Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 27 novembro 2009

Arbitragem gaúcha: de excelência à interrogação

27 de novembro de 2009 4


O ano começou perfeito para os três melhores árbitros gaúchos, Carlos Simon, 44 anos, Leonardo Gaciba, 38, e Leandro Vuadem, 34. Foram escolhidos os três melhores do país. Quase temporada inteira depois, a perfeição se transformou em interrogação. Simon foi suspenso pela CBF, Gaciba perdeu o escudo da Fifa. Vuaden está fora da lista dos três melhores de 2009 que, por sua vez, contempla Gaciba.

Membro da Comissão de Árbitros da CBF, Luiz Cunha Martins, 58 anos, socorre o trio SGV. Lembra que Simon vai para a terceira Copa, que Gaciba pode voltar a Fifa em 2011 e que Vuaden, com o seu estilo europeu, mostra competência a cada jogo, mas não é mais a novidade que foi em 2008. Cunha Martins lamenta a perda de duas vagas na Fifa pela arbitragem gaúcha, depois que Gaciba rodou nos testes físicos, em Montevidéu, e pelos 45 anos que Simon completa em setembro.

Cunha Martins acha muito difícil que o Rio Grande do Sul volte a contar com três árbitros entre os 10 brasileiros da Fifa no próximos anos. Hoje, por exemplo, não há nenhum árbitro gaúcho nas categorias dos Aspirantes à Fifa. Gaciba, sem poder usar o escudo da Fifa a partir de janeiro, entra na categoria dos Especiais, que podem apitar grandes clássicos brasileiros, mas não partidas continentais. Dos novos, Cunha Martins lembra de Márcio Chagas (“bom tecnicamente”) e de Jean Pierre Lima (“enérgico, disciplinador”), mas ainda verdes demais para alcançar logo o distintivo máximo da Fifa.

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Méndez, da LDU, já esteve nos planos colorados

27 de novembro de 2009 37

Bieler (E) e Méndez são os artilheiros da Copa Sul-Americana/EFE
Herói da LDU, três estufadas de rede contra o Fluminense, quarta, Edison Méndez, 30 anos, foi sonho de Fernando Carvalho pós-Libertadores 2006. Os euros do PSV falaram mais alto e o equatoriano jogou por três anos na Holanda. Voltou ao Equador em agosto.

Méndez marcou sete gols na Sul-Americana. O artilheiro do torneio é o seu companheiro Bieler, com oito anotações.

Após a goleada nas alturas, o novo carrasco do Flu revelou seu sonho de jogar no Brasil.

>>> Torcedor, chegou a hora de Carvalho voltar a sonhar com Méndez?

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share

Grêmio já tem um terço do valor de Maxi López

27 de novembro de 2009 20

Mauro Vieira, Banco de Dados
O Grêmio já tem disponível um terço dos 1,5 milhão de euros que o FC Moscou exige pelos direitos federativos de Maxi López. O resto precisa ser coberto pelos investidores.

A ideia é ficar com o jogador até o final do ano que vem, negociá-lo na janela de janeiro de 2011. O centroavante concorda. A Europa faz parte do seu projeto de vida.

>>> O argentino que caiu nas graças da torcida azul disputou 40 jogos com a camiseta tricolor. Tem em seu currículo 17 vitórias, 12 empates e 11 derrotas. O argentino marcou 16 gols, sendo um no Gauchão (em sete jogos), quatro na Libertadores (em nove jogos) e 11 no Brasileiro (disputando 24 partidas).

Postado por Zini, Porto Alegre

Bookmark and Share