Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Árbitros erram nas duas finais e Palmeiras é campeão

12 de julho de 2012 76

A Copa do Brasil é do Palmeiras. O empate no Paraná, 1 a 1, garantiu o título.

Do lado da taça, no museu do clube, os árbitros das finais, o goiano Wilton Pereira Sampaio e o mineiro Sandro Meira Ricci, radicado em Goiás, merecem um lugar especial, um retrato, um busto, uma lembrança, uma mimo, uma faixa verde de campeão.

Eles foram decisivos. Ajudaram os paulistas, sempre eles, nos dois jogos – mesmo sem desejo, quero crer.

Eles fazem parte da renovação da arbitragem brasileira promovida pela CBF, agora dominada por dirigentes paulistas. Os árbitros fracassaram nas decisões.

Sampaio assinalou um pênalti que não existiu no primeiro jogo, em Barueri. Então, não marcou um que favorecia os paranaenses. Vergonha!

Ricci viu uma falta que não aconteceu na segunda partida. Marcou e o Palmeiras empatou. De novo!

O Palmeiras venceu seu segundo título. Felipão viu sua quarta faixa. Felipão merece a festa, mas nem ele pode esquecer do apito amigo, mesmo na Libertadores 2013.

O Palmeiras é o segundo paulista a garantir vaga no torneio sul-americano, depois do Corinthians.

Os paulistas foram dominados pelo Coritiba nos dois jogos, mas marcaram três gols, sofreram um, venceram uma partida, empataram a outra.

Sem os brasileiros da Libertadores 2012, sistema que vai mudar no ano que vem, a Copa do Brasil perdeu qualidade, o bom futebol, doses maiores de emoção. Foi um torneio pobre, ralo em talentos, discreto.

O Palmeiras é o melhor exemplo. Tem um equipe limitada, mas, sob o comando de Felipão, soube jogar, competir e vencer. Parecia entregue antes de superar o Grêmio. Venceu, ultrapassou o Coritiba e festejou a conquista, o primeiro título depois de 12 anos.

Mas quem viu os dois jogos sabe e pode repetir. O Palmeiras só venceu porque os árbitros erraram nas decisões. Pode contar. Espalhar. Os árbitros erraram duas vezes e sempre contra o Coritiba, que não tem força política na CBF.

Bookmark and Share

Comentários (76)

  • Ricardo diz: 12 de julho de 2012

    Assino em baixo tudo e digo mais, esquecestes de outro detalhe vergonhoso.

    Imoral um patrocinador duma competição patrocinar um clube na mesma competição.

    Foi escancaradamente jogada de MARKENTING!

    Por isto nem assistí os jogos, o circo estava armado, e os trouxas do paraná acreditava, coitados.

    Enqunto os clubes do SUL disputarem finais contra os do eixo Rio-São Paulo, a CBF e a turma da arbitragem não deixará nenhum deles ser campeão.

    O futebol brasileiro ficou nojento.

    O reflexo está na seleção, sem graca e sem criatividade, o time voltará cedinho de Londres e em 2014 o Brasil só sediará a Copa, quem vencerá?

    Uma seleção européia!

  • Diego Mello diz: 12 de julho de 2012

    Baixaria esse time do Palmeiras, muito fraco, foi na sorte.
    Ganharam não por competência deles, e sim por incompetência do Grêmio e do Coritiba.
    Méritos todos ao Felipão que fez esse time jogar.

  • Flamarion diz: 12 de julho de 2012

    Como se isto fosse novidade.
    Sempre foi assim. Exemplo claro também está no CB que, depois da mudança para pontos corridos, nunca um time fora do eixo RIO-SP-MG, será campeão.
    Quanto a Copa “KIA” do Brasil, no momento que notei que o Palmeiras tem no patrocínio, o mesmo que realiza a copa (ou seria somente coincidência), eu já sabia quem seria o campeão. E parece que acertei…..
    O futebol virou comércio. Ganha quem tem força política e MUITO dinheiro.

  • Fabrício diz: 12 de julho de 2012

    Parabéns Zini, tem descer a verdade na cabeça desses cartolas. Chega de manipulação de resultados. tá uma vergonha, e como nós não torcemos pelo Coritiba fica o protesto em nome da verdade.

  • Rafael diz: 12 de julho de 2012

    Zini, tu és o único, até agora, a ter coragem de denunciar o óbvio. A arbitragem brasileira parece um remake da roupa nova do rei. O rei está nu. Nós estamos nus. E nos iludindo achando que temos alguma chance em torneios nacionais…

  • edison diz: 12 de julho de 2012

    sera prq o coritiba não tem força politica, ou prq o palmeiras e a copa do brasil tem o mesmo patrocinador master?

    E ai Zini o que vove me diz?

  • Renan diz: 12 de julho de 2012

    Caro Zini, sinto que esse post tem uma segunda intenção por trás. Creio que tu só esteja tocando nessa tecla porque o gremio foi, supostamente, prejudicado na partida diante do Santos no domingo. Dessa forma, lhe faço o seguinte questionamento: porque tu não fez uma campanha como essa quando o Corinthians ganhou do Inter na Copa do Brasil de 2009, graças ao apito amigo, pois nas duas finais as arbitragens foram péssimas, tendo beneficiado, e muito, o time paulista? Porque tu não fala do jogo do Palmeiras e porto-alegrense aqui no olimpico, válido pela segunda rodada do brasileiro, quando além de validar um gol irregular do gremio, o juiz não marcou um penalti claro a favor do henrique, fazendo com que o porto-alegrense garantisse a vitória? São apenas questionamentos…

  • francisco diz: 12 de julho de 2012

    Estao acabando com o futebol,
    Cada vez me empolgo menos,
    Acho que a maioria das pessoas com outras opcoes de lazer tambem,
    Aos poucos esse business vai acabar.

  • José Soares diz: 12 de julho de 2012

    Concordo plenamente. Não fosse as más arbitragens e talvez a sorte fosse diferente. Por conta disso o futebol as vezes decepciona. Como o que vale é taça no armário, parabéns ao Felipão! Mas seria bom que o teu comentário sobre esta “forcinha” que a arbitragem deu pudesse repercutir no centro do país. O que não creio vá acontecer, uma pena!

  • Luciano Simas diz: 12 de julho de 2012

    Zini, não és tu que é contrário ao uso da tecnologia no futebol? Nesses momentos, quem sabe não seria útil? Não te entendo, mesmo. Pena que nunca passam meus comentários, pelo seu moderador. Mesmo assim, ainda continuo lendo sua coluna, mesmo não dando valor aos seus leitores gremistas. Abraços e viva Felipão.

  • leonardo diz: 12 de julho de 2012

    e contra o gremio nao ?!?!?
    os caras fizeram a maior cera da historia em barueri..
    so na briga e expulsao do edilson e do henrique foram mais de 4 minutos de paralização
    e o cara de 4 min de acrescimo!

    VARZEA!

  • Elder Fassini diz: 12 de julho de 2012

    Zini, a cada 10 anos talvez 01 título escape de SP. A Libertadores está garantida para o Corinthians, após ajuda no Brasileirão do ano passado para chegar na LA. Teve ajuda também na Commebol. A Copa do Brasil está garantida ao Palmeira, pasme pela qualidade técnica, com ajuda também. Já o Brasileirão 2012, depois de 3 gols irregulares para o Santos ou anulados para o Grêmio, já se sabe que será do São Paulo ou do Santos ou mesmo Corinthians e Palmeiras.
    Os demais estados deveriam se unir contra esta maracutaia. Nenhum arbitro vai querer ficar contra times Paulistas se a imprensa formadora de opinião nacional e a CBF, são paulistas.

  • Dilson diz: 12 de julho de 2012

    Sobrou vontade e faltou futebol nas finais. O Palmeiras é sério candidato ao rebaixamento. Somente não cairá por absoluta desqualificação dos demais candidatos à ponta de baixo.

  • LUIS EDUARDO diz: 12 de julho de 2012

    Zini, o futebol e jogo de contato e o juiz tem que decidir em segundos. Voce errou ao dizer que Sandro esta radicado em Goias. O s dois sao do DF, sendo que Wilton pertence aos quadros de Goias e Sandro aos quadros de Pernambuco.

  • Jeferson diz: 12 de julho de 2012

    Existe uma coincidência muito suspeita nesse caso. A patrocinadora “master” da copa do brasil é a mesma do palmeiras. Kia motors.
    A arbitragem no Brasil é uma vergonha. Árbitros despreparados, sem critério, que se acham donos da verdade e querem ser as estrelas. Erros de arbitragem sempre irão existir mas aqui no Brasil andam comprometendo o espetáculo. Nas competições europeias o nível é muito superior.

  • Rodrigo diz: 12 de julho de 2012

    os cara não tem nem vergonha mais, o palmeiras ganhou com o juiz ajudando, os 3 gols do palmeiras foram em bola parada, no minimo 2 com a ajuda do ladrão com o apito.

  • Jair Orlando Conrad diz: 12 de julho de 2012

    Sempre é assim. Infelizmente isso sempre acontece contra os times do SUL.

  • cristian vigorena diz: 12 de julho de 2012

    Foi o árbitro que perdeu 3 gols no 1ero jogo? Foi a CBF que deixo Henrique fora do 1er jogo da final por receber um tapa na cara? Foi ele que expulsou o Valdivia? os cara errarem para os dois lados, não venha com essa, mínimo você e torcedor de algum time que anti-Palmeiras…se dedique a escrever alguma novela ou algum livro…pobre seu artigo

  • danilo diz: 12 de julho de 2012

    “Pode contar. Espalhar.” os tenebrosos paulistas atacam outra vez…..hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha…………..

  • Rafa Neves diz: 12 de julho de 2012

    No primeiro jogo houve o penalti no agarrão. No segundo jogo, gostaria de saber quantas faltas ele marcou para o Coritiba que não foram?

    Não acho correto os desclassificados da Libertadores jogarem as finais da Copa do Brasil, acredito que haverá um desequilíbrio técnico no torneio, explico: Em tese, os times classificados para a libertadores irão investir e formar grupos muito mais fortes para essa disputa, enquanto que os times da Copa do Brasil tem grupos mais modestos por conta da dificuldade menor do torneio.

    Logo quando os da libertadores entrarem na Copa do Brasil, levarão larga vantagem de qualidade técnica para a disputa, mas isso tudo em tese.

  • Luiz Machado diz: 12 de julho de 2012

    Vi os dois jogos e concordo. E agora temos o Brasileirão onde veremos muitos “erros” de arbitragem, sempre a favor dos times de SP e Rio. O curioso é como os comentaristas sempre se apressam em dizer que o árbitro estava certo. Aliás, a Globo tem uma central chamada “Sportv” com meia dúzia de comentaristas ecolhidos a dedo para legimitimar toda a pantomima que virou o futebol brasileiro e internacional, ou será que a Copa do Mundo é autêntica?

  • Rafael Nunes diz: 12 de julho de 2012

    Simplesmente EXCELENTE ESSE SEU POST, Zini. SÓ NÃO VIU QUEM NÃO QUIS A ROUBALHEIRA PRÓ-PALMEIRAS nessas finais da Copa do Brasil! UMA VERGONHA o que fizeram com o Coritiba; na dúvida os ÁRBITROS MARCAM A FAVOR DO PALMEIRAS!! Não creio que seja mera coincidência isso, pois quem está no comando da CBF??? Qual a força política do Coritiba junto à CBF??? Sou gaúcho e torço unicamente pelo Internacional; portanto, o resultado dessa final tanto fazia pra mim. Porém, como apreciador do futebol fiquei espantado com a ROUBALHEIRA ESCANCARADA pros paulistas, um caso de polícia! Um clube como o Coritiba faz todo um planejamento e esforço pra chegar numa final e acontece isso, lamentável. Coincidência ou não, DOIS CLUBES DO SUL DO PAÍS GARFEADOS EM COMPETIÇÕES NACIONAIS “concedidas” AOS PAULISTAS: INTER, em 2005; CORITIBA, neste ano. A PODRIDÃO NO FUTEBOL NÃO TEM MAIS FIM, Zini, infelizmente. Abraços Rafael

  • GILBERTO diz: 12 de julho de 2012

    A CBF e uma verdadeira gangue de corruptos e fraudadores, manuzeam jogos, induzem resultados e tantas outras falcatruas, exemplo, vejam o caso de Ricardo Teixeira.

  • Ivan Berger diz: 12 de julho de 2012

    Faltou dizer, Zini,que provavelmente isso tem tudo a ver com a presença do paulista Marin na presidência da CBF. Ao contrário de Ricardo Texeira, que fazia das suas nas encolhas, pouco denotava preferência pelos clubes do Rio, sede na entidade,Marin adora os holofotes e não se faz de rogado para puxar a brasa para a sardinha paulista. A liberação de Nei Franco para dirigir o São Paulo é um exemplo disso. É bom que a atuante e respeitada imprensa esportiva gaúcha fique atenta, pois é óbvio que vai sobrar para a dupla também, a exemplo,aliás, do esbulho sofrido pelo Grêmio na Vila Belmiro.

  • JC Dias diz: 12 de julho de 2012

    Dá licença Zini, preciso sair para vomitar. Mas quer saber? A culpa, no fundo, é dos dirigentes e federações dos clubes dos outros estados, pois agem como aquele bando (qual é o coletivo?) de zebras ou gazelas, que quando uma é atacada por um felino, fogem resignadas. Se esses animais fossem unidos, podiam por o felino para correr. É sempre assim: os demais deram de ombros quando o Inter foi roubado em 2005, assim como dão de ombros agora, quando o Coxa é a vítima. Fizeram o mesmo quando o Braziliense foi roubado em favor do (de novo!) curíntia, e tantas outras vezes em que Grêmio, Atlético Paranaense, etc, etc. foram operados.

  • Adilson Minossi diz: 12 de julho de 2012

    Lapidar, meu caro Zini ! De todos os jornalistas esportivos desse país só você e o MIlton Neves tiveram a coragem de dizer isso. O resto é como biriba de aeroporto, vai pra onde sopra o vento. O Felipão não tem culpa, mas sempre teve mais SORTE do que competência. Nem é preciso mencionar nada sobre sua trajetória desde o Criciúma, Grêmio e depois quando levou meio time do Grêmio para o Palmeiras. E a torcida do Grêmio (nem todos) ainda o endeusam. Não somos Bi-Campeões mundiais inter clubes graças à retranca do Felipão. O Coxa sofreu a maior sacanagem de toda sua história. Acho até que alguns Carlinhos Cachoeira e Demóstenes rondam os clubes e as arbitragens…

  • Jozimar Roberto diz: 12 de julho de 2012

    É ISSO AÍ ZINI!!!!! SÓ ROUBALHEIRA PRO BANDO DOS paulistas!!!! QUEM VIU O JOGO DO GRÊMIO CONTRA O santos SABE TAMBÉM!!!! E VÃO FAZER O são paulo GANHAR O BRASILEIRÃO!!!! APOSTEM!!!!?

  • FELIPE diz: 12 de julho de 2012

    É… sempre tentam arrumar desculpas para as derrotas. Não conseguem admitir que perderam e que não souberam ganhar do Palmeiras. É uma pena mesmo… se vcs acham que a Copa do Brasil é um campeonato ruim, sem força, um torneio pobre… vcs poderiam pensar no ano que vem em serem campeões, neh?! Afinal, ser bi-vice, é complicado… ainda mais de um torneio que vcs consideram ralo em talentos.

    Dá-lhe verdão… campeão!!!!

  • FELIPE diz: 12 de julho de 2012

    BI-VICE!!!

  • robson diz: 12 de julho de 2012

    Sou COXA-BRANCA de coração, e é assim com o Coritiba e todos os times do Sul do País, todos os titulos de ambito nacional, são ganhos derrotando o time adversario, o juiz, os bandeirinhas, a CBF, etc. se não bastasse todos contra um, ainda nesta final tinhamos o patrocinador do Palmeiras sendo o mesmo da Copa do Brasil, mera coincidencia não é? por favor meus amigos, nessa final de 2012, por mais imbecil que seja o cidadão, só diz que não houve roubalheira pro lado de SP quem realmente não tem o minimo de vergonha na cara.

  • Gerson SSA diz: 12 de julho de 2012

    Contra o Coritiba foi ajudado, mas contra o rêmio deu um banho no Luxareta.

  • Rafael diz: 12 de julho de 2012

    Muito bom seu cometário Zeni!!! Eu vi a mesma coisa: erros de arbitragem nas duas partidas foram decisivas!!! Vergonha!!! E, para piorar a desconfiança, o quarto árbitro de ontem foi simplesmente aquele sem vergonha de Pernambuco que garfou o Gremio escandalosamente contra o Santos no domigo. Ao invés de ser punido pelos erros, foi promovido para ser quarto árbitro de uma decisão que também envolvia um time Paulista. Esse é o reflexo do futebol brasileiro que agora negocia direto com a TV!!!

  • Carlos Augusto diz: 12 de julho de 2012

    Concordo com tudo que escreveste. Deu nojo assistir estas finais, o Coritiba foi seriamente prejudicado pela arbitragem nas duas partidas, no entanto, nem Globo, nem ESPN e tampouco Sportv manifestaram-se sobre o ocorrido, acham tudo normal. Parabéns pela coragem.

  • jefersongg diz: 12 de julho de 2012

    Zini, os comentários de arbitragem feitos pelo ex-arbitro gaúcho Gaciba são uma vergonha, pois parece que ele recebeu uma cartilha da globo, que diz que todas as ocorrências favoráveis aos times do eixo rio-sp devem ser consideradas certas, seja qual arbitro que esteja no apito, ele sempre comenta que esta correta a marcação e depois revendo o lance na tv junto com o narrador muda rapidamente de posição diante das imagens que são mostradas em vários ângulos. KKKKK Chega ser ridículo a análise deste cidadão. Sem isenção ele se complica pela parcialidade adotada, pois fica ridícula a sua análise da arbitragem.

  • loacir diz: 12 de julho de 2012

    a chuva do ultimo jogo da final favoreceu muito o time do palmeiras que no primeiro jogo apontou varias falhas , ja o coritiba que e um time de mais velocidade ,jogou muito bem em barueri deixando o palmeiras na roda e perdendo somente para a pessima arbitragem

  • ricardo goes diz: 12 de julho de 2012

    PARABENS! uma pena que os comentaristas de nosso estado (PR) nao tenham sua coragem e ombridade.

  • sidnei diz: 12 de julho de 2012

    Assino embaixo, Arbitragem da KIA . Vergonha este título do Palmeiras. Coxa foi operado sem cirurgia. E o que vai acontecer a eles …? Como você falou merecem uma foto junto ao troféu.

  • eduardo artur jost diz: 12 de julho de 2012

    Boa Noite sou Coxa e parabéns pelo Texto, acho que o Coxa já deveria ter ido ressabiado com arbitragem e assim ter aproveitado as chances criadas que perdeu, pois aí entrou arbitragem, qq tipo de dúvida sempre a favor dos paulistas. Mesmo assim no jogo aqui no Couto eu achava que não teria interferência, lego engano aquilo não foi falta nem aqui nem na China. É triste, passou da hora dos times do Sul se unirem contra essa vergonha!
    P.S: contra o Vasco tbm tivemos penâlty não marcado, mas negócio é já ir sabendo se depender de arbitragem nós do Sul podemos esquecer.

  • Rafael Duraes diz: 12 de julho de 2012

    Parabéns pelo texto, sou coxa branca e estou decepcionado com a maracutaia que a CBF faz com os times do sul, no Brasileirão a arbitragem já prejudicou Atlético-PR em 2004, Internacional em 2005, Grêmio em 2009 e agora o Coritiba nas Copas do Brasil de 2011 e 2012, sempre assim esta federação dominada pela escória do futebol brasileiro, sempre privilegiando o eixo Rio-São Paulo, está na hora de se criar um Liga Sul-Brasileira mostrando o que é futebol profissional de verdade e a força dos 4 grandes do Sul.

  • renato fressato diz: 12 de julho de 2012

    Muito coerente e oportuno seu comentário e completo, além desse jogo e o jogo do grêmio contra o santos, teve também santos e coxa na vila que anularam um gol legítimo aos 42 do segundo tempo o que daria a vitória para o coxa.
    Abraços coxas

  • Arthur diz: 12 de julho de 2012

    so serão grandes no dia que conseguirem ultrapassar a sindrome do cachorro abandonado… coisa de torcedor de time minusculos que precisa justificar de alguma maneira a propria incompetencia… boa sorte na longa caminhada cheia de mi mi mi..

    saudações de um campeão…

  • Tiago diz: 12 de julho de 2012

    É impressionante a imbecilidade de alguns, só não vê quem não quer que o tal sistema deu o título para o Palmeiras esse ano. O Coritiba foi garfado, operado, roubado nas duas partidas. Me senti envergonhado por o futebol brasileiro ser manipulado por essa corja chamada eixo.

  • Luiz Guilherme diz: 12 de julho de 2012

    Parabéns pela análise, coisa que poucos fazem questão de falar. Muitos de fora do eixo RJ-SP dão risada e tiram sarro, mas uma hora ou outra acaba acontecendo com os seus times, ai a graça se perde.

    Sou Coxa, mas vi os gols do santos x Grêmio e achei um absurdo, pois na semana anterior o Coritiba foi roubado da mesma forma contra o mesmo santos. Empatamos o jogo, mas tivemos um gol legal do Pereira anulado e no primeiro gol do santos o atacante fez falta no Emerson enquanto mandava de cabeça para o gol, é só procurar no youtube pelos melhores momentos (que dependendo da emissora, acabam cortando o gol mal anulado que nos daria a vitória). Sem contar as faltas absurdas que marcam naquele ator global chamado Neymar, como disse um jogador nosso (Rafinha) “não podemos nem encostar no muleque que já parece que estamos matando ele”. Depois a mídia tendenciosa do eixo ainda diz que ele é cassado pelos adversários… que piada.

    Mas ai me pergunto, será que não era a hora dos times de fora do eixo se unirem para fazer uma liga a parte ou ao menos cobrar uma moralização dentro da CBF (reduto da máfia paulista e carioca)?

  • Leonardo diz: 12 de julho de 2012

    Infelizmente o futebol brasileiro está perdendo o encanto… O Coritiba principalmente no primeiro jogo da final, foi totalmente fatiado pela arbitragem… Penalti que não existiu, faltas que não existiram… A CBF favorece apenas os times do Eixo RJ-SP e com isso os outros times não tem chance de ser campeão… Por isso eu gostava de quando o brasileirão possuía a fase mata-mata, porque desde 2003 que o campeonato é disputado por pontos corridos, tirando o Cruzeiro, apenas times do eixo RJ-SP foram campeões. O dia que o futebol brasileiro voltar a ser igual antigamente, ele retomará seu encanto. Até lá os times fora do eixo serão prejudicados sempre…

  • Marcel diz: 13 de julho de 2012

    Parabéns pelo post, é o futebol do SUL unido contra essa máfia, contra os times que só ganham no apito, os clubes do Rio Grande, Santa Catarina e Paraná deviam se unir e lutar contra isso, essa midia em torno dos times de Rio e SP me da nojo.

    Coxa!

  • Pedro diz: 13 de julho de 2012

    NÓS AQUI DO SUL, SÓ LEVAMOS NA CARA, PORQUE A INVEJA E GRANDE SOMOS APEDREJADOS TODO O TEMPO, ISSO CRIA REVOLTA E POR MIM QUE SE FODA A GLOBO A CBF E ESSES TIMES RIDICULOS. TEMOS QUE SE UNIR E SE SEPARAR LOGO DESSE PAÍS ESCROTO.

  • Carolina diz: 13 de julho de 2012

    Adorei seu artigo falo TUDO e mais um pouco, só não está a favor de TUDO que voce disse quem torce pro Palmeiras. Sinceramente uma VERGONHA essa CBF e afins, não tenho vontade nem mais de ir ao estádio assistir a um jogo de futebol –’

  • Alexandre Machado diz: 13 de julho de 2012

    É verdade! Sou de Curitiba, sou Coxa Branca, o meu time foi operado nos dois jogos, isso é uma vergonha Luiz Zini Pires. Fiquei muito PUTO, isso é uma palhaçada, times do eixo Rio – São Paulo, sempre são beneficiados pela Arbitragem. Somos do Sul temos que nos UNIR e ferrar com a CBF e essa cambada de pilantra que anda apitando os jogos sempre afavor dos times que a CBF quer que ganhe. Chega disso viu, segunda final consecutiva da Copa do Brasil e ano passado também fomos prejudicados em São Januário. Vamos protestar vamos falar, principalmente vocês da Imprensa que tem o Microfone e a Mídia na Mão. Precisamos muito do apoio de todos os jornalistas da Região Sul, pois somos do Sul, Paraná Santa Catarina e Rio grande do Sul, vamos defender nossos times. Obrigado pelo apoio Luiz Zini Pires.

  • Eduardo Luiz diz: 13 de julho de 2012

    Concordo que os árbitros chamaram atenção, mas prejudicando demais o Palmeiras. Ou vão negar esses lances?

    - William agrediu Valdivia (http://www.youtube.com/watch?v=zyY0UKkePTo)
    - Emerson deveria ser expulso pela falta em João Vítor (era lance claro de gol)

    Segundo jogo:

    - Pênalti não assinalado em Henrique
    - Lincoln não expulso
    - Falta do gol do Coritiba foi cobrada 5 metros a frente

    Quanto aos lances reclamados por vocês, sim, houve pênalti no Betinho (foi agarrado quando tentava ir para a bola), houve a falta no Mazinho (teve seu tornozelo chutado 2 vezes) e o pênalti encenado pelo Tcheco não existiu. Basta ver a reação de todos em campo, apenas ele reclamou, mas do que o chorão do Tcheco não reclama?

    Parem de chorar e admitam que o Palmeiras foi mais eficiente. E outra: o time de vocês não é o Barcelona que imaginaram. Talvez tenham pecado nisso. Quem são vocês para tanta arrogância? Fiquem lembrando dos 6 a 0 que lembrarei do título.

  • Daniel diz: 13 de julho de 2012

    Olha, é impressionante ler um texto desses.
    Quem vive o Palmeiras no dia-a-dia só pode ficar indignado de ler algo do tipo.
    Só nós sabemos o quão difícil foi conquistar esse título, literalmente contra tudo e contra todos.

    Pra mim, a arbitragem errou em não ter marcado o pênalti no Tcheco e no Henrique. Poderia ter mudado a história? Poderia. Mas não vem ao caso.
    O que você deveria abordar no seu texto, foram as 3 chances claras de gol que o Coritiba perdeu no primeiro jogo. O ataque foi incompetente e sofreu as consequências. Tiveram a chance de matar o campeonato ali.

    Você acompanhou os jogos do Palmeiras? Tivemos o Henrique expulso injustamente em 2 ocasiões, pelo menos 4 penaltis não marcados (inclusive o da final no Henrique).
    Os times do sul (PR e RS) precisam parar com essa sídrome de perseguição. Peguem o Inter de exemplo. É talvez a melhor administração do país. Não vejo os colorados chorando por aí, se dizendo roubados ou excluídos porque foram eliminados da Libertadores.

    Os Coxa-Branca que me perdoem, mas vocês são um time regional que tem um brasileiro ganho contra o Bangu.
    Com todo respeito, mas cada um no seu lugar. Querer desafiar a grandeza do Palmeiras ou desrespeitar isso é irracional.

  • Fábio diz: 13 de julho de 2012

    Pessoal, vocês ainda estressam com futebol? É tudo esquema, quanto mais dinheiro, mais sujeira – e como o dinheiro no futebol aumentou muito nas últimas décadas… calculem como a coisa ficou mais suja.

    Hoje tenho outros lazeres. Curtir um bate-papo em família, tomando um mate, é muito melhor que qualquer jogo de futebol.

    E, querendo ver algum esporte, aprendi a gostar de outros (inclusive com controle eletrônico, diminuindo as chances para árbitros fazerem coisas suspeitas).

    Enfim, infelizmente o futebol era legal de se ver. Mas por ser tão popular e envolver tantos interesses (leia-se dinheiro), ficou um lixo.

    Bicho, assistam rugby. É muito legal e parece ser um jogo mais limpo.

    Abraço.

  • Paulo Roberto diz: 13 de julho de 2012

    Parabéns, teve coragem de escrever o que muitos tem medo até de falar

    corretissímo

  • Rodrigo Peres diz: 13 de julho de 2012

    Ola Zini, gostaria de saber se você também escreveu sobre a arbitragem quando o Palmeiras foi prejudicado contra o Atletico PR? ou quando teve seu melhor jogador expulso injustamente? Desmerecer o titulo do palmeiras é muita injustiça. Falar que o gol do palmeiras saiu de uma falta que não existiu também, uma vez que o jogador do coritiba acerta a perna de apoio do mazinho. Você reparou que o gol do coritiba saiu de um falta que foi cobrada de um lugar totalmente diferente de onde a falta ocorreu? Ou que existiu um penalty no henrique que não foi marcado? Um Blog para ser respeitado deve se imparcial, coisa que o Sr não esta sendo.

    Um Abraço

  • Lucio Hallú Palma diz: 13 de julho de 2012

    Excelente comentário!!! Teve coragem de expor as verdades…Deu dó do time do COXA que foi escancaradamente roubado nas finais (em que pese ter perdido gol imperdíveis no primeiro jogo). O eixo do mal Rio-SP) não reconhece o valor dos adversários, concordo que nós paranaenses temos pouca ou nenhuma influência junto a CBF, pois, a Federação Paranaense é uma vergonha. Sinto pelos time do RS e de MG que já foram campeões de Libertadores e até mesmo campeões mundiais, porém, tbem sofrem com notória proteção aos cariocas e paulistas. Temos que unir as forças do sul do país, caso contrário seremos sempre “contemplados” por arbitragens suspeitas.

  • Alexandre diz: 13 de julho de 2012

    Parabéns pela coluna, retratou tudo. Sou suspeito pra falar, sou torcedor do Coxa, tirando a incapacidade dos atacantes do meu time em marcarem gol, a arbitragem foi rídicula, o penalti marcado no primeiro jogo se fosse do outro lado ele nao marcaria, isso sem contar as faltas proximas a area que ficavam minando o time do Coxa. O Segundo jogo então, se aquilo é falta eu nao entendo nada de futebol, enfim… não quero que pareça uma desculpa de perdedor, mas esse tipo de situaçao faz desacreditar do futebol, faz desanimar de frequentar estádios. Infelizmente para a CBF que deveria se denominar CRSF (Confederaçao do Rio e São Paulo de futebol) não existe futebol além do eixo e não venham me dizer que esses erros foram falhas humanas, porque esta descarada a má-fé. Enfim… continuarei como sempre torcendo pro meu Coxa e pro futebol do Sul, mas infelizmente com uma tristeza no coraçao, sem saber de quando isso irá acabar, se é que vai se acabar. Abraços.

  • karina medaglia diz: 13 de julho de 2012

    pois é , o Coritiba foi incompetente pra fazer goals no mediocre time do palmeiras, mas com certeza a arbitragem infuenciou em muito o resultado, especialmente no primeiro jogo, vergonhoso mesmo, por estas e outras qeu o brasil esta em decimo primeiro colocado no ranking e não vai ganhar copa nem jogando em casa…

  • Vitor diz: 13 de julho de 2012

    Sou torcedor do Coritiba e fiquei honrado em ver um jornalista gaúcho analisando os resultados do meu time. Mais do que isso, fiquei feliz por ver que alguém teve coragem de falar a verdade. Oras, se não fosse um jornalista gaúcho seria quem, um paranaense? Tenho certeza que não. É por essas e outras que o Rio Grande do Sul, mesmo não sendo do eixo RJ/SP, é tão respeitado e o Paraná não. Porque não se trata de bairrismo, mas sim de ter culhão para defender a verdade, expressar seu ponto de vista, defender sua cultura, mostrar seus valores, promover a justiça.
    Luiz Zini Pires, você ganhou um fã. Não por defender o meu time, que certamente não foi isso que você fez, mas pela coragem de falar o que todo mundo viu e não falou.
    Moro em Campo Grande – MS e o negócio aqui é tereré, mas hoje vou tomar um chimarrão em sua homenagem.

  • Roberto diz: 13 de julho de 2012

    Olha Zini, sempre respeitei teus comentários, pois acredito que sejas um profissional qualificado e merecedor do lugar onde estás? Lendo o teu blog, reparo que a imprensa em geral vangloria o jogador, mesmo este errando trinta gols e fazendo um no jogo ele é endeusado, coisa que tenho a lamentar.
    Apesar do árbitro ter que trabalhar em outra profissão para poder sobreviver, deve se dedicar aos treinos, ao estudo, sem contar que se você quiser ser um árbitro de ponta, tem que se contratar, por conta própria, um personal treinning, uma nutricionista, psicólogo e tudo mais.
    Em viagens, muitas vezes, o atleta vai de avião, cheio de mordomia em hotel, onde normalmente descansa e tem tudo programados sob olhar de diversos profissionais. A arbitragem vai de carro, no mesmo dia do jogo, almoça na estrada, corre os perigos normais do trânsito e chega muitas vezes cansados. Depois do jogo, pega seu carro e viaja de volta pois no dia seguinte tem que trabalhar.
    Agora, vocês da imprensa, fica muito fácil, até demais, chegar na frente de monitores , que contam com até 32 câmeras por jogo e dizer que o árbitro errou. Aí, qualquer imbecil pode dizer que ele erra. Faz o seguinte Zini, que te respeito demais, mas não fala mais em arbitragem, fala do que você tem que falar que é futebol, e não puxa saco de ninguém, mantém a imparcialidade que é tão gostoso no futebol e porque o futebol não é o que imaginas e sim uma troca de favores. O torcedor é tolo, pois acha que o clube lhe dá satisfação, na verdade querem o dinheiro desses aficcionados.
    Forte abraço!

  • Rodrigo Mendes diz: 13 de julho de 2012

    O Coritiba foi operado, uma vergonha, todos os lances de gol do Palmeiras foram originados de jogadas irregulares, e quando era para marcar um penalti pro Coritiba o juiz foi omisso. Futebol virou comércio e enquanto quiserem polarizar os títulos para o eixo RJ-SP, os demais times vão ter que jogar o dobro em uma final para ganhar de arbitragem e do time adversário.

  • Henrique Zétola diz: 13 de julho de 2012

    Não esqueçam que o segundo gol do palmeirinhas no primeiro jogo estava impedido, ou seja, os 3 gols do palmeirinhas nos 2 jogos foram irregulares. Vergonha, vergonha!! Mas acho que o título de um torneio tão fraco ter ficado na mão de um time tão fraco combinou mais, né Felipe?? Hahaha..

  • Lucas Liça diz: 13 de julho de 2012

    Parabéns pelo post! Palmeiras levou na mão grande, e MAIS UMA VEZ fomos prejudicados, assim como na final com o Vasco ano passado…
    E Ricardo “trouxas do paraná” vc deve estar se referindo à sua família, pois aqui não tem trouxas, tem uma torcida apaixonada que incentiva e acredita até o fim, que é conhecida no Paraná (com letra maiúscula) como a “Torcida que NUNCA abandona!”.
    Portanto, mais respeito meu caro, pois isso é moeda de troca!
    Aos demais comentários, de torcedores de vários outros times, nosso muito obrigado pelo reconhecimento. Precisamos nos unir para acabar com essa palhaçada carioca-paulista!!!
    KIA salto…

  • Adriano Sampaio diz: 13 de julho de 2012

    é, apenas arbitragem ruim? Vc que é palmeirense acha isso mesmo? Vejamos, nessa final tivemos 4 erros de arbitragem: o penalty pro palmeiras, que nao foi; o gol palmeiras foi feito por um jogador em empedimento, o penalty escandaloso em Tcheco, nao foi anotado e em curitiba, uma falta inexistente levou ao gol do palmeiras. detalhe, o juiz estava apitando direitinho, até que o Coritiba fez o gol, depois… Bom todos os erros foram a favor do palmeiras, coincidencia…

  • Cesar P diz: 13 de julho de 2012

    Muito estranho seu post, porque no dia 06/07/2012, vc fez um post, criticando o olho eletrônico, escrevendo que isso ia matar o futebol que o erro do árbrito é normal e agora posta isso aí acima. Está havendo contradição da tua parte. Me posicionei no teu post do dia 06, que era a favor do olho eletrônico, como a maioria dos leitores e agora vc está criticando o erro dos árbitros?

  • Verdão diz: 13 de julho de 2012

    Chora coxinhas, para vcs serem considerados um time grande tem q para com essa síndrome de coitado. Jornazinho bairrista pq não fala da falta q o valdívia fez e levou o primeiro amarelo injustamente e do pênalti no henrique no primeiro tempo no couto e tbm a falta q originou o gol do coxinha foi batida uns 5 metrosa frente onde foi cometida a falta. PALMEIRAS O MAIOR CAMPEÃO NACIONAL .

  • rod diz: 13 de julho de 2012

    O time do Palmeiras é fraco, limitadíssimo, jogou sem os titulares Barcos, Henrique e Valdivia. Atenção: estes são seus melhores jogadores.

    Agora dizer que a culpa foi do juíz foi demais.
    O Coritiba tem um time bom, mas não é superior ao Palmeiras. Chega de viver de um jogo, chamá-los de fregueses. Isso foi realmente duro de ouvir.
    Eu assisti a maioria dos jogos, e contra o Grêmio e Paraná foram prejudicados.

    Saibamos perder.

  • André Lawall Casagrande diz: 13 de julho de 2012

    Pra quem é um rascunho de comentarista, um rascunho de time.

    A bem da verdade, o Coritiba foi um time medíocre porque não coneguiu marcar o gol naquele período em que dominou o primeiro jogo. Agora, me responda:

    1) foi o juiz quem defendeu as bolas? Ou foi o Bruno?
    2) o Henrique desfalcou o meio-campo, que foi dominado pelo Coritiba no primeiro jogo, porque levou um vermelho injusto de quem? Do presidente da CBF?
    3) não foi falta no Betinho no penalti do primeiro jogo?
    4) foi o juiz que cabeceou a bola na falta cobrada pelo Assunção em Barueri?
    5) o Lincoln não cavou aquela falta que originou o gol do Coritiba? A mesma falta foi cobrada no lugar correto onde supostamente aconteceu ou 5 metros mais perto da área?
    6) foi pra favorecer o Palmeiras que o juiz não expulsou Wiliam (agrediu Valdivia), Emerson (impediu gol do Artur), Rafinha (simulou um pênalti, já tinha cartão) e Lincoln (puxou a camisa de um Palmeirense para parar um contra-ataque, já tinha cartão) no Couto Pereira?

    Saia da sua mediocridade e me responda satisfatoriamente estas perguntas. Caso não tenha a resposta ou prefira não apresentá-la, volte pro seu cantinho e se preocupe com o Campeonato Paranaense do ano que vem, quando terá que vencer o Atlético Paranaense, na degola da Segundona no Brasileiro, pra ser campeão.

    Um beijo de Libertadores pra você!

  • Cristiano diz: 13 de julho de 2012

    voce ta de brincadeira ao falar que o coritiba dominou nos dois jogos, voce assisti a globo só pode, porque na SPORTV e na BAND, ambos os canaias falaram na supmecaria do palmeiras no segundo jogo, sou palmeirense, e admito que no primeiro jogo o coritiba dominou, mas falar que o penalti nao foi ? é porque nao foi do lado do coxa, voces tao sendo simplesmente egoistas, o kra foi agarrado e puxado dentro da area…. erros acontecem pra ambos os lados… eu entendo voces que estao chateados, porque se fosse meu time eu tambem estaria, mas colocar a culpa de um, dois erros no resultado final do jogo, isso é pura arrogância…
    o Palmeiras nao jogou melhor o primeiro jogo, mas soube se defender muito bem, como o Chelsea fez contra o todo poderoso Barcelona, quando soube se defender, e na unica oportunidade que teve no primeiro jogo, conseguiu marcar… e tem mais, jogamos sem os principais jogadores do time, e assumimos que nosso time é limitado como voces gosstam de falar, mas isso consagra mais ainda nossa vitoria, esse time limitado mostrou que conseguiu superar o todo poderoso coxa… agora falar que no segundo jogo o coxa foi superior, é nao entender nada sobre o futebol…
    Eu entendo que voces estao revoltandos, repetindo.. eu tambem estaria.

  • Leandro diz: 13 de julho de 2012

    Uma coisa ”FELIPE” é saber que perdeu contra um time que ganhou na raça. Outra FELIPE, é saber que perdeu, porque foi roubado, trapaceado de maneira descarada. Coxa você merecia esse titulo, porém não joga na malandragem e com firulas, como esse time ai que se diz campeão da copa do Brasil, parabéns coxa, vc chega lá e onde vc chegou já nos satisfaz e muito.

  • LSS diz: 13 de julho de 2012

    Rapaz os torcedores do coxa só se lembram dos lances que convêm a eles, O palmeiras vem sendo prejudicado pela arbitragem em toda a copa do Brasil, inclusive no jogo contra o Coritiba, se tivesse alguma armação nunca que o juiz teria expulsado Valdívia, se tivesse alguma armação o juiz teria marcado impedimentos onde o Coritiba teve chance de gol, foi falta no Betinho sim como que um jogador profissional agarra o outro e puxa na área além do que esse jogador deixou o jogador do Palmeiras passar a frente dele no momento que a bola foi lançada, segundo jogo dizer que não foi falta em cima do Mazinho é ser cego pois na ESPN por exemplo mostrou o lance de perto o que deu para ver que o jogador do coxa acerta o contrapé do palmeirense,O coxa teve chance de matar o jogo de ida e não fez, seus atacantes não tiveram competência de fazer gols agora é tarde é vice de novo do que adianta ter feito 6 ano passado e perder a final pra esse mesmo time?

    Agora é aprender a perder porque o Palmeiras é sim Grande e é muito maior que o Coritiba sem dúvida, isso não quer dizer que o coxa não tenha condições de se equiparar no futuro mas hoje a realidade é outra, também achei a atitude dos jogadores do coxa muito errada desfazendo do Time do palmeiras para apresentar um futebol lixo no segundo jogo(no primeiro jogo jogou melhor que o palmeiras) , o Palmeiras foi superior no Couto mesmo com trocentos desfalques então torcedor do coxa porque não cobrar dos seus jogadores atitude?? entraram de sapatinho alto o Theco filmando a torcida enquanto o Palmeiras entrou concentrado com sangue nos olhos e no final já saberíamos quem ia ser campão pois o coxa não é nenhum Barcelona para tirar uma vantagem de dois gols numa final.

  • Ricardo diz: 13 de julho de 2012

    Direito de resposta:

    Caro Lucas, quando disse “trouxas”, foi um termo de “retórico”

    Após a roubalheira de quinta-feira quando aquela arbitragem deu um pênalte que não houve, o próprio narrador de lá disse “eles agarraram-se”, e após não deu um claríssimo na cara dele a favor do Coritiba.

    A camisa do Palmeiras com o nome do patrocinador, deveriam boicotar o jogo da volta, encher o estádio com faixas, mas vazio de torcedores, para demonstrar que já sabiam o resultado da roubalheira.

    Não chamei os paranaenses de trouxas, entendestes mal meu comentário, aliás, estamos no mesmo barco, sou gaúcho e queria que desse Coritiba, mas com esta máfia da CBF/Comissão de árbitros/KIA e outros interesses ainda vão roubar bastante neste campeonato. Assim nem que a vaca dissesse dois infelizmente os os clubes nossos estados e de outros tem chance de serem campeões faza mais de seis anos, e isto vai continuar, a não ser que nossos estados unem-se aos outros fora do eixo do mal, que chamo, que são o Rio de Janeiro e São Paulo.

    Tem que transferirem a sede para Brasília e colocarem a voto aberto um presidente isento, fora deste eixo, aí o futebol brasileiro será respeitado, se não, será esta roubalheira desavergonhada com a assinatura das emissoras de TV tipo Globo, Bandeirantes, Gazeta, Record, etc. que tem sede onde? No Rio ou em São Paulo!

    Assim fica frio, e quanto a ter colocado Paraná com letra minúscula, foi que na hora o teclado não funcionou direito. Calma, unidos venceremos estes canalhas! Abraço!

  • Gustavo Borges Nogueira diz: 13 de julho de 2012

    Desmerecer a conquista do Palmeiras? De maneira alguma. Dos 4 semi finalistas é o que tinha o elenco mais fraco, porém era o único que tinha o Felipão no Banco. Estrategista nato, matou as semi finais e finais, em um jogo apenas, sem ter time para isso. Méritos totais para ele! E a bola parada do Marcos Assunção? Tecnicamente perfeito, se fez presente quando solicitado! Para mim, o grande nome dentro do campo nas partidas finais. Mas não podemos deixar passar em branco outro fator decisivo, a arbitragem tendenciosa. É certo que o Coritiba foi inoperante em seu ataque, mas tão certo quanto isso é o fato de que os erros do primeiro jogo decidiram a final! No somatório geral 3 gols para o Palmeiras, 3 gols de bola parada, 3 gols oriundos de faltas inexistentes. Porém, de nada adianta citar e reclamar dos fatos pois a decisão acabou e o Palmeiras é o campeão. Seu torcedor deve ter orgulho disso, pois vai ver a camisa do palestra estampada em todos os cadernos de esporte espalhados pelo mundo, e junto ao símbolo alvi-verde, a logo marca vermelha e branca da KIA. Eles conseguiram o que queriam.

  • Le diz: 14 de julho de 2012

    é eixo isso, eixo aquilo
    que complexo de inferioridade hein
    ta louco

  • Fabio diz: 14 de julho de 2012

    E todo mundo pensando que ia ficar legal quando o Teixiera saísse. Bom os paulistas estão achando bom. Na radio Bandeirantes aqui em São Paulo eles falaram, por exemplo, que o São Paulo só conseguiu a contratação do Ney Franco por interferência do Marins. Até aí, tudo bem, jornalista fazendo o que deve. O que surpreendeu é que os caras falaram isso na radio achando muito bacana, muito legal essa força que o São Paulo ganhou, Ou seja, podem espernear, que vem mais coisas por aí, com anuência dos ” formadores de opinião” de são paulo.

  • Renan diz: 14 de julho de 2012

    O time do Coritiba, com o chororo, consegue ser a piada do ano.

    Não é vergonha nenhuma um time de segunda divisão como o Coritiba perder para o maior campeão de titulos nacionais.

    Vergonhoso é essa choradeira devido a erros de arbitragem. Tivemos nos últimos anos pelo menos 3 titulos arrancados da mesma maneira e nunca nos ouviram choramingando pelos cantos com papinho de apito amigo.

    E quanto ao elenco, bom mesmo é o elenco do Coritiba que tem Tcheco e Lincoln no elenco…

  • Raimundo diz: 14 de julho de 2012

    tenho a imagem em camera lenta aqui, da falta que originou o empate em curitiba e mostra perfeitamente o jogador do coxa com as duas maos nas costas do jogador do palmeiras, posteriormente ele tenta tirar a bola e acerta a perna do jogador do palmeiras, sendo que vÊ perfeitamente o calção do atleta levantar, e por fim mostra o puxão do jogador do coritiba com o braço esquerdo derrubando o jogador do palmeiras. se isso nao é falta luiz, mude a lei e a regra do futebol então. veja no youtube em camera lenta.

  • Antonio diz: 21 de setembro de 2015

    Menos Renan o teu time vive frequentando a segunda divisão e tu vens falar besteira do Coxa. Jogando futebol sem o favorecimento da arbitragem, teu time não ganha nada. A propósito, o que o teu time fez na Libertadores de 2013, nada né? é claro sem a arbitragem amiga…

Envie seu Comentário