Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Dupla precisa de novas referências no futebol

26 de novembro de 2008 42

Grêmio e Inter sempre foram referência um para o outro, secular referência. Quando os guerreiros do Grêmio tomaram o Japão, os lanceiros do Inter fizeram carga igual e ocuparam o monte Fuji como missão de vida anos depois. Hoje se discute qual o que vale mais e a conversa anima os fãs de bar em bar.

Quando os dois caíram em diferentes momentos e de distintas maneiras na história, eles olharam o vizinho e analisaram a sua saúde. Se o adversários estava mal também, OK, tudo bem. Não vamos nos preocupar demais.

Os tempos mudaram, as referências não são mais as mesmas de um passado muito recente. Não podem ser.

Os dois precisam buscar outros parâmetros. Mirar-se no São Paulo, por exemplo. O clube quer R$ 32 milhões anuais pela marca que ostentar na sua camisa campeã em 2009. É um recorde. Sete anos atrás, o terceiro mais popular clube do Brasil recebia R$ 6 milhões.

A Dupla deve lembrar do exemplo do Boca como vencedor, como fábrica de craques na sua categoria de base, estudar a organização de um Manchester United ou de um Real Madrid dentro, fora e em volta do campo.

Não adianta mais, é bobagem, achar que está tudo bem se o rival também está mal. O adversário local é apenas uma fonte de rivalidade. Não deve mais servir como parâmetro.

Se a dupla Gre-Nal deseja mesmo crescer sem parar, tomar o trono nacional das competentes mãos paulistas, precisa mudar o foco de uma vez por todas. Olhar os melhores do Exterior como exemplo.

O melhor da aldeia já não faz mais milagres. A aldeia sumiu. Vale o global. Ninguém faz mais nada sozinho. A Dupla precisa encontrar grandes parceiros com urgência, refazer seus planejamentos, pensar a longo prazo (uma década) reforçar seus times, encher os estádios e mandar ver.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Comentários (42)

  • tomaz diz: 27 de novembro de 2008

    concordo com tua opiniao, só acho que as tuas recomendacoes de novas referencias ja foram buscadas e estao sendo aplicadas. ha quase 10 anos o inter começou o planejamento do momento atual, os dois brigam pelas cabeças dos campeonatos que disputam - nao só entre si - tem enorme quadro de associados. nao entendi o proposito do teu post.

  • Andrei diz: 27 de novembro de 2008

    Quem primeiro olhou prá fora do país foi o Grêmio. O Inter conquistou o tri-campeonato brasileiro e achou que este feito bastava. Os lanceiros aos quais você se refere, meu caro Zini, levaram mais do que anos para se aproximarem do Grêmio, levaram décadas - exatos 23 anos. Agora, eles estáo felizes da vida com a segunda divisão da América. É por isso que o Grêmio foi e sempre será vanguarda por aqui.

  • ze(colorado) diz: 27 de novembro de 2008

    AO NOSSO AMIGO "Grêmio: único rumo ao TRI da América e 1ª do ranking". VIU? É DISSO QUE O ZINI TA FALANDO. TU TA SATISFEITO PORQUE TEU TIME VAI CLASSIFICAR PRA LIBERTA E O INTER NÃO. E ISSO TE BASTA? TENTAR MENOSPREZAR A SULAMERICANA É O QUE TE RESTA. OS DIRIGENTES PENSAM IGUAL A TI. POR ISSO QUE TEU TIME NAO GANHA NEM GAUCHÃO MAIS.

  • PEDRO GAUCHO diz: 27 de novembro de 2008

    ALGUEM DE VOCÊS JÁ VIU UM DIRIGENTE DO SÃO PAULO SENDO PROCESSADO POR ROUBO? NO GRÊMIO JÁ.
    ALGUEM DE VOCÊS JÁ VIU O SÃO PAULO VENDER CRIANÇAS CRAQUES DE 18 ANOS, POR MICHARIA? NO GRÊMIO JÁ, E NÃO FORAM POUCOS.
    ALGUEM DE VOCÊS VIU ALGUM DIA O SÃO PAULO VENDER O CRAQUE DO ANO A PREÇO DE BANANA, NO ULTIMO DIA DO MANDATO DE UM PRESIDENTE? NO GRÊMIO JÁ (ALCINDO VENDIDO PRO JAPÃO PELO BANDEIRA).
    ALGUEM DE VOCÊS JÁ VIU O SÃO PAULO COM TREINADOR MEDÍOCRE E DESEMPREGADO? NO GRÊMIO É SÓ O QUE DÁ.

  • Vinicius diz: 26 de novembro de 2008

    Concordo mas acho que deveria ter escrito isso antes. A dupla com certeza já mudou os parâmetros. o Inter antes e o Grêmio depois. Há alguns anos o Grêmio chega no campeonato brasileiro, vice da América no ano passado. O Grêmio cresce ano a ano. no mínino há uns 5 anos que um não é parâmetro do outro. Sua gestões são diferentes, o Inter não tem um Rodrigo Caetano e continua mais tradicional mas tbm está dando certo. o Grêmio decidiu investir mais na sua maneira histórica de jogar futebol...

  • Vinicius diz: 26 de novembro de 2008

    ..[CONT] e nos jogadores feitos em casa como forma de se diferenciar no mercado, gerando altas receitas com as vendas, baixo custo durante na montagem do time mas também alta produção, haja vista a 2º colocação com meio time feito em casa sendo o planejamento estratégico feito para que o Grêmio tenha todo o time feito em casa em 2011. na minha opinião, tua análise está totalmente equivocada e totalmente inoportuna. Apenas caíria bem há uns 4 ou 5 anos atrás.

  • antonio augusto biermann pinto diz: 27 de novembro de 2008

    Zini, a dupla chegou a um momento que, pode parecer absurdo, mas que há muito se anuncia e não há como fugir dele: o momento em que, mais do que nunca, um precisa do outro, no sentido não da rivalidade pela rivalidade, que essa já não os sustenta mais, mas sim da rivalidade enquanto mola propulsora de um futuro bom para os dois, enquanto marketing conjunto, trabalhado de forma inteligente.Ambos precisam entender que é ora de se unirem para planejar seu maior trunfo:serem grandes, mas rivais...

  • Joca diz: 27 de novembro de 2008

    O Grêmio tem de parar com essa coisa de garra e Geral empurrando no Olímpico. Chega disse. CHEGA! É preciso ter bons jogadores, mirar longe e ser campeão. Puxa, na década passada, deitamos e rolamos. E agora ´[e tudo no limite da paixão... E ainda temos de ver os mortos-vivos do Beira-Rio redivivos, comemorando até "Copa" Dubai. É dose.

  • Luke diz: 27 de novembro de 2008

    poxa...não custa comentar que o Estudiantes é o décimo Primeiro no argentino....vc para falar bem do Grêmio...é f.... vamos ser coerentes...não tenho nada contra o título do Inter....mas tem que comentar que esta acontecendo contra times de quinta CATEGORIA...por favor....é o mínimo....

  • Luiz Antônio Drulla Brandão diz: 27 de novembro de 2008

    Na mosca, caro Zini!E digo mais, um deve ajudar o outro .

  • Cristiano Alvorcem diz: 27 de novembro de 2008

    Encher estádios é normal para a dupla, revelar craques, também, encontrar parceiros?! ISL, Traffic?! Acho que não é o caminho.
    A dupla sempre teve como principal "inimigo" o co-irmão, tanto que hoje, Porto Alegre é a única cidade do país com dois estádios particulares dignos de nota e dois títulos mundiais de dois times diferentes!
    A dupla tem que continuar olhando o vizinho, investindo nas categorias de base e buscando o equilíbrio financeiro!

  • TEO ALEXANDRE diz: 27 de novembro de 2008

    Falou muito bonito,mas acho que a dupla já tá neste caminho,afinal estão ampliando quadro social, aumentando estadios e dando lucro,um é vice brasileiro outro a caminho do titulo sulamericano ,enquanto os "famosos" Corintians e Flamengo estão falidos sem falar de botafogo,fluminense,etc...

  • alexandre diz: 27 de novembro de 2008

    Eu não quero ser campeão da sulamericana, com certeza!

  • Borges diz: 27 de novembro de 2008

    Olha o absurdo que um gremista postou aqui: "Seeeempre devemos apoiar o tricolor. Algumas pessoas falam em ano ruim, mas nao vejo assim. Estamos nas ultimas rodadas com possibilidade de titulo. Qdo foi a ultima vez em que chegamos nessas condicoes nesse sistema de pontos corridos???" EU TO MUITO TRISTE, POIS A CEGUEIRA QUE ENVOLVEU NOSSA PEQUENA DIREÇÃO AGORA TOMA CONTA DA NAÇÃO... ACHO QUE VALE LEMBRA DO SENNA: "EU NÃO CORRO PRA PERDER".. O GRÊMIO ENCERRA + UM ANO SEM NADA E HÁ QUEM APLAUDA!

  • Vinicius diz: 26 de novembro de 2008

    ...[Cont]isso sem falar na Arena do Grêmio, que é algo que não existe na América latina. Quer dizer, é nítido que há muito tempo que Grêmio e Inter não são mais parâmetro um para o outro. É cada um por si e Gre-nal só no campo. Mas isso que tu escreveste é o que eu noto na maioria de vcs, colunistas. pensam que Grêmio e Inter são apenas times de futebol mas deixaram de ser apenas isso, felizmente. O Grêmio se reformulou para voltar à elite, é organizado e isso é meio time e ganha jogo.

  • Tobias Bundchen diz: 27 de novembro de 2008

    Penso que vc está muito certo, mas fazer o quê se nossos dirigentes são amadores???

  • Gilberto Silva diz: 26 de novembro de 2008

    Corretíssimo Zini, porém, o que falta ao Grêmio, por ex., são dirigentes com visão, capacidade e competência pra gerir o futebol de forma profissional mesmo. Um clube não pode ter lampejos de profissionalismo de forma sazonal. Isso precisa se tornar perene para que se possa falar em futuro planejado. Qdo um bom dirigente surge, no caso o Rodrigo Caetenao, os amadores que comandam o clube, viram a cara e fazem beicinho pra sua competência, que salta aos olhos em se comparando com os demais.

  • Vitor Hugo Rinter diz: 27 de novembro de 2008

    Olha Zini,teu post merece vários reparos,apesar que a tua intenção é a melhor possível: - a dupla GRENAL vem enchendo estádios e só perde para clubes como o Flamengo,assim mesmo quando esse clube vai muito bem nas competições; - espelhar-se nos clubes europeus como?O sucesso deles apoia-se muito na condição econômica.A nossa base é muito melhor que a deles,o que fazem mesmo é comprar todo o mundo a peso de euros; - foi olhando um para o outro que se transformaram nos gigantes que são hoje.

  • Fernando Valadares diz: 27 de novembro de 2008

    Excelente esta tua constatação, Zini.
    Os nosso times são administrados de forma amadora e patriarcal, como se ainda vivessemos no século passado.
    É preciso evoluir, investir em tecnologia, em profissinais especializados, que possam dinamizar a estrutura e os conceitos atuais de gestão de futebol. É preciso ter objetivos claros e encontrar os meios adequados de alcancá-los que não sejam com sucessivos fracassos. É preciso acostumar-se com o siucesso e principalmente saber mantê-lo.

  • Rafael diz: 27 de novembro de 2008

    Quanto ao patrocinio da camisa, eh exatamente a minha opiniao. O Gremio deve dar valor a sua marca, ao seu nome! Quer aparecer na nossa camisa? Entao pague! Se for pra receber mixaria, fica sem patrocinio, pelo menos a camisa fica ainda mais bonita ...

  • Vinicius diz: 27 de novembro de 2008

    O post está totalmente fora de contexto...esse tempo à que tu se refere já passou faz tempo. A dupla só cresce e estão cada vez mais planejados, sólidos e profissionais!

  • silvio jaime fernandes diz: 27 de novembro de 2008

    Olá Zini:...teu comentário está perfeito.Também acho que a dupla devem parar de serem referencias à eles mesmos. O São Paulo é uma referencia a ser seguida.A Diretoria consegue "blindar" o grupo e treinador e a torcida sãopaulina, entende e aceita.A verdade é que gremio e Inter disputam apenas quem é o menos ruim.Que esta rivalidade "burra" fique apenas no Gauhão.Deixa para a torcida o livre arbitrio de expressar sua emoções.

  • Filipe diz: 27 de novembro de 2008

    "Quando os guerreiros do Grêmio tomaram o Japão, os lanceiros do Inter fizeram carga igual e ocuparam o monte Fuji como missão de vida anos depois". Anos depois não, MUITOS, MUITOS ANOS DEPOIS, hehehe.

  • ezequiel diz: 27 de novembro de 2008

    Planejamento a longo prazo. Koff fazia isso, Carvalho faz isso.

    Espero que o Kroeff faça também.

  • Rodrigo diz: 27 de novembro de 2008

    O comentário pode ter algum fundo de verdade para o Gremio, mas não diz nada ao Inter, que não precisa se espelhar em clube algum no Brasil. São Paulo? Eles que venham aprender como se faz um quadro social digno de um clube de classe mundial. Gestão profissional? O Internacional dá lucro há 3 anos se não me engano, quer mais profissional que isso?
    O fato de não estarmos no topo da tabela do Brasileirão não é indício de falta de administração, mas de problemas pontuais na temporada 2008.

  • Silvio Frazão diz: 26 de novembro de 2008

    Sou Gremista e concordo, aqui ou em qualquer lugar do Brasil, desdeham Inter e Grêmio, a dupla tem que ser a melhor do Brasil e futuramente será a melhor da América. Sou gremista de coração mas gosto e torço para o Inter e os outros times gauchos.

  • JorgeEduardo diz: 27 de novembro de 2008

    Parabéns, Zini, é isso aí mesmo.

  • Marcelo Benitez diz: 27 de novembro de 2008

    Em um passado recente, vi uma reportagem de cunho esportivo fazendo alusão aos centros de treinamente das categorias de base, e como eram e são importantes para times como Lyon, Ajax e outros destaques da Europa, São verdadeiras fábricas de craques, a infrainstrutura oferecidade é excelente para os garotos que tem acompanhamento em todas as áres de formação para que se tornem excelentes pessoas e talvez jogadores profissionais.
    E disso que a Dupla precisa, jogadores com estrutura!

  • Pedro diz: 27 de novembro de 2008

    A palavra-chave é PROFISSIONALISMO. Chega de empresários e profissionais liberais no comando, aparentemente sem receber nenhum tostão. É muita ingenuidade acreditar que dêem o melhor de si somente pela paixão. Ou desviam recursos ou não se comprometem com o futuro do clube como deveriam.

  • Abreu Martins da Silva diz: 27 de novembro de 2008

    Zini! Concordo contigo! Os nossos clubes aqui de POA,devem abraçar as tuas palavras,e começar a pensar grande!A rivalidde é boa,é estimulante até, porem nos tempos atuais,os clubes devem procurar um estilo mais empresarial,ñ só por sobrevivência,como tbm de condições a seus jgs,sua torcida e visibilidade ao nosso estado,tão distante das "capitais",lembrando a letra e musica dos Engº do Hawai,lembram?O INTER é o q me parece o mais inclinado a essa condição.Tem demonstrado!Veja o quadro de sócios!

  • colorado do povo e todas as raças diz: 27 de novembro de 2008

    Vou repetir principalmente aos pobres coitados ezquizofrenicos,nanicos que se consideram grande coisa e que temram grande coisa e que tem se manifestado por aqui:A referência do INTERNACIONAL não pode ser e não é um clube de segunda como nautico, juventude, gremio. A nossa turma é BARÇA,INTER DE MILÃO, BOCA JR,SÃO PAULO etc... Sugiro aos raivosos tratamento psiquiatrico urgente,ja estão se matando entre eles e a tendência é piorar bastante,para eles.

  • João Geraldo Koerig diz: 27 de novembro de 2008

    ZINI!!!!

    BOTA AÍ O PLACAR DA ARGENTINA !!!!!

    (parece que ninguém queria esse 1 x 0)

    DÁ-LHE I N T E R ! ! ! ! !

  • Grêmio: único rumo ao TRI da América e 1ª do ranking diz: 27 de novembro de 2008

    Sobre a grande final dessa semana, acho normal a imprensa valorizar o torneio, já que é o que restou para os clubes que o estão disputando, sendo que outros de maior expressão jogaram com os reservas, pois disputaram ou atingiram objetivos maiores, ex: vaga na Libertadores de 2009, antes o grande sonho de alguns. Assim, só resta parabenizar o grande futuro campeão da Copa Lupi Martins. Acho que era isso de importante neste ano futebolístico...não deve ter faltado nada...

  • Luciano Mega diz: 27 de novembro de 2008

    Até que enfim alguém falou o que eu acho. De que adianta ser sexto e ficar feliz porque o adversário ficou em 12º como no ano passado. Como gremisto eu digo que acho que o problema do Grêmio ultimamente passa por uma espécie de "apequenamento" nas horas decisivas, acho que o Grêmio deveria voltar a se pensar como grande que é deixar o discurso de coitado e sem dinheiro que usa atualmente. ESTA PRA MIM É A GRANDE MISSÃO DO NOVO PRESIDENTE!!!!

  • Pedro diz: 27 de novembro de 2008

    E o marketing ?? Sempre voltado para aqueles abnegados que frequentam o estadio. Esses já são cativos. Compram produtos do clube, são sócios e não passam de um universo (exagerado)de 100.000 torcedores. O foco do marketing deve ser os outros milhões que torcem à distancia, apaixonados também mas que por um motivo ou outro não podem frequentar o estádio, nem fazer parte da vida do clube.
    O foco é ele porque são milhões.

  • emerson diz: 27 de novembro de 2008

    Zini, podias fazer um post falando um pouco sobre a administração dos clubes que citaste : Boca, ManU e Real.

  • Bruno Vitório Bozzetto diz: 27 de novembro de 2008

    Concordo... mas nas bandas de SP as coisas são diferentes... sócios pagam mais, incentivos financeiros vem aos montes, patrocinadores mais sólidos, enfim, se analisarmos no geral, da dupla grenal apenas o Inter está pensando na frente... correto claro mencionar q frustrou a todos no brasileiro, mas obviamente pq a equipe era de longo prazo, e nao curto prazo! Se este Inter classificasse pra Libertadores, eu apostaria uma fortuna nele para ser campeão, mesmo o SP sendo o que é. Abraço! Bruno.

  • Frederico diz: 26 de novembro de 2008

    Muito bom o teu post zini..concordo totalmente gremio se contenta com muito pouco...não sei se os dirigentes do gremio já analisam e estudam como os grandes clubes europeus trabalham. Poderiam até mesmo estudar o são paulo que sempre está na ponta...mas uma coisa que me deixa chateado é o valor do patrocinio do gremio e de seu material esportivo, que comparado com o são paulo por exemplo é gritante a diferença.. acho que a sua visão de futebol e muito boa,muito inteligente nas tuas colocaçoes.

  • colorado do povo e todas as raças diz: 26 de novembro de 2008

    Zini,eu concordo contigo. As referências do INTERNACIONAL devem ser o BARÇA, o BOCA JR, o INTER DE MILÃO, o SÃO PAULO afinal nem o velho grenal pode ser mais considerado clássico,onde ja se viu clássico com um dos oponentes com mais de vinte vitórias de vantagem.

  • Roberto diz: 29 de novembro de 2008

    Anônimo Colorado do Povo, para ti e todos os que se manifestam como tu, dêem graças aos céus que o Grêmio venceu, já em 1983, o Mundial Interclubes (assim como Santos, Milan, Liverpool e outros grandes clubes mundiais). E a Libertadores em 1983 e 1995. Só assim vocês passaram a desejar o céu. Mesmo assim, foram muito incompetentes, rastejaram durante 23 anos,e somente conseguiram parte destes títulos em 2006. Vocês é que foram pequenos esse tempo todo, amigo. Não o Grêmio.

  • marcos diz: 29 de novembro de 2008

    cansa cansa mesmo ver esses comentarinhos escreverem estas bobagens, o inter grande...putz so foi agora a pouco, passaram uma decada ou mais sendo pequenos, estão grandes agora..tudo bem mas não fiquem mascarados, o gremio, e eu sou gremista, delira, sonha mas ta longe do que eu espero. garra vontade nunca faltou, mas precisa mais do que isto, precissa pensar e não é para qualquer um. então para, chega de se achar, vale pro dois.

  • Giuliano Marcel Dionisio Reis diz: 29 de novembro de 2008

    Zini te respeito muito mas comparar hoje em dia inter e grêmio não existe um tem direçao e o outro não o internacional será o único time ao final do ano com superavit mesmo sem ter os milionarios patrocinios de times paulistas... será o time ater o maior número de sócios da américa além de ter um time com três craques pro cnetenário esse teu coitadismo doeu pq aqui se faz futebol tão competente quanto no resto do brasil e do mundo só q tu não está acompanmhando espero q pesquise mais.

    Não comparei. Pelo contrário, Giuliano. Quero que os dois se mirem em exemplos de fora, os melhores possíveis.

Envie seu Comentário