Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Grêmio não tem 11 titulares, nem esquema definido

30 de outubro de 2008 85

Nunca vi nada parecido em campeonato algum do mundo mais civilizado, mesmo os que falam inglês, espanhol, italiano, argentino ou alemão. O ineditismo me espantou, talvez intrigue você. Líder do Brasileirão, seis rodadas antes do final da competição, 18 pontos, o Grêmio não sabe mais qual é o seu time titular, desconhece o sistema tático ideal, não sabe como ganhar distante do Estádio Olímpico. É inacreditável. É único.

 

O Grêmio, que já esteve 12 pontos a frente do vice-líder São Paulo, vive do oxigênio que bomba em casa. Agora sabe que o ar de Porto Alegre não garante respiração fácil em outras cidades brasileiras. Quando sai, perde o fôlego, respira mal, perde.

O sistema passou do vigoroso e vitorioso 3-5-2, entrou no desastrosos 3-5-1-1, naufragou no 4-4-2 e pode ir adiante na onda do improviso. As invenções do professor Pardal Celso Roth em momentos decisivos chamam o desastre. O esquema do próximo domingo, dia de Figuirense na Capital, é um mistério. Ninguém sabe qual a próxima ação de Celso Roth. Volta ao sistema que fez do seu time o líder justo ou se aventura mais uma vez em esquemas exóticos.

O treinador deve fechar os portões do estádio nos próximos dias e treinar escondido dos repórteres. Ele tem todo o direito. Acho importante trabalhar longe das câmeras, ensaiar jogadas, tentar surpreender o adversário. Ao mesmo tempo, posso dizer que, pelos resultados recentes, os treinos do Tricolor têm sido inúteis e imprecisos. O bom esquema tático sumiu, as jogadas ensaiadas desapareceram e as que aparecem timidamente são absolutamente previsíveis.

Os treinos não estão dando certo? Quem pode explicar?

Sem esquema anunciado, definido, Roth não consegue soletrar o nome dos 11 titulares. Dois ou três zagueiros? Quem é o titular da lateral esquerda? Douglas volta ao banco? Souza joga na lateral ou no meio? Perea e Reinaldo são os atacantes titulares? Se jogar apenas um atacante, Reinaldo é o cara? Ou é Morales? Ou ainda o desaparecido Marcel?

O certo é que a dupla de volantes que fez (olha o tempo do verbo) a diferença num passado recente, Carioca e Magrão, estão fora do jogo com o Figueira. Suspensos, Roth chama Amaral e Makelele. Deixa Adilson, que joga mais do que dois somados, de fora. Faz do meio-campo um lugar comum, árido,  isento de talento, pronto para o choque. Vai marcar, não vai criar. 

Você quer uma sugestão de time ofensivo, já que a vitória é o norte, para domingo? Anote:

Víctor

Léo, Thiego e Réver

Matione, Adilson, Tcheco, Souza e Makelelê

Douglas e Reinado

Você tem outra idéia? Mande.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Comentários (85)

  • Jonas Rafael diz: 31 de outubro de 2008

    Eu colcaria o Morales nesse time aí. Contra o Cruzeiro até que o Grêmio teve posse de bola e marcou em cima, pressionou o adversário na sua área. E o Celso Roth é tão ruim que não percebeu que justamente aí ele tinha que ter um centroavante. Mas não, ele põe Marcel e Morales quando o time joga no contra-ataque, quando eles são inúteis. vai entender…

  • adailney oliveira diz: 30 de outubro de 2008

    CARO ZINI VOU RESUMIR O GREMIO NÃO TEM UM TIME DEFINIDO NEM ESQUEMA TÁTICO, CADA DIA JOGA UM TIME, EU NÃO VI O SÃO PAULO TROCAR TANTOS JOGADORES EM TÃO PUCAS PARTIDAS, COMO LEIGO ACREDITO QUE O TIME MESMO JOGANDO FORA DO, OLIMPICO TEM QUE SER MANTIDO
    ABRAÇOS

  • airton diz: 31 de outubro de 2008

    teu texto esta preciso. A escalaçao superi inteligente e correta ,apenas tiraria douglas do time( muito guri e nao tem personalidade formada para este momento) e colocaria morales.

  • Vinícius Rodrigues diz: 31 de outubro de 2008

    Tu estás de sacanagem né, Zini? Em um post tu dizes que o Roth inventa, que é professor Pardal, que fez do nada um esquema 4-5-1. No outro post tu escalas um time praticamente idêntico?! As únicas diferenças entre a tua escalação e a do Roth (contra Cruzeiro) são: Thiego/Pereira, Adilson/R.Carioca, Makelele/Magrão. Não entendi, sinceramente…

    Vinícius: É apenas uma idéia de time para um jogo específico e no Olímpico. É uma simples sugestão de um observador. Tanto que eu pedi outras sugestões. Como o torcedor, o comentaristas também tem a sua preferência por este ou aquele jogador. É normal. Mas o técnico, por conviver com os jogadores, sempre precisa saber mais, decidir melhor. Eu não gosto de escalar time, mas resolvi arriscar para trazer junto as idéias de time dos internautas.

  • Pedro diz: 31 de outubro de 2008

    Zini. O Souza insiste em não jogar bem no Gremio por que o esquema (?!?!) do time não privilegia posse de bola, bola no chão, troca de passes curtos. Não é ele o culpado por não jogar bem. O time passa o tempo todo trocando passes longos (dificeis de dominar e dar sequencia)e alçando bolas (quadradas) para a área, onde não há quem coloque pra dentro. Tu não achas ???

    Pedro: O Souza chegou no melhor momento do Grêmio. Esperou. Entra agora no pior e em diferentes posições. Não tem ritmo de jogo. Mas também não é o salvador. É coadjuvante.

  • Daniel Previatti diz: 31 de outubro de 2008

    Time perfeito… concordo em genero, numero e grau… tomara q o Pardal leia seu blog.. nunca vi um lider jogar 3-6-1.. tem q ter no minimo 2 atacantes… q exemplo deu o cruzeiro na vitoria contra nós, jgou pra frente, com os 2 atacantes abrindo espaço para o meio..

  • Guilherme Doria diz: 31 de outubro de 2008

    Bom dia Zini. ótima escalação, a dúvida está na lateral esquerda. Seria mais uma experiência dentre tantas outras. Tu acha que o Léo merece ser titular? Thiego não seria uma boa opção? Acho que só não sacaram o Léo para não desvalorizá-lo, o que acha?

    Guilherme: O Léo passa pela sua pior fase. Mas como o Pereira está machucado, o Léo precisa jogar.

  • Gilmar diz: 31 de outubro de 2008

    O 3-5-2 do Grêmio está manjando.Se o Figueira vir pelos flancos danou-se de novo.
    Minha sugestão é 4-2-2-2-Como o Pereira lesionado não deve estar a disposição:
    Vitor
    Matione, Léo, Rever, P.Sergio
    Adilson e Tcheco
    Souza e Douglas
    Perea e Reinaldo.
    Se tiver que substituir MC entra Makele e avança o Tcheco ou até mesmo no lugar dele
    Se o ataque não funcionar entra um dos Paredões(Morales ou o outro) e com dois alas, dele chuverinho.
    Não da para jogar sem laterais eles virão pelos lados

  • CECON diz: 31 de outubro de 2008

    MESMO AS PESSOAS ZINI DIZENDO QUE TU ÉS COLORADO, TUAS ANÁLISES SOBRE FUTEBOL É MUITO INTERESSANTE E OBJETIVA E C/O PASSAR DO TEMPO FIQUEI TEU FÃ.A ESCALAÇÃO DO GREMIO QUE ESTÁ EXPOSTA AQUI, NO MEU MODO DE VER TAMBÉM ESTÁ CORRETISSIMA É ISSO AÍ MESMO, MAS COMO UM TREINADOR DIGAMOS RODADO MAS DESQUALIFICADO NÃO ENXERGA ISSO, O QUE ME DEIXA FURIOSO É O QUE O KRUGER FAZ AÍ NO FUTEBOL,O CARA INDIRETAMENTE É UM INERTE TOTAL,NÃO APARECE O QUE ELE DIZ QUE COBRA.MAS, AGUARDEMOS.

  • sergio diz: 31 de outubro de 2008

    É isso aí o Grêmio de ROTH…um timinho terrível…e não pode ser campeão mesmo.Apenas espero que seja p o bem do Grêmio e que este burro, fracassado, incompetente vá embora logo!!! ALELUIA!!

  • lauro julio koch diz: 31 de outubro de 2008

    Prezado Zini! O Gremio fez uma proeza neste campeonato,nunca antes vista.A grande campanha do time no 1o.turno foi alicerçada no seguinte lema;”Não perder, para depois tentar ganhar”. POrque vamos ser fancos, o Gremio nunca teve time para estar onde está. Se aproveitou, e bem, daquela famosa arrancada de inicio, onde os demais ainda não estavam bem entrozados.Agora, na reta final,quando todos estão na “ponta dos cascos”,tudo fica mais difícil. E o pior, agora ele quer ganhar…E não comsegue.

  • Carlos Fröhlich diz: 31 de outubro de 2008

    jogador de futebol não tem formação intelectual mínima para ter compreensão acerca dos fatos q os circundam. É fundamental q se repita a forma de atuar de uma equipe para q tenham um mínimo de entendimento. O time do gremio virou uma baderna. Sai Pico, entra Helder e depois Thiego. Sai Paulo S., entra Matione. Sai tcheco e entra Douglas. Volta Tcheco e fica Douglas e sai Perea. Joga Soares. entra Reinaldo, sai Marcel. Entra Morales. Sai Morales. Joga 3x5x2. 3x5x1x1, 4x4x2. Larguei. já era.

  • Rodrigo diz: 31 de outubro de 2008

    Zini … essa escalação é a que vc acha ideal ?? Se for não condiz com todos teus textos que sempre foi a favor do 3-5-2, pois nessa tua escalação o Douglas está de atacante e isso já vimos q nao funciona pois o guri nao sabe jogar de costas e deixa o Reinaldo sozinho na frente(mineirão)e o Reinaldo tbm nao guarda posiçao na frente, ele se movimenta muito para fora da area .. e o time infelizzmente o q faz melhor é dar chute pra dentro da area e rezar pra alguem meter o gol.

  • Carlos diz: 31 de outubro de 2008

    Zini, meus parabens, está ai o grande problema do Grêmio, e vou definir mais.. O Roth é uma mistura de PÉ FRIO com PSEUDO INVENTOR.
    PÉ FRIO pq nunca ganha nada, mesmo quando ta com tudo nas mãos, e é capaz de levar um gol com 15s.
    PSEUDO INVENTOR pq tenta fazer algo fora de sua alçada, tenta buscar algo em coisas que nem mesmo ele sabe como irá dar certo.
    Felipão inventa, mas tem ESTRELA, é um caso a parte.
    No Grêmio, é só manter o time e esquema vencedor do 1 turno,e mudar durante os jogos.

  • Rodrigo diz: 31 de outubro de 2008

    É verdade, não temos um time nem esquema definidos. Enquanto isto, o Muricy colhe os frutos de ter montado uma equipe confiável. E não me venham dizer que o Roth não tem bons jogadores, o quê não é verdade.

  • Paulo Sergio Minussi diz: 31 de outubro de 2008

    O Roth Que tome JEITO empatou com Nautico,Fluminense. Perdeu para o Goias,Inter,Portuguesa,Cruzeiro.Agora que escale o time ofensivo chega de ser Cavalo Paraguaio.NUNCA UM TREINADOR TEVE TANTAS CHANCHES DE SER CAMPEAO. ACORDA roth!!!!

  • bruxo diz: 31 de outubro de 2008

    Por que arquivaram o Morales? qualquer centro-avante vira pereba neste esquema.Kléber Pereira morreria à mingua com o Burroth.”É difícil,é complicado”.

  • Gustavo Tricolor diz: 30 de outubro de 2008

    Tudo isso é o reflexo de uma diretoria que só quer saber do e$tádio novo e não tá nem aí para o futebol.
    Douglas não, pelo amor de deus… Joga a mesma coisa (ou menos) do que o Bruno, Pedro Junior etc.

  • Rodrigo diz: 31 de outubro de 2008

    Victor

    Leo, Thiego, Rever

    Felipe, Adilson, Makelele, Souza e Pico

    Perea e Reinaldo

  • osmar quinto diz: 31 de outubro de 2008

    PÔ! Zini, fala é facil, fazer é que são elas, já dizia o meu tataravô. Fazes um post reclamando de q o grêmio não tem um esquema e time, muda a cada jogo e, a seguir da a sua sugestão pra uma nova mudança de time e esquema, Makelelê na esquerda? não será invenção, como ele roda o campo todo, não sera ala,lateral nem atacante. ASSIM ESTÁS RESPALDANDO AS MUDANÇAS DO ROTH. …é ESCREVER É FÁCIL….FAZER É Q………há deixa pra lá.

  • Otavio Campos diz: 31 de outubro de 2008

    CONCORDO !!. NO LUGAR DE MAGRÃO É CARIOCA OS MELHORES SÃO ADILSON E MAKELELÊ.

  • bik diz: 31 de outubro de 2008

    Pobre Grêmio…não tem dinheiro,mais tem muita pose,coitadinhos

  • Ademir Backes diz: 31 de outubro de 2008

    Teimosia me levou ao Mineirão torcer pelo Gremio, mesmo sabendo do desastre que iam ser as invenções do professor Pardal, o maior retranqueiro do futebol brasileiro que agora consegue a proeza de armar um time sem um dos laterais e a diretoria assiste a tudo isso, sem tomar nenhuma atitude, quando todo mundo ja antecipou que o o professor Pardal, não resiste muito tempo, sem aprontar. Ja desde o primeiro turno contra o Botafogo foi um desastre o 4-6-1 e ele voltou a utilizar na quarta feira

  • Cezar diz: 31 de outubro de 2008

    Zini, teu comentário endossa o que a maioria dos gremistas sentem/pensam: O BURROTH está perdido, não sabe o que fazer. Treino secreto pra que? Padrão de jogo,tatica, jogada ensaiada não há, só indefinição. Esta “covardia” qdo joga fora de casa é que ninguem entende, alias nem qdo joga no Olimpico. Nem o + otimista acredita + neste campeonato, mas ainda há tempo, desde que a direção assuma o comando nestes 6 jogos finais e cobre “ATITUDE,RAÇA, VERGONHA NA CARA” dos jogadores e da AMEBA BURROTH.

  • pedro diz: 31 de outubro de 2008

    o souza nao é ala nem lateral esquerdo ele é meia e joga mto bem nessa funçao. o roth nao sabe escalar time
    pra mim o time de domingo deve ser:
    victor
    thiego
    jean
    rever
    pico
    tcheco
    makelele
    souza
    felipe
    perea
    marcel

  • junior – noia diz: 31 de outubro de 2008

    concordo zini, com uma alteração nessa sua sugestao: tiraria o souza q ainda mostrou a q veio, passaria o makelele pro meio campo e colocaria helder ou pico na ala, nao sao grande coisa mas sao do lugar…

    afinal, quem inventa é inventor!! ou é o celso roth….

  • saulo diz: 31 de outubro de 2008

    Roth pensa ser um Felipão da vida,querendo inventar táticas todo jogo e testar jogadores na reta final do campeonato.O time do Grêmio deixou de se impor como se impunha no 1º turno, ficou um time caseiro como o de Mano Menezes. Ele tem que parar de improvisar jogadores e fazer o óbvio, mesmo que não haja jogadores talentosos para determinada posição, como na lateral esquerda, que jogue o Anderson Pico ou Hélder e volte Marcel no ataque, este sempre marcava a saída de bola e fazia gols aqui e ali

  • lauro julio koch diz: 31 de outubro de 2008

    Continuando… Nunca sonhei com o título, acho que esta base de time, se for mantida,terá mais chance no próximo ano. Mas para chegar na Libertadores, precisamos ganhar os jogos em casa. E para isso, o Celso tem que achar o rumo. Jogar feio, mas com gana, morder, não deixar o adversário jogar. Foi assim no 1º turno que sairam as vitórias, terá que ser assim nessa reta final. Temos que reaprender a ganhar. Não podemos perder essa lição. Se asssim proceder, quem sabe, um Papai Noel mais generoso.

  • carlos alberto diz: 31 de outubro de 2008

    ZINI!!! QUEM TEVE A MA IDEIA DE OUVIR O PROGRAMA DO FALCÃO NO SABADO PASSADO, ONDE O SR ROTH DEU ENTREVISTA, PODE COMEÇAR A ENTENDER O PQ O GRÊMIO ESTA AGORA NESTA SITUAÇÃO NO CAMPEONATO.
    UM SUJEITO TOTALMENTE SEM QUALQUER AMBIÇÃO MAIOR, EM TODOS OS QUESITOS PARA UM TREINADOR DE UMA GRANDE EQUIPE.
    AINDA BEM QUE NÃO TEMOS MAIS CONDIÇÕES DE CAIR.
    TREINO SECRETO, SO TEM DIREITO DE FAZER QUEM TEM COMPETENCIA PARA MOSTRAR ALGUMA COISA DIFERENTE.
    ATÉ QDO VAMOS TER QUE ATURAR ESTE CIDADÃO?

  • Francisco diz: 30 de outubro de 2008

    La vai: Victor; Felipe, Léo, Thiego (adiantado), Réver e Marçal;Adilson, Tcheco, Souza e Douglas; Reinaldo. Marçal está acostumado a jogar com Douglas. Basta treinar e ter postura ofensiva em campo. O problema é Roth conhecer o elenco.

  • PAPAI PAPUDO diz: 31 de outubro de 2008

    Coisa de louco, né Zini?

    3-5-2 que foi escalado na estréia contra o São Paulo, com as mesmas jogadas e a mesma tática. Por mais manjado que seja, era o que dava certo. Perea com mesma jogada…dá um tapa e mete de chapa pro gol(afinal, é só o que sabe fazer)… Bola aérea e pressão no campo do adversário. Pra que mudar, se tava dando certo? Douglas Costa e Souza na reserva… Pico titular. A palavra “decisão” tem que ser banida do Olímpico. Toda vez que o Roth escuta, cria um Frankstein.

  • João Paulo diz: 31 de outubro de 2008

    Basta tirar Roth. Até o cortador de grama do Olímpico escalaria melhor e daria uma postura tática e tecnica para o time.

  • André Antônio Gavazini diz: 31 de outubro de 2008

    Víctor

    Léo, Thiego e Réver

    Matione, Adilson, Tcheco, Douglas e Makelelê

    Soares e Morales

  • Pedro diz: 31 de outubro de 2008

    Eu lembro do Tite, que eu não gosto mas que sempre fazia um treino de 2 toques quando treinava o Gremio. Cria intimidade com a bola e entre os jogadores. A bola é carregada até encontrar o colega em melhor posição ou preparando o chute.

  • Junior diz: 31 de outubro de 2008

    perfeita essa escalação, pelo menos pra esse jogo, mas o roth esperto como sempre deve ir de amaral e deixar o promissor adilson no banco , um treinador limitado que a primeira jogada que faz quando sai com a bola no meio campo é dar chutão para frente , `se a cabeça for burra , braços e pernas sentem` é isso ai por culpa de nosso treinador , alguns jogadores tão sendo “maltratados” pela torcida.

  • alvaro diz: 31 de outubro de 2008

    Zini, eu colocaria Ortemann no lugar do Makelele, e o Jean no lugar do Theigo, e o Morales no lugar do Reinaldo ficando assim:
    Victor
    Léo,Jean e Réver
    Matione, Adilson, Ortemann, Tcheco e Sousa
    Douglas e Morales

  • Fernando diz: 31 de outubro de 2008

    Zini você está certo a respeito de que o grêmio perdeu o principal trunfo: meio de campo. No jogo contra o cruzeiro chegamos ao cumulo dos zagueiros ficarem com a responsabilidade da armar jogadas. Tcheco e o magrão (até gols fazia) que davam sustentação a boa fase cairam de rendimento drasticamente. Discordo da tua formatação de time sem lateral esquerdo. Bem ou mal tem que voltar o pico pois, com ele que o grêmio teve a melhor fase. E o douglas tem que jogar armando como meia que rende mais.

  • Alberto diz: 31 de outubro de 2008

    Critiquei vc, quando emitia seus comentários em relação ao Roth, mas vc tem razão. Na hora decisiva ela se perde, é um técnico sem vibração. Para mim é isso que falta nele, vibrar, se emocionar, algo fundamental na vida de um vencedor. O grupo sente, essa falta de emoção do seu treinador, ela passa para o grupo a sua tensão nos momentos decisivos. Se ele não mudar jamais um time seu será campeão. O que achas…

    Alberto: O Roth já é experiente, mais de uma dezena de competições nacionais na bagagem, mas continua patinando nas horas decisivas. Acho que só a psicanálise explica.

  • GERSON FONTOURA diz: 31 de outubro de 2008

    ZINI, em 1º lugar eu mudaria o esquema para o 4-4-2, ou 4-3-3, dependendo do treinamento.Escalação:Vitor, P.Sérgio(Matione é verde),Thiago(Pereira está lesionado),Réver e Helder(dos lat. esq, é o melhor).Souza, Léo(este cara não é zagueiro é um baita 1º volante até bate bem em gol), Tcheco e Douglas Costa.Soares e Marcel.Que foi a melhor dupla de ataque do Grêmio até agora(só o burroth não vê).Os demais são opção de banco para entrarem no decorrer da partida.Entrar de 3-5-2 contra o Figueirense!

  • MIGUEL SESSIN diz: 31 de outubro de 2008

    NA CHAMADA DA MATÉRIA PENSEI : ” MAS QUE COLORADO OPORTUNISTA!”
    ME PRECIPITEI , O TIME QUE TU ESCALOU É O MELHOR PARA O MOMENTO!!

  • Arison diz: 31 de outubro de 2008

    Concordo com você Zini.
    O que o Souza disse é a hora dos mais experientes… e antes? o que fizeram? ficaram no banco so olhando e não mostraram nada quando entravão… enfim… estão pagando o preço de jogarem mal, uns perebas nesse returno. Time que quer ser campeão, não pode entrar no campo antes do 1° minuto todo recuado, como foi contra o Cruzeiro. Agora complicou de vez!!! E o pior que o Santana vai dizer “vão ter que me engolir” aí é dose!

  • Giancarlo Foresti diz: 31 de outubro de 2008

    Agora é hora de facilitar as coisas, sem invenções, fazer o simples. O que deu certo praticamente o ano todo??? 3-5-2, time firme na defesa, veloz no meio campo e um ataque marcador, precionando a saida de bola do adversário. Segue minha escalação no 3-5-2:

    Victor
    Thiego, Léo e Rever
    Matione, Makelele, Tcheco, Souza e A.Pico
    Perea e Marcel

    Douglas Costa é aposta, futuro e uma ótima opção pro segundo tempo com o adversário desgastado. Perea e Marcel foram os melhores no ataque.

  • Gilberto Silva diz: 31 de outubro de 2008

    É a crônica da morte anunciada. Todos diziam desde o início que iria acabar assim. Está se confirmando. O Roth sempre faz o mais difícil que é arrumar o time, depois ele trata de arrebentar com tudo. Pro torcedor não resta mais nada que não apoiar o time e largar na mão de Deus, pque nas do Roth já tá provado que não dá. Meu time: Victor, Mattione, Léo, Rever, Thiego, Pico(o menos pior da posição), Adilson, Tcheco, Souza, Perea e Marcel.

  • Félix diz: 31 de outubro de 2008

    Me desculpem, mas descordo de tantas críticas a Celso Roth quanto a mudançs que ele fez no time. Aquele time do 1°turno é favas contadas. Não existe mais. O grêmio jogava com adversários ainda em formação. Por isso, a mudança era necessária, o problema é que não funcionou. Mas ficar com aquele time do 1° turno estaríamos em 6° agora. Marcel é nada.Fico pasmo de ver internautas pedindo essa íngua. Pico e Magrão são fracos tecnicamente. E Souza, junto de mationi foram os melhores do ultimo jogo.

  • DANIEL BERNARDES diz: 31 de outubro de 2008

    Como Gaucho e Gremista, tenho uma ideia pra sugerir aos que dirigem o clube (sera mesmo que dirigem alguma coisa?), que é:
    -Digam pra este Sr, Celso Roth, que se denomina treinador (nao sabemos ainda de que), para nao fazer absolutamente nada. Isto mesmo. Nada. Pois ele, nao fazendo nada, é melhor do que tentar impor suas mirabolantes ideias ao grupo de jogadores. Que nao sao lá grande coisa, mas pelo menos se nao forem INDUZIDOS ao erro já sera uma enorme vantagem.

  • MARÇAL BITENCOURT diz: 31 de outubro de 2008

    Ótima escalação não fora a inclusão do TCHECO. Não está jogando nada e ninguém tem coragem de criticá-lo. Esse jogador, começa sempre muito bem nas competições, mas quando elas se aproximam do fim, cai assustadoramente de produção. Assim foi na última Libertadores e assim está sendo agora. SOUZA no lugar dele já. Inconcebível, inexplicavel e pasmoso um jogador da qualidade do SOUZA ,que já provou no SPaulo sua inegável qualidade ser reserva num time como este do Grêmio.

  • A CAMARGO diz: 31 de outubro de 2008

    Caro Zini, eu sempre gostei de ler cousas interessantes do Grêmio, manchetes estupendas (Grêmio arrassador, atropela, etc…), contudo, só reminiscências, de há muito, e pelo que se viu no jogo contra o Cruzeiro, de igual, nos últimos jogos, é um Grêmio – que não é Grêmio – sem ataque, dominado no meio do campo, ruim de ser visto. O meu time – Grêmio – não merece ser campeão brasileiro. Não ostenta futebol nem merecimento algum. Se restar no G4, já é demais. Abraço!!!

  • Jé diz: 31 de outubro de 2008

    Víctor

    Léo, Thiego e Réver

    Matione, Adilson, Tcheco, Douglas e Souza

    Soares e Reinaldo

  • ADEMAR diz: 31 de outubro de 2008

    Víctor
    Léo, Thiego e Réver
    Matione, Adilson, Tcheco, Souza e pico

    Marcel e Reinado

  • Filipe Baggio D´Avila diz: 31 de outubro de 2008

    Zini,
    Já que o 3-5-2 não está mais dando resultado (até nem esquema definido temos), te lano a sugestão de um “falso” 4-5-1;

    Victor; Mattioni, Léo, Pereira, Réver; Makelele, Orteman; Souza, Tcheco, Douglas Costa; Morales

    1) Um ala com liberdade de avanço e um zagueiro no lado esquerdo. Neste esquema não há ala/lateral esquerdo

    2) 2 volantes para substituir Carioca/Magrão

    3) 3 meias que chegam à frente, 1 marca, 2 cercam

    4) Um centroavante q faça o pivô p/ os meias

    abraço!

  • kika diz: 31 de outubro de 2008

    MAKELELE E ADILSON JÁ!
    somos líderes, e é nisso que temos que nos deter,DOMINGO, é um outro dia,coparemos todos os espaços do Olimpico, tendo certeza que dessa vez a sorte estará ao nosso lado, e a goleada também, meio a zero, Já é bastante.
    DOMINGO, ESTAREI CANTANDO JUNTO AO TRICOLOR, REAÇÃO GURIZADA.
    Saudações a todos os imortais espalhados pelos rincões do mundo inteiro, especial para os mineiros gremistas, que não viram nosso time em campo naquela noite.
    EU TE AMO GRÊMIO!!!

  • Vinicius Bindé Arbo de Araujo diz: 31 de outubro de 2008

    Dos treinos secretos tem de surgir jogadas novas,trabalhadas,e ñ essa inoperância total do Grêmio destas últimas rodadas.O 3-5-2 tem de ser retomado. Pra mim a melhor escalação, em relação à tua é colocar o Perea na frente, no lugar do Douglas(deixar o guri no banco pro 2º tempo)e o Morales na vaga do Reinaldo. Mudaria apenas isso, e deixaria o Souza na ala-esquerda.Mas mto mais importante do q isso é o time entrar c o pensamento de q cada jogo é o jogo da vida.Entar mordendo.com raça, com alma

  • Marcelo Machado diz: 31 de outubro de 2008

    Víctor

    Léo, Thiego e Réver

    Matione, Makelelê, Tcheco, Souza e Pico

    Perea e Morales

    Seguinte Zini: Makelelê não é ala, Douglas não é atacante. Se vais chamar o Celso de pardal (com razão), tenho de te chamar de pardal também (com a mesma razão). O Pico é instável, mas é da posição, o Morales é fraco, mas é da posição. Sem invenção.

  • Robinson diz: 31 de outubro de 2008

    Depois do Grenal eu escrevi nesse site que o Grêmio tinha que contratar um técnico capaz de motivar a equipe para a reta final desse Brasileiro, como fizeram o Gioás e Botafogo nas 10 primeiras partidas com novotécnico ganharam 7. Porém ninguém me ouviu porque o Grêmio era lider. E agora, depois de levar 4 do Inter, 2 da Portuguesa e 3 do Cruzeiro? Acorda direção, acho um pouco tarde, mas com o Roth é certo não seremos campeão!!! Pelo menos tentem!!! Ou vão ficar só assistindo esta decadência!!

  • fred diz: 1 de novembro de 2008

    Estamos nessa naba porque a DIREÇÂO não quis fazer uma dividazinha e garintir o titulo trazendo um atacante de fundamento!!!

    Com o título na mão, se pagava os salários do cara até dezembro do ano que vem.

    Direção covarde!

    Perea + Soares + morales + reinaldo +
    marcel não dá 1.

    Até quando vamos ter que viver de apostas?

    Não sai nada da base? Quando o gremio revelou um centro-avante? Ninguém se atenta disso?

  • Marcos Augusto Klaus diz: 31 de outubro de 2008

    Quando contrataram Celso Roth, a torcida chiou,e a direção justificou dizendo que nas passagens anteriores pelo Grêmio ele tinha alcançado o rendimento de 50%. Então já deu.Cadê a direção? Trocando o inventor, acho que ficamos no G4.Com Celso Roth, o desastre é inevitável, só não vê quem não quer.

  • Otavio Campos diz: 1 de novembro de 2008

    ADILSON OTIMA OPÇÃO, CONCORDO !! FORA ROTH !!!.

  • Pedro diz: 31 de outubro de 2008

    O Rotho passou 30dias montando um esquema de jogo e ganhou o turno mais por deficiência dos demais do que por boa-bola. Mesmo assim, veio o 2o.turno, quando o esquema está `consolidado` e, ao invés de investir em treinamentos aprimorando jogadas (o contra-ataque, por exemplo), ainda está se falando em esquema. Duvido muito que, mesmo com 4 ou 5 atacantes, teríamos habilidade para numa oportunidade parecida com aquela do Cruzeiro aos 14s, pudessemos fazer o gol. E eles fizeram. Com 2 atacantes.

  • samuel diz: 31 de outubro de 2008

    Zini, não sou fã do 3-5-2.Gostava do 4-5-1 de 2005,só com ricardinho na frente, que funcionava bem,lembra?Era um time ofensivo, mesmo só com um atacante (que fazia gols).Se hovesse mais tempo de testar formações,sugeriria o time titular com: Victor,Mattioni,Pereira,Réver e Hélder,R.Carioca,Adílson (concordo,o guri joga muito,não sei pq nao usam),Tcheco,Souza e Douglas Costa,Reinaldo. Como não tem tempo de mudar esquema,vamos no 3-5-2. É só trocar R.Carioca por Makelele, e Souza por Morales

  • Rodrigo diz: 31 de outubro de 2008

    Pergunto!
    Quem colocou o Grêmio na liderança por 18 rodadas???
    E o time do Grêmio é fraco, não venham dizer que pode dar mais, o Roth cometeu erros, mas qual técnico não comete?
    Criticam como se ele tivesse uma seleção na mão e estivesse brigando pra não cair.
    Cita dois treinadores que com esse time poderiam esta em melhor posição!
    Só vejo um: Murici
    O resto é tudo igual, e o Vanderlei nunca daria certo no sul.

  • Frederico diz: 31 de outubro de 2008

    Zini, o Adilson era promessa, mas não correspondeu. Tem péssimo preparo. Sempre foi assim não consegue terminar um jogo com gás. Na defesa com Thiego, quem faz a sobra? Não acho q tem q entrar o melhor e sim quem se encaixa melhor, no caso, Jean.
    Victor; Réver,Jean,Léo; P.Sergio,Makelele,Orteman,Tcheco,Pico; Perea,Reinaldo.
    Orteman teve um jogo horrível contra a Portuguesa, mas já tinha tido um grande GREnal tb, acho q vale apostar. Compõe o meio e n perde qualidade.

  • Vinicius diz: 31 de outubro de 2008

    O Douglas tem q sair, nao tá pronto! Inventa o Pico, ele tá mto mal e é cabeça oca, mas não tem outro pra ala esq. Põe algum centroavante alto jto com reinaldo ou perea e souza na ala direita!!!!Ainda dá, 3p domingo.

  • Samuel Sérgio Ritter diz: 31 de outubro de 2008

    Sou um grande fã do futebol do Adilson, mas acho acertado deixá-lo no banco no próximo jogo. A pressão está aumentando e é necessário mesclar experiência com juventude. Makelelê sempre entra bem no jogo, justíssimo sua oportunidade como titular, mas ele sai muito para o ataque, precisando de um “quebrador de bola” pra cobrir suas saídas. Amaral é o nome para ser 1o. volante. O meio de campo do Grêmio está desorganizado, produz pouco. Magrão não sabe se apóia ou defende, daí perde rendimento.

  • Luís Felipe diz: 31 de outubro de 2008

    Concordo plenamente no seu comentário quanto ao Adílson. Esse jogador surgiu muito bem com Mano Menezes, e teve algumas oportunidades com o Mancini. Roth simplesmente o esqueceu, não dando nenhuma oportunidade, enquanto outros, como Orteman e Amaral, que não corresponderam, tiveram várias. A não ser por necessidades (cartões e lesões), não é hora de bruscas mudanças. Trocaria Douglas por Morales nesse time por você escalado.

  • roberto diz: 31 de outubro de 2008

    o esquema é o seguinte: põe 500 paus na mão do Leão pra ele ganhar este campeonato…ano q vem traz o renato

  • Mateus diz: 31 de outubro de 2008

    Já que mexeram no time que estava ganhando, que tal voltar a ele, com pequenas alterações por desempenho? Acho que Victor, Léo, Rever e Thiego, Matione, Rafael Carioca, Tcheco, Souza e Pico, Perea e Marcel. (para domingo, Amaral no lugar do Carioca, que está suspenso). Até acho o Reinaldo mais jogador que o Marcel, mas como dupla, a que mais deu certo é mesmo Perea e Marcel.

  • paulo salbego diz: 31 de outubro de 2008

    do seu time, tiro douglas poe perea, deixa o guri pro segundo tempo, entra no meio, não d atacante.
    segundo tempo tem alternativa se nao der certo o ataque d por morales no lugar do perea.

  • Daniel Sinigaglia diz: 31 de outubro de 2008

    Sou a favor da idéia de se tentar com volantes nas alas na falta de um jogador melhor para a posição. No caso, Makelelê na esquerda, que deu boas respostas quando jogou adiantado em uma ou duas raras participações. Um segundo ponto que acho importante é tentar usar o Souza centralizado, e deslocar o Tcheco para outro lugar, tal qual se propõe. Finalmente, não concordo com D. Costa na frente. Acho que ele deu uma resposta apenas razoável. Pode ser outro ao lado de Reinaldo. Um atacante de ofício.

  • Gilberto H. diz: 31 de outubro de 2008

    Num 2-6-2, assim: Victor; Réver e Thiego; Felipe, Makelele, Adilson, Tcheco, Souza e Ortemann; Reinaldo e Perea. Quer montar de outro jeito? Veja: Victor; Réver e Thiego; Felipe, Makelele, Adilson e Ortemann; Tcheco e Souza; Reinaldo e Perea. Assim fica um 2-4-2-2; Ou ainda: Victor; Felipe, Réver, Thiego e Ortemann; Makelele, Adilson, Tcheco e Souza; Reinaldo e Perea (4-4-2) E finalmente: Victor; Felipe, Réver, Thiego e Ortemann; Makelele, Adilson e Tcheco; Souza, Reinaldo e Perea (4-3-3).Então?

  • Adriano diz: 1 de novembro de 2008

    Acho que deveria ser: Victor; Thiego, Jean, Réver; Mattione, Carioca ( no proximo jogo Amaral na 1ª função), Tcheco, Makelele na ala e Souza como meia armador; no ataque Soares e Morales.

  • TSalvatore diz: 31 de outubro de 2008

    Assim embaixo na tua lista. Infelizmente o Grêmio QUER perder esse título. O consolo é exatametne o Inter, que vai viver de gauchão no centenário, Libertadores para eles só daqui a 98 anos. Não fosse isso, estaria tudo perdido. Uma pena, perdemos esse título mais porque não temos um técnico decente do que por não ter um bom centroavante. Mas, enfim, para Santa Rita tudo é possível. Abs!

  • Eduardo Rodriguez diz: 31 de outubro de 2008

    Caro Zini: concordo com essa escalaçao gremista, porém acho que Douglas, por ser pretendido no exterior, está cuidando as canelas. Em quanto a Souza, acho que centraliza demais a bola e enlentece o meio de campo que já é lento pelas características dos outros titulares. Estou esgotando minha fé no Grêmio porque nao creio em Celso Roth. O time nao tem quem saiba chutar a gol e o técnico nao ensaia jogadas de ataque.

  • Marcelo GTI diz: 31 de outubro de 2008

    Penso igual ao colega Vinicius Rodrigues.
    Li seu post e tomei um susto ao ver no final sua sugestão de escalação.
    Você criticou duramente as escolhas do Roth e acabou escalando o mesmo time e esquema que ele.

    Mas acho que para um jogo no Olimpico, contra o Figueira, dá pra arriscar mais.
    Eu jogaria com um 4-4-2 com Souza no meio porque, como vemos em todos os jogos, é o lugar que ele vai bem.

    Ao escalar você viu como não é tão simples montar o time. Não é, Zini?

    Abraço.

  • Adriano diz: 2 de novembro de 2008

    Isso para deixar o Souza livre para jogar.

  • Cristian diz: 1 de novembro de 2008

    Ôpa, Makelele na ala esquerda, entendi certo? Quem é o professor Pardal? Quer dizer que colocar o Souza de ala, que ao menos já jogou nessa posição no São Paulo, é invenção?

  • Rudson diz: 2 de novembro de 2008

    Problema? Sim! Veja: Na Zaga: O Léo tá péssimo, no meio W.Magrão erra todos os passes e o ÍDOLO THECO é, sempre foi e será lento, fraco no chute e no drible, e no ataque temos: PEREA, SOARES, MARCEL, MORALLES E ANDRÉ LUIS. E QUEM É O TÉCNICO? PRONTO, ISSO RESPONDE ONDE HÁ O PROBLEMA E QUAL É O GALHO…

  • Adriano diz: 2 de novembro de 2008

    o Makele já jogou na ala, embora que fosse a direita, no Palmeiras. A minha escolha é pelo fato do Tcheco não ter muita força na marcação, com ele teriamos mais força na marcação, pricipalmente depois do jogo contra o Cruzeiro onde 2 gols foram marcados com jogadas saidas pelo lado esquerdo.

  • JorgeEduardo diz: 31 de outubro de 2008

    Esses torcedores são uns passionais, fanáticos, não entendem e não enxergam nada de futebol. O Renato enterrou o Fluminense e o Vasco e os caras ficam clamando por ele. Tenha dó. Vão se internar na Pinel que lá é o lugar de vocês.

  • pad diz: 2 de novembro de 2008

    mauricio todeschini, vc falou tudo. é um mointe de palpiteiro e qdo a coisa não vai caem de pau encima do treinador. a enome, digo ENORME maioria dos que escrevem aquie e em outros chats não entendem nada de futebol. não tem memória e a cronica em grande parte, oportunista, comandada por paulo santana

  • Julio Lemos diz: 1 de novembro de 2008

    Concordo com a escalação que tu propuseste, Zini, para o combate contra o Figueirense. Realmente, o Makelele parece ser a única solução para a ala esquerda que tanto nos aflige. No entanto, faria duas alterações: deixaria o Douglas e o Reinaldo para o 2º tempo e começava com Perea e Moralles (que alías, nem foi relacionado).

  • Mauricio Todeschini diz: 1 de novembro de 2008

    Não condeno o ROTH porque TODA a crônica esportiva disse que tinha que mudar. Ora tinha que mudar do 3-5-2 porque o esquema ja estava manjado e tinha pouca gente no meio-campo, ora porque tinha que sair MARCEL, PICO, HÉLDER, PAULO SÉRGIO, que tinha que entrar SOUZA, DOUGLAS, REINALDO, ORTEMAN, MORALES etc. A mídia toda falava, e agora que não deu certo, condena. Assim é fácil. Neste ponto defendo o treinador. Falar depois é acerto na certa.

  • Cristian diz: 1 de novembro de 2008

    Só não esqueçam, Zini e colaboradores, que com o bom esquema 3-5-2, que foi vitorioso no primeiro turno, o Grêmio também vinha perdendo e jogando muito mal. “Esquecer” disso é ser oportunista e simplório demais. E tenho certeza de que se, por milagre, o Roth escalasse exatamente o time sugerido pelo Zini e perdesse, viriam novas críticas do tipo: “esse cara tá na função errada”, ou “o fulaninho que tá no banco é muito melhor”, etc. E novas sugestões de escalações mágicas apareceriam.

  • Luís Alberto Floriano Machado Gonçalves diz: 31 de outubro de 2008

    Deus te abençôe, Zini! Tu és o único cronista do Rio Grande que lembra do Adilson! Eu o considero um jogador muito mais pronto que o Douglas Costa! O verdadeiro talento do Olímpico! O Adilson tem personalidade forte, já é um homem! E de fato tem mais futebol que os outros 2 volantes juntos. O Douglas ainda é um menino. Agora, o Grêmio precisa muito mais de raça do que de talento sem força. Pelo mesmo motivo o Souza é descartável nesta hora. Só pode jogar se o Tcheco se machucar. O Roth é cego?

  • Junior diz: 31 de outubro de 2008

    Sai Makelelê e entra Pico: Não tem ala esquerdo, coloca esse guri pra jogar, depois que ele saiu o rendimento do time caiu.
    Sai Douglas e entra Soares: Douglas jogou pouco e Soares parece mais determinado e tem mais raça.
    Reinaldo ou Perea: Tenho essa dúvida, porém é fácil de resolver, jogo rápido e rasteiro = Perea; jogo aéreo Reinaldo ou ainda aposta uma ficha no Marcel.

  • Bernardo diz: 2 de novembro de 2008

    ZINI, O PROFESSOR PARDAL

    Victor, Thiego Léo e Réver

    Paulo Sérgio Makelele Adilson Tcheco e Anderson Picles

    Ciclon Perea e Marcelao

Envie seu Comentário