Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

O enigma Gilberto Silva

23 de maio de 2011 20

No auge do Brasileirão, em outubro, Gilberto Silva completa 35 anos. Na teoria, a contratação do volante de quase cem jogos na Seleção é 10. Na prática, é preciso ver.

Volante precisa ser ágil, veloz e preciso no bote. Os jogadores mais veteranos sentem a correria, os deslocamentos, os piques atrás dos rápidos atacantes adversários. Mas os 35 anos batem diferente nos jogadores. Uns sentem menos outros mais.

Não se recomenda veteranos para a primeira posição do meio-campo, onde se corre demais, onde às vezes se corre pelo time inteiro. Mas Gilberto Silva carrega a experiência de homem de Seleção Brasileira, entre 2001 e 2010, e pode oferecer suas vivência de Europa aos mais jovens no Olímpico.

Se ele jogar no Olímpico a mesma bola que o fez titular na Seleção, que o consagrou no Arsenal, o Grêmio fez a contratação do ano. Mas, antes de tudo, é preciso ver o jogador em ação.  É difícil falar antes. Quem chega da Europa sempre precisa de um tempo para a readaptação.

Quem o conhece sabe que o mineiro de Lagoa da Prata é um jogador tranquilo, disciplinado e batalhador. Homem de grupo, centrado e exemplar.

Bookmark and Share

Comentários (20)

  • jorge diz: 23 de maio de 2011

    Essa contratacao mostra o pouco conhecimento dos dirigentes em relacao ao mercado.
    Se G. SIlva tivesse 19,20 anos…seria otimo.
    Mas Gilberto Silva como grande contratacao…? Com quase 40 anos??
    Isso ate a bisavo do Sardinha faria.

  • Valair Ferreira diz: 23 de maio de 2011

    Quando não contrata levam corneta
    Quando contrata um cara consagrado na posição, aí tem mais corneta.

    Haja paciência..

    Esse cara chega, veste a camisa e sai jogando com a 5, que faz horas que precisávamos…

    E o Rocha, que marca, corre e sabe jogar vai mais a frente, sem deixar a defesa desprotegida.

    Depois mais 2 meias. Douglas e Marquinhos, ou um deles e o Lúcio. Fácil.

    Só falta uma dupla de zaga titular. Pode ser um zagueirão experiente pela esquerda com o M. Fernandes ou outro o Vilson pela Direita.

    Não entendo essas críticas pesadas com o Odone. Fez errado em não ter reforçado para a Libertadores, mas agora está fazendo o que pode.

  • Luiz Meireles diz: 23 de maio de 2011

    Mais do que nunca Paulo Paixão se faz necessário para colocar Gilberto na ponta dos cascos. Com o atual preparador físico, tenho minhas dúvidas. Se não consegue com Adilson e Magrão mais difícil com Gilberto.

  • Paulo diz: 23 de maio de 2011

    Concordo com o leitor Valair Ferreira. A diretoria do Grêmio está naquela situação: “preso por ter cão, preso por não ter cão”. Quando não contrataram, foram omissos. Quando contratam, levam “pau” de tudo que é lado porque contrataram errado. Queria ver esses pseudo-torcedores, ou os jornalistas, do outro lado, tendo que tomar as decisões. Fácil é criticar. Decidir, ao contrário, é dificílimo. E, pelo que se vê, leva-se “pau” de qualquer jeito: agindo ou não.

  • Marcus Vinicius diz: 23 de maio de 2011

    Pois é Jorge, o seu Valair Ferreira tem razão… Pára de reclamar e cornetear agora, eu sou um q estava criticando e mto o Sr. Paulo Odone, e ñ retiro minhas críticas, porém agora o mesmo esta fazendo o certo, é esse tipo de jogador que o Grêmio precisa, com bagagem nas costas, rodado… nosso Tricolor já está cheio de gurizada (é bom) mas é preciso mesclar, sem experiência é difícil!!!! Aí vão dizer: “Ah, mas foi o Lúcio q cometeu aqle pênalti infantil contra o Corinthians”, td bem, ele é humano, experiente ou ñ erra.
    Outra coisa, MTO IMPORTANTE, TDS NÓS, TORCEDORES GREMISTAS, TEREMOS Q TER PACIÊNCIA, DAR TEMPO P/ O GILBERTO SILVA SE READAPTAR AO FUTEBOL BRASILEIRO, P/ QUEM ESTÁ A 10 ANOS NA EUROPA, NÃO É FÁCIL! TIVEMOS PACIÊNCIA C/ O ROCCA E HJ ELE TÁ AÍ, MELHOR VOLANTE EM ATIVIDADE NO BRASIL!

  • Guto diz: 23 de maio de 2011

    É. Mas depois de jogar, é fácil, Zini. A opinião tem que vir ANTES de jogar! E ANTES de jogar, é uma péssima contratação. Jogador com 35 anos de idade. Some-se as idades de Douglas e Rochemback, temos UM SÉCULO no meio de campo.

    É DEMAIS!

  • Gerson diz: 23 de maio de 2011

    É um jogador que sempre foi lento e de passe ruim, mais um para atrasar o meio campo do Grêmio e puxar contra-ataques para os adversários, coisa que atualmente douglas e rochemback fazem muito, sobrando só Adilson para correr e marcar.

  • Alexandre diz: 23 de maio de 2011

    Vai dar para montar um bom time, vejamos como pode ficar:
    VICTOR, GABRIEL, VILSON, ? e LÚCIO; G.SILVA, ROCHEMBAKC, DOUGLAS e MARQUINHOS; LEANDRO E ANDRÉ LIMA.
    Ainda tem Marcelo Grohe, M.Fernandes, Adilson, W.Magrão, Saimon, Neuton (este para lateral esquerda), Escudero, Miralles, talvez Paredes, entre outros menos cotados.
    Vai dar para brigar de igual para igual com qualquer time do brasileirão.

  • Leonardo diz: 23 de maio de 2011

    Quando a direção faz algo que presta, sempre tem corneteiro pra discordar. Faz o seguinte amigão, faz um favor pra torcida tricolor, e começa a torcer pelo Guiñazu (esse sim, grande volante de seleção).

  • Mário Luís diz: 23 de maio de 2011

    Sr Ferreira, só temos que acertar: nem sempre “fazer o que pode” é o suficiente.
    O preço de não contratar antes pode custar um turno completo do brasileirão. E aí, adeus título! Tenho sérias dúvidas da necessidade desta contratação. É muito dinheiro, para pouca perspectiva. Quem sabe ele joga de zagueiro?!? Esta é a grande carência. Já teremos atacantes, contando com a volta do André Lima e as contratações de Miralles e Paredes. Mas enfim, Tricolor até morrer (mesmo que sem título)!!!!!

  • flavio diz: 23 de maio de 2011

    Sim o Gremio está precisando de jogadores cascudos na DEFESA e NAO no meio. Todos jogadores atuais do meio são cascudos: Douglas, Roquemback, Lucio, Escudero, Pacheco e até o Adilson e o W Magrão são cascudos. O Gilberto Silva é um ex-jogador que irá disputar posição com Roquemback e Adilson (super titulares)!!!! Mais um equívoco da Direção.
    Já na defesa não há um único jogador experiente: Mario, Saimon, Neuton e…quem mais? ISTO É O QUE SE CHAMA FALTA DE HABILIDADE PARA DEFINIR PRIORIDADES. tanto do presidente como do treinador. Nesta linha ambos serão trucidados pela torcida ou pior…serão abandonados pela torcida.
    Quem viver verá!!!

  • Mauricio diz: 23 de maio de 2011

    Não vou ficar em cima do muro.

    Pra mim a diretoria fez uma péssima contratação.

    Pelos seguintes motivos:

    1- Já na Copa de 2010 Gilberto era criticado por ser ineficiente já há alguns anos;
    2- É a posição em que o Grêmio está melhor servido: FÁBIO ROCKEMBACK, ADÍLSON, WILLIAN MAGRÃO e FERNANDO.
    3- 1o volante velho não é nada recomendável.

    Tem tudo pra dar errado.

    É o tipo de contratação para a diretoria tentar enganar a torcida…dizendo que contratou jogador de seleção e tal…

  • ivan diz: 23 de maio de 2011

    Ele vem para jogar de andador ou cadeiras de rodas? O homem está muito velho Zini, se pegar garotinho de 19, 20 vão fazer a festa em cima do vovô

  • PAULO PORTO – CAMPEÃO DE TUDO diz: 24 de maio de 2011

    AO LEONARDO:
    OBRIGADO POR ELOGIAR O GUINAZÚ, AFINAL ELE É BI CAMPEÃO DA AMÉRICA E CAMPEÃO DA COPA SUL AMERICANA PELO INTERNACIONAL.
    HAAAA ESQUECI, TAMBÉM É CAMPEÃO GAÚCHO PELO INTER EM CIMA DE ROCHEMBACK, ADÍLSON E CIA.

  • Guto diz: 24 de maio de 2011

    Na contrapartida, é duro quererem que a gente agora peça ao Vaticano a beatificação do Odone, por contratar um jogador e meio, quando precisamos de SEIS, no mínimo! Depois de tudo que fizeram esse ano, querer que se elogie a contratação de um jogador do Colo-Colo e outro com TRINTA E CINCO ANOS é para arrebentar com o fígado do guerreiro!

    Está TUDO errado no Grêmio, e só não vê quem não quer. O maior problema do ano tem sido a defesa. Eles começam pelo ataque. Tem volante? Eles trazem outro! Não tem zagueiro, e um deles ainda quebra a perna (graças ao bom e misericordioso Deus!), e eles não falam em NINGUÉM PARA A ZAGA! Não! Falam em Paredes, que é atacante. E Marquinhos (Jesus! Outro do Avaí! E que não quer vir, ainda por cima! Só isso já é motivo para não contratar. Ou, melhor ainda, para contratar e mandar para Eldorado!), que é meia. Zagueiro, necas! E o único jogador que vão dispensar, pelo jeito, é o Rafael Marques. Que é… ZAGUEIRO!

    Mas tá tudo certo. Vamos aplaudir e “alentar”. Depois não sabem porque não ganham coisa alguma desde 2001…

  • Pedro Fernando diz: 24 de maio de 2011

    Bacana Zini, descreve tudo perfeitament, mas como e 1 jogador d conduta exemplar, q c cuida, d grupo, d selecao, e o + important, vai jogar do lado d Rochemback, nao e qualquer 1, axo q vai c tornar +facil p ele, pod ter certeza q ele gostou do seu companheiro d posicao q vai ter ao lado, isto facilita, e outra, melhora p o coitado do Douglas, injusticado q e, tem q jogar do lado d 1 lateral esquerdo q e otimo como lateral esquerdo mas como meia meu deus, nao sei quem inventou essa bobagem, digo isso pq melhora protecao e o passe.

  • João Carlos diz: 24 de maio de 2011

    Leonardo, tem gente que não entende ironia.

  • Benedito Mieczniskoski diz: 24 de maio de 2011

    Concordo que a direção do Grêmio, no campo do futebol, está deixando a desejar, assim como acho que no meio campo o Grêmio está bem servido de jogadores. Mas, Sr. Zini, é flagrante a diferença de tratamento (no seu caso, Zini) nos assuntos do Grêmio e do Internacional. O Grêmio contratou o Gilberto Silva e o colunista escreve que é uma incógnita. Já o Internacional contratou o Gilberto que já veio como grande, pronto, já marcou diversos gols. Quando o Grêmio trouxe o Renato, também era incerto o seu futuro, já o Falcão veio como grande, técnico consagrado. É difícil acreditar em você assim, Sr. Zini. Acho que um pouco de imparcialidade (na profissão) é bom até para quem é fanático torcedor de um clube

  • Edu Tex diz: 24 de maio de 2011

    Joga 10 vezes mais que qualquer Guinazu “bate até na sombra da mãe” da vida.

    ZININTER, te preocupa com teu timeco que contratou o “CRACK” Gilberto Paraiba, ou Ceará, ou Alagoano…sei lá…é td igual mesmo!!!

    FIASCO FIFA 2020 – SÓ ELES TEM!!!

  • RAFAEL FRANCISCO NEVES diz: 24 de maio de 2011

    Acho mesmo que Gilberto Silva não tem mais idade para ser 1 homem de meio campo em time grande, deveria encerrar a carreira em um time médio para pequeno.

    Nunca achei ele com futebol de seleção brasileira, mas se ainda tivesse uns 30 anos, com certeza para um time como o Grêmio acrescentaria bastante.

    Agora, vejam, relembrem as trajetórias desse Odone no Grêmio, ele sempre fez isso, ele fica “namorando” o jogador 3 anos, um ano não dá, outro também, aí quando o cara está perto dos 40 já em decadência futebolística, ele contrata. Logicamente a tendência é que dê errado, como no caso do Amoroso.

    Depois ele vem com uma cara de pau aos microfones dizer que contratou um “medalhão” para atender a torcida, mas que sabe que medalhão não dá certo no Grêmio.

    Só no Grêmio não dá certo, e principalmente os que ele contrata porque não entende, não conhece futebol dentro das 4 linhas, conhece nos bastidores, no meio da politicagem, isso ele conhece bem.

Envie seu Comentário