Paulista, casado com gaúcha, passou uma semana entre Porto Alegre, Gramado e Atlântida, marinheiro de primeira viagem ao extremo sul. Corintiano, habituê do Parque São Jorge, sua primeira lembrança de infância é o chute-foguete de Rivelino. O futebol sempre o envolveu. Faz parte do seu dia, todo o dia.
Seu rápido contato com os gaúchos, amigos, familiares da patroa, o envolveram na realidade local, cercado que estava de gremistas e colorados. O que mais o impressionou foi a rivalidade entre os locais.
Nunca viu nada igual, parecido, exceto, talvez, o clima que tira do prumo os escoceses do Celtic e do Rangers. Mas na briga das ilhas britânica entra religião e um ódio secular. Aí, a análise é outra.
O que mais o impressionou foi o desdém que um azul tem por outro vermelho e a recíproca é verdadeira. Notou que mesmo vencendo de forma invicta o Gauchão, os gremistas só colocaram defeitos nos adversários. Não ouviu um só elogio ao futebol do Colorado.
Do outro lado, notou a ciumeira para com a Libertadores e uma certeza que os inimigos do Tricolor eram os três piores times do mundo. Nada prestava. A melhor campanha no torneio não significava absolutamente nada.
Com alguns tentou conversar, ponderar, apontar os elogios que os dois estavam recebendo da mídia do centro do país, mas não conseguiu atenção.
Voou de volta nesta quinta, impressionando com a fama dos argentinos da Dupla, com a força das duas torcidas nos dois jogos que acompanhou (Guarani e Boyacá), com o desrespeito aos pedestres nas proximidades do Olímpico e do Beira-Rio em dias de jogos.
Voltou sem atender os pedidos dos parentes de assumir o lado azul ou o vermelho, mesmo com torcedor distante.
Levou duas camisas, uma de cada time de presente e embarcou sem entender os reais motivos que levam o gaúcho a não admirar o seu futebol das suas equipes como um todo.
Viajou crente que o futebol gaúcho não existe. O que vale é o futebol de Grêmio ou de Inter. Nunca os dois, juntos, somados. Só um, um só, o outro é zero, nada, lixo.
Postado por Zini, Porto Alegre
Comentários