Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Europa em crise mergulha na Euro 2012

07 de junho de 2012 2

A Euro 2012 é uma Copa do Mundo sem Brasil, Argentina e Uruguai. Gera um terço dos dividendos financeiros de um Mundial, deve atrair uma média de 150 milhões de espectadores planetários a cada 90 minutos.

É o maior espetáculo de futebol da Europa, o segundo do mundo. É o líder, dependendo do gosto de quem o vê.

É, ao mesmo tempo, um oásis temporário para a turbulenta Europa dos nossos dias. Entre esta sexta-feira e o primeiro dia do mês que vem, os habitantes do continente, ao lado dos ilhéus ingleses e irlandeses, trocam o mundo cruel da zona do Euro pela fantasia do Euro do futebol.

O placebo chegou. Avisem todos aí.

Dá para viajar no futebol, como se navega num filme, numa série de TV, e esquecer o mundo que se complica lá fora. O futebol tem o poder. Afasta uma realidade. Planta outra, mesmo passageira, fugaz. Se entrega quem quer, quem precisa e os gregos, com mais de 50% dos seus jovens desempregados, que enfrentam os poloneses, nesta sexta, necessitam muito de uma distração programada.

Assim como os italianos, que precisam acreditar outra vez no futebol (e na recuperação do país), já que seus campeonatos fedem de podres. Os resultados arranjados desnortearam o fã. Ninguém sabe mais o que é verdadeiro, o que é falso, comprado, predefinido, no Calcio. Na Euro, pelo menos no território das chuteiras, nada se compra.

Os espanhóis, por sua vez, necessitaram de R$ 100 bilhões para salvar seus bancos desnorteados. Sem Madrid e Barça, a seleção é um bálsamo, uma fuga quase perfeita ao lado dos craques Xavi e Iniesta – Messi fará falta.

A Ucrânia, que afronta os direitos humanos e será boicotada pelos políticos regionais, e a Polônia são os países-sedes do torneio de 16 seleções.

Espanha, Alemanha e Holanda, nesta ordem, são os favoritos.

A Europa continuará trincando, quebrando, mas os gritos de gol devem obstruir milhões de canais auditivos nas próximas três ruidosos semanas. Primeiro o futebol, depois a crise. Já que só ela é real.

Bookmark and Share

Comentários (2)

  • Marco diz: 7 de junho de 2012

    Euro 2012?

  • Josiano diz: 7 de junho de 2012

    Zini, vou ter q cobrar consultoria, não é a primeira, hein...
    rsrsrsrs

Envie seu Comentário