O consultor Amir Somoggi, da BDO do Brazil, fala sobre a fuga do público nos estádios brasileiros:
Na Copa do Brasil, a média de pessoas nos estádios está em 7.632 pessoas por jogo, e no Brasileirão, 11.227 nas primeiras duas rodadas. O público sumiu. Alguma explicação, Amir ?
– Embora tenhamos um campeonato extremamente competitivo, nossas ações de marketing para levar público aos estádios ainda são da “era da pedra lascada”. Quando comparado com o público europeu fica claro que não importa se o time está em primeiro ou em ultimo, sempre vemos os estádios completamente lotados. Os departamentos de marketing dos clubes precisam atuar de forma mais agressiva e criativa na atração de público.
Qual o caminho para atrair torcedores?
– Promover cada partida junto aos torcedores, sendo sócios ou não. Criar ações que criem uma atmosfera de entretenimento para atrair mais público. Fazer como na Europa, onde os clubes perceberam que a diversificação de serviços dentro dos estádios é fundamental para que as receitas por torcedor evoluam e não fiquem restritas só à venda dos bilhetes para as partidas.
Você pode calcular a média ideal de público no Brasileirão?
– Acima dos 25 mil torcedores por partida. Em 2011, a Série A apresentou média de 14.976. Os novos estádios da Copa do Mundo devem ajudar nesse processo, mas tem que se criar ações de marketing, venda antecipada de lugares (e liberação de lugares para os sócios que não vão às partidas), ingressos para empresas, entre outros.
Comentários