Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O efeito Pelaipe, a torcida e o futuro azul

10 de abril de 2008 41

Um torcida de futebol, por mais grandiosa, barulhenta e fiel que possa ser, é também imensamente injusta. A gremista fez com Paulo Pelaipe o que não se faz com um dirigente que ofereceu tanto ao clube em 40 meses – fora os trabalhos realizados em outras épocas.

Não que a torcida não possa vaiar. Deve. É seu direito. Pelaipe está desgastado no clube, ok. Precisa sair? Não sei. Tenho dúvidas. Mas saiu. Pediu demissão.

O que ele não merece é uma vaia do tamanho do Olímpico. Roth, não. O treinador merece duas vezes mais. Ele desestruturou o Grêmio. Será demitido nas próximos horas, talvez dias. Roth foi o maior erro de avaliação de Odone.

Pelaipe ajudou a catapultar o Tricolor de volta para a sua série de origem, levantou duas vezes o título do Gauchão em três anos, colocou o time na final da Copa Libertadores da América.

Se Pelaipe aparecer com duas contrações de Seleção Brasileira nas próximas horas, tudo teria mudado. Ele será saudado na rua como era semanas atrás. A torcida é passional. Não pensa dois segundos. Reage por instinto.

O que move o fã é o resultado imediato – e sempre foi assim. Uma má jornada, dois fiascos e o mundo treme, desmorona. Falo em Pelaipe, mas falaria de qualquer um na mesma situação.

É claro que Pelaipe falhou no primeiro semestre. Ele é todos que o cercavam. O erro foi coletivo, foi de toda a administração Paulo Odone. Errou o presidente, que se aproximou pouco do futebol. Não fez a escolta que deveria ter feito ao departamento de futebol nos primeiros meses de 2008, a mesma que foi realizada com sucesso em 2006 (aí também com Renato Moreira), a idêntica ao ano de 2007.

Não há %22um%22 culpado na crise, não há %22o%22 culpado. Atrás da linha do jogo, na grama, Roth falhou como nunca. Perto dele, outros, eu disse %22outros%22, usei o plural, pisaram na bola, como se diz no futebol.

Pelaipe não é o vilão número 1, não poder se o bad guy dos filmes de mocinho e bandido da torcida. Ele faz parte de um grupo. O que é que o Grêmio ganha ao retirá-lo do futebol? Não seria melhor colocar alguém ao seu lado e reforçar o setor, tornando-o mais político e menos agressivo? Não seria mais inteligente?

É uma pergunta. Eu não sei a resposta. Você, leitor, saberia?

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Comentários (41)

  • Avelino Alcantara diz: 10 de abril de 2008

    Quem reage por instinto é você.

  • Leonardo diz: 11 de abril de 2008

    Sou gremista e sócio há 22 anos, mas acho q neste momento o torcedor é covarde e se esconde no anonimato. Muitos desses q hoje criticam o Pelaipe, endeusaram-no quando trouxe o Mano Menezes, quando voltou da 2a, quando foi Bi campeão gaúcho, vice da libertadores, etc. Acho q não exsite culpa isolada. Antes de exigir-mos grandes contratações, deveríamos olhar como anda o futebol brasileiro. Mediocre, com todos os melhores jogadores saindo do país. Como exigir q o clube contrate sem dinheiro?

  • Felipe Tricolor diz: 10 de abril de 2008

    A tua crítica a torcida é completamente incoerente,Zini,pois vc ataca Roth e defende quem o contratou.Nada foi mais justo do que a vaia do torcedor ao Pelaipe pois esse vem acumulando erros,a começar pelo fato de montar e desmontar plantel a cada semestre,ser o maior contratador de refugos e nabas ex-coloradas da história tricolor, arrumar confusão com arbitragem e tribunais, incitar ânimos e motivar adversários, briga em aeroporto, folclore, truculência, promessas, exposição e prepotência!Fora!

  • Tyler diz: 10 de abril de 2008

    É um absurdo o que fizeram pro Pelaipe. Ser digigente do São Paulo qualquer um é, agora vai montar um time de primeira divisão que nem o Grêmio sem dinheiro. O Pelaipe até errou em trazer o Roth mas já fez MUITO pelo Grêmio e na minha humilde opinião de gremista e sócio acho que é um grande erro tirá-lo do Grêmio. Esses outros dirigentes que querem o cargo já estiveram nele e pouco fizeram. Acho que o Pelaipe deveria ficar e só trocar de técnico.

  • João diz: 10 de abril de 2008

    Está tudo errado, falta planejamento, falta convicção na escolha dos profissionais. Onde está a estrutura do clube e as categorias de base? Não se pode contratar um time inteiro no início do ano e querer ter resultados. Se fosse assim, seria muito fácil. É preciso tempo e um bom planejamento, além é claro de um conselho atuante, que não deixe tudo na mão de um despreparado como o Pelaipe e de um Político como Presidente.

  • Pelaipinho diz: 11 de abril de 2008

    Comcordo com a avaliação do Pelaipe. Discordo a avaliação do Roth. Agora é FICA PELAIPE, FICA CELSO ROTH

  • Wilson diz: 10 de abril de 2008

    Francamente hein Zini, eu estava achando os seus comentarios coerentes, bem melhor que do Nando e do Wianey. Mas depois dessa vou rever meus conceitos. Defender o desequilibrado, despreparado e desqualificado do Pelaipe so pode ser brincadeira. O que me deixa abismado é ver comentarios dando credito por ele ter tirado o Gremio da segundona, isso é ridiculo. O Gremio foi o unico grande que penou para voltar pra a primeirona, voltou na bacia das almas, os outros voltaram com folga.

  • Josiene Santos diz: 10 de abril de 2008

    De boas intenções o inferno esta lotado. A moeda tem dois lados. Pelaipe afundou o futebol e não ganhou nada de valor. Jogou fora R$ com perna de pau e treinadores. Mostre os títulos e olhe os balanços que ninguém vê.

  • Jorge Luiz diz: 11 de abril de 2008

    Legal o comentário.

    Abraço

  • Jonas Rafael diz: 11 de abril de 2008

    Zini, eu até admito que haja uma parcela de erro do presidente nisso aí. Mas não foi a insistência com Celso Roth culpa exclusiamente de Pelaipe? A entrevista de quarta não me deixou dúvidas. Se ficasse no cargo, Roth permaneceria no comando do vestiário. Isso não é motivo suficiente? Tirar o Mancini do cargo com seis jogos, com a alegação de evitar uma tragédia e insistir com um técnico causou DE FATO uma tragédia não tem desculpa.

  • Grégory diz: 10 de abril de 2008

    Me desculpa Zini, mas então tu não entende bulhufas de futebol ao falar que o PELAIPE merece continuar a frente do GRÊMIO e que ele não é o culpado pelo que está acontecendo.
    1º Foi PELAIPE quem fez Odone tirar Mancini e trazer seu “bruxinho” BURRO ROTH, mesmo com a reprovação ao nome dele sendo praticamente UNANIME.
    2º Quem montou esse time de 2008 foi o sr. PELAIPE.
    3º Ele é FALASTRÃO demais, perde as oportunidades de ficar queto.
    4º Promete ESTRELAS e traz jogadores de 2ª,3ª divisão.

  • Humberto diz: 10 de abril de 2008

    Caro Zini,

    Discordo frontalmente. Quem montou o time da segunda divisão e aquele que subiu e ficou em terceiro no brasileiro chama-se Renato Moreira.
    Não sei as razões que o levaram a desistir, mas posso adivinhar.
    Pelaipe só contratou jogadores ruins o ano passado. Este ano se superou. E ninguém contrata Roth impunemente.

  • Aninha diz: 11 de abril de 2008

    Também não sei se o Pelaipe é tão culpado assim, na verdade a sua imagem tá muito desgastada pelas compras mal feitas dos últimos anos (vide Leo Lima, Amoroso, etc). Demitiram o Mancini por muito menos do que aconteceu essa semana e a torcida não queria o Roth pra comandar o time. Acho que uma das grandes falhas é o Sr. Odone ficar pensando somente na Arena e deixar o comando do clube completamente abandonado. Sem uma liderança forte fica esse “deus nos acuda” que está acontecendo.

  • Igor diz: 10 de abril de 2008

    EU NÃO ACHO JUSTO A CULPA DE TUDO ISSO CAIR NAS COSTAS DO PELAIPE.
    ESTOU PROTESTANDO CONTRA A TORCIDA TRICOLOR CUJO A QUAL FAÇO PARTE COM MUITO ORGULHO.
    PROTESTO POR TER HUMILHADO PELAIPE APÓS O JOGO. EU DUVIDO Q QUEM FOR O NOVO DIRIGENTE FARÁ MELHOR Q O PELAIPE. DUVIDO!!!! PELAIPE MESMO SEM RECURSOS CONSEGUIU MONTAR TIMES CAPAZES DE DISPUTAR TITULOS
    PROTESTO PELOS INCIDENTES APÓS O JOGO. NÃO ERA MOTIVO PARA ISSO APESAR DA ULTIMA SEMANA TER SIDO HU

  • mauricio mentz diz: 10 de abril de 2008

    É bom lembrar que o Pelaipe no alto de sua arrogância se declarou a maior cultura futebolística do Brasil. E essa cultura é o pai de Tadeu, Jonas, Hidalgo, Jean, do enganador Perea entre outros. Odone, por favor coloque alguém equilibrado na direção do futebol.

  • Frederico Valdez Pereira diz: 11 de abril de 2008

    A cada ano o Grêmio desfaz todo um elenco e contrato outro. Isso é incompetência absoluta. Sabe-se que esse tipo de política de futebol não dá certo. Soma-se a isso o fato de escolher Celso Roth. Não é possível que a torcida do Grêmio toda seja burra. O responsável por esse erros é o Pelaipe né, embora eu inclua aí também o Odone.

  • João Vicente Fiad Padilha diz: 11 de abril de 2008

    Aqui de longe onde estou sem conviver com o dia-a-dia do clube tenho a impressão de que você está certo Zini. Dono de muitos acertos neste tempo todo, como você mesmo relatou, Pelaipe só teve um erro grave e mesmo assim, pelo que me consta, pressionado pelo Odone, que foi contratar o Roth depois do episódio Jaciara. Nem falo da demissão do Mancini. Mas o Roth… Saúdo tua forma de falar. Gostaria que o Cacalo assumisse esta mesma postura. Estou decepcionado com ele!!!!

  • T.Salvatore diz: 11 de abril de 2008

    Zini, entendo que o Pelaipe não é o único culpado e acho uma covardia ameaçar a família dele, péssimo para a imagem de melhor torcida do Brasil que os gremistas desfrutam. Mas não é porque o Pelaipe ajudou o Grêmio em um momento diferenciado, que ganhou Habes Corpus pra fazer qualquer coisa! A torcida merece respeito e o episódio do Mancini foi o começo da mancada! Eles que encarem isso e limpem essa sujeira. Abs!

  • Mariano diz: 15 de abril de 2008

    qual foi o grande erro do Celso Roth dessa vez? o que te faz ter essa ânsia permanente de agradar as massas? quem é tu, mesmo?

     

    (Por respeito aos leitores, o texto foi editado)

  • Lucas Winckler diz: 11 de abril de 2008

    Zini, o Paulo Pelaipe é “aquele que não pode errar”. Não pode pecar por omissão, o mundo sempre soube que Celso Roth é um fracassado muito bem maquiado, que começa bem e desmorona, essa é a cara dele. Ele bancou o Roth contra a torcida que nunca quis esse cara, tu sabe disso. Por isso ele merece todo o descrédito.
    O GRÊMIO É DA TORCIDA, É DA SUA GENTE, NÃO É DA IMPRENSA, NEM DOS DIRIGENTES!

  • Marcos diz: 12 de abril de 2008

    QUem escolheu Roth foi o Pelaipe, não ponha este erro na conta do Odone.
    Concordo A IMPRENSA TEM DE COMEÇAR A PAGA PRA USAR A IMAGEM DO CLUBE !!!! Não venham com esse papo de que promovem o espetáculo. Futebo l existe sem vocês, mas vocês sem ele não existem, não são nada.

  • Fabricio Mello diz: 11 de abril de 2008

    Bah, mas que choradeira dessa gremistada!
    Faça como o Rogerzinho Secco: Assista as finais do gauchão e da Copa do Brasil na RBS TV! Patrocínio: Rider, dê férias para seus pés! Tomô Doril, a dor sumiu!

  • joão umberto diz: 10 de abril de 2008

    Fecho em genero, número e grau com o Umberto de Floripa, e acrescento que ao trazer o canastrão do Roth, que já saiu uma vez do GREMIO, e fixou recebendo quase 100 mil reais durante quase um ano, o Pelaipe assinou em baixo do cheque em branco que o “político” Odone emitiu. Tudo isso parte de uma nebulosa atitude de mandar um técnico embora como foi o caso do Mancini, que até hoje ficou mal explicado. Acho que o Zini está com peninha do Pelaipe, por causa do choro dos filhos dele.

  • Samuel Sérgio Ritter diz: 11 de abril de 2008

    Somos muito gratos ao Pelaipe, mas não foram apenas os erros que geraram a ira da torcida, foi a arrogância e a prepotência. Qualquer pessoa que entende um mínimo de futebol sabe que o nível de treinador que o Roth é. É impossível não reconhecer o bom trabalho que o Mancini vinha fazendo (com o elenco ridículo que tinha em mãos). O Pelaipe demite a inteligência e contrata a burrice e teimosia, ignorando completamente a opinião dos outros. Daí tu quer defender o cara?? Tu é FRACO!!!

  • FALAR DA TORCIDA EH SACANAGEM!!! diz: 11 de abril de 2008

    FALAR DA TORCIDA QUE PAGA VCS EH BRINCADEIRA.TORCIDA EH PAIXAO.
    O GREMIO DEVERIA FAZER COMO O ATLETICO PR QUE QUER COBRAR 15.000 REAIS PARA CADA TRANSMISSAO DE JOGOS. VCS SE APROVEITAM…
    POUCO QUESTIONAM, INVESTIGAM, AJUDAM…SOH CRITICAM
    CADA TRANSMISSAO DE RADIO 30.000 REAIS!!!
    FAÇAM A COBERTURA E FALEM O QUE QUISEREM DAIH!!! PAGUEM NÓS PAGAMOS!!!

  • Gustavo diz: 11 de abril de 2008

    Concordo plenamente com suas palavras. Pelaipe fez muito pelo Grêmio. A torcida tem o direito de cobrar bons resultados. Mas é impossível fazer uma avaliação sem saber o que ocorre lá dentro do Grêmio. Boa sorte Pelaipe! Força Grêmio!

  • Avelino Alcantara diz: 11 de abril de 2008

    Se vc não concorda com meu xingamento, não publica.

    (Por respeito aos leitores, o texto foi editado)

  • Rafael Pereira diz: 11 de abril de 2008

    Eu não concordo com as vaias pro Pelaipe… tem torcedor burro demais…

  • Pereira diz: 11 de abril de 2008

    o Pelaipe sempre foi sombra do Odone.

    (por respeito ao leitor, parte do texto foi eliminado)

  • anjo da verdade diz: 11 de abril de 2008

    concordo plenamente contigo zini.pelaipe é um grande dirigente que sempre luto muito pelo gremio.foi injustiçado pela torcida monto um grande time em 2006 e remonto em 2007,trazendo jogadores bons e baratos.o que acontece é que não é facil faze isso todo o ano.o gremio só tá pensando no estadio e não em futebol.a direção tem que ve que o gremio não é uma construtora é um time de futebol e q vive de titulos e vitorias, esse time que tá aí não é culpa do pelaipe isso é falta de investimento notime

  • Pedro diz: 11 de abril de 2008

    O Pelaipe é a cara do gremio … ARROGANTE. E por favor, vamos mudar o disco, chega de falar desse time inompetente e cheio de ´donos´ … vamos falar de futebol, de time, de grupo, Domingo tem semifinal do Gauchão e quarta tem jogo das oitavas da Copa do Brasil .. VAMO CLUBE DO POVO DO RIO GRANDE DO SUL !!

  • Dalmar Rolim diz: 10 de abril de 2008

    O Gremio precisa de um treinador, um diretor de futebol e jogadores mais qualificados, porém, o maior patrimonio de um time de futebol é a sua torcida, e ninguem tem uma torcida tão maravilhosa como a nossa. Aqui de longe, eu fico emocionado com a nossa torcida e seu comportamento, não existe nada igual, falando do incentivo, cantos e vibração, vaias, e protestos PACÍFICOS, dentro do estádio. Vamos recomeçar, como sempre fizemos. É um orgulho torcer para o Gremio.Vamos em frente tricolor.

  • sergio lima diz: 11 de abril de 2008

    Zini, concordo com voce mas infelizmente neste pais o povo parece que perde a memoria. so quero ver quem ira assumir esta bronca,

  • Israel Borba diz: 11 de abril de 2008

    Se ele tivesse feito o q a torcida (mto mais racional do q pobres comentaristas dizem) estava falando desde novembro ele continuaria com o poder do mando e desmando ki ele aparentemente tanto gostava.
    NADA do que ele fez foi aprovado pela torcida desde 11/2007.
    Nem a contratação do Roth e nem a contratação de 90% dos jogadores.
    O fracasso era evidente.
    O Roth sai agora pq nunk deveria ter vindo, mas o culpado pelo fracasso do time é o Pelaipe q só contratou reservas e se keimou c dirigentes.

  • Fábio Roberto Salvadori diz: 10 de abril de 2008

    Concordo com o Zini. Não acho que o Pelaipe mereça o que está acontecendo. Ele errou sim, uma única vez: trazer o Roth, que já era odiado antes de vir. Pelaipe tinha que saber disso. No restante do trabalho, temos que agradecer pois ele é gremista e se dedicou ao seu clube.

  • paulo diz: 11 de abril de 2008

    “Roth foi o maior erro de avaliação de Odone.”
    SE TU LESSE ZH, SABERIA QUE ROTH FOI ERRO DO PELAIPE. O PRESIDENTE QUERIA O TITE.

  • Eduardo Vargas diz: 10 de abril de 2008

    O Grêmio está orfão do Mano Menezes, pois ele dava o aval às contratações, e por sua competência acertava na maioria das vezes. Pelaipe merece uma chance, mas ñ com roth no comando. Todos têm que respeitar a nossa torcida, a maior do RS e a mais original de todas!!!!

  • Nicolau Neto diz: 10 de abril de 2008

    Parece que neste momento foi lançada uma campanha decaça a bruxas inconsequente, e neste momento as injustiças graçam. Pelaipe não pode ser lançado na fogueira. Ele é competente. Pode errar, e seu erro não pode desmerecer os seus acertos, e ele acertou em várias ocasiões.Neste momento ha de se ter equilíbrio. Dar oportunidade para que Pelaipe se recupere é uma exigência de justiça e reconhecimento para alguém que ja fez tanto pelo Grêmio.

  • Paulo Erguy diz: 11 de abril de 2008

    Você tem muita razão no que comenta, principalmente em relação ao Pelaipe. Penso que ele foi abandonado pelo Odone antes e agora. Ele é um grande gremista e pelo que fez merece todo o nosso respeito e agradecimento. São muitos os culpados mas começa a lista pelo Presidente e segue com o incompetente e antipático Roth. O Roth é um cabeçudo desagregador e disso o Odone sabia e teimou quando disse que não podia se guiar pela vontade da torcida , “ela é passional e se hoje vaia amanhã aplaude”.

  • Tiago diz: 11 de abril de 2008

    Um cara que monta time de 6 em 6 meses… Perde tds que foram bem, pq faz contrato curto, briga com todos dirigentes do Brasil, por causa disso Souza e Hugo não vieram e perdemos o Diego Souza para o Palmeiras, pq brincou com os dirigentes do Benfica, trouxe o Wagner Mancini(discutível), mandou ele embora e trouxe o Roth.. Ele,Pelaipe, que disse não ao Tite e trouxe o lixo do Celso Roth. Po! o Roth não precisa dizer nada, é lixo. Pelaipe errou demais, ta na hora de sair. E o pres… deputado tb!

  • IRAN LUIZ CORDEIRO diz: 11 de abril de 2008

    É visível a decadência do Grêmio. Esse Sr. Pelaipe é um dirigente antiquado, estilo “Eurico Miranda”. Desde a palhaçada feita pelos dirigentes do Grêmio no ano passado contra o Atlético – PR, quando o time levou um vareio de bola e quis bater em todo mundo e o Sr. Pelaipe perdeu um dente, que vejo perspectivas sombrias para o time. Menos porrada e mais futebol !

Envie seu Comentário