Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Grêmio e Ronaldinho: dois cenários

03 de abril de 2008 11

Ronaldinho, que largou o Barcelona, agora namora com o Milan/Arquivo, AP
Agências de notícias da Europa garantem que Ronaldinho está se aproximando do Milan. O que era namoro distante, quase platônico, pode se transformar numa subida ao altar – se o Chelsea deixar.

O Barcelona anda louco para mandar o Gaúcho adiante, bem longe da Espanha, especialmente do Real Madrid. Não quer mais um profissional que faz que joga, mas não joga. Foge dos treinos fortes, admite lesões que os médicos desconhecem, flerta com a noite como se fosse alguém criado da vida noturna, conforme dados da imprensa da Catalunha.

O Grêmio olha de longe a crise, mas usando um bom binóculo. Está totalmente interessado no %22imbróglio%22, não no jogador. Se o Barcelona acertar a saída do ex-número 1 do planeta, o Tricolor recebe cinco por cento do valor conforme manda a regra de formação de jogadores da guardiã Fifa.

A cláusula de rescisão de contrato de Ronaldinho com o Barcelona é de 125 milhões de euros. Vendido, ele geraria ao Grêmio algo como 6 milhões de euros. O valor, no entanto, é miragem.

Hoje ninguém pagaria tal fortuna pelo desgastado jogador de 28 anos. Este é o melhor dos cenários para o Grêmio. O ruim, o pior, é se o jogador recorrer ao Artigo 17 do regulamento de transferência da Fifa, cláusula que permite a um jogador romper unilateralmente seu contrato após três anos de vigência.

Como tem mais de três anos como camisa 10 do Barcelona, Ronaldinho pode sair do clube na hora que quiser. Agora mesmo, neste instante. Basta pagar de 16 milhões de euros ao clube. O Grêmio não ganharia com esta operação ao contrário do que escrevi antes. Mas ganhará, por certo, do clube que contratar Ronaldinho, seja qual for o valor do negócio.

De qualquer fora, usando o Artigo 17 da mãe Fifa, Ronaldinho, pelo dinheiro que envolve o seu nome, contratos publicitários, etc., ficaria queimado no mercado europeu dos grandes clubes. Raros vão pagar uma fortuna sabendo que três anos depois o supercraque pode sair como e quando quiser pagando uma ninharia – perto do real valor do seu contrato.

Ah!!

Pelo Artigo 17, o jogador precisa avisar seu clube 15 dias antes de se mandar e não pode jogar em time do mesmo país durante um longo ano, segundo o meu colega Diego Olivier, o jornalista que mais conhece Ronaldinho no Brasil.

Um dia ele vai seguir a minha sugestão e escrever um biografia sobre o Gaúcho. E olha que ele pode escrever uma definitiva sobre o jogador. Da Vila Nova ao trono do Barcelona.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Comentários (11)

  • campeão do mundo fifa doa a quem doer diz: 12 de abril de 2008

    Nossa! Quanta mágoa. Ronaldo, venha para o teu clube de coração e mate de uma vez por todoas essa cambada de ingratos. Eles esquecem que enquanto tu levava o time deles nas costas, eles pagavam fortunas para Danrlei, Paulo Nunes e Zinho, que estão recebendo do Grêmio até hoje. Além de tudo esse atual treinador deles dizia que o craque teria de disputar posição(Comédia). Todo castigo prá eles é pouco. Escutem bem, ele vai acabar no campeão do mundo FIFA…. Morram.

  • Érico Ferreira diz: 4 de abril de 2008

    Errado: 5% só recebe o clube que forma o jogador dos 12 aos 23 anos.
    Ronaldinho saiu antes dos 23, provávelmente aos 21, o que daria no máximo 4%.

  • Érico Ferreira diz: 4 de abril de 2008

    Errado: 5% só recebe o clube que forma o jogador dos 12 aos 23 anos.
    Ronaldinho saiu antes dos 23, provávelmente aos 21, o que daria no máximo 4%.

  • laert diz: 4 de abril de 2008

    Zini,deixe largue do pé do Ronaldinho.Ele está gastando o dinheiro dele.Não está usando Cartões Corporativos,e fazendo a farra com o dinheiro público.O cara trabalhou,jogou muito e ganhou honestamente.Mesmo tendo traído o seu clube de origem,é preciso reconhecer que cada um tem o direito de fazer o que quiser de sua vida.Lembre-se que a inveja mata.A família tem dinheiro saindo pelo ladrão,então porque se preocupar?

  • gerson fontoura diz: 4 de abril de 2008

    Não é de graça q o Ronaldinho é odiado pela torcida gremista.Como disse o Ibsen ele joga pra ele, pro bolso dele.Poderia ter sido o maior jogar da história do Grêmio, preferiu o dinheiro.Na seleção só enganou com jogadas pessoais de efeito, improdutivas para o time.Quem ganhou aquela copa foi o Rivaldo e o Ronaldo.E ainda tem aquele PENTEADO!! Queremos os 5% q o Grêmio tem direito.

  • Michel Miola diz: 3 de abril de 2008

    Ronaldinho não é o mesmo do PSG e do barcelona de 2006 como pode desaprender a jogar bola.

  • Fabiano diz: 4 de abril de 2008

    Desse jeito o título do livro será “Da Vila Nova, passando por Barcelona e terminando no Lami”. Lami foi o time que ele e o Assis construíram e que agora se chama Porto Alegre.

  • Guilherme Minssen diz: 4 de abril de 2008

    Ronaldinho levará pelo resto de sua vida a mancha que recebeu na saída do GRÊMIO.
    Poderia ser o responsável por uma história de glórias, mas o Assis achou melhor uma estorieta bufa dos filhos da Miguelina.

  • Jonas Rafael diz: 4 de abril de 2008

    É claro que ele vai de desligar unilateralmente até pras prejudicar o Grêmio. É bom porque assim os caras veem como ele realmente é. Tomara que o Milan tome um tufo também.

  • douglas tricolor diz: 4 de abril de 2008

    Só podia acontecer isso ai,contratar o Ronaldinho agora é negócio de risco para qualquer clube,um belo dia o Assis acorda e pensa;vamos dar um golpe nesse clube ai,mano vai pra noite que depois eu dou um jeito de vc sair sem pagar nada para eles,

  • Paulo Roberto Dornelles diz: 3 de abril de 2008

    Do dentuço pilantra pode-se esperar tudo.

Envie seu Comentário