Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Brasil, Itália e a violência nas arquibancadas

18 de setembro de 2007 3

Fã da Juve de Del Piero foi preso na Itália/Massimo Pinca, AP
Você que anda na rua, que reluta em botar o pé fora da casa completamente gradeada quando escurece, tem a sensação que a segurança faliu no Brasil. Estamos num país onde é quase proibido caminhar na rua. Sabe também que a incompetência dos políticos (muitos corruptos) que controlam a nossa segurança (parte corrompida) é enorme.

No futebol, o problema é o mesmo e o governo local, gaúcho, não tem plano organizado para afastar os vândalos das arquibancadas e devolvê-los aos pais e filhos, donos naturais do pedaço de cimento. O futebol é um jogo familiar. Nossas autoridades acham que basta botar a BM de prontidão em volta dos estádios e tudo bem. Tudo mal.

Enquanto a inteligência da nossa polícia estiver desativada, os hoolligans continuarão vencendo. Erguendo bandeiras, assumindo o comando. Bons exemplos se buscam fora, ou aqui mesmo. Domingo, na Itália, um torcedor da Juventus estourou um morteiro no muro que separa o campo da arquibancada do estádio Del Alpi, no arredores de Turim, construído especialmente para a Copa de 1990.

A explosão provocou danos auditivos a três integrantes da segurança privada do estádio. O arruaceiro foi preso, já julgado e condenado três dias depois da baderna, segundo os jornais italianos de hoje. Pegou um ano de prisão condicional. Nos próximos três anos ele não poderá mais assistir nenhum evento esportivo no país. Durante os jogos da Juventus, o torcedor terá de passar na delegacia mais próxima.

Na Itália existe uma idéia de combate à violência, um projeto, uma polícia eficiente, julgamento rápido e penas exemplares. A violência ainda é grande nos estádios italianos, mas logo serão vencidos. Em nome da lei.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Comentários (3)

  • Antonio diz: 21 de setembro de 2007

    É verdade, a polícia é muito mal preparada. Mas, como criticar as duas instituições (civil/brigada) se elas não recebem investimentos? Vemos somente dinheiro e orçamento exorbitante para Judiciário, Ministério Público e Assembléia Legislativa (por que ela existe mesmo?).

  • Alessandro David Andreini diz: 19 de setembro de 2007

    A Juventus e o Torino jogam no estádio Olimpico, o velho “Comunale”. O “Delle Alpi” (construido pela copa de 1990), utilizado até dois anos atrás, está em reforma. Isto é: na Itália os estádios nascem velhos…

  • Alessandro David Andreini diz: 19 de setembro de 2007

    Bah, sou italiano e até hoje no meu País quando acontece alguma coisa de violência no futebol se fala muito mas pouco se faz. Vamos ver se este ano alguma coisa vai mudar.

Envie seu Comentário