Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Celso Roth, as vaias e o futuro no Olímpico

07 de abril de 2008 40

Quem são os gremistas que vaiaram jogadores, técnicos, direção e mais tudo que se movia no Estádio Olímpico ainda no primeiro tempo de Grêmio e Juventude, domingo? Torcedores profissionais? Como dizia Nelson Rodrigues. Torcedores de final de semana? Como dizem alguns comentaristas.

Vaiar durante os jogos e em treinos é quase um crime. Vaiar depois de 90 minutos de futebol pavoroso, como o de domingo passado, é um dever. A torcida perdeu o tempo da partida, graças ao efeito Celso Roth, e começou a vaiar do tempo permitido. Azar do Grêmio.  

Com vaia ou com MUITA vaia, Celso Roth afundou na areia movediça de uma desclassificação nas quartas-de-final do Gauchão e já não existe socorro capaz de trazê-lo de volta á tona outra vez.

Roth alegou que o seu aproveitamento é bom. É uma droga. Ninguém com bom aproveitamento despenca em meio a uma competição. Só os despreparados.

Roth pisou no Olímpico com data de validade desenhada. Eu sabia. Você estava cansado de saber. Todos conheciam o técnico e o seu trabalho. Raros se levantaram em nome do treinador.

Roth está com os dias contados. Resta saber que será o seu substituto depois do jogo de quarta-feira. Menos de 50 dias depois ninguém segura mais Roth no Olímpico, nem o presidente Paulo Odone, nem seu assessor para assuntos de futebol Paulo Pelaipe.

Aliás, Pelaipe tem sido atacado pela derrota. Ele merece o ataque porque perdeu, assim como todos que perdem no futebol. Mas não é uma derrota que vai esconder as qualidades do dirigente. Pelaipe é competente, conhece futebol e seus jogadores, já mostrou que sabe onde pisa, mas não acerta sempre. Não é uma defesa. É uma constatação. Pelaipe não deve ser o alvo preferencial do momento.

O problema gremista é anterior a Roth, Odone, Pelaipe, Segunda Divisão. Foi o seu infrutífero casamento com a ISL, promovida por dirigentes que não sabiam o que estavam fazendo por absoluta qualificação, ao lado de aproveitadores que sabiam muito bem o que estava fazendo.

O Grêmio ainda paga o elevadíssimo preço de um erro histórico, problema que ainda deve afetar outras gerações de gremistas. Desestruturado, endividado, o Grêmio precisa fazer um time novo a cada semestre porque não tem dinheiro para bancar contratos de três anos com os jogadores – como o vizinho do lado que mantém parte do time desde 2005.

A cada seis meses, o Grêmio recomeça, vende e sofre com recomeços sucessivos. Quando consegue fazer um time razoável, como na Libertadores de 2007, a equipe se desintegra em menos de meio ano. Não consegue manter a base, muito menos reforçar esta mesma base. Não faz um time, não deixa jogar, não permite que o torcedor decore o time titular.

Roth foi uma escolha tremendamente equivocada, chamado no vácuo da demissão de Vagner Mancini. Faz muito tempo que Roth não dá certo em lugar nenhum. Não deu no Olímpico. O Grêmio procura um terceiro técnico em menos de três meses de futebol.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Comentários (40)

  • Beira rio diz: 7 de abril de 2008

    Meu tu fizeste o comentério mais lúcido sobre futebol q já li em qquer blog da rbs!!!Parabéns pela interpretação correta e imparcial dos fatos, sou colorado e acho q estas coberto de razão sem puxar para a paixão clubistica!!! Teus companheiros de imprensa deveriam ler e se espelhar no teu comentario, para pararem de fazer comentários sensacionalistas, manipulando a emoção de torcedores tomados pela paixão e não pela razão!!! Realmente parabéns!

  • Alexandre diz: 7 de abril de 2008

    É isto aí Zini, Tu é o único cara que tem coragem de expor o que todos pensam a respeito do treinador Celso Roth, como pessoa até pode ser gente boa, não o conheço por isto não falo nada, mas como treinador, já está mais que provado que não serve para profissão.
    Fora Roth, vamos contratar um treinador de verdade.
    O Mancini era muito melhor!!!

  • Gremista indignado diz: 8 de abril de 2008

    Estava excelente o comentário até tentar isentar o Pelaipe…Será que não é de proposito que o Grêmio renova o time todos os anos, pois não faz força para segurar os jogadores de um ano para o outro. É conveniente fazer novos contratos, novas luvas, novas negociações com empresários…..

  • James Snyder diz: 8 de abril de 2008

    Zini meus parabéns, ÓTIMO comentário, chega a ser REPUGNANTE ir para um estádio e ver a torcida gritando burro para o treinador do próprio time, ISSO É INACEITÁVEL. BURRO É QUEM ESTÁ GRITANDO. Os torcedores de FÉ de traz do gol e das arquibancadas próximas deram a alma e a garganta enquanto esse BANDO DE INÚTEIS E DESOCUPADOS foi pra social vaiar o time, ISSO TEM QUE TERMINAR, E VAI.

  • Lothar diz: 7 de abril de 2008

    Grêmio OFENSIVO JÁ!!!
    duvido q exista algum torcedor q nao deseja isso!
    Pq vcs acham q o Luxembugo ganha titulos???
    Fora Roth!!!
    Quem sabe um dia a direção nos dá uma alegria,trazendo um ótimo treinador!
    PS:Renato Portalupe é o cara!!!!

  • felipe diz: 8 de abril de 2008

    Concordo com absolutamente tudo que escreveste, principalmente sobre a parte da ISL.

  • amambad abud. diz: 7 de abril de 2008

    zini, parabéns pelo que escreves. só algumas ressalvas: direção, e especialmente o sr.pelaipe devem ser acusados sim pela contratação de celso roth. todos nós o conhecemos e sabemos do que êle é capáz ou do que êle não é. Quanto a questão financeira não é mais problema. pode não ser uma maravilha, mas não justifica mais.

  • PAULO TRICOLOR diz: 7 de abril de 2008

    SEM TIME, PERIGA O PROJETO ARENA FICAR COMPROMETIDO. A TORCIDA VAI FICAR MUITO IRRITADA E VAI COBRAR MUITO DOS DIRIGENTES.

  • ricardo diz: 7 de abril de 2008

    FALOU TUDO ZINI. TEM QUE FAZER O ÓBVIO: DEGOLAR ESSE FRACASSADO AINDA HOJE E COLOCAR O JULIO CAMARGO COMO INTERINO. ESSE ELEMENTO TRAIU A TORCIDA E NÃO TEM MAIS DIGNIDADE PRA PISAR NOVAMENTE NO OLIMPICO. TALVEZ NEM CIRCULAR POR PORTO ALEGRE POSSA. CAVOU A PROPIRA COVA COM SUA BIRRICE E TEIMOSIA E AGORA É “PERSONA NON GRATA” PRA 100% DA TORCIDA.

  • eduardo Lisboa Galvao de Freitas diz: 7 de abril de 2008

    De novo, de acordo, apenas…
    oitavo parágrafo, “endividado”…
    serei corretor ortográfico pela última vez, OK?
    abraço,
    Eduardo.

  • Mário Corrêa diz: 7 de abril de 2008

    Parabéns pela abordagem! A ISL foi o desastre principal, porém o desastre de ontem tem nome: Roth, “O PERDEDOR”. Este cara não ganha nada!!!!!!!

  • Miguel diz: 7 de abril de 2008

    Vale lembrar que,quando,da parceria com a ISL a imprensa toda aplaudiu a direção gremista e criticou a direção colorada por não fazer o mesmo.Um dia um colorado lamentando o fato de só o Grêmio fazer parceria eu disse a ele que em dez anos o Grêmio estaria endividado e lutando prá não cair prá série B e o Inter disputando títulos ele achou que eu estava querendo apenas consola-lo,o fato é que não demorou o tempo previsto para meu vaticínio se tornar realidade.

  • Charles diz: 7 de abril de 2008

    Teus ultimos posts sobre o Gremio sao uma luz nesta escuridao que é a cronica gaucha quando se trata de tecnico retranqueiro. A imprensa gaucha esta repleta de comentaristas que adoram uma retranca, seus jogadores e seus tecnicos. Roth foi saudado por elementos proeminentes deste circulo, os cronistas que nao entendem de futebol. Mas o pior nao sao estes, sao os dirigentes que nao entendem de futebol. E nisso discordo de ti: contratar Roth foi um atestado de incompetencia e cegueira de Pelaipe.

  • NELSON LUIZ PEDRA diz: 7 de abril de 2008

    Não culpar o passado pelo péssimo presente.Com as mesmas dívidas fomos bi do gauchão.Meu time com aquilo que tínhamos ontem:MARCELO,PAULO,LEO,JEAN,HIDALGO,CARIOCA,ADILSON,JULIO,ROGER,PEREA,TADEU.Mas os covardes,adeptos do futebol brucutu estão por aí enganando.Celso é da mesma escola do Mano Menezes:1 x 0 é goleada!

  • otavio diz: 7 de abril de 2008

    Meu caro ZINI, só existe um treinador no Brasil e o nome dele é LUXEMBURGO. Digo mais, ZINI, se a partida durasse mais cinco minutos, disse cinco minutinhos, o Grêmio tinha empatado, pq só não viu quem é cego que mesmo com um a mais o JU pediu prá levar e isso a imprensa não falou. E olhe que sou COLORADÍSSIMO. Digo mais, deu raiva ver o JU com placar de três deixar quase empatar, ser eliminado. Tinha jogador que deixava o adversário passar lotado e não ia. Teve mais sorte que juízo.

  • Pablo Vaz diz: 8 de abril de 2008

    Discordo totalmente quando defendes o Pelaipe, Zini. Está mais que provado a incompetência desse senhor: desde o início do segundo semestre de 2007 para cá, o time do Grêmio está em franca queda. Atestado de incompetência: olha o grupo de jogadores que ele montou este ano e ainda, pra fechar com “chave de ouro”, contratou o Roth, mesmo contra a vontade da torcida. AMADOR! FORA, PELAIPE, JÁ!

  • Técnico de Futebol diz: 7 de abril de 2008

    Que saudades do Enio Andrade… Que saudades do Felipão…Que saudades do Mano Menezes…
    O futebol tem que ser o Óbvio, lugar de INVENTOR é no Faustão. Nunes de primeiro volante, Mailson de atacante, Paulo Sérgio na esquerda, um amontoado no meio, Tadeu e Junior na reserva, Jean de titular na zaga, foi o velho Roth de sempre: perdido, teimoso, egocentrico, perdedor e alienado. Pobre Gremio, com esse presente, com esse “espalhador de camisas” Roth, que futuro teremos?

  • Gerson diz: 7 de abril de 2008

    Concordo sobre o Roth (não esperava nada dele), mas não basta demitir o técnico o nosso problema começa com um diretor de futebol que não sabe contratar e parece mal informado sobre o mercado da bola.

  • Gilberto R da Silva diz: 7 de abril de 2008

    Até os quero-queros do Olímpico sabiam que o Roth tinha prazo de validade, que geralmente gira em torno de 60 dias. Mas a maior decepção é com a direção que claramente elegeu como filosofia de jogo o coitadismo. Sim. Pois, o Mano já jogava retrancado. O Mancini que ousou subverter a ordem e jogar como time grande, mesmo com deficiências técnicas no grupo, foi demitido. Veio o Roth e voltou a rotina: pequenez. E o pior de tudo é saber que quem comanda pensa assim e acha que isso é ter convicção!

  • Francisco diz: 8 de abril de 2008

    Meus cumprimentos Zini. És o único na mídia que fala a verdade sobre o Roth, os demais colunistas parece que têm medo de encarar a realidade. O Grêmio certamente pagará muito caro por mais este equívoco. A únca certeza que eu tinha quando da contratação do Roth era a de que teríamos um terceiro treinador. Podem abrir a enquete na mídia, Quem será o terceiro treinador ? Depois desta do Roth, sinceramente não tenho a mínima idéia. Tenho preferências é óbvio. Mas quem escolhe é o Dr.Pelaipe. ??????

  • http://Sérgio Peixoto diz: 8 de abril de 2008

    Parabéns Zini,perfeito teu comentário sobre o Roth porém discordo, em parte, sobre o Pelaipe a quem responsabilizo pelas contratações do Mancini,não deram tempo a ele,e corrigindo um erro com outro,contratando o Roth.

  • Tarciso Grandi diz: 9 de abril de 2008

    A cada temporada vejo que o Grêmio está mais e mais parecido com o Avaí, aqui de Fpolis: monta um grupo de jogadores vindo não se sabe de onde, engana seus torcedores por um tempo, e despenca estrondosamente ao longo das competições. Agora essa mecânica se acelera, pois veremos o time ser remontado a cada semestre, inclusive com várias mudanças de treinador ao longo do ano. Que que é isso, Grêmio????

  • Lucas Winckler diz: 8 de abril de 2008

    Obrigado Zini, é isso aí mesmo, vamos ser intransigentes com o que sabemos que não dará certo nunca, Celso Roth. Mas não entendo o porque de ser brando com Pelaipe, além de dar declarações externas que não contribuem em NADA, não tem recheado o grupo com opções interessantes, e eu você sabemos que todo o ano, ao final do campeonato paulista, se colhem bons jogadores, para banco que seja, nos clubes do interior bandeirante, TODO ano. Mas o Grêmio trás sempre um mísero mal avaliado, conta c/ sorte

  • Roberto Toledo diz: 8 de abril de 2008

    Esquenta a cabeça não gente. O Dragão tá chegando quarta para mandar o Roth passear. Um time que nem o Grêmio precisa de um técnico que preste, por isso vamos fazer esse favor pra vcs. Saudações rubro-negras

  • Gustavo Cunha diz: 7 de abril de 2008

    Perfeito, Zini.Acho que a culpa não é só dele e dos dirigentes que o contrataram. Acho que ele inventou a escalação e o esquema tático “do nada”. É aquele negócio, ou é um gênio se dá certo ou é uma anta se dá errado; porém, as chances de dar errado eram de 85% para 25%. Penso que faltou também dinamismo, vontade, garra, tesão e mentalidade de vencedor aos atletas. O Pelaipe errou ao contratar o Roth. Sabemos também que devendo fundos e mundos, é impossivel ir muito longe.

  • Rodrigo diz: 8 de abril de 2008

    Excelente comentário, Zini. De uma clareza impressionante, em tão poucas linhas.
    Sugestão para técnico – Joel Santana!!!
    Ah ah ah ah!!! Eu quero é o Gremio de volta na Segundona, seu lugar predileto!

  • rodrigo diz: 7 de abril de 2008

    Será o Tite próximo tecnico do grêmio?

  • Daniel diz: 8 de abril de 2008

    Imagina o Paulo Porto(Inter-SM) treinando o Grêmio. Seríamos multicampeões. Mas que venha o Tite. E outra: o Tite só sabe treinar time bom. Coisa que o Roth não sabe. Transforma time bom em porcaria.

  • Ederson Rodrigues diz: 8 de abril de 2008

    Falou tudo mais uma vez Zini.
    Eu acho q a torcida do Grêmio como um todo devia obrigar todos os presidentes a fazerem uma declaração em cartório q se pensar em contratar Celso Roth seria destituído do cargo na mesma hora pq não há adjetivos para a sua ruindade.

  • Tricolor dos Pampas diz: 8 de abril de 2008

    Jamais tinha lido uma análise tão perfeita da situação do Grêmio em poucas linhas. Simplesmente perfeito. O Obino é visto como o diabo pela torcida assim como agora se ataca o Paulo Odone. Mas os dois colheram os podres de uma catástrofe chamada ISL/Guerreiro. A situação era ainda pior na época do Obino. Aliás, pra quem não sabe, a condenação por estelionato (171) contra Guerreiro foi mantida em segundo grau pelo que li. A pena é que foi reduzida, incidindo a prescrição. Por que ninguém fala ?

  • P.C. diz: 8 de abril de 2008

    Valeu Zini! Maior lucidez impossível! Abraço a todos!

  • Sergio Seppi diz: 7 de abril de 2008

    Zini,
    Os teus comentários são perfeitos. Dás razão ao Pedro Macedo – com quem trabalhei aqui na FIERGS – entendes muito de futebol. Mais do que o professor.
    Com admiração.
    Sergio Seppi
    PS.: Não exagera nos elogios ao Pelaipe. Ele o “aspone” Alfredo Oliveira estão mais preocupados com a imprensa.

  • Antonio Gremista diz: 8 de abril de 2008

    ODONE + PELAIPE + ROTH + invenção + burice + NUNES + Cia limitada = FRACASSO E VEXAME = 2a DIVISÃO.

  • Tricolor dos Pampas diz: 8 de abril de 2008

    Jamais tinha lido uma análise tão perfeita da situação do Grêmio em poucas linhas. Simplesmente perfeito. O Obino é visto como o diabo pela torcida assim como agora se ataca o Paulo Odone. Mas os dois colheram os podres de uma catástrofe chamada ISL/Guerreiro. A situação era ainda pior na época do Obino. Aliás, pra quem não sabe, a condenação por estelionato (171) contra Guerreiro foi mantida em segundo grau pelo que li. A pena é que foi reduzida, incidindo a prescrição. Por que ninguém fala ?

  • gerson fontoura diz: 7 de abril de 2008

    Novamente, perfeito comentário.Espero que estejas certo quanto à demissão do Roth.Mas por favor, o Tite e seu 3-5-1 que na verdade é 5-3-1 NÃO.Aquela conversa de padre do Tite não!!Vamos dar chance à alguém novo como este Paulo Porto ou ao Guilherme do Guaratingueta, ou ao Lendro Machado que fez um time humilde como o 15 de Novembro jogar um bolão.Eu estava gostando MUITO do Wagner Mancini, um camarada franco nas entrevistas e correto com os jogadores e a torcida,queria ganhar.

  • Rodrigo Fernandes diz: 7 de abril de 2008

    Concordo com o gerson! Tite não! Aqui no interior estamos vendo que tem técnicos bons por aqui!

  • Samuel Marczak diz: 7 de abril de 2008

    Olha, um colega ai acima falou muito bem sobre o mancini. Ele treinava fundamentos básicos do futebol, como: chutes, cobranças de faltas, chutes de fora da área e assim vai… Dava as entrevistas claramente, não enrolava torcida, direção e impressa. Já com roth não temos nada disso, só sofrimento!

    Não esqueçam, o roth pegou o time quase que montado pelo mancini, foi perder alguns jogadores não soube mais o que fazer, na verdade soube, afundou os corações da torcida tricolor!

  • Fabricio Mello diz: 7 de abril de 2008

    Rodrigo, o próximo técnico será o Rafinha do Big Brother, para ensinar os irmãozinhos COMO NÃO SER ELIMINADO. hehehehehehe

  • Paulo diz: 8 de abril de 2008

    Concordo plenamente com o Zini, o problema do Grêmio e ainda vai ser por alguns anos é a herança deixada pelos picaretas Guerreiro e sua trupe, estes sim conseguiram quebrar o Grêmio. O Pelaipe errou sim, mas não podemos querer a cabeça dele, é um dirigente competente, não esqueçam que foi ele, mesmo com pouco dinheiro, que montou ano passado um time que foi vice da Libertadores. Contratou Diego Souza, Lúcio e outros que ninguém apostava. O nosso problema é o Celso Roth.

  • PAULO PORTO diz: 7 de abril de 2008

    Ô ZINI, FAZ FAVOR DE PARAR DE CORNETEAR O ROTH E PELAIPE, SENÃO DAQUI A POUCO O ODONE SE INDIGNA E MANDA ESTA DUPLA 171 PARA O ESPAÇO. E COMO É QUE NÓS COLORADOS FICAREMOS ??? ACABARÁ A ALEGRIA !!! QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA QUA……….ZINI, UM ABRAÇO, ESPERO QUE O PERDEDOR-SEGUNDINO ODONE, NÃO TENHA LIDO ESTE SEU TEXTO…

Envie seu Comentário