Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Grêmio precisa ser mais Grêmio nas últimas rodadas

22 de outubro de 2008 15

Celso Roth está no canto do grande ringue. Levou um direto do queixo em São Paulo, tonteou, balançou, não caiu. Meio Rio Grande espera a sua reação, que precisa ser imediata. Se é que ele ainda tem força nos punhos. Roth está sonado, sabe e nós vemos. A Polícia Federal minou a tranqüilidade do treinador. A decisão certa está embaralha seu cérebro confuso. A Lusa fez estragos.

 

Nas cordas, na frente das câmeras da tevê, o técnico ainda não sabe qual a estratégia da recuperação, qual o melhor caminho. Se levanta, ergue o punho e adota a tática do 3-5-2, a que tanto sucesso fez na temporada e que o levou a liderança, com Douglas Costa no banco e Tcheco escalado outra vez entre os seus 11 preferidos. Ou muda radicalmente sua idéia tática, transformando o 3-5-2 no clássico 4-4-2. Saca um zagueiro, possivelmente o bom Pereira, mantém a promessa Douglas e acrescenta o organizador Tcheco.

A decisão de Roth é crucial. Ele não pode falhar, errar o golpe no Sport, que joga no Olímpico com pés e cabeça na Copa Libertadores, lugar garantido com o título da Copa do Brasil.

Se mudar o esquema e o Grêmio perder, Roth vai ser cravado pelas críticas. Se não trocar e perder, recebe o mesmo golpe. Só a vitória levanta Roth nos dois casos.

Oito rodadas antes do final, 24 pontos no ar, Roth precisa da vitória e de mais nada no momento, seja no esquema que for. Eu manteria o 3-5-2, mas sem Soares, talvez com Douglas Costa mais encostado em Morales, ao menos para começar e tentar captar o real poder dos pernambucanos em campo.

Independentemente do desenho tático, o Grêmio precisa ser mais Grêmio na noite do Olímpico. Vestir a farda da coragem, usar a chuteira da determinação. O time foi medroso, como o técnico, na capital paulista. Estava conformado com o 0 a 0. Levou um gol e não soube mais o que fazer, muito menos atacar.

O Grêmio é dono de um time muito jovem, com vários jogadores disputando o Brasileirão pela primeira vez. Durante os jogos, especialmente os disputados fora da Capital, falta uma voz de comando, uma liderança verdadeira, um grito de disposição.

Roth ainda não acordou para a vida real, não sabe que Brasileirão se ganha fora de casa. Apenas os pontos faturados em seu estádio não bastam. O título ainda é possível, mas a confiança no título está cada vez mais embaçada.

 A vitória sobre o o sempre difícil Sport e o seu destemido Carlinhos Bala pode informar se o Grêmio continua na briga com a mesma vontade de semanas atrás. Ou se já entregou os pontos e poucos sabem. A bola está no centro do campo.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Comentários (15)

  • Gilberto Silva diz: 22 de outubro de 2008

    Zini, em casa o Grêmio vence. O time joga no embalo da torcida. É só isso que ainda segura o time na ponta de cima da tabela. O problema é fora de casa. O Roth não pode mais assistir passivamente Helder e Pico afundarem a lateral esquerda. Põe um zagueiro alí, ao menos pra defender bem. De resto acho que pode acontecer tudo nessa reta final, desde sermos campeões até perdermos a vaga da libertadores. Com técnico fraco é assim.

  • sandro ristov diz: 22 de outubro de 2008

    Aí Zini, agora eu gostei de ver. Você deu uma sugestão de mudança antes do jogo.Tens razão quando diz que o Grêmio precisa voltar a ter garra e coragem.O Celso está confuso, pois precisa achar lugar no time pra o Souza e o Douglas e ainda não conseguiu.
    Ah, só pra constar, o Morales é tão ruim quanto o Marcel.
    E entendo que o Makelelê o Reinaldo merecem mais oportunidades.Não podemos esquecer que precisamos ajustar o time para a Libertadores 2009.
    Sds

  • Rudson diz: 23 de outubro de 2008

    Victor, Réver, Mattione, Carioca, Theco, Souza, Doglas Costa e Reinaldo NÃO PODEM SER RESERVAS… Do resto… pode colocar jogadores pra “encher lingüiça”.

  • Charles diz: 23 de outubro de 2008

    Roth e mau tecnico, isso e sabido. Sua trajetoria e previsivel e perdedora. Comeca bem e termina mal. Arma bem o time para jogos nao decisivos, quando o jogo decide, é estudado, tem que usar variacao tatica e estrategia: AFUNDA SEMPRE! Este ano ja foram duas as derrocadas (para timecos bem inferiores). Agora denovo o time esta mal arrumado, nao sai de armadilhas basicas de adversarios fraquissimos. Nossa sorte foi o improviso inicial do 3x5x2, mas agora Roth ja ta com o “time na mao”. FORA ROTH!

  • Thiago Henrique diz: 23 de outubro de 2008

    Zini, viu o Inter calar a Boca ne? Então o que me diz desse teu timinho de segunda divisão. Time pequeno, estádio um remendo só. Da-lhe arena pra segundona novamente. Timinho…

  • oreste do nascimento martins diz: 23 de outubro de 2008

    Parece-me que um time com o Paulo Sérgio na lateral esquerda fluiria melhor. Ele deu lugar pro Mattioni, tudo bem. Mas na esquerda não tem ninguém melhor do que ele
    Felipe, Pereira, Rever e P. Sérgio; Carioca, Magrão, Tcheco e Douglas; Soares e Reinaldo.
    Abraços.

  • izabella minussi diz: 22 de outubro de 2008

    Roth chega de covardia,vc sempre morre na praia é tua ultima cartada mostra que nao é cavalo paraguaio bota este time no ataque Vamo em frente GREMIO.

  • Rômulo Gabriel diz: 22 de outubro de 2008

    Isso aí Zini! O Grêmio precisa voltar a ser o Grêmio! Nunca vi este time fazendo tanta CENA! TÁ NA HORA DE VESTIR A CAMISA E HONRAR OS MAIS DE 100 ANOS DE TRADIÇÃO! chega de firula, encenação, discussão com a arbitragem! FORÇA GRÊMIO, E SAÍREMOS CAMPEÕES!

  • Jonas Rafael diz: 23 de outubro de 2008

    Será que Douglas no ataque é a solução? O time ideal seria Victor. Matione, Leo, Rever e Thiego. Carioca, Magrão, Tcheco e Douglas. Soares(Perea) e Reinaldo. Mas aí tem que ter treino né? Semana passada teve tempo pra treinar e ele perdeu a oportunidade…

  • GERSON FONTOURA diz: 23 de outubro de 2008

    O ROTH NÃO SABE O CAMINHO DO TÍTULO PORQUE NUNCA CHEGOU LÁ.ESTÁ TENTANDO DESCOBRIR.
    EM FUTEBOL TEM Q JOGAR OS MELHORES DIPONÍVEIS, NÃO IMPORTA O ESQUEMA.COLOCAR O ESQUEMA COMO PRIORIDADE É O 1º PASSO PARA O DESASTRE.O SOUZA É O MELHOR JOGADOR DO GRUPO E O MAIOR SALÁRIO, TEM Q JOGAR DE ALA NA DIREITA E O DOUGLAS DE ALA NA ESQUERDA.O ATAQUE TEM Q SER PEREA E REINALDO, Q FORAM MUITO BEM JUNTOS.ZINI AINDA BEM Q NÃO ÉS O NOSSO TÉCNICO, TEM Q IR PRA CIMA DO SPORT DESDE O INÍCIO.CARLINHOS BALA!BAH!!

  • Carlos Fröhlich diz: 23 de outubro de 2008

    Caro Zini. Nestas horas d dificuldade, é o momento da direção entrar em campo. Não apenas cobrando, mas tentando reerguer o técnico e seus comandados. Mas onde esta(va) a direção? Envolta em um episódio político totalmente deslocado. O Odone errou ao manter as eleições, mas ñ sairão ilesos Koff e Cacalo. O tom irônico do Cacalo no Sala de segunda me causou repulsa. Feliz pela vitória política. O time que perdera no domingo? Ah, o time. Pois é… Abr.

  • marcelo diz: 22 de outubro de 2008

    Concordo plenamente

  • Fabricio diz: 22 de outubro de 2008

    Roth disse que Portuguesa jogou o “jogo da sua Vida”. Muito Bem, mas o Grêmio do seu Celso Roth deveria ter “jogado à morrer”…
    Não foi tão fácil ganhar e nunca se viu tanta ruindade num mesmo campeonato. Campeonato disputado??? Acho que todos são muito ruins mesmo.

  • andre diz: 23 de outubro de 2008

    o problema não é o pereira jogar. o problema é o pereira ser o responsável pela saída de jogo do time, como foi contra a portuguesa… daí é só bica pra frente…

    Concordo, André.

  • Marcos Almeida – GREMISTA diz: 24 de outubro de 2008

    cérebro confuso é o teu Zini, como alguem tao ruim assim lideraria tanto tempo o campeonato, a campanha do Grêmio é fantástica, mesmo sem o título, mérito total DELE, admita que tu errou ao execra-lo no meio do ano, queres ve-lo perder so pra ter razao, péssima atitude, incompativel com o posto de quem deve analisar e mostrar os fatos.

Envie seu Comentário