Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Vestiário não estava blindado na semana da crise

19 de outubro de 2008 95

O Grêmio ainda é primeiro, 56 pontos, um sofrido e suado ponto distante de Cruzeiro e Palmeiras. Mas é um líder ameaçado, desconfiado, desorientado e com medo do futuro. Sua merecida derrota em São Paulo serviu apenas para lotar de times a ponta de cima da tabela e torpedear sua confiança. Cinco times disputam o título oito rodadas antes do final. O topo é um entrevero só.

 

O inconfiável Grêmio do segundo turno parece que deseja entregar o campeonato aos poucos, deposiytar uma banana de dinamite no coração de cada fã. Quando precisa vencer, quando necessita oferecer o salto de qualidade, se enrosca na bola e perde o jogo. Cai.

A Lusa é um dos cinco piores times do Brasileirão. A obrigação da vitória, se é que ela existe, seria do líder, nunca do décimo sexto colocado.

O Grêmio, contra a opaca Lusa de outras jornadas, poderia mostrar que era o principal candidato ao título. Fez justamente o contrário. Jogou com se ele fosse a pobre Lusa. O adversário é que foi o Grêmio de outros dias, disposto ao sacrifício e a vitória desde o primeiro apito do bom árbitro minero, Ricardo Ribeiro. A Lusa foi corajosa e decidida.

Uma das piores semanas do Grêmio fora de campo explodiu dentro dele com uma granada, uma explosão só. Depois da pressão do STJD, das eleições completamente fora de hora, o presidente de um lado, o diretor de futebol do outro, da quebra de unidade de parte da torcida, o time também rachou. Caiu de dois, 2 a 0, no Estádio do Canindé. Foi uma das derrotas mais justas e inesperadas da temporada.

O vestiário não estava blindado. Falou-se tudo e de todos na semana, menos no adversário.

Celso Roth teve o seu quinhão na péssima atuação da equipe. Escalou o time certo, mas se equivocou nas substituições. Usou outra vez Orteman, mais uma vez na posição errada e o uruguaio voltou a fazer o que vem fazendo sempre, errando todos os passes, não marcando nem a sua opaca sombra.

Orteman abriu um buraco no meio-campo, deixou a Lusa liberada para os ataques. Ao perder Carioca, ao usar Orteman, o Grêmio perdeu o controle do jogo e a partida. 

Roth é um técnico teimosamente conservador, suas doses de ousadia são mínimas. Sua carreira é prova. Imaginou que o empate seria bom resultado. Errou feio porque 0 a 0 chama derrota. Só foi ousar um pouco mais, com Perea e Souza, depois dos 70 minutos de jogo.

O técnico podia ter mudado o time no intervalo em duas posições, no mínimo, no ataque e no meio-campo. Sua falta de ousadia custou caro. A conta veio na forma de três pontos negativos. Tivesse vencido o jogo, tivesse determinação e, especialmente, coragem, o Grêmio estaria contando 59 pontos e sorrindo, seus adversários apareceriam com 55 pontos.

Quinta-feira, contra o bom Sport, campeão da Copa do Brasil, o Grêmio precisa jogar com verdadeiro líder. Caso contrário pode passar o próximo final de semana fazendo contas para a Taça Libertadores da América e não mais pelo título. Especialmente se começar a pensar no seu adversário seguinte, o Cruzeiro, e na arapuca do Mineirão.

Postado por Zini, Florianópolis

Bookmark and Share

Comentários (95)

  • Robinson diz: 22 de outubro de 2008

    Está na hora de dar uma sequência a Reinaldo, pior não pode ficar.
    Depois das partidas contra Flamengo e Fluminense eu opinei nesse site sobre a troca de treinador, ninguém me ouviu porque o Grêmio estava na liderança, pois, acreditava que um técnico novo poderia motivar a equipe para esta reta final, como fez o Goiás que depois que trocou de técnico tem a melhor campanha do segundo turno. Agora acho um pouco tarde, porém, será que outro levaria mais que 2 da Portuguesa ou 4 do Inter?

  • Sergio Lourenço diz: 20 de outubro de 2008

    Se o Roth conhecesse a palavra dignidade, pegava a dinheirama na Tesouraria de recisão e iria para o inferno. Qual o segredo que desta relação entre os Três Patetas do Futebol (Krieger & Cia.), e o pior treinador do futebol brasileiro em todos os tempos ? O que tem no meio desta relação ? Roth é mantido pelo Cacalo e o F. Koff ? Por que eles não o levam para a casa deles ?

  • Gustavo diz: 20 de outubro de 2008

    Zini,

    A tua leitura do jogo foi perfeita. Parabéns!
    Infelizmente o Roth está mostrando o que todos sempre souberam: que é um técnico conservador, medroso e FRACASSADO. Sinceramente estou perdendo as esperanças do título, pois o Gremio já teve umas 4 oportunidades de disparar (em todas o Gremio detinha o ultimo jogo da rodada, sabendo já dos resultados). Pois foi exatamente isso que fez o Sr. Roth segurar o time, pois nao tinha “obrigação da vitória”. É um infeliz, perdedor.

  • Domingos Escobar diz: 20 de outubro de 2008

    Zini, com este treinador incompêtente, e o que é pior de tudo,com perspectivas de continuar.Além de perdermos o campeonato ainda vamos amargar uma temporada muito ruim no proximo ano.
    abraços

  • Antônio diz: 20 de outubro de 2008

    Zini,
    Depois de tudo que vi ontem e tenho visto ao longo deste segundo turno, digo, sem medo de errar: o técnico do Grêmio não tem talento. E, por isso mesmo, não pode ser campeão. Além disso, ler que o novo Presidente do Clube pretende mantê-lo porque ele está maduro é dose. Ele já caiu do galho há horas. Não sei, sinceramente, como o Santana diz, como ainda somos líderes.

    Um abraço.

  • Robinson diz: 20 de outubro de 2008

    Quero estar enganado, mas, acredito que deixamos escapar o título ontem, se tivéssemos ganho abriríamos uma vantagem de 4 pontos em 24 a disputar, e o mais importante, 6 pontos do São Paulo que é o time com os jogos mais fáceis, pois, o Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras vão jogar entre si, o que certamente vai dar uma grande vantagem ao São Paulo. Contra times como a Portuguesa e Ipatinga temos que marcar sobre pressão, são times acostumados a perder em casa, se não eles crescem na partida.

  • Rudson diz: 19 de outubro de 2008

    MEU GRÊMIO: 4-5-1… 1.Victor, 2.Mattione, 3.Léo, 4. Pereira, 5.Carioca, 6.Réver, 7. Douglas Costa, 8.Magrão, 9.Reinaldo, 10.Theco, 11.Souza. Técnico: Minha vó.

  • CECON diz: 20 de outubro de 2008

    TECNICO PARA O GREMIO ANO QUE VEM SE CHAMA:

    N E L S I N H O B A T I S T A.

  • AZ diz: 20 de outubro de 2008

    Time limitado, partida lamentável, treinador ridículo. Achar, como ele analisou no intervalo, que o jogo tava bom, só muito corrido, é não enxergar nada. É o tipo de partida que tá na cara que perder, porque já de início não quis ganhar. Achar que um empate com a Lusa, nestas condições, é um bom resultado, só uma topeira como o Burroth. Não é porque o time faz uma boa campanha, que o técnico vira bom. Mesmo que seja campeão, vai ser apesar do Burroth.

  • AUGUSTO PEREIRA diz: 19 de outubro de 2008

    Caro ZINI, é impressionante como ñ sabes POR QUÊ o GRÊMIO ñ ganhou da LUSA. A MESMA estava com o 3º GOLEIRO o TRICOLOR COMPLETO e então??? Sem essa de ELEIÇÃO.Simples o “APITO AMIGO” ñ estava em campo e sem ELE o GRÊMIO perde. Pega os jogos do OLÍMPICO e “ANALIZA SERIAMENTE”. Todos os lances CAPITAIS o JUIZ favoreceu o GRÊMIO. Como temos COMENTARISTAS de RESULTADOS ficam se perguntando porque acontece ISTO ou AQUILO. Sejam mais CRITERIOSOS e SABERÃO as RESPOSTAS!!!!!

  • Dirceu diz: 19 de outubro de 2008

    Mas Zini, é uma boa desculpa.
    Mas a desculpa verdadeira é que o imortal caiu na real, tem um time pra metade da tabela.

  • bruxo diz: 19 de outubro de 2008

    Zini será que ainda dá para garantir uma vaga para a Libertadores com o Roth?Como ele deverá perder os 4 jogos fora(rothina)Pergunto:É possível com + 10 pontos(3v e 1e em casa)chegar lá?”É difícl,é complicado”.Não dá prá esquecer que ele é o preferido do Krieger prá 2009.Outra pergunta:Nei Franco,Mancini,Marcio Bitencourt ou Renê Simões seriam a solução para o ano que vem?

  • 1 Turno vitoria injusta contra a Portuquesa diz: 19 de outubro de 2008

    Blindagem? Que nada, e um time muito ruim

  • bruxo diz: 19 de outubro de 2008

    Zini da série peguntas:Leônidas da Silva,Marco Van Basten não afundariam no esquema do Roth?O esquema tático é um balão para o centro-avante de costas para o gol e “casquear” para o lado e ficar torcendo que dê rebote.Isso é esquema?Afundaram Marcel,Morales,Tadeu,Reinaldo.Será que são tão ruins ou é o técnico?”É dificil,é complicado”.

  • Paulo Roberto Dornelles diz: 19 de outubro de 2008

    Na verdade, o time foi covarde. Nem parecia o time do Grêmio.
    O Orteman foi um coisa horrorosa. O Morales foi um desastre. Conseguiu ser pior que o Marcel.

  • Ricardo Pereira diz: 19 de outubro de 2008

    Será q o Celso Roth está tendo uma nova crise de retranqueiro?? Não é possível jogar da meneira q o Grêmio jogou… nem em treino coletivo se joga assim!! Faltou vestiário, faltou treinador e faltou ânimo ao time, acho q o time “rachou” junto com a terrível semana eleitoral tricolor…

  • Robinson diz: 20 de outubro de 2008

    Quero estar enganado, mas, acredito que deixamos escapar o título ontem, se tivéssemos ganho abriríamos uma vantagem de 4 pontos em 24 a disputar, e o mais importante, 6 pontos do São Paulo que é o time com os jogos mais fáceis, pois, o Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras vão jogar entre si, o que certamente vai dar uma grande vantagem ao São Paulo. Contra times como a Portuguesa e Ipatinga temos que marcar sobre pressão, são times acostumados a perder em casa, se não eles crescem na partida.

  • imortal tricolor diz: 19 de outubro de 2008

    CARO ZINI, INDEPENDENTE DO QUE ACONTECER NO FINAL DESTE CAMPEONAO, CELSO ROTH NÃO É TÉCNICO PARA O GRÊMIO. SOFRÍVEL É TER QUE ATURAR SOARES QUASE O JOGO INTEIRO COM PEREA NO BANCO, COM REINALDO NO BANCO. SOFRÍVEL E ATURAR TRES ZAGUEIROS QUANDO NÃO TEMOS UM ALA ESQUERDO DECENTE. SINCERAMENTE, FOI DE CHORAR HOJE, SE QUIZERMOS, PELO MENOS LIBERTADORES , VAMOS TER QUE GANHAR OS 12 PONTOS EM CASA E MAIS UMA FORA.

  • Antonio diz: 20 de outubro de 2008

    FORA ORTEMANN. FORA ROTH. FORA ORTEMANN. FORA ROTH. FORA ORTEMANN. FORA ROTH. FORA ORTEMANN. FORA ROTH. FORA ORTEMANN. FORA ROTH. FORA ORTEMANN. FORA ROTH. FORA ORTEMANN. FORA ROTH. FORA ORTEMANN. FORA ROTH.

  • Cláudio Canabarro diz: 20 de outubro de 2008

    Nem vaga na Libertadores vamos pegar. E o pior é que o novo Flavio Obino recém eleito garante que o técnico será mantido : certeza de fortes emoções em 2009 !!!

  • pablo guedes diz: 20 de outubro de 2008

    o q me adimiro é comentaristas falando q o Grêmio não pode mudar o esquema, só quem não ve jogo do GrÊmio não sabe q nos ultimos 10 jogos no minimo todos o grêmio perde o meio campo por q fica sempre 3 zagueiros espeando atras chega desse 3-5-2, não da mais o time toma um passeio no meio campo só o roth não ve, não tem saida de bola e só chutão para frente q brincadeira isso, e ainda confirmam esse treinador para o ano q vem.

  • Vinicius Araujo diz: 20 de outubro de 2008

    Foi uma jornada terrível do Grêmio ontem. Tiveram mais de uma semana para treinos e pouco seu viu em campo. Douglas Costa quase não encostou na bola. A única jogada era o zagueiro dando lançamento para os atacantes. Souza e Perea deveriam ter entrado já no intervalo, sacando um dos zagueiros e tirando o Soares. O Orteman é uma grande piada. Está jogando como um verdadeiro varzeano, peladeiro. Até agora não se sabe qual a posição dele. É um jogador nulo. Uma vergonha dar chance a este cara.

  • Robinson diz: 20 de outubro de 2008

    Quero estar enganado, mas, acredito que deixamos escapar o título ontem, se tivéssemos ganho abriríamos uma vantagem de 4 pontos em 24 a disputar, e o mais importante, 6 pontos do São Paulo que é o time com os jogos mais fáceis, pois, o Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras vão jogar entre si, o que certamente vai dar uma grande vantagem ao São Paulo. Contra times como a Portuguesa e Ipatinga temos que marcar sobre pressão, são times acostumados a perder em casa, se não eles crescem na partida.

  • H Tavares diz: 20 de outubro de 2008

    O Roth não ousa nunca, pq o Ortermann, que sempre entra mal, e não o Makelele ou ate o Souza. Gostaria de saber pq ele faz treino fechado? Talvez seja pra jogar baralho no centro de campo, pq no time não se ve diferença tatica nenhuma. Fica dificil, pobre Gremio, pobre torcedor, pobre futebol.
    No segundo turno o Gremio fez 3 pontos fora de casa, 17%, enquanto que os outros 4, beirarram os 50% (o Flamengo com 60%). Sabendo que os % de jogo em casa são parecidos entre eles, o que vai definir o

  • Diego c. c. diz: 19 de outubro de 2008

    Concordo com você Zini, somando a teimosia e a imcompetencia do roth, está a apatia dos jogadores dentro de campo, sendo ou não sendo época de eleição, tem que jogar para ganhar, coisa que poucos jogadores fizeram, se continuar assim ficaremos fora até da libertadores.

  • Jonas Rodrigues diz: 20 de outubro de 2008

    Pois é, infelizmente temos que admitir a falta de time e de treinador para ser campeão. Makelele foi afastado até do banco para dar vez ao Orteman. Mas que Orteman é esse !? Contrataram uma lembrança da Libertadores de 2002 do Olimpia e esqueceram da realidade dos últimos seis anos.Souza no banco para jogar com três zagueiros e mais o insuficiente Helder na lateral 1? Reinaldo, atacante mais qualificado do grupo, não tem vez no time por que tem que jogar com dois metros de ruindade.

  • Alexandre Miguel Chiamenti diz: 19 de outubro de 2008

    Reflitam caros colegas, até que ponto vale a pena termos esse técnico imbecil e medroso para a Libertadores??? Não é melhor perder o campeonato e trocarmos o técnico por alguém que saiba mexer no time???? Souza, Perea, Reinaldo, Mekelele tem que ser mais aproveitados. Poe qualquer um na ala esquerda que será melhor que os dois que tinhamos. Credo, estamos entregando o campeonato.

  • Alexandre Miguel Chiamenti diz: 19 de outubro de 2008

    Reflitam caros colegas, até que ponto vale a pena termos esse técnico imbecil e medroso para a Libertadores??? Não é melhor perder o campeonato e trocarmos o técnico por alguém que saiba mexer no time???? Souza, Perea, Reinaldo, Mekelele tem que ser mais aproveitados. Poe qualquer um na ala esquerda que será melhor que os dois que tinhamos. Credo, estamos entregando o campeonato.

  • luiz carlos knopp diz: 20 de outubro de 2008

    Bem mas o novo presidente do Grêmio já confirmou Celso Roth para o próximo ano, o que precisa é reforçar o elenco que é muito limitado, dando ao técnico boas opções.

  • H Tavares diz: 20 de outubro de 2008

    Zini, culpar somente a eleição é não aceitar a inteligencia de quem gosta de futebol. Sou gremisrta e moro no Rio, e como falo vejo futeblo sem a fofocas locais. As eleições podem até term influenciado, mas o time não tem nenhuma jogada ensaiada, a não ser chutões; tem jogadores altos e não é forçada nenhuma falta perto da area; não se ve mão de tecnico algum no time. O Roth fala que os outros times aprenderam a jogar contra o Gremio, e ele não faz nenhuma mudança tatica para melhorar.

  • Alexandre Miguel Chiamenti diz: 19 de outubro de 2008

    O campeonato ta tao na nossa mao, que estamos fazendo o favor aos outros de perder pontos fáceis. Se a lusa tivesse jogado uma boa partida, mas não. O Gremio além de estar mal em campo, o incompetente do técnico fez questao de piorar mais ainda. O que fazer???? Estamos ferrados. Porque nao tem mais como trocar agora. Mas pra Libertadores, com ele nao temos a mínima chance.

  • cesar chiele neto diz: 20 de outubro de 2008

    Zini: O Grêmio foi uma coisinha lamentável. Na verdade não dá prá entender como um time ruím como este e com o péssimo técnico que tem pode ser lider. Futebol é inexplicável! A lógica é frágil! E o Grêmio é a prova disso. Pior é que elegemos o tal de Duda Kroef, que é na verdade… “Flávio Obino, o retorno”. Basta ouvi-lo. Lamentável! Triste… E nós gremistas que amamos o Grêmio teremos pela frente um futuro sombrio… Acho que nem a libertadores dá mais! A lógica é cair fora! O sonho acabou!

  • LUIZ TRICOLOR diz: 19 de outubro de 2008

    ZINI,ROTH MOSTROU TODA SUA COVARDIA E MEDO NESTE JOGO,NÃO SABE ALTERAR ESQUEMA 4X4X2 JA MAS NÃO COM CARIOCA E MAGRAÃO E SIM AMARAL,MAKELELE,CHECO E DOUGLAS,ATAQUE SOARES(PEREA)E REINALDO,MELHOR CWNTROAVANTE DO OLIMPICO,EM TEMPO ESTOU DECEPCIONADO COM MATTIONE NÃO DEFENDE E NÃO CRUZA BEM TAMBEM,QUAL GOL SAIU DE JOGADA DELE DESDE QUE ASSUMIU?ACXREDITO QUE NESTE 4X4X2 QUE ESCALEI DINHA QUE JOGAR PAULO SERGIO,O QUE VOCE ACHA?ME RESPONDA

  • Imortal Tricolor diz: 20 de outubro de 2008

    Zini gostaria de te perguntar se tu entende o que passa na cabeça do nosso “gênio” que senta na casamata. Será que só ele não vê que o Orteman não é volante e que o máximo que dá pra improvisar ele é na ala esquerda no lguar dos fracos Helder e Pico ? O pior é que tem gente que acha que o Orteman é mal jogador quando na verdade ele está sendo é mal aproveitado. Pq não escalar ontem o Makelele ou o Amaral que podem não ser tão bons quanto o Rafael Carioca mas pelo menos são da mesma função ? Abs

  • zenon tavares diz: 20 de outubro de 2008

    E tem gente que ainda defende esse treinador! São pessoas que veem o futebol como se vê o rugby. Se ninguém meter a mão nesse time,teremos sorte se estivermos na libertadores de 2009. Volto a escrever. Vejam a história do Roth; como acreditar nesse time? è meu conterrânea de Caxias; acompanho a carreira dele desde 1996. Ele não ganha nada. Qualquer um que saiba um pouquinho de psicologia de esportista sabe que o Roth é um cara que perde a credibilidade facilmente com os jogadores.
    Zini,ajude-nos

  • Klever diz: 20 de outubro de 2008

    ÉÉÉÉÉÉ PARAGUÁÁÁÁIOOOOOOOO!!!! FICA ROTH.. FICA ORTEMANN.. FICA DOUGLINHAS!!!

  • Paulo diz: 20 de outubro de 2008

    -Zini, além de não ter time, o gremio não técnico. O Burroth fez bobagem de novo. Colocou no time o pior jogador que estava no banco. Deste jeito nem libertadores.

  • Roger diz: 20 de outubro de 2008

    Bah! Análise cheia de clichês e sem nem pé nem cabeça. Associar fatos não é análise! O Grêmio perdeu no meio campo a força de atacar e pior, tentou simplificar atirando a bola pro Morales.

    “Vestiário blindado”, pelo amor de deus.

  • Leandro Blume diz: 20 de outubro de 2008

    Olá, Zini! Está maissssssssssss do que na hora de mudança tática, passar para o 4-4-2, com o seguinte time: Victor, Souza, Leo, Réver e Makelele; Carioca, Willian, Tcheco e Douglas; Perea e Reinaldo. Este é o time titular e o restante, meros reservas.

  • Jair diz: 21 de outubro de 2008

    Zini, quanta elocubração para explicar a incompetência. Quem dera operários tivessem a chance de tantos subjetivismos pra justificar falta de produtividade ou que a casa saiu torta e caiu. Não é eleições, STJD, idade, o “ter que sofrer” ou qualquer outra bobagem: Está certo o Antonio Jr (Floripa): para vencer é preciso: futebol (QUALIDADE), esquema tático (INTELIGÊNCIA, geral e esp. do TÉCNICO), vontade e raça/vergonha na cara (saber que há CONSEQUÊNCIAs, boas ou ruins, conforme o desempenho).

  • marcelo diz: 21 de outubro de 2008

    e realmente ta dificil o roth sem trabalhar
    monte o time nos treinos mude escale diferente coloque um esquema de jogo tcheco junto do douglas souza tmabem , treina o felipe prncipios do futebol cruzamentos , joguem bolas na area na cabeça do morales e nao longe dele , montem as jogadas treinem. faz perea e douglas proximos tabelando , ja que temos laterais ruins deixe mais perto do meio zaga e monta 3 meias , montem o time por computador , sei la pensem vamo gremio campeao!!!

  • Alexandre Miguel Chiamenti diz: 19 de outubro de 2008

    Reflitam caros colegas, até que ponto vale a pena termos esse técnico imbecil e medroso para a Libertadores??? Não é melhor perder o campeonato e trocarmos o técnico por alguém que saiba mexer no time???? Souza, Perea, Reinaldo, Mekelele tem que ser mais aproveitados. Poe qualquer um na ala esquerda que será melhor que os dois que tinhamos. Credo, estamos entregando o campeonato.

  • Guto Bender diz: 19 de outubro de 2008

    O que posso dizer? Como sempre, perfeito! Sem mais.

  • giovani diz: 20 de outubro de 2008

    ESTOU COMEÇANDO A ACHAR QUE O ROTH FICA ESPERANDO QUE OS COMENTARISTAS DE RÁDIO DIGAM QUAIS AS SUBSTITUIÇÕES DEVEM SER FEITAS! POR ISSO AS MUDANÇAS SÃO SEMPRE TARDIAS !

    UMA INTUIÇÃO : RENATO GAÚCHO SERÁ O PRÓXIMO TÉCNICO DO GRÊMIO – SE SE CLASSIFICAR PARA A LIBERTADORES – .

  • Giovani Schneider diz: 20 de outubro de 2008

    É TRISTE MAS MAIS UMA VEZ A REALIDADE ESTÁ CHEGANDO COMO ACONTECEU NO GAUCHÃO E NA COPA DO BRASIL E PIOR SABER QUE O NOVO PRESIDENTE ESTÁ COM A INTENÇÃO DE MANTER O TREINADOR
    OLHANDO O RESTO DOS JOGOS QUE FALTAM CONFESSO QUE ESTOU PERDENDO MINHAS ESPERANÇAS ESTÁ DIFICIL

  • Crissil diz: 20 de outubro de 2008

    Nenhuma palavra sobre a vitória do inter? Tá aí mais um blogueiro azul da RBS!!!

    Crissil: Eu viajei no sábado, não consegui assistir o jogo do Inter.

  • HELOÍSA PIRES diz: 20 de outubro de 2008

    Vai dar empate, no Olímpico.

  • marcelo diz: 19 de outubro de 2008

    Discordo de você Zini quando diz que o
    ROTH escalou certo. Primeiro Thiego é melhor que Léo. Segundo o 3x5x2 é um fracasso desde o GRENAL. Manter o Souza no banco é um absurdo. Helder é ridículo. Quantas as alterações, essas não precisam nem comentários. O Orterman e o Tcheco não podem jogar na 2a no 3x5x2 pois são lentos. E tirar um zagueiro faltando 10 minutos com o time perdendo, mostra o treinador incompetente que temos. E o pobre do Duda ainda projetando libertadores em sua campanha.

  • Mauricio Todeschini diz: 19 de outubro de 2008

    Sugestão para enquetes:

    1- MARCEL, MORALES, PEREA, REINALDO e SOARES. Quem você acha que devem ser os dois atacantes gremistas?

    2- Como o Grêmio deve resolver o problema da lateral esquerda?
    a) HÉLDER
    b) PICO
    c) alternar um e outro
    d) Deslocar um zagueiro para lateral e compor o meio campo com um jogador a mais (TCHECO e DOUGLAS parece ser o caso)

    3- Quem você acha que deve ser o volante substituto?
    a) ADÍLSON
    b) AMARAL
    c) MAKELELE
    d) ORTEMAN

  • O retorno diz: 20 de outubro de 2008

    Nação COLORADA não sejamos mal agradecidos.Obrigado Ediglê.Quanto ao Gottardi nem foi preciso torcer muito por ele pois a perebada não acertava nem o gol.

  • Roberto diz: 20 de outubro de 2008

    Roth tenta retomar a campanha do primeiro turno com o 3-5-2 que então deu certo. Ocorre que o sucesso somente ocorreu porque os principais times ou estavam disputando a Libertadores ou a Copa do Brasil. No segundo turno, com os times indo para o tudo ou nada, o esquema se revelou fraquíssimo, especialmente no meio-campo. Só o gênio Celso Roth não viu isso.

  • Paulo Roberto Dornelles diz: 19 de outubro de 2008

    Na verdade, o time foi covarde. Nem parecia o time do Grêmio.
    O Orteman foi um coisa horrorosa. O Morales foi um desastre. Conseguiu ser pior que o Marcel.

  • Ricardo Pereira diz: 19 de outubro de 2008

    Será q o Celso Roth está tendo uma nova crise de retranqueiro?? Não é possível jogar da meneira q o Grêmio jogou… nem em treino coletivo se joga assim!! Faltou vestiário, faltou treinador e faltou ânimo ao time, acho q o time “rachou” junto com a terrível semana eleitoral tricolor…

  • Gilberto Silva diz: 19 de outubro de 2008

    A 1ª coisa que o Orteman fez qdo entrou foi arriar as meias. Se ele soubesse o qto isso ressalta o estilo de jogador de várzea dele, jamais faria de novo. O Grêmio pode até ganhar o campeonato, e, se ganhar, será apesar do Roth. O time tá jogando só em casa e só no embalo da torcida. Tô começando a desconfiar até da vaga na libertadores. De todos os técnicos que tão na ponta o Roth é, disparado, o menos disposto a arriscar pra vencer o campeonato. Por isso estamos afundando a cada rodada.

  • Carlos Sato diz: 20 de outubro de 2008

    Sempre acompanho este blog daqui da terra da garoa. Esta rodada de domingo foi eletrizante. O campeonato por pontos corridos é melhor do que pelo sistema antigo do mata-mata. A luta pelo título está ainda indefenida paa alegria dos tocedores dos times que estão no G4.

  • Rudson diz: 19 de outubro de 2008

    Caro Zini, porque Reinaldo e Souza são reservas? Não entendo como Soares vira titular, Helder é absoluto e Orteman desbanca Makelele. Ah, pq naum o 4-4-2 da seguinte forma: Victor, Léo, Pereira, Mattione e Réver, Carioca, Magrão, Theco e Souza, Douglas e Reinaldo. Algo de errado? Pode ser tb um 4-5-1, com Douglas no meio. O que tu me diz?

  • Silmar Bohrer diz: 19 de outubro de 2008

    ZINI, porque será que o Roth não desconfia que o Reinaldo é o único atacante realmente atacante, agudo e artilheiro, no Grêmio ? Perea e Morales, dois “songamongas” perdidos na área adversária, gols sá na sorte… E Orteman o que veio fazer no OLímpico, que nulidade, mais uma das enganações que passam pelo Olímpico. Souza no time e não Reinaldo, precisando de gols ? Quem é que entende o Celso Roth ?!!!!!

  • Valter-gremista diz: 20 de outubro de 2008

    E LÁ VÉM O CELSO ROTH COM O MARCEL NOVAMENTE!!! MARCEL O SALVADOR!!!! KKKK… Q LOUCURA!! E CADE O REINALDO?? ESSE É COM CERTEZA O MELHOR CENTROAVANTE E TÁ NO BANCO. SÓ ROTH MESMO!!! PQ NÃO BOTAR REINALDO E SOARES.. REINALDO E MORALES.. ?? REINALDO E PERÉA??

  • HELOÍSA PIRES diz: 20 de outubro de 2008

    Vai dar empate, no Olímpico.

  • Samuel Sérgio Ritter diz: 21 de outubro de 2008

    Eu defendo a troca de treinador na etapa final do campeonato. O Grêmio não é cavalo paraguaio, o Roth sim. Acho engraçado a comemoração de Kroeff. Onde ele estava quando o Grêmio foi rebaixado pra 2a. divisão?? Daí ninguém queria ser presidente, agora que o clube está bem, Odone é apunhalado.

  • Antonio Jr. diz: 21 de outubro de 2008

    Essa história do Grêmio (ou qualquer outro) ter que sofrer pra conquistar títulos é coisa do passado, e agora não tem a menor lógica. Para vencer é preciso: futebol, esquema tático, vontade e raça/vergonha na cara. Coisas que o Grêmio no 2° turno não tem mostrado. Sofrimento não ganha títulos, e não garante nada. A única coisa boa que tem ocorrido é o apoio dessa torcida fantástica

  • Marcelo diz: 20 de outubro de 2008

    os últimos post, todos do grêmio? Talvez no próximo fale do Inter e do confronto contra o Boca

    Marcelo: Viajei, não consergui ver o jogo do Inter no sábado

  • O verdadeiro time diz: 20 de outubro de 2008

    O verdadeiro time apareceu.É esse do segundo turno.Aquele tabu que o campeão do 1º turno sempre foi o campeão da temporada irá para o espaço.Parabéns aos azuizinhos por mais esta conquista histórica.

  • Rodrigo diz: 20 de outubro de 2008

    Zini … lamentável a atuação do time e do nosso tecnico!! Foi um final de semana não muito bom… Onde meu candidato nao venceu para presidencia do clube e o time também não ganhou, espero q essa semana seja diferente. E a primeira coisa que leio do novo presidente… é que ele quer o Roth pro ano que vem… Deus ilumine o caminho do Tricolor porque vamos precisar!!!

  • Robinson diz: 20 de outubro de 2008

    Quero estar enganado, mas, acredito que deixamos escapar o título ontem, se tivéssemos ganho abriríamos uma vantagem de 4 pontos em 24 a disputar, e o mais importante, 6 pontos do São Paulo que é o time com os jogos mais fáceis, pois, o Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras vão jogar entre si, o que certamente vai dar uma grande vantagem ao São Paulo. Contra times como a Portuguesa e Ipatinga temos que marcar sobre pressão, são times acostumados a perder em casa, se não eles crescem na partida.

  • Carlos Borges diz: 20 de outubro de 2008

    Celso Roth sempre fracassa na hora decisiva.
    Maldito 3-5-2 que faz o time perder o meio de campo para todos os adversários.
    Porque joga Orteman e não joga Makelelê.
    Fora Roth, fora Orteman, fora Morales, fora Helder.
    Celso Roth está jogando o título no lixo.

  • Cezar diz: 21 de outubro de 2008

    Zini, infelizmente o Gremio está entregando o campeonato através do AMEBA BURROTH. Pode ainda ser campeão, mas não ganhar fora de casa neste returno, com times que estão se agarrando para não irem para B, é duro. Só temos a lamentar por termos um treinador BURROTH. o BURROTH está perdendo a chanse de conquistar um titulo e se aposentar, pois não tem preparo emocional para segurar esta barra. Lamento por todos os gremistas, mas vamos acreditar que vamos ser campeões de 2008.

  • Cesar Chiele diz: 20 de outubro de 2008

    Temos o pior treinador do Brasil e agora um Presidente de nada. Por sinal qual a profissão do novo presidente? Trabalha no que mesmo? Que papo bem trouxa este de “gremista histórico”! E daí que ele é filho do Patrono? Se fosse por isso o Edinho, filho do Pelé seria um craque! Quanto ammadorismo no futebol! Bom seria se estivessem concorrendo o Gerdau ou o Grendene. Aí sim teria esperança! Deram a presidência prá um cara que não entende nada de futebol (basta ouvir ele falar).

  • Carlos Fröhlich diz: 21 de outubro de 2008

    Tchê Zini, cansei! Desde q começou o campeonato, venho insistindo em alertar aos meus colega-torcedores tricol de q tínhamos q apoiar o Roth. Mas, Zini, esgotou minha paciência! Não dá para se confiar em um técnico q chega na hora decisiva e medra. Foi assim contra o Juvent.Foi assim contra o Atlét-Go. Vem sendo assim durante toda a sua trajetória profissional.E, ao final do jogo, o se q viu? Um técn apático. E uma direção rachada. Envolta em disput eleit totalmente fora de contexto. Lamentável!

  • GERSON FONTOURA diz: 21 de outubro de 2008

    Para ganhar qualquer competição, tem que:1ºter uma vontade absurda de ganhar,não admitir a derrota;2ºtem que saber como se faz pra ganhar.Acho que o problema do Roth é o segundo.Como nunca ganhou não conhece o caminho, fica indeciso, muda de idéia, não sabe o que fazer.Ele já mostrou que tem parcos conhecimentos de futebol.Tem alguns méritos mas a contribuição dele para o time é quase nula.Vamos ganhar o campeonato com esta mala, que deve ser demitida na festa do título.Isto será inédito!

  • Roberto diz: 21 de outubro de 2008

    Zini, sugiro um post sobre o seguinte tema: o time do Grêmio é jovem demais para esta hora decisiva. Mattioni (20), Leo (20), Réver (23), Helder (20), Carioca (19), Magrão (21) e Douglas (18) têm média de idade de apenas 20,14 anos. Soares (23) e Victor (25), também são jovens. Pereira tem 28 e Morales 33. Mesmo com o acréscimo desses 4, a média chega a apenas 22,72 anos. A gurizada sentiu a responsabilidade de encarar a Portuguesa num jogo fora de casa que valia tanto.

    Roberto: É real, concordo com você.

  • joao carlos diz: 20 de outubro de 2008

    Ontem, aos cinco minutos do primeiro tempo, o Luxemburgo mudou o time do Palmeiras imediatamente após a expulsão do Diego Souza. O Celso Roth somente mudou o Grêmio aos 30 minutos do segundo tempo, quando a Portuguesa já dominava amplamente o Grêmio. Eis a diferença entre um treinador competente – Luxemburgo – de um treinador medroso – Roth. Ao treinador do Grêmio aplica-se o seguinte ditado: o medo de perder tira a vontade de ganhar.

  • Dirceu diz: 19 de outubro de 2008

    Mas Zini, é uma boa desculpa.
    Mas a desculpa verdadeira é que o imortal caiu na real, tem um time pra metade da tabela.

  • Rogério diz: 20 de outubro de 2008

    Em campo, o técnico Celso Roth promoveu um coletivo com times formados por jogadores que não começaram a partida com a Portuguesa e atletas do time júnior. Uma das equipes foi formada por Matheus; Paulo Sérgio, Jean, Thiego e Anderson Pico; Amaral, Makelele, Tcheco e Souza; Perea e Reinaldo. A escalação da outra foi Marcelo Grohe; Thiaguinho, Everton, Wagner e Marçal; Rudnei, Adílson, Orteman, Isael; Rafael Martins e Roberson

  • Pedro diz: 20 de outubro de 2008

    Zini. O Celso Roth nunca é ousado porque tem medo de perder o emprego. Mal sabe ele que essa falta de ousadia fatalmente o tirará do Gremio, talvez antes do fim do campeonato. Jogos assim, contra times desesperados (já andamos nessa, lembra??) tem que sufocar nos 30 min iniciais. Pra mostrar quem é quem. Esperar o 2o. tempo é deixar acomodar o jogo e ver o adversario crescer. FORA ROTH !!!

  • Dirceu diz: 19 de outubro de 2008

    Mas Zini, é uma boa desculpa.
    Mas a desculpa verdadeira é que o imortal caiu na real, tem um time pra metade da tabela.

  • Otavio diz: 19 de outubro de 2008

    Pois é Zini não adiantou a “Revolução Farroupilha” armada com as decisões do STJD, pq quem iria pagar o pato era a Lusa, e ela deu de relho, mesmo contra jogadores apenados. Falaram em “aramação” a favor do Palmeiras. O que se viu? Um juiz que deu a liderança ao Grêmio ao não dar um gol legítimo e expulsar dois por por excesso de rigor e descritério. Pelo menos a paranóia acabou. Agora é jogo jogado e boca fechada.

  • Cesar Chiele diz: 20 de outubro de 2008

    Nós gremistas (principalmente os fanáticos como eu) torcemos loucamente pelo Grêmio. Após cada derrota preciso de 48h para recuperar o humor. Minha mulher nem chega perto e até meus filhos tem medo. Mas nem por isso deixo a lucidez de lado. E o que tenho visto são atuações absolutamente medíocres comandadas por um dos piores “técnicos” de futebol que já conheci. Acho que este Roth é um aventureiro que se deu bem mas não entende nada do assunto. Paciência! Vou continuar torcendo e sofrendo!

  • Paulo Roberto Dornelles diz: 19 de outubro de 2008

    Na verdade, o time foi covarde. Nem parecia o time do Grêmio.
    O Orteman foi um coisa horrorosa. O Morales foi um desastre. Conseguiu ser pior que o Marcel.

  • H Tavares diz: 20 de outubro de 2008

    o campeão são os jogos fora de casa, ai o Gremio precisa melhorar muito, pois se manter os 17%, não pega nem Libertadores. Para ser campeão, o Gremio precisa ganhar os 4 em casa e duas foras, pois tem uma vitoria a menos que o Cruzeiro. Dificil com a bolinha que ta jogando. Ver primeiro Palmeiras X São Paulo e depois ver Gremio X Portuguesa, foi dificil. So a torcida mesmo, mas… e a decisão vai ser fora do RS.

  • jose luiz gomes diz: 20 de outubro de 2008

    a gremistada não quer admitir que o sonho acabou…e nesse patamar daqui há pouco nem libertadores..tomem cuidado…agora falando ´serio…o time do gremio é muito comum..medíocre até..ninguém sabe como chegou a esta liderança…mas a casa caiu..eu avisei várias vezes que era um time em queda livre……

  • juca diz: 20 de outubro de 2008

    zini, tu comenta sobre futebol ou sobre grêmio? por que não li nada do jogo do inter de ontem. em compensação, só hoje, duas matérias do grêmio. abraço!

    Juca: Viajei sábado, não pude assistir o jogo do Inter do final da tarde.

  • JorgeEduardo diz: 19 de outubro de 2008

    Sou gremista, mas é desistimulador, se não conseguimos empatar com a Portuguesa, como é que vamos querer encarar o Palmeiras e o Cruzeiro?

  • Rafael Pereira diz: 20 de outubro de 2008

    Concordo com o teor do comentário em si… sobre o time… mas não sobre a CRISE… tais inventando coisa…

  • Jonas Rafael diz: 20 de outubro de 2008

    A classificação pra Libertadores está seriamente comprometida. E ainda defendem esse cara pro ano que vem. Pode? Pra ter uma idéia, se o Grêmio tivesse enfrentado a Portuguiesa num mata-mata teria sido eliminado. Ele não é treinador pra Libertadores. Pra brasileirão até passa porque se tomar 4×1 ainda dá pra recuperar depois.

  • LUIZ GREMISTA diz: 19 de outubro de 2008

    CONTINUANDO,ANO QUE VEM TEM QUE IR EMBORA DO GREMIO;P.SERGIO,ORTEMAN;SOUZA(QUE ILUSÃO)MARCEL,PICO,ELDER.TEM QUE VIR:VITOR(GOIAS)JADILSOM,DURVAL(SPORT)HUGO(SÃO PAULO)E O MATADOR ALEXSANDRO QUE FOI CENTROAVANTE DO CRUZEIRO ANO PASSADO.E TEM QUE FICAR SOARES,PEREA E REINALDO;NÃO FICARIA UM BELO TIME PARA A LIBERTADORES?

  • HELOÍSA PIRES diz: 20 de outubro de 2008

    ZINI. Apesar de não escreveres nada sobre o INTER, gosto muito do que escreves. Mas gosto mais ainda quando tu FALAS o que escreves. Tu conversando no Sala de Domingo e tu falando os teus textos na Rádio, pela manhã, nem parece a mesma pessoa. Recitando o que escreves, o tema fica mais bonito e muito melodioso, ainda mais com aquele fundo musical do programa da Gaúcha. POR QUE NÃO FALAS MAIS O QUE ESCREVES DURANTE O PROGRAMA DO SÉRGIO BOAZ?…ELE TE TROCOU PELA CHATICE DO “VALE-TUDO”?…VOLTA!

  • JorgeEduardo diz: 20 de outubro de 2008

    Quando os jogadores ficaram em regime de concentração deram resposta positiva no campo. Voltaram ao regime normal e foi aquela coisa terrível. Será que as festas andam interfirindo no desempenho deles?

  • Cesar Chiele diz: 20 de outubro de 2008

    Pessoal: aprendam que técnico é uma besteira. O que importa é ter bons jogadores e um escalador que não seja tapado ou retranqueiro para “garantir o emprego”. Claro que existe gente boa: Telê, Felipão, Enio Andrade, Oswaldo Rolla e até mesmo o Luxemburgo. Mas a maioria é um bando de analfabetos. Senão vejamos: Jair Picerni era um gênio e agora é um imbecil. Portaluppi era quase campeão da américa e agora só perde. Geninho era maravilhoso e agora é um inútil. Viram? Treinador é uma besteira!

  • João José diz: 20 de outubro de 2008

    Acompanho seus comentários aqui de Brasília. De tudo que se escreveu sobre a derrota, incluindo as bobagens dos cronistas paulistas e cariocas, somadas às do Luxemburgo, Juca Kfouri e outros…o seu comentário foi o mais lúcido. Assistindo ao jogo com meu filho e netos, que estão em Londres, comentei na saída do Rafael Carioca. Acabou. Mas nunca pensei que o treinador fosse substituir tão mal. E tarde como você disse. Lamentável perder esse jogo de ponto certo. Concordo com tudo que disse.

  • Rafael M. Bald diz: 20 de outubro de 2008

    Isso não é ruindade, é noitada e farra. Um time não desaprende a jogar de um dia para o outro. Ou coloca o time em concentração, ou não teremos titulo e nem libertadores.

  • jean diz: 19 de outubro de 2008

    concentraçao (prisao para alguns) até o fim do campeonato!!!!!

  • TSalvatore diz: 21 de outubro de 2008

    Zini, rir é o único remédio gremista, então deixa eu te contar uma piada: “Roth morreu e ao chegar no céu São Pedro disse que foi um terrível engano e que ele devia voltar pois ainda viveria mais um tempo. Só que não dava para voltar como um homem, tinha que ser como um bicho. Adivinhe que bicho foi esse: a)Burro b)Macaco c)Anta d)Pato e)Ornitorrinco (mistura de todo os os anteriores. E é bom esse novo zagueiro da Lusa o tal de “Morales”.

  • Juliana Rosa diz: 21 de outubro de 2008

    Não sei mais se torço para o Grêmio ser campeão. Se for, teremos que “aturar” o Celso Roth na Libertadores. Convenhamos que isso fica bem difícil, ter um técnico teimoso, medroso, sem iniciativa em um campeonato tão agerrido não dá!!

  • Gustavo Rodrigues diz: 20 de outubro de 2008

    Zini, não quero ser chato, mas faz dez dias que vc não escreve uma linhazinha sequer sobre o Inter. Desde o dia 11 de Outubro… Tudo bem, sabemos que vc é torcedor do grêmio, mas gosto dos teus comentários sobre meu time também. Acho que vc escreve melhor que muitos dos teus colegas que se julgam “estudiosos” do futebol. Então, se não for pedir muito dá uma falada aí sobre o que vc pensa de Inter X Boca. Abraço

    Gustavo: A semana foi inteira do Grêmio, no final de semana eu viajei, não vi o jogo do Inter, não possoe screver sobre o que eu não vi. Mas hoje mesmo vou escrever algo sobre o grande Inter e Boca de quarta.

Envie seu Comentário