Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Eurocopa: Tchecos são favoritos da matemática

27 de maio de 2008 2

Petr Cech, provavelmente um dos três melhores goleiros da Europa e do mundo/Petr David Josek, AP
A Eurocopa começa sábado, dia 7, e segue até 29 de junho na Áustria e na Suíça, países que dividem a organização do torneio. A competição de 22 dias é a copa do mundo dos europeus. Podia ser a real, não fosse a ausência de Brasil e da Argentina, talvez de um coadjuvante africano, nunca um asiático.

 

Inventora do futebol, a Inglaterra é a grande ausente as melhores três semanas do futebol europeu. Campeonato onde a Europa se desnuda, mostra seu real valor, sem o auxílio de brasileiros e argentinos, os melhores jogadores de futebol do mundo. Itália e França, campeões e vice da Copa da Alemanha, estão na competição, bem como a Alemanha, terceira colocada.

De acordo com um curioso estudo divulgado pelo banco suíço UBS, a República Tcheca aparece com 51% de chance de levar o título. Os italianos entrariam em segundo.

UBS – Wealth Management Research – usou na sua matemática um sistema chamado Elo, adotado também no jogo de xadrez e baseado na teoria das probabilidades e estatísticas. Foi usado o ranking de cada país dentro da Uefa e dos resultados em edições passadas da Eurocopa,também foi considerado o valor comercial dos jogadores de cada equipe.

Em cálculo semelhante, utilizado com sucesso semanas antes do começo da Copa do Mundo de 2006, a Itália apareceu como futuro campeão. Na grama, a Itália ganhou.

 

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Comentários (2)

  • Leonardo M. T. de Oliveira diz: 27 de maio de 2008

    E Portugal, o 4º colocado na copa Também está na Eurocopa 2008.

  • Leonardo M. T. de Oliveira diz: 27 de maio de 2008

    E Portugal, o 4º colocado na copa Também está na Eurocopa 2008.

Envie seu Comentário