Três dirigentes históricos do futebol da América do Sul estiveram envolvidos em escândalos financeiros nos últimos anos. Todos com cargos no comitê executivo da Fifa e muito poder no futebol.
Ricardo Teixeira, 65 anos, ex-presidente da CBF, caiu em 2010. Nicolás Leoz (foto abaixo, Norberto Duarte/AFP), 84, presidente da Conmebol desde 1986, renunciou ontem. Falta Julio Grondona, 81, presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA), e superaliado de Joseph Blatter.
Na Suíça, a Fifa prometeu uma faxina ética. Leoz, que alegou problemas de saúde, perdeu apoio na entidade. Saiu, mas faz o sucessor.
O substituto do paraguaio será o seu vice, Eugenio Figueredo, ex-presidente da Federação Uruguaia de Futebol (1997/2006).
Ao contrário do político Leoz, sempre disposto ao abraço e ao aperto de mão, Figueredo é considerado uma pessoa de difícil trato e arrogante.
O Brasil não tem condições de eleger um presidente à curto prazo. A Conmebol fala espanhol e a língua portuguesa é sempre minoria nos encontros. Teixeira foi lembrado no começo da década para o cargo. Hoje, os dirigentes sul-americanos não falam mais o nome do brasileiro nas reuniões.
MEU DEUS! E SE ESSE URUGUAIO LINHA DURA FOR TORCEDOR DO CENTRAL ESPAÑOL E FOR AMIGO DO JUAN FIGER? ESTAMOS FERRADOS!!! E SE ELE SIMPATIZAR COM O NACIONAL QUE GARFEAMOS COM O ÁRBITRO COMPRADO?? COMO VAMOS GANHAR UMA COMPETIÇÃO FORA SEM APADRINHAMENTO?? JÁ PERDEMOS NOSSO SALVADOR RICARDO TEIXEIRA AQUI!! DROGA, SÓ RESTARÁ O GAUCHÃO, JÁ QUE NO BRASILEIRÃO SÓ CONSEGUIMOS LIDERANÇA COM A MÁFIA DA ARBITRAGEM DO EDILSÃO, TENTAMOS APLICAR ISSO EM 2005, MAS O SVEITER ACABOU COM NOSSO BARATO (QUE PECADO NÃO TERMOS MOLHADO A MÃO DO VELHO…) SERÁ QUE AINDA COLA AQUELE GOLPE?
Maldita inclusão digital.
Nao sei como tu aprova esses comentarios psicopatas ai… Nao da pra entender nada alem de esquecer o caps lock ligado..haha… No mais onde tem dinheiro tem pessoas ambiciosas e manipuladoras, porque os bons nao tao nem ai pro futebol nem pro dinheiro, só querem viver vida tranquilamente e dormir de cabeça limpa.onde tem poder tem essas pessosas ..nao temos como fugir disto..
Zini, não se especulava, um tempo atrás, que o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto Neto, tinha interesse em assumir a Conmebol ?