Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

O Grêmio precisa ser o Grêmio outra vez

29 de agosto de 2008 8

Aos pessimistas de plantão fica o retrospecto tricolor das três últimas partidas disputadas em oito dias: dois empates, uma derrota. Aos incrédulos permanecem vivas as três derrapadas de Celso Roth em igual número de jogos decisivos, Copa do Brasil, Gauchão e Copa Sul-americana.

 

Aos otimistas, porém, nada mudou. Respiram como se estivessem numa montanha de Gramado, respirando o ar puro dos quase perfeitos cinco pontos que separam o justo líder do discutido vice-líder, que não ganha fora do Parque Antarctica. O empate em 2 a 2 no Gre-Nal, segundo os últimos, é prova e contraprova da atual infabilidade do grupo tricolor, onde até alguns reservas alcançam elogios destinados aos titulares.

Eu estou rodeado pelas duas turmas, que me cercam na cafeteria de Zero Hora, pedem litros de café e exigem opiniões. Conto, vejo que os otimistas estão em maior número, confiantes, marcando ponto de encontro nas cadeiras no Olímpico dominical.

Ao Vasco, adversário de um Olímpico naturalmente tomado pelos azuis, restam mínimos elogios. Um time que luta, rodada após rodada, pela fuga do rebaixamento. O Vasco, ainda sem Edmundo, não assusta mais como em anos anteriores. Mas o time carioca é problema menor, aparentemente. Não pelo seu passado, só pelo seu comum presente.

A maior dúvida é o próprio Grêmio, que ninguém sabe se perdeu ou não a bendita regularidade que o mantém no cume da tabela do primeiro turno. Os 90 minutos poderão nos oferecer algo mais do que simples impressões.

O Grêmio joga pelo retorno do seu futebol competitivo, por mais três pontos, para fazer com que a diferença dos cinco pontos permaneça intacta. Deixar que os seus perseguidores, Palmeiras (fora contra o Atlético PR), Botafogo (no Rio, com o Náutico), Cruzeiro (Coritiba, no Mineirão), São Paulo (Santos, no Morumbi) e Flamengo (Flu, no Maracanã), tropecem na 23ª rodada.

Os inimigos, que querem a derrota gremista mais do que tudo na vida, andaram se perdendo pelos caminhos inóspitos das últimas rodadas, facilitando a boa-vida do líder. Ajudaram o Grêmio sem querer.

O bom e inusitado Gre-Nal fez ver que Souza tem lugar no time, que Orteman surge como opção fácil, que Adilson merece seus minutos e que mais um atacante de qualidade, que não apareceu entre os reservas, precisa ser contratado com urgência. O Roth do bom 3-5-2 está lotado de boas opções.

Entre os reservas, no gol, na defesa, no meio-campo, o Grêmio foi bem. Falhou no ataque. O ataque é um setor aberto, precisa de reforço de qualidade, precisa de gol. Contra o Vasco, o gol é a vitamina gremista. Sem um dose completa, o corpo sente, perde resistência, cai.

Dono do melhor ataque, 38 gols em 22 jogos, o Grêmio precisa estufar a redes como a mesma força de algumas rodadas atrás, Ninguém desaprende tão rapidamente.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Comentários (8)

  • Maravalha diz: 29 de agosto de 2008

    Zini, Vc acordou com todo esse bom humor e benevolência hoje por causa da classificação do inter na sul-americana? Beleza. Acho que Vcs devem comemorar muito mesmo. Essa sul-americana é torneio para times médios como atlético/PR, inter, Sport, Náutico que se desmancham por um torneio secundário desses. Força total, Zini!

  • Lucas Winckler diz: 29 de agosto de 2008

    Victor; Thiego, Pereira, Réver; Mattione, Orteman, Willian, Souza e Pico(furo do time), Perea e Reinaldo. Alternativas: Léo, Paulo Sérgio, Amaral, Makelele, Adílson, Tcheco, Soares e Marcel.

  • Dirceu diz: 29 de agosto de 2008

    Ta bom, Zini, mas contra o Vasco 3 ptos faceis, so o meu Colorado e que perde pra eles. Vasco e pto certo pra Palmeirras Sao Paulo e Cruzeiro.
    NESTA O IMORTAL VAI SER O IMORTAL.

  • Gilson Brenner diz: 29 de agosto de 2008

    Sugestão de time: Victor; Léo,Pereira,Rever; Paulo Sérgio, Tcheco, Magrão, Souza, Orteman; Perea, Marcel. Também poderia ser tentada uma variante 4;4;2 com a saída do Rever e a manutenção do Carioca.

  • jrenato diz: 30 de agosto de 2008

    PÕ Dirceu que tipo de colorado é vc ? Um colorado Banana ??/

  • Dirceu diz: 31 de agosto de 2008

    Po jrenato, e so ver o Vasco jogar nao da nem pra secar. Na posso ser um colorado alienado futebol tem sua logica. Acho o imortal e um time comum, mas e melhor que o Vasco.

  • David Mello diz: 30 de agosto de 2008

    Será um teste interessante para o Grêmio sim… Felizmente as únicas vezes em que o Grêmio perdeu no Brasileiro foram no Rio de Janeiro, uma delas para o adversário de agora e creio que não faltará motivação para vence-lo.

    PS: Deve ser bem estranho tu estares no café do ZH e as pessoas “exigirem” opiniões. Mas também deve ser bastante gratificante para um jornalista, pois não se pede opinião de mentecaptos, apenas de quem sabe.

  • Miguel diz: 30 de agosto de 2008

    É verdade,se o Grêmio tivesse um ataque de mais qualidade a liderança seria mais folgada,embora aqui na Bahia todos elogiem Perea.Pra mim,Reinaldo é o melhor atacante do Grêmio,porém as constantes lesões atrapalham. Para grupo,nas categorias de base deve ter alguma coisa melhor que Andre Luis e tão bom quanto Soares,Rafael Martins talvez merecesse ser observado.

Envie seu Comentário