Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Fogueteiros são senhores na Terra de Ninguém

23 de outubro de 2008 32

Gosto de torcedor de futebol, admiro sua força de vontade, o coração e a paixão acima de tudo. Do título ao último lugar, da vitória ao tropeço na goleada. Nada importa. O que importa é a cor sagrada do seu manto e com ele, superproteção, o torcedor encontra o paraíso, conhece o inferno.

Vi jogos monumentais ao vivo, acomodado em diferentes pontos, de pé atrás do gol na Inglaterra, em lugares VIP no San Siro, nos reservados de imprensa em Anfield, entre outros. Vi Milan e Real Madrid, Manchester United e Liverpool, Arsenal e Chelsea, Rangers e Celtic e por aí vai.

Observei as comemorações, bebi com os hooligans, viajei ao lado de torcedores do Arsenal. De longe, do outro lado da rua, encontrei fãs do Arsenal e do West Ham brigando com pequenas facas, pedaços de copos de vidro e um pub sendo virado do avesso pelos baderneiros britânicos.

A polícia londrina chegou em pouco tempo e varreu o asfalto com uma saraivada de cacetetes, cavalos e cachorros. Reprimiu como manda a cartilha da polícia de um mundo mais civilizado. Prendeu vários. Processou alguns. Muitos pegaram cana firme.

A baderna está no DNA do futebol. O termo hooligan nasceu do sobrenome de uma família irlandesa que bebia todas e brigava todos os dias contra o mundo, às vezes contra eles mesmos. Os fogueteiros da Capital, azuis ou vermelhos, a cor não importa, são os hooligans das nossas madrugadas gaúchas de pré-decisões. É preciso varrer das nossas avenidas os marginais fantasiados de torcedores. Liberar o sono para quem precisa dele para o outro dia.

Faz tempo que eles cruzaram os limites e, de estouro em estouro, como os ouvidos nas proximidades do Hotel Shareton, quarta-feira, mostram que as nossas ruas são terra de ninguém. A BM é uma miragem diurna, imagina nas esquinas da noite. Só faltou eles ligarem os ridículos e enervantes carros de som que os candidatos políticos usam, imagine, para perder voto.

Os baderneiros soltam os foguetes por eles mesmos, não tem apoio de ninguém de sã consciência. Não os classifico de torcedores, não dá. Eles sabem que os foguetes não acordam os jogadores acomodados em confortáveis hotéis, não fazem o mínimo efeito, não produzem cócegas. Eles explodem os seus canudos porque querem seus segundos de fama, para contar o feito na mesa de bar, para se vangloriar na frente de outros iguais. Preferem as explosôes às suas namoradas e mulheres nas madrugadas.

Eles são perdedores natos, já perderam de goleada. Poderiam ser presos, processados, penalizados com serviços socias. Quem sabe proibidos de entrar em estádios em dias de jogo, passar os 90 minutos de uma partida limpando o jardim de uma escola, pintando uma mesa numa delegacia, recuperado um praça.

O Brasil não se importa com arruaceiros da madrugada. Os fogueteiros são conhecidos em todos os Estados que lidam com o futebol. O país não se toca nem com bandidos e corruptos. Minha rua é um breu só. Eu vou ser assaltado em breve, você também, se já não foi (eu fui). Nós vamos chamar a BM e nenhum brigadiano vai aparecer.

Os fogueteiros estão livres para agir. Vão voltar em cores diferentes. Eles têm livre conduto. São amparados pela incapacidade de quem é pago, e mal pago, para guarda a noite da Capital.

Quem usa a noite escura para perturbar os outros tem caminho livre. Eu, você, que queremos apenas tomar uma cerveja, três quadras depois da nossa casa, não podemos botar o nariz na rua. Corremos riscos demais.

Confira, no vídeo abaixo, o que os falsos torcedores do Inter fizeram na madrugada de quarta-feira, em frente ao Hotel Shareton, onde a delegação do Boca Juniors ficou hospedada. Os próprios arruaceiros tiveram a petulância de filmar a baderna.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Comentários (32)

  • Everton diz: 24 de outubro de 2008

    isso e so mais uma prova da falta de cultura e educacao brasileira! mais uma vez os `malandro` acham que estao fazendo certo, mas na verdade estao e intristecendo nosso povo gaucho nossa historia! e ainda querem ficar indignados com o cronista!! e viva o brasil!!!!

  • silvio jaime fernandes diz: 23 de outubro de 2008

    Oá Zini:…Relatastes muito bem o “a atitude dos baderneiros”.É evidente que isto tem que acabar.Entretanto,não existe uma “legislação” séria neste País e não falo só de esportes.Falo de um “Congresso”(?!) corroido por politicos corruptos e inoperantes.A Policia está de mãos amarradas e a Justiça(?!) sem poder cumprir as “Leis”(?!).Lá fora o bixo pega e o couro come.Por que?:..porque tem Legislação,um Judiciário forte e uma Policia muito bem preparada.Temos muito o que evoluir em cidadania.

  • Fumaça Genro diz: 23 de outubro de 2008

    Concordo com as tuas palavras sobre esses bandidos que usam o clube para liberear suas frustações e seus instintos mais bestas. Essas pessoas precisam ser eliminadas do futebol.

  • Luiz diz: 23 de outubro de 2008

    Discordo da tua afirmação com respeito aos hooligans, vi eles em ação na Italia, Holanda e España, sao bandidos, marginais cercan uma pessoa e a agridem ate a morte.
    Fogueteiro é um idiota concordo, más, é um idiota calmo.

  • Gilberto Silva diz: 23 de outubro de 2008

    Perfeito Zini, são uns imbecis mesmo. Colorados ou Gremistas, tanto faz. Mas vc fez exatamente o que esses caras querem: dar vazão às imbecilidades deles. Não pelo comentário mas por ter feito esse link do vídeo. A critica tem que ser registrada mesmo mas não precisava dessa propaganda do vídeo. Os acefalos devem estar delirando a essa altura.

  • nani oliveira diz: 23 de outubro de 2008

    ZINI
    vai procurar algo melhor pra fazer do qeu ficar falando só dos foguetes dos torcedores do INTER e das gazelas?? nada?? RBS GREMISTA,fato

  • Lucas diz: 23 de outubro de 2008

    Lá eles também fazem meu amigo!

  • Júnior diz: 23 de outubro de 2008

    também deveriam prender quem entoa cantos RACISTAS em estádios, punir os clubes envolvidos, mas isso, que todo jogo acontece, passa batido.

    não concordo com os foguetes, não se se ajudam a ganhar o jogo ou não, mas e os marginais que brigam entre a própria torcida? vão só pela bagunça, deverias pregar que os torcedores do teu time, Zinão, fossem presos.

    e o time de perto do cemitério, punido pelo racismo escancarado nas suas músicas que todos teimam em fazer de conta que não exite.

  • INTER MANDA diz: 23 de outubro de 2008

    Em que mundo você vive?

  • Imortal Tricolor diz: 23 de outubro de 2008

    Que engraçado. Quando é alguem da Geral do Grêmio que faz baderna aparecem colorados vomitando asneiras como se ninguem do time deles fizessem arruaças. Aprendam uma coisa colorados. Vândalos, baderneiros e bandidos existem em TODAS as torcidas. Olhem bem TODAS. Esses caras têm que ser combatidos da mesma forma que defendi cadeia pros caras que foram agredir o Fernando Carvalho no aeroporto. Se liguem !!!

    Foi justamente o que eu escrevi. Os baderneiros vestem todas as cores.

  • Lucas diz: 23 de outubro de 2008

    Só assim mesmo pra conseguirem alguma coisa!!! Que baixaria essa torcida!!!

  • Vitor diz: 23 de outubro de 2008

    Antes fogos do que bala perdida, escreva coisas uteis meu amigo….

  • Leandro diz: 23 de outubro de 2008

    Não acho que seja uma mancha na hospitalidade gaúcha, pois quando o INTER foi a Bombonera pela primeira vez o, Boca foi hospitaleiro, mas é que tinha o segundo jogo aqui, no ano seguinte, o primeiro jogo foi aqui e ai a coisa foi bem diferente na Argentina, o INTER teve que aquecer no meio da torcida do boca, sem contar que o motorista “se perdeu” em Buenos Aires, acho que o foguetório esta certo. Obrigado.

  • bernardo faria diz: 23 de outubro de 2008

    nao da palpite em time que nao é teu Zini… Sao meia duzia de infelizes que fazem isso correto, mas os jogadores do boca acordaram sim, perderam sono talvez. Sao 4 dias no ano que as pessoas em volta acordam com os fogos, pergunto alguem que mora na cidade baixa em cima do ossip pode reclamar de barulho das conversas e musicas? Ou entao alguem que more ao lado da rodoviaria reclamar do barulho dos onibus? Ao lado do barra shopping por causa das obras? nao gostou que se mude! retruquem vai!

  • Fabiano diz: 23 de outubro de 2008

    Que horror! Pena de morte pra eles! Sai pra lá mala!!

  • Alexandre diz: 23 de outubro de 2008

    Já vi que tu moras perto do hotel e ficastes “incomodado” com os foguetinhos.

  • ADRIANO RODRIGUES DA SILVA diz: 23 de outubro de 2008

    Muito me admira o Sr gastar uma coluna para falar em foguetes, que são soltos em todos os cantos do país a qualquer hora,estes últimos só ganharam notícia por terem sidos largados num bairro nobre.

  • almir diz: 23 de outubro de 2008

    é como nas pixações, tudo que os baderneiros querem é ver sua “obra” vista por todos. ter um video ou uma foto no jornal é o auge, e vcs contribuem para isso

  • Saul diz: 23 de outubro de 2008

    Zini, tem que botar esses caras a pintar parede pichada, a trocar lâmpada quebrada, a fazer plantão na delegacia no horário em que jogarem os foguetes ou o que o Inter ou o Grêmio estiverem e campo. Enquanto não houver mão forte em cima de quem veio ao mundo encher o saco dos outros, vamos ter que aturar essa galerinha.

  • ROBSON diz: 23 de outubro de 2008

    NÃO ENTENDI A TUA CRITICA A BM? TUDO QUE ACONTECE É CULPA DA POLICIA JAMAIS DO GOVERNO QUE REDUZ AO MAXIMO O EFETIVO E NÃO DA CONDIÇÕAES DIGNAS DE TRABALHO! NÃO DEIXE SUA NOITE DE SONO MAL DORMIDA REFLETIR NOS SEUS TEXTOS…LAMENTAVÉL

    Não culpo a BM, Robson, culpo a omissão da BM.

  • SANDRA diz: 23 de outubro de 2008

    E a Brigada lava as mãos. O comandante disse que atendem após a ocorrência. Ora, após o estouro dos fogos, os responsáveis já se mandaram! Punir fogueteiros não é prioridade para a Brigada, tampouco prender pichadores. Até seria compreensível se estivessem conseguindo reduzir assaltos e assassinatos, mas nem isso. E assim vamos assistindo, impotentes, à degradação de nossa sociedade.

  • FERNANDA diz: 24 de outubro de 2008

    ERA SÓ O QUE ME FALTAVA ASSISTI O VIDEO COM A QUEIMA DE FOGOS,EU DETESTO, TENHO ÓDIO DESSA GENTE QUE SOLTA FOGOS,NÃO ME IMPORTA QUAL TORCIDA, GREMISTA OU COLORADA, ACHO UM ABUSO , ABSURDO !

  • Felipe Inocente Duarte diz: 24 de outubro de 2008

    Impressionante a falta de civilidade do Brasileiro. Quase todos os comentarios defendendo esse comportamento vandalo. Nosso Brasil nao e nada mais que o reflexo do nosso povo…

  • Luiz Carlos Colosso diz: 23 de outubro de 2008

    Se o hotel ficasse no suburbio nenhum jornalista tava brabinho.. Isso é só pq os foguetes incomodaram o sono de beleza deles.

    Colosso: Não é o caso, o caso é a baderna que precisa ser punida em qualquer esquina, do centro ao bairro mais rico, da periferia aos dormitórias da classe média. Sem escolher o local. O texto é claro.  

  • Marcel diz: 23 de outubro de 2008

    Marcel, sua inteligência me comove

  • José Paulo diz: 23 de outubro de 2008

    Tu comentou esse tipo de situação na final da libertadores entre Grêmio e Boca quando tbm existiu foguetório na frente do hotel que a equipe argentina estava hospedada?
    Acho errado foguetório, mas só existe critica quando é feito por “torcedores” do Inter?

  • Dilson Mottin diz: 23 de outubro de 2008

    Zini, o código de posturas (constituição) do município prevê os horários de silêncio a serem respeitados pelos cidadãos. Quem fiscaliza? Talvez você não encontre um responsável, assim como não encontrará responsáveis por outras mazelas, afinal nos acostumamos a ouvir e dizer que nada podemos fazer. E assim os baderneiros, bandidos, vadios de toda espécie vão tomando conta e fazendo de nosso ambiente um lugar de difícil convevência. Imagine nossa polícia batendo nos baderneiros: haveria chiliques

  • Sissi diz: 23 de outubro de 2008

    engraçado. não escutei nadinha. nem fiquei sabendo de ninguém que tenha escutado.

  • paulo silveira diz: 23 de outubro de 2008

    Onde está o governo deste estado. Onde está o comandante da brigada deste estado. Estado onde a governadora é corrupta só pode ter este tipo de manifestação. Que saudade de alguns governos militares.

  • Luziane Carvalho diz: 23 de outubro de 2008

    Será que tem como encontrar esse pessoal que organizou os fogos? Achei lindo, quero comemorar minha formatura com várias baterias de foguetes… será que é uma empresa que eu possa contratar? Mataram a pau, espetacular!!!

  • Leonardo diz: 23 de outubro de 2008

    Leonardo: em que mundo você vive?

  • Colorado diz: 23 de outubro de 2008

    Não vi a parte que mostra o dia desse foguetório,nem a camisa do inter ou algo que identifique. Ah o barulho foi estrondoso e muitas pessoas não ouviram na região… NO MÍNIMO ESTRANHO!!!! , MAS FAZER O QUE,PODE ATÉ EXISTIR BADERNEIROS ,MAS O QUE ELES QUEREM É ISSO SEREM LEMBRADOS!!!! DÃO MAIS IMPORTÂNCIA A ESSE FATOS DO QUE A VITÓRIA DO INTER EM CIMA DO BOCA… MAS TUDO BEM O PESSOAL DA AZENHA DISSE QUE ESSA COMPETIÇÃO NÃO É IMPORTANTE,LEMBREI IMPORTANTE É A SEGUNDONA…FALEM DO CORINTHIAS…

Envie seu Comentário