Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Chegou a hora de Souza mostrar seu real valor

27 de outubro de 2008 21

A rodada do final de semana energizou o Grêmio. Abriu um novo horizonte aos azuis. Plantou ao mesmo tempo uma série de interrogações na cabeça de Celso Roth. São dúvidas que atacam o treinador e os torcedores mais atentos desde agosto. São problemas que, solucionados, pode definir (e alegrar) o futuro próximo do time. O Grêmio tem dúvidas em todos os setores do time 48 horas antes de uma das partidas mais decisivas de 2008.

Defesa: Com o 3-5-2, ficam Léo, Pereira e Rever. Se Roth entrar com quatro na defesa, sai Léo, entra Thiego e o time alinha com Victor, Matione (não acredito que ele ainda pense que Paulo Sérgio seja capaz de melhorar algo), Pereira, Rever e Thiego. O problema da nova defesa é que nenhum dos zagueiros usa o pé esquerdo preferencialmente. A saída de bola pelo lado esquerdo, desde a defesa, perde assim muita qualidade. Ao usar Rafael Carioca do lado esquerdo no segundo tempo com o Sport, o time ganhou um jogada mais qualificada pela lateral. Mas se deslocar o volante para o lado, Roth modificaria duas posições, pois seu lugar no meio-campo precisaria ser ocupado por uma volante de qualidade, jogador que o Grêmio não tem. Se tem, esconde, que é o caso de Adilson.

Meio-campo: Com quatro atletas na zaga, Roth pode escalar três no meio-campo, os mesmos de sempre, Carioca, William Magrão e Tcheco, com Souza e Douglas Costa atuando um pouco mais à frente. Mas com ordens de superpovoar o meio-campo e ainda assim se aproximar de Reinaldo, o provável e isolado número 9.

Ataque: No esquema atual, Perea e Reinaldo são os titulares. Se o sistema tático for mexido, Reinado será uma ilha no ataque, um ser isolado na frente, dependendo do preparo físico superior de Souza e Douglas, da aproximação dos dois, do serviço de garçom da dupla e das investidas de Matione que, mesmo sendo ala, insiste em entrar pelo meio, esquecendo que os atacantes também dependem dos seus raros cruzamentos.

A esperança: Souza foi contratado como sendo a cereja do bolo tricolor, o seria melhor do melhor do Grêmio, ao menos no bom e velho papel que aceita tudo. Ainda não jogou como tal, sempre foi esforçado coadjuvante. Sete rodadas antes do final do Brasileirão, nos jogos derradeiros e decisivos, ele precisar jogar o que sabe ou a contratação mais promissora e festejada  do Olímpico de 2008 será a mais lamentada. A bola está no meio-campo com o experiente e rodado Souza.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Comentários (21)

  • sandro diz: 28 de outubro de 2008

    Eu prefiro o Grêmio,seja num 4x4x2,seja num 3x5x2,com um centroavante enfiado e Reinaldo como segundo atacante.O Grêmio deu 300 jogos para os inoperantes Marcel,Perea e Soares.Por que somente 3 ou 4 para o Morales?Aliás,ele foi decisivo em duas partidas,sendo, inclusive,alvo de uma coluna aqui.Não acho que seja culpa dele a má jornada contra a Portuguesa.O que faltou foi parceria.Por mim,Morales e Reinaldo é o melhor ataque que o Grêmio possui.Um para preocupar a zaga e fazer o pivô e outro para

  • sandro diz: 28 de outubro de 2008

    continuando e outro, movediço, para aproveitar o trabalho de pivô e fazer os gols. Não é culpa dos atacantes a ligação direta entre defesa e ataque e isso não se deve a um centroavante grandalhão, mas ao meio, que não possui criatividade. Gosto do Souza,mas hoje,acho que Tcheco e Douglas estão melhores do que ele.Como segundo atacante,não deu certo.A não ser que Douglas seja atacante,ou que ele jogue na ala direita.No meio,hoje,não há vaga para ele.Seria uma temeridade colocá-lo agora.

  • Joao Sebastiao diz: 28 de outubro de 2008

    Desde q chegou o Roth botou ele na reserva, deu poucas oportunidades, bota pra resolver jogos perdidos nos 20 minutos finais e qdo ele tem uma boa atuação é escalado como titular no próximo jogo. Se o time perde ele cai fora d novo, aí naõ há quem consiga render. Tem que dar sequencia, é o tipo do jogador que desequilibra e tem lugar no time, pq os outros como diz o ditado d onde menos se espera q saia alguma coisa é q nunca vai sair mesmo!

  • Leandro Coll diz: 28 de outubro de 2008

    Souza é um excelente jogador e vai provar isso no Mineirão!
    Concordo que está faltando a ele mais entrega e participação coletiva, mas nos momentos decisivos o grande atleta sempre aparece.
    Souza brilhará e com ele o Tricolor!
    Rumo ao TRI !!!

  • Dirceu diz: 27 de outubro de 2008

    Souza foi um bom reserva no Sao Paulo, na Europa nem jogou,no imortal com este time mediocre e duvida sempre.
    Alias grande jogo Cruzeiro x Gremio, duelo de deprimidos.

  • Silmar Pintos diz: 27 de outubro de 2008

    Para mim o Souza é um bom jogador, sim, e poderia ser decisivo, grande nome nos jogos finais. mas para isso, ele tem que entrar com personalidade, fazer diferença pela iniciativa pessoal, pois não pode ser apenas mais um. Se ele entrar com personalidade e iniciativa, vai fazer gols, vai servir, vai ser o nome do final do campeonato, e do título.

  • Roberto diz: 27 de outubro de 2008

    O primeiro problema do Souza foi ter chegado numa hora em que o time estava em primeiro. Ele mesmo foi o primeiro a declarar que não se justificava sua escalação, se o time liderava sem ele. O segundo problema foi a falta de convicção do Roth, que nunca deu ao meia a possibilidade de atuar em pelo menos dois jogos seguidos. O terceiro problema é que ele esteve lesionado. Mas, para mim, é um dos poucos jogadores técnicos e experientes do time. Tem lugar certo como meia-atacante.

  • valdomiro diz: 28 de outubro de 2008

    Zini, o que achas se ele fizesse:
    Victor
    Felipe
    Pereira
    Rever
    Alguem (qq um aqui)
    Carioca
    Magrão
    Tcheco
    Souza
    Douglas
    Reinaldo / …
    Seria um 4 4 2
    e não acho faceiro (tá, tudo bem, sabemos que ele não vai fazer isso, mas sonhar não custa)

  • AUGUSTO PEREIRA diz: 27 de outubro de 2008

    Caro Zini, já escrevi várias vezes “SE O SÃO PAULO NÃO QUIS AÍ TEM” para um TIME DE OPERÁRIOS contar com ELE na reserva foi no mínimo ERRO de AVALIAÇÃO. Pergunto. Qtas partídas já jogou pelo GRÊMIO? Um abraço e obrigado.

  • Pedro diz: 28 de outubro de 2008

    Zini. Tu achas que o Duda Kroef já está trabalhando para o Gremio 2009??? A hora é agora. Pré-contratos, contatos, renovações. Tudo em off pra não atrapalhar o final do campeonato. O que não pode é deixar pras férias, como já é tradicional.

    Pedro: O Andre Krieger, atual homem de futebol do Odone, será o homem do futebol do Kroeff. Ele já está lá no Olímpico e deve fazer a ponte com o Kroeff

  • Marcio Tricolor diz: 28 de outubro de 2008

    se jogarmos no 3-6-1 vamos perder (sempre que tentamos esse esquema nos demos mal).
    Souza tem que ter sequencia de jogos, como outros tiveram.
    Reinaldo é titular e precisa de um companheiro para “jogar” e não receber só bago.

  • ANGELO diz: 27 de outubro de 2008

    O ROTH VAI ESCALAR O GREMIO NO 4 4 2 DISFARÇADO DE 3 4 2 1 : VITOR,P.SERGIO (PELO MENOS MARCA ), PEREIRA, REVER E THIEGO (L.E ); R.CARIOCA, W.MAGRÃO, TCHECO; SOUZA, DOUGAS E REINALDO (ISOLADO).QDO ATACADO JOGA C/ 3 ZAGUEIROS, NO CONTRA ATAQUE QUEM PUXARÁ SERÁ SOUZA(PELA DIREITA) E DOULGLAS( PELA ESQUERDA).SE A MECANICA FUNCIONAR ATÉ QUE PODE DAR RESULTADO,O NEGOCIO É POVOAR O MEIO CAMPO ,MAS ATÉ HOJE VI UM SOUZA LERDO, EXIBIDO, PRENDE MUITO A BOLA NÃO É OBJETIVO, MAS QUEM SABE NA QUARTA……

  • Ademir Backes diz: 28 de outubro de 2008

    Sou Gaúcho e Gremista, moro em Belo Horizonte a 11 anos e continuo cada vez mais Gremista, mesmo que amanha va novamente no Mineirão, ver o retrancão que o glorioso ofensivista Celso Roth vai armar.
    Só pra lembra que a pior exibição do Gremio este ano foi contra o Botafogo no Engenhão, com o mesmo esquema ofensivo ao senso de humor do torcedor, ou seja 3-6-1

  • borracho diz: 28 de outubro de 2008

    sobre o volante escondido, tem 2, o adilson q inexplicavelmente nunca tem chance e o thiago dutra da seleçao sub-19 e ainda tem o atacante roberson tambem da seleçao sub-19 (mas duvido q o roth vai escala-los mesmo q tenham muita qualidade)

  • TSalvatore diz: 28 de outubro de 2008

    Se o Roth teve paciência com o Marcel, porque não teria com o Souza?! Acho que seria melhor povoar o meio e não mudar o esquema que deu certo campeonato todo. Só que como não dá só para se defender, seria bom o Roth montar um contra-ataque eficiente para engatar um ou dois gols e deixar o Cruzeiro (que vierá pra cima certamente) se desesperar. Abs!

  • Mauricio Todeschini diz: 27 de outubro de 2008

    SOUZA não é nem de longe, do mesmo nível que ROGER, TCHECO ou DOUGLAS COSTA. É um AMOROSO melhorado e mais novo. Nunca achei que fosse grande jogador no São Paulo, e sim um atleta mediano em um time acertadinho. Ainda bem que o ROTH percebeu isso há tempo e não se deixou levar tanto pela mídia.

  • Paulo diz: 28 de outubro de 2008

    Esse papo de o Paulo Sérgio voltar em nome da experiência só pode ser piada.
    Qual a contribuição que a experiência do PS para a lavada no Gre-nal?
    Experiência se ganha jogando. Se não jogar, será eternamente “novato”.
    O Mattione entrou na fogueira contra o Palmeiras e foi bastante bem.

  • beto diz: 28 de outubro de 2008

    Acho o Perea o melhor atacante que o Gremio tem, mas ainda nao voltou aos seus 100% de condicao tecnica e fisica. Ficou mais de mes fora e quando tentou voltar nao deu. Nao tem como isso nao afetar. Entao de repente eh usar o souza/Douglas mesmo com o Reinaldo mais a frente. Pessoalmente acho o Souza (no nomento) o melhor meia, embora o Douglas possa fazer melhor a de 2nd atacante.

  • Samuel Sérgio Ritter diz: 28 de outubro de 2008

    Reserva para o Carioca o Grêmio tem. Temos Amaral, Makelelê e Adilson. O Problema é um ala esquerdo, tarefa que acho que pode ser desempenhada pelo Souza.

  • Guilherme Gremistão diz: 28 de outubro de 2008

    Zini, tu és o único comentarista gaúcho, que eu li, que prefere Matione do que o péssimo Paulo Sérgio, por isso, acho você o melhor. Desde a entrada do piá, não só ele, ganhamos 3 de 4. Com o podre do P.S., tomamos 4 do inter, e não ganhamos 5 jogos seguidos. Preciso defender a permanência do Thiego em relação ao Léo, mesmo no 3-5-2, está jogando muito mais que o Léo. E quando o Léo jogou, perdemos para a Lusa. Nas outras 3 que o Thiego jogou, ganhamos! O que tu achas?

    Guilherme; Vejo mais o jogo coletivo, mas concordo com a primeira afirmação. Lembrar do Paulo Sérgio é brabo. Mesmo nos melhores momentos, ele era o mais contestado. Mas não creio que o Thiego seja melhor do que o Léo. Eu ficaria com o Léo no 3-5-2. Ele está mais acostumado com o Pereira e o Réver. O Thiego, por outro lado, é bom jogador. Vai crescer.

Envie seu Comentário