil. Kaká era a única estrela e não jogou o que se esperava dele.

Dunga precisa arrumar o time com alguma urgência ou vamos patinar nas Eliminatórias – campeonato no qual todas as seleções sul-americanas querem tirar a sua lasquinha do Brasil.

O time de Dunga havia jogado seis vezes, com cinco vitórias e um empate. Mas os adversários foram Kuwait, País de Gales e Equador. Os 4 a 0 na Argentina foram exceção.

Ao enfrentar o primeiro adversários mais qualificado, não uma Argentina em formação, o Brasil mostrou toda a sua vulnerabilidade. Dunga está tentando organizar um time. Pega os jogadores no domingo e joga na terça. Não há tempo para treinos e ajustes. Só improvisos.

A Seleção mostrou fragilidade na defesa e no meio campo, ao ser golpeada em contra-ataques. Assim levou dois gols. Seu ataque não funcionou, embora Sobis tenha perdido um gol na cara do goleiro Ricardo.

Dunga voltou no segundo tempo com Adriano e Fred juntos. O mesmo esquema de dois centroavantes que tinha falhado com Parreira na Copa do Mundo de 2006.

O Brasil não está em crise, mas ainda não encontrou um time. A sensação é que muitos jogadores estão apenas de passagem pela Seleção. Não vão ficar.

Nem goleiro temos, muito menos centroavante ou um meio-campo que faça a diferença. Simão e Ricardo Carvalho fizeram os gols do jogo.

Foi 2 a 0 ao natural.  Sem queixas, sem lamentações.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

O número 5 tricolor

06 de fevereiro de 2007 1

Lucas vai jogar na primeira função do meio-campo no final de semana em Venâncio Aires. É um desperdício.

Lucas é um meio-campo quase perfeito, precisa apenas aperfeiçoar o chute de fora da área. Mais preso na marcação, mais centrado nas funções ofensivas, ele fica com menos espaço para as jogadas de criação, as avançadas, os botes mortais dentro da grande área.

Lucas é o segundo homem, nunca o primeiro. É um desperdício. Antes de Lucas, é preciso contratar um real número 5, jogador que o Grêmio ainda não tem.

Edmilson é um meio-campo de grupo. Nada mais. Não pode ser titular.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Novo uniforme da Inglaterra

05 de fevereiro de 2007 4

Jon Super, AP
A Inglaterra, que enfrenta a Espanha quarta-feira, em Manchester, exibiu hoje o seu novo e discreto uniforme principal. Sem novidades.

O número estampado na frente da camisa, do lado direito, é uma novidade.

É? Ou eu já vi em algum lugar e não lembro?.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Ninhos de violência

05 de fevereiro de 2007 0

Fãs de Roma e Milan medem forças em Roma/Gregorio Borgia, AP
A Inglaterra usou três caminhos para acabar com a violência no interior dos seus estádios:

1) câmeras em todos os lugares.

2) Polícia atuando com energia e inteligência.

3) Ingressos mais caros

Agora, o holliganismo saiu das ilhas britânicas e ganhou espaço na Itália, na França e na Holanda.

Os italianos venceram a Copa do Mundo da Alemanha, puniram os clubes que estiveram envolvidos em escândalos de arbitragem, como a Juventus que caiu para a Série B, mas não conseguem controlar os seus fãs mais violentos.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

O Ronaldo de 2007

05 de fevereiro de 2007 0

Sem Ronaldo, o gaúcho, machucado, sem o ex-Fenômeno, fora de forma e de clube novo, o Ronaldo da vez em Londres, horas antes de Brasil e Portugal, é o Cristiano. O Cristiano Ronaldo português, 22 anos, marcou 15 gols no Campeonato Inglês, onde o seu Manchester United é o líder.

Nascido na Ilha da Madeira, ele é o craque do momento no país dos inventores do futebol. Pela primeira vez em anos, o destaque de um jogo envolvendo o Brasil está do outro lado, vestido uma camiseta que não é a amarelinha.

Perto de Cristiano Ronaldo, na temporada 2006/2007, até o craque Kaká parece menor. Ao menos agora, hoje, antes da bola rolar.

O Brasil de Dunga enfrenta a seleção de Portugal de Luiz Felipe terça-feira na capital inglesa.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

A missa de Fullipo

05 de fevereiro de 2007 0

AP
Uma multidão foi dar adeus ao policial italiano Filippo Raciti morto sexta-feira numa arruaça de torcidas depois do jogo entre Palermo e Catânia, na Siciília.

A missa rezada na Catedral de Catânia comoveu quem gosta de futebol em qualquer idioma.

Lugar de bandido não é em estádio, mas na cadeia. Sejam eles italianos, brasileiros ou congoleses.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

A foto da bola

04 de fevereiro de 2007 0

Dave Thompson, AP
No empate em 0 a 0, sábado, em Liverpool, Everton e Liverpool estacionaram no 0 a 0. O Liverpool teve um pênalti ao seu favor. Steven Gerrard bateu, mas a bola foi fora.

Tim Howard se esticou todo, testou a elasticidade dos seus músculos e não alcançou a bola, que passou ao lado do seu poste esquerdo.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

O United de Cristiano Ronaldo

04 de fevereiro de 2007 0

Sang Tan, AP
O Manchester United demoliu o Tottenham Hotspur, em Londres. Fez 4 a 0 e soma seis pontos a mais que o Chelsea no Campeonato Inglês.

O show foi de Cristiano Ronaldo, que anda jogando muita bola. O hábil e veloz atacante português é um dos melhores jogadores do planeta e candidato fácil ao melhor do mundo da Fifa, em dezembro.

O United é o time mais competitivo da Europa no momento.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Tuta e Christian

04 de fevereiro de 2007 0

O sucesso do matador Tuta no Gauchão levou o Inter a buscar um matador igual. O clube chamou Christian, que estava no Corinthians. Não sei qual é o melhor, mas os dois são donos da grande área.

Eles sabem chutar e cabecear. Trombam com os zagueiros, se for caso, conseguem driblar, se a jogada pedir um mínimo de técnica.

O futebol gaúcho tem agora dois centroavantes de oficio. Da dupla, acredito, espera-se apenas uma coisa: gols.

Qualquer outra jogada mais qualificada será lucro para os nossos olhos.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Capello sem rumo

04 de fevereiro de 2007 0

Jasper Juinen, AP
O Real Madrid levou outro safanão. Perdeu em casa para o modesto Levante. Sofreu (de verdade) 1 a 0. Fabio Capello foi mais uma vez vaiado no Santiago Bernabeu. O Levante nuna havia vencido o Madrid na história.

A torcida não agüenta mais. Perder, tudo bem. Mas perder sem alma ou garra, dizem os fãs, é inadmissível. É a quarta derrota nos últimos seis jogos.

Capello não parece capaz de reformar o ex-time dos galácticos. Seu time continua com 38 pontos e assumiu a quarta colocação na liga espanhola. Beckham, outra vez, assistiu ao jogo das tribunas

O Real Madrid, ao menos de longe, parece um time sem capitão, rumo ou norte. Falta o timoneiro.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Dunga e o ex-Fenômeno

04 de fevereiro de 2007 0

Numa conversa com a Rádio Globo, do Rio de Janeiro, o técnico da Seleção Brasileira, Dunga, lembrou de Ronaldo depois de muito tempo. Leia o que ele falou:

–  As portas da Seleção estão abertas para todos. Espero que no Milan Ronaldo consiga ter aquela adrenalina, aquela vontade, pois brasileiro precisa disto.

Será que foi uma aviso ao ex-Fenômeno?

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Pato, o predestinado

02 de fevereiro de 2007 0

O Inter bateu o pé e diz que Pato fica no Beira-Rio. Não se vende uma promessa de 17 anos. Ninguém ousa.

Claro, se o clube vai mal e os credores não saem da porta, a história é outra.

Dinheiro, no momento, não falta ao Inter. Ao menos aquele dinheiro para compromissos de curto prazo.

Pato já fez história no Inter sem mesmo jogar no Beira-Rio entre os titulares. Parece um jogador predestinado. Seu faro de gol é impressionante. Ele faz da grande área o seu quintal. Parece saber da bola antes que a esfera tome a sua trajetória final. Vê aquilo que o zagueiro não vê.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Rússia não, Lucas

02 de fevereiro de 2007 1

Fez bem o Lucas em não aceitar o dinheiro dos russos. Jogar na Rússia é caminhar para o obscurantismo. O craque some e é rapidamente esquecido.

Lucas merece mais. Pode ganhar mais dinheiro ainda se aguardar a hora certa para encontrar seu futuro na Europa. Seu futebol é de alto nível. Ele é um craque capaz de garantir lugar em times como Real Madrid, Chelsea ou Milan.

Aos 19 anos, hoje tem 20, foi escolhido como o melhor jogador do Brasileirão 2006. Não há jogador igual a ele no país. Um homem de meio-campo que faz todas as funções do setor.

Joga de cabeça erguida, passa, lança, dribla e ainda faz gol – vários de dentro da pequena área, terra sagrada de centroavante.

Postado por Porto Alegre

Bookmark and Share

Morte na Itália

02 de fevereiro de 2007 0

AP
Primeiro Mundo, às vezes, se comporta como Terceiro. Hoje, durante uma briga entre torcedores italianos, no jogo entre Catania e Palermo, um policial de 38 anos (casado e pai de dois filhos) foi morto, vítima de uma carta-bomba, jogada durante a confusão. Cem pessoas ficaram feridas.

Os ultras italianos são uns animais. Já vi os do Milan atacando a polícia anos atrás em Milão. Presenciei uma briga entre fãs da Lazio e da Roma nas ruas da capital italiana.

Não merecem ser chamados de torcedores, mas de vândalos. A cadeia é o lugar deles.

Os dois clubes são os mais populares da Sicília e o visitante Palermo venceu por 2 a 1. A rivalidade entre os dois times é impressionante. As brigas
foram entre torcedores do Catania e policiais. Os fãs do Palermo ficaram ausentes da confusão.

Assim, a Federação Italiana de Futebol decidiu suspender a rodada de fim de semana das duas primeiras divisões do Campeonato Italiano

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

O Mineiro alemão

01 de fevereiro de 2007 7

Michael Sohn, AP
Sonho consumo de todos os time brasileiros, Mineiro assinou com Herta BSC Berlin. O ex-colorado e gaúcho Carlos Luciano Da Silva vai jogar ao lado do carioca e ex-gremista Gilberto.

Mineiro esnobou um contrato vitalício com o São Paulo, que oferecia emprego após a aposentadoria do volante, e voou para Alemanha.

O antiético São Paulo não ganha todas. Mineiro divide a foto com o técnico Falko Goetz e com o maneger do clube Dieter Hoeness

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Christian volta ao lar

01 de fevereiro de 2007 13

Christian, 32 anos, sabe o caminho do gol, conhece os atalhos até a rede adversária. Fez cinco gols em janeiro, alcançando o topo dos goleadores do Campeonato Paulista.

Seu problema nunca foi a falta de gols, mas a sua alma de cigano. O centroavante não consegue ficar muito tempo num lugar só. Ele vai, vem, dá uma volta e nunca pára.

Sempre tem uma proposta ao seu alcance, basta passar por uma crise de gols, algo absolutamente natural na carreira de qualquer atacante, e ele já pensa em sair. Em tomar o primeiro vôo no Salgado Filho com o passaporte no bolso do casaco.

Ele jogou em 16 clubes em 18 anos. Só no ano passado, ele atuou em três, São Paulo, Botafogo e Juventude.

Para contar com Christian, o Inter pagou R$ 500 mil ao Corinthians. O técnico Leão ficou indignado (quem bom), os cartolas corintianos não gostaram muito (azar deles), mas o Inter levou Christian por dois anos.

Não é a contratação que uma torcida campeão do mundo esperava, depois de perder um jogador como Eller. Mas é uma esperança de gol, é uma tentativa. E com gol ninguém brinca. Tanto que o seu salário será de R$ 100 mil mensais.

Afinal, Christian é matador e volta ao estádio onde começou, ao seu antigo lar oito anos depois. Mas, para reconquistar os fãs vermelhos, ele vai precisar jogar muito, fazer os gols que já fez e mais o dobro.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share