Nos últimos seis meses, o Juizado Especial Criminal (Jecrim), que atua dentro dos estádios, registrou 127 ocorrências no Olímpico (65), Beira-Rio (52) e Centenário (10). A posse de drogas ganha longe da violência. A maconha venceu o hooligan.
Um total de 56 pessoas foram flagradas com maconha, 37 no estádio gremista e 19 na casa colorada. No estádio do Caxias, que chegou nas finais do Gauchão, não houve problemas com drogas.
No Beira-Rio foram registradas 14 brigas e três desentendimentos: 17.
No Olímpico, seis brigas, duas lesões corporais graves, um desentendimento e uma incitação à violência: 10
No Centenário houve três incitações à violência: três.
As brigas são entre torcedores da mesma equipe, contra adversários, seguranças e também policiais.
Estas brigas em estádios ditos seguros, que não estão em obras, há casos de maior gravidade do que no Beira Rio.
O Ministério Público, para isto, fecha os olhos.
posse de drogas (no plural) ou somente de maconha? aliás, a “vitória” da “maconha”, na comparação realizada deve ser enaltecida… e que inclusive sirva para reflexão: o consumo de maconha não produz violência!
entao liberem a maconha! ta mais que provado que a os usuarios e a maioria da populaçao é a favor, ! sempre existiu e sempre vai ter!
Gostaria de saber qual a motivação do Zini em militar tanto contra a maconha nos Estádios de futebol. Em algum momento já fizeste a reflexão do que isso causa, realmente, de dano ao espetáculo, ou as pessoas que ali estão?
Entendo o puritanismo, os bons costumes e o que a legislação diz, é claro. Mas me parece haver algo além disso.
Cada um faz a leitura que quiser, proponho essa:
Como tu destaca, o consumo de maconha aumentou e a violência diminuiu. Posso então afirmar que o uso da maconha fez com que houvesse um recuo da violência nos Estádios.
Quero dizer com isso, que não vejo o grande problema que tu vê nesses dados. Pessoas estão fumando maconha dentro dos Estádios, sim, e qual o problema? Fumam fora também, e embora sejam detidas ou não, fumam igual.
Não podemos colocar a maconha no patamar que tu está colocando, distorcendo os dados. Apontado usuários de maconha como agressores, bandidos, fazedores de caos, etc…
A maconha é tão perigosa, que nossos vizinhos uruguayos já liberaram o seu uso.
Abraço.
É isso ai vamo lá maconha!!! Dá-lhe maconhe querida! Maconha imortal! Estaremos sempre contigo
moral da história: onde há mais maconha, há menos brigas.
E DEPOIS EXISTEM SOCIOLOGOS VAGABUNDOS QUERENDO LEGALIZAR ESTE TIPO DE DROGA, E AINDA UM APOSENTADO E GAGÁ FHC.ACHANDO QUE É NORMAL………….VAO CUIDAR DOS FILHOS SEUS SOCIOLOGOS E EX. E DEPOIS FALAR BOBAGEM
E vai ficar pior, se nas proximas eleiçoes ganhar quem eu to pensando, vai ficar bem pior e ainda vai ter “fumodromos” pro pessoal do cigarrinho do capeta.
Está aí uma boa idéia de projeto de lei! Cada torcedor que comprar ingresso para o jogo,ganha um baseado na entrada do estádio! As brigas acabarão! A propósito, porque ninguém propõe proibir a bebida nas casas noturnas? Rola muito mais brigas em bares, do que nos estádios,isso sem contar os acidentes de trânsito! Fica a reflexão!
como houve mais posse de maconha no olímpico, o pessoal ficou mais calmo do que nos outros estádios, comparativamente. isso nos mostra que…
p.s.: o centenário é a exceção que comprova a regra.
Vitória tricolor, os números estão aí: no Olímpico mais maconha e menos brigas. Já lá na casa colorada, menos erva e mais peleias. Os números provam o que é fácil perceber…
Pior que “sociologos”, é estes IGNORANTES, TURRÕES que não tem a mínima idéia do que estão falando. Tem mais é que liberar a maconha mesmo. Não conheço NINGUÉM (só nas histórias dos nossos avós), que fuma maconha e brigue, ou assalte, ou (principalmente) mate alguém. É EXTREMAMENTE O CONTRÁRIO DISSO QUE CITEI. Só ignorante que chama maconha de “droga”, por que definitivamente, ta longe de ser mais prejudicial que cerveja e cigarro (verdadeiras DROGAS LEGALIZADAS). Cada um faz aquilo que bem entender com seu corpo, o que não pode é marginalizar pessoas, por elas utilizarem uma planta. Não faço isto, mas estou longe de julgar errado quem o faz.
Ou seja a MACONHA não causa violência e sim ao contrario.
VIVA A MACONHA!!!!
mais de 10.000 anos de uso e nunca existiu um óbito causado por cannabis !
Fantastico ler os “advogados” da maconha! Parece brincadeira, mas nao e’! Eles sao os maconheiros. Que traste!
Antes maconha do que violência. Que continue a maconha vencendo os hooligans, apesar desta comparação ser preconceituosa e ir contra a tendência atual, de descriminalização do uso. Abraço.
antes de falarem bobagens do tipo cigarrinho do capeta, ou achar anormal fumar maconha, vão estudar e saber a verdadeira história da proibição da maconha, de cunho politico e econômico, sem nenhuma pesquisa realizada para saber os danos, digo NENHUMA PESQUISA. Tanto é que o uruguay que tem uma educação 500 anos há nossa frente, está legalizando, para combater o uma calamidade social chamada crack
Parabéns pelo comentário do jonanthan rocha, assino embaixo
mas como tem ignorante falando aqui, vah ver se as brigas foram por causa da maconha ou pq os caras estavam embriagados com a droga legal chamada ALCOOL….bando de hipocrita. Fumam os seus cigarros, bebem seus vinhos, mas falam mal da maconha. HIPOCRITAS.
Pelo menos nisso o grêmio do Inter.
A unica droga no Centenario eh o time do Caxias…..
Tem gente que prefere briga do que maconha.
Vamos MACONHA!!!
Rapaz, eu testei a tal da Maconha num cofee shop em Amsterdam (devidamente legalizado, claro). Não fico dando grana para traficante… mas vou dizer. Não tem como o cara fumar maconha e puxar briga com nada… se o cara fumar um bong daqueles ele vai rindo até de penalti contra o próprio time.
Enfim, uma pena não ser legal no Brasil, pq o negócio é bem legal e te deixa mais “rápido” que o salsicha do scooby-doo.
edivores e Tiago, quando vcs leram o post do Zini estavam sob efeito de algum psicotrópico? Pois eu não vi nada no texto associando o uso da maconha com a violência…
Olha, se fossem fazer direito, iriam encontrar no mínimo uns 200 portadores em APENAS UM JOGO !!!!!
Se é liberado ou não, só digo uma coisa, o uso de maconha ou cigarro, INCOMODA QUEM ESTÁ DO LADO ! Gente mal educada ! Lugares com cobertura não pode ser utilizado nem um tipo de tabaco ! Isso só acontece nessa porcaria de provincia do RS ! Em SP em qualquer estabelecimento é proibido o uso do tabaco, e as pessoas respeitam, nessa porcaria de estado ninguem respeita NADA !!!
Prefiro sentir cheiro de maconha do que tomar um bordoada de graça
vale lembrar que as seis brigas do Olímpico aconteceram num Grenal, no setor da torcida do Inter, pois os colorados não levaram maconha e chegaram bêbados de cerveja e cachaça. bêbados briguentos inconsequentes e hipócritas.
Com tanta experiência Zini, muito me admira o senhor. Um homem público associar um fato à outro dessa maneira displicente. Sociólogos à parte, o fato é que, o ato de fumar ou não em vias públicas ou em locais fechados não altera teu comportamento a tal ponto ou sequer te torna mais violento ou não.
Em todos estes casos, o problema não é propriamente a maconha. O problema real é a educação. Quando me refiro em educação questiono o uso de bebidas alcólicas não somente em estádios mas por todo canto matando meio mundo hoje em dia. Questiono a formação familiar de vândalos que NÃO FUMAM E TAMBÉM BRIGAM. Questiono por fim o governo republicano e ‘democrata’ brasileiro. Beber e dirigir matar ou morrer PODE. Fumar cigarros licítos, se intoxicar com o câncer e morrer TAMBÉM PODE. Maconha não. Maconha não pode, pois esta além de ser fora da lei por ser um fumo oriundo de classes mais baixas, te deixa ‘locão’ e ‘tu perde o controle’ gerando violência nos estádios da sociedade.
Um homem público também se equivoca. Perdoe-mos.