Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Árbitro qualificado no Brasil é raro

21 de agosto de 2007 12

O inglês Styles foi suspenso pelo seu erro/Dave Thompson, AP
Os dois despreparados e prepotentes juízes que dirigiram os jogos de Grêmio (Antônio Hora Filho) e Inter (Evandro Rodrigues Roman) no final de semana passado não serão punidos, sequer advertidos. A arbitragem no Brasil não tem dono. A omissa a CBF coloca, outra vez, o assunto atrás da porta. Não comenta.

A CBF não discute a reorganização da arbitragem brasileira, muito menos uma futura profissionalização. Árbitro despreparado tem vida longo no futebol brasileiro. Não há ninguém dizendo como ele deve apitar, se portar em campo. Cada um define os seus próprios critérios.

Num país mais civilizado, como a Inglaterra, os árbitros são punidos logo após o erro. Rob Styles se confundiu a anotar um pênalti em favor do Chelsea contra o Liverpool, domingo passado, e foi afastado 24 horas depois do clássico. Ele não vai mais apitar tão cedo. O jogo foi empate (1 a 1) , o pênalti retirou os três pontos do Liverpool e o afastou da liderança da Premier League.

O Brasil conta com alguns dos piores árbitros do futebol mundial. O país não tem tradição de formar grandes árbitros, não é nem referência no Exterior. A CBF precisa criar com urgência uma comissão de arbitragem que possa representar de verdade o nosso futebol, avaliar os árbitros com competência, ensiná-los e orientá-los. Os juízes precisam de apoio, amparo e deve seguir critérios claros e justos.

Hoje, amanhã, depois, eles vão errar novamente. E não vai acontecer nada, nada mesmo. Errar é humano, acontece. Com os árbitros também, mas eles jamais aprendem com seus erros.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Comentários (12)

  • Mau diz: 22 de agosto de 2007

    Quase perfeito!!! faltou dizer que a toda-poderosa FIFA precisa rever seus conceitos. Expulsões como a do Diego Souza não podem acontecer. “Blefar” é verbo usual em qualquer esporte. Experimente poker, truco, valete, até sinuca sem um blefe, uma enganadinha, uma safadesa… cabe aos árbitros a competência de decifrar o lance. Se foi, foi! Se NÃO foi, o jogo segue!!!

  • gerber diz: 22 de agosto de 2007

    sem comentários, você falou tudo e mais um pouco…só esqueceu de dizer que a CBF é a que determina o Campeão do Brasileirão 2007,08,09….até quando eu não sei…vlw

  • Fabrício Rafael Pacheco diz: 22 de agosto de 2007

    Mas para mim o buraco é muito, muito mais embaixo. Como forjar campeomnatos com árbitros q poderiam ser punidos por seus “erros”???? Tudo isso é assim mesmo para poder vender resultados..favores….Coisas de um Brasil onde Herrar é Umano.

  • Vinicius Peraça diz: 22 de agosto de 2007

    A Inglaterra deve ser usada como exemplo para o Brasil em todos os aspectos quando o assunto é futebol. Viveram há alguns anos uma crise de violência e afastamento de público dos estádios e superaram com louvor. Tanto que hoje quase todos os jogos são com lotação máxima. As arbitragens raramente erram e sabem conduzir o jogo sem precisar apontar o dedo e xingar os atletas (habito comum no Brasil). Será que o Ricardo Teixeira não tem TV por assinatura? poderia assistir e aprender…

  • Cassius Frosi Lenzi diz: 22 de agosto de 2007

    fiquei surpreso com sua raiva contra os árbitros. Quem acompanha futebol europeu sabe que os erros iguais ou maiores que no Brasil.Dizer que o Brasil não tem tradição é estranho. 82 final com Arnaldo César Coelha, 86 Romualdo Arpi Filho, 90 3×4 com o Wright, 94~,98,2002 não dava pois o Brasil foi campeão ou vice. Só para esclarecimento o Evandro Rogério Roman é professor de Educação Física e Dr. na mesma área e nem apitou tão mal assim. Gostaria de ver um arbitro europeu terminar um Gre-nal.

  • Vitor Hugo Rinter diz: 21 de agosto de 2007

    Não vai acontecer nada com eles,Zini,porque erraram contra a dupla GRENAL,cuja força política junto à CBF é quase zero.Quando erram contra os grandes de Rio/SP é diferente.Ficam na geladeira no mínimo,muitas vezes não apitam mais quando determinado clube de lá vai jogar.Lembra do que fizeram com a Ana Paula?O castigo que levou foi por ter cometido erros contra o Botafogo.Seu presidente disse horrores para a auxiliar e com ele não aconteceu nada, mas com ela.Pelo menos pousou para a PlayBoy…

  • Gremistão diz: 21 de agosto de 2007

    Não tenho dúvidas que a arbitragem de sábado de ANtônio Hora Filho foi a pior que vi esse ano, sem critérios, pois cada falta do Grêmio era amarelo e do Paraná não, além de amarelar Diego Souza num lance que foi tocado dentro da área e caiu… Bom, no Brasil o STJD pune os jogadores e clubes, e a comissão de arbitragem nada faz…

  • Cezar diz: 22 de agosto de 2007

    Ah! Tbém não é Rodrigues, é ROGÉRIO! Uma pergunta, Zini por acaso você viu o jogo? Sim, porque esta criticando e não sabe nem o nome do cara! Olha tchê, não posso falar do jogo do Grêmio pois não vi! Mas a choradeira do INTER foi pra tirar o foco da partida pífia que o Clube fez! Tu devias falar sobre as faltas que o INTER comete, o Alex passou dos limites faz tempo, não sabe marcar é quer jogar na lateral, ai não dá! E não criticar um bom juiz que apitou como pode um jogo dificil e muito feio!

  • Alexandre da Costa diz: 22 de agosto de 2007

    Infelizmente no futebol a dinâmica é outra meus amigos, as regras são interpretativas, ou seja, vai de acordo com cada árbitro, se as regras do futebol mudassem por exemplo, tocou na mão com e/ou sem intenção na área é penalty, como uma pessoa vai saber se o outro teve a intenção, vc age por reflexo, instinto, intuição. Como todos os jogadores falam depois de uma falta verdadeira ou não, eu fui na bola e não tive a intenção de atingir o adversário, mudanças nas regras sem interpretações.

  • Pavan diz: 23 de agosto de 2007

    Que puxa-saco de europeu tu é. Mas, pelo que parece, não anda acompanhando o futebol inglês, não. Lá, os árbitros erram muito também.

  • GERAL DO GREMIO diz: 22 de agosto de 2007

    SOU TRICOLOR FANATICO, MAS GOSTARIA DE ME MANIFESTAR MINHA INDIGNAÇAO REPRESENTANDO GREMISTAS E COLORADOS DO RIO GRANDE DO SUL!! ESTES CAMPEONATOS BRASILEIROS TEM MAIS ( EDILSON PEREIRA DE CARVALHO )!! TEM MUITO JUIZ LADRÃO APITANDO POR AQUI!!!

  • Cezar diz: 22 de agosto de 2007

    Despreparado se mostra você! Pois não sabe nem escrever o nome dos arbitros corretamente, não os conhece e pelo visto entende muito pouco de arbitragem. (primeiro, é ROMAN e não ROMÃO)

    Evandro é o único arbitro com doutorado na américa latina e talvez seja o único no mundo, coordenador do Curso de Educação Fisica de uma das melhores e maiores Faculdades do Paraná e profundo conhecedor das regras do futebol.

    Evandro, dentro de seu critério apitou igual para os dois clubes.

Envie seu Comentário