Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

O homem que buscou Renato

15 de agosto de 2010 17

Alberto Guerra, 36 anos, dava os seus primeiros e firmes passos no Olímpico aos 10 anos de idade quando Renato, 47, driblava o mundo em Tóquio em 1983. Vinte e sete anos depois, numa segunda feira de inverno, de crise e de caras feias em azul, preto e branco, ele estava ao alcance dos olhos do velho herói num restaurante da Zona Sul do Rio de Janeiro na missão mais importante da sua vida de dirigente.

Sob uma espaçosa mesa de toalha branca, num espaço frequentado pelos VIPs cariocas, uma proposta para que o melhor jogador da história gremista voltasse ao palco de cimento de algumas de suas melhores atuações, sem as velhas chuteiras, com o abrigo de treinador. O salário passava dos R$ 200 mil, mais um prêmio de R$ 1 milhão para colocar o clube na faixa da Libertadores em 2010 e afastava a questão pessoal, o amor ao clube, a força do coração.

A visita era profissional.

Com 15 anos de Grêmio, com atuação na área jurídica, de onde saíram grandes nomes da história do clube, o advogado Guerra, casado, duas filhas, se policiou para não contratar a lenda. Ele ainda vê uma aura em Renato, uma visão tipicamente gremista depois de tantas lembranças, mas, naquele dia, precisava notar algo mais.

Não queria mentir para si mesmo, nem estender qualquer falsidade aos outros milhões de gremistas que precisam enxergá-lo como o novo (e forte) homem de futebol do Grêmio. Logo, ele baniria Rodrigo do vestiário e implantaria a sua marca. Foi uma mensagem interna.

Depois, olho no olho, deu um recado definitivo ao grupo de jogadores em cinco minutos de porta fechadas.

“O Grêmio está acima de todos, sempre”.

Na conversa de quatro horas com Renato, eles não tocaram no passado, se agarraram no presente difícil – mais complicado ainda depois da derrota de quinta-feira que sacou o Grêmio da Copa Sul-Americana.

Guerra sabatinou o técnico que foi campeão da Copa do Brasil. Questionou os conhecimentos táticos do treinador, sentiu sua motivação, observou a confiança, se comoveu com o desejo que o ex-jogador demonstrou para treinar a equipe e vencer. Se surpreendeu com o conhecimento que Renato tem dos jogadores gremistas. Guerra sentiu que Renato é hoje um agregador, mais ainda, um disciplinador, bem diferente da imagem de rebelde que o atacante cultivava nos seus tempos de jogador.

Renato mudou.

É outra pessoa. Está mais centrado.

Alberto Guerra chegou ansioso ao restaurante. Saiu convicto de que Renato Portaluppi, nascido em Guaporé, filho de família humilde de origem italiana, é o técnico ideal para a complicada realidade gremista no Brasileirão, atolado na zona do rebaixamento, 10 jogos consecutivos sem vitória.

O novo homem do futebol gremista não buscou o eterno jogador, a lenda, o autor da maior e mais famosa jogada da história do clube. Contratou um profissional que foi campeão da Copa do Brasil, que disputou uma final de Copa Libertadores da América, mas também com tropeços em quase uma década de carreira.

Um dos dirigentes mais jovens do clube – de um Grêmio que não se aplica na renovação dos seus quadros diretivos, onde a política clubística superou a paixão pelo Tricolor em algumas instâncias –, Guerra está colocando na ponta da lança dos resultados o seu futuro. Ele sabe que sua experiência ao lado de Luiz Onofre Meira no futebol não foi boa. Os resultados são a maior prova, apesar do título gaúcho. A torcida se afastou do estádio, está carente, está indignada.

Guerra é jovem, aprendeu.

Ele se aliou a Renato. Está confiante.

Não há parceiro melhor no momento no nervoso Olímpico.

Pode procurar.

Bookmark and Share

Comentários (17)

  • roberto diz: 15 de agosto de 2010

    Zini:
    Só quem tem uma guerra no nome é que poderia estar a frente do departamento de futebol, nesse momento. Deixemos a ciu”meira”, e esperemos que essa batalha seja vencida. À vitória.
    um abraço
    Roberto

  • Miguel uruguaio e Gremista” diz: 15 de agosto de 2010

    E isso ai Gremio Gente Nova <jovens com talento e capacidade de gerir este grande Club inclusive Presidente deveria ser mais jovem tambem. chega de veios que nem eu, Vamos Gremio uma vitoria hoje e començamos a viver uma nova era , vamos nos preparar para o Futuro este ano os veinhos perderam eles com falta de conhecimentos em Futebol,trazer, leandro (namoramos eles +que o Safir e a xuxa) para que ex jogador, (douglas) bem feito para a torcida vaiamos e mandamos Tcheco embora, HUgo (bem feito tambem) não tivemos paciencia com eo Herrera, Ozeas bem feito vaiamos o Leo que merecia, e o Rever veio se oefereer e não contratamos, e so sobra para o Gremio o refugo que nimguem quer mais , mais vamos la DALE TRICOLOR QUE A PESAR DE TODO ISSO TU ES IMORTAL DALE GREMIO

  • BARTH S. diz: 15 de agosto de 2010

    ACREDITO QUE A FRASE DO DIRETOR GUERRA :“O Grêmio está acima de todos, sempre”. NÃO É SIMPLESMENTE UMA FRASE, É MAIS DO QUE ISSO, “É UM PRINCÍPIO”. PENSO QUE DO “SONOLENTO” PRESIDENTE AO INOPERANTE” CONSELHO, ESTE PRINCÍPIO DEVERIA ESTAR ARRAIGADO, E NÃO FAZER DESSAS PARTICIPAÇÕES TEMPORÁRIAS UMA EXPOSIÇÃO DE VAIDOSISMO.
    TORCIDA TRICOLR: ESTE É O PRINCÍPIO! QUEM SEGUIR ESTÁ DENTRO, QUEM NÃO SEGUIR ESTÁ FORA. “CHEGA DE FIGURÃO VAIDOSO E MEDALHÃO NEGLIGENTE”.
    O GRÊMIO É DA TORCIDA!

  • bosco diz: 15 de agosto de 2010

    Renato é o cara do tri da serie B!
    Perdeu a segundona da America, enquanto nos seguimos na final da serie A.
    kkkkkk

  • Jan diz: 15 de agosto de 2010

    Parabéns Zini finalment vc fez um blog decent, parabéns mesmo.

  • Márcio Becker diz: 15 de agosto de 2010

    “Não há parceiro melhor”. Essa eu vou cobrar.

  • ramendes dos santos diz: 15 de agosto de 2010

    Se vcs acham que o Renato é a solução, então é só lembrar o passado VASCO E FLUMINENSE que com ele fiaram sempre beirando a segundona

  • flavio diz: 15 de agosto de 2010

    Bruno César
    Informações pessoais
    Nome completo Bruno César Zanaki
    Data de nasc. 3 de Novembro de 1988 (21 anos)
    Local de nasc. Santa Bárbara d´Oeste, Brasil
    Altura 1,77 m
    Peso 73 kg
    Apelido Tévez
    Informações profissionais
    Clube atual Corinthians
    Número 10
    Posição Meio Campo
    Clubes de juventude

    2005-2006
    2007-2008 União Barbarense
    Bahia
    Grêmio
    Clubes profissionais2
    Anos Clubes Jogos (golos)
    2009
    2009
    2009-2010
    2010- Ulbra
    Noroeste
    Santo André
    Corinthians 6 (2)
    12 (1)
    23 (8)
    9 (7)

    2 Partidas e gols totais pelo
    clube, atualizados até 08 de julho

  • dorico diz: 15 de agosto de 2010

    O Renato eh IGULZINHOS a muitos outros trreinadores MEDROSOS. Veja o gremio hoje domingo jogando com o goias no olimpico, precisando desesperadamente da vitoria e nosso grande treinador, vai de 361 e pra piorara o 1 eh simplemente O PIOR ATACANTE DO MUNDO. Gente gremio de jonas, douglas cgordito, sem movimentacao alguma, fabio santos, ferdinando, é segunda, ou melhor 3. vez na divisao indesejada. Esperava um pouquinho mais do renato. Pode ate ganhar do goias com jonas e cia, mas NAO HA FUTURO COM ESTES ….

  • Stéfano diz: 15 de agosto de 2010

    Parabéns zini pela reportagem! O Grêmio precisa de homens como o Guerra, com pensamentos novos e modernos, que tem uma visão de futebol diferente dos velhos dirigentes como Meira. O Grêmio precisa de engajar no sistema de gestão de futebol atual, com planejamentos e investimentos que vão trazer retorno mais tarde; profissionais que trabalhem no Grêmio e para o Grêmio crescer hoje e sempre! DALE TRICOLOR!

  • elaine ruckert diz: 15 de agosto de 2010

    PREZADO ZINI, SEI QUE O SR. É COLORADO, MAS ESTE TEXTO É DE MUITO IMPARCIALIDADE. PARABENS.

  • Samuel Ritter diz: 15 de agosto de 2010

    Há algo grandioso reservado para nós gremistas!!! EU ACREDITO!!!

  • valdenor diz: 15 de agosto de 2010

    Mas há uma imprecisão: o estigma que paira sobre Renato fez com nunca se reconhecesse um grande mérito. Em tempos recentes, ele e somente ele esteve à frente de um time brasileiro que barrou o Boca, ou outro grande time argentino, numa fase final da Libertadores. Com Chico Buarque no Maracanã lotado, um Fluminense “solto e aplicado” deu um (ainda não igualado) baile no melhor do futebol clubístico argentino (ainda distante da sua queda). Com Renato aprendi algo: contra Riquelme o gênio de Dodô. Doentes da presunção absurda de poder prescindir da excepcionalidade em nome da pegada (Felipe Melo no lugar de Sandro ou Hernandez), esquecemos fácil daquilo que nos difere. Dá-lhe Renato, contigo Douglas e Borges hão de jogar o que sabe.

  • rogerio diz: 15 de agosto de 2010

    Eu não entendo o Sr. Kroeff e os Conselho do Grêmio, o ano de 2009 em meio a LIBERTADORES (eles) deixaram o Clube Gremio sem treinador, agora…^( SEM COMENTÁRIOS ).

  • Benedito diz: 16 de agosto de 2010

    O Renato, para os gremistas de verdade, não é apenas mais um treinador. Renato é a maior esperança simplesmente pelo motivo de ser gremista. Não importa se ele vai acertar ou vai errar. O que importa é que suas atitudes sempre terão o interesse a favor do clube e de seus torcedores. Uma pessoa que nem o Renato, que eu tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente, protagonista do maior feito do Grêmio e que tantos anos depois expressa o seu amor pelo clube, só pode ter o apoio de todos nós.

  • Carlos Ribeiro diz: 16 de agosto de 2010

    Eu tenho a mesma idade do Guerra,também guardo na retina aquele ano de 1983,acho que a parte mais difícil na contratação foi não se emocionar ao falar com o idolo,eu não sei se conseguiria.

  • cesar c neto diz: 16 de agosto de 2010

    Zini
    fiquei extremamente aliviado e feliz com a saída da zona de rebaixamento. Mas tem uma coisa que é fundamental. Se acharem que com Edilson, Ozéa, Fábio Santos, Rafael Marques, Ferdinando além de outros menos cotados estaremos livres do rebaixamento… ESTARÃO COMPLETAMENTE ENGANADOS! TEM QUE CONTRATAR 2 ZAGUEIROS urgente!!! dispensar o FÁBIO SANTOS IMPRETERIVELMENTE!!! Este lateral é a maior ruindade que ví verstir a camisa tricolor. Erra 95% DOS CRUZAMENTOS E NÃO MARCA NINGUÉM!!! Por favor, não se deixem enganar por uma vitória sobre o 19º colocado em casa!!!

Envie seu Comentário