Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Abel errou muito, mas não foi só ele

17 de abril de 2008 29

O carioca Abel Braga é um técnico contestado no Beira-Rio. Não é uma unanimidade junto aos torcedores. Nunca foi, nem nos seus melhores momentos no Inter. Não sei se pode ser um dia. Em certeza época foi até batizado por vaias, gritos e pedidos de demissão.

Nem o título mundial e o da Libertadores (algo extremamente difícil de ser conseguido) melhoraram a imagem do treinador. Os críticos mais ferozes gostam de tirar de Abel até mesmo os méritos da conquistas de Yokohama.

Preferem oferecer todos os louros ao presidente Fernando Carvalho e aos jogadores, que teriam determinado o esquema tático para o histórico jogo com o Barcelona. Mas é um exagero, claro.

Considero Abel um dos bons técnicos do futebol brasileiro. Ele está na média, abaixo apenas de Vanderlei Luxemburgo e de Muricy Ramalho, ao lado de outros como Leão, Mano, Geninho.  

Depois de sete vitórias consecutivas em 34 dias, o Inter levou 2 a 0 do Paraná (time da Segunda Divisão), em Curitiba. Um resultado horroroso, pois no jogo de volta da Copa do Brasil, quarta-feira, no Beira-Rio, o Inter precisa vencer por uma diferença de três gols para seguir na competição.

Se a vitória em Caxias, nos descontos, foi creditada ao esquema do técnico, como ele mesmo salientou depois da partida pelo Gauchão, em diferentes microfones, a do jogo com o Paraná entra nesta mesma conta. Abel acertou no primeiro. Errou no segundo tempo do segundo jogo fazendo algumas mudanças táticas sem sentido.

Ok, Abel errou como todos os técnicos erram de vez em quando. Mas fica fácil depositar o chumbo da culpa nos ombros do treinador.

Ao lado das falhas de Abel, enormes, foi possível observar outros problemas sérios e definitvos para a surpreendente derrota: a falha de Clemer no primeiro gol, a péssima atuação de Bustos, a falta de articulação no meio-campo, a  atuação ruim de Nilmar, a inoperância de Roger, a ausência de oportunidades de gol e a má atuação coletiva e individual do time.

A frustração pela derrota foi enorme. O jogo era de afirmação para o Inter. O 2 a 0 semeou preocupação no vestiário colorado especialmente porque a Copa do Brasil é o projeto de vida do Inter em 2008, um atalho fabuloso para a Libertadores 2009.

A luz no final do túnel da próxima semana é que o Inter tem time para fazer 3 a 0 (ou mais) no Paraná em Porto Alegre.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Comentários (29)

  • Fora Abel, paneleiro diz: 17 de abril de 2008

    Abaixo do Luxa e do Muricy? Ah, tu é um cara bondoso. Pelamordedeus o Abelão é enganação. Não entende nada de futebol gaúcho, a prova é que nunca ganhou um gauchão e, este ano, tenho minhas dúvidas se ganhará. Se for contra o Juventude não ganha mesmo. Esse time do Colorado, com o Abel, treme pro Ju e pro Paraná. Fora Abel. Queremos o Paulo Porto, o treinador do Inter-SM.

  • Paniz diz: 17 de abril de 2008

    qUANDO FOI O ÚLTIMO JOGO QUE A yARLEI FEZ ALGO PRODUTIVO?

  • P.C. diz: 17 de abril de 2008

    É… OS TÉCNICOS DA DUPLA SÃO O PROF. PARDAL E PROF. LUDOVICO… SÓ SABEM INVENTAR. NÃO SE APAVOREM SE O ROGER APARECER NO GOL E O CLEMER NO ATAQUE. ABRAÇO A TODOS!

  • Felipe diz: 17 de abril de 2008

    À gremistas como o Rafael de Novo Hamburgo, só tenho a dizer que o nosso título da Libertadores 2006 já é fato consumado, não interessa se o juiz errou a nosso favor em tal jogo. Vão cuidar do clubinho falido de vocês e da inevitável queda pra segundona do ano que vem.

  • Tricolor_do_Parana diz: 17 de abril de 2008

    Fala sério… O Paraná foi superior, jogou melhor e mereceu a vitória. Será que é difícil para vcs admitirem isso?

    Aliás, estive ontem na Vila Capanema e 2×0 foi pouco, poderiamos ter enfiado uma sacola ainda maior. Vcs tiveram sorte de perder só por 2 gols.

    Talvez mais essa vitória sirva para que vcs aprendam a respeitar o Paraná. Aliás, não bastasse já termos tirado 2 títulos de vocês nos últimos anos, vamos elimina-los também da Copa do Brasil em 2008.

    Saudações Tricolores!

  • Valério – COLORADO diz: 17 de abril de 2008

    Seria Abel Roth ???
    ou Celso Braga ???

    Ainda não sei..

  • André diz: 17 de abril de 2008

    Não sou Colorado, mas não acho Abel um bom técnico, muito menos que fique somente abaixo do Luxa e Muricy.
    Estes dois são ótimos. O primeiro, mesmo que seja caro, com sua comissão e jogadores solicitados, sempre tem algo a apresentar.
    O segundo é responsável pelo timasso que o Inter tinha na libertores que sobrou para o Abel. O Mundial foi obra do Abel, porque só ele para colocar o Gabiru pra jogar mesmo…
    Alías, quais os títulos desses três técnicos? É possível comparar?

  • laert diz: 17 de abril de 2008

    Há muito tempo vinha avisando que a dupla grenal nao tem time para enfrentar o campeonato brasileiro.As defesas sao fracas e o time do Inter esta envelhecido.Campeonato gaucho nao é parametro e todo mundo sabe.Essa derrota para o time de segunda divisao do Parana,so surpreendeu a quem nao entende de futebol.Que defesa é essa que leva gols em todos os jogos?E ganhar do Caxias,nos descontos, e de 1 a 0 prova o que?

  • Rafael diz: 17 de abril de 2008

    Tá certo, Zini! Culpada é a direção que deu ao Abel um plantel de nível! Cheguei a conclusão, de que, a maioria dos treinadores brasileiros se perdem quando tem opções demais!

  • Fernando diz: 17 de abril de 2008

    Eu não debito na conta do Abel os gols que nós sofremos; houve um erro do Clemer no primeiro gol e um pouco de azar no segundo. Mas eu responsabilizo o Abel pela absoluta inoperância do ataque do Inter, debito na conta do treinador a ausência do Alex na frente, a falta de tabelamentos ofensivos com o Guiñazu e o Magrão, o isolamento do Nilmar. É do Abel a responsabilidade por mexer em todo o esquema de jogo do time em vez de simplesmente arrumar alguém para jogar de volante.

  • Compulsão ou Mania de Grandeza diz: 17 de abril de 2008

    A diferença entre o péssimo time do Gremio e o ruim time do Internacional é a folha de pagamento, que no colorado custa 4 vezes mais. Sao 2 times lentos,sem articuladores ( somente o Alex e o Roger se salvam ), 2 bons volantes (Eduardo Costa e Guinhazu) e o restante, é tudo japones… Em 2008, Gremio e Inter não ganharão nada, o que será mais vexatório para o Inter, que “tem o melhor elenco”do futebol brasileiro, segundo seus torcedores…

  • josé luiz gomes diz: 17 de abril de 2008

    caro colunista, parabéns pela leitura deste jogo, a melhor análise de todas que li e ouvi a respeito deste jogo…o inter é um time inoperante no ataque…yarlei vem jogando pouco…nilmar na sua volta não está justificando sua titularidade…roger não é jogador pro inter e bustos nem se fala..com esse grupo não iremos a lugar nenhum…precisa um meio campista e um nove de oficio..senão a vaca vai pro brejo no centenário…quem viver verá….

  • Ederson Rodrigues diz: 17 de abril de 2008

    O Inter caiu na real, e não concordo ctgo Zini, não tem time para fazer 3 gols de diferença no Paraná vai ter q remar muito para levar para os penaltys e nem isso vai conseguir Abelão = Celso Roth os dois são gênios hahahahahaha…

  • Fabio diz: 17 de abril de 2008

    O cara vai falar da derrota e passa meio post falando de yokohama, libertadores ganha…ahahahahahaha…das sete vitórias consecutivas… Por exemplo, não vi aquele papo de “pegar um advesário um pouco mais qualificado e aí a verdade veio a tona” . Vamos ao óbvio, senhores: no campo o inter é um bom time…só isso… na imprensa é que ele é um fenômeno. Ponto.

  • José diz: 17 de abril de 2008

    Engraçado! Roth é péssimo, Abel é bom! Qual é o teu problema com o Roth, Zini? Tomar 2 x 0, sem direito a choro, levando um banho tático, de um time da segundona, com um dos melhores grupos de jogadores do Brasil. E o cara ainda é bom? Só fica abaixo do Luxa e do Murici!!!!

    Cruzes!!!

  • Gremista diz: 18 de abril de 2008

    Que falta de reconhecimento por parte dos moranguinhos. Quem foram os maiores heróis das conquistas do time da beira do lago?
    O cracasso Gabiru e o Juiz de Inter x nacional do (URU.A exemplo do Vasco com Romário, uma estátua para os dois na beira do lago. Eles merecem!

  • colorado diz: 17 de abril de 2008

    antes da volta do nilmar o inter estava acertando um padrão de jogo,varias chances de gol eram criadas,mesmo nas derrotas para o ju o inter teve boas chances de gol,mas qdo voltou o nilmar a maionese desandou, o abel quis acomodar jogadores e ainda teve azar de perder varios pro dm, não fez o mais facil e ferrou tudo. só não ve quem não quer, estou errado?

  • MARCELO VIEIRA diz: 17 de abril de 2008

    PERCEBO QUE ESSE BLOGUEIRO DENOMINADO
    “ZINI”, QUER COM ESSE COMENTÁRIO SOBRE O ABEL,
    DESESTRUTURAR O INTER, PARA VER SE A CRISE
    INSTALADA PRO LADO DA AZENHA DA UMA AMENIZADA.
    NÃO FIQUE JOGANDO A TORCIDA COLORADO CONTRA O ABEL.
    POIS É ISSO QUE SINTO NOS TEUS COMENTÁRIOS.
    TODOS SABEM QUE COM A VOLTA DOS VOLANTES,
    SEGUIREMOS PERFEITOS RUMO OS TÍTULOS. COM CERTEZA
    DAREMOS O TROCO NO PARANÁ NO BEIRA-RIO.
    POR FAVOR FALE MAIS SOBRE A CRISE DO GREMIO.
    QUERO VER VOCÊ PUBLICAR O QUE ESCREVI.

  • LUIS F B diz: 17 de abril de 2008

    Zini, ja que voce acabou com o Roth, poderia tomar as minhas dores e acabar com o Clemer. Ele é tudo o que não gosto. Só da balão , chutão e todos sem rumo, extremamente demorado para reiniciar o jogo, pau fincado na area, e desligado as vezes, com sempre falhas clamorosas e decisivas. Coincidência ou não desde que voltou o Inter voltou os balões e bateção de cabeça e insegurança na zaga.
    Ele é péssimo.
    Só não ve isso quem nunca jogou futebol

  • gerson fontoura diz: 17 de abril de 2008

    Zini, diga a verdade como está fazendo com o Grêmio.ELES ESTÃO FORA!!É só o Paraná marcar 1 golzinho e terão que fazer 4.Com este time e este treinador?Tem q. considerar q. do outro lado o Parana tem um time apenas médio, mas tem o q, o Grêmio não tem:UM TÉCNICO.Que vai armar o time de acordo com o regulamento.Que foi o que o Roth ñ fez contra o JU porque ñ sabe.E é o q. o Paulo Porto vai fazer contra eles.Em mata mata, vale a retranca em 180 1xO ou 0×0 e 1×1 dá o título,só o Roth ñ sabe.CREDO

  • Israel Borba diz: 17 de abril de 2008

    MEEEEU DEEEUS.
    Até ontem clemer estava entre os 10 melhores goleiros do mundo, o Nilmar(Cazuza) era o próprio KAKÁ dos pampas, o Iarley era um fenômeno (só aparece 1 X/ano) e o Abel era disparado mtoooooo melhor ki o Roth, e claro, o inter era uma super seleção.
    E agora acabou a seleção colorIDA???
    Srs, este time do Inter é pior q o do Gremio certamente, perderam pro Juventude 2 vezes (nós só uma) e estão saindo da copa do brasil contra timeco (assim como nós).
    Se somos ruins, à vcs cabe o msmo

  • Luciano diz: 17 de abril de 2008

    A fase boa do timeco do inter começou quando o Grêmio caiu fora… hahahaha…
    Pura ficção!!!

  • Sergio Walber diz: 17 de abril de 2008

    Abel o terceiro melhor técnico do Brasil?
    Se fôsse o 103º até poderia concordar. Pois anda levando banho tático de quase todos os técnicos adversários. Vejamos: laterais improvisados, Roger na lateral esquerda? Bustos ? Magrão e Guinazu, presos sem poderem avançar? Iarley ? Fernandão, no jogo anterior, outra vez no meio campo? Dificilmente alguém pode conceber bagunça maior. Só para ajeitar um lugar para os protegidos. Mas e o Inter e sua torcida como ficam? Mais um ano de vergonha!

  • Rafael diz: 17 de abril de 2008

    Os “louros” da Libertadores 2006 do Inter Caldas deveriam ser oferecidos ao árbitro da segunda partida entre Inter x Nacional-URU, esse sim um dos maiores responsáveis pelo título!

  • ronan wittee diz: 17 de abril de 2008

    O Colorado vinha empurrando com a sorte e com a boa vontade da mídia uma qualidade que não se vê em campo. Um time burocrático,que conseguiu perder ao natural de um time da segunda divisão do futebol brasileiro.Não fará milgares no Beira-Rio.Apenas adiou o encontro com a realidade.Timinho.Não mais que isto.

  • amambud abada diz: 17 de abril de 2008

    estão exigindo demais dos bonecos. Onde já se viu viajar até curitiba e jogar na mesma semana. E tem mais: que falta de educação dos jogadores colorados quando no primeiro gol, aquele ancião de nome Clemer ficou estatelado no chão e ninguém foi ajudá-lo a levantar-se.

  • CLENIO CORREA diz: 17 de abril de 2008

    QUEM VIVE DO PASSADO É MUSEU. O INTER, POR UM ABORTO DA NATUREZA, APÓS A CONQUISTA DO TÍTULO MUNDIAL, CONTINUA INSISTINDO COM AQUELA SUCATA DE TIME, SENDO QUE O ABEL SÓ ESCALA QUEM FAZ PARTE DAQUELA PANELA, NÃO DANDO CHANCE AOS NOVOS PLAYERS QUE ESTÃO PEDINDO PASSAGEM. COMO DIRIA O RESSUSCITADO BORIS CASOY “ISTO É UMA VERGONHA”.

  • fernando- colorado diz: 24 de abril de 2008

    ME LEMBRO COMO SE FOSSE HOJE, GRÊMIO E PALMEIRAS NA LIBERTADORES QUEM GANHASSE IA PARA FINAL DA LIBERTADORES.. DINHO DA UMA VOADEIRA EM UM JOGADOR DO PALMEIRAS E DANRLEI DA UM SOCO NAS COSTAS DE UM JOGADOR DO PALMEIRAS E NÃO É EXPULSO. FÁBIO KOFF CUPINCHO DA CBF ARREGRA TUDO E O GREMIO VAI PARA FINAL DA LIBERTADORES, ENTÃO ERROS ACONTECEM PARA OS DOIS LADOS….

  • Israel Borba diz: 17 de abril de 2008

    Colorado tem inveja até das férias do Gremio.
    Ja marcaram as deles pra semana que vem.
    Eu hein…
    HUSAHUSUHSUHSUAHSUAHUSAS

Envie seu Comentário