Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Muricy, Mano e Mourinho

15 de agosto de 2007 2

Gosto quando um bom técnico fica longos anos atuando num mesmo time de futebol. Creio que um treinador precisa de um tempo razoável, decente, para trabalhar e nunca acho ruim quando ele pregam as portas do estádio e decidem realizar treinos privados.

Seleções e clubes da Europa gostam de fazer longos contratos com seus técnicos, normalmente o mínimo é de dois anos. No Brasil, ainda são raros os clubes que deixam os técnicos trabalharem em paz por um longo tempo.

Muricy Ramalho, no São Paulo, e Mano Menezes, no Grêmio, são bons exemplos. Só que às vezes, cada um ao seu modo, imagina que está acima do bem e do mal, dos presidentes e da própria história do clube. De vez em quando faz bem lembrar aos treinadores que eles passam, o clube fica. Parece certo enquadrá-los, colocá-los no banco de reservas, habitat natural dos treinadores.

No mundo inteiro acontece acasos semelhantes. Certos treinadores, como Fabio Capello, Rafa Benitez, José Mourinho, Alex Fergsuson, parecem estar acima dos seus clubes, todos potências mundiais. Mas na Europa, ao contrário do Brasil, os profissionais conhecem o seu verdadeiro caminho na estrutura de um clube de futebol.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Comentários (2)

  • silvio jaime fernandes diz: 16 de agosto de 2007

    Na Europa os “times tem dono” e a torcida não é movida apenas pela paixão, pelo emocional. A estrtura profissional dos clubes europeus é extremante zelosa em “dar resultados”, tanto no campo como no terreno administrativo.Por isso é possivel um tecnico fazer um planejamento de longo prazo porque possui suporte da Diretoria e do proprio torcedor. Aqui no Brasil quando um tecnico fica dois anos é porque é um milagre e milagre não é garantia de emprego.

  • GERAL DO GREMIO diz: 16 de agosto de 2007

    ALGUEM ME EXPLICA: O HIDALGO VAI DIRETO PARA A TITULARIDADE, BELEZA, ATÉ AI É UMA ESCOLHA DO MANO, MAS A QUESTÃO É. PORQUE O MANO CONTINUA INSISTINDO NO TUTA E NÃO COLCA O MARCEL? PORQUE O PEREIRA E NÃO O THIEGO PORQUE O TCHECO E NÃO O KELY !!ELE TA QUERENDO QUE A TORCIDA CHAME ELE DE BURRO NO PRÓXIMO JOGO?OU QUE O TORCEDOR INVADA O TREINO COMO FOI APÓS AQUÉLA DERROTA CONTRA O CAXIAS NO GAUCHÃO!! NÃO CONSIGO ENTENDER ISSO.

Envie seu Comentário