Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

A saída para melhorar os gramados do Interior para o Gauchão 2010

29 de dezembro de 2009 9

Especialista em gramados esportivos, agrônoma por formação, a gaúcha Maristela Kuhn (foto) está atenta aos tapetes nem sempre verdes dos 16 estádios do Gauchão 2010, que se inicia em 18 dias. Ela avisa que a melhor grama do Interior é a do Estádio Alfredo Jaconi. Em cima do muro, diz que os gramados dos estádios Olímpico e Beira-Rio são iguais, donos da mesma grama, a perfeita Bermuda, e que recebem cuidados idênticos e diários.

Maristela funciona como uma consultora técnica dos times do Interior. Ela dá dicas, oferece receitas. Está sempre disponível:

– Se for para gastar, compre o adubo certo, plante a grama correta, remende com a grama ideal. Faça um investimento inteligente. Eu posso ensinar como molhar a grama, como corrigir os buracos – avisa.

Um dos maiores problemas dos carentes gramados dos estádios do interior do Rio Grande do Sul é seu desconfortável piso, sempre duro, desnivelado, lotado de calombos, o que facilita lesões, prejudica passes e o toque de bola.

Para minimizar o histórico problema, ela sugeriu que a Federação Gaúcha de Futebol alugasse um equipamento chamada Verti-Drain. A máquina ajuda a descompactar o gramado, que assim fica mais macio, mais fofo e mais apto a uma partida de futebol.

– O equipamento é holandês, custa 40 mil euros e é muito usado nos melhores estádios da Europa. Mas no Brasil só está disponível se alugado.

Hoje, Maristela vai trabalhar com a Verti-Drain na boa grama do Estádio Parque Lami, casa do Porto Alegre.

Bookmark and Share

Comentários (9)

  • Luiz Carlos Knopp diz: 29 de dezembro de 2009

    O gramado do estádio do ECPelotas, na Boca do Lobo, está um tapete, que todos poerão conferir na abertura do gauchão 2010 no dia 17 de janeiro, no jogo PelotasxGrêmio.

  • CA diz: 29 de dezembro de 2009

    Achei q o melhor gramado do interior era o do Presidente Vargas, em Santa Maria. Era muito ruim antes do time subir para a primeirona, mas depois eles melhoraram baseando-se no gramado do Beira Rio. Se nao é o melhor do interior, deve ser quase. Aliás, tem muitos gramados do Gauchao q é melhor q o dos Aflitos, por exemplo.

  • Erik Badino diz: 29 de dezembro de 2009

    Concordo plenamente com o cuidado que os clubes do interior devem ter com os gramados, sabemos que a situação financeira não é das melhores. Podemos ver o caso do Willian Magrão do Grêmio… ficou 1 ANO sem jogar devido ao desnível do gramado, o que causou o rompimento do ligamento cruzado.

  • Daniel Correa diz: 29 de dezembro de 2009

    Na foto, a grama do Jaconi nao parece tao boa. Se ve alguns buracos e partes amareladas.
    Acho que a grama do Centenario està melhor.

  • joão diz: 29 de dezembro de 2009

    a lesão do W. Magrão não foi porcausa do desnível gramado, e sim devido a uma dívidida de bola normal de jogo. Fatalidade.
    Agora, este aparelho já foi usado ano passado, com sensível melhora dos gramados. Agora tá na hora de a FGF atuar também no problema das más iluminações dos estádios.

  • Aurélio diz: 29 de dezembro de 2009

    Só pra constar, essa foto é da época em que estavam “instalando” o gramado novo do Jaconi.
    Não estava nem pronto ainda.

  • Tiago diz: 29 de dezembro de 2009

    O gramado do Colosso da Lagoa é muito bom…historicamente sempre foi um dos melhores do estado

  • Rodrigo diz: 30 de dezembro de 2009

    Imagina so se alguma que sair alguma boa a respeito do Juventude não vai ter algem para contestar, é incrivel

  • gilnei gomes de medeiros diz: 1 de janeiro de 2010

    Eu não entendo de gramados mas preciso entrar em contato com Luis Carlos Knopp. ô cara, acesse “vovocontando.blogspot.com” e lerás algumas historias que certamente te trarão boas recordações.
    Um abraço e feliz 2010/ Gilnei.

Envie seu Comentário